You are on page 1of 90

Cmara Municipal de Camb

Estado do Paran

COMISSO PARLAMENTAR DE INQURITO N.01/2011


Requerimento Protocolo n 01257/2011

RELATRIO FINAL DA COMISSO PARLAMENTAR DE INQURITO, DESTINADA A INVESTIGAR POSSVEIS IRREGULARIDADES NA CONTRATAO DO INSTITUTO ATLNTICO PELO MUNICPIO DE CAMB E NA RESPECTIVA PRESTAO DO SERVIO CONTRATADO.

Presidente: Vereador CECLIO DE ARAJO PEREIRA (PT/PR) Relator: Vereador IRINEU DEFENDE (DEM/PR) Membro : Vereador MARIO APARECIDO DOS SANTOS(PTB-PR)

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

1. INTRODUO 2. DO FATO DETERMINADO 3. DA CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DA COMISSO 4. DO PRAZO 5. DA DOCUMENTAO 6. RESUMO DAS REUNIES 7. VOTO DO RELATOR 8. PACTUAO COM A ENTIDADE VENCEDORA DA LICITAO 9. PROPOSTAS DBIAS DO EDITAL 10. DO CONVNIO ENTRE MUNICIPIO DE CAMB E INSTITUTO ATLNTICO 11. CONDIES NO CUMPRIDAS DO CONTRATO DE CONVNIO 12. DOCUMENTOS JUNTADOS AOS AUTOS E DEPOIMENTOS 13. DEPOIMENTOS CONTROVERSOS E DIREITO AO SILNCIO 14. CONCLUSO 15. RECOMENDAES

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

1. INTRODUO

Antes de qualquer explanao, faz-se importante tecer alguns comentrios sobre as Comisses Parlamentares de Inqurito e seus poderes, de acordo com a Constituio Federal e legislao pertinente. Alm da funo de Legislar, o Parlamento Brasileiro tem outra funo precpua que lhe inerente e essencial para constituir sua natureza de Poder autnomo: a fiscalizao dos atos do Poder Executivo. A Constituio Federal, traz em seu Artigo 31, a seguinte determinao : "A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal. " Desta feita, a Cmara de Vereadores, cumprindo sua obrigao legal, utiliza as comisses parlamentares de inqurito (CPIs), as quais constituem um dos mais importantes instrumentos para exercer sua competncia constitucional fiscalizadora, para a garantia da democracia, representando, na funo dos Legislativos, o direito de investigar.

O pargrafo 3, do artigo 58, da Constituio Federal disciplina as comisses parlamentares de inqurito da seguinte forma:
"As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores."

O pargrafo 3, do artigo 62, da Constituio do Estado do Paran, recepciona o que impe a Constituio Federal :
"As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos no Regimento Interno da Assemblia Legislativa, sero criadas mediante requerimento de um tero dos Deputados, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores."

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

O mesmo entendimento observa-se na Lei Orgnica do Municpio de Camb, que estabelece em seu pargrafo 4, artigo 19:
"As comisses municipais de inqurito, nos termos da Lei Federal, sero criadas pela Cmara Municipal, mediante requerimento de um tero dos seus membros para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhado ao Ministrio Pblico para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. "

Na mesma esteira, o Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb estabelece em seu artigo 50:
"As Comisses Parlamentares de Inqurito, composta por 03 (trs) Vereadores, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos no Regimento Interno, sero constitudas mediante requerimento de um tero dos membros da Cmara, para a apurao de fato determinado com prazo certo. "

O emrito Ministro Celso de Melo do Supremo Tribunal Federal, registrou comentrios em relao as CPIs da forma que segue:

"O Parlamento recebeu dos cidados, no s o poder de representao poltica e a competncia para legislar, mas, tambm, o mandato para fiscalizar os rgos e agentes do Estado, respeitados, nesse processo de fiscalizao, os limites materiais e as exigncias formais estabelecidas pela Constituio Federal. O direito de investigar que a Constituio da Repblica atribuiu ao Congresso Nacional e s Casas que o compem (art. 58, 3) - tem, no inqurito parlamentar, o instrumento mais expressivo de concretizao desse relevantssimo encargo constitucional, que traduz atribuio inerente prpria essncia da instituio parlamentar "1

A competncia fiscalizadora da Cmara Municipal vasta, em outras palavras, a Cmara Municipal tem poder de fiscalizar todos os assuntos e temas a respeito dos quais est capacitada, pela Constituio (Federal e Estadual) e pela Lei Orgnica Municipal, para legislar.
1

STF MS 24.831-9 DF DJ 04/08/2006 Rel. Min. Celso de Mello

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Logo, inegvel que as CPIs representam um essencial aparelho do Poder Legislativo, na competncia que lhe reserva a Carta Magna, de fiscalizar as aes do Poder Executivo. Porm, como ensina o Professor Ovdio Rocha Barros Sandoval, os poderes da Comisso Parlamentar de Inqurito so limitados, no podendo extravasar os limites estabelecidos para sua criao e procedimento. So Limites impostos pela Constituio Federal, pelas leis e normas regimentais das Casas Legislativas..." De fato, a Comisso Parlamentar de Inqurito possui poderes de instruo prprios das autoridades judiciais, mas no tem poder para processar e julgar responsveis por irregularidades porventura identificadas em suas investigaes. Assim, se a Comisso detectar, de fato, a ocorrncia de atos ilcitos, no poder agir de outra maneira, seno encaminhar suas concluses ao Ministrio Pblico para responsabilizao dos culpados, sugerindo, inclusive, indiciamento de determinadas Esta breve introduo se presta a esclarecer que os poderes conferidos pela Constituio Federal, Constituio Estadual, Lei Orgnica do Municpio de Camb e Regimento Interno desta casa s Comisses Parlamentar de Inqurito, apesar de vastos so limitados, sendo que as restries impostas pelos referidos diplomas legais foram observados no desenvolvimento dos trabalhos realizados por esta Comisso.

2.

DO FATO DETERMINADO

Antes de adentrarmos na argumentao do Fato Determinado que incidiu na instaurao desta Comisso Parlamentar de Inqurito, preciso esclarecer algumas questes que por ventura pairem em torno do tema. O Regimento Interno da Cmara dos Deputados ( 1o do art. 35) tenta definir o que fato determinado: "Considera-se fato determinado o acontecimento de relevante interesse para a vida pblica e a ordem constitucional, legal, econmica e social do Pas, que estiver devidamente caracterizado no requerimento de constituio da Comisso." Por esta definio conclui-se que apesar da definio revelar uma expresso vaga ou redundante, no fundo, considera fato determinado o que estiver devidamente determinado no requerimento de constituio da Comisso, mas no coloca exatamente os parmetros dessa determinao.
5

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

O objeto, que trata-se de um requisito material (ou substancial) o assunto (fato) sobre o qual a Comisso deve investigar. Este deve ser, desde seu requerimento, definido e especificado, podendo ser diversos fatos a serem apurados, desde que sejam correlatos entre si. A CPI apura fato determinado. Desta forma, os dois vocbulos dizem exatamente o que escrito est, ou seja, no h CPI em aberto para apurao de temas genricos como corrupo, poltica econmica, inflao etc. O que se observa que a vontade do Constituinte e demais legisladores que o Fato Determinado pela CPI tenha aspecto bem definido a ser apurado. Se um fato determinado estiver sob suspeita de irregularidade, tal ponto poder ser investigado por uma CPI e foi exatamente isto que aconteceu no caso em apreciao. Assim DETERMINADO " fato especfico, bem delineado, de modo a no deixar dvidas sobre o objeto a ser investigado"2 como pondera Cretella Jnior acerca do FATO

Segue abaixo, por imprescindvel, transcrio de algumas ponderaes consignadas no relatrio preliminar, que analisou pormenorizadamente o Fato Determinado a ser objeto desta CPI:

"Senhor Presidente da Comisso Parlamentar de Inqurito, trataremos neste instante da existncia do Fato Determinado a ser apurado por esta Comisso e para tanto, essencial esclarecer algumas dvidas que se formam em torno deste tema.

Cretella Jnior Comentrios Constituio, v. 5, p. 2700.

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Vejamos os ensinamentos de Helio Apoliano Cardoso 3: A CPI se destina a apurar fatos relacionados com a administrao(CF, 49, X). No se destina a apurar crimes nem a puni-los, da competncia dos Poderes Executivo e Judicirio; entretanto, se no curso de uma investigao vem a deparar com fato criminoso, dele dar cincia ao Ministrio Pblico, para os fins de direito, como qualquer autoridade, e mesmo como qualquer do povo, ex-vi do que dispes o artigo 58, 3 , parte final. Para interpretar o texto do Artigo 58, 3, da Constituio

Federal, no preciso recorrer as mais variadas formas de hermenuticas, quais sejam teleolgicas, extensivas, histricas, sistemticas entre outras. O Legislador Constituinte foi muito preciso quando estabeleceu: As comisses parlamentares de inqurito(...)sero criadas(...)para a apurao de fato determinado e por prazo certo. Digno Presidente, consta nos documentos acostados aos autos da CPI n.01/2011, que no dia 22/01/2010, ocorreu a homologao indicando o INSTITUTO ATLNTICO- CNPJ 10896544000137, de propriedade do Senhor Bruno Valverde Chahaira, como VENCEDOR DA LICITAO n. 02/2009, promovida pelo Municpio de Camb, avaliao fora modalidade concorrncia, cujo tipo de preo", tendo como objeto o "menor

Desenvolvimento e o Progressivo aprimoramento do PSF, NASF, e Programa de Agentes de Combate a Dengue e outras endemias, por um perodo de 24 meses, no valor de R$12.500.000,00(doze milhes e quinhentos mil reais). No ms de maio de 2011, o Grupo de Atuao Especial de Combate ao Crime Organizado(GAECO) Ncleo Regional de Londrina, instaurou o devido Inqurito Policial, sob n. 015/Gaeco/2011, cuja operao fora batizada de "ANTISSEPSIA", culminando na priso de aproximadamente 23

CARDOSO, Helio Apolinrio. DAS CPIs. Breve Histrico e Jurisprudncia. 1 Edio.Editora Bookseller.Pg.14

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

pessoas, acusadas de formarem, em tese, uma quadrilha para o cometimento de crimes, mas precisamente, desvio de verba pblica na rea da Sade Pblica, utilizando para tanto os Institutos Glatas e ATLANTICO. Transcrio da Portaria de Instaurao do I.P. 015/gaeco/2011: "Chegando ao conhecimento desta autoridade policial, atravs do relatrio de investigao n060/2011 elaborado pelos policiais deste Grupo de Atuao Especial de Londrina, informaes que noticiam que as OSCIPs denominadas INSITUTO ATLANTICO E INSTITUTO GLATAS estariam prestando servios a Prefeitura Municipal de Londrina, em carter emergencial, na rea da sade, bem como utilizando-se de notas fiscais e outros documentos contbeis para promover o desvio de recursos pblicos atravs de prestao de contas que contem despesas e gastos inexistentes ou excessivos, reunindo grande nmero de pessoas que atuam com o propsito de manterem-se associadas s demais para o cometimento de crimes, contando, para tanto, com a concorrncia de agentes pblicos corruptos para o xito das atividades ilcitas perpetradas, os quais estariam recebendo vantagem indevida, e, caracterizando " in thesis", crimes de estelionato, previsto no art. 171, 3, do CP; corrupo ativa, previsto no art. 333, pargrafo nico do CP; corrupo passiva, previsto no art. 317, 1 do CP, e formao de quadrilha ou bando, previsto no art. 288 do CP, decido pela INSTAURAO do competente Inqurito Policial para cabal apurao dos fatos." Imprescindvel observar que entre as prises decretadas dos envolvidos acusados, esto Conselheiros de Sade, Ex-Procurador do Municpio de Londrina, proprietrio, diretores e funcionrios do INSTITUTO ATLNTICO. Entre os presos est a pessoa de DAVID GARCIA DE ASSIS, contador proprietrio de um escritrio de contabilidade na cidade de Camb, de nome "Escritrio Aliana", local em que, segundo informaes que chegaram ao conhecimento dos integrantes desta Comisso, existia um setor especifico do INSTITUTO

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

ATLNTICO, que administrava a rea de recursos humanos do Instituto Atlntico em Camb, inclusive folhas de pagamentos. Vale anotar ainda, que conforme documento acostado aos autos da CPI 01/2011, o senhor DAVID GARCIA DE ASSIS filiado ao PSDB, mesmo partido do Prefeito de Camb, o que a princpio no representa ilegalidade, mas substancia o FATO DETERMINADO eivado de suspeies, que precisa ser esclarecido. Existe ainda, nos autos de IP 05/gaeco/2011, depoimento prestado no dia 23 de maro de 2011, por uma ex-funcionria do Instituto Atlntico, de nome DANIELA RODRIGUES DE CARVALHO, a qual afirma em sua oitiva, o seguinte: "quando a depoente ingressou no ATLANTICO, j havia o contrato com o Municpio de Camb, o qual teria sido firmado em fevereiro de 2010; que tal contrato j teria sido intermediado por DAVID GARCIA, o qual contabilista da cidade de Camb e mantm amizade com BRUNO, desde a poca da faculdade de direito na PUC; que DAVID amigo do prefeito de Camb e foi atravs desta amizade que conseguiu tal contrato. " Ilustre Presidente, neste momento j se tem o objeto a ser apurado pela CPI 01/2011, pois o FATO DETERMINADO que o mesmo instituto, o ATLNTICO, o qual teve seus proprietrios, contadores e funcionrios presos, por acusao de desvio de verba pblica destinada para rea da sade, o mesmo instituto que presta servio na cidade de Camb pelo valor de R$12.500.000,00(doze milhes e quinhentos mil reais). Segundo denncias que chegaram ao conhecimento dos membros desta Comisso, que inclusive constam dos autos de IP 05/gaeco/2011, o referido contrato teria, em tese, sido celebrado atravs do "lobby" ou influencia que o contador de Camb, DAVID GARCIA DE ASSIS teria, em razo de sua proximidade tanto com o Prefeito Municipal Joo Dalmcio Pavinato quanto Bruno Valverde, proprietrio do Instituto Atlntico.

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

3. DA CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DA COMISSO Da Constituio da Comisso

A instaurao da Comisso Parlamentar de Inqurito foi solicitada atravs do Requerimento protocolizado sob n 01257/2001, no dia 23 de maio de 2011,(anexo) subscrito por 09(NOVE) VEREADORES da atual legislatura que conta com 10 edis. No dia 25 de maio de 2011, o Presidente desta Casa Legislativa despachou(anexo), determinando que fossem cumpridos todos os procedimentos legais inerentes ao trmite exigido pela matria, enviando o requerimento para conhecimento em plenrio. Na 17 Sesso Ordinria da Cmara Municipal de Camb, realizada em 30 de maio de 2011, o requerimento em evidencia foi lido em plenrio(ata anexa). Em razo disto, os lideres dos partidos polticos com representatividade na Cmara de Vereadores, indicaram os nomes dos vereadores para composio da Comisso Parlamentar de Inqurito, sendo os indicados: Ceclio de Araujo Pereira(PT); Irineu Defende(DEM); Jose Carlos Camargo(PSB); Luis Antonio Felix Junior(PSDB); Mario Aparecido dos Santos(PTB). Por intermdio da Resoluo n. 05/2001(anexo), o Presidente da Cmara, respeitando o princpio da proporcionalidade, instituiu a presente Comisso Parlamentar de Inqurito, nomeando como membros os seguintes vereadores: CECILIO DE ARAUJO PEREIRA(Partido dos Trabalhadores) IRINEU DEFENDE(Democratas) e MARIO APARECIDO DOS SANTOS(Partido Trabalhista Brasileiro). No dia 01 de Junho de 2011, atendendo determinao legal prevista no Regimento Interno, os membros nomeados se reuniram nas dependncias desta Casa de Leis(ata anexa) e sob a presidncia do vereador mais idoso Irineu Defende, restou decido, por votao entre os pares, que a composio da Comisso Parlamentar seria da seguinte forma: Presidente - CECILIO DE ARAUJO PEREIRA(Partido dos Trabalhadores); Relator IRINEU DEFENDE(Democratas); Membro(suplente) MARIO APARECIDO DOS SANTOS(Partido Trabalhista Brasileiro).

10

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Do funcionamento da Comisso

Devidamente instalada e estabelecidas as normas gerais de seu funcionamento, a Comisso Parlamentar de Inqurito, guardando fidelidade ao enunciado do prprio texto constitucional, legislao pertinente e tambm determinao regimental, objetivou investigar o fato determinado, arrolado no requerimento de sua criao, atravs de diligencias e apuraes de possveis ilicitudes que possam ter ocorrido. Para agilizar e qualificar o bom desenvolvimentos dos trabalhos realizados pelos membros da Comisso em glosa, o Presidente da Comisso Parlamentar de Inqurito, requereu ao Presidente da Cmara de Vereadores, auxilio da forma que segue:

Oficio 03/2011(CPI) - Tendo em vista a complexidade contbil da matria a ser investigada pela Comisso e ainda, ante a importncia de tais anlises, uma vez que o contrato em tela soma a quantia de R$12.5 milhes, o Presidente da Comisso requereu, com fulcro no 6, artigo 50, do Regimento Interno, a contratao de Profissional especializado em auditoria contbil, sendo atendido pelo Presidente da Cmara de Vereadores com a contratao da empresa "Escritrio Contbil Osvaldo Lima & Cia S/S." Oficio 04/2011(CPI) - Requereu, conforme 6, artigo 50, do Regimento Interno, disponibilizao de dois servidores do quadro desta Casa de Leis, para atuarem como auxiliares nos trabalhos desenvolvidos pela Comisso, o que foi atendido pelo Presidente da Cmara de Vereadores.

Para a consecuo desses objetivos, a Comisso atuou, basicamente, por meio dos seguintes instrumentos:

Tomada de depoimentos das pessoas que a Comisso entendeu como imprescindveis para esclarecimentos pertinentes; Solicitao e conseqentes exames de documentos, relatrios e deliberaes administrativas do Poder Executivo e Instituto Atlntico; Anlise de procedimentos administrativos e licitatrios;
11

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Juntada de documentos pertinentes aos autos da CPI; Aprovao de requerimentos diversos; Oitiva de representantes(secretrios e servidores) do Poder Executivo Municipal; Oitiva dos integrantes, prestadores de servios e proprietrios do Instituto Atlntico e demais envolvidos; Requisio de servios tcnicos de apoio e assessoramento necessrios ao desenvolvimento dos trabalhos; Solicitao de disponibilizao de funcionrios do quadro de pessoal da Cmara de Vereadores para colaborar no desenvolvimento dos trabalhos da Comisso; Utilizar todas as prerrogativas legais conferidas pela Lei 1.579/52 e demais legislao pertinente;

4.

DO PRAZO

A Comisso iniciou seus trabalhos em 01 de junho de 2011, conforme a Resoluo n. 05/2011, onde fora preconizado, no artigo 3 da citada resoluo, que o prazo para concluso dos referidos trabalhos de 60(sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo. Em 21 de Julho de 2011, fora solicitada a prorrogao do prazo inicial para mais 60(sessenta dias), conforme permitido pelo artigo 3 da Resoluo n.05/2011, o que foi atendido e autorizado pelo Presidente da Cmara, em razo da quantidade de documentos captados pela Comisso, para a formulao das concluses desta CPI, conforme o artigo 55, in fine do Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb. Por sua vez, as atividades foram encerradas em 28 de Setembro de 2011, com a protocolizao deste relatrio e encaminhamento mesa diretora.

