You are on page 1of 17

O REGIME DE CAPITALIZAO, NOVA FONTE DE ILUSES?

Andr Guimares Augusto e Alice Helga Werner RESUMO O objetivo desse artigo analisar a base terica do princpio da capitalizao, fornecendo uma crtica, do ponto de vista da reproduo capitalista, de seus supostos efeitos sobre a poupana e a suposta transformao dos trabalhadores em proprietrios do capital. Para tanto na seo seguinte apresentamos a teoria do ciclo da vida e as proposies de Martin Feldstein e Michel Aglietta acerca do princpio da capitalizao. Na segunda seo o princpio da capitalizao analisado, a partir de Marx, do ponto de vista da reproduo ampliada. O artigo conclui que os supostos efeitos do regime de capitalizao so oriundos da circulao simples, no considerando a relao entre a classe capitalista e a classe trabalhadora.

INTRODUO Uma das questes mais centrais e controversas nas transformaes que o capitalismo vem passando desde os anos 1970 aquilo que ficou conhecido como crise do Estado de Bem-estar. Formado aps a segunda guerra mundial, como resultado de lutas histricas, o Estado de Bem-estar inclui uma ampla atuao em termos de fornecimento de servios sociais coletivos como educao e sade aposentadorias, penses, seguro desemprego, entre outros1. Um dos pilares fundamentais do Estado de Bem-estar a Seguridade Social, e sob esse aspecto ganha destaque, na discusso atual, o sistema de aposentadorias. Fundado sob o princpio da repartio, em que a contribuio dos trabalhos ativos e dos empregadores, e/ou dependendo das caractersticas institucionais, os impostos financiam os benefcios dos atuais aposentados, o sistema pblico de aposentadoria tem sido alvo de duras crticas. As principais crticas, apresentadas no presente artigo, se referem a insustentabilidade do
1

- e prestaes monetrias

A definio de Estado de Bem-estar e analise terica de suas origens histricas amplamente controversa. Uma resenha das teorias acerca da origem do Estado de Bem-estar se encontra em Vianna, M.L.T.W.; A americanizao (perversa) da seguridade social no Brasil. Estratgias de bem-estar e polticas pblicas. Rio de Janeiro, Revan, 1998.

sistema pblico de repartio frente transio demogrfica e seus efeitos negativos sobre a poupana. Frente a essa controvrsia surgem propostas de ampliao das previdncias complementares ao sistema pblico, em especial os fundos de penso. Bem como de mudana do sistema pblico de repartio para um sistema misto ou totalmente baseado no princpio da capitalizao, no qual as contas individuais dos contribuintes do sistema, uma vez aplicada em ativos rentveis, formam a base de seus benefcios futuros. Essas propostas j vm sendo implementadas em alguns pases cujo exemplo mais radical o Chile, com a transformao total do sistema de aposentadorias para um sistema de capitalizao e se tornaram objeto de debate, atualmente, no Brasil. O objetivo desse artigo analisar a base terica do princpio da capitalizao, fornecendo uma crtica, do ponto de vista da reproduo capitalista, de seus supostos efeitos sobre a poupana e a suposta transformao dos trabalhadores em proprietrios do capital. Para tanto na seo seguinte apresentamos a teoria do ciclo da vida e as proposies de Martin Feldstein e Michel Aglietta acerca do princpio da capitalizao. Na segunda seo o princpio da capitalizao analisado, a partir de Marx, do ponto de vista da reproduo ampliada. JUSTIFICATIVAS TERICAS PARA O REGIME DE CAPITALIZAO A justificativa da teoria econmica para o regime de previdncia via capitalizao tem sua fundamentao na teoria do ciclo da vida2. Segundo a teoria do ciclo da vida, os agentes representativos - as famlias buscam um consumo estvel ao longo da vida. Na verso mais simples do modelo consideram-se apenas dois perodos no ciclo de vida, o perodo de vida ativa e o de aposentadoria. A renda dos agentes considerada como constante ao longo do perodo da vida ativa e nula a partir da aposentadoria. Para manter o consumo durante o perodo de aposentadoria os agentes poupam durante a sua vida ativa, acumulando riqueza. A riqueza assim acumulada ir garantir seu consumo durante a aposentadoria, na qual os agentes apresentam uma poupana negativa.
Uma apresentao sucinta do modelo de ciclo da vida pode ser encontrada em Modigliani, F. Life Cycle, Individual Thrift and the Wealth of Nations, conferncia proferida na entrega do prmio Nobel, 1985. Disponvel no site www.nobel.se/economics/laureates/1985/modigliani-lecture.html
2

