You are on page 1of 6

1

FSICO-QUMICA - TERMODINMICA
A termodinmica, o estudo das transformaes de energia, baseia-se em duas leis naturais. A 1 lei preocupa-se em acompanhar as variaes de energia e permite o clculo da quantidade de calor que uma reao produz. A 2 lei explica por que algumas reaes acontecem e outras no. CONCEITOS IMPORTANTES Sistema: parte do universo que se pretende estudar e separada do restante (meio externo) por fronteiras reais ou fictcias. Ex: um frasco contendo uma mistura reacional, uma clula, um recipiente contendo um gs, etc... As fronteiras que delimitam o sistema podem ser classificadas quanto possibilidade de passagem de calor: a) Diatrmicas: que permitem passagem de calor. b) Adiabtica: que no permitem passagem de calor. e quanto mobilidade: a) Fronteiras fixas ou rgidas. b) Fronteiras mveis. Vizinhana: meio exterior que interage com o sistema, inclui a rea onde fazemos observaes sobre a energia transferida para o sistema ou retirada do sistema. Ex: o banho-maria no qual um frasco contendo uma mistura reacional est inserido. Vizinhana + sistema = universo

De acordo com as fronteiras, os sistemas podem ser classificados em: a) Sistemas abertos: Trocam matria e energia com a vizinhana. Ex: frascos abertos, seres vivos, clulas, motores de automveis, etc... b) Sistemas fechados: Trocam energia apenas sob forma de calor ou trabalho. Ex: bolsa de gelo, frascos fechados, ferro de passar roupa, etc... c) Sistema isolado: No trocam matria e nem energia com a vizinhana. Encontram-se separados do meio exterior por meio de fronteiras adiabticas rgidas. Ex: uma garrafa trmica de caf hermeticamente fechada.

Aberto

Fechado

Isolado

Trabalho (w, ): movimento contra uma fora oposta. A ocorrncia de trabalho implica em um deslocamento. Unidade: joule (J) A manifestao da energia sob a forma de trabalho pode ocorrer de vrias formas: -empurrar ou arrastar um objeto; -levantar um peso;

-a reao qumica que ocorre em uma bateria realiza trabalho quando empurra uma corrente eltrica em circuito; -a mistura de gases quentes de um motor de automvel realiza trabalho ao empurrar o pisto, ou seja, os gases se expandem e empurram o pisto. -na termodinmica, trabalho ocorre, na maior parte das vezes, na forma de trabalho de expanso.

Quando um sistema realiza trabalho (seu volume interno aumenta), sua energia interna (U) diminui. Quando o sistema sofre um trabalho realizado pela vizinhana (seu volume interno diminui e o da vizinhana aumenta), sua energia interna aumenta. Em termodinmica, calor a energia transferida em consequncia de uma diferena na temperatura. A transferncia de calor (q) ocorre sempre de um objeto mais quente para um objeto mais frio. Se entra energia no sistema na forma de calor, a energia interna aumenta e q>0 Se energia deixa o sistema na forma de calor, a energia interna do sistema diminui e q<0 Resumindo: -Q > 0: calor recebido pelo sistema oriundo de sua vizinhana. -Q < 0: calor cedido pelo sistema vizinhana. -W > 0: volume do sistema aumenta; o sistema realiza trabalho sobre a vizinhana (cujo volume diminui).

-W < 0: volume do sistema diminui; o sistema recebe energia na forma de trabalho oriunda de sua vizinhana (cujo volume aumenta). - U > 0: a energia interna do sistema aumenta. - U < 0: a energia interna do sistema diminui Processos que liberam energia: exotrmicos. Ex: reaes de combusto. Processos que absorvem energia da vizinhana: endotrmicos. Ex: vaporizao.

A variao da energia interna de um sistema pode ser calculada pela frmula: U=qw Em que: U: variao da energia interna de um sistema (Ufinal - Uinicial), unidade: J q: calor, unidade: J w: trabalho, unidade: J 1caloria (cal) = 4,184 J 1kcal = 1000 cal e 1kJ= 1000 J Capacidade calorfera ou calor especfico: quantidade de calor necessria para aumentar em 1 a temperatura de 1 grama de uma substncia ou material. C

A quantidade de calor ganha ou perdida quando determinada massa de uma substncia aquecida ou resfriada calculada usando a frmula: q = m.c. t Em que: q: calor transferido (J) c: capacidade calorfera (J/g. C) m: massa (g) t: variao da temperatura ( C) O calor transferido em um processo qumico ou fsico determinado por um tcnica experimental chamada calorimetria. O instrumento utilizado o calormetro e utiliza seu calor especfico para calcular o calor transferido. q = ccalormetro. t O calormetro e seu contedo forma um sistema isolado e todo o calor retirado (ou fornecido) pelo processo absorvido (ou liberado) pelo calormetro.

Existem dois tipos de calormetro: -calormetro simples: aberto para a atmosfera, opera a presso constante. -calormetro de bomba: fechado para a atmosfera, opera a volume constante.

1 LEI DA TERMODINMICA: CONSERVAO DA ENERGIA -A energia em um sistema pode-se manifestar sob diferentes formas como calor e trabalho. A energia pode ser interconvertida de uma forma para outra, mas a quantidade total de energia do universo (sistema + meio externo) conserva-se. -Em sistemas isolados, a energia ser constante, uma vez que no h trocas com a vizinhana. Usistemas islados = constante U=0

ENTALPIA (H) - uma funo de estado de um determinado sistema, ou seja, s depende da energia do estado final e da energia do estado inicial do mesmo. H = Hprodutos - Hreagentes H > 0, se o sistema absorveu energia (reaes endotrmicas) H < 0, se o sistema liberou energia (reaes exotrmicas) -Obs: todas as substncia simples na sua variedade alotrpica mais estvel apresenta entalpia igual a zero.

ENTALPIA DE REAES QUMICAS -Qualquer reao qumica acompanhada por transferncia de energia, na forma de calor. CH4(g) + 2O2(g) CO2(g) + 2H2O(l) H = -890 kJ/mol (298 K; 1 bar)

-Significado: 1 mol de metano (CH4) reage com 2 mols de O2 produz (libera) 890 kJ de calor, em 298 K e 1 bar. -Se multiplicarmos todos coeficientes estequiomtricos por 2: 2CH4(g) + 4O2(g) -Para a reao inversa: CO2(g) + 2H2O(l) CH4(g) + 2O2(g) H = +890 kJ/mol 2CO2(g) + 4H2O(l) H = 2x(-890) = -1780 kJ/mol

You might also like