You are on page 1of 12

Apresentao

O presente livreto um material educativo destinado aos profissionais de educao de unidades escolares municipais do Rio de Janeiro, cujo objetivo subsidiar as aes para promover o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV), apresentando informaes sobre seus benefcios para a sade, alm de sugestes de atividades. Este texto foi elaborado para fomentar o desenvolvimento dos projetos Construo de uma estratgia de interveno em nvel local para promoo do consumo de frutas e hortalias, coordenado pela Embrapa, e Desenvolvimento de mtodos e instrumentos para formao de profissionais de educao para promoo do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras em escolas pblicas do Municpio do Rio de Janeiro, coordenado pelo Instituto de Nutrio da UERJ.

Importncia de promover o consumo de Frutas, Legumes e Verduras


A promoo da alimentao saudvel (PAS) uma das principais estratgias de sade pblica para lidar com a complexidade dos problemas alimentares e nutricionais da atualidade. capaz de contribuir para uma vida saudvel, alm de prevenir e reduzir tanto as doenas causadas por deficincias nutricionais (desnutrio, carncias de ferro, de vitamina A e outras), quanto o excesso de peso e as doenas crnicas no transmissveis (DCNT), como diabetes, problemas cardiovasculares e cncer (BRASIL, 2006). Nos ltimos anos, houve um aumento, em todo o mundo, das DCNT e de mortes associadas s mesmas. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), a hipertenso arterial, o colesterol alto, a pouca ingesto de FLV, o excesso de peso, a falta de atividade fsica e o consumo de tabaco so alguns dos fatores de risco para a ocorrncia destas doenas. A populao infantil brasileira tambm vem sendo acometida por doenas ligadas alimentao, o que tem levado em muitos casos ao excesso de peso. Este problema preocupante pois, se estas doenas aparecem precocemente, existem mais chances de que persistam na fase adulta, com risco de que outras complicaes se desenvolvam (BRASIL, 2008). Neste contexto, a OMS lanou a iniciativa denominada Estratgia Global de Alimentao, Atividade Fsica e Sade (EG). Dentre as recomendaes da EG est a de aumentar o consumo de FLV. Uma pessoa adulta deveria ingerir diariamente, no mnimo, 400 gramas desses alimentos. No Brasil, a populao est consumindo apenas 1/3 desta recomendao. (WHO, 2003; LEVY-COSTA et al, 2005)

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Desta forma, torna-se imprescindvel a promoo do consumo de FLV desde a infncia, uma vez que nesta fase da vida que os hbitos alimentares comeam a se formar.

PROMOO DO AUMENTO DO CONSUMO DE FLV


Coma no mnimo 400g de frutas, legumes e verduras todos os dias.

(b) as verduras e os legumes, em mdia, apresentam menor quantidade de calorias e menor teor de carboidratos que as frutas, contribuindo para a diminuio do total de calorias consumidas a cada dia. Para voc ter uma idia: uma poro de fruta equivale a aproximadamente 70kcal, enquanto que uma poro de legume ou verdura equivale a aproximadamente 15kcal.
Uma forma de praticar essa recomendao dividir as 5 pores em 3 pores de legumes e verduras e 2 pores de frutas. Mas ateno: alguns alimentos como batata, aipim, inhame e car apresentam maior quantidade de calorias por peso de alimento do que os legumes em geral. Por isso, no devem ser includos na contagem das pores dirias de legumes e verduras.

Assim voc aumenta sua disposio para enfrentar o dia-a-dia e ainda diminui o risco de desenvolver doenas do corao, vrios tipos de cncer, diabetes, presso alta e obesidade. Lembre-se: essa a recomendao MNIMA, os benefcios so maiores quanto maior for o consumo desses alimentos.
O que significam 400g de frutas, legumes e verduras? 400g equivalem a 5 pores. Uma poro pode ser medida, aproximadamente, como o que cabe na palma da mo. Conhea alguns exemplos de pores nas pginas 5 e 6

Brinque com as cores dos alimentos.

