You are on page 1of 7

16

Apoio

O Setor Eltrico / Abril de 2010

Instalaes eltricas e de instrumentao para reas classificadas

Captulo XVI
Requisitos de projeto e de montagem de instalaes eltricas e de instrumentao Ex (orientaes, exemplos e documentao)
Por Roberval Bulgarelli* Fotos: Petrobras Refinaria Presidente Bernardes de Cubato (RPBC)

Requisitos para a construo e utilizao de ambientes ou edificaes protegidas por pressurizao


So apresentadas a seguir as principais orientaes a serem observadas em um projeto de detalhamento de uma edificao ou ambiente a ser protegido por pressurizao, estando ele parcial ou totalmente localizado em reas classificadas. Podem ser citadas como exemplos de edificaes protegidas por pressurizao as casas de controle locais das unidades de processo e as subestaes unitrias, que, em casos de falta de local disponvel em reas alm das extenses de classificao de reas, so requeridos a serem instalados em reas classificadas, sendo feitas com medidas especiais de proteo para a implantao. O ponto de captao de ar para a pressurizao dos ambientes deve estar localizado em rea segura, ou seja, fora das extenses das reas classificadas.

No interior do ambiente pressurizado, a atmosfera

considerada no explosiva quando, em todos os pontos do ambiente e dos invlucros e dutos associados, a concentrao de gases ou vapores inflamveis est abaixo de 25% do limite inferior de explosividade (LIE). O local desta medio deve ser cuidadosamente determinado no projeto, de forma que seja detectada a maior concentrao de gs. Deve ser levada em conta no projeto de ambientes protegidos por pressurizao que o interior do ambiente seja considerado na falta da pressurizao a classificao de rea com base no ambiente de maior risco dentro da qual possua, no mnimo, uma abertura direta para a rea classificada. A pressurizao do ambiente, aps a purga, permite a utilizao de equipamentos eltricos que no seriam, de outra forma, adequadamente protegidos para a classificao da rea sem a proteo por pressurizao. A classificao da atmosfera interna de um ambiente que seja apenas parcialmente situado em uma rea classificada, com todas as aberturas direcionadas para o interior de reas no classificadas, deve ser considerada como rea no classificada. Uma sobrepresso mnima de 25 Pa (0,25 mbar), ou cerca de 2,5 mm de coluna de gua com relao atmosfera externa, deve ser mantida em todos os pontos do interior do ambiente a serem protegidos por pressurizao e de seus dutos associados, considerando que as perdas so possveis de ocorrer, mesmo nas situaes mais favorveis de todas as portas e janelas existentes no ambiente ou na edificao estarem fechadas. Convm que os dutos e conexes sejam capazes de

Figura 1 Exemplo de duto de captao de ar para pressurizao de ambiente, com o ponto de captao situado em rea no classificada.

suportar 1,5 vez a mxima sobrepresso especificada em servio normal, com um mnimo de 0,2 kPa, ou

Apoio

O Setor Eltrico / Abril de 2010

17
No evento da falha do sistema de pressurizao, devem ser implantadas

uma presso equivalente a cerca de 20 mm de coluna de gua. conveniente, ainda, que dispositivos de segurana apropriados sejam instalados, caso exista a possibilidade de ocorrncia de sobrepresses em servios capazes de causar deformaes perigosas nos dutos ou nas conexes. Onde houver aberturas de sada, instaladas em reas classificadas, recomendvel que estas sejam feitas com venezianas ou vlvulas de fechamento automtico para evitar, tanto quanto possvel, o ingresso da atmosfera explosiva externa, em caso de falha da pressurizao.

as providncias indicadas a seguir, dependendo da classificao de rea externamente ao ambiente protegido por pressurizao: Primeiro caso: Casos menos frequentes em que a atmosfera no interior do ambiente, considerada como no explosiva quando pressurizada, classificada como Zona 1 na falta de pressurizao. Se qualquer equipamento eltrico instalado no ambiente no for adequado para a classificao da rea nesta condio crtica, devem ser implantadas as seguintes providncias: Alarme visvel, audvel ou ambos, tanto local como remotamente, por meio do sistema de controle, indicando a falta da pressurizao; Ao imediata de restabelecimento da pressurizao; e Interrupo automtica das fontes de alimentao to rapidamente quanto possvel, dentro de um perodo de tempo definido, com relao necessidade de uma parada programada. Na determinao de um perodo de tempo, devem ser levadas

em considerao ainda as precaues adotadas para evitar o ingresso de misturas de gases inflamveis e os provveis efeitos da difuso, conveco e respirao do gs pelo ambiente.
Figura 2 Sistema de venezianas com fechamento automtico para proteo de ambientes protegidos por pressurizao.

