You are on page 1of 5

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Setembro 2008

rea de Competncia Sociedade, Tecnologia e Cincia (STC)


Ncleo gerador 6: Urbanismo e Mobilidade Domnio de Referncia: DR1 Contexto Pessoal Tema: Construo e Arquitectura Competncia: Associar conceitos de construo e arquitectura integrao social e melhoria do bem-estar individual. Recursos/materiais: Computador, papel A4, Livros para pesquisa, Internet.

Durao: 12,5 horas (29 de Janeiro)

Formadores: Raquel Gomes/ Rosa Faleiro

Guia de Trabalho

No mbito do tema Construo e Arquitectura sugerimos a resoluo de uma Ficha de Trabalho1 cujas questes dizem respeito a temticas como eficincia energtica de edifcios, materiais e tcnicas que melhoram o conforto da habitao, entre outras.

O ponto de partida para a execuo desta ficha a visualizao de um Powerpoint onde so abordados alguns conceitos bsicos de Arquitectura e Construo, assim como exemplos de contributos da cincia e da tecnologia neste domnio. Contudo, pode consultar livros cientficos, revistas cientficas, Internet ou outros recursos, no sentido de complementar/obter informaes que vo de encontro s solicitaes da ficha. Uma vez concluda a sua resoluo, dever coloc-la no seu Porteflio Reflexivo das Aprendizagens (PRA).

Adaptada de EFA NS da Escola Secundria de Silves

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Setembro 2008

FICHA DE TRABALHO Ncleo Gerador 6 Urbanismo e Mobilidade DR1 Construo e Arquitectura Nome: ___________________________________________________________________

1. Leia o texto 1.
Beja: Nova urbanizao que substituiu bairro de barracas recebeu hoje primeiros moradores 03-Out-2007 As primeiras famlias de uma nova urbanizao em Beja, que substituiu um aglomerado de barracas, receberam hoje as chaves das casas, cuja venda tem sido afectada pela proximidade de um bairro problemtico, admitiram hoje os promotores. A Colina do Carmo "nasceu" aps a demolio do ltimo aglomerado de barracas ilegais que existia na periferia de Beja, junto ao Bairro da Esperana, problemtico em termos de pobreza e associado ao trfico de droga. A nova urbanizao foi construda no mbito do processo de requalificao do bairro e ao abrigo de um contrato de desenvolvimento habitacional a custos controlados, entre a Cmara e uma sociedade de construes.

Texto 1 Com base na leitura do texto 1, faa uma reflexo sobre a problemtica dos bairros sociais, fazendo uma referncia Constituio Portuguesa. 2. Observe a Figura 1.

Casa

Figura 1 tradicional alentejana. 2.1. Identifique diferentes espaos funcionais no alojamento representado. 2.2. Descreva a sua habitao, identificando os espaos funcionais associados s zonas privadas e sociais.

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Setembro 2008

3. Observe a Figura 2.

Figura 2 Planta de um apartamento.

3.1. Descreva as alteraes que faria planta da figura 2 se tivesse necessidade de acrescentar uma diviso (por exemplo um escritrio ou um quarto suplementar) a esta habitao de modo a promover uma melhoria do bem-estar. 3.2. Considere a planta arquitectnica da habitao onde reside e proponha alteraes no sentido de melhorar o seu bem-estar individual.

4. Observe com ateno as figuras 3 e 4 que ilustram diferentes materiais utilizados nas construes modernas.

Figura 3 Wallmate.

Figura 4 Roofmate.

Para alm da tcnica demonstrada nas figuras, identifique outras tcnicas, referindo os materiais, que so utilizadas nas construes modernas como meio de melhorar as condies da habitabilidade das habitaes e redues de custo.