Coma mais legumes e verduras do que frutas.


CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Quanto mais colorida, mais saudvel sua alimentao. Se voc aumenta a variedade de frutas, legumes e verduras que come, garante o consumo de diferentes nutrientes e sabores, evitando a monotonia alimentar. Aproveite toda a variedade de alimentos que nosso pas oferece!

Porque: (a) as frutas so geralmente usadas como lanche, sobremesa ou suco e fundamental que, nas preparaes do almoo e do jantar, as verduras e os legumes substituam parte dos alimentos mais calricos consumidos no cotidiano (alimentos industrializados, frituras etc.); e

Distribua frutas, legumes e verduras em todas as suas refeies.

Verduras Agrio Alface

Poro

Frutas Caju Caqui

Poro

De forma geral, recomenda-se que as pessoas realizem de 4 a 6 refeies por dia: caf da manh, lanche da manh, almoo, lanche da tarde, jantar e ceia. Quando a pessoa realiza 5 refeies dirias, fica mais fcil incluir pelo menos uma poro de fruta, uma de legume ou uma de verdura em cada refeio. Essas recomendaes referem-se aos alimentos frescos, em sua forma natural. Produtos com alta concentrao de acar (como gelias industrializadas) e sal (como os legumes em conserva) no devem ser estimulados.

Brcolis cozido Salada Verde Couve manteiga Repolho cozido Repolho cru Couve-flor Chicria Espinafre Bertalha

1 prato raso cheio

Laranja Ma Pra Manga espada Tangerina Pssego Banana Ameixa Uva Abacaxi Mamo formosa Melancia Melo Salada de frutas 2 colheres de sopa 1 fatia 2 unidades 5 unidades 10 unidades 1 unidade

4 colheres de sopa 2 folhas grandes 2 ramos 2 colheres de sopa 3 colheres de sopa

Conhea as pores de diferentes FLV


Legumes Jil Maxixe Quiabo Abbora Abobrinha Beterraba Berinjela Cenoura Salada de legumes
CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Poro

Benefcios de FLV
2 colheres de sopa

A presena diria de FLV na alimentao: Protege contra deficincias de vitaminas e minerais, aumentando a resistncia s infeces; melhora nossa disposio para o trabalho, o lazer e a vida em geral; contribui para um crescimento e desenvolvimento adequados e a manuteno da sade. Auxilia na preveno e controle da obesidade, pois so alimentos de baixo valor calrico, que do saciedade e deslocam o consumo de alimentos ricos em gorduras e acar.

3 colheres de sopa

Beterraba ralada Cenoura ralada Chuchu cozido Pepino picado Tomate picado em cubos 5 colheres de sopa cheias 4 colheres de sopa

Protege contra o desenvolvimento de doenas crnicas, como alguns tipos de cncer, por meio da presena de substncias protetoras (compostos bioativos). Fornece timas fontes de fibras alimentares e gua, que so importantes para um bom funcionamento intestinal, evitando a priso de ventre e outras doenas intestinais (BRASIL, 2006).

Higienizao de FLV. Veja como fazer isso passo a passo: Lavar um a um com gua limpa. Misturar uma colher de sopa de gua sanitria para cada litro de gua. Deixar os alimentos de molho por 20 minutos nessa mistura. Enxaguar um a um em gua limpa. Aps esse procedimento, faa o corte dos alimentos com utenslios bem lavados e mantenhas-os sob refrigerao at a hora de servir.

