You are on page 1of 4

OIDA, Yoshi e MARSHAL, Lorna, O ator invisivel. SP.

Editora: FICHAMENTO: O ATOR INVISIVEL

1_ O comeo Limpeza Antes de comear qualquer coisa importante limpar o espao de trabalho. Essa limpeza no feita de qualquer maneira, deve haver uma posio especifica do corpo. Enquanto fazemos essa limpeza, ou exerccio. No devemos nos aprear, distrair ou pensar nos problemas. Isso tudo extremamente difcil, mas necessrio para treinarmos a concentrao. Existe um conceito na filosofia budista, que se refere a um nvel particular de concentrao. Na vida cotidiana devemos quando fazemos alguma coisa, devemos botar a nossa ateno totalmente naquilo em que executamos. Normalmente nossos pensamentos escapam para todos os lador. Desenvolver essa concentrao nos ajuda a entrar no estado de samadbi. Uma vez neste estado comeamos a perceber algo alem de nossa existncia. O ator deve ser capaz de realizar qualquer atividade com 100% de si mesmo e de sua concentrao. Se considerarmos o ponto de vista, limpar no s simplesmente uma preparao para trabalhar. A palavra preparao tende sugerir que a etapa seguinte que importante. No esse o caso. A ao de limpara j til por si mesma. No Japo os atletas antes de lutarem, molham suas cabeas, no apenas para limpar, mas como um ritual de purificao. interessante notar que muitas culturas, pelo mundo inteiro ressaltam a importncia do ritual depurificao.

OS NOVE ORIFCIOS A preparao do corpo vai alem de torn-lo limpo; temos tambm de cuidar dele. Sobretudo dos noves orifcios: dois olhos, duas narinas duas orelhas, uma boca, um orificio para passagem de gua e outro para defecao.

OLHOS Como o publico esta sempre atendo aos olhos do ator devemos cuidar bem deles. Por exemplo, bom lavar os olhos com gua morna. Colocamos os olhos na

gua e piscamos diversas vezes, movimentamos para cima, para baixo, para esquerda, direita giramos para ambos os lados. Depois de lavarmos os olhos os massageamos levemente. OS olhos so usados para sugerir emoes, por exemplo, para expressar seduo, usamos um olhar de soslaio. O ator deve ser capaz de empregar os olhos totalmente quando interpreta. Sendo capazes de usar bem os olhos no ficamos confinados ao mundo fsico. Os olhos podem ver tanto as coisas concretas quando as invisveis. Existem dois lados: O visvel e o invisvel. Quando lidamos com o material, s podemos observar isso como sendo material. Por outro lado podemos tentar trabalhar o material como se houvesse uma outra dimenso ou significado, algo que esta antes ou depois da forma material.

NARIZ muito importante tomar uma quantidade suficiente de ar. Segundo a crena tradicional, ficar com o nariz entupido afeta a capacidade de perceber com clareza e de pensar com inteligncia. Algo que ajuda a manter limpas as narinas massagear as laterais do nariz. interessante observar que quando estamos cansados freqentemente de maneira instintiva, esfregamos as faces e, fazendo isso movimentamos nossas mos para cima e para baixo bem ao lado do nariz.

ORELHAS Tambm Devemos massagear as orelhas, a cartilagem e o lobo. No Japo acredita-se que quem tem um lobo grande, ter muita sade e dinheiro... Por tanto continuemos puxando.

BOCA Assim como escovamos os dentes. Devemos ter uma tenso especial para s gengivas, uma vez que gengivas saudveis mantm os dentes no lugar. Novamente a massagem til para estimul-las. Dentro da boca os seres Humanos tm trs tipos de dentes: Caninos Incisivos e molares. Os caninos so herana dos animais carnvoros. Os Incisivos dos Herbvoros. E

os molares tm a funo essencial de triturar gros. A proporo de cada tipo de dente na boca nos da uma noo do tipo de dieta para o qual o corpo esta adaptado. Um oitavo de nossos dentes so caninos. Ento um oitavos de carne o que deveramos comer.

NUS Em termos de limpeza no temos nada especifico para dizer sobre os orifcios de passagem de gua e para defecao. Entretanto a regio em volta do nus importante. No Japo todas as artes marciais e as tradies teatrais ressaltam vivamente a importncia de manter o nus contrado. importante deix-lo contrados nos momentos em que algum precisa dar um soco forte, ou usar muita potencia de voz. Isso da energia ao corpo e voz, proporcionando mais fora e mais foco na ao. Quando apertamos o nus levamos nossa ateno para essa parte do corpo. De certa forma essa rea um ponto de energia de partida para o corpo. Nas danas africanas a regio em torno do nus muito ativa. Os bailarinos movimentam a coluna a partir do osso sacro que est posicionado prximo ao nus, fazendo assim um movimento parecido com o de uma cobra. Uma vez que tratamos dos nossos nove orifcios podemos passar a outras partes importantes do nosso corpo.

OUTRAS PARTES DO CORPO

COLUNA VERTEBRAL Todo movimento da coluna envolve o sistema nervoso do corpo inteiro. A maioria dos nervos do corpo passa do crebro para os membros atravs da coluna. Se a coluna estiver ativa e cada vrtebra puder se mover ento os nervos poder funcionar melhor. Por isso importante trabalhar a coluna para que cada vrtebra se torne livre e independente e os nervos no fiquem bloqueados pelos msculos. Quando trabalhamos a coluna, podemos imaginar que somos uma imensa e sinuosa cobra. Ou ento podemos imaginar sentimos uma energia subir pela coluna medida em que nos movimentamos. P que quer que faamos devemos evitar que isso se torne mecnico. Trabalhemos com nossa imaginao.

O HARA

You might also like