12

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

5. DA DOCUMENTAO Ofcios expedidos


OFCIOS EXPEDIDOS 01/2011(cpi) 02/2011(cpi) 03/2011(cpi) 04/2011(cpi) DATA 25.05.2011 12.06.2010 05.06.2011 14.06.2011 DESTINO 3 Vara Criminal Londrina Exmo. Sr. Prefeito Municipal Presidncia da Cmara Presidncia da Cmara Exmo. Sr. Prefeito Municipal Promotor de Justia Jorge F. Barreto Exmo. Sr. Prefeito Municipal Bruno ValverdePresidente Inst. Atlantico David Garcia de Assis- Contador Inst. Atlantico Presidncia da Cmara nulo 3 Vara Criminal Londrina Dr. Alan FloreGAECO Presidncia da Cmara Delegado da Receita Federal 9RF Exmo. Sr. Prefeito Municipal Exmo. Sr. Prefeito Municipal Marcos Antonio Serra- Pres. Inst. Atlantico Carlos F. Viana Reis- Procurador Inst. Atlantico Exmo. Sr. Prefeito Municipal Exmo. Sr. Prefeito Municipal ASSUNTO Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer contratao de profissional especializado em contabilidade Requer disponibilizao de dois servidores dos quadros da Cmara para auxiliar nos trabalhos. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Dispensa contratao de advogado nulo Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Requer a apresentao de documentos pertinentes a investigao. Prorrogao de Prazo Requer confirmao de autenticidade das notas fiscais apreendidas pelo GAECO Requer a apresentao de documentos e informaes pertinentes a investigao. Informando vencimento de prazo para apresentar documentos requerido em oficio 16/2011(cpi) Requer a apresentao de documentos e informaes pertinentes a investigao. Informando que os documentos requeridos ao Atlntico no foram apresentados CPI Resposta ao Oficio 299/2011 Resposta ao Oficio 298/2011

05/2011(cpi) 06/2011(cpi) 07/2011(cpi) 08/2011(cpi)

16.06.2011 27.06.2011 07.07.2011 07.07.2011

09/2011(cpi)

07.07.2011

10/2011(cpi) 11/2011 12/2011(cpi) 13/2011(cpi) 014/2011(cpi) 15/2011(cpi)

01.07.2011 nulo 04.07.2011 18.07.2011 21.07.2011 27.07.2011

16/2011(cpi) 17/2011(cpi)

27.07.2011 09/08/2011

18/2011(cpi)

17.08.2011

19/2011(cpi)

20/08/2011

20/2011(cpi) 21/2011(cpi)

25.08.2011 25.08.2011

13

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Documentos recebidos e depoimentos A princpio h que se destacar que at o encerramento dos trabalhos no houve qualquer tipo de colaborao ou qualquer resposta enviada pelo Instituto Atlntico acerca das requisies/ofcios citadas anteriormente as quais foram direcionadas ao membros do referido instituto, sendo estes David Garcia de Assis(contador), Bruno Valverde(presidente), Marcos Antonio Serra(presidente atual) e Carlos F. Viana Reis(procurador) Frisa-se que tais pedidos, protocolados conforme tabela de "ofcios expedidos", foram formulados com supedneo no disposto no art. 50, 7 do Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb c/c o art. 2 da Lei Federal n.1.579, de 18 de maro de 1952. Desta feita, no se pode deixar de enfatizar e registrar a consternao ocasionada pelo descaso proporcionado pelos membros e responsveis do Instituto Atlntico. Fato que serve para revelar o desrespeito para com os relevantes trabalhos desenvolvidos por esta Comisso, bem como com os membros da mesma e, via de conseqncia, com o Poder Legislativo Municipal como um todo. Importante destacar que os documentos recebidos, enviados pela Municipalidade, entidades, pessoas fsicas e demais rgos que compem os Poderes da Unio foram juntados aos autos da CPI 01/2011. Atas Foram lavradas, 01 (uma) Ata de Instalao, 04 (quatro) Atas de Reunies Ordinrias, 11 (onze) Atas de Reunies para Oitiva de Testemunhas e 01 (uma) Ata de Reunio de Encerramento.

14

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

6. RESUMO DAS REUNIES


REUNIO 1 R.O. 1 R.O. 2 R.O. DATA 01.06.2011 15.06.2011 05.07.2011 ASSUNTO/CONVOCADOS ELEIO PRESIDENTE, RELATOR E MEMBRO. VOTAO RELATRIO PRELIMINAR REUNIO DELIBERATIVA

3 R.O. 4 R.O. 5 R.O. 6 R.O. 7 R.O. 8 R.O. 9 R.O. 10 R.O. 11 R.O. 12 R.O. 13 R.O.

08.08.2011 10.08.2011 15.08.2011 16.08.2011 23.08.2011 24.08.2011 24.08.2011 26.08.2011 26.08.2011 02.09.2011 27.09.2011

DEPOENTES: DAVID GARCIA DE ASSIS (no compareceu) DEPOENTE: DAVID GARCIA DE ASSIS (no compareceu) DEPOENTE: DAVID GARCIA DE ASSIS (permaneceu em silncio) DEPOENTE: ZUALDO BAVIA JUNIOR DEPOENTE: AUDREY LUCIANE MELO (permaneceu em silncio) DEPOENTE: PAULO HUMBERTO PIZAIA NETO DEPOENTE: LUIZ CESAR LAZARI DEPOENTE: HELIO FERRARINI DEPOENTE: DAVID MAIRENO DEPOENTE: DEVAIR APARECIDO CHUDIS DELIBERAO RELATRIO FINAL

7. VOTO DO RELATOR Como registrado no relatrio preliminar, a presente CPI se predisps a investigar e apurar possveis irregularidades na contratao do Instituto Atlntico pelo Municpio de Camb e na respectiva prestao do servio. Para tanto, foi traado no Plano de Trabalho, a estruturao da Comisso em balizas investigativas, sendo elas, a saber: Analisar e diagnosticar, a estrutura de controle do Poder Executivo Municipal incumbida de gerenciar o Processo Administrativo 208/2009, Concorrncia Pblica 002/2009, Contrato 014/2010, bem como fiscalizar o respectivo servio prestado pelo instituto atlntico neste municpio, os repasses de verba pblica efetuados para o instituto citado e a forma como tal controle de despesas era realizado, visando apurar eventuais irregularidades e desvios de recursos pblicos municipais atravs de ilcitos.

15

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Assim, aps o regular desenvolvimento dos trabalhos da Comisso Parlamentar de Inqurito, pode-se constatar o seguinte:

Processo Administrativa N.208/2009 - Concorrncia Pblica 002/2009 Como estabelecido no plano de trabalho, a investigao promovida por esta comisso, teve seu marco inicial a partir do Procedimento Administrativo n. 208/2009 que resultou na Concorrncia 002/2009. Importante informar que a anlise foi realizada em conformidade com as Normas e Princpios de Contabilidade, os princpios que regem a Administrao Pblica, esculpidos na Constituio Federal, na Lei 4.320/64, que estabelece as normas gerais de direito financeiro na Administrao Pblica, na Lei Federal n 8.666/93, que trata das Licitaes Contratos na Administrao Pblica, e ainda, legislaes correlatas abrangidas pela matria. No dia 12/11/2009 o Secretrio Municipal de Administrao, Senhor Eduardo Pavinato, autorizou a abertura do processo licitatrio para celebrao de Termo de Parceria estimando o valor mensal da contratao em R$ 260.513,84 (duzentos e sessenta mil, quinhentos e treze reais e oitenta e quatro centavos) e fixando o perodo de contratao em 24 (vinte e quatro) meses (fls. 35 do Anexo I ). No dia 13/11/2009, o Secretrio de Administrao, por meio de comunicao interna(fls. 39 60 do Anexo I ), encaminhou a minuta do edital para parecer da Procuradoria Jurdica do Municpio. O referido Secretrio informou na ocasio que a minuta se referia a celebrao de Termo de Parceria com valor mensal aproximado de R$ 260.513,84 (duzentos e sessenta mil, quinhentos e treze reais e oitenta e quatro centavos) cujo perodo de contratao seria de 24 (vinte e quatro) meses. Vale ressaltar que a minuta que foi encaminhada Procuradoria, possui TEXTO DIFERENTE da minuta que se encontra arquivada s (fls. 39 34 do Anexo I ).
16

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Em 13/11/2009, "no mesmo dia" que recebeu a Comunicao Interna sobredita, a Procuradoria Jurdica do Municpio, representada pelo Dr. Eduardo Fernando Lachimia, elaborou parecer onde sugeriu uma pequena adequao quanto ao instrumento a ser utilizado para desenvolver os programas em questo opinando que o instrumento a ser utilizado deveria ser o CONVNIO, de acordo com o artigo 116 da Lei 8666/93 e no TERMO DE PARCERIA previsto na Lei 9.790/99, regulamentado pelo Decreto Federal n 3.100/99. O Senhor Procurador consignou ainda, em seu parecer, referncia a Ao Civil Pblica da forma que segue: " Inicialmente, conforme j relatados em pareceres jurdicos anteriores, esta procuradoria jurdica lembra, novamente, a existencia de Ao Civil Pblica ajuizada pelo Ministrio Pblico do Trabalho contra o Municipio de Camb, autuada sob n. 1104-2007-24209-00-5, em trmite perante a Vara do Trabalho de Camb, onde restou determinado que esta Municipalidade NO faa a contratao de " profissionais para execuo do Programa de Sade da Familia, Agentes Comunitrios de Sade, Agentes de Combates s Endemias, sem a realizao de concurso pblico, ou ainda, por meio de empresa ou qualquer outra entidade que atue como intermediria de mo-de-obra." 4

Estranhamente, em 13/11/2009, "no mesmo dia", o Prefeito Municipal faz publicar(pag. 04, Jornal Camb Noticias n.1657) o edital de concorrncia n. 002/2009(fls. 97 119 do Anexo I), estabelecendo a abertura do certame para as 9:30 horas do dia 16/12/2009.

Parecer Jurdico da Prefeitura Municipal de Camb endereada ao Departamento de Compras(fls. 61 68 do Anexo I )

17

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Inexplicavelmente, faz constar na publicao do aviso de licitao que o objeto da contratao a celebrao de TERMO DE PARCERIA, em vez de CONVNIO, conforme consta no prprio edital. O fato acima narrado inaceitvel, pois configura descumprimento ao que determina o 1, do Art. 3, da Lei 8.666/93, conforme segue:
Art. 3o A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. 1o vedado aos agentes pblicos: ... I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos 5o a 12 deste artigo e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991; (grifo nosso)

Em razo desta distoro incabvel, ou seja, da incluso por parte da Prefeitura do Municpio de Camb, da expresso TERMO DE PARCERIA em vez de " CONVNIO" na publicao do aviso de licitao, pode ter afastado as instituies privadas, sem fins lucrativos que gostariam de participar da licitao, mas se viram impedidas por no possurem qualificao como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), pois para firmar TERMO DE PARCERIA, necessitariam estar devidamente qualificadas de acordo com o que estabelece a Lei Federal n 9.790/1999, regulamentada pelo Decreto Federal n 3100/1999.

18

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Da divulgao do edital

A divulgao do edital ocorreu nos seguintes veculos de comunicao: Jornal Folha de Londrina, na data de 14/11/2009; Jornal Camb Noticias, na data de 15/11/2009.

Assim sendo, restou constatado o descumprimento da legislao por parte da Prefeitura do Municpio de Camb, ao efetuar divulgao do edital em desacordo com a legislao, uma vez que a indicao sendo de recursos federais para a realizao da licitao, o aviso em glosa deveria ter sido publicado no Dirio Oficial da Unio, conforme determina o artigo 21, da Lei 8.666/93, conforme segue:

Art. 21. Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leiles, embora realizados no local da repartio interessada, devero ser publicados com antecedncia, no mnimo, por uma vez: I - no Dirio Oficial da Unio, quando se tratar de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal e, ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituies federais;

Formalizao do Processo Administrativo Para a formalizao do Processo Administrativo, em se tratando de licitaes, deve ser observado os seguintes dispositivos da Lei 8.666/63:
Art. 4o ... Pargrafo nico. O procedimento licitatrio previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica. ... Art. 38. O procedimento da licitao ser iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, a indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, e ao qual sero juntados oportunamente: (grifo nosso)

19

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

O legislador, neste caso, buscando criar instrumentos legais para impedir que pessoas mal intencionadas manipulem, incluam ou subtraiam documentos do processo, determinou no texto legal algumas formalidades inerentes aos processos administrativos, entre as quais, que os documentos devem ser arquivados segundo a ordem cronolgica do acontecimento dos fatos e estarem devidamente numerados e rubricados em todas as folhas. Analisando cpias do processo administrativo 208/2009 enviado pela Prefeitura esta Comisso, constata-se que o mesmo possui impropriedades do tipo que segue: a) As folhas do processo administrativo no esto rubricadas; b) As folhas ns 73 a 96, 440 e 441(Numerao do Processo Administrativo) esto com as numeraes rasuradas; c) H documentos no processo que no esto numerados, localizados entre as folhas ns 133 e 134, 275 e 276 e 303 e 304 (Numerao do Processo Administrativo)

Verifica-se ainda a existncia de documentos que no foram arquivados seguindo a ordem cronolgica dos fatos, como, por exemplo, os documentos de habilitao das empresas que participaram do certame, pois os mesmos no se encontram numerados, e, ainda, no foram arquivados juntamente com os documentos do processo administrativo. Na forma que se encontram, os documentos demonstram a falta de cuidado e zelo para com o Processo Administrativo, bem como de conhecimento tcnico do servio administrativo da Prefeitura do Municpio de Camb, a vista da legislao a que os processos esto adstritos. imprescindvel a numerao das pginas e que a juntada dos documentos nos processos seja realizada na seqncia e na ordem cronolgica do acontecimento dos fatos. Neste sentido deve-se observar a sugesto proferida pelo Tribunal de Contas da Unio em sua Deciso n 955/2002, que assim manifestou:
20

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

8.2.1. observe o fiel cumprimento do art. 38, caput e seus incisos, e art. 40, 1, da Lei n 8.666/93, relativos regular autuao e constituio dos processos licitatrios, em especial quanto numerao das folhas e aposio de rubrica imediatamente aps a juntada dos documentos da licitao ao processo...(grifo nosso)

Anlise do Edital de Licitao, Anexos e Convnios.

Tendo em vista que a Administrao Municipal realizou licitao na modalidade CONCORRNCIA (fls. 97 119 do Anexo I), a analise do Edital ser sob a gide da Lei Geral de Licitaes, haja vista que o caput do art. 116, da Lei 8.666/93, preconiza: "Aplicam-se as disposies desta Lei, no que couber, aos convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres celebrados por rgos e entidades da Administrao"

Falta de Projeto Bsico e de Estimativa de Valores Para a Licitao e Contratao.

A legislao cristalina quando estabelece que, para a realizao das licitaes essencial a avaliao dos valores a serem gastos. Desta forma estabelece o artigo 7 da Lei 8.666/93:
Art. 7o As licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecero ao disposto neste artigo e, em particular, seguinte seqncia: ... 2o As obras e os servios somente podero ser licitados quando: I - houver projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do processo licitatrio; II - existir oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios; ...

21

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

4o vedada, ainda, a incluso, no objeto da licitao, de fornecimento de materiais e servios sem previso de quantidades ou cujos quantitativos no correspondam s previses reais do projeto bsico ou executivo. ...

Na investigao promovida por esta comisso, constatou-se que a Administrao Municipal no elaborou o projeto bsico, que deveria estar devidamente aprovado pela Autoridade competente, e que pudesse estar disposio dos interessados em participar do processo licitatrio. Verificou-se ainda que quando a Administrao Municipal apresentou o valor estimado da licitao, deixou de detalhar todos os custos que estariam envolvidos para a execuo do objeto, pois demonstrou apenas os custos com o salrio bsico dos empregados e respectivos valores referentes insalubridade, deixando de demonstrar os custos dos valores a serem despendidos com encargos, vale transporte, seguro, auxilio creche, uniforme, material de consumo e servios de terceiros (pessoa jurdica / pessoa fsica). A Administrao Municipal deveria ter realizado oramentos estimativos para estabelecer o preo mximo da licitao, de acordo com os preos praticados no mercado, porm, no foram encontrados no Processo Administrativo, quaisquer tipos de documentos que comprovem que a Administrao tomou esta precauo. IMPRESCINDVEL AFIRMAR que as falhas apontadas se demonstram suficientes para a ANULAO do processo licitatrio e respectivo instrumento pactuado entre as partes, de acordo com o que determina o 6, do artigo 7, da Lei 8.666/93:

6o A infringncia do disposto neste artigo implica a nulidade dos atos ou contratos realizados e a responsabilidade de quem lhes tenha dado causa. (grifo nosso)

22

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Disponibilizao do Valor Mximo para a Contratao.

O inciso X, do art. 40, da Lei 8.666/93, faculta Administrao colocar no Edital a informao quanto aos preos mximos para os certames, entretanto, a Constituio Estadual do Paran impe que todos os rgos pblicos devem fazer constar em seus editais esta informao, conforme segue:
Art. 27. A administrao pblica direta, indireta e fundacional, de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, eficincia, motivao, economicidade e, tambm, ao seguinte: ... XXI - alm dos requisitos mencionados no inciso anterior, o rgo licitante dever, nos processos licitatrios, estabelecer preo mximo das obras, servios, compras e alienaes a serem contratados; (grifo nosso)

A falta de informaes precisas quanto aos valores a serem gastos pela Administrao, fez com que constasse no Edital apenas os valores referentes ao salrio bsico e adicional de insalubridade dos funcionrios a serem contratados, deixando, portanto, a Administrao de fixar o valor mximo para o certame, desrespeitando o que determina a Constituio do Estado do Paran. Importante enfatizar que o nico limitador que a Administrao Municipal determinou foi o valor mximo que poderia ser pago a ttulo de Taxa de Administrao, ficando todos os outros componentes sem a determinao de limitao de valores.

23

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

8LICITAO

PACTUAO

COM

ENTIDADE

VENCEDORA

DA

Quanto a Escolha da Forma de Convnio. O Edital trouxe regras para formalizao de CONVNIO com a Entidade a ser declarada vencedora da licitao, conforme a orientao da Procuradoria Jurdica do Municpio. O ilustre Professor Maral Justen Filho traz a seguinte definio para Convnio5:
"Convnio um acordo de vontades, em que pelo menos uma das partes a Administrao Pblica, por meio do qual so conjugados esforos e (ou) recursos, visando disciplinar a atuao harmnica e sem intuito lucrativo das partes, para o desempenho de competncias administrativas."