Nessa verso mais simples da teoria, a poupana privada agregada ir depender da estrutura etria da populao e do crescimento da produtividade. Se a populao jovem no perodo de vida ativa cresce em relao aos idosos que esto fora do mercado de trabalho, o total da poupana agregada ser positivo e crescente. J no caso de aumentos de produtividade, e conseqentemente da renda, os agentes ativos no mercado de trabalho desejariam um consumo maior do que os da gerao anterior. Esse consumo maior, porm, tambm deve ser garantido no perodo de aposentadoria, o que faz com que a poupana agregada dos jovens ativos seja maior que a despoupana dos idosos que se retiram do mercado de trabalho3. Uma conseqncia do modelo de que a existncia de uma previdncia pblica por repartio iria eliminar ou diminuir o maior estmulo que as famlias tem para a poupar. Com a previso de benefcios futuros, os agentes ativos no mercado de trabalho iriam diminuir sua poupana no montante igual ao valor presente desses benefcios esperados. A taxa de desconto do valor futuro do benefcio esperado correspondendo ao crescimento da populao e da renda nas prximas geraes4. Em um sistema de seguridade social equilibrado em que o montante dos benefcios seria igual s contribuies - a poupana nacional no aumentaria, uma vez que a contribuio da gerao ativa seria transferida para o consumo presente dos aposentados e no para o seu consumo futuro. O efeito da seguridade social por repartio seria negativo para a poupana nacional. H evidentemente omisses nesse modelo bsico. preciso ressaltar que as crticas apresentadas nesse pargrafo so internas ao modelo, aceitando os seus pressupostos fundamentalmente a de que a poupana individual de hoje representa consumo futuro apenas complexificando a idia bsica. A primeira das crticas se refere existncia de outros motivos para as famlias pouparem que no o consumo na aposentadoria. O motivo fundamental seria a constituio de poupana para herana, seja pela considerao pelos agentes de outros motivos que no a racionalidade maximizadora ou a transferncia
Esses efeitos so conhecidos respectivamente como efeito Nesser e efeito Bentzel; Modigliani, F. Life Cycle, Individual Thrift and the Wealth of Nations, conferncia proferida na entrega do prmio Nobel, 1985. Disponvel no site www.nobel.se/economics/laureates/1985/modigliani-lecture.html ,p.157. 4 Feldstein, M. The Effect of Social Security on Saving, NBER working Paper, n 334, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Abril, 1979. e Feldstein, M & Liebman, J. B., Social Security, NBER working Paper, n 8451 National Bureau of Research, Cambridge, MA, setembro 2001,p.37-38. A explicao para a taxa de desconto do valor futuro dos benefcios se encontra no texto referido anteriormente, p.15.
3

intergeracional em troca dos cuidados dos pais por parte dos filhos na velhice. Alm disso, considerando-se que a unidade bsica do modelo, na deciso de consumo e poupana, a famlia e no o indivduo isolado, o modelo de duas geraes no capta a existncia do perodo inativo no incio da vida, cujo consumo - incluindo itens dispendiosos como a educao - depende da poupana dos adultos ativos5. preciso considerar tambm o efeito de um supervit na Seguridade Social no sistema de repartio. A princpio o supervit da Seguridade representa poupana que pode ser aplicada em ativos, compondo parte do supervit do setor pblico e, portanto, da poupana nacional6. Aqui, entretanto, entramos no terreno em que a variabilidade institucional e histrica tem um papel decisivo, uma vez que o aumento da poupana total do setor pblico e seu uso no financiamento de novos investimentos depende das normas que regem a Seguridade Social e o oramento pblico. No entanto, uma desconfiana generalizada na gesto estatal leva ao argumento de que supervits na Seguridade induziro a um dficit nas outras contas do setor pblico, tendo efeito nulo ou mesmo negativo sobre a poupana agregada.7 Mesmo considerando as crticas internas ao modelo, Feldstein, autor, ra analisado, chega concluso, baseado em estudos empricos, de que a Seguridade Social por repartio tem um efeito negativo sobre a poupana agregada8. Acrescente-se aqui a mudana na pirmide demogrfica com o envelhecimento relativo da populao, a qual, junto com a ineficincia relativa do Estado na alocao de recursos9, levaria ao surgimento ou aumento do dficit na seguridade e, teremos a justificativa para a transio a um sistema de capitalizao.

Essas crticas so apresentadas em Feldstein, M. The Effect of Social Security on Saving, NBER working Paper, n 334, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Abril, 1979 6 Feldstein, M & Liebman, J. B., Social Security, NBER working Paper, n 8451 National Bureau of Research, Cambridge, MA, setembro 2001, p.24 7 Feldstein, M & Liebman, J. B., Social Security, NBER working Paper, n 8451 National Bureau of Research, Cambridge, MA, setembro 2001, p.25-26. 8 Feldstein, M. The Effect of Social Security on Saving, NBER working Paper, n 334, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Abril, 1979; um estudo economtrico da relao entre poupana e seguridade social apresentado em Feldstein, M. Social Security and Saving: new time series evidence, NBER working Paper, n 5054, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Maro, 1995. 9 Um resumo das teorias que pregam a ineficincia do Estado em relao ao mercado se encontra em Przeworsky, A. Estado e Economia no Capitalismo, Relume-Dumar, Rio de Janeiro, 1995, Parte I, cap. 3.