Este perodo de tempo pode tambm ser prolongado para facilitar

uma parada programada dos equipamentos, no interesse da segurana, mas que seja verificada que a atmosfera imediatamente ao lado externo do ambiente no explosiva.

18

Apoio

O Setor Eltrico / Abril de 2010

Instalaes eltricas e de instrumentao para reas classificadas

Se qualquer equipamento eltrico instalado no ambiente for

Em certas circunstncias frequentemente encontradas nos casos

adequado para Zona 2, devem ser implantadas as seguintes providncias: Alarme visvel, audvel ou ambos, indicando localmente e remotamente, por meio do sistema de controle, indicando a falta da pressurizao; Ao imediata de restabelecimento da pressurizao; e Desligamento programado das fontes de alimentao se a pressurizao no puder ser restabelecida para um perodo de tempo extenso ou se a concentrao de gases inflamveis estiver elevada a nveis perigosos. Segundo caso: Caso mais frequente em que a atmosfera no interior

prticos, tal como, por exemplo, a necessidade da manuteno de equipamentos eltricos em operao, deve ser previsto no projeto das instalaes. Como, ainda, o fornecimento de duas fontes de gs de proteo, de forma que cada uma possa assumir a funo da outra em caso de parada de uma fonte. Cada fonte de suprimento de pressurizao deve ser capaz de manter independente a sobrepresso necessria no ambiente a ser protegido.

do ambiente, considerado como no explosiva quando pressurizado, classificada como Zona 2 na falta de pressurizao. Se qualquer equipamento eltrico instalado no ambiente no for adequado para a classificao da rea, devem ser implantadas as seguintes providncias: Alarme visvel, audvel ou ambos, indicando localmente e remotamente, por meio do sistema de controle, a falta da pressurizao do ambiente; Ao imediata de restabelecimento da pressurizao; e Desligamento programado das fontes de alimentao, no caso do sistema de pressurizao no puder ser restabelecido para um perodo de tempo extenso ou se a concentrao de gases inflamveis estiver elevada a nveis perigosos. O sinal de alarme visual ou audvel deve estar localizado em um Todas as portas do ambiente pressurizado devem ser marcadas no lado externo, pelo seguinte aviso, ou equivalente: Aviso Ambiente pressurizado Mantenha esta porta fechada, e os sistemas de proteo de ambientes e de edificaes por pressurizao devem atender aos requisitos indicados na ABNT NBR IEC 60079-13. local em que este possa ser imediatamente percebido remotamente pelo pessoal responsvel, que executar as aes necessrias. Tanto um dispositivo (preferencialmente do tipo transmissor de sinal) de monitorao da presso quanto um de monitorao de vazo, ou ambos, devem ser utilizados para a monitorao satisfatria do funcionamento da pressurizao. O intertravamento eltrico baseado somente na monitorao do status dos motores de ventiladores no adequado para indicar uma falha da pressurizao. Este tipo de intertravamento, por exemplo, no fornece uma indicao adequada para os eventos de deslizamento das correias dos ventiladores, do desacoplamento do ventilador do eixo ou da rotao reversa do ventilador, situaes estas em que o motor continua em operao, mas o sistema de pressurizao no opera adequadamente. Todos os equipamentos eltricos que necessitem ser energizados na falta da pressurizao, particularmente aqueles que asseguram a pressurizao, iluminao e telecomunicaes essenciais, devem ser adequados para utilizao na zona tipo 1 ou 2, correspondente ao local da sua instalao. No caso de estes equipamentos estarem no interior do ambiente, necessrio levar em considerao a zona correspondente classificao do interior do ambiente em caso de falha no sistema de pressurizao. A implantao deste requisito no projeto de ambientes protegidos por pressurizao permite que as instalaes de iluminao e de telecomunicaes essenciais permaneam em servio, mesmo no evento de risco em casos de falhas nos sistemas de pressurizao.
Figura 3 Exemplo de montagem de conjunto de filtro de ar, ventilador, acionador eltrico e damper de sistema de pressurizao de ambiente e edificao.