Diante deste ensinamento, fica evidente que no convnio h a atuao harmnica dos partcipes, que juntam esforos para alcanar um objetivo comum, sem intuito de lucros das partes. Observa-se tambm, que a Procuradoria Jurdica do Municpio de Camb, corretamente, informa que a Lei 8.666/93, definiu as regras gerais para a celebrao de um convnio, sendo que as mesmas esto contidas no 1, do artigo 116, conforme segue:
A celebrao de convnio, acordo ou ajuste pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica depende de prvia aprovao de competente plano de trabalho proposto pela organizao interessada, o qual dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - identificao do objeto a ser executado; II - metas a serem atingidas; III - etapas ou fases de execuo; IV - plano de aplicao dos recursos financeiros; V - cronograma de desembolso; VI - previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas;
5

Comentrios Lei de licitaes e Contratos Administrativos, 12 ed., Ed. Dialtica 2008, p. 871

24

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Contudo e estranhamente, EM NENHUM MOMENTO a Administrao Publica seguiu ao que determina a legislao, pois as entidades no apresentaram planos de trabalhos, conforme estipulado no artigo 116, da Lei 8.666/93. No foi encontrado no processo administrativo o plano de trabalho que a entidade declarada vencedora da licitao deveria ter apresentado, em consonncia ao contido no item 16.1 do Edital.
16.1 A entidade contratada dever elaborar um Plano de Trabalho, que dever ser aprovado pelo Municpio de Camb. Este Plano de Trabalho dever ser apresentado em at 10 (dez) dias corridos aps ter sido declarada vencedora. (grifo nosso)

Esta Comisso questionou, por escrito, a Administrao Pblica, em relao ao descumprimento do prprio edital, tendo a Municipalidade, confessado a irregularidade, relatando que realmente no fora apresentado o Plano de Trabalho conforme exigncia editalcia. Vejamos a transcrio da pergunta elaborada por esta Comisso e a resposta enviada pela Municipalidade:
Pergunta n 3 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi elaborado e apresentado pelo Conveniado, em at 10 (dez) dias corridos aps ter sido declarada vencedora, Plano de Trabalho para aprovao pelo Convenente conforme estabelece o Item 16.1 do Edital de Concorrncia n 2/2009-PMC e exigncias do Pargrafo 1, do Artigo 116, da Lei 8.666/93. Caso afirmativo, anexar fotocpia do Plano de Trabalho aprovado. Resposta do Municpio: No h, na modalidade do contrato em tela, Plano de Trabalho aprovado.

A Prefeitura Municipal de Camb permitiu, inexplicavelmente,

que a

entidade vencedora do certame licitatrio, mesmo no cumprindo as exigncias do Edital no que se refere a apresentao do Plano de Trabalho e conseqentemente sem a respectiva aprovao da Administrao, desse incio execuo do convnio. O referido descumprimento das condies, ou seja, a falta de apresentao do Plano de Trabalho, impossibilita a execuo adequada do convnio, uma vez que o aludido

25

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Plano, de acordo com determinao legal, traz informaes fundamentais para subsidiar as partes envolvidas, tais como: a) identificao do objeto a ser executado; b) metas a serem atingidas; c) etapas ou fases de execuo; d) plano de aplicao dos recursos financeiros; c) cronograma de desembolso; e) previso de incio e fim da execuo do objeto; f) concluso das etapas ou fases programadas;

Foroso ressaltar que a falta de definio de metas a serem atingidas impossibilita verificar se o resultado esperado pela Prefeitura do Municpio de Camb foi alcanado, o que representa ntida temeridade administrativa. Ademais, sem a possibilidade de avaliao quanto ao cumprimento do resultado, resta prejudicado o repasse das parcelas ao ente conveniado, uma vez que no possvel identificar se houve a regular aplicao dos recursos, se houve desvio de finalidade, falta de cumprimento de prazos, ou outras situaes previstas nos I a III do 3, do art. 116, da Lei 8.666/93:
3o As parcelas do convnio sero liberadas em estrita conformidade com o plano de aplicao aprovado, exceto nos casos a seguir, em que as mesmas ficaro retidas at o saneamento das impropriedades ocorrentes: I - quando no tiver havido comprovao da boa e regular aplicao da parcela anteriormente recebida, na forma da legislao aplicvel, inclusive mediante procedimentos de fiscalizao local, realizados periodicamente pela entidade ou rgo descentralizador dos recursos ou pelo rgo competente do sistema de controle interno da Administrao Pblica; II - quando verificado desvio de finalidade na aplicao dos recursos, atrasos no justificados no cumprimento das etapas ou fases programadas, prticas atentatrias aos princpios fundamentais de Administrao Pblica nas contrataes e demais atos praticados na

26

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

execuo do convnio, ou o inadimplemento do executor com relao a outras clusulas conveniais bsicas; III - quando o executor deixar de adotar as medidas saneadoras apontadas pelo partcipe repassador dos recursos ou por integrantes do respectivo sistema de controle interno.

Cobrana de Taxa de Administrao por parte do Conveniado. Aos licitantes interessados, foi permitido pela Administrao Municipal, que elaborassem suas propostas, inserindo nelas, como parte do valor a ser repassado pela Municipalidade, a importncia referente Taxa de Administrao conforme definio do item 4.5 do Edital:
Taxa de Administrao: Refere-se to somente ao pagamento do gerenciamento administrativo do programa, a qual ser calculada mensalmente sobre o montante da remunerao base dos trabalhadores.

Ocorre que a cobrana de taxa de administrao fere a essncia da natureza do convnio, sendo esta prtica contrria Legislao, haja vista que "o convnio caracterizado pela atuao harmnica dos partcipes, que juntam esforos para alcanar um objetivo comum, sem intuito de lucros das partes". Esta afirmao to acertada, pois o prprio Tribunal de Contas do Estado do Paran, em sua Resoluo de n 03/2006, que dispe sobre a fiscalizao das transferncias voluntrias estaduais e municipais repassadas s entidades da Administrao Pblica, ou s entidades privadas sem fins lucrativos, assim determinou no Inciso I, art. 5:
Art. 5. vedada a incluso, tolerncia ou admisso, no ato de transferncia voluntria, formalizada mediante convnio ou instrumento congnere, sob pena de nulidade e sustao do ato e responsabilidade do agente, de clusulas ou condies que prevejam ou permitam: I realizao de despesas a ttulo de taxa de administrao, de gerncia ou similar, ressalvadas as despesas de carter indenizatrio dos custos administrativos, devidamente motivados e detalhados em planilhas;(grifo nosso)

27

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Mais gravoso ainda, que no h possibilidade de alegao por parte da Administrao de que os valores se referem aos casos ressalvados no inciso I, uma vez que os custos administrativos deveriam ter sido apresentados em campo prprio da proposta, de acordo com o item 4.3 e letra d do item 8.2 do Edital:
4.3. Custo Indireto Despesas com transportes, uniformes, palestras, treinamentos e todas as demais despesas que se fizerem necessrias na realizao do objeto contratado, desde que, devidamente reconhecidas pela Prefeitura. Esses custos podero ser repassados ao contratado, ou assumidos diretamente pela Prefeitura Municipal, portanto, no sero considerados para a escolha da proposta de menor preo. ... 8.2. A proposta de preo dever apresentar destacadamente todos os custos que envolvam a execuo do objeto a ser contratado, como segue...:(grifo nosso) Valor dos custos indiretos, constantes do item 4.3. e tabelas I, II e II do Edital.

Constata-se, assim, GRAVE ILEGALIDADE cometida pelo Poder Executivo Municipal desta cidade, ao permitir e pagar valores referentes a taxa de administrao, uma vez que o mesmo vedado pela legislao. Imperativo lembrar que neste caso, caber, indiscutivelmente, anulao do ato e responsabilizao ao agente que deu causa ao pagamento, gerando prejuzo ao errio pblico . Incumbe ainda a esta Comisso registrar, que conforme os princpios constitucionais que regem a administrao pblica, normas e princpios da contabilidade, bem como, demais legislao pertinente, dever ocorrer imediata tomada de providncias pelos rgos competentes, visando ressarcimento dos valores que foram pagos a ttulo de taxa de administrao, devendo ser aberto procedimentos administrativos para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos.

28

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Falta de documentao para celebrao do convnio Em que pese o item 7 do Edital determinar quais os documentos que as licitantes deveriam apresentar por ocasio da apresentao de suas propostas, no que se refere habilitao, alm de documentos necessrios para a habilitao, a Administrao Municipal deveria exigir documentos obrigatrios para quem deseja firmar convnio com a Administrao. Trata-se dos documentos relacionados nos incisos I e II, art. 7, da Resoluo n 03/2006 do Tribunal de Contas do Estado do Paran:

Art. 7. A situao de regularidade da entidade tomadora dos recursos, para os efeitos desta Resoluo e de demais atos normativos do Tribunal e da entidade concedente da transferncia voluntria, ser comprovada mediante a apresentao, no mnimo, dos seguintes documentos: I certido liberatria, expedida pelo Tribunal de Contas, para os repasses de transferncias voluntrias estaduais e municipais; II certido liberatria ou documento equivalente, expedido pelo rgo municipal competente, que se acha em dia quanto s prestaes de contas de transferncias voluntrias municipais, nos termos do art. 25, 1, inciso IV, alnea a, da Lei Complementar Federal n 101/2000; ... 1. Ser exigida a comprovao da situao de regularidade de que trata este artigo por ocasio da liberao de cada parcela da transferncia voluntria.

Observa-se que o 1, art. 7, da citada Resoluo, tambm determina que para a liberao de cada parcela a documentao tambm dever ser apresentada, entretanto, analisando o processo administrativo, constata-se que a referida documentao nunca foi exigida pela Administrao e conseqentemente apresentada pela entidade, que recebia mensalmente os valores do convnio.

29

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

10 - PROPOSTAS DBIAS DO EDITAL Condies de Apresentao e Julgamento de Propostas Imprecisas Para apurao do menor preo e classificao das propostas, o Edital traz as seguintes informaes: a) Informaes do Item 4 do Edital:
4. DETALHAMENTO DOS CUSTOS DO OBJETO As despesas que sero realizadas para atendimento do objeto do presente Edital, para apurao do Menor Preo, so classificadas como segue: 4.1 Remunerao Base o total das despesas devidas diretamente ao trabalhador contratado, tais como: salrios, gratificaes, adicional de insalubridade, servios extraordinrios. 4.2 Custo Direto o total das despesas com encargos sociais e trabalhistas recolhidos mensalmente e incidentes sobre a folha de pagamento da remunerao base dos trabalhadores. 4.3 Custo Indireto Despesas com transportes uniformes, palestras, treinamentos e todas as demais despesas que se fizerem necessrias na realizao do objeto contratado, desde que, devidamente reconhecidas pela Prefeitura. Esses custos podero ser repassados ao contratado, ou assumidos diretamente pela Prefeitura Municipal, portanto, no sero considerados para a escolha da proposta de menor preo. 4.4 Provises So os Valores que sero depositados mensalmente e destinados a atender as previses de despesas futuras, tais como: indenizaes de 1/3 de frias, 13 salrio, substituies, licena remunerada, custos de demisses sem justa causa, bem como demais componentes de despesas relacionadas ao pessoal contratado conforme tabelas I, II e III, que ocorrer fora da previso. 4.5 Taxa de Administrao Refere-se to somente ao pagamento do gerenciamento administrativo do programa, a qual ser calculada mensalmente sobre o montante da remunerao base dos trabalhadores. 4.6 OBSERVAO A taxa de administrao no incidir sobre o pagamento de indenizaes de rescises contratuais, exceto as que se referirem a remunerao base. (grifo nosso)

b) Informaes do Item 8 Edital:


8. DA PROPOSTA DE PREO Envelope n 02 ... 8.2 A proposta de preo dever apresentar destacadamente todos os custos que envolvam a execuo do objeto a ser contratado, como segue:

30

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

a) Taxa de Administrao com o percentual e valor e ser calculada sobre a remunerao base dos contratados, constantes das tabelas I, II e III; b) Valor dos encargos sociais e trabalhistas recolhidos mensalmente e incidentes sobre a folha de pagamento da remunerao base dos contratados, item 4.2 do edital; c) Valor dos encargos destinados a atender as despesas de provises, constantes do item 4.4 do edital; d) Valor dos custos indiretos, constantes do item 4.3 e tabelas I, II e III do edital.

Inicialmente j se pode constatar que estes dois itens j apresentam divergncias, pois no foi exigido no item 8.2 a informao quanto aos custos da remunerao bsica. Ainda, no que se refere ao critrio para julgamento das propostas, o item 10.1 do edital determinava que:
10.1 Os critrios de classificao da proposta consistiro em verificar se os requisitos tcnicos obrigatrios, definidos neste Edital foram atendidos. E apresente o menor custo, considerando encargos sociais obrigatrios (custo direto) e taxa de administrao. (grifo nosso)

O Modelo de Proposta constante do Anexo II do Edital ratifica o item 10.1 ao exigir a apresentao, apenas o valor da taxa de administrao e encargos sociais diretos. Mais uma vez verifica-se estranha divergncia quanto aos critrios de julgamento das propostas, como abaixo exemplifica-se:

o item 4 informa que sero levados em considerao para apurao do Menor Preo as informaes constantes dos itens 4.1 a 4.6 (Remunerao Administrao), Base, Custo Direto, Provises e Taxa de

o item 10.1 e respectivo modelo de proposta, constante do Anexo II do Edital, informam que o Menor Preo ser obtido considerando-se

31

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

apenas os encargos sociais obrigatrios (custo direto) e a taxa de administrao.

Em razo das divergncias contidas no Edital, surgiram dvidas por parte dos licitantes sendo que a Administrao, em resposta aos questionamentos assim respondeu (fls. 145 do Anexo I):
e) Por fim, quanto a elaborao da Proposta de Preos, o item 8.2 do edital coloca equivocadamente que a licitante deve apresentar os custos constante nas alneas a, b, c e d, entretanto, a licitante dever demonstrar para efeito de julgamento das propostas, somente os custos que envolvam a taxa de administrao e o valor dos encargos social e trabalhistas, considerando somente o disposto nas alneas a e b, item 8.2., como tambm no Modelo de Proposta de Preos (Anexo II) (grifo nosso)

Alem das divergncias entre os itens do Edital por ocasio do efetivo julgamento das propostas, constata-se tambm que este critrio foi alterado pela Comisso de Licitao, com base no Parecer elaborado pela Secretaria de Auditoria e Controle Interno, conforme segue (fls. 445 do Anexo I):
Tendo em vista que todas as concorrentes so da mesma natureza jurdica, classificadas como do terceiro setor e conseqentemente com as mesmas obrigaes patronais e trabalhistas, o critrio a ser utilizado na classificao das propostas, dever ser apenas o da Taxa de Administrao. (grifo nosso)

Novamente ocorre uma ilegalidade durante o procedimento em glosa, uma vez que para o julgamento das propostas, todos os valores devem ser levados em considerao, pois cada entidade trabalha utilizando-se de metodologias diferentes, cujos custos de operao tambm so diferentes e tendo em vista que a Prefeitura dever repassar os valores dos custos da entidade, todos os valores devem ser mensurados, pois o montante que vai definir a proposta de menor valor, e NO SOMENTE A TAXA DE ADMINISTRAO.

32

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Vale advertir que " considerar apenas a menor taxa de administrao no julgamento das propostas pode acarretar na contratao de uma entidade cujos custos para desenvolvimento do objeto da licitao sejam maiores do que daquela entidade que ofertou menores custos relativos a outras despesas " .

Prazo de Durao e Prorrogao O prazo de durao do convnio e a possibilidade de prorrogao foi estabelecido no edital em seu item 14 :
14.1. A presente licitao tem vigncia de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogada at o limite mximo de 60 (sessenta) meses, ouvida a Comisso de Avaliao sobre a necessidade da prorrogao. 14.5. (sic) O no cumprimento deste prazo implica em multa conforme especificado no item 13.1 do presente edital.

No foi localizado no processo administrativo justificativa para que o convnio tenha inicialmente o prazo de durao de 24 (vinte e quatro) meses. Por prudncia, deveria ter sido estabelecido o prazo inicial da execuo para 12 (doze) meses, que aps avaliao da Administrao e seguindo os critrios do artigo 57, da Lei 8.666/93, poderiam ser prorrogados.
Art. 57. A durao dos contratos regidos por esta Lei ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: ... II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses; ... 2o Toda prorrogao de prazo dever ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.

33

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Quanto a Forma de Pagamento das Parcelas

A forma de pagamento das parcelas foi estabelecida no item 15.1 do edital e, tambm, na Clausula Terceira da Minuta do Convnio, conforme demonstrado a seguir: a) Item 15.1 do Edital:
15.1 O pagamento das parcelas mensais ser repassado at o ltimo dia til do ms a que se refere competncia contratada, desde que seja entregue toda a documentao necessria para a liquidao da despesa.

a) Clusula Terceira da Minuta do Convnio:


Para o cumprimento das metas estabelecidas neste CONVNIO o valor estimado e de R$ ____ (________). Pargrafo Primeiro: O repasse do valor previsto no caput Entidade ser feito em parcelas de R$ ___ (____), conforme cronograma apresentado e aprovado pelo CONVENENTE, mediante a comprovao de adequao da correta execuo do objeto do convnio, nos termos do item II, i da clusula segunda, bem como da constatao da regularidade dos recolhimentos junto ao INSS e FGTS. Pargrafo Segundo O pagamento das parcelas mensais ser repassado at o ltimo dia til do ms a que se refere a competncia contratada, desde que seja entregue toda a documentao necessria para a liquidao da despesa. (grifo nosso)

A ttulo de observao destaca-se que o texto do Pargrafo Primeiro da Clusula Terceira do Convnio (fls. 503 do Anexo I) diferente do texto que consta na Minuta do Convnio (fls. 112 do Anexo I), pois no Convnio firmado entre as partes no especificado o valor mensal da proposta, que caso fosse especificado, demonstraria que o valor total no corresponde somatria das parcelas para o perodo estipulado para execuo do convnio. OBSERVA-SE que os textos transcritos no mencionam quais seriam os documentos necessrios para a liquidao da despesa que deveriam ser apresentados pela
34

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

entidade para o recebimento das parcelas, originando dvidas dos participantes da licitao que questionaram a Administrao e receberam a seguinte resposta (fls. 145 do Anexo I):
c) no item 15.1, forma de pagamento, faz referncia a documentao que a contratada dever apresentar que comprova a liquidao da despesa, tal documentao refere-se ao Recibo ou Nota Fiscal que a contratada dever apresentar, e tambm as guias de recolhimento referente as obrigaes patronais. (grifo nosso)

Verifica-se, portanto, que para o recebimento das parcelas a entidade deveria ter apresentado Nota Fiscal ou Recibo e, ainda, as guias de recolhimento das obrigaes patronais. Ressalta-se que todos os pagamentos deveriam ter sido realizados aps a comprovao do atingimento das metas e de acordo com o cronograma apresentado pela entidade, porm, conforme j mencionado neste relatrio, em momento algum a entidade apresentou seu Plano de Trabalho, contendo as metas e o cronograma de desembolso. Aps questionamento efetuado Prefeitura Municipal de Camb, a mesmo informou que no foi apresentado Recibos ou Notas Fiscais que comprovam a liquidao da despesa.
Pergunta n 12 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi apresentado pelo Instituto Atlntico, notas fiscais/recibo para cobrana dos servios prestados no perodo de 25/01/2010 a 31/05/2011 do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar fotocpias das notas fiscais/recibos. Resposta do Municpio: Os ofcios esto anexados aos empenhos, que, no obstante j tenham sido encaminhados anteriormente para a CPI, seguem novamente em anexo. Pergunta n 13 do ofcio 16/2011-CPI Informar se o Instituto Atlntico encaminhou os documentos de despesas para comprovar a execuo dos servios prestados, tais como, holerites do pessoal contratado, notas fiscais de despesas (vale transporte, cestas bsicas etc.) comprovantes de pagamentos de encargos (INSS, FGTS, PIS, etc.) e demais documentos que comprovem os valores gastos pelo Instituto na execuo dos servios. Caso afirmativo, encaminhar cpias dos referidos documentos, indicando de quais perodos se referem. Resposta do Municpio:

35

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Os documentos, interno referente a despesas so de competncia do contratado e no so enviados Municipalidade, porem os valores informados em planilhas so acompanhados pela Secretaria de Controle Interno. Por outro lado, importante ressaltar que mensalmente so aferidas as certides negativas de recolhimento de tributos e impostos da entidade contratada.