Baseado em uma argumentao levemente diferente, embora compartilhando a mesma base terica10, Aglietta tambm defende o regime de capitalizao. Partindo da crise do fordismo, Aglietta consegue identificar um novo regime de crescimento11 emergente, denominado por ele de capitalismo patrimonial. O ponto de partida do autor a mudana na composio da poupana que se desloca do objetivo de aquisio de bens durveis fundamentalmente a moradia e o automvel predominante no fordismo para a poupana de natureza financeira. Na origem dessa modificao estaria, segundo o autor, a mudana demogrfica caracterizada pelo envelhecimento da populao. Diante dessa mudana o objetivo da poupana passaria a ser a busca por garantia de suas necessidades futuras, por parte dos agentes12. Ainda segundo Aglietta, a mudana na natureza da poupana das famlias teria correspondido a uma mudana nas instituies que recolhem essa poupana, com a disseminao dos investidores institucionais - fundos de investimento, companhias de seguro e fundos de penso. O avano dos investidores institucionais, por sua vez, provocaria uma mudana no modo de gesto das empresas13. A mudana na composio da poupana teria levado a uma mudana nas fontes de financiamento das empresas. Embora admitindo a permanncia da variabilidade das formas de financiamento entre os diferentes pases, o autor projeta uma influncia crescente dos investidores institucionais no financiamento das empresas. Nesse contexto, os acionistas ganham um papel preponderante no controle (governance) das empresas e a maximizao do rendimento por aes torna-se a norma dessa gesto, substituindo a repartio dos ganhos de produtividade predominante no fordismo14.
10

Em Macroconomie Financire Aglietta se baseia na teoria do ciclo da vida, estendendo o modelo para o nvel internacional em um contexto de plena mobilidade dos capitais. Aglietta, M. Macroconomie Financire, vol1. Finance, croissance et cycles. La Dcouverte, Paris, 2001, pp.13-17. 11 Aglietta, M.; A Theory of Capitalist Regulation. The US experience, Londres, New Left Books, 1979, utiliza o conceito de regime de acumulao; j em Aglietta, M.; Towards a New Rgime of Growth, New Left Review, n232, Londres, novembro-dezembro de 1998 o conceito de regime de acumulao substitudo pelo de regime de crescimento. 12 Aglietta, M. Des mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002., disponvel em www.internatif.org/EspMarx/ 13 Aglietta, M. Towards a New Rgime of Growth, New Left Review, n232, Londres, novembro-dezembro de 1998, p.80 14 O reconhecimento da diversidade de formas de financiamento se encontra em Aglietta, M. Macroconomie Financiere, pp.26-28. No mesmo livro, Aglietta indica como tendncia a associao entre os bancos e os investidores institucionais nos pases onde o crdito bancrio a forma predominante de financiamento externo das empresas, p.91. Quanto a nova norma de gesto das empresas, Aglietta, M. Des

Para Aglietta o controle das empresas pelos acionistas a forma determinante para a regulao do novo regime. A questo fundamental para o autor consiste em como essa forma pode compatibilizar a acumulao de capital com a coeso social, a eficcia com a equidade15. Nesse ponto preciso apontar as diferenas entre as proposies de Aglietta e Feldstein quanto forma do regime de previdncia por capitalizao. Tanto Aglietta como Feldstein, por sua base terica comum, propugnam o sistema de capitalizao como uma sada para os supostos efeitos da mudana demogrfica sobre o sistema de seguridade por repartio. Para ambos necessrio que o sistema de capitalizao seja associado ao sistema de repartio atualmente existente, com a criao de uma alquota adicional da contribuio indo para o sistema de capitalizao. A contribuio para o sistema previdencirio pblico de repartio em vigor garantiria os benefcios dos atuais aposentados desse sistema. 16. Nesse ponto os dois autores comeam a se distanciar. Para Feldstein, a criao de um sistema dual necessria devido ao endividamento pblico causado por uma transio imediata; essa s recomendvel em situao de falncia iminente do sistema de seguridade. Alm do mais, a recomendao de um sistema dual transitrio se deve a necessidades polticas. Mas, para Feldstein trata-se de uma transio cujo objetivo final a criao de um sistema totalmente capitalizado. Tal sistema, formado por contas de poupana individuais obrigatrias passveis de serem investidas em ativos financeiros, dever ser totalmente privado, uma vez que da natureza dos polticos fazerem mal uso dos
mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002., disponvel em www.internatif.org/EspMarx/, pp.10-11 15 Segundo Aglietta, M. (1998): The institutonal investors can surely be identified as the most important mediators in the new growth rgime, p.79. Entretanto, (...) it is necessary to identify the social mediation mechanisms wich, in combination, will form the required mode of regultion. These mechanism must be such that they work togheter to guide that accumulation of capital in the directon of a redistribution of income that will restabilish solidarity, p.79. Aglietta, M. Towards a New Rgime of Growth, New Left Review, n232, Londres, novembro-dezembro de 1998, p.80

Aglietta, M. Des mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002., disponvel em www.internatif.org/EspMarx/, p.12 e Feldstein, M. Transition to a Fully Funded Pension System: Five Economic Issues , NBER working Paper, n 6149, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Agosto de 1997, pp.8-10. Um exemplo dessa transio a instituio do Canada Pension Plane (CPP) em 1996; informaes sobre a reforma candense se encontram em Backer, M. The restructuring of the canadian welfere state: ideology and policy, SPRC Discussion Paper, n77, University of New South Wales, Sydney, junho de 1997.