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Setembro 2008

5. Leia o texto 2. A importncia do isolamento trmico nas habitaes O isolamento imprescindvel para se obter uma construo eficiente em termos energticos. No adianta aquecer uma casa quando temos perdas trmicas atravs das paredes no isoladas. O que se pretende ter o ar no interior da habitao a uma temperatura agradvel e assim o manter. Para isso o ar no pode escapar-se, e precisamente o material utilizado para o isolamento associado a um pra-vento que impede a sada do ar. Assim, deve evitar-se a entrada de correntes de ar quente ou frio, consoante a poca do ano, associando um pra-vento ao isolamento trmico. Uma casa termicamente bem isolada no nos oferece apenas uma temperatura agradvel no Inverno e no Vero. Com um ambiente temperado, consegue-se, para alem do conforto, evitar muitas doenas to comuns no nosso pas, como as pulmonares e o reumatismo. Texto 2

Elabore uma pequena reflexo na qual mostre de que forma a Cincia contribuiu para a rea da construo, quer em termos de conforto humano, quer em termos de ganhos ambientais. (Nota - Pode abordar, por exemplo, o caso das tintas ecolgicas.)

6. Leia o texto 3.

Melhor Comportamento Ssmico


A estrutura em Ao Leve Galvanizado no uma estrutura porticada rgida. Ao contrrio da estrutura em beto armado, a estrutura em Ao Leve no constituda por prticos, todas as paredes so estruturais e as cargas so distribudas. O facto da espessura do Ao ser relativamente fina permite que a estrutura trabalhe e absorva vibraes. Na estrutura convencional, as paredes e a estrutura esto quimicamente ligadas (cimento, gua areia e tijolos) e por essa razo quando a estrutura sofre abalos (sismos e outros factores) fissura e pode ruir completamente. Na estrutura em Ao Leve as paredes so constitudas por perfis e placas interiores e exteriores que actuam de forma independente. Quando a mesma fora (abalo ou sismo) exercida a estrutura flexvel e comea por absorver as vibraes e vai torcendo e resistindo muito mais. Como leve, o risco de queda completa da estrutura e os danos da resultantes so menores do que com a estrutura convencional. Quando acontecem pequenos abalos as paredes da construo convencional fissuram quer no interior querem no exterior. Na estrutura de Ao, as placas interiores e exteriores funcionam de forma independente, nestes pequenos momentos existentes na estrutura no interior das placas, os perfis de Ao torcem ligeiramente e voltam ao seu estado normal devido sua elasticidade. Texto 3 Tendo em conta a segurana ssmica, apresente as vantagens em recorrer ao Ao Leve Galvanizado em alternativa ao Beto Armado.

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Setembro 2008

7. Leia o texto 4. As grandes opes energticas so fatalmente poltico-econmicas, mas a contribuio de cada um de ns no pode ser desprezvel. Ao nvel da arquitectura, por exemplo, j se comeou a intervir mas muita coisa ainda pode ser feita. Actualmente, verifica-se ainda um recurso sistemtico energia para criar condies de conforto dentro de edifcios que ignoram o ambiente natural e, como consequncia, consome-se excessivamente matria-prima e produzse resduos, desperdiando gua e electricidade. Os projectos devem ser conscientes da energia, uma vez que, semelhana dos electrodomsticos que tm um rtulo que os classifica em funo do seu consumo energtico, os edifcios tambm devem ser eficientes e devemos pensar no s nos novos edifcios, mas tambm nos existentes. O tema Eficincia Energtica em Edifcios uma rea de grande importncia em todos os Pases da Unio Europeia e tambm em Portugal, pelo potencial que a mesma representa, em termos de poupana energtica sectorial e consequente impacto em termos de reduo dos consumos energticos e das respectivas emisses dos gases de efeito de estufa. Por este motivo, constitui um vector de extrema importncia em termos das polticas energticas de cada pas. importante relembrar que os edifcios representam em Portugal cerca de 30% do consumo de energia total e cerca de 60 % do consumo elctrico. Texto 4

7.1. Refira a importncia da certificao energtica dos edifcios. 7.2. Identifique os aspectos que devem ser considerados na execuo de um projecto de um edifico (ex. orientao solar, ), para a obteno do respectivo certificado que corresponda a um edifcio com bom desempenho energtico.

8. Considere a diviso de uma casa com as seguintes medidas: Largura: 2 m Comprimento: 5 m Altura das paredes: 230 cm Aberturas: 2 portas com 210 cm de altura por 80 cm de largura e uma janela com 80 cm de altura por 100 cm de largura. Supondo que pretende revestir esta diviso com um azulejo 30 x 30 cm, deixando uma distncia entre os azulejos de 0,25 cm, calcule a quantidade de azulejos necessrios para esta tarefa.

You might also like