You are on page 1of 5

Fenomenologia :

uma abordagem usada pelo existencialismo.Pretende discutir o fenmeno humana isento de teoria, sem uma idia pr concebida. Observao e descrio: So dois passos importantes para a analise. Partindo sempre que cada pessoa nica. O prprio fenmeno vai dizer para o que ele veio, agente vai observar e descrever. Vc faz intervenes e descreve o que o paciente est trazendo, no h diagnostico, na fenomenologia h um abandono da teoria.

Temas que faz parte da existncia humana:


Espacializao: os espaos no so neutros eles tem significados, esses espaos eles podem ter valor positivo ou negativo. Os espaos no so definitivos eles acompanham as nossas experincias , esses espaos aparecem positivamente ou negativamente de acordo com a experincia. Temporalizao: ocorre , quando lidamos com o tempo de forma simblica, hoje o homem vive com uma grande dificuldade de viver o presente, ou estamos ligados ao passado ( recordaes) e a viver ( em forma de antecipaes). Trazemos do passado coisa e colocamos no presente a uma incorporao, mas nessa abordagem no existe o passado e nem futuro s o presente.Atribui ao tempo significado existencial, emocionais.

Conceitos:
SER NO MUNDO: e uma maneira prpria de lidar com as coisas prprio.O mundo a grosso modo a soma do espao mais o tempo. O mundo tem trs divises ou caractersticas: circundante. jeito

prprio, humano e

Circundante: marcado pelas caractersticas fsicas ( regio , localidade , etc) relao com o lugar. O mundo circundante consiste no relacionamento da pessoa
com o que costumamos denominar de ambiente

Humano: est relacionado com as pessoas que partilha a sua experincia ( famlia , pessoas em volta) a construo das relaes humanas. O prprio: a maneira sua de lidar com o seu interior, muito intimo , muito singular envolve as relaes que eu tenho comigo mesmo. O "mundo" prprio
consiste na relao que o indivduo estabelece consigo, ou, em outras palavras, no seu sersi-mesmo, na conscincia de si e no autoconhecimento.

O resultado dessas interelaes que vai formar o ser no mundo.

Quando as pessoas vivem modos :

podem escolher trs

Ansiedade: modo preocupado o tempo todo esto preocupados com alguma coisa a ansiedade um modo de existir . Est preocupao se apresenta com um medo uma situao a predominncia da preocupao da vida. Maneira preocupada de existir: Esta consiste em sentimento global de preocupao, que varia desde uma vaga sensao de intranqilidade, por termos que cuidar de algo, at uma profunda sensao de angstia, que chega a nos dominar por completo. Ela ocorre tanto em situaes concretamente presentes em nossa vida, como naquelas em que apenas nos lembramos de coisas j acontecidas, ou que temos receio de que venham a acontecer, podendo surgir, tambm, sem que percebamos as razes de seu aparecimento,. A maneira preocupada de existir encontra-se presente em nossa vida cotidiana, mais freqentemente de forma branda e imprecisa, intensificando-se em algumas ocasies, como, por exemplo, quando sofremos grandes contrariedades, enfrentamos momentos de perigo, ou precisamos assumir decises importantes. . Racional: funciona com algumas pessoas quando todas as coisas da vida busca uma explicao racional , tudo extremamente racional, s que a vida tem mistrios alguma coisa no tem explicao e a pessoa enfrenta um problema porque alguma coisa no tem explicao , ento acaba sendo um modo limitado que a situao no resolve com racionalidade. Sintonizao: tem se como modo ideal marcado pela capacidade que o individuo tem de encontrar-se consigo mesmo e quando se relaciona com o prximo . um modo equilibrado , livre de tenses consciente de voc mesmo modo que garante que vc esteja bem ligado ao momento em que est vivendo , livre de questes racionais , est sintonia completa no dura o tempo todo pq todos temos nossos problemas. A capacidade que todo mundo tem de fazer escolhas ele est condenado a tomar decises escolhas.

O que o ser existencialmente:

doente

ser

saudvel

Estamos falando de uma sade existencial , nos temos uma serie de movimentos , escolhas , atitudes, etc.....nos podemos contribuir significado + ou dependendo da situao que estamos.