16

recursos, desviando a poupana gerada pelo sistema para grupos favorecidos e impedindo a aplicao da poupana em determinados tipos de investimento17. Para Aglietta o sistema de repartio deve permanecer ao lado do sistema de capitalizao. A criao de um sistema dual tambm tem uma justificativa poltica: trata-se, por um lado, de viabilizar o sistema de capitalizao nos pases em que o sistema de repartio goza de grande apoio social. Por outro lado, trata-se de permitir que a transio demogrfica se realize sem que haja fortes conflitos polticos decorrentes do aumento de contribuio necessrio para manter o sistema de repartio puro18. Aglietta diverge de Feldstein tambm quanto forma de gesto dos fundos. Para Aglietta toda a poupana salarial deveria ser direcionada para os fundos de penso em lugar dos fundos de investimento mtuo, cuja exigncia de liquidez para os participantes leva busca de altos rendimentos a curto prazo. O fundo de penso pblico, adicional ao sistema de repartio, deveria ser gerido por um organismo financeiro pblico, porm independente do Estado. J os fundos de penso de empresas deveriam ser geridos pelos sindicatos e no por instituies financeiras independentes19. Para Aglietta tratar-se-ia de uma mudana fundamental. Na medida em que os fundos de penso buscam o rendimento de longo prazo suas aplicaes estariam voltadas principalmente para as aes20. Se no lugar de um contrato dos aplicadores com os fundos de penso esses fossem geridos coletivamente pelos trabalhadores das empresas, representados pelos sindicatos, os trabalhadores passariam a ter direito de propriedade sobre as empresas. Ter-se-ia ento a criao de um novo estatuto para os trabalhadores, o
Os motivos polticos para a manuteno de um sistema dual transitrio so indicados por Feldstein (1997) em relao aos EUA: In the United States, however, Social Security pensions are a very popular programe., p.9. A defesa do sistema privado de penses se encontra em Feldstein, M. Transition to a Fully Funded Pension System: Five Economic Issues , NBER working Paper, n 6149, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Agosto de 1997, p.7. 18 Segundo Aglietta, M.(2002) Dan des pays o les mentalits ont largement et systmatiquement marqu leur prference pour la rpartition ladjonction de droits capitaliss peut se justifier dans la phase de transition dmographique, en profitant de la dcennie venir pendant laquelle la proportion de personnes actives dge mr saccrot. p.12 Aglietta, M. Des mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?, Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002., disponvel em www.internatif.org/EspMarx. 19 Aglietta, M. Des mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002., disponvel em www.internatif.org/EspMarx, pp.13-14 20 Segundo Aglietta, M. (1998):Pension funds have developed into a portfolio structure in which shares predominate, because their long-term yeld is superior to that other financial assets. p.80. Aglietta, M. Towards a New Rgime of Growth, New Left Review, n232, Londres, novembro-dezembro de 1998, p.80
17

de assalariados acionistas, realizando assim a impensvel utopia de transformar os assalariados em proprietrios do capital.21 Estaramos, assim, nas vsperas daquilo que poderamos chamar de um comunismo dos acionistas? Para responder essa questo devemos explicitar mais claramente a base terica do argumento de Aglietta. parte as diferenas quanto gesto dos fundos de penso, Aglietta e Feldstein compartilham o fundamento comum de que a poupana individual de hoje representa o consumo futuro e, portanto, o investimento presente. Poupar consiste nesse sentido em abster-se do consumo presente e, portanto, acumular capital aqui identificado com meios de produo ou com a propriedade sobre os mesmos - que garantem a produo e o consumo maiores no futuro. Assim, a absteno do consumo presente identifica-se com o investimento atual, aumentando a capacidade produtiva e garantindo o consumo futuro. A diferena entre os autores analisados est na maior confiana de que os mercados financeiros, que realizam a intermediao entre a poupana e o investimento, sejam capazes de direcionar a poupana presente para investimentos mais produtivos garantindo maior renda e consumo no futuro como parece ser o caso de Feldstein ou a desconfiana na capacidade desses mercados se auto-regularem, impondo a necessidade de um maior controle social que direcione o investimento como o caso de Aglietta. O ponto fundamental que a teoria bsica do consumo, poupana e investimento em que se apia a justificativa terica para o regime de capitalizao se mantm no ponto de vista da circulao simples de mercadorias. Trata-se de trocas individuais que tem como objetivo o consumo, o valor-de-uso das mercadorias. A limitao da base terica dos autores analisados nessa seo traz uma srie de conseqncias. Seno vejamos. Primeiramente, na circulao simples a nica forma de acumulao de riqueza o entesouramento. Vender uma mercadoria sem adquirir novas mercadorias para consumo, abster-se do consumo, a forma de acumular riqueza para um indivduo. A poupana