Esta ILEGALIDADE CONSUMADA foi confirmada pelo prprio Controle Interno da Prefeitura de Camb, em Comunicao Interna 025/2011(fls.50 CPI), de 27 de junho de 2011, direcionada ao Senhor Luiz Cesar Lazari, Secretrio de Governo, onde o Controlador afirma categoricamente: ". Portanto, a prestao de contas limita-se somente na apresentao de planilha onde demonstrado o total de funcionrios admitidos e demitidos no perodo, os quais formam o valor base da folha de pagamento, dos encargos e demais gastos decorrentes a cada ms de competncia." "Salientamos tambm, que os documentos comprobatrios de despesas, esto em poder do instituto, o qual nos informou que os mesmos esto retidos no ministrio pblico." Posicionamento idntico pode ser observado em Oficio 012/2011SG, (fls.49 CPI ) subscrito pelo Secretrio de Governo Luis Cesar Lazari, destinado a esta Comisso, respondendo que os documentos solicitados pela CPI estariam apreendidos no GAECO (Grupo de Atuao Especial de Combate do Crime Organizado), assim como demonstra transcrio que segue: "Informamos que os documentos comprobatrios de despesas listados no item 03 esto em poder do Gaeco, em Londrina, conforme informao do Instituto Atlntico."

36

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Constata-se assim, a imensurvel IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, haja vista, que o chefe do Poder Executivo Municipal no conseguiu apresentar qualquer comprovante de despesas a esta Comisso, pois, como afirmam seus Secretrios Municipais, os pagamentos so repassados ao Instituto Atlntico com a "mera apresentao de uma planilha", o que pode ser facilmente adulterada. Na mesma esteira de asseveraes, fica evidente que esta falta de cuidado e zelo com o dinheiro pblico na prestao de contas por parte do Instituto Atlntico, deu margem para que o referido instituto pudesse agir nos mesmos moldes que foi denunciado pelo Ministrio Pblico na cidade de Londrina, onde RU CONFESSO, por ter realizado fraudes consistentes na obteno de notas fiscais inteiramente falsas, referentes a prestao de servios inexistentes. Alm do que, de acordo com denuncia do Ministrio Pblico, os responsveis pelo Instituto Atlntico, valeram-se de promessa e pagamento de valores indevidos a agentes pblicos e terceiros com poder de influencia sobre estes, visando a contratao do instituto em comento para execuo de aes na rea da sade. Tal concluso resulta clara e transparente da simples leitura do depoimento prestado esta Comisso pelo Sr. David Maireno, Controlador Geral do Municpio de Camb, o qual reconheceu em seu depoimento conforme segue transcrio:

"Esta planilha, quanto a freqncia dos servidores que a base do clculo da despesa a ser paga em cada ms, fiscalizada pela referida secretaria inserida na ao. Disse tambm que para a controladoria do municpio, o Instituto Atlntico no encaminha oficialmente nenhum documento..."

Analisando todas as ordens de pagamentos encaminhadas Cmara Municipal, constata-se que em nenhum ms a entidade encaminhou Administrao Pblica os documentos legalmente exigidos, pois no foram apresentados Notas Fiscais ou

37

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Recibos da entidade, apenas Ofcios onde a mesma solicita o pagamento das parcelas anexando, por vezes planilhas com valores globais das supostas despesas realizadas. Constata-se, tambm, que em nenhum momento foram apresentadas as guias de recolhimento das obrigaes patronais (INSS e FGTS), restando comprovado que a entidade nunca fez prova da documentao necessria para o recebimento das parcelas, entretanto, mesmo assim a Administrao efetuou os repasses, sem qualquer questionamento. Ainda, verifica-se nos documentos de pagamento, que no ocorreu a liquidao da despesa, prevista no artigo 63 da Lei 4.320/64:
Art. 62. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. Art. 63. A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. 1 Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.

No consta nos documentos anexos ao processo de pagamento a comprovao de que a Administrao atestou o recebimento do objeto constante do convnio firmado entre as partes, de modo a aferir se os servios foram prestados nos valores conveniados e se foram atendidas todas as metas e obrigaes estabelecidas. Imperativa a observao, de que nos pagamentos realizados pela Prefeitura do Municpio de Camb ao Instituto Atlntico, tambm no h comprovao se foram verificados os pagamentos dos encargos patronais, o que traz grande risco, pois em qualquer ao trabalhista o municpio poder, ser includo no plo passivo da ao, podendo responder subsidiariamente ou solidariamente pela falta de pagamento destas obrigaes.
38

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Lembrando ainda, por essencial, como j foi citado na introduo deste relatrio, que o prprio Procurador Jurdico da Prefeitura de Camb, alertou a Administrao em parecer jurdico(fls. 61 66 do Anexo I), da existncia de Ao Civil Pblica ajuizada pelo Ministrio Pblico do Trabalho, determinado que o Municpio de Camb "NO faa a contratao de profissionais para execuo do Programa de Sade da Famlia, Agentes Comunitrios de Sade, Agentes de Combates s Endemias, sem a realizao de concurso pblico, ou ainda, por meio de empresa ou qualquer outra entidade que atue como intermediria de mo-de-obra." A Prefeitura de Camb, ignorando o aconselhamento de seu Procurador Jurdico, realizou exatamente o contrrio do recomendado, devendo, desta forma, ser

responsabilizado por qualquer prejuzo, inclusive trabalhista, onde o municpio responder subsidiariamente ou solidariamente pela falta de pagamento das obrigaes legais, pois tinha conhecimento tanto da Ao Civil Pblica em tela, quanto do posicionamento de seu Procurador Jurdico.

10 - DO CONVNIO ENTRE MUNICPIO DE CAMB E INSTITUTO ATLNTICO. Falta de Identificao e Qualificao do Representante do Instituto Atlntico no Termo de Convnio. O convnio firmado entre as partes, em seu escopo trouxe a seguinte informao:
Pelo presente CONVNIO, que fazem entre si, de um lado, o MUNICPIO DE CAMB, representada pelo Prefeito Municipal o Sr. Joo Dalmacio Pavinato, brasileiro, portador da cdula de identidade RG n 3.965.268-4/SSP-PR, inscrito no CPF/MF sob n 499.565.82972, residente e domiciliado nesta cidade, doravante denominado CONVENENTE, e de outro lado, o Instituto Atlntico doravante denominado CONVENIADO, pessoa jurdica de direito privado, sem fins econmicos, devidamente inscrito no CNPJ/MF sob n 10.896.544/0001-37, com sede administrativa Avenida Duque de Caxias, 1980, na cidade e comarca de Londrina, Estado do Paran,

39

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

qualificada como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP.

Conforme o escopo do Convnio, a Prefeitura do Municpio de Camb deixou de fazer constar vrios dados que so de suma importncia, tais como: a) CNPJ, Qualificao e Endereo da Prefeitura do Municpio de Camb; e b) Identificao, qualificao e endereo do representante do Instituto Atlntico. Com a falta destas informaes no instrumento de Convnio constata-se que a Administrao Municipal descumpre a Legislao, pois assim determina a Lei 8.666/93:
Art. 61. Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o nmero do processo da licitao, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeio dos contratantes s normas desta Lei e s clusulas contratuais. (grifo nosso)

Falta de Cumprimento das Obrigaes das partes

Exemplos de obrigaes das partes que constam da Clusula Segunda do Convnio, que deixaram de ser atendidas.

a) Obrigaes do Conveniado Inciso I: a) Executar fielmente o Programa de Trabalho aprovado pelo CONVENENTE, zelando pela boa qualidade das aes realizadas e buscando alcanar eficincia, eficcia, efetividade e economicidade em suas atividades As investigaes evidenciaram que NO possvel avaliar se o Programa de Trabalho foi executado fielmente, pois a entidade deixou de apresent-lo, descumprindo exigncia editalcia, sendo tambm, impossvel identificar se a mesma alcanou eficincia, eficcia, efetividade e economicidade em suas atividades, pois pela falta de apresentao do
40

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

plano de trabalho faltam parmetros para esta anlise, e, ainda, a entidade no demonstrou como realizou as suas contrataes, quer seja de pessoal ou outro tipo de despesa, pois no encaminhou Administrao o comprovante das despesas realizadas ou relatrios que demonstrassem a metodologia empregada nas contrataes (critrios de seleo, oramentos, etc.). c) Responsabilizar-se pela contratao e pagamento de pessoal qualificado que vier a ser necessrio e se encontrar em efetivo exerccio nas atividades inerentes execuo do objeto deste CONVNIO, inclusive pelos encargos e obrigaes trabalhistas, tributrias e securitrias decorrentes; Conforme j mencionado a entidade no fez prova dos critrios de seleo de pessoal e no encaminhou comprovante dos recolhimentos dos encargos.

d) Informar com antecedncia os nomes dos funcionrios autorizados a entrar nas dependncias dos postos onde sero exercidas as atividades. No foi encontrado no processo administrativo documento da entidade que demonstre que a mesma prestou a referida informao ao Municpio. Quando questionado pela Comisso Parlamentar a respeito deste item, o Municpio limitou-se a informar que:
Pergunta n 7 do ofcio 16/2011-CPI Informar se o Instituto Atlntico, encaminhou com antecedncia os nomes dos funcionrios autorizados a entrar nas dependncias dos postos onde foram exercidas as atividades na forma prevista na Letra o, do Inciso II, da Clusula Segunda do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar fotocpias de todas as autorizaes encaminhadas. Resposta do Municpio: Os funcionrios administrativos do Instituto Atlntico somente ingressam em prdios da rede de Sade Pblica mediante autorizao prvia, solicitada verbalmente, e sempre acompanhados de supervisores e / ou coordenadores da Secretaria de Sade.

41

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

f) Providenciar que seus funcionrios cumpram rigorosamente as determinaes e instrues do posto de servio, notadamente com relao aos horrios a serem cumpridos, disponibilizando meios de controle de freqncia aos seus funcionrios; NO foram encontrados no processo administrativo documentos (carto de freqncia, relatrios, ateste realizado pela Administrao para certificar-se do cumprimento da exigncia, etc.) que demonstrem que a entidade tomou precauo quanto determinao deste item. A falta de controle quanto freqncia e local de trabalho possibilita o pagamento a funcionrios que no estejam trabalhando ou que estejam em desvio de finalidade, desempenhando suas atividades em outro local ao invs de atender s finalidades dos Programas.

l) Promover, at o dia 28 de fevereiro de cada ano, a publicao integral, a imprensa oficial do Municpio, de extrato de relatrio de execuo fsica e financeira do CONVNIO. No foi encontrada no Processo Administrativo a comprovao de que a entidade tenha cumprido esta obrigao, uma vez que inexiste documento da entidade a respeito do mencionado relatrio ou comprovante de publicao do respectivo extrato.

n) Movimentar os recursos financeiros, objeto deste CONVNIO, em conta bancria especfica indicada pelo CONVENENTE, como segue: - Conta corrente especfica para movimentao dos recursos destinados s provises de despesas futuras, tais como: 1/3 frias, 13 salrio, substituies, licena remunerada, custos com demisses sem justa causa e outras despesas de natureza pessoal que ocorrer fora da previso; - Conta corrente para movimentao dos demais recursos inerentes ao objeto contratado. Obs.: Os recursos destinados para a conta de proviso, devero ser aplicados no mercado financeiro e as retiradas somente podero ser efetuadas com autorizao por escrito do Secretrio Municipal de Fazenda.

42

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

impossvel identificar se a entidade cumpriu a estes requisitos, pois, em que pese a Administrao ter informado Comisso, aps questionamento a respeito da existncia de Contas Bancrias especficas, para a movimentao dos recursos, a entidade nunca apresentou os extratos bancrios que comprovassem que as movimentaes destas contas bancrias foram especficas para o desenvolvimento dos Programas (PSF, NASF, Endemias). Para a movimentao dos recursos proveniente de provises, no foi cumprida a exigncia quanto autorizao por escrito do Secretrio Municipal de Fazenda. Quando questionado por esta Comisso a respeito deste item, o Municpio limitouse a informar que:
Pergunta n 1 do ofcio 16/2011-CPI Informar o(s) nmero(s), agncia(s) e instituio (os) financeira(s) de todas as contas bancria especficas indicadas para o Conveniado para movimentao dos recursos financeiros, estabelecido na Letra ndo Inciso I, da Clusula Segunda do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Encaminhar cpias de todos os extratos bancrios referentes s movimentaes financeiras do referido Contrato de Convnio, desde o inicio da prestao dos servios at o presente momento. Pergunta n 2 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi indicado pelo Convenente ao Conveniado o nmero da conta bancria especfica para as movimentaes financeiras dos recursos destinados s provises de despesas futuras e se as movimentaes ocorreram com autorizao por escrito do Secretrio Municipal de Fazenda conforme estabelecido Letra ndo Inciso I, da Clusula Segunda do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo anexar fotocpias de todos os documentos referentes s autorizaes para as movimentaes financeiras. Resposta do Municpio (1 e 2): O nmero das contas solicita so: para Pagamento de Salrio Agncia do Banco do Brasil 001 Ag 07684 C.C. 302597.7; e para Fundo de Proviso Agncia Banco do Brasil 001 Ag 07684 C.C. 30350-X. Informamos ainda que as referidas contas correntes foram indicadas para movimentao da entidade contratada e que os extratos das movimentaes esto em sua posse.

43

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

FATO MAIS GRAVOSO, foi o depoimento prestado esta Comisso pelo Secretrio Municipal de Fazenda(fls.209 CPI), onde o mesmo, surpreendentemente, afirma o seguinte:
"compromissado na forma da lei, disse o depoente: que no tem responsabilidade sobre o contrato do Instituto Atlntico com o Municpio, pois o mesmo gerenciado pela Secretaria Municipal de Sade. ...Disse,

ainda, o depoente que no se recorda de ter assinado alguma autorizao para a movimentao da conta de proviso em relao ao Instituto Atlntico"(grifo nosso)

o) Realizar auditoria da aplicao dos recursos recebidos, inclusive por auditores externos independentes se for o caso, por pessoa fsica ou jurdica habilitada pelos Conselhos Regionais de Contabilidade; No foi encontrado no Processo Administrativo comprovao da realizao de Auditoria conforme mencionado neste item. A Administrao em resposta ao questionamento da CPI informou que:
Pergunta n 16 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foram realizadas Auditorias conforme previsto na Letra o do Inciso I, da Clusula Segunda do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar cpia(s) do(s) parecer (es) de Auditoria. Resposta do Municpio: A auditoria mencionada na letra o do inciso I da clusula segunda do contrato de convnio n 14/2010, se refere ao cumprimento do disposto no Decreto Federal 3.100 de 30 de Julho de 1999, que em seu art. 19, obriga as Organizaes da sociedade Civil de Interesse Pblico (OCIPS), a realizarem auditoria independente, nos caso em que o montante dos recursos forem igual ou maior que R$ 600.000,00. Nesse sentido informamos que a referida auditoria ato formal sob responsabilidade do contratado.

Diante de exposto, constata-se que a exigncia no foi cumprida, at porque deixou de ser exigida pela Administrao, acarretando em diminuio de custos para a

44

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

execuo do objeto do convnio, porm o valor correspondente no foi diminudo dos valores a serem pagos entidade.

s) Encaminhar ao CONVENENTE, at o quinto dia til do ms subseqente ao de referncia, relatrio circunstanciado sobre o cumprimento das metas previstas no programa de trabalho, para que seja atestada sua adequao com o projeto executado, sob pena de suspenso dos repasses. No foi encontrada no Processo Administrativo a comprovao do encaminhamento do referido relatrio, at porque a entidade limitava-se a encaminhar ofcio solicitando repasses que por vezes vinha acompanhado de planilha com valores globais (sem detalhes minuciosos), sem relacionar metas atingidas ou outras informaes quaisquer, uma vez que sequer encaminhou Administrao, Plano de Trabalho contendo estas informaes, para servirem de parmetros para as verificaes por parte da Administrao. A Administrao em resposta ao questionamento da Comisso Parlamentar e Inqurito informou que:
Pergunta n 18 do ofcio 16/2011-CPI Informar se a Conveniada encaminhou ao Convenente os relatrios circunstanciados sobre o cumprimento das metas, conforme previsto na Letra s do Inciso I da Clusula Primeira do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar cpias dos referidos relatrios. Resposta do Municpio: Informamos que o cumprimento de metas avaliado e acompanhado diariamente (inclusive com verificao in loco) pela coordenao local e tambm pela coordenao geral dos programas o que supre a necessidade do relatrio em questo.

Mesmo assim, sem cumprimento desta obrigao os repasses continuaram a ser realizados sem quaisquer tipos de questionamentos por parte da Administrao quanto a esta obrigao da entidade.

45

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

w) Elaborar relatrio circunstanciado das despesas, encaminhando-o ao Municpio para fins de repasse dos valores necessrios execuo deste convnio. Quando questionado por esta Comisso a respeito deste item, o Municpio limitou-se a informar que:
Pergunta n 19 do ofcio 16/2011-CPI Informar se a Conveniada encaminhou ao Convenente os relatrios circunstanciados das despesas, conforme previsto na Letra w do Inciso I da Clusula Primeira do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar cpias dos referidos relatrios. Resposta do Municpio: Sim, juntamente com a relao dos pagamentos dos salrios todo ms. Segue em anexo novas cpias dos relatrios.

Fica demonstrada a contradio da resposta dada pelo Municpio para a pergunta n 19 quando comparada com a resposta dada tambm pelo Municpio para a pergunta n 13.
Pergunta n 13 do ofcio 16/2011-CPI Informar se o Instituto Atlntico encaminhou os documentos de despesas para comprovar a execuo dos servios prestados, tais como: Holerites do pessoal contratado, notas fiscais de despesas (vale transporte, cestas bsicas, etc.) comprovantes de pagamentos dos encargos (INSS, FGTS, PIS, etc.) e demais documentos que comprovem os valores gastos pelo Instituto na execuo dos servios. Caso afirmativo, encaminhar cpias dos referidos documentos, indicando de quais perodos se referem. Resposta do Municpio: Os documentos internos referente a despesas so de competncia do contratado e no so enviados Municipalidade, porm os valores informados em planilhas so acompanhados pela Secretaria de Controle Interno. Por outro lado, importante ressaltar que mensalmente so aferidos as certides negativas de recolhimento de tributo e imposto da entidade contratada.