Orientao para procedimento de trabalho seguro em reas classificadas livres de gases inflamveis
Em diversas ocasies de trabalhos de manuteno industrial rotineiros das unidades industriais, deparamos com a necessidade de utilizao de equipamentos portteis ou realizao de servios que envolvem a gerao de centelhas em regies classificadas. So exemplos destas atividades: a realizao de servios de corte, solda, esmerilhamento, tratamentos trmicos ou a utilizao temporria de equipamentos portteis, tais como instrumentos de medio, computadores e plugues para equipamentos eltricos portteis ou transportveis. Para estas atividades, as respectivas Avaliaes de Risco (AR) e Permisses de Trabalho (PT) so normalmente elaboradas, de forma a mitigar os riscos envolvidos nestes frequentes trabalhos cotidianos. A edio 2009 da norma ABNT NBR IEC 60079-14 contm em seu Anexo D (informativo) Orientao para procedimento de trabalho seguro para atmosferas explosivas de gs as recomendaes de segurana sobre assunto. De acordo com as recomendaes da ABNT NBR IEC 60079-14, em caso de necessidade de utilizao de equipamentos portteis industriais comuns ou realizao de qualquer trabalho, que envolva a presena ou

20

Apoio

O Setor Eltrico / Abril de 2010

Instalaes eltricas e de instrumentao para reas classificadas

a gerao de centelhas ou pontos com temperaturas elevadas, prximas da temperatura de auto ignio dos produtos inflamveis presentes no processo, em reas classificadas do tipo Zona 2 (onde normalmente no existe a presena de atmosfera explosiva), deve ser elaborada uma AR, incluindo as consideraes e precaues sobre medies de acompanhamento da explosividade em regies livres de gases, durante o perodo de validade da Permisso de Trabalho. Nestes casos, um procedimento para verificao de rea livre de gs deve ser implantado para permitir que as fontes de ignio possam ser utilizadas com segurana em uma regio classificada, sob as condies prescritas neste procedimento. Uma Permisso de Trabalho em uma rea livre de gases explosivos pode ser emitida quando uma regio especfica tenha sido avaliada para assegurar que gases ou vapores inflamveis no esto presentes e no prevista a sua presena, em quantidades que possam apresentar concentraes inflamveis, durante o perodo de tempo especificado na PT. A Permisso de Trabalho deve recomendar uma sistemtica de monitorao de gases de forma contnua ou peridica e aes detalhadas, juntamente com planos de contingncia, a serem realizados em possveis eventos de liberao de gases. De acordo com a ABNT NBR IEC 60079-14, um procedimento para emisso de PT seguro deve ser implantado para permitir que fontes de ignio possam ser utilizadas de forma segura em uma rea classificada, sob condies prescritas. Uma Permisso de Trabalho segura pode ser emitida quando uma regio especfica tiver sido avaliada para garantir que gases ou vapores inflamveis no esto presentes e no prevista a sua presena, em quantidades que possam alcanar concentraes inflamveis, durante o perodo de tempo especificado. A PT pode prescrever monitorao de gs contnua ou peridica e aes detalhadas a serem levadas em considerao no evento de uma liberao. Consideraes para a emisso de uma Permisso de Trabalho seguro podem incluir: Especificao da data e horrio do incio da PT; Definio da localizao da atividade; Especificao da natureza da atividade permitida (por exemplo, gerador a diesel, perfurao); Medies realizadas e registros possveis para confirmar a ausncia de uma concentrao que possa causar ignio de qualquer gs ou vapor inflamvel; Especificao dos requisitos e periodicidade de amostragem para confirmar a ausncia continuada de gs ou vapor inflamvel; Controle de possveis fontes de lquidos ou gases inflamveis; Especificao de planos de contingncia para emergncias; e Especificao de data e horrio para expirao da PT.

de instalaes industriais Ex com variados tipos de proteo e EPL, de acordo com os requisitos indicados na ABNT NBR IEC 60079-14.