Dicas para aumentar o consumo de FLV no seu dia-a-dia


Valorizar os alimentos da sua regio e preferir os que esto na poca, pois so mais baratos, saborosos e ricos em nutrientes. Deixar sempre mo frutas prontas para serem consumidas, isto , higienizadas e em lugar visvel. Incrementar suas refeies com FLV. Frutas podem ser usadas para dar um toque diferente nas saladas e algumas verduras ou legumes podem ser cozidos juntos com o arroz, com algum tipo de carne ou acrescentados farofa. Aproveitar o alimento de forma integral, comendo, quando possvel as cascas, talos, sementes e folhas. Variar o tipo de corte e a forma de preparo das FLV ajuda a estimular o consumo, inclusive entre as crianas. Trocar o refrigerante, o mate e o guaran natural por sucos de fruta natural. No vero, preparar sacols de fruta natural. Ao preparar sucos experimente combinar legumes e verduras com frutas, como por exemplo, limo com couve e melancia com beterraba.

Importncia dos profissionais de educao na promoo do consumo de FLV


O ambiente escolar exerce grande influncia na formao das crianas e constitui um espao estratgico para a promoo da sade. Na escola, as crianas so estimuladas autonomia, ao exerccio dos direitos e deveres e ao desenvolvimento de habilidades para realizar escolhas mais saudveis (BRASIL, 2008). O professor possui contato dirio e prolongado com os estudantes e est bastante envolvido na realidade social e cultural de cada grupo, tornando-se um parceiro estratgico e natural nas aes de promoo da alimentao saudvel. Tambm pode colaborar em questes mais operacionais, como negociar regras para o consumo alimentar (horrio, comportamento e cuidados de higiene) bem como em questes mais complexas, como possibilitar a construo do conhecimento sobre alimentao saudvel (DAVANO et al, 2004).

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Sugestes de atividades
Estimular a influncia dos sentidos na alimentao. De olhos vendados, o aluno deve ser capaz de descobrir que alimento aquele atravs do tato, olfato, paladar... Uma dica utilizar os alimentos que sero servidos na refeio do dia na escola. Pedir aos alunos para trazerem uma fruta que eles nunca comeram e estimul-los a provar na companhia de seus amigos para juntos descobrirem novos sabores. Montar um mural com notcias, gravuras e opinies sobre FLV. Entrevistar as merendeiras da escola sobre os cuidados no preparo da alimentao escolar. Realizar oficinas de culinria de sucos de frutas ou de saladas criativas de FLV. Criar e confeccionar cartazes com frases sugestivas para decorar o local das refeies, tornando o ambiente mais agradvel e descontrado. Montar uma feira com a turma, envolvendo barracas, feirantes, compradores, balanas, dinheiro, alimentos etc. Visitar uma feira ou o setor de FLV de um supermercado. Explorar as cores, formas, tamanhos, nomes, classificao dos alimentos. Montar um sopo com recortes e figuras de verduras e legumes. Construir um jogo da memria utilizando gravuras de FLV. Arrumar um prato que represente uma alimentao saudvel
CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

com gravuras de alimentos. Conversar com os alunos sobre suas impresses em relao alimentao saudvel, sabor, prazer etc. Pedir aos alunos que anotem em casa o que comeram por um dia. No dia seguinte, discutir as informaes coletadas. Montar um livro de receitas saudveis com FLV. Pedir que os alunos tragam receitas com frutas, legumes e verduras. Podem ser receitas da mame, da vov, de revistas... Identificar atividades de construo de raciocnio matemtico que possam utilizar contedos referentes a FLV. Visitar a despensa da escola e listar os FLV ali encontrados. Em seguida, pesquisar sua origem, poca de colheita etc. Discutir o cardpio do dia com os alunos quanto composio e aos benefcios para a sade. Fazer um alfabeto visual com figuras valorizando os FLV, para as crianas menores. Afixar na parede da sala de aula. Construir um dicionrio com nomes de frutas, verduras e legumes. Inventar jogos utilizando sucatas e que tenham como tema os FLV
(Fonte: Rio de Janeiro, 2000; 2005; 2006; 2008; Cecane, 2008).


CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

10

11

Cantar a msica Comida, discutir o seu contedo destacando o prazer de comer e o direito humano alimentao.

