You are on page 1of 2

Tiragem: 51975 Pas: Portugal Period.

: Semanal

Pg: 38 Cores: Cor rea: 25,14 x 30,85 cm Corte: 1 de 2

ID: 37759868

01-10-2011 | Fugas

mbito: Informao Geral

Teste
Se a vida fosse s isto, no podamos pedir mais nada. Mas isto pode enjoar. Literalmente, uma vez que estamos a conduzir numa estrada sinuosa. Este o territrio do Renault Twingo Gordini, um pequeno diabinho com 133cv de potncia e argumentos mecnicos a condizer. Basta apont-lo s curvas e l vai ele, como um pequeno predador, veloz e elegante, a cumprir as trajectrias. Salvo uma ou outra reaco mais sbita, a exigir ateno e habituao, isto puro gozo. Fosse, de facto, a vida apenas isto de nos divertirmos numa estrada secundria com muitas curvas e nenhum trnsito e estaria tudo bem. Porque este mini-desportivo que carrega o nome do lendrio preparador francs dos anos 60 e 70 do sculo passado , de facto, muito divertido. Mas tambm extremamente cansativo. Mesmo com a plataforma do Clio, adoptada na sua ltima gerao (e vem a uma renovao em breve), o Twingo um dos carros menos plausveis de se transformar num desportivo. Que a Renault o tenha feito ( juntamente com uma verso gmea do Clio) mostra imaginao e capacidade para enfrentar o risco. E que o tenha feito bem conrma a qualidade do trabalho da diviso Sport da marca francesa. Mas fazer bem uma coisa no signica que se alcancem milagres. Ou seja, para o Twingo se transformar numa fera foi preciso atirar os compromissos para trs das costas. E por isso que esta verso musculada do pequeno citadino se transforma numa m companhia assim que deixamos de fazer o que ele quer

Barmetro
Visual, comportamento, consumos, espao interior, direco, segurana activa Insonorizao, excessiva especializao do modelo, conforto, ameaa de rudos parasitas, remodelao do modelo prevista para breve

e passamos a fazer o que ns precisamos. Desconfortvel e ruidoso, parece at contrariado por ter de andar no dia-a-dia. Tambm ns, mas a vida... O Twingo Gordini , praticamente, uma tbua com rodas. A suspenso durssima e hipersensvel mnima irregularidade do piso, para mais quando os pneus so de baixssimo perl (o rudo de rolamento elevado) e o entusiasmo do motor nos leva, constantemente, a andar mais depressa do que queramos. Parece uma receita para o desastre, mas no .

Renault Twingo Gordini RS

Como (s) fazer uma coisa (muito) bem


a velha guerra entre generalistas e especialistas. Os primeiros sobrevivem melhor, os segundos simbolizam a perfeio. O Twingo Gordini , claramente, um especialista: o seu comportamento em curva notvel e h por a poucos carros mais divertidos. O pior o resto, constataram Lus Francisco (texto) e Rui Gaudncio (fotos)

Tiragem: 51975 Pas: Portugal Period.: Semanal

Pg: 39 Cores: Cor rea: 23,93 x 28,98 cm Corte: 2 de 2

ID: 37759868
Expliquemo-nos: as oscilaes do habitculo so apenas verticais. Podemos andar a bater com a cabea no tejadilho por tudo e por nada, mas nunca nos desviamos da trajectria. Isto particularmente notvel dado tratar-se de um carro bastante leve e com uma distncia entre eixos a condizer com as suas reduzidas dimenses. E se os traves podiam ser mais progressivos (entram muito rapidamente em aco, mas preciso um esforo extra para, efectivamente, deter o carro), a verdade que a proliferao de ajudas electrnicas garante um nvel de segurana muito assinalvel. Dispensvel era o histrico aviso sonoro sempre que o controlo de estabilidade entra em aco. E to fcil... Alis, j que falamos de rudo, a que no h nada a fazer. A insonorizao bastante m e no vale a pena tentar compensar com o aumento do nvel sonoro do rdio, porque este tambm deixa algo a desejar e rapidamente o som perde qualidade. Andar devagar tambm no opo, no s porque o motor dispara ao mnimo toque no acelerador at nos habituarmos, bastante comum darmos uns valentes saces nas mudanas mais baixas como o nvel de rudo no baixa assim tanto a baixa rotao. Reconhea-se que, de resto, a vida a bordo tem as suas alegrias. Os bancos so bons, o volante excelente (e a direco, conforme se pode perceber pelo atrs descrito, s merece elogios), o banco traseiro deslizante garante uma habitabilidade pouco comum neste tipo de carros (prejudicando a bagageira, claro, mas permite que se faa essa opo), h um verdadeiro pneu suplente l atrs e alguns dos materiais interiores so bastante bons (embora outros destoem). Por fora, as linhas so agressivas e elegantes, com pormenores racing e as duas listas a toda a extenso do carro vincam ainda mais o carcter desportivo desta verso. No h por a muitos rivais. E se pensarmos que um Mini Cooper 122cv custa pelo menos mais dois mil euros do que este Twingo atrevidote e bem equipado, no restam dvidas de que o carrinho da Renault poder ter o seu nicho de mercado entre a malta mais nova. Ficam, para j, prometidas emoes fortes. Depois, todos crescemos. E a comea a saber bem no andar todo o dia metido dentro de um shaker que, ainda por cima, ameaa com rudos parasitas.

