You are on page 1of 44

A Geometria no ENEM.

Ministrado por Cristiane Vinholes Jacomelli Coord. Prof. Dr. Edna Maura Zuffi

OUTUBRO DE 2010

ndice

Captulo 1 Por que devemos aprender Geometria? Captulo 2 Alguns conceitos de Geometria Plana 2.1) Conceitos geomtricos primitivos 2.2) Simetria 2.3) Isometria 2.4) Polgonos 2.5) Semelhana de figuras geomtricas planas 2.6) Relaes Mtricas no Tringulo Retngulo 2.7) Medidas de comprimento de figuras planas 2.8) rea das figuras geomtricas planas 2.9) Questes do ENEM envolvendo reas de figuras planas Captulo 3 Geometria Espacial 3.1) Slidos Geomtricos 3.2) Estudo de Slidos Geomtricos 3.2.1) Estudo do Prisma 3.2.2) Paraleleppedo Retngulo e cubo 3.2.3) Estudo da pirmide 3.2.4) Estudo do cilindro 3.2.5) Estudo do cone 3.2.6) Tronco de cone circular reto 3.2.7) Estudo da esfera 3.2.8) Questes do ENEM envolvendo volume Captulo 4 Geometria Analtica 4.1) Distncia entre dois pontos 4.2) Calculando as coordenadas do ponto mdio 4.3) Estudando a reta no plano cartesiano 4.4) Questes do ENEM Referncias Bibliogrficas

5 6 6 7 9 10 12 15 16 17 18 22 22 24 24 24 25 27 27 29 29 30

36 36 36 41 43

Prefcio
Nesta apostila abordaremos questes de Geometria que caram nas provas do Exame Nacional do Ensino Mdio. A partir delas, estudaremos as teorias envolvidas em suas resolues. No primeiro captulo, trataremos de uma pequena contextualizao histrica do uso da Geometria desde a Antiguidade, ressaltando a importncia da mesma para os estudantes de hoje. Em seguida, no segundo captulo, iniciaremos com alguns conceitos de Geometria Plana, que envolvem figuras planas, polgonos, reas e simetria. Tambm teremos a resoluo de algumas questes do ENEM envolvendo tais conhecimentos. No captulo seguinte, aprenderemos um pouco mais sobre os corpos no espao, ou seja, trataremos de assunto da Geometria espacial como slidos geomtricos e clculo do volume destes slidos. Exploraremos como este assunto vem sendo abordado ao longo dos anos, nas provas do ENEM. Por fim, no quarto captulo veremos, brevemente, alguns conceitos de Geometria Analtica que envolvem plano cartesiano e estudo de retas, seguidos de duas questes que caram no ENEM.

Entre dois espritos iguais, postos nas mesmas condies, aquele que sabe geometria superior ao outro e adquire um vigor especial. (Pascal)

Captulo 1: Por que devemos aprender Geometria?


A palavra Geometria tem origem grega, formada pelos radicais GEO (terra) e METRIA (medida). H 5.000 anos, era a cincia de medir terrenos, seus permetros e suas reas. Com o tempo tornou-se a parte da Matemtica que estuda o espao e as figuras que podem ocup-lo. Est apoiada sobre alguns axiomas, postulados, definies, teoremas e corolrios, sendo que essas afirmaes e definies so usadas para demonstrar a validade de cada teorema. Neste minicurso, estudaremos algumas destas definies e propriedades que vo nos auxiliar a compreender e resolver questes que j apareceram nas provas do ENEM. A geometria est muito presente no nosso dia-a-dia. Olhe ao redor e veja quantas figuras geomtricas fazem parte da sala de aula, da sua casa, dos objetos do nosso cotidiano, etc. Por isso, as idias geomtricas so muito utilizadas na arquitetura, engenharia e em muitas outras reas do conhecimento humano. A geometria formal nasceu do desenho e foi criada pelos gregos, mas teve contribuies importantssimas dos babilnicos e egpcios. A simples tarefa de levantar uma tenda no meio da floresta, talvez, obrigasse o ser humano a traar algumas linhas no cho. Isso vale tambm para dividir terras frteis beira dos rios, construir casas e templos, etc. Com o desenvolvimento da matemtica, os desenhos comearam a no caber mais na tbua de argila, no papiro e, depois, nos papel. A preciso comeou a ficar maior do que a capacidade de afiar do lpis: uma ponta mais grossa do que o estritamente necessrio podia desvirtuar as coisas. No tempo das grandes navegaes, usavam-se os compassos e as rguas para traar o curso das caravelas e - at muito pouco tempo atrs - cartas nuticas ainda eram muito usadas. Como pudemos observar, a Geometria surgiu para solucionar problemas prticos e por isso ela de extrema importncia para todos ns. Alm disso, trabalhando com geometria desenvolvemos nosso raciocnio lgico, nossa capacidade de abstrao e de estabelecer relaes. Por isso, ela vem sendo cobrada no Exame Nacional do Ensino Mdio desde sua primeira edio. E so esses os objetivos que buscaremos alcanar no decorrer deste Minicurso.