21

Assim, Aglietta (2002) acredita ter superado Marx naquilo que esse autor tinha como impossvel: Cest effectivement un paradoxe, mais Marx se demandait dj comment sortir de cette difficult tout en rejetant comme irralisable la solution formelle qui lui apparaissait, savoir que les salaris deviennent propritaires du capital.p.17. Aglietta, M. Des mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002, disponvel em www.internatif.org/EspMarx

assim identificada com a acumulao de riqueza para o indivduo e garantia de seu consumo futuro. O capitalismo efetivo, no entanto, no se constitui em uma sociedade de produtores individuais de mercadorias na qual todos so proprietrios dos meios de produo. Deve-se considerar mais detalhadamente a venda da fora de trabalho. Do ponto de vista do trabalhador individual trata-se da circulao simples de mercadorias: venda da mercadoria fora de trabalho, obteno de dinheiro, compra de meios de subsistncia. O trabalhador individual pode poupar, abstendo-se do consumo e acumulando dinheiro. Segundo Marx, (...), o trabalhador s poderia fazer do valor de troca seu prprio produto da mesma maneira que a riqueza em geral pode aparecer como produto exclusivo da circulao simples, onde so trocados equivalentes, a saber, sacrificando a satisfao substancial em favor da forma da riqueza, logo, retirando menos da circulao, pela abstinncia, poupana, corte de seu consumo, do que os bens que lhe d. Esta a nica forma possvel de se enriquecer que posta pela prpria circulao 22. Como na tica da circulao simples trocam-se equivalentes, inclusive na venda da fora de trabalho, a propriedade identifica-se com o trabalho. Mas tal identificao, quando se trata da venda da fora de trabalho no contexto da reproduo do capital mera aparncia: A relao de troca entre capitalista e trabalhador no passa de uma simples aparncia que faz parte do processo de circulao, mera forma, alheia ao verdadeiro contedo e que apenas o mistifica. A forma a contnua compra e venda da fora de trabalho. O contedo o capitalista trocar sempre por quantidade maior de trabalho vivo uma parte do trabalho alheio j materializado, do qual se apropria

(...) the worker could make exchange value into his own product only in the same way in which wealth in general can appear solely as product of simple circulation in which equivalents are exchanged, namely by sacrificing substantial satisfaction to obtain the form of wealth, i.e. through self-denial, saving, cutting corners in his consumption so as to withdraw less from circulation than he puts goods into it. Marx, K. Grundrisse, Foundations of the Critique of Political Economy, Londres, Penguin, 1973, p.284. Der Arbeiter knnte (...) den Tauschwert nur zu seinen eignen Produkt m, wie der Reichtum berhaupt allein als Produkt der einfachen Zirkulation, worin quivalente ausgetauscht werden, erscheinen kann, nmlich indem er die substantielle Befriedigung opfert der Form des Reichtums, also durch Entsagen, Sparen, Abknappen an seiner Konsumption weniger der Zirkulation entzieht , als er ihr Gter gibt. Marx, Karl, Grundrisse der Kritik der politischen Oekonomie, Dietz, Berlim, 1974, p. 195

22

ininterruptamente, sem dar a contrapartida de um equivalente. Marx, K. (1987), p.679 23 Est dada assim, a base para a aparncia que identifica poupana individual com riqueza acumulada e os assalariados poupadores com os proprietrios do capital. Mantendose no ponto de vista da circulao simples, portanto no nvel da aparncia, a acumulao de riqueza s possvel pela abstinncia individual. Por meio da aplicao da poupana individual de alguns dos assalariados em fundos de penso por capitalizao, os trabalhadores abstm-se do consumo presente. Se para Feldstein, a iluso de que a poupana individual de hoje representa consumo futuro, para Aglietta acrescenta-se a iluso de que os trabalhadores estariam acumulando riqueza e, portanto, se tornariam capitalistas! O trabalho converter-se-ia em seu contrrio, no-trabalho, ou seja, em capital!24 Essa aparncia profundamente reforada por dois aspectos. O primeiro deles que, diferente da previdncia por repartio, os fundos de penso so constitudos por contas individuais e no por um fundo coletivo. O segundo aspecto consiste na possibilidade de fundos de penso geridos por sindicatos, em que a poupana recolhida por meio das contribuies aplicada em aes. Nesse ltimo caso, a forma jurdica dos fundos de penso refora a identidade aparente entre a acumulao individual de riqueza pelos trabalhadores e a propriedade do capital; trata-se, entretanto, de mera forma. Para superar a mera aparncia e observar como efetivamente o sistema de capitalizao funciona preciso adotar o ponto de vista da acumulao do capital, isto , da reproduo do conjunto da classe trabalhadora na sua relao com a classe capitalista. O REGIME DE CAPITALIZAO NO CONTEXTO DA REPRODUO. Seja qual for a forma social do processo de produo, considerado em sua permanente conexo e no constante fluxo de sua renovao, o mesmo sempre processo de reproduo e, enquanto tal, precisa produzir continuamente tanto os meios de produo meios de trabalho, matrias primas e matrias auxiliares quanto os meios de subsistncia

23 24

Marx, K. O Capital, Difel, So Paulo, 1987. Da a aluso nesse artigo a um comunismo dos acionistas, termo no utilizado por Aglietta. Trata-se apenas de uma aluso de carter inicial, cujo aprofundamento requer uma posterior investigao acerca dos fundamentos proudhonianos do pensamento de Aglietta.