Cantar a msica Sopa, discutir seu contedo destacando a importncia de uma alimentao saudvel desde a infncia.

Comida

Sopa
Msica: Paulo Tatit

Msica:Tits (Arnaldo Antunes/ Srgio Brito/Marcelo Fromer)

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Bebida gua. Comida pasto Voc tem sede de qu? Voc tem fome de qu? A gente no quer s comida A gente quer comida, diverso e arte A gente no quer s comida, a gente quer sada para qualquer parte A gente no quer s comida, a gente quer bebida, diverso, ballet A gente no quer s comida, a gente quer a vida como a vida quer A gente no quer s comer, a gente quer comer e quer fazer amor A gente no quer s comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor A gente no quer s dinheiro, a gente quer dinheiro e quer felicidade A gente no quer s dinheiro, a gente quer inteiro e no pela metade Bebida gua. Comida pasto Voc tem sede de qu? Voc tem fome de qu? A gente no quer s comida A gente quer comida, diverso e arte A gente no quer s comida, a gente quer sada para qualquer parte A gente no quer s comida, a gente quer bebida, diverso, ballet A gente no quer s comida, a gente quer a vida como a vida quer A gente no quer s comer, a gente quer comer e quer fazer amor A gente no quer s comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor A gente no quer s dinheiro, a gente quer dinheiro e quer felicidade A gente no quer s dinheiro, a gente quer inteiro e no pela metade.

O que que tem na sopa do nenm? O que que tem na sopa do nenm? Ser que tem espinafre? Ser que tem tomate? Ser que tem feijo? Ser que tem agrio? um, dois, trs... O que que tem na sopa do nenm? O que que tem na sopa do nenm? Ser que tem farinha? Ser que tem balinha!? Ser que tem macarro? Ser que tem caminho?! um, dois, trs... O que que tem na sopa do nenm? O que que tem na sopa do nenm? Ser que tem rabanete? Ser que tem sorvete!? Ser que tem berinjela? Ser que tem panela!? um, dois, trs... O que que tem na sopa do nenm? O que que tem na sopa do nenm? Ser que tem mandioca? Ser que tem minhoca!?!

12

13

Ser que tem jacar!?! Ser que tem chul!?! um, dois, trs... O que que tem na sopa do nenm? O que que tem na sopa do nenm? Ser que tem alho-por? Ser que tem sabo em p?! Ser que tem repolho? Ser que tem piolho!? um, dois, trs... O que que tem na sopa do nenm? O que que tem na sopa do nenm? Ser que tem caqui? Ser que tem javali?! Ser que tem palmito? Ser que tem pirulito!? um, dois, trs... O que que tem na sopa do nenm? Cantar a msica Sopa de Pedra e relacionar diferentes legumes e verduras que podem existir em uma horta. Chamar a ateno para cores e sabores dos vegetais citados pelos alunos.

PALAVRAS CRUZADAS Descubra algumas charadas sobre frutas, legumes e verduras.


1 2 3 4 5 2

1 Ao misturar vrias frutas ou vrios legumes e verduras ns preparamos uma ... 2 - O que o que ? Tem coroa, mas no rei. 3- Qual a fruta que tem um caroo do lado de fora? 4- uma planta docinha que pode ser usada em chs e temperos. 5- Ele verde e te d foras.
Respostas: 1) Salada; 2) Abacaxi; 3) Caju; 4) erva doce; 5) Espinafre.

Sopa de Pedra
CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Msica: Bia Bedran

14

Minha sopa de pedra Tem melhor sabor Boto legume da horta S pra dar a cor Verdura fresquinha Um bocadinho s Boto gua do rio pra ficar melhor.