No foi encontrado no processo administrativo comprovao do encaminhamento dos referidos relatrios, o que no foi motivo de impedimento dos repasses mensais.

46

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

y) Prestar contas dos recursos alocados pelo Municpio e mantidos em conta bancria individualizada, aberta exclusivamente para o recebimento dos valores deste Convnio. No foram encontrados no processo administrativo quaisquer tipos de documentos que comprovem o encaminhamento de prestaes de contas, que demonstrem a alocao dos recursos em correspondncia aos saldos existentes em contas bancrias.

b) Obrigaes do Convenente Inciso II: a) Acompanhar, supervisionar e fiscalizar a execuo deste CONVNIO, de acordo com o Programa de Trabalho aprovado. Questionado Prefeitura Municipal de Camb a mesma informou que no foi apresentado o Plano de Trabalho, conforme exigncia contratual.
Pergunta n 3 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi elaborado e apresentado pelo Conveniado, em at 10 (dez) dias corridos aps ter sido declarada vencedora, Plano de Trabalho para aprovao pelo Convenente conforme estabelece Item 16.1 do Edital de Concorrncia n 2/2009-PMC e exigncias do Pargrafo 1, do Artigo 116, da Lei 8.666/93. Caso afirmativo, anexar fotocpia do Plano de Trabalho aprovado. Resposta do Municpio: No h, na modalidade do contrato em tela, Plano de Trabalho aprovado.

O Municpio no cumpriu as exigncias do Convnio. A falta do Plano de Trabalho inviabiliza o acompanhamento, a superviso, a fiscalizao e a avaliao de sua execuo. Diante dessa situao a Lei 8666/93 veda a liberao de recursos ao conveniado.
Art. 116 - Aplicam-se as disposies desta Lei, no que couber, aos convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres celebrados por rgos e entidades da Administrao.

47

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Pargrafo 1 - A celebrao de convnio, acordo ou ajuste pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica depende de prvia aprovao de competente plano de trabalho proposto pela organizao interessada, o qual dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I identificao do objeto a ser executado; II metas a serem atingidas; III etapas ou fases de execuo; IV plano de aplicao dos recursos financeiros; V cronograma de desembolso; VI previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas; VII se o ajuste compreender obra ou servio de engenharia, comprovao de que os recursos prprios para complementar a execuo do objeto esto devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou rgo descentralizador. Pargrafo 2 - Assinado o convnio, a entidade ou rgo repassador dar cincia do mesmo Assemblia Legislativa ou Cmara Municipal respectiva. Pargrafo 3 - As parcelas do convnio sero liberadas em estrita conformidade com o plano de aplicao aprovado, exceto nos casos a seguir, em que as mesmas ficaro retidas at o saneamento das impropriedades ocorrentes:

c) Repassar os recursos financeiros nos termos estabelecidos na Clusula Terceira e conforme o cronograma de desembolso estabelecido no Programa de Trabalho; No h como comprovar se os repasses foram efetuados de acordo com o cronograma de desembolso, estabelecido no Programa de Trabalho, pois sequer foi apresentado Plano de Trabalho pela entidade.

d) Publicar no Jornal Oficial do Municpio de Camb, extrato desse CONVNIO e de seus aditivos, no prazo de 15 (quinze) dias, aps sua assinatura; O convnio foi firmado em 25/01/2010, portanto a sua publicao deveria ter ocorrido at o dia 09/02/2010, porm, conforme comprovante de publicao(fls. 512 do

48

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Anexo I), constata-se que a publicao ocorreu na data de 18/04/2010, ou seja, a Administrao Municipal descumpriu o que determina o instrumento de Convnio. Quanto ao prazo de publicao assim determina o pargrafo nico do artigo 60, da Lei 8.666/93:
Art. 61. ... Pargrafo nico. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.

Observa-se que mesmo levando em considerao o prazo legal estabelecido na Lei Geral de Licitaes, a publicao foi realizada fora deste prazo, deixando de ser atendida a determinao legal.

e) Criar Comisso de avaliao para este CONVNIO, composta por dois representantes do CONVENENTE, um da Entidade e um do Conselho Fiscal. A Administrao em resposta ao questionamento da Cmara Municipal de Camb informou que:
Pergunta n 9 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi criada a Comisso de Avaliao, conforme previsto na Letra e do Inciso II da Clusula Segunda do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, informar o nome dos componentes da Comisso, anexando fotocpias do(s) ato(s) de nomeao (es). Resposta do Municpio: A comisso ser criada no trmino do contrato para avaliao do mesmo.

Com esta resposta da Prefeitura do Municpio de Camb, ficou confirmado, novamente, a falta de preocupao por parte da Municipalidade com o errio pblico, uma
49

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

vez que a exigncia contratual de criar a Comisso de Avaliao para o Convnio no foi cumprida. Descabidamente, a Administrao Pblica reconhece na resposta sobredita, que pretende criar a referida comisso apenas no trmino do convnio, ocasio em que j no far sentido realizar qualquer tipo de avaliao, pois se verificada alguma impropriedade no haver tempo hbil para a tomada de medidas que produzam algum efeito corretivo, pois o convnio j estar encerrado e o PREJUZO aos cofres pblicos consumado. Questionada tambm se foi designado fiscal para o Convnio, a Prefeitura do Municpio de Camb respondeu:
Pergunta n 10 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi designado fiscal para exercer o acompanhamento e fiscalizao da aplicao dos recursos financeiros do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, informar o nome do fiscal e anexar fotocpia do ato de designao. Resposta do Municpio: O Conselho Municipal de Sade, atravs de sua Comisso Fiscal, j fiscaliza todas as notas fiscais, empenhos e contratos da Secretaria Municipal de Sade.

A Prefeitura Municipal de Camb confirma que no houve designao de fiscal para o Convnio, descumprindo a exigncia estabelecida na Lei 8.666/93:
Art. 67 A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. Pargrafo 1 - O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. Pargrafo 2 - As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

j) Encaminhar Secretaria Municipal de Sade, por ofcio, o relatrio circunstanciado da execuo e cumprimento das metas previstas no programa de trabalho entregue pela Entidade, declarando a conformidade da execuo do Convnio e do projeto proposto.

50

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Conforme j mencionado em outros tpicos deste Relatrio, a entidade no apresentou Plano de Trabalho, nem encaminhou relatrios circunstanciados da execuo e cumprimento de metas, e ainda, no existe no processo administrativo documento que demonstre que atravs de ofcios os referidos relatrios foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Sade, nos moldes exigidos no Convnio.

11 - CONDIES NO CUMPRIDAS DO CONTRATO DE CONVENIO 14/2010

Dos Recursos Financeiros e o Prejuzo ao Errio Pblico

Cita-se a seguir outros exemplos de condies estabelecidas no Contrato de Convnio 14/2010, que deixaram de ser atendidas ou que foram atendidas em desacordo com o que foi estabelecido:

CLUSULA TERCEIRA - Dos Recursos Financeiros ... Pargrafo Quinto - Em caso de necessidade de redimensionamento do valor global previsto neste Convnio, o pedido de alterao dever ser encaminhado Secretaria Municipal de Administrao, para os trmites de praxe, no mnimo, 30 dias de antecedncia.

Questionada se foi firmado algum aditamento e/ou apostilamento no Contrato de Convnio, a Prefeitura do Municpio de Camb respondeu:
Pergunta n 4 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi encaminhado pelo Instituto Atlntico requerimento Secretaria de Administrao com solicitao para reviso dos valores na forma prevista no item 17.1 do Edital de Concorrncia n 2/200PMC e Pargrafo Quinto da Clausula Terceira do Contrato de

51

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar fotocpia dos requerimentos encaminhados. Resposta do Municpio: No h qualquer solicitao de reviso dos valores previstos no contrato original. ... Pergunta n 8 do ofcio 16/2011-CPI Informar se no perodo de 25/01/2010 31/05/2011 foi firmado algum aditamento e/ou apostilamento ao Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, informar o nome do fiscal e anexar fotocpia de todos os instrumentos firmados. Resposta do Municpio: No foi localizado qualquer tipo de solicitao de aditivo, apostilamento ou reequilbrio do Contrato de Convnio n 14/2010.

A Prefeitura do Municpio de Camb confirma que no houve solicitao de reviso de valores previstos no convnio original. Com relao ao valor estabelecido em Convnio, a Prefeitura do Municpio de Camb foi tambm questionada:
Pergunta n 17 do ofcio 16/2011-CPI Informar o motivo do Contrato de Convnio n 14/2010, celebrado entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DE CAMBE e o INSTITUTO ATLNTICO, ter sido firmado no valor de R$ 12.500.00 (doze milhes e quinhentos mil reais) para o perodo de 24 (vinte e quatro) meses, sendo que a proposta adjudicado e homologada foi no valor de R$ 443.451,21 (quatrocentos e quarenta e trs mil, quatrocentos e cinqenta e um reais e vinte e um centavos) mensais, totalizando o montante de R$ 10.642.829,00(dez milhes, seiscentos e quarenta e dois mil, oitocentos e vinte e nove reais) para o perodo de 24 (vinte e quatro) meses). Resposta do Municpio: O valor adjudicado e homologado de R$ 443.451,21 um valor proposto para parmetro de contrato, tendo em vista, que a quantidade de pessoal para o ms base de contratao dos servios, variam de ms a ms, durante a execuo, devido dinmica da atividade na ao, pois nunca se sabe a quantidade de servidores que sero envolvidos na ao. Tambm nunca se sabe quais sero os percentuais de reajuste salarial, que sero aplicados no perodo contratado, os quais somente so conhecidos quando determinados em data base da categoria. Alem do mais o que no permitido execuo contratual, praticar valores que superam o montante limite aditivado nos termos da Lei 8.666/93.

52

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

A Prefeitura do Municpio de Camb atravs das informaes CONFESSA que o Instituto Atlntico no solicitou nenhuma reviso no valor no Convnio original e que no foi localizado qualquer tipo de aditivo, apostilamento ou reequilbrio no Contrato de Convnio 14/2010. Desta Forma, est mais do que evidenciado o FLAGRANTE de

ILEGALIDADE, uma vez que a Prefeitura do Municpio de Camb FIRMOU CONVNIO COM O INSTITUTO ATLNTICO NO VALOR SUPERIOR AO DA PROPOSTA CLASSIFICADA EM 1 LUGAR NO CERTAME. A prtica da Prefeitura do Municpio de Camb, em firmar Convnio com o valor maior do que a proposta da entidade fez com que a Administrao descumprisse a Lei 8.666/93, uma vez que assim, no seria preciso formular aditamentos que demonstraria as modificaes que o instrumento poderia sofrer.

Tal prtica contraria o disposto na Lei de Licitaes que prev que qualquer alterao do Convnio original deve ser feito por aditivo, exceto nos casos previstos no artigo 65, da Lei 8.666/93

Art. 65. ... ... 8o A variao do valor contratual para fazer face ao reajuste de preos previsto no prprio contrato, as atualizaes, compensaes ou penalizaes financeiras decorrentes das condies de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotaes oramentrias suplementares at o limite do seu valor corrigido, no caracterizam alterao do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebrao de aditamento.

A legislao permite apenas alguns casos onde possvel dispensar o termo de aditamento, no se encaixando no caso em tela, as hipteses mencionadas na resposta do Municpio de Camb ao questionamento de n 17 da Comisso Parlamentar de Inqurito.

53

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Com esta prtica tambm restou descumprido o que determinava a Clusula Nona do Convnio:
Este CONVNIO poder ser modificado em qualquer de suas Clusulas e condies, exceto quanto ao seu objeto, mediante registro por simples apostila ou Termo Aditivo, de comum acordo entre o CONVENENTE E CONVENIADO, desde que tal interesse seja manifestado, previamente, por uma das partes, por escrito.

Para estabelecer o valor da despesa mensal com o Contrato de Convnio 14/2010, foi feito o seguinte questionamento a Prefeitura do Municpio de Camb.
Pergunta n 21 do ofcio 16/2011-CPI Informar ms a ms, em conformidade com o constante do Quadro I deste documento: a) Qual foi o valor empenhamento de acordo com os meses de competncia? b) Ocorreu alguma glosa de despesa? Caso afirmativo, de qual valor? c) Ocorreu algum complemento de despesa? Por qu? De qual valor? Resposta do Municpio: Resposta: a) fev-10 476.179,83 jun-10 528.935,16 out-10 493.968,41 fev-11 580.398,22 mar-10 585.881,03 jul-10 521.293,21 nov-10 483.331,03 mar-11 557.771,95 abr-10 501.977,48 ago-10 507.354,24 dez-10 482.596,16 abr-11 541.773,45 mai-10 502.256,29 set-10 497.697,25 jan-11 562.999,25 mai-11 562.402,28

b) No. Devido ao fato de termos contratados somente despesas decorrentes da contratao do pessoal, no efetuamos nenhuma glosa, pelo fato de as despesas serem aprovadas previamente. c) Ocorreu um complemento de competncia, referente conveno coletiva de trabalho realizada no ms de novembro/10, que originou reajuste, que somente foi pago posteriormente. O valor da complementao foi de R$ 38.232,31, e foi pago no exerccio seguinte.

54

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Considerando o valor empenhado no perodo de fevereiro de 2010 a maio de 2011 de R$ 8.386.815,24 (oito milhes, trezentos e oitenta e seis mil, oitocentos e quinze reais e vinte e quatro centavos) menos o valor da proposta classificada em primeiro lugar de R$ 443.451,21 (quatrocentos e quarenta e trs mil, quatrocentos e cinqenta e um reais e vinte e um centavos) mensais, totalizando para o mesmo perodo o valor de R$ 7.095.219,36 (sete milhes, noventa e cinco mil, duzentos e dezenove reais e trinta e seis centavos), constata-se QUE O VALOR DO DANO CAUSADO AO ERRIO FOI DE R$ 1.291.595,88 (um milho, duzentos e noventa e um mil, quinhentos e noventa e cinco reais e oitenta e oito centavos), que dever ser acrescido do valor da Taxa de Administrao, a ser apurado dentre os pagamentos realizados.

DISCRIMINAO Valor Empenhado (-) Valor Homologado TOTAL (Dano ao Errio)

VALOR R$ 8.386.815,24 7.095.219,36 1.291.595,88

CLAUSULA QUINTA - Da Prestao de Contas A Entidade dever apresentar ao Convenente, ao trmino de cada exerccio, prestao de contas sobre a execuo do objeto deste Convnio, devendo constar comparativo especfico das metas proposta com os resultados alcanados, de todos os recursos e bens de origem pblica recebidos mediante este Convnio, acompanhado dos gastos e receitas efetivamente realizados, independente das provises especificadas no oramento apresentado junto proposta, at 60 (sessenta dias) dias aps o trmino do exerccio financeiro e qualquer tempo, quando solicitada pelo Convenente. Pargrafo Primeiro Entende-se por prestao de contas relativa execuo do objeto deste Convnio a comprovao, perante o Convenente, da correta aplicao dos recursos pblicos recebidos e do adimplemento o objeto do Convnio, mediante a apresentao dos seguintes documentos, sem prejuzo de outros que comprovem o objetivo previsto no caput dessa clusula: I relatrio de execuo, contendo comparativo entre metas propostas e os resultados alcanados:
55

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

II demonstrativo integral da receita e da despesa realizada na execuo; III parecer e relatrio de auditoria, nos casos previstos na alnea y do inciso I da Clusula Segunda deste Convenio; e IV extrato da execuo fsica e financeira, publicado no Jornal Oficial do Municpio.

Questionada se o Instituto Atlntico apresentou no trmino do exerccio prestao de contas, a Prefeitura do Municpio de Camb respondeu:
Pergunta n 22 do ofcio 16/2011-CPI Informar se a Conveniada apresentou ao Convenente, prestao de contas conforme previsto na Clausula Quinta do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, anexar fotocpia das prestaes de contas. Resposta do Municpio: Como se trata somente de despesas decorrentes da contratao de pessoal, a prestao de contas representada pela folha de pagamento e uma planilha demonstrativa dos gastos de cada ms, cujos documentos j foram enviados a esta CPI, atendendo pedidos anteriores.

Diante do exporto, constata-se que a Prefeitura do Municpio de Camb no comprovou o cumprimento da exigncia contratual de que a Entidade deveria apresentar prestao de contas ao trmino de cada exerccio. No que se refere prestao de contas, vale lembrar que dever de todo aquele que gerencie recursos pblicos de prestar contas, conforme determina a Constituio Federal:
Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. (grifo nosso)

56

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

A nossa Carta Magna, tambm determina que o Administrador Pblico, sobretudo os responsveis pelos controles internos de cada rgo, tomando conhecimento de irregularidades ou ilegalidades devero dar cincia dos acontecimentos aos rgos de controle externo, conforme estipulado no 1, do art. 74:
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: ... II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; ... 1 - Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria.

Os documentos encaminhados Prefeitura para liberao de parcelas foram os ofcios de solicitao de recursos e planilhas. Portanto o Municpio no cumpriu as exigncias do Convnio e da Lei 8666/93, deixando de atender a Constituio Federal, no exigindo a devida prestao de contas e, ainda, tomando conhecimento dos fatos no os comunicou aos rgos de controle externo.

CLUSULA TERCEIRA Dos Recursos Financeiros Pargrafo Quarto: As despesas ocorrero conta das dotaes oramentrias n 02.014.10.301.0006.2055.348.339039-fonte 01303 e 31495; 02.014.10.301.0006.2056.354.339039-fonte 31495; 02.014.10.305.0007.2063.407.339039-fonte 01000 e 31497. A Prefeitura do Municpio de Camb conforme mencionado na Clusula Terceira do Convnio estabeleceu as dotaes oramentrias para fazer frente s despesas da execuo do objeto.

57

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Questionada a respeito das notas de empenhos emitidas a favor do Instituto Atlntico, a mesma respondeu:
Pergunta n 23 do ofcio 16/2011-CPI Informar a data, nmero e valor de todas as notas de empenhos emitidas no perodo de 25/01/2010 31/05/2011 para pagamento das despesas do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Resposta do Municpio: Os documentos constantes nos itens 23, 24 e 25 j foram encaminhados para a Comisso Parlamentar anteriormente, mas seguem novamente em anexo.

A Prefeitura do Municpio de Camb indicou e emitiu os empenhos com a classificao oramentria (categoria econmica, natureza da despesa, modalidade de aplicao, elemento e subelemento da despesa) 33.90.39.50 - Outros servios de terceiros pessoa jurdica - servios mdicos - hospitalar, odontolgico e laboratorial. A indicao destas dotaes no est correta e devido a esta manipulao, foi eliminada a exigncia de cadastro no mdulo CONVNIOS / AUXILIOS / PROGRAMAS SUBVENES e FINANCEIRO / MENU EXECUO do SIM-AM, ORAMENTRIA impossibilitando / o

SOCIAIS

CONCEDIDAS

acompanhamento e a fiscalizao eletrnica do Tribunal de Contas do Estado do Paran na execuo do convnio e da prestao de contas. A dotao oramentria indicada causou tambm erro na apurao do ndice de gasto de pessoal, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal n 101/2000).