Toda essa discusso vai tornar vc uma pessoa saudvel ou doente do ponto existencial. Individuo saudvel existencialmente aquele que tem duas conscincia desenvolvidas: conscincia das suas limitaes; vc tem que saber as suas potencialidades ter uma conscincia. A sade existencial est em uma manipulao das nossas limitaes e as potencialidades.

GESTALTERAPIA:
uma abordagem tida como humanista. A gestalterapia no se utiliza de alguma limitao que Rogers tinha , utiliza tcnicas , d diagnostico. Os primeiros so aceitos mas de forma absoluta . Princpios da fenomenologia alm para a gestalterapia . O gestalterapeuta trabalha com o humanismo e a fenomenologia ( obscura e descreve ) so alheio a teoria. O existencialismo que fornece subsidio para a fenomenologia na gestalt. Leis da percepo e conjunto terico da gestalterapia. A gestalterapia e a comportamental so as duas que trabalham com as leis . As leis da percepo so incontestveis dentro da abordagem. O que compe a gestalterapia: 1 humanismo 2 fenomenologia 3 existencialismo 4 Leis da percepo Leis da percepo : os alemes descobriram que possvel entender que existe uma organizao perceptiva e padronizada dentro dela a temos a : Ateno Seletiva: nos escolhemos alguma coisa para perceber e escolhemos deixarmos de lado outras . Voc s consegue perceber uma coisa por vez.

Figura fundo: quando fazemos as captaes das figuras uma a uma o nosso crebro vai fazer uma escolha dessas captaes no caso a mais importante e vai ocupar o maior espao de tempo de nossa ateno as outras captaes continuam existindo mais com pouca importncia. A gestalterapia formada por um conjunto de cincia que vem da filosofia e da psicologia. Alm disso , a gestalterapia rica em tcnica interventivas e de conscientizao , que so utilizadas no setting teraputico , seja no atendimento individual , seja no atendimento em grupo. H que tenda que a gestalterapia seja apenas um conjunto de tcnicas no se constituindo numa abordagem na acepo da palavra. No entanto , tendo em vista que a gestalterapia apresenta uma viso prpria do funcionamento da personalidade completamente distintas das outras abordagens acompanhada de intervenes de cunho teraputico a afirmao de ela um conjunto de tcnicas assume um carter humano. Como dito a gestalterapia formada por um conjunto de cincia que vem da filosofia e da psicologia. Dentre estas fontes podemos enumerar quatro. 1 humanismo possvel at mesmo utiliza - se dos princpios rogerianos do ACP de forma subsidiaria nos primeiros atendimentos a fim de se garantir o melhor vinculo. 2 existencialismo uma corrente filosfica cada ser humano nico. 3 fenomenologia . 4 Leis da percepo segurana de constituir numa abordagem alastrada numa lei da cincia , surge da morte para toda a concepo de personalidade da gestalterapia. Na gestalterapia o mais importante aminha maneira de perceber o mundo a minha maneira de me perceber. O todo mais do que a soma das partes. Nos no vemos o todo vemos as partes mais o objetivo da psicoterapia que voc perceba as partes em um todo e no separadamente. A gestalterapia se apia nas leis da percepo para enunciar que h um modo universalizado de perceber no ser humano, que tende a particionar a sua percepo deixando de entender plenamente o todo. fazer o cliente ampliar o seu campo perceptivo e o objetivo da gestalterapia. As leis da percepo publicam que existem aspectos que podem ser entendidos como universais.

No entanto , cada ser humano pode guiar o seu prprio modo de entender esses aspectos universais.

Princpios universais:
1 organizao perceptiva: ateno seletiva escolhemos algumas coisa para perceber. Figura fundo como no enxergamos o todo nos escolhemos uma parte significativa para perceber mas o fundo continua a existir podendo variar suas posies. 2 modo de organizao perceptiva: Continuidade Conexo Proximidade Semelhana

Leis da boa forma ( o crebro tende a completar figura inacabadas , pois isso gera um desconforto) Coisa incompleta faz com que queiramos saber a continuidade. Homeostase: processo de equilbrio e regulao das clulas em um organismo vivo. Todo organismo vive do equilbrio. No emocional no diferente precisa de um equilbrio. A dinmica que vai definir se somos saudveis ou no.

You might also like