15

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

CAA-PALAVRAS Encontre as 9 frutas, legumes e verduras que devem fazer parte de sua alimentao:
A B A C A D G R A L F A C E A Q L R H A D A G X I F Q P H I P N C A F E P U C O U V E O B A N A N A P A G L C E A O L M T O M A T E G X F X L S T V G O R A N G O P P M V P Q U V A C I R U T M B U H M T V O E T P C P C A I A M A H A P Z O P P S A S E G L M A P Q O O R I X M L E S M S N V A B O B O R A A N M A Z R E A Z O B R Q R S M A C E N O U R A G R P U D

Sugestes de livros paradidticos, jogos e sites


Livros paradidticos sobre nutrio

Amanda no pas das vitaminas. Bacurau RF, Azevedo, B. Editora tica Alimentos bons e certos.Gomboli M. Editora Paulus No me chame de gorducha. Phillips B. Editora tica Camilo, o comilo. Machado A.M. Editora Salamandra O sanduche da Maricota. Guedes A. Editora Moderna Fogozinho. Christo M.S.L. e Betto F. Editora Mercuryo Jovem O grande rabanete. Belinky T. Editora Moderna Verdura no! Llewwllyn C, Gordon M. Editora Scipicione No reino da Frutolndia.Marques C, Rhod A. Editora Sabida A alimentao: por que no podemos comer s batata frita. Rastoin-Faugeron F. Editora tica Eu me alimento. Sush M. , Gordon M. Editora Scipione
Jogos

Prato feito. Ancona Lopez, F, Macedo L, Gaglianone C, Silva R, Taddei JAC (Unifesp) Beto e Bia corrida da boa alimentao. Azevedo B, Oliveira M. De onde vem os alimentos? (jogo da memria) Grow Salada de slabas (jogo da memria ou loto) Toyster
Sites
CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil : http://www.saude. rio.rj.gov.br/nutricao Programa 5aodia: www.5aodia.com.br Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao: http://www. fnde.gov.br/home/index.jsp

16

Respostas: abbora, agrio, alface, banana, cenoura, couve, pra, tomate, mamo.

17

Referncias bibliogrficas
Programa Fome Zero: http://www.fomezero.gov.br/publicaes CGPAN Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio: http://nutricao.saude.gov.br/publicacoes.php Educando com horta escolar: http://www.educandocomahorta. org.br/oprojeto.asp Escolas promotoras de sade: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publicacoes/esc_prom_saude.pdf A educao que produz sade: http://dtr2001.saude.gov.br/ editora/produtos/livros/popup/05_0209.htm O que acontece com os alimentos que comemos? http:// educar.sc.usp.br/mm/livro/livromm_IV.pdf Educao nutricional para o ensino fundamental: plano de aula http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/planos_ aula.pdf Rio Hortas: www.rio.rj.gov.br/fpj/riohortasd.htm Publicaes da FAO: http://www.fao.org/documents
CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Anlise da Estratgia Global para Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade. Documento elaborado pelo Grupo Tcnico Assessor institudo pela Portaria do Ministrio da Sade n 596, de 8 de abril de 2004. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Secretaria de Ateno Bsica. Departamento de Ateno Bsica. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Guia Alimentar da Populao Brasileira: Promovendo a alimentao saudvel. Srie A, Braslia - DF, 2006. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Secretaria de Ateno Bsica. Departamento de Ateno Bsica. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Manual operacional para profissionais de sade e educao. Promoo da alimentao saudvel nas escolas. Braslia, 2008. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Secretaria de Polticas de Sade /FUNSAUDE e UnB. Faculdade de Cincias da Sade. Cadernos de atividades - Projeto A escola promovendo hbitos alimentares saudveis. Braslia, 2001. BRASIL, MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Secretaria de Segurana Alimentar e Nutricional, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Assistncia Social. Apostila do curso de hortas Domsticas Escola Carioca de agricultura Familiar, 2008. CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAO E NUTRIAO ESCOLAR (CECANE) DA REGIO SUDESTE. Idias para promover a alimentao saudvel na escola. So Paulo, 2008. DAVANO, G. M. et al. Conhecimentos, atitudes e prticas de professores de ciclo bsico, expostos e no expostos a Curso de Educao Nutricional. Revista de Nutrio, Campinas, v.17, n.2, p.177-184, 2004.

