You are on page 1of 11

500

Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

ANO 2011

Demo da apostila digital da LDB

Para adquirir apostila digital de 500 Questes Fundamentadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Lei 9.394/96 (LDB) acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br

OBS.: ESSA APOSTILA DIGITAL SER ATUALIZADA AT A DATA DO ENVIO.

SUMRIO
Apresentao...................................................................................3 Questes..........................................................................................4 Respostas....................................................................................180 Bibliografia...................................................................................245

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

APRESENTAO
O e-book de questes fundamentas sobre a Lei 9.394/1996 - Lei que estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional objetiva atingir os candidatos a concursos pblicos, meta visada por grande parte da populao brasileira. Isto por que esses empregos oferecem excelentes salrios e estabilidade financeira a quem os busca , promovendo, assim, a sua realizao pessoal. Aqui sero encontradas 500 questes com as respectivas respostas fundamentas com base nos artigos da j citada lei. Esse e-book teve uma elaborao voltada para os princpios didticos a fim de proporcionar ao estudante dessa disciplina bastantes conhecimentos , facilitando, dessa forma, a sua aprovao em concurso. Acreditando que esse e-book far diferena em sua busca pela aspirada aprovao, subscrevo-me desejando-lhe sucesso!

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

QUESTES

1. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios, exceto: a) Respeito liberdade e apreo tolerncia. b) Coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino. c) Garantia de padro de qualidade. d) Valorizao da experincia extra-escolar. e) Vinculao entre a educao escolar, o trabalho voluntrio e a renda familiar, visando direcionar e condicionar a populao ativa s necessidades sociais.

2. Marque V, se a assertiva for verdadeira, ou F, se a assertiva for falsa. A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. ( ( ) FALSA. ) VERDADEIRA.

3. A respeito dos recursos financeiros, o repasse dos valores do caixa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios ocorrer imediatamente ao rgo responsvel pela educao, observados os seguintes prazos: I. Recursos arrecadados do primeiro ao dcimo dia de cada ms, at o vigsimo dia; II. III. Recursos arrecadados do dcimo primeiro ao vigsimo dia de cada ms, at o trigsimo dia; Recursos arrecadados do vigsimo primeiro dia ao final de cada ms, at o dcimo dia do ms subseqente;

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

IV.

O atraso da liberao no sujeitar os recursos correo monetria e responsabilizao civil e criminal das autoridades competentes. I e II esto corretos. II e III esto corretos. I, II e III esto corretos. II, III e IV esto corretos. I, II, III e IV esto corretos.

a) b) c) d) e)

4. O dever do Estado com a educao escolar pblica ser efetivado mediante determinadas garantias, com exceo de: a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. b) Atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas a partir de 02 a seis anos de idade c) Acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um. d) Oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando. e) Oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola.

5.

Complete a lacuna: Qualquer cidado habilitado com a titulao prpria poder exigir a abertura de concurso pblico de provas e ttulos para cargo de docente de instituio pblica de ensino que estiver sendo ocupado por professor no concursado, por mais de .................. anos, ressalvados os direitos assegurados por lei. ( ) trs ( ) quatro ( ) seis

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

6. Analise a veracidade das afirmativas seguintes. I. competncia dos municpios elaborar o Plano Nacional de Educao, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Estabelecimentos de ensino. II. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, os respectivos sistemas de ensino. Caber Unio a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao s demais instncias educacionais.

III.

Est (ao) correta (s): a) b) c) d) e) I, II e III II e III I, apenas III, apenas II, apenas

7.

Marque V, se a assertiva for verdadeira, ou F, se a assertiva for falsa. O ensino mdio, etapa final da educao bsica, com durao mnima de quatro anos, ter como finalidades a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos. ( ( ) FALSA. ) VERDADEIRA.

8.

A educao superior est expressa nos arts. 43 a 57 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394/1996) e tem por finalidade formar profissionais nas diferentes reas do saber, promovendo a divulgao de conhecimentos culturais, cientficos e tcnicos e comunicando-os por meio do ensino. Nesse sentido, a Educao Superior abrange os seguintes cursos e programas: a) Cursos seqenciais, por campo de saber, de diferentes nveis de abrangncia, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituies de ensino;
500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

b) Cursos de graduao, abertos a candidatos que tenham concludo o ensino mdio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; c) Cursos de ps-graduao, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especializao, aperfeioamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduao e que atendam s exigncias das instituies de ensino; d) Cursos de extenso, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituies de ensino; e) As alternativas a, b, c e d se complementam, portanto, so todas corretas.

9.

Ivani, em seus estudos sobre concepo e prticas pedaggicas, afirma: "O pensar e o agir interdisciplinar se apiam no princpio de que nenhuma fonte do conhecimento , em si mesma, completa e de que, pelo dilogo com outras formas de conhecimentos, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreenso da realidade e sua representao". Portanto, podemos basicamente entender o sentido de interdisciplinaridade como: a) Trabalho cooperativo e em equipe com justaposio de contedos; b) Trabalho isolado de cada professor em sua rea de conhecimento; c) Adoo de um nico mtodo de trabalho por vrias disciplinas; d) Princpio que estabelece o sentido de unidade na diversidade, mediante uma viso de conjunto, que permita ao homem fazer sentido dos conhecimentos e informaes dissociados e at mesmo antagnicos que vem recebendo, de tal modo que possa reencontrar a identidade do saber na multiplicidade de conhecimento; e) As alternativas a e b esto corretas.