Figura 4 Painel de distribuio de circuitos trifsicos de alimentao de atuadores de vlvulas motorizadas, com marcao Ex de IIC T5 EPL Gb, instalado em rea que requer equipamentos com EPL Gc.

Figura 5 - Caixas de areia para a entrada de multicabos de instrumentao, provenientes de reas classificadas, em Casa de Controle Local (rea no classificada).

Figura 6 Caixas de juno do tipo Segurana Aumentada, EPL Gb com prensa-cabos, cabos e multicabos com circuitos intrinsecamente seguros EPL Ga.

Exemplos de instalaes eltricas e de instrumentao Ex de acordo com os requisitos da ABNT NBR IEC 60079-14
So apresentados, da Figura 4 Figura 15, diversos exemplos ilustrativos

Figura 7 Painel de distribuio de circuitos trifsicos de fora para alimentao de sistema de telecomando de vlvulas motorizadas, com tipo de proteo combinada prova de exploso e segurana aumentada. Marcao Ex de IIC T5 EPL Gb, instalado em reas classificadas do tipo Zona 1 e Zona 2 que requerem EPL Gb e Gc.

Apoio

21

Figura 8 Painel de distribuio de circuitos de iluminao e tomadas com tipo de proteo combinada prova de exploso e segurana aumentada. Marcao Ex de IIC T5 EPL Gb, instalado em rea classificada que requer EPL Gc.

Figura 9 Unidades seladoras: instaladas o mais prximo possvel das entradas de eletroduto do respectivo invlucro Ex d: objetivo de minimizar o volume de gs acumulado e de instalao de acessrios Ex d entre o invlucro e a unidade seladora.

Figura 10 Luminria do tipo vapor de sdio com lmpada de 70 W, tipo de proteo Ex nR EPL Gc, instalada com sistema de distribuio de cabos por bandejamento em instalaes Ex do tipo Zona 2.

Figura 11 Tomadas para mquinas de solda com tipo de proteo por segurana aumentada e prova de exploso EPL Gb, instaladas com chaves de proteo e caixas de passagem, por meio de sistema de eletrodutos em reas Ex do tipo Zona 2.

22

Apoio

O Setor Eltrico / Abril de 2010

Instalaes eltricas e de instrumentao para reas classificadas

Documentao mnima requerida a ser elaborada para projetos de instalaes Ex


necessrio assegurar que toda a instalao esteja de acordo com os certificados apropriados, bem como com esta norma e quaisquer outros requisitos especficos para a planta que a instalao for realizada. Para alcanar este resultado, um pronturio das instalaes deve ser preparado para cada uma e deve ser mantido nas dependncias da instalao ou arquivado em outro local. No caso de arquivamento em outro local, um documento deve ser mantido nas dependncias da
Figura 12 Analisadores de hidrognio com tipo de proteo Ex nA instalados no interior de um shelter com purga constante, contendo outros analisadores, tipo de proteo py EPL Gb, instalado em rea classificada do tipo Zona 2 Grupo IIC.

instalao, indicando quem so os responsveis por ele e em que local este documento mantido, de forma que, quando requerido, cpias possam ser obtidas. A fim de instalar corretamente ou ampliar uma instalao existente, as seguintes informaes, que so adicionais quelas requeridas para reas no classificadas, so necessrias: Documentos de classificao de rea (ver ABNT NBR IEC 60079-10 e IEC 60079-10-2), com plantas mostrando a classificao e a extenso das reas classificadas, incluindo zonas (e espessuras de camadas mximas de poeira permissveis, se o risco for devido a poeiras combustveis); Avaliaes adicionais das consequncias de ignio; Instrues para montagem e conexo; Documentos para equipamentos eltricos com condies especiais de