Ceasa Rio de Janeiro: www.ceasarj.gov.br

18

19

LEVY-COSTA, R. B.; SICHIERI R.; PONTES N. S.; MONTEIRO C. A. Disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil: distribuio e evoluo (19742003). Revista de Sade Pblica. So Paulo, v.39, n.4, p.530-540, 2005. RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Sade e Secretaria Municipal de Educao. Instituto de Nutrio Annes Dias. Projeto Com Gosto de Sade Alimentao Saudvel. Rio de Janeiro, maio de 2000. RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Sade e Secretaria Municipal de Educao. Instituto de Nutrio Annes Dias. Promoo do consumo de frutas legumes e verduras: o Programa Cinco ao dia. Rio de Janeiro, 2005. RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Sade e Secretaria Municipal de Educao. Instituto de Nutrio Annes Dias. Semana da Alimentao Escolar 2008 Hortas escolares: plantando e colhendo sade. Rio de Janeiro, 2006. RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.Secretaria Municipal de Sade e Secretaria Municipal de Educao. Instituto de Nutrio Annes Dias. Semana da Alimentao Escolar 2006 Culinria, sade e prazer. Rio de Janeiro, 2006. RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Sade e Secretaria Municipal de Educao. Instituto de Nutrio Annes Dias. Semana da
CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR CULTIVAR COZINHAR CONSUMIR

EXPEDIENTE
Pesquisa, redao e reviso Caroline Moreira Leal - Nutricionista / Mestranda INU / UERJ Lvia Silva Souza - Graduanda do INU / UERJ Daniel Alves Oliveira - Nutricionista / Mestrando INU/ UERJ Luciana Maria Cerqueira Castro INU/UERJ Luciana Azevedo Maldonado - INAD/SMSDC-RIO INU/UERJ Ana Maria Ferreira Azevedo - INAD/SMSDC-RIO Emilia Santos Canin - INAD/SMSDC-RIO Ins Rugani Ribeiro de Castro - INAD/SMSDC-RIO INU/UERJ Virgnia Martins da Matta - EMBRAPA AGROINDSTRIA DE ALIMENTOS Soraya Pereira da Silva - EMBRAPA AGROINDSTRIA DE ALIMENTOS Daisy Blumenberg Wolkoff - INU/ UERJ Realizao Embrapa Agroindstria de Alimentos Instituto de Nutrio/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrio Annes Dias/ Secr. Mun. de Sade e Defesa Civil/ Pref. da Cidade do Rio de Janeiro Instituto Nacional de Cncer Fundao Xuxa Meneghel Assessoria e Servios a Projetos em Agricultura Alternativa Universidade Federal Rural do Rio Janeiro Apoio Associao de Nutrio do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense Conselho Regional de Nutricionista- 4a Regio Centro Universitrio Metodista Bennet Secretaria de Estado de Sade e Defesa Civil / Governo do Estado do Rio de Janeiro Apoio financeiro Embrapa FAPERJ Projeto grfico ERP-LCI/FCS/UERJ Criao e arte: Igor Valentim/ Diagramao: Daniel Martins e Fausto Amaro / Reviso: Felipe Martins Rio de Janeiro, Abril de 2009. Para mais informaes, entrar em contato com: Embrapa Agroindstria de Alimentos Av. das Amricas n. 29501 Guaratiba Rio de Janeiro Tel: 3622 9745 e-mail: projetoflv@gmail.com

Alimentao Escolar 2005 Frutas, legumes e verduras: pelo menos cinco pores ao dia. Rio de Janeiro, 2005. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a Joint WHO/FAO Expert Consultation. Geneva: World Health Organization; 2003. (WHO Technical Report Series 916).

20

21

You might also like