10. Complete a lacuna: .................................. despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino despesas destinadas pessoal docente e demais trabalhadores da educao, quando em desvio de funo ou em atividade alheia manuteno e desenvolvimento do ensino. ( ) constituiro ( ) no constituiro

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

RESPOSTAS 1. Resposta: E
Fundamento: Art. 3, IV da Lei 9.394/96 - LDB Art. 3, V da Lei 9.394/96 - LDB Art. 3, IX da Lei 9.394/96 - LDB Art. 3, X da Lei 9.394/96 - LDB Art. 3, XI da Lei 9.394/96 - LDB

2. Resposta: V
Fundamento: Art. 1, caput da Lei 9.394/96 - LDB

3. Resposta: C
Fundamento Art. 69, 5, I, II, III e 6 da LDB

4. Resposta: B
Fundamento: Art. 4, III da Lei 9.394/96 - LDB Art. 4, IV da Lei 9.394/96 - LDB Art. 4, V da Lei 9.394/96 - LDB Art. 4, VI da Lei 9.394/96 - LDB Art. 4, VII da Lei 9.394/96 - LDB

5.
Resposta: seis Fundamento: Art. 85 da Lei 9.394/96 - LDB

6. Resposta: B
Fundamento: Art. 9, I da Lei 9.394/96 - LDB
500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

Art. 8, caput da Lei 9.394/96 - LDB Art. 8, 1 da Lei 9.394/96 - LDB

7.
Resposta: F Fundamento: Art. 35, caput , I da Lei 9.394/96 - LDB

8. Resposta: E
Fundamento Arts. 47 ao 57 da LDB LIBNEO, Jos Carlos, OLIVEIRA, Joo Ferreira & TOSCHI, Mirza Seabra.Educao Escolar: Polticas, estrutura e organizao. 7 Ed.So Paulo: Cortez, p. 259. 2009..

9. Resposta: D
Fundamento A interdisciplinaridade relaciona-se ao princpio de que todo conhecimento mantm dilogo permanente com outros conhecimentos. LIBNEO, Jos Carlos, OLIVEIRA, Joo Ferreira & TOSCHI, Mirza Seabra.Educao Escolar: Polticas, estrutura e organizao. 7 Ed.So Paulo: Cortez, p. 258. 2009..

10.
Resposta: no constituiro Fundamento: Art. 71, VI da Lei 9.394/96 - LDB

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. (atualizada) www.presidencia.gov.br/legislacao. LIBNEO, Jos Carlos, OLIVEIRA, Joo Ferreira & TOSCHI, Mirza Seabra.Educao Escolar: Polticas, estrutura e organizao. 7 Ed.So Paulo: Cortez, 2009.. BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 1988.(atualizada) www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, CNE/CEB. Resoluo n 1, de 31 de janeiro de 2006. BrasliaDF. www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, Resoluo CEB n 2, de 07 de abril de 1968. Braslia-DF. www.presidencia.gov.br/legislacao FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 39 Ed. So Paulo. Paz e Terra. 1996 BRASIL, Parecer CNE n 4 de 29 de janeiro de 1998. Braslia-DF. www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, Lei 11.494, de 28 de junho de 2007 FUNDEB- Braslia-DF. (atualizada) www.presidencia.gov.br/legislacao SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educao: Por uma outra poltica educacional. Campinas: Autores Associados, 1998. BRASIL, Lei 11.829, de 25 de novembro de 2008- altera o ECA. BrasliaDF. (atualizada) www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, Lei 8.069 de 13 de julho de 1990- ECA. Braslia-DF. www.presidencia.gov.br/legislacao

500 questes fundamentadas da LDB

500
Questes fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

BRASIL, Decreto n 6.303 de 12 de dezembro de 2007. Braslia-DF. www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, Decreto n 5.773, de 09 de maio de 2006. Braslia DF. www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL. MEC. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia-DF. 2001 BRASIL, Decreto n 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Braslia DF. www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o SINAES. BrasliaDF. www.presidencia.gov.br/legislacao BRASIL, Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova do Plano Nacional de Educao- PNE. Braslia-DF. www.presidencia.gov.br/legislacao

Demo da apostila digital


Para adquirir a apostila de 500 Questes Fundamentadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Lei 9.394/96 (LDB) acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br

OBS.: Na compra dessa apostila sero enviados, tambm, todas as Leis e Decretos que serviram de base para a fundamentao das questes.

OBS.: ESSA APOSTILA DIGITAL SER ATUALIZADA AT A DATA DO ENVIO.

500 questes fundamentadas da LDB

You might also like