Figura 13 Analisador de hidrognio instalado no interior de invlucro pressurizado com tipo de proteo Ex pz EPL Gc, localizado no interior de shelter contendo outros analisadores, com tipo de proteo Ex py EPL Gb, instalado em rea classificada do tipo Zona 2 Grupo IIC.

utilizao, tal como para equipamentos com nmeros de certificados que possuam sufixo X; Documentos descritivos para sistemas intrinsecamente seguros; Declaraes emitidas por fabricante ou pelo pessoal qualificado. Essas declaraes so aplicveis a situaes em que so utilizados equipamentos no certificados (outros que no sejam equipamentos simples em circuitos intrinsecamente seguros ou circuitos de energia limitada). Informaes necessrias para assegurar a correta instalao dos equipamentos fornecidos na forma adequada para as pessoas responsveis por essa atividade, de acordo com os requisitos de documentao indicados na ABNT NBR IEC 60079-0; Informaes necessrias para a inspeo, tal como lista e localizao dos equipamentos, reservas e demais informaes tcnicas, de acordo com os requisitos indicados na ABNT NBR IEC 60079-17; Detalhes de qualquer clculo aplicvel, tais como taxas de purga para instrumentos ou casas de analisadores; Se os servios de reparos necessrios forem previstos para serem realizados pelo usurio ou por um reparador, as informaes necessrias para o reparo do equipamento eltrico, de acordo com os requisitos indicados na ABNT NBR IEC 60079-19; Onde aplicvel, a classificao de gs ou vapor, em relao ao grupo ou subgrupo dos equipamentos eltricos ou de instrumentao; Classe de temperatura ou temperatura de ignio dos gases ou vapores envolvidos; e Influncias externas e temperatura ambiente. Para o caso de projetos de instalaes Ex em reas classificadas

Figura 14 Sistema de eletrodutos subterrneos, em fase de construo, para circuitos e sistemas eltricos e de instrumentao instalados em reas classificadas. Estes eletrodutos interligam, de forma adequada, os equipamentos Ex instalados em reas classificadas, com reas seguras onde esto instalados painis do tipo CCM, tais como subestaes eltricas e painis do SDCD/PLC/PES em casas de controle locais.

Figura 15 Motor de induo trifsico com tenso nominal de 4,16 kV e potncia nominal de 300 kW, com tipo de proteo Ex nA II T3 EPL Gc, instalado em rea classificada do tipo Zona 2. Circuitos de fora e controle instalados em sistemas de eletrodutos.

contendo poeiras combustveis, adicionalmente requerida a elaborao dos seguintes documentos:

24

Apoio

O Setor Eltrico / Abril de 2010

Instalaes eltricas e de instrumentao para reas classificadas

Documentao referente adequao dos equipamentos para a rea e ambiente para a qual estes so previstos de serem expostos, tais como classes de temperatura, tipo de proteo, grau de proteo IP e resistncia a corroso; As caractersticas dos materiais combustveis devem ser registradas, incluindo resistividade eltrica, temperatura de ignio mnima da nuvem de poeira combustvel, temperatura de ignio mnima de poeira combustvel em camada e a energia de ignio mnima da nuvem combustvel; Detalhamento de projeto mostrando os tipos e detalhes dos sistemas de fiao; Elaborao de memoriais descritivos contendo os critrios de seleo para os sistemas de entradas de cabos para conformidade com os requisitos para o tipo de proteo particular de cada equipamento; e Desenhos e padres referentes identificao dos circuitos. Toda a documentao de detalhamento de projetos de instalaes

inspeo devem ser corrigidas antes de os sistemas serem definitivamente energizados e antes de a rea estar efetivamente classificada, o que ocorre aps o incio do condicionamento dos equipamentos de processo, com a presena das substncias inflamveis. Deve ser sempre ressaltado que no basta que tais equipamentos eltricos, eletrnicos, digitais, de automao, instrumentao ou telecomunicaes para atmosferas explosivas sejam adequadamente fabricados, ensaiados e certificados para assegurar a segurana de uma planta industrial. Como em uma corrente, em que a resistncia do conjunto determinada pelo seu elo mais fraco, a segurana de instalaes eltricas e de instrumentao em atmosferas explosivas depende da correta realizao dos servios de projeto, instalao, inspeo, manuteno e reparos, dos quais depende a devida e necessria competncia dos respectivos trabalhadores envolvidos nestas atividades. O Brasil, como membro do sistema internacional de certificao de conformidade Ex o IECEx System , est acompanhando, por parte de seus OCPs, Laboratrios de Ensaios e demais entidades e empresas envolvidas com atividades em reas classificadas, a implantao de sistemas de certificao de produtos, oficinas de reparo e de competncias pessoais para atmosferas explosivas, sempre com o acompanhamento, do ponto de vista legal, pela entidade acreditadora brasileira, o Inmetro.