01-10-2011 | Fugas

mbito: Informao Geral

Altos e baixos
O manmetro do conta-rotaes, azul e conspicuamente instalado sobre a coluna da direco, a primeira coisa que chama o olhar. Mas h mais pormenores interessantes no tablier, marcado por algum desequilbrio entre os materiais e uma sensao de fragilidade em alguns detalhes (como a pala sobre o painel do velocmetro...). A alavanca da caixa, forrada a metal e couro, agradvel, mas no tem a indicao das velocidades (e a marcha-atrs nem sempre est disponvel...). Outro pormenor chato: o travo de mo embirra com o encaixe do cinto de segurana do banco do pendura.

Fixe
Nada disto engana: a mensagem passa logo ao primeiro olhar. Isto no carro para andar a pastar. As risquinhas ao longo da carroaria, as entradas de ar frente, os pormenores desportivos, a sigla RS, o aileron traseiro... A mensagem bvia e eficaz: por onde passa, o Twingo Gordini cativa olhares e acelera coraes. E, ao contrrio de muitos que andam por a, isto no s fachada.

Ficha Tcnica
Mecnica Cilindrada: 1598cc Potncia: 133cv s 6750 rpm Binrio: 160 Nm s 4400 rpm Cilindros: 4 Vlvulas: 8 Alimentao: Injeco indirecta de gasolina Traco: Dianteira Caixa: Manual de cinco velocidades Suspenso: Tipo McPherson, com brao inferior em alumnio, frente; eixo flexvel de perfil deformvel, atrs Direco: Pinho e cremalheira com assistncia elctrica Dimetro de viragem: 10,4 m Traves: Discos ventilados frente, macios atrs Dimenses Comprimento: 360,7 cm Largura: 168,8 cm Altura: 146,0 cm Distncia entre eixos: 236,8 cm Peso: 1124 kg Pneus: 195/40 R17 Capac. depsito: 40 litros Capac. mala: 165 a 285 litros Prestaes Veloc. Mxima: 201 km/h Acelerao 0 a 100 km/h: 8,7s Consumo misto: 7,0 litros/100 km Emisses CO2: 155 g/km Preo: 21.500

Equipamento
Segurana ABS: Sim, com repartidor electrnico de travagem Airbags dianteiros: Sim Airbags laterais: Sim ( frente) Airbags cortina: No Controlo de traco: Sim Programa electrnico de estabilidade (ESP): Sim (desligvel) Vida A Bordo Vidros elctricos: Sim (2) Fecho central: Sim Comando distncia: Sim Direco assistida: Sim Retrovisores elctricos: Sim Ar condicionado: Sim (automtico) Abertura do depsito no interior: No Abertura da mala do interior: No Bancos traseiros rebatveis: Sim (e deslizantes) Jantes especiais: Sim Rdio: Sim (com CD e conexo para iPod e MP3) Comandos no volante: Sim Volante regulvel em altura: Sim Volante regulvel em profundidade: No Computador de bordo: Sim Alarme: No Estofos em pele: Sim Tecto de abrir: No Navegao por GPS: No Regulador de velocidade: Sim (com limitador) Controlo de presso de pneus: No Sensores de chuva: No Sensores de luminosidade: No Sensores de parqueamento: No Faris de xnon: No

Modularidade
No deve estar, sequer, na primeira metade da lista de prioridades de quem compra este carro, mas fica na mesma a certeza de que os bancos traseiros do Twingo permitem um bom leque de utilizaes. A possibilidade de deslizarem vrios centmetros sobre uma calha garante um espao bastante interessante para os passageiros, que beneficiam ainda de um bom acesso (embora seja irritante os bancos dianteiros no regressarem posio inicial quando se rebatem as costas). Para mais, so confortveis e tm apoios de cabea.

Cu e inferno
Notas breves, tanto h a dizer. Direco: de uma preciso extraordinria, tambm muito comunicativa. Suspenso: extremamente eficaz em curva, torturadora em andamentos normais. Pneus e jantes: os primeiros so rasteiros, as segundas sobressaem ateno aos passeios quando se estaciona! Em suma, o eixo dianteiro uma espcie de resumo do que vale este carro: podemos ir do cu ao inferno num instante.

Motores

You might also like