ou o fundo de subsistncia. Valores de uso, cujas formas naturais, em boa parte, os predestinam seja ao consumo produtivo, seja ao consumo final. Sob o modo de produo capitalista, a reproduo aparece apenas como um meio de reproduzir o valor do capital adiantado como capital, como valor que se valoriza. O capital adiantado em meios de produo assume a forma de capital constante enquanto o capital adiantado em fora de trabalho assume a forma de capital varivel. Determinada soma de dinheiro que o trabalhador entendido enquanto persona do trabalho recebe do capitalista entendido enquanto persona do capital em troca da cesso do valor de uso da fora de trabalho do primeiro. Valor de uso que consiste na capacidade de produzir um valor maior do que o valor dessa fora de trabalho, na capacidade, portanto, de produzir no apenas o equivalente ao valor da mesma como tambm um valor adicional, ou seja, a maisvalia..25 Mas, o trabalhador enquanto persona do trabalho entendido aqui enquanto sujeito pressuposto, perene, contraposto ao capital, - na persona do capitalista - no ainda enquanto individuo mortal da espcie trabalhadora. To logo nos ocupemos com a sua substituio para o tear and wear 26ou seja, com o seu desgaste e com a necessidade da decorrente da sua substituio por outros indivduos mortais, estaremos examinado a reproduo da classe trabalhadora, composta sempre de indivduos mortais, cuja fora de trabalho passa primeiro por um perodo em que ainda no est capacitada a trabalhar incluindo-se a a formao profissional de cada uma dessas foras de trabalho futuras -, depois por um perodo durante o qual o trabalhador entendido aqui como indivduo mortal da espcie ou da classe trabalhadora est na vida ativa e, finalmente, um perodo em que sua fora de trabalho j est desgastada e em que j no tem, portanto, condio de vende-la.27 No custa enfatizar que, enquanto componentes da classe trabalhadora enquanto singularidades os indivduos mortais seja da espcie trabalhadora, seja da capitalista esto

Marx, K. O Capital, Difel, So Paulo, 1987, captulos IV, XXI, XXII . Marx, K., Grundrisse der Kritik der politischen Oekonomie, Dietz, Berlim, 1974, p. 230 27 O mesmo vale tambm para aqueles que fazem parte do exrcito industrial de reserva, os quais por um perodo maior ou menor ou at mesmo nunca no encontram comprador para sua forca de trabalho. Aqui no nos ocupamos dos mesmos na medida em que nos restringimos apenas previdncia, no a outros pilares da seguridade social.
26

25

inseridos em uma relao social a relao salarial. A unidade da anlise estando dada, portanto, pela relao social e no pelo indivduo. Desse ponto de vista, tanto os trabalhadores que ainda esto inativos quanto os que j o so tem seu sustento garantido pelos trabalhadores ativos. Por aquela parte da classe trabalhadora que produz e reproduz tanto os meios de produo quanto o fundo de subsistncia e isso que nos interessa aqui. O mesmo valendo para os capitalistas, entendidos enquanto indivduos mortais e que, portanto, tambm precisam reproduzir-se, e o fazem com aquela parte da mais-valia destinada ao consumo final, ou seja, a revenue. Logo, o capital adiantado em fora de trabalho ou capital varivel tem de ser suficiente para que a classe trabalhadora possa reproduzir-se levando-se sempre em considerao o aspecto histrico, moral na determinao do valor da fora de trabalho. A soma total dos salrios precisa, portanto, ser suficiente para a manuteno de todos os componentes da classe trabalhadora. Historicamente essa manuteno assegurada pela grande famlia, por instituies de caridade ou por associaes mutualistas acabou institucionalizando-se como sistema de seguridade social no contexto do processo de industrializao e de urbanizao e nos quadros da luta entre a classe trabalhadora e a classe capitalista tendo como marco inicial a instituio da Seguridade Social, sob Bismarck, no Imprio Alemo a partir da dcada de 1880, originando o modelo de repartio bismarckiano, no qual os benefcios so calculados de acordo com a contribuio, distinto de modelo beveridgeano, universalista, institudo na Inglaterra a partir de 1942.28 Os diversos Sistemas de Seguridade Social nacionais esto, portanto, no contexto da transformao da relao salarial e da institucionalizao da mesma principalmente durante o perodo fordista entre o Ps-Segunda Guerra Mundial e o final dos anos 1970 sendo considerados um dos pilares do modo de regulao monopolista, correspondente a esse modelo de desenvolvimento.29

28

Boyer, Robert, The French Welfare, An institutional and historical analysis in the European perspective, Couverture Orange, 07, Paris, 2.000, CEPREMAP, CNRS, E.H.E.S.S., disponvel no site: http://www.cepremap.cnrs.fr. 29 Sobre a relao salarial,veja: Lipietz, Alain, Reflexes sobre uma fbula. Por um estatuto marxista dos conceitos de regulao e acumulao, Pesquisa e Planejamento Econmico, volume 16, Rio de Janeiro, dezembro de 1986, no 3.