eltricas e de instrumentao Ex deve fazer parte do pronturio das instalaes, de acordo com os requisitos indicados na norma regulamentadora NR 10 do MTE. Este pronturio deve ser mantido disponvel para os empregados no local das instalaes, tanto na forma de cpias em papel como em meio eletrnico.

Concluses sobre requisitos de projeto e de montagem de instalaes eltricas e de instrumentao Ex


A fim de tornar segura uma rea industrial que contenha reas classificadas na forma de gases explosivos ou poeiras combustveis, a simples aquisio de equipamentos eltricos, eletrnicos ou mecnicos devidamente certificados no suficiente para atender aos elevados nveis de proteo e segurana requeridos para as instalaes e para as pessoas que nelas trabalham. Alm da aquisio de equipamentos Ex devidamente certificados, h a necessidade de que estes equipamentos sejam adequadamente instalados, caso contrrio a proteo da instalao no pode ser assegurada. As instalaes eltricas, de instrumentao e mecnicas em reas classificadas necessitam atender requisitos especficos para o projeto, seleo e montagem, de forma a apresentar os elevados nveis necessrios de segurana requeridos para estas reas de risco. Quando equipamentos eltricos, de instrumentao e mecnicos so destinados a serem instalados em reas em que as concentraes e quantidades de gases inflamveis, vapores, nvoas ou poeiras possam estar presentes na atmosfera acima de seus Limites Inferiores de Explosividade (LIE), medidas de proteo devem ser aplicadas para reduzir a possibilidade de exploso devido ignio por arcos, centelhas ou superfcies quentes, produzidas tanto em operao normal ou sob condies de falha especificadas. Aps a concluso dos servios de montagem das instalaes eltricas e de instrumentao em reas classificadas, devem ser realizados os servios de inspeo inicial, de acordo com os requisitos da ABNT NBR IEC 60079-17. Todas as no conformidades eventualmente encontradas na

Referncias
(Para os captulos X ao XVI) ABNT NBR IEC 60079-0: Atmosferas explosivas Parte 0: Equipamentos Requisitos Gerais ABNT NBR IEC 60079-14: Atmosferas explosivas Parte 14: Projeto, seleo e montagem de instalaes eltricas ABNT NBR IEC 60079-17: Atmosferas explosivas Parte 17: Inspeo e manuteno de instalaes eltricas ABNT NBR IEC 60079-19: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 19: Reparo, reviso e recuperao de equipamentos utilizados em atmosferas explosivas ABNT NBR IEC 60079-25: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 25: Sistemas intrinsecamente seguros IECEx IEC System for Certification to Standards relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres. http://www.iecex.com Explosion Protection Manual, Second Edition, H. Olenik, H. Rentzsch, W. Wettstein, BBC Brown Boveri Company, 1983 equipamentos para atmosferas explosivas Inmetro NR 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade (TEM)

* ROBERVAL BULGARELLI engenheiro eletricista, mestre em Proteo de Sistemas Eltricos de Potncia, consultor tcnico e engenheiro snior da Petrobras. membro da subcomisso de Normalizao Tcnica da Petrobras, na rea de eletricidade; coordenador do subcomit SC 31 Atmosferas explosivas, do Comit Brasileiro de Eletricidade, Iluminao e Telecomunicaes (Cobei); delegado da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), representando o Brasil no Technical Committee TC 31 Equipment for Explosive Atmospheres da International Electrotechnical Commission (IEC).
CONTINUA NA PRXIMA EDIO Confira todos os artigos deste fascculo em www.osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

You might also like