Fiscalizao do objeto do convnio por estrutura que no existe na Administrao Municipal.

O Pargrafo Terceiro da Clusula Sexta do Convnio, que trata do acompanhamento e fiscalizao do objeto, assim determina:
58

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Pargrafo Terceiro A execuo do objeto deste CONVNIO ser acompanhada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Sade e pelo Conselho Municipal de Sade e ainda pela Coordenadoria de Fiscalizao de Contratos, Convnios e Parcerias da Diretoria de Gesto de Licitaes e Contratos da Secretaria Municipal de Gesto Pblica, esta especialmente no que tange verificao da manuteno das mesmas condies de habilitao exigidas pelo edital durante toda a vigncia do CONVNIO. (grifo nosso)

A estrutura administrativa em destaque neste pargrafo NO existe na Prefeitura Municipal de Camb, no sendo possvel comprovar se outra estrutura qualquer da Administrao efetuou as verificaes estipuladas neste pargrafo. Destaca-se que a estrutura mencionada, por exemplo, existe na Prefeitura do Municpio de Londrina, informao que passou despercebida por todos aqueles que manusearam o presente instrumento, desde a sua idealizao, na fase interna da licitao, at o presente momento.

Quanto possibilidade de resciso contratual A possibilidade de resciso do convnio est estipulada em sua Clusula Oitava, conforme segue:
O presente CONVNIO poder ser rescindido por acordo entres as partes, mediante notificao da parte interessada, com antecedncia de 60 (sessenta) dias. A resciso se dar unilateralmente, pelo CONVENENTE, sem prejuzo das demais sanes cabveis, nas seguintes situaes: a) Descumprimento, ainda que parcial, pelo CONVENIADO, das Clusulas deste Convnio; ...

As investigaes demonstraram inmeras clusulas que no foram cumpridas pela entidade, sobretudo as clusulas que determinavam a prestaes de contas e a fiscalizao quanto sua execuo, mesmo assim e ESTRANHAMENTE, no foi encontrado documento algum que comprove que a Administrao tomou providncia no sentido de solicitar a resciso do instrumento de convnio.

59

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Representao junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paran As folhas de nmeros (fls. 516 530 do Anexo I) tratam sobre uma representao feita pelo Sr. Mrcio Silva Salgado, junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paran (TCE/PR), sob protocolo n 56637-2/09. De acordo com o Ofcio do TCE/PR, datado de 27/01/2010, o requerente acusa as seguintes irregularidades:
a) Ofensa ao disposto no artigo 199, 1 da Constituio da Repblica de 1988, haja vista que referido Concurso de Projetos no confere a necessria preferncia s entidades filantrpicas e s sem fins lucrativos, mas ao contrrio, visa a seleo de instituio privada que visa o lucro ou que no possui finalidade filantrpica; b) Desconformidade dos salrios de Agente Comunitrio da Sade e Agente de Combate Dengue (R$ 501,74) ao que dispe a Conveno Coletiva de Trabalho do Sindicato SENALBA (R$ 515,00 para ambos as funes); c) Clculo do adicional de insalubridade (Tabela do Anexo V) em razo do salrio-mnimo ao invs do salrio bsico do empregado, conforme prev a Smula 228 do Tribunal Superior do Trabalho;

Atravs do Ofcio o Tribunal de Contas do Estado do Paran solicitou informaes a respeito dos fatos para subsidiar o juzo de admissibilidade da Representao. Aps encaminhamento da Secretaria Municipal de Administrao Procuradoria Jurdica, a mesma se manifestou no sentido de que formulou manifestao ao Processo n 566372/09-TC atendendo a solicitao do Conselheiro Marcio N. Soares, Corregedor Geral do Tribunal de Contas do Estado do Paran. A cpia da manifestao ao processo do TCE/PR (fls. 526 530 do Anexo I) no est assinada pelo Prefeito Municipal. Tambm no foi encontrado deciso do TCE/PR, a respeito da manifestao da Prefeitura do Municpio de Camb, cujo processo, aps consulta em 25/08/2011, na pgina do Prprio Tribunal de Contas, foi verificado que se encontra no Gabinete da Corregedoria Geral, desde 17/01/2011.

60

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

12. DOCUMENTOS JUNTADOS AOS AUTOS E DEPOIMENTOS.

Autos I.P.015/GAECO/2011

Conforme

Certido Lavrada pelo Juzo da 3 Vara Criminal de

Londrina(fls. 155 CPI) os autos de Processo Criminal n. 2011.3912-0 NO ESTO EM SEGREDO DE JUSTIA, desta forma, os documentos referentes aos autos em comento foram juntados para instruo do feito.

Depoimento de Daniela Rodrigues de Carvalho No Processo Criminal sobredito, consta o depoimento de DANIELA RODRIGUES DE CARVALHO(fls. 29 CPI), que trabalhou para BRUNO VALVERDE, no Instituto Atlntico, a qual afirmou, na presena dos Promotores de Justia Dr. Claudio Rubino Zuan Esteves e Dra. Renato de Lima Castro e Dr. Jorge Fernando Barreto da Costa o que a transcrio abaixo demonstra:
" que quando a depoente ingressou no ATLNTICO, j havia o contrato com o MUNICIPIO DE CAMB, o qual teria sido firmado em fevereiro de 2010; que tal contrato j teria sido intermediado por DAVID GARCIA, o qual contabilista da cidade de Camb e mantm amizade com BRUNO, desde a poca da faculdade de direito na PUC; que DAVID amigo do Prefeito de Camb e foi atravs desta amizade que conseguiu tal contrato. ...que o ATLNTICO possui cerca de 300 funcionrios para prestar esses servios em Camb; que todo o controle desse pessoal exercido pelo escritrio de contabilidade de DAVID em Camb, chamado aliana, no qual h um setor especfico do INSTITUTO ATLNTICO, inclusive um funcionrio chamado DIOGO que administra a rea de recursos humanos do ATLNTICO, em Camb, inclusive folha de pagamento. "

61

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

... que certa feita DAVID GARCIA andava dizendo que era scio de BRUNO, mas BRUNO, fez questo de deixar claro, na frente de todos que ele era o nico dono do ATLNTICO e que no tinha scio. ... que BRUNO faz inmeras despesas pessoais que so pagas pelo ATLNTICO, atravs de notas fiscais que so emitidas em nome do INSTITUTO, como por exemplo viagens e festas; que a agencia de viagens, VOEMUNDO, de Camb, a que emite notas para o ATLNTICO para justificar despesas, sendo que viagens que BRUNO faz com seu amigo JOAO, por cruzeiros p.ex., so todas custeadas em nome do ATLNTICO. ...que certo ms, a VOEMUNDO, emitiu notas no valor aproximado de R$90.000,00(noventa mil reais), como sendo despesas do ATLNTICO, mas que eram despesas de viagens e hospedagens na maioria de interesse pessoal de BRUNO. ... que em certa poca BRUNO comeou a reclamar que DAVID GARCIA fazia muitas retiradas pessoais, pegando muito dinheiro para s, motivo pelo qual BRUNO, contratou CRISTIANE SATIE HOSHINO; que CRISTIANE era funcionria da OSCIP denominada CIAP, e foi envolvida no escndalo do CIAP. .que TIAGO comentou com a deponte que as cestas bsicas dos funcionrios do ATLNTICO que trabalham em Camb tambm so superfaturadas, sendo que o dono da empresas que as fornece, chamado ELI, que fornece notas no valor unitrio de R$38.00, mas BRUNO paga efetivamente apenas R$36.00 ou R$34.00. (grifo nosso)

Autos I.P.025/GAECO/2011

Aps deferimento do Dr. Alan Henrique Flore(Delegado de Policia do GAECO)(fls. 61 CPI) ao oficio n.13/2011 (fls.58 CPI), esta Comisso teve acesso aos autos em epigrafe, onde constatou que mesmo a investigao do inqurito em glosa ter como objeto
62

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

a "apurao de crimes de corrupo ativa, corrupo passiva, formao de quadrilha e estelionato envolvendo o Municpio de Camb e a Empresa Flora Eventos com o Municpio de Camb, alguns dos envolvidos neste caso, tambm tem participao ou envolvimento direto com o Instituto Atlntico.

Depoimento de David Garcia de Assis Essas assertivas podem perfeitamente comprovar-se pelo depoimento do Sr. DAVID GARCIA DE ASSIS(fls. 62 61 CPI),(contador do INSTITUTO ATLNTICO), no I.P. 025/GAECO/2011, da forma como se observa na cpia Ipsis Litteris:
"Que sobre outros fatos relacionados com ao material apreendido em seu poder, o declarante tem a relatar que o secretrio de governo da Prefeitura de Camb, LUIZ CESAR LAZARI, tem um jornal denominado CAMB DE FATO, e realiza propagandas para diversas empresas que prestam servios para a Prefeitura de Camb; Que o aludido secretrio LUIZ CESAR, no ano de 2010, procurou o INSTITUTO ATLANTICO, atravs do seu presidente BRUNO VALVERDE, propondo a contratao de um comercial, sendo tal servio efetivamente contratado e pago pelo INSTITUTO

ATLANTICO, apesar de no ter sido prestado pelo jornal CAMB DE FATO; que o declarante tem conhecimento de que o valor da propaganda foi de R$500.00, tendo LUIS CESAR emitido um recibo, em nome do jornal CAMB DE FATO, ao INSTITUTO ATLANTICO, determinando que um funcionrio da Prefeitura de Camb, chamado WAGNER SITTA, fosse levar o aludido recibo e apanhar o dinheiro, inclusive em horrio de expediente, tendo o declarante presenciado a entrega do recibo e o pagamento do valor ao referido funcionrio; que o declarante tem conhecimento de que a divulgao contratada pelo INSTITUTO ATLANTICO no foi feita, porm no tem conhecimento das razes que levaram o referido servio no ser prestado; que indagado se diante da oferta do servio de propaganda por LUIZ CESAR, a aceitao da divulgao se deu por conta do interesse do INSTITUTO ATLANTICO em fazer

63

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

a propaganda ou em razo do atendimento do pedido feito pelo referido secretrio municipal, o declarante respondeu que a aceitao da contratao do servio se deu por conta do atendimento proposta do secretrio municipal LUIZ CESAR, haja vista ter BRUNO entendido conveniente atender ao pedido de uma pessoa da Prefeitura de Camb. ;Que indagado sobre a eventual prestao de contas feita pelo INSTITUTO ATLANTICO Prefeitura de Camb relacionados aos servios prestados pela entidade, o declarante tem a dizer que as OSCIPs tem a obrigao de prestar contas semestralmente sobre os servios prestados, porm tal prestao de contas no vem sendo feita pelo INSTITUTO ATLANTICO, limitando-se a entidade a apresentar relatrios mensais sobre os servios prestados, sem qualquer comprovao atravs de notas fiscais sobre tais servios prestados. (grifo nosso)

Em suma, como se pode inferir, tudo o que foi apontado por esta Comisso, referente as ilegalidades evidenciadas pela intensa investigao, foi ratificado pelo prprio contador do INSTITUTO ATLANTICO, Sr. DAVID GARCIA DE ASSIS, que confessou que o INSTITUTO ATLANTICO nunca prestou conta Prefeitura de Camb. Vale lembrar que DAVID GARCIA(filiado ao PSDB (fls. 28 CPI) era responsvel pelo Instituto Atlntico na cidade de Camb e foi preso na operao Antissepsia na cidade de Londrina, alm de ser, segundo Daniela Rodrigues (fls. 29 CPI), amigo pessoal de BRUNO VALVERDE (proprietrio do Instituto Atlntico) e JOAO DALMCIO PAVINATO( Prefeito de Camb pelo PSDB). Importante observao a denncia que DAVID GARCIA faz, da prtica de crime de TRFICO DE INFLUNCIA consumado pelo Secretrio de Governo LUIZ CESAR LAZARI, que mais adiante ser tratado com mais especificidade.

64

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Depoimento de Luiz Cesar Lazari (I.P. 025/Gaeco-2011) O Secretrio de Governo da Prefeitura Municipal de Camb, Luiz Cesar Lazari, foi intimado a comparecer ao GAECO para prestar depoimento referente a investigao promovida por meio do competente Inqurito Policial 025/2011, uma vez que, fora encontrado junto aos documentos apreendidos nos autos em tela, um RECIBO(fls. 65 Cpi), contendo um pagamento efetuado pelo INSTITUTO ATLNTICO, no valor de R$500.00(quinhentos reais), para empresa KLC- Comunicao e Publicidade (Propriedade de Luiz Cesar Lazari), constando como objeto do servio prestado o seguinte texto: " pagamento de veiculao de propaganda no Jornal Camb de Fato, relativo edio Especial de 20 meses da Administrao Municipal ". Importante observao que o patrocnio solicitado pelo Secretrio de Governo junto ao INSTITUTO ATLNTICO, seria para edio do Jornal Camb de Fato, que explicitamente tem o nico objetivo de promover a administrao do Prefeito Joo Dalmcio Pavinato, pois, como consignado pelo prprio Secretrio de Governo no recibo de seu Jornal Particular, a manchete(noticia de capa) foi: "EDIO ESPECIAL DE 20 MSES DA ADMINISTRAO MUNICIPAL" do Joo Pavinato. Vale ressaltar que o Jornal Camb de Fato tambm de propriedade do Secretrio de Governo Luis Cesar Lazari. Em seu depoimento no GAECO, Luiz Cesar Lazari, Secretrio de Governo, chefe da mais graduada secretaria da estrutura municipal, confessa o crime de Trfico de Influencia da forma que segue a transcrio:
"Que indagado se o declarante ocupa outra funo fora da Prefeitura de Camb, respondeu que possui outra atividade, sabendo dizer que trabalha na rea de comunicao, sendo scio da empresa KLCComunicao e Publicidade, a qual possui um jornal e um programa de rdio, mais especificamente o jornal Camb de Fato e o programa na RADIO CIDADE AM; Que indagado se o declarante exerce funo de gerencia da empresa KLC COMUNICAO , respondeu que sim, sendo o declarante o

65

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

nico gerente da aludida pessoa jurdica; Que mostrado ao declarante o recibo constante s fls.30 do presente procedimento, datado de 15/09/2010, respondeu que sim, sendo do prprio declarante a assinatura lanada em tal recibo; Que indagado sobre o servio prestado o declarante respondeu que, conforme especificado no recibo em questo, o servio contratado pelo INSTITUTO ATLNTICO, referiu-se a vinculao de propaganda no jornal CAMB DE FATO, relativo a Edio Especial de 20 mses da Administrao Municipal, porm tem a ressaltar que a publicidade no foi feita, haja vista que o INSTITUTO ATLNTICO tempo para ser veiculada... Que indagado se, alm do INSTITUTO ATLNTICO, outras empresas contratadas pela Prefeitura de Camb contratam no apresentou a pea publicitria a

freqentemente os servios de divulgao da empresa KLC COMUNICAO, respondeu que sim, inclusive antes da atual gesto, podendo ressaltar a empresa TIL TRANSPORTES

COLETIVOS, a qual parceira do programa de rdio mantido pela empresa KLC COMUNICAO h sete anos. "

Em seu depoimento, Luiz Cesar Lazari, Secretrio de Governo, reconhece que a assinatura no RECIBO(fls. 65 CPI) realmente sua; reconhece que a empresa KLC COMUNICAO de sua propriedade; reconhece que procurou o INSTITUO ATLNTICO; reconhece que recebeu o valor especificado do INSTITUTO ATLNTICO e por fim, reconhece que o servio no foi prestado. Na presena dos membros desta Comisso, em sua oitiva(fls.144 CPI) nesta casa de Leis o Secretrio de Governo reconhece e ratifica o depoimento prestado no GAECO da forma que segue a transcrio:
"Perguntado pelo presidente se o contrato entre a prefeitura municipal e o Instituto Atlntico foi aditivado, disse o depoente que daquilo que tem conhecimento o contrato no foi aditivado. Fica aditado o presente depoimento a seguinte declarao que o depoente ratifica

66

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

o seu depoimento no GAECO, os quais foram acostados aos autos."(grifo nosso)

Vale lembrar que no depoimento de DAVID GARCIA DE ASSIS, o mesmo relata uma conversa entre ele, David, e BRUNO VALVERDE, proprietrio do INSTITUTO ATLNTICO, onde este confidencia ao primeiro, que somente aceitou pagar o valor cobrado por Luiz Cesar em razo do mesmo ser Secretrio de Governo. Inegavelmente, fica evidenciado atravs de provas Material e Testemunhal, alm da confisso espontnea, que o Secretrio de Governo, Luiz Cesar Lazari, praticou, em tese, salvo melhor tipificao, o crime de TRFICO DE INFLUNCIA, previsto no Artigo 332 do Cdigo Penal:

Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo: (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995)

um crime que se caracteriza pela prtica de assdio, pois ainda que consentido gera submisso ou corrupo passiva. Isto representa que algum, investido de algum poder, faz valer a sua vontade ou interesses, interferindo nos mecanismos e procedimentos pblicos, contrariando o interesse pblico, para obteno de alguma vantagem para si ou para terceiros. Ademais, o fato mais revoltante, que em nenhum momento, qualquer Secretrio Municipal procurou o INSTITUTO ATLNTICO para cobrar prestao de contas. J o Secretrio de Governo, alm da manifesta omisso de seus pares, procura o referido instituto com nico e exclusivo fim : OBTER LUCRO em seu jornal particular.

67

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Com seu ato impensvel, o Secretrio de Governo rasgou a Constituio Federal, em especial pgina onde constavam os Princpios Constitucionais da Administrao Pblica, notadamente, neste caso, o PRINCPIO DA MORALIDADE. Em relao aos princpios norteadores da Administrao Pblica, preleciona Celso Antonio Bandeira de Mello :
"Violar um princpio muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio, mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou de inconstitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido, porque representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra. Isso porque, com ofendlo, abatem-se as vigas que o sustm e alui-se toda a estrutura nelas esforada".6( grifo nosso)

Por bvio que este "patrocinio" que gera lucro direto, pode ser interpretado como uma vantagem ou um " presente". Sendo assim, importante contribuio traz o antroplogo Marcel Mauss em sua obra clssica " Ensaio Sobre a Ddiva- Forma e Razo das Troca Nas Sociedades Arcaicas":
"Os que trocam presentes mutuamente so amigos todo o tempo... Um presente dado espera sempre um retorno"

Este um tema que exige muita ateno, pois um ato isolado pode, ao mesmo tempo, significar um desvio de conduta ou um " estilo de conduta". Como se pode observar, o MINISTRIO DA FAZENDA, preocupado com a conduta de seus agentes, editou um manual de como agir em situaes que exigem tica do

Mello, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, p. 451. 5ed. Malheiros Editores, 1994

68

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

funcionrio pblico" e nele consta: " proibida a aceitao de presente dado por pessoa, empresa ou entidade que tenha interesse em deciso da autoridade ou do rgo a que a esta pertena". Esta "deciso da autoridade" que se refere o Ministrio do Governo Federal, pode ser entendida tanto no campo da ao quanto da omisso. No caso concreto, a omisso da autoridade notria, bastando para tanto, verificar que a relao entre o INSTITUTO ATLNTICO e o Municpio de Camb to ntima, que a prestao de constas no era feita e segundo a prpria Administrao Municipal, somente ao trmino do contrato seria feita uma averiguao, ocasio em que, j poderia ter ocorrido prejuzo irreversvel ao errio pblico.