No modelo de repartio seja bismarckiano, seja beveridgeano os trabalhadores na ativa, assim como os empregadores contribuem para fundos de aposentadoria e invalidez, sade, desemprego, entre outros o que lhes assegura o direito ao benefcio se e quando o necessitarem e, de acordo com a regulamentao jurdica prevista pela legislao de seguridade social de cada pas. As contribuies para os fundos de Seguridade Social, no modelo de repartio correspondem, portanto, a uma parte do salrio indireto no disponvel imediatamente para o trabalhador, que dispe apenas sobre o salrio direto. Assim, as contribuies do conjunto dos contribuintes atualmente ativos sustentam os benefcios dos inativos. J no regime de capitalizao, cada contribuinte tem uma conta individual, o que suscita a iluso da poupana individual, da abstinncia presente em prol do consumo futuro (Feldstein) ou de trabalhadores/acionistas (Aglietta) Efetivamente, porm, tanto num caso como no outro a contribuio corresponde a uma parte da soma total dos salrios dos trabalhadores atualmente ativos, recebida como benefcio pelos inativos, os quais dessa maneira tm assegurada sua manuteno ou sua participao no fundo de subsistncia, dele retirando pro rata - e de acordo com o montante do benefcio individual - as mercadorias e os servios de que cada um necessita. Dito de outra forma: se considerarmos que o capital varivel adiantado pelos capitalistas e recebido pela classe trabalhadora sob a forma de soma total dos salrios representa-se para cada trabalhador como FT S M, em que a fora de trabalho (FT) trocada por dinheiro, ou seja salrio (S), o qual por sua vez transformado nas mercadorias (M) necessrias reproduo da fora de trabalho deste trabalhador, este se move, portanto, exclusivamente na circulao simples. Se considerarmos que uma parcela do salrio recebido por este trabalhador no lhe paga imediatamente sob a forma de salrio direto, ou de dinheiro (D) assumindo a forma de salrio indireto ou de contribuio podemos desagregar S (salrio) em SD (salrio direto) e em SI (salrio indireto). SI pode, portanto, ser considerado, por um lado como poupana deste trabalhador, a qual, juntamente com a poupana dos restantes trabalhadores na ativa, lhe d direito ao benefcio, de acordo com as regras estabelecidas pela legislao de seguridade social em vigor, ao mesmo tempo em que sustentam os trabalhadores atualmente inativos. No modelo por repartio de renda, caso a soma total das contribuies de um dado perodo ultrapasse a soma dos benefcios pagos, o

supervit vai para um fundo de reserva. Caso contrrio o Estado garante o direito dos trabalhadores inativos, financiando o dficit. J no regime de capitalizao, o salrio indireto passa a ser crdito concedido classe capitalista (C), o trabalhador adquire, no decorrer da sua vida ativa, cotas de um fundo de penso, detendo, portanto, uma conta individual, a qual uma vez alcanados os requisitos para a aquisio do beneficio ser despoupada, transformando-se em benefcios. Tanto num modelo como no outro o dinheiro - a contribuio - de cada trabalhador tem a funo de meio de pagamento. O trabalhador cede D (SI ou C) pelo direito a um benefcio futuro. Nesse sentido podemos estabelecer uma analogia com o capital portador de juros (D D) cedido pelo prestamista proprietrio da quantia de D que j tem a determinao de capital ao muturio, o capitalista produtivo em troca da promessa jurdica de que esta quantia retornar acrescida de juros, como D + d ou como D.30 No caso do trabalhador, porm, esta quantia de dinheiro mero meio de pagamento, origina-se do salrio, no contendo, portanto, a determinao de capital para o trabalhador mas enquanto capital varivel contendo-a para o capitalista - e, nesse sentido lhe assegura apenas o direito a uma renda futura. SI ou C, enquanto parcela de S continua, portanto, para o trabalhador, movendo-se exclusivamente na circulao simples. Num caso fundo de repartio o trabalhador concede crdito sociedade, representada pelo Estado, no outro, no fundo de capitalizao, o crdito concedido classe capitalista. Mas o que acontece com os fundos? O fundo de repartio, como j vimos, na melhor das hipteses apresenta supervits, que so transformados em fundos de reserva do Fundo de Seguridade Social em questo, servindo, portanto para cobrir eventuais dficits at que estes, caso se tornem recorrentes e, uma vez esgotado o fundo de reserva, tenham que ser cobertos pelo oramento pblico. J os fundos de penso no regime de capitalizao, adquirem ativos ttulos da dvida pblica, obrigaes, aes ou caso sejam fundos de penso por empresa podem ser aplicados na prpria empresa. Aqui estamos, pois, diante de uma quantia de dinheiro, cuja determinao a de capital ou seja, D D M ....P......M D D. Ou seja, entram na circulao do capital financeiro.
30

Marx, K., O Capital, livro III, volume 5, Difel, Rio de Janeiro, captulo 21.

