You are on page 1of 2

EXERCCIOS DE REVISO (LGICA) 11 Ano Ano Lectivo 2011 -2012

1. O que uma no-proposio? D um exemplo. 2. O que uma proposio? D um exemplo. 3. Distinga proposies de no proposies. Justifique as respostas. a) Fecha a janela. b) Ser que h gua em Marte? c) Quem me dera ter boas notas a Filosofia! d) Prometo que caso contigo. e) O Sporting o melhor clube do mundo. 4. Coloque os seguintes argumentos na forma padro. Indique o tipo de argumento, e uma razo justificativa forte. 1. As mulheres s conquistaram o direito ao voto depois de lutarem activamente. Segue-se que as mulheres s conquistam os seus direitos atravs da luta activa. 2. O mundo como uma casa bonita e bem construda. As casas bonitas e bem construdas tm de ter criadores: autores e construtores inteligentes. 3. A televiso est a arruinar a moral. Basta pensar em determinados programas, tais como o Big Brother, a Quinta das Celebridades, etc. 4. O presidente Bush argumentou que o papel do vice-presidente o de apoiar as polticas do presidente, concordando ou no com elas, porque ningum quer meter golos na prpria baliza. 5. Os nossos clientes ficam sempre satisfeitos. Voc comprou o nosso produto. Portanto, voc tambm vai ficar satisfeito. 6. Todas as aves voam. Dado que este pardal uma ave, voa. 7. A prxima anedota do Antnio no ter graa porque at agora nenhuma das que contou teve. 5. Quais so os argumentos invlidos, vlidos e slidos? Justifique. 1. Todos os polticos so mentirosos Ghandi um poltico Logo, Ghandi um mentiroso 2. Todos os minhotos so portugueses. Todos os bracarenses so minhotos. Logo, todos os bracarenses so portugueses. 3. Alguns alunos so de Artes

Antnio aluno Logo, Antnio de Artes 4. Todos os cientistas so bilogos. Alguns filsofos so cientistas. Logo, alguns bilogos so filsofos. 5. Todas as crianas felizes so pessoas que gostam de andar de bicicleta. Joo uma criana. Logo, Joo uma pessoa que gosta de andar de bicicleta. 6. Se jogarmos bem, ento ganhamos o torneio. De facto, ganhmos o torneio. Logo, jogmos bem.

6. Validade e solidez dos argumentos dedutivos. Distinga as afirmaes verdadeiras das falsas. 1 Um argumento vlido por isso mesmo slido ou bom. 2 A validade condio necessria e suficiente para que um argumento seja slido. 3 Para um argumento ser vlido basta que as suas premissas sejam de facto verdadeiras. 4 Um argumento vlido aquele cuja concluso tem de ser verdadeira se assumirmos que as premissas so verdadeiras. 5 Os argumentos ou so verdadeiros ou falsos. 6 Num argumento vlido impossvel que ao mesmo tempo as premissas sejam ditas verdadeiras e a concluso falsa. 7 Um argumento vlido um argumento verdadeiro porque composto por proposies e as proposies ou so verdadeiras ou falsas. 8 Um argumento bom se e s se for vlido e tiver premissas de facto verdadeiras. 9 Um argumento vlido no o mesmo que um argumento bom.

You might also like