13 - DEPOIMENTOS CONTROVERSOS E DIREITO AO SILNCIO

Do direito ao silncio Fica registrado neste ato, que a Comisso Parlamentar de Inqurito pautou todas as suas aes e decises no Princpio da Legalidade e demais Princpios Constitucionais e ainda legislao pertinente. Importante ainda ressalvar, que no compactuamos com atitudes que embaracem, camuflem ou omitam a verdade dos fatos, exatamente porqu, esta C.P.I. de interesse pblico e tem como objeto precpuo a proteo do errio pblico. Mesmo discordando dos posicionamentos dos intimados DAVID GARCIA DE ASSIS e AUDREY LUCIANE MELO, que se reservaram no direito constitucional de PERMANECER EM SILNCIO, evitando assim a auto-incriminao, esta Comisso enfatiza que respeitou suas respectivas decises, tratando todos com respeito, por obedincia ao que esculpido se encontra em nossa Carta Maior.

69

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

O direito ao silencio conseqncia do consagrado princpio doutrinrio do nemo tenetur se detegere, isto , ningum pode ser obrigado a se auto-incriminar.

"O direito no auto-incriminao proteo do individuo contra excessos por parte do Estado que possam obrig-lo a ajudar nas investigaes de delito praticado pelo prprio individuo. Deste modo, parte do princpio da dignidade humana."7

Outro acontecimento foi a esquiva promovida pela senhora DANIELA RODRIGUES DE CARVALHO, que mesmo sendo devidamente intimada, no compareceu para promoo de sua oitiva, enviando para esta Comisso, Termo de Justificativa(fls. 136 CPI ) onde alega problemas de sade. Como os poderes desta Comisso so limitados, optou-se para que, em possvel ao penal, a mesma seja intimada e se for o caso, conduzida presena da autoridade Judicial.

Depoimento de DAVID GARCIA DE ASSIS O senhor David Garcia de Assis foi devidamente intimado, sendo que na primeira convocao no compareceu justificadamente e na segunda convocao se apresentou aos membros desta Comisso, na presena de seus advogados, onde se reservou no direito de permanecer em silncio, protocolando junto a C.P.I., documento(fls. 88 CPI), alegando que atuou como CONTADOR DO INSTITUTO ATLNTICO e por esta razo no poderia revelar informaes confidenciais de seu cliente, em respeito garantia legal do exerccio de sua profisso. Este fato causou imenso prejuzo para as investigaes iniciais, uma vez que, importante recordar, DAVID GARCIA foi apontado por Daniela Rodrigues de Carvalho como o intermedirio das tratativas entre o Prefeito de Camb(Joao Dalmcio Pavinato) e o
7

Cf. Maria Elizabeth Queijo; O direito de no produzir prova contra si mesmo: (o princpio nemo tenetur se detegere e suas decorrncias no processo penal); So Paulo; Saraiva; 2003; p. 54 e 55

70

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Instituto Atlntico(Bruno Valverde), uma vez que, segunda Daniela, David Garcia era amigo de ambos. DAVID GARCIA, conforme j mencionado neste relatrio, filiado ao PSDB, mesmo partido do Prefeito de Camb, sendo o primeiro, proprietrio de um escritrio de contabilidade nesta cidade, de nome Escritrio Aliana, onde foi realizada busca e apreenso judicial em razo da investigao promovida pelo GAECO, culminando na priso preventiva ou temporria de DAVID. Conforme depoimento do senhor Luiz Cesar Lazari, restou constado o grau de amizade de DAVID, tambm com o Secretrio de Governo:
" perguntado qual a relao do mesmo com o Sr. David Garcia disse o depoente que amigo do mesmo "
8

Talvez, repito, talvez esta suposta amizade entre DAVID GARCIA DE ASSIS e membros da Administrao Municipal, inclusive Prefeito e Secretrios, que alis pertencem ao mesmo partido poltico, tenha contribudo para este quadro inaceitvel de administrao temerria, promovida pela Prefeitura de Camb, na fiscalizao de um CONTRATO MILIONRIO. Algumas questes, de acordo com o silencio de DAVID GARCIA, ficaram sem respostas, entre elas: 1) Procede a denncia da senhora DANIELA RODRIGUES DE CARVALHO de que o INSTITUTO ATLNTICO ganhou a licitao na cidade de Camb em razo da amizade de DAVID com o Prefeito JOAO PAVINATO e BRUNO VALVERDE? 3) O senhor DAVID GARCIA foi convidado pelo Prefeito JOAO PAVINATO para ser Secretrio da Fazenda ou assumir alguma Secretaria?

Depoimento prestado por Luiz Cesar Lazari, na CPI 01/2011, no dia 24/08/2011.

71

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

2) O INSTITUTO ATLNTICO, que na cidade de Londrina RU CONFESSO na ao penal que apura um esquema de corrupo, agia da mesma forma na cidade de Camb, emitindo notas superfaturadas ou referentes a servios e produtos inexistentes? 3) verdade, como afirma a senhora DANIELA RODRIGUES, que em Camb as notas fiscais das cestas bsicas, emitidas pelo senhor EGLODIR ELI ALINO eram superfaturadas? 4) A no prestao de contas por parte do INSTITUTO ATLNTICO no contrato milionrio com a prefeitura de Camb foi motivada pela grande confiana que o Prefeito tem na pessoa de DAVID GARCIA? 5) A Prefeitura de Camb foi to complacente na inexplicvel falta de fiscalizao de verbas pblicas em um contrato milionrio em razo da amizade que o contador do INSTITUTO ATLNTICO mantinha com o PREFEITO ?

Depoimento de AUDREY LUCIANE MELO

A senhora AUDREY LUCIANE MELO, que coincidentemente esposa do senhor ROMULO YANKE DOS SANTOS(Chefe de Gabinete do Prefeito de Camb), foi intimada para prestar esclarecimentos, uma vez que, foi contratada pelo INSTITUTO ATLNTICO no dia 04/02/2010, exatamente nove dias aps a assinatura do contrato entre o instituto e a Municipalidade, onde ocupou a funo de GERENTE DE RECURSOS HUMANOS, cargo este que NO consta na proposta efetuada pelo INSTITUTO ATLNTICO, como tambm, NO consta na resposta enviada para esta Comisso . Curiosamente a Senhora AUDREY foi dispensada pelo empregador(fls. 14 Anexo III ), sem justa causa, no dia 13/05/2011, exatamente 03 DIAS APS A PRISO DO CONTADOR DO INSTITUTO ATLNTICO DAVID GARCIA DE ASSIS, nesta cidade, que culminou no escndalo de corrupo envolvendo o referido Instituto.
72

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Apesar de ter comparecido conforme intimao, a senhora AUDREY, assim como DAVID GARCIA, se reservou no direito de permanecer em silncio, o que foi compreendido pelos membros da CPI em razo de ser garantia constitucional. Diante deste lamentvel, porm legtimo silncio, algumas perguntas permanecem sem respostas, como exemplo: a) A contratao da senhora AUDREY LUCIANE MELO foi sugerida, solicitada ou imposta por algum da Administrao Pblica Municipal, como exemplo, o senhor ROMULO YANKE DOS SANTOS, que chefe de gabinete do Prefeito Joo Pavinato? b) Qual era a funo da senhora AUDREY junto ao INSTITUTO ATLNTICO, uma vez que tal cargo era inexistente ? c) Procede a informao do Senhor ZUALDO BAVIA JUNIOR de que a senhora AUDREY " era a responsvel pela parte de recursos Humanos, sendo que a mesma organizava a documentao e encaminhava ao escritrio de contabilidade Aliana. "?9 d) Caso positiva esta afirmao contida na pergunta de letra c), informar se existia alguma ingerncia do Prefeito ou do Chefe de Gabinete junto as contrataes do ATLNTICO, por intermdio da senhora AUDREY, haja vista o vnculo pblico e notrio entre os citados.

Depoimento de ZUALDO BAVIA JUNIOR

O senhor ZUALDO BAVIA JUNIOR Presidente do Conselho Municipal de Sade e em razo da funo que exerce, foi intimado a depor na CPI objetivando esclarecimentos pertinentes.

Depoimento do Senhor ZUALDO BAVIA JUNIOR, prestando CPI 01/2011 no dia 16-08-2011(fls 116 CPI).

73

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

A Administrao Municipal alega oficialmente que o Conselho Municipal de Sade fiscaliza todas as notas fiscais, empenhos e contratos da Secretaria Municipal de Sade, assim como verifica-se na transcrio:
Pergunta n 10 do ofcio 16/2011-CPI Informar se foi designado fiscal para exercer o acompanhamento e fiscalizao da aplicao dos recursos financeiros do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico. Caso afirmativo, informar o nome do fiscal e anexar fotocpia do ato de designao. Resposta do Municpio: O Conselho Municipal de Sade, atravs de sua Comisso Fiscal, j fiscaliza todas as notas fiscais, empenhos e contratos da Secretaria Municipal de Sade.

Entretanto, o Presidente do referido conselho narrou o seguinte:

",ento em 23 de fevereiro de 2010 foi dado cincia ao conselho que o instituto atlntico faria a contratao de pessoal para prestar o servio de sade da famlia, ao municpio. Disse, ainda, que o Instituto recontrataria o pessoal interessado em permanecer no programa. Em seguida o Senhor Presidente indagou onde era feita a contratao: O depoente disse que a contratao era feita em Camb, atravs do Sine, o qual encaminhava para a Secretaria Municipal de Sade, Currculos de pessoas interessadas para realizao de uma entrevista, com a presena de membros da Secretaria de Sade, a Sra. Roslia, na poca, pelo Instituto Atlntico a pessoa do RH, a enfermeira da unidade onde estava aberta a vaga, e ainda o depoente pelo conselho municipal de Sade. O depoente disse que a Sra. Audrey era a responsvel pela parte de recursos Humanos, sendo que a mesma organizava a documentao e encaminhava ao escritrio de contabilidade Aliana, o depoente disse no ter conhecimento se a mesma era funcionaria do instituto Atlntico. .Indagado pelo Presidente da CPI, para o Conselho Municipal de sade se tem conhecimento se chegou notas fiscais ou documento para o conselho fiscal. Disse que no sabe precisar o nome da documentao que chega ao Conselho para verificao, mas em

74

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

geral nota fiscal, em relao ao instituto atlntico o mesmo no sabe precisar o nome da documentao. A Comisso Fiscal do Conselho Municipal de sade formado pelos membros Manoel Ccero, Edson Ferreira Almeida, Mirian Martins Araujo, Carla Chinaglia e ainda o Sr. Osvaldo Rossini, sendo que este deixou o conselho a cerca de dois meses atrs. Disse ainda que no tem conhecimento que tipo de documento foi recebido do Instituto Atlntico para anlise. Perguntado pelo Presidente sobre as demisses ocorridas no Instituto Atlntico, se houve discusso no Conselho Municipal de Sade sobre isso, o depoente disse que no foi discutido, visto que as demisses era esparsas. Perguntado sobre o pagamento das rescises o depoente disse que a Prefeitura e a secretaria apenas montavam o processo de demisso, sendo que os referidos processos eram encaminhados ao escritrio Aliana. Perguntado se havia um acompanhamento para a montagem de planilhas de prestaes de conta, Disse, o depoente que quem recebe a documentao o funcionrio do Fundo Municipal de Sade o Sr. Paulo Pizzaia. Em tempo, disse o depoente que o funcionrio que mais participou das entrevistas de contrataes foi o Sr. Lucas Cavenaghi, sendo que nas ultimas contrataes representou o Instituto Atlntico uma psicloga, de qual no se recorda o nome. Disse ainda que a Sra. Cristina Segre, atualmente a pessoa que realiza todo o processo de montagem da folha de pagamento de pessoal do Instituto Atlntico, e que a mesma tem vinculo com a APMI. Disse ainda que em relao a cestas bsicas o mesmo no tem conhecimento sobre a distribuio das mesmas. Em seguida o senhor Presidente perguntou se o depoente tem conhecimento se algum da secretaria de sade acompanhou o processo licitatrio no qual culminou com a contratao do instituto atlntico, disse o depoente que a secretria municipal de Sade, Sra. Alessandra deve ter acompanhado o processo.(grifo nosso)

75

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Como se pode inferir, o depoimento do Senhor Zualdo Bavia muito consistente, sendo que o mesmo afirma que a AUDREY, esposa do Chefe do Gabinete do Prefeito, era responsvel pelo recursos humanos e enviava a documentao para o escritrio ALIANA, de propriedade de DAVID GARCIA. Outra observao importante, o relato de que a senhora CRISTINA SEGRE, que tem vinculo com a APMI, segundo depoimento de ZUALDO, desenvolve servios para o INSTITUTO ATLNTICO e atualmente a responsvel pela montagem da folha de pagamento de pessoal do referido instituto. Esta afirmao demonstra mais uma ilegalidade que acontece com a cumplicidade da Administrao Pblica, a qual permite este descabido desvio de funo, onde a empresa contratada(Atlntico), utiliza funcionrios da APMI, que uma entidade que recebe subveno social da PREFEITURA DE CAMB, para realizar servios que obrigatoriamente deveriam ser desenvolvidos pela entidade contratada.

Depoimento de PAULO HUMBERTO PIZAIA NETO O senhor Paulo Humberto Pizaia Neto foi convocado para prestar depoimento, em razo de ser o Presidente do Fundo Municipal de Sade. Assim sendo, o mesmo colaborou com esta Comisso esclarecendo alguns questionamentos conforme transcrito:
"disse o depoente: que a documentao que chega ao mesmo so as despesas autorizadas, o Instituto Atlntico encaminha ao municpio a folha de pagamento, sendo que esta analisada pela controladoria do poder executivo e por funcionrios da equipe tcnica da secretaria municipal de sade. ...disse o depoente que todas as despesas do Fundo Municipal de Sade so fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Sade, inclusive as do Instituto Atlntico, que no contm notas fiscais, mas planilhas. O depoente disse que no tem conhecimento se o

76

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

instituto atlntico emite nota fiscal no valor das despesas. O depoente afirmou no ter conhecimento sobre as contrataes efetuadas, visto que a sua funo comea a partir das despesas autorizadas. Disse ainda, que tem conhecimento que a Sra. Audrey , trabalhou no Instituto Atlntico e a sua funo se limitava aos recursos humanos do instituto... ...disse, ainda, o depoente que no tem conhecimento sobre entrega de cestas bsicas. O depoente disse que o Instituto Atlntico tem uma conta de Fundo de Reserva que mensalmente depositado recurso para futuros pagamentos de rescises ou verbas rescisrias do Instituto Atlntico, disse, ainda, que a movimentao da conta de reserva s acontece com a autorizao do Secretrio Municipal de Fazenda 10 (grifo nosso)

Depoimento de LUIZ CESAR LAZARI O Senhor Luiz Cesar Lazari Secretrio de Governo, o que, em princpio, mesmo sendo a Secretria com status de SECRETARIA GERAL com poder de comando sobre as demais pastas, no havia motivao para sua oitiva, no entanto, esta dvida ficou superada aps a noticia da apreenso de um RECIBO(fls. 65 CPI), apreendido pelo GAECO(j mencionado neste relatrio), o qual contem especificado o repasse de dinheiro do INSTITUTO ATLNTICO, para uma empresa particular do Secretrio em evidencia. O depoimento do Senhor DAVID GARCIA DE ASSIS, refora a tese de prtica de crime tipificado no Art. 332 do Cdigo Penal, cometido por LUIZ CESAR LAZARI, pois na oitiva de DAVID GARCIA perante os Promotores de Justia do GAECO(fls. 62 64), o mesmo afirmou enfaticamente: "que indagado se diante da oferta do servio de propaganda por LUIZ
CESAR, a aceitao da divulgao se deu por conta do interesse do
10

Depoimento prestado por PAULO HUMBERTO PIZAIA NETO na CPI(fls 142 CPI)

77

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

INSTITUTO ATLANTICO em fazer a propaganda ou em razo do atendimento do pedido feito pelo referido secretrio municipal, o declarante respondeu que a aceitao da contratao do servio se deu por conta do atendimento proposta do secretrio municipal LUIZ CESAR, haja vista ter BRUNO entendido conveniente atender ao pedido de uma pessoa da Prefeitura de Camb." (grifo nosso)
11

Convm lembrar, que este fato j foi tratado de forma pormenorizada neste relatrio. Quanto a demais fatos relacionados ao INSTITUTO ATLNTICO o Secretrio de Governo, alegando que no de sua competncia o acompanhamento da execuo do contrato, relatou(fls. 144 CPI) o que segue:
" disse o depoente que acompanhou o processo de contratao do servio, em sua discusso prvia. Disse o depoente que no confirma nenhuma indicao ao Instituto Atlntico para contratar qualquer servio, disse, ainda que a contratao de pessoal para a execuo do servio era feita na forma da lei, e que esse pessoal que presta servio no PSF, vem desde a poca em que a APAE administrava o contrato, no perodo anterior ao ano de 2006. Disse o depoente que no tem nenhuma relao de amizade ou influncia em relao ao Instituto Atlntico, ainda, perguntado qual a relao do mesmo com o Sr. David Garcia disse o depoente que amigo do mesmo. Perguntado pelo presidente se o contrato entre a prefeitura municipal e o Instituto Atlntico foi aditivado, disse o depoente que daquilo que tem conhecimento o contrato no foi aditivado. Fica aditado o presente depoimento a seguinte declarao que o depoente ratifica o seu depoimento no GAECO, os quais foram acostados aos autos.

11

Depoimento Prestado por DAVID GARCIA DE ASSIS em I.P. 025/2011-GAECO

78

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Um aspecto importe do depoimento do Secretrio de Governo deve ser suscitado neste momento, que a contradio entre o depoimento prestado pelo mesmo nesta CPI e o depoimento prestado no GAECO, uma vez que aqui o Secretrio afirma que no tem nenhuma relao de amizade ou influencia no INSTITUTO ATLNTICO, j no GAECO, o mesmo confessa que procurou BRUNO VALVERDE para pedir patrocnio para sua empresa pessoal, o que foi prontamente aceito por BRUNO, demonstrando, alm afinidade entre os mesmos. Logo, inegvel que existe uma relao a ser investigada por rgos competentes entre o Secretrio de Governo e o INSTITUTO ATLNTICO.