Dessa maneira o dinheiro que vai para o fundo de penso retorna classe trabalhadora, no seu segmento inativo como pagamento de salrio diferido, liquidao do crdito cedido por ela classe capitalista. Assim, esta quantia de dinheiro retorna circulao simples, ou seja, C D M (credito que liquidado em dinheiro, renda do inativo que se transforma em mercadoria). Com o beneficio os inativos, tanto sob o modelo de repartio quanto sob o regime de capitalizao, compram, portanto, mercadorias produzidas pelo capital, o dinheiro retornando, assim classe capitalista, na circulao do capital, ou seja, D M ... P... M D. J para os trabalhadores inativos a circulao passa agora a ser D M, na medida em que a contrapartida a venda da fora de trabalho j se deu. Os trabalhadores inativos adquiriram, assim, o seu direito participao no fundo de subsistncia, produzido pelos trabalhadores atualmente ativos. Logo, podemos concluir que se a reproduo dos trabalhadores inativos j no depende da venda da sua fora de trabalho e, portanto, da sua contribuio ao fundo de subsistncia atual, ela continua dependendo da contribuio da classe trabalhadora, ou seja, dos trabalhadores atualmente ativos, tanto sob o modelo de repartio quanto sob o fundo de capitalizao. CONCLUSO A anlise do regime de capitalizao, do ponto de vista da reproduo, nos permite concluir que tanto a proposio de Feldstein quanto a de Aglietta nada mais so do que iluses oriundas da circulao simples. Assim, para Feldstein a poupana individual pode garantir a aposentadoria futura, a poupana sendo acumulada no decorrer da vida ativo, se abstrairmos do fundo de subsistncia isso corresponderia a que o trabalhador na ativa acumulasse todos as mercadorias de que necessitar uma vez aposentado latas de cerveja, goiabada, vinhos importados, alfaces, entre outros algo um tanto ou quanto absurdo se pensarmos em mercadorias, mais absurdo, ainda, se pensarmos nos servios consumidos pelos aposentados.

Como vimos, o consumo dos trabalhadores inativos retirado do fundo de subsistncia, produzido pelos atuais trabalhadores ativos, independente do regime de aposentadoria em vigor. No tocante iluso de Aglietta sobre a possibilidade de existncia de trabalhadores proprietrios do capital, a iluso se funda na indistino entre circulao simples e circulao do capital, nomeadamente a circulao do capital financeiro. Ainda que todos os fundos fossem geridos pelos sindicatos, apenas os gestores enquanto personas do capital seriam capitalistas. Os demais trabalhadores como vimos continuam se movendo, seja na vida ativa, seja enquanto aposentados, na circulao simples. BIBLIOGRAFIA AGLIETTA, M.; Towards a New Rgime of Growth, New Left Review, n232, Londres, novembro-dezembro de 1998. AGLIETTA, M.; Macroconomie Financire, vol1. Finance, croissance et cycles. Paris La Dcouverte, , 2001. AGLIETTA, M.; Des mutations du capitalisme: une sciet salariale schizophrne?Le Cahiers despaces Marx, Paris, entrevista concedida em 16 de maio de 2002., disponvel em www.internatif.org/EspMarx/ BACKER, M. The restructuring of the canadian welfere state: ideology and policy, SPRC Discussion Paper, n77, Sydney, University of New South Wales, junho de 1997. BOYER, Robert, The French Welfare, An institutional and historical analysis in the European perspective, Couverture Orange, 07, Paris, 2.000, CEPREMAP, CNRS, E.H.E.S.S., disponvel no site: http://www.cepremap.cnrs.fr. FELDSTEIN, M.; The Effect of Social Security on Saving, NBER working Paper, n 334, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Abril, 1979. FELDSTEIN, M.; Social Security and Saving: new time series evidence, NBER working Paper, n 5054, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Maro, 1995. FELDSTEIN, M.; Transition to a Fully Funded Pension System: Five Economic Issues , NBER working Paper, n 6149, National Bureau of Research, Cambridge, MA, Agosto de 1997.

FELDSTEIN, M & LIEBMAN, J. B.; Social Security, NBER working Paper, n 8451 National Bureau of Research, Cambridge, MA, setembro 2001. LIPIETZ, Alain, Reflexes sobre uma fbula. Por um estatuto marxista dos conceitos de regulao e acumulao, Pesquisa e Planejamento Econmico, volume 16, Rio de Janeiro, dezembro de 1986, no 3. MARX, K. Grundrisse, Foundations of the Critique of Political Economy, Londres, Penguin, 1973, p.284. MARX, KARL, Grundrisse der Kritik der politischen Oekonomie, Dietz, Berlim, 1974. MARX, K. O Capital. Crtica da Economia Poltica, vol.I, So Paulo, Difel, , 1987. MODIGLIANI, F.; Life Cycle, Individual Thrift and the Wealth of Nations, conferncia proferida na entrega do prmio Nobel, 1985. Disponvel no site
www.nobel.se/economics/laureates/1985/modigliani-lecture.html

PRZEWORSKY, A.; Estado e Economia no Capitalismo. Rio de Janeiro, Relume-Dumar, 1995 VIANNA, M.L.T.W.; A americanizao (perversa) da seguridade social no Brasil. Estratgias de bem-estar e polticas pblicas. Rio de Janeiro, Revan, 1998.

You might also like