Depoimento de DAVID MAIRENO O Senhor David Maireno foi convocado por ter a responsabilidade do Controle Interno da Prefeitura Municipal de Camb, haja vista ser ele o Controlador ou Auditor Geral da Administrao Pblica. Em seu depoimento, pode-se observar o que segue:

"que a controladoria audita mensalmente a planilha confeccionada pelo Instituto Atlntico, a qual enviada para a Secretaria de Sade. Esta planilha, quanto a freqncia dos servidores que a base do clculo da despesa a ser paga em cada ms, fiscalizada pela referida secretaria inserida na ao. Disse tambm que para a controladoria do municpio, o Instituto Atlntico no encaminha oficialmente nenhum documento, toda a comprovao documental da despesa realizada so encaminhadas para a Secretaria Municipal de Sade, que as remete para a anlise do controle interno. O servio de controle interno aps conferir os documentos, somente se manifesta no caso de haver observncia de ordem tcnica, relacionadas com a execuo financeira-oramentaria e legal. No que se refere ao empenho, liquidao e pagamento, esses procedimentos so

79

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

executados pela secretaria envolvida na ao. Disse o depoente que a formalidade de contratao, foi em termo de parceria em forma de convnio(grifo nosso) 12

Oportuno consignar, que em seu depoimento, o Controlador mais um que confessa que o INSTITUTO ATLNTICO no presta constas Prefeitura de Camb, limitando-se a apresentar planilhas. Este fato chega a ser inacreditvel, pois um contrato milionrio onde o pagamento feito atravs de planilhas, que podem perfeitamente ser manipuladas de acordo com a convenincia daquele que a confecciona.

Depoimento de Devair Aparecido Chudis O Senhor Devair Aparecido Chudis, foi intimado a comparecer perante esta Comisso, uma vez que Secretrio Municipal de Fazenda, e tem inmeras responsabilidades a cumprir perante celebrado junto ao Instituto Atlntico, da forma que j foi discriminadamente tratada neste relatrio final. Bem assim, a intimao do Secretrio deu-se, ainda, pela RECUSA da Municipalidade em responder a pergunta: " as movimentaes ocorreram com autorizao por escrito do Secretrio Municipal de Fazenda conforme estabelecido Letra ndo Inciso I, da Clusula Segunda do Contrato de Convnio n 14/2010 celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico? " Para surpresa geral, o Secretrio de Fazenda compareceu perante esta Comisso e limitou-se a falar o que segue:
"que no tem responsabilidade sobre o contrato do Instituto Atlntico com o Municpio, pois o mesmo gerenciado pela Secretaria Municipal de Sade. Disse o depoente que, para ocorrer movimentao da conta de proviso deve ocorrer um pedido para tal.

12

Depoimento prestado por DAVID MAIRENO na CPI 01/2011 no dia 26/08/2011(fls. 152 CPI)

80

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Disse, ainda, o depoente que no se recorda de ter assinado alguma autorizao para a movimentao da conta de proviso em relao ao Instituto Atlntico."13 (grifo nosso)

Este depoimento demonstra PROVA INEQUVOCA do desmando que se configura na Prefeitura Municipal de Camb, comprova ainda a falta de controle, fiscalizao e zelo com o dinheiro pblico, uma vez que o nico responsvel pela movimentao da conta de proviso, comparece perante a CPI e afirma, enfaticamente, que NO tem responsabilidade sobre o contrato do Instituto Atlntico e tambm, que no se lembra de ter assinado alguma autorizao para movimentao da conta de proviso. As investigaes promovidas por esta Comisso, evidenciaram que impossvel identificar se a entidade cumpriu a estes requisitos, pois a entidade nunca apresentou os extratos bancrios que comprovassem que as movimentaes destas contas bancrias foram especficas para o desenvolvimento dos Programas (PSF, NASF, Endemias). Oportuno consignar que na movimentao dos recursos proveniente de provises, NO foi cumprida a exigncia quanto autorizao por escrito do Secretrio Municipal de Fazenda.

13

Depoimento Devair Aparecido Chudis, Secretrio de Governo, prestado nesta CPI em 12-09-2011.(fls. 209 CPI)

81

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

14 - CONCLUSO
Atravs dos documentos analisados e com as informaes prestadas pela Prefeitura do Municpio de Camb, conclui-se que:

O Edital de Concorrncia n 002/2009-PMC foi realizado a fim de proceder escolha da proposta mais vantajosa para execuo do objeto, Programas Sade da Famlia, Agentes Comunitrios de Sade, NASF e Programas de Combate a Endemias, atravs de CONVNIO.

O Instituto Atlntico foi classificado em primeiro lugar com o valor de R$ 443.451,21 (quatrocentos e quarenta e trs mil, quatrocentos e cinqenta e um reais e vinte e um centavos) mensais, totalizando para o perodo de 24 (vinte e quatro) meses o valor de R$ 10.642.829,04 (dez milhes, seiscentos e quarenta e dois mil, oitocentos e vinte e nove reais e quatro centavos), e, POR MOTIVOS NO ESCLARECIDOS, a Prefeitura do Municpio de Camb firmou o Convnio n 014/2010-PMC no valor de R$ 12.500.000,00 (doze milhes e quinhentos mil reais) para o mesmo perodo com o referido Instituto.

Portanto foi firmado o CONVNIO com acrscimo injustificado de R$ 1.857.170,96 (um milho, oitocentos e cinqenta e sete mil, cento e setenta reais e noventa e seis centavos), ou seja, 17,45% (dezessete inteiros e quarenta e cinco dcimos por cento) a mais do que a proposta classificada em primeiro lugar;

O dano ao errio na execuo do Convnio correspondente ao perodo de fevereiro de 2010 a maio de 2011 foi de R$ 1.291.595,88 (um milho, duzentos e noventa e um mil, quinhentos e noventa e cinco reais e oitenta e oito centavos). Portanto a Prefeitura do

82

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Municpio de Camb pagou ao Instituto Atlntico, valores superiores a PROPOSTA APRESENTADA PELO PRPRIO INSTITUTO; DISCRIMINAO Valor Empenhado (-) Valor Homologado TOTAL (Dano ao Errio) VALOR R$ 8.386.815,24 7.095.219,36 1.291.595,88

Houve falta de cuidado e critrio nos procedimentos necessrios que antecederam a abertura do processo licitatrio, pois os AGENTES PBLICOS responsveis pela elaborao e pareceres no decorrer do processo administrativo, no observaram que no texto da Minuta do Edital de licitao (e depois no prprio Edital) constava que a fiscalizao do Convnio seria atribuio tambm Coordenadoria de Fiscalizao de Contratos, Convnios e Parcerias da Diretoria de Gesto de Licitaes e Contratos da Secretaria Municipal de Gesto Pblica. Oportuno registrar, por escandaloso, que a Prefeitura de Camb no possui esta estrutura, inclusive, NO existe Secretaria de Gesto Pblica nesta cidade. Tudo indica que o texto FOI COPIADO, uma vez que, por coincidncia, esta estrutura existe na cidade de Londrina, onde o

INSTITUTO ATLNTICO prestava servios e acabou se tornando ru em ao penal que indica corrupo.

Datas da realizao dos procedimentos que antecederam a publicao do Edital: 11/11/2009 A Secretaria Municipal de Sade encaminha planilhas de custos; 12/11/2009 O Secretrio Municipal de Administrao autoriza a abertura do processo licitatrio; 12/11/2009 O Secretrio Municipal de Administrao solicita a indicao das dotaes oramentrias; 13/11/2009 O Diretor do Departamento de Oramento informa as dotaes; 13/11/2009 O Departamento de Compras e Licitao, atravs do Secretrio Municipal de Administrao encaminha o Edital para Parecer Jurdico; 13/11/2009 A Procuradoria Jurdica do Municpio elabora Parecer Jurdico e devolveu no mesmo dia. 13/11/2009 O Prefeito do Municpio de Camb faz publicar o Edital.

83

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Os valores pagos a ttulo de taxa de administrao devero ser integralmente ressarcidos aos cofres pblicos devido a ilegalidade de sua cobrana em convnios. Esta cobrana fere a essncia da natureza do convnio, contrariando ainda a legalidade dos atos pblicos.

Esta afirmao to acertada, pois o prprio Tribunal de Contas do Estado do Paran, em sua Resoluo de n 03/2006, que dispe sobre a fiscalizao das transferncias voluntrias estaduais e municipais repassadas s entidades da Administrao Pblica, ou s entidades privadas sem fins lucrativos, assim determinou no Inciso I, art. 5:

O Convnio n 014/2010-PMC, celebrado entre a Prefeitura do Municpio de Camb e o Instituto Atlntico o nico instrumento firmado entre as partes. O referido instrumento estabeleceu o objeto e as condies para execuo dos Programas Sade da Famlia, Agentes Comunitrios de Sade, NASF e Programas de Combate a Endemias;

No foi observado a regular publicao do instrumento convocatrio conforme estabelece o Inciso I, do Art. 21, da Lei 8.666/93;

No foi exigido contrapartida para celebrao do CNVENIO; Para a execuo do CONVNIO, conforme fontes de recursos informadas, foram aplicados recursos financeiros prprios e federal;

No perodo de 25/01/2010 a 31/05/2011 no houve nenhum aditivo e/ou apostilamento no Convnio n 014/2010;

No foi exigido do Instituto Atlntico a Prestao de Contas durante a execuo do objeto e ao final do exerccio, conforme exigncias estabelecidas no instrumento de Convnio e na Constituio Federal;
84

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

A classificao da dotao oramentria indicada pela Prefeitura do Municpio de Camb no exige o CADASTRO DO CONVNIO no Sistema SIM/AM. A falta de informao no permite a fiscalizao eletrnica da execuo do objeto e da prestao de contas pelo TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARAN;

A Prefeitura do Municpio de Camb no comprovou que efetuou o controle e a fiscalizao da conta bancria do Fundo de Provises;

O Instituto Atlntico no elaborou e a Prefeitura do Municpio de Camb deixou de exigir, o Plano de Trabalho que estabeleceria as metas para a execuo do objeto do Convnio;

Devido falta do Plano de Trabalho no houve a avaliao das metas; A conta bancria do Fundo de Proviso foi movimentada sem autorizao formal do Secretrio Municipal de Fazenda;

No foi designada a Comisso de Avaliao conforme previsto no instrumento de Convnio;

No foi designado fiscal para o acompanhamento e fiscalizao do Convnio conforme estabelece a legislao;

Os pagamentos das parcelas do Convnio foram realizados apenas por solicitao do Instituto Atlntico atravs de planilhas e/ou ofcios; No foram exigidas as Notas Fiscais e/ou Recibos do Instituto Atlntico para pagamento das parcelas, conforme orientao aos participantes do certame licitatrio dada pela prpria Administrao;

85

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

No foram apresentadas as folhas de pagamento do perodo nem Livro de Registro de Empregados, conforme solicitao da Cmara Municipal de Camb;

No ocorreu nenhuma glosa no valor solicitado pelo Instituto Atlntico;

Os documentos apresentados para liquidao da despesa formal no atestam a execuo do objeto;

Os valores solicitados pelo Instituto Atlntico eram acompanhados pela Secretaria de Auditoria e Controle Interno, cujas comprovaes dos acompanhamentos no foram apresentadas;

A Prefeitura do Municpio de Camb no exigiu do Instituto Atlntico a apresentao de Parecer de Auditoria Independente referente execuo fsica e financeira do objeto, conforme exigncia do Convnio.

O Secretrio de Governo, LUIZ CESAR LAZARI praticou ilegalidade ao procurar o INSTITUTO ATLNTICO para solicitar negociao financeira junto a sua empresa particular, o que contraria princpios constitucionais da administrao pblica, princpios ticos e demais legislao pertinente.

O funcionrio pblico WAGNER SITTA cometeu infrao administrativa ao efetuar trabalhos em horrio de servio para o jornal CAMB DE FATO, de propriedade do Secretrio de Governo.

A ex-funcionria do INSTITUTO ATLNTICO, AUDREY LUCIANE MELO, que trabalhava junto ao Recursos Humanos, pode ter, por ser esposa do Chefe de Gabinete do Prefeito Joo Dalmcio Pavinato, influenciado na contratao de

APADRINHADOS POLTICOS e demais parentes de autoridades municipais, o que significa um instrumento calamitoso e ilegal para burlar legislao que trata de NEPOTISMO, CARGOS COMISSIONADOS E INDICE DE GASTO COM PESSOAL, o que necessita de investigao dos rgos com competncia prpria.
86

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

15 - RECOMENDAES

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para o Tribunal de Contas do Estado do Paran, recomendando providencias cabveis aos fatos narrados neste relatrio, em especial a constatao de que a Prefeitura de Camb indicou emitiu os empenhos com a classificao oramentria (categoria econmica, natureza da despesa, modalidade de aplicao, elemento e subelemento da despesa) 33.90.39.50 - Outros servios de terceiros pessoa jurdica - servios mdicos hospitalar, odontolgico e laboratorial. A indicao destas dotaes no est correta e devido a esta manipulao, foi eliminada a exigncia de cadastro no mdulo CONVNIOS / AUXILIOS / PROGRAMAS e FINANCEIRO / MENU EXECUO ORAMENTRIA / SUBVENES SOCIAIS CONCEDIDAS do SIMAM, impossibilitando o acompanhamento e a fiscalizao eletrnica do Tribunal de Contas do Estado do Paran na execuo do convnio e da prestao de contas. A dotao oramentria indicada causou tambm erro na apurao do ndice de gasto de pessoal, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal n 101/2000).

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito, bem como, cpia de todos os documentos referentes a investigao promovida por esta Comisso, para o Ministrio Pblico do Estado do Paran, recomendando, com fundamento nas disposies contidas no artigo 129, inciso III, da Constituio da Repblica, artigo 120, inciso III, da Constituio do Estado do Paran, artigo 25, inciso IV, da Lei n. 8.625/93, artigo 1, inciso IV, da Lei n. 7.347/85 e na Lei n. 8.625/93, propositura de AO CIVIL PBLICA, objetivando a recuperao dos valores(verba pblica) indevidamente repassados pela Prefeitura de Camb ao INSTITUTO ATLNTICO, inclusive a Taxa de Administrao; responsabilizao por atos de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA praticados pela Administrao Pblica do Municpio de Camb, com pedido liminar de afastamento de cargo contra o Prefeito
87

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

JOAO DALMCIO PAVINATO, Secretrio de Governo LUIZ CEZAR LAZARI, Secretrio de Controle Interno DAVID MAIRENO, Chefe de Gabinete ROMULO YANKE DOS SANTOS. Recomenda-se ainda, que o Ministrio Pblico

ESTABELEA PRAZO PARA O INSTITUTO ATLNTICO PRESTAR CONTAS dos recursos financeiros recebidos em conformidade com o Convnio 14/2010, e, em caso da no apresentao da prestao de contas, no prazo estabelecido, adotem as medidas cabveis para DEVOLUO DE TODO O RECURSO REPASSADO. De modo especial, consignar no Oficio, que esta Comisso Parlamentar de Inqurito, solicita ao digno representante do Ministrio Pblico, que seja aplicado ao caso ora narrado, o Principio da Simetria, referente a Lei 10.001/2000, ante a gravidade do assunto que aborda, essencialmente, desvio de recursos pblicos na rea da SADE.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito ao GAECO(Grupo de Atuao Especial e Combate ao Crime Organizado) para conhecimento, haja vista que a operao Antissepsia realizada na cidade de Londrina, envolve, alm da Municipalidade, o INSTITUTO ATLNTICO, objeto de investigao desta C.P.I.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para o Procurador Geral de Justia do Estado do Paran, solicitando especial ateno ao caso em comento e ainda, aos demais casos envolvendo OSCIPs, notadamente o INSTITUTO ATLNTICO, em razo das reincidentes constataes em nossa Regio, de entidades desta natureza, envolvidas com corrupo, que sempre resultam em desvio de verba pblica, principalmente na rea da Sade, o que torna esta espcie de crime ainda mais reprovvel.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para o Procurador Geral da Repblica, solicitando especial ateno ao caso em glosa, haja vista a utilizao de Recurso Federal no convnio investigado por esta Comisso, o
88

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

qual, no foi publicado no Dirio Oficial da Unio, assim como preconiza o artigo 21, da Lei 8.666/83, alm de outras flagrantes ilegalidades que implicam, em tese, desvio de dinheiro pblico, enriquecimento ilcito e improbidade administrativa.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para o Ministrio Pblico Federal, solicitando especial ateno ao caso em anlise, uma vez que existe aplicao de recurso federal no convnio investigado por esta Comisso e que desmandos como o comprovado por esta exaustiva investigao, no se repitam por este amado e imenso Pas, principalmente em uma rea to fragilizada como a SADE PBLICA.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para a Secretaria Estadual da Sade, solicitando especial ateno ao caso em exame, para que as providencias cabveis sejam adotadas e tambm, que acontecimento como este, pelo menos, sirva para subsidiar a criao de mecanismos de controle, que possam impedir ou diminuir os casos de corrupo na rea de Sade Pblica, envolvendo Municpios e OSCIPs, o que, por reiterada vezes, tem se constado em nossa regio.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para o Ministrio da Sade, solicitando especial ateno ao caso em apreo, em razo da utilizao de Recurso Federal no convnio objeto desta investigao, na rea da Sade Pblica e ainda, que acontecimento como este, pelo menos, sirva para subsidiar a criao de mecanismos de controle, que possam impedir ou diminuir os casos de corrupo na rea de Sade Pblica, envolvendo OSCIPs, o que, por reiterada vezes, tem se constado em nossa regio.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para a OAB(Ordem dos Advogados do Brasil), mais especificamente Comisso de Proteo ao Patrimnio Pblico, para conhecimento e possveis aes que entender

89

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

necessrias, haja vista a essencial ajuda na luta pela tica na Poltica que esta instituio tem demonstrado.

Encaminhar Oficio com cpia do Relatrio Final da Comisso Parlamentar de Inqurito para Prefeitura do Municpio de Camb, recomendando a instaurao de processo administrativo disciplinar para investigao das denncias apuradas no curso da investigao, quais sejam, entre outras: Prtica, em tese, salvo melhor tipificao penal, de Trfico de Influncia cometido pelo Secretrio de Governo LUIZ CESAR LAZARI; instaurao de processo administrativo disciplinar para investigao da denncia de que o servidor WAGNER SITTA, exerce atividade particular, notadamente para o Jornal Camb de Fato, em horrio de expediente; instaurao de processo administrativo disciplinar em desfavor do chefe de gabinete ROMULO YANKE DOS SANTOS, uma vez que as informaes colhidas no curso das investigaes, denotam a possibilidade de ingerncia junto ao INSTITUTO ATLNTICO, essencialmente na contratao de parentes e apadrinhados polticos. Esta Comisso recomenda ainda, que a Municipalidade no realize novas "parcerias" com INSTITUTO ATLNTICO, por se tratar de uma instituio INIDONA. Por derradeiro, em razo da necessidade de se manter, ainda que precrios, os servios na rea da Sade desta cidade, DEIXAMOS de recomendar a imediata suspenso do convnio envolvendo a Municipalidade e INSTITUTO ATLNTICO, apenas pela preocupao com queles, que por falta de condies financeiras, dependem exclusivamente do Estado para tratar da sade. Estas pessoas no podem sofrer ainda mais, em razo dos desmandos administrativos constatados por esta Comisso. Sala da Comisso, 28 de setembro de 2011.

90

You might also like