Captulo 2 Alguns conceitos de Geometria Plana


Neste captulo definiremos algumas idias geomtricas mais elementares que usaremos no decorrer das aulas. Mesmo que alguns conceitos no apaream explcitos nas questes do ENEM, eles so utilizados intuitivamente para chegar soluo. 2.1) Conceitos geomtricos primitivos A Geometria baseia-se nos chamados conceitos geomtricos primitivos, ou seja, aqueles que no admitem definio, isto , os conceitos que so aceitos por serem bvios ou convenientes para uma determinada teoria, mesmo que sem uma apresentao formal atravs de palavras. Normalmente, em Matemtica, os conceitos primitivos servem de base para a construo de postulados (ou axiomas) que formaro, por sua vez, a estrutura lgica e formal da teoria. Os conceitos geomtricos primitivos so os seguintes: 2.1.1) Ponto: o conceito geomtrico primitivo fundamental. Euclides o definiu como "aquilo que no tem parte". Ou seja, para Euclides o conceito de "parte", e no de "ponto", que primitivo. Imagine o ponto o menor que voc puder. Diz-se que o ponto no tem dimenso ( adimensional), ou seja, ele to nfimo quanto quisermos, e no faz sentido mencionar qualquer coisa sobre tamanho ou dimenso do ponto. A nica propriedade do ponto a localizao. Representa-se o ponto por uma letra maiscula qualquer do alfabeto latino. 2.1.2) Linha ou curva: Imagine um pedao de barbante sobre uma mesa, formando curvas ou ns sobre si mesmo: este um exemplo de linha. 2.1.3) Reta: uma linha infinita e que tem uma nica direo. Uma reta o caminho mais curto entre dois pontos quaisquer. 2.1.4) Semi-reta: Enquanto a reta infinita para os dois lados, a semi-reta infinita numa direo e finita na outra. 2.1.5) Segmento de reta: Enquanto a reta infinita dos dois lados o segmento de reta termina em ambos os lados. 2.1.6) Plano: Voc pode imagin-lo como uma folha de papel infinita. Um plano uma superfcie plana que se estende infinitamente em todas as direes. Para definir um plano precisamos de pelo menos trs pontos ou um ponto e uma reta. Costuma-se representar os planos pelas letras do alfabeto grego como alfa, beta * 2.1.7) Lugar geomtrico: um conjunto de pontos que satisfazem uma determinada propriedade. Um exemplo simples de lugar geomtrico a circunferncia, que o lugar geomtrico de todos os pontos que guardam a mesma distncia de um ponto chamado centro. 2.1.8) ngulo: ngulo a regio de um plano concebida pela abertura de duas semi-retas que possuem uma origem em comum, chamada vrtice do ngulo. A abertura do ngulo uma propriedade invariante e medida em radianos ou graus.

2.2) Simetria Um conceito bastante utilizado nas provas do ENEM o de simetria, principalmente, ele aparece associado arte. Veja a seguir o exemplo de uma questo. Escher, um grande artista holands, nasceu em 1898 e faleceu em 1970, deixando uma obra original e extraordinria. Os conceitos da Matemtica, aliados sua mente artstica, aparecem em seus desenhos de iluses espaciais, de construes impossveis, nos quais a geometria se transforma em arte, ou a arte em geometria. Escher dedicou grande parte de seu tempo ao estudo das pavimentaes do plano e trabalhou com a diviso regular do plano em figuras geomtricas que se transfiguram, repetem-se, refletem-se e se rotacionam. Fundamentalmente, trabalhou com isometrias, as transformaes no plano que preservam distncias. No preenchimento de superfcies, Escher usava figuras concretas, perceptveis e existentes na natureza, como pssaros, peixes, pessoas, rpteis, etc.

Observe o passo a passo de uma de suas gravuras em que utiliza peixes. Na construo dessa gravura, o artista recorreu principalmente : a) translao. b) simetria axial. c) simetria em relao a um ponto. d) rotao. e) reflexo. Para responder tal questo, precisamos definir o que simetria e cada uma das alternativas apresentadas. Em termos geomtricos, considera-se simetria como a semelhana exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo de simetria), ponto ou plano. Se, ao rodarmos a figura, invertendo-a, ela for sobreponvel ponto por ponto, ela simtrica. Dada uma imagem, a sua simtrica preservar o comprimento e o ngulo, mas nem sempre mantm a 7

direo e sentido das vrias partes da figura (embora isso possa acontecer em alguns casos). Simetrias so encontradas, freqentemente, na natureza: olhe para o seu corpo, olhe para as imagens em um espelho, olhe as asas de uma borboleta, as ptalas de uma flor ou uma concha do mar. Veja exemplos abaixo.

Note que a reta que divide as figuras em pedaos semelhantes, chamada de eixo de simetria. O eixo de simetria pode estar na vertical como nas figuras acima, na horizontal ou inclinado. Veja alguns tipos de simetria. 2.2.1) Simetria Axial Simetrias axiais ou em relao a retas so aquelas onde pontos, objetos ou partes de objetos so a imagem espelhada um do outro em relao reta dada, chamada eixo de simetria. O eixo de simetria a mediatriz do segmento que une os pontos correspondentes.

2.2.2) Simetria em relao a um ponto Dizemos que duas figuras so simtricas em relao a um ponto O, dito centro da simetria, quando cada um dos pontos de uma das figuras o simtrico em relao O, a um dos pontos da outra figura.

2.3) Isometria A isometria uma transformao geomtrica que, aplicada a uma figura geomtrica, mantm as distncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada so geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direco e o sentido. Os 8

ngulos mantm tambm a sua amplitude. Existem isometrias simples e isometrias compostas. As isometrias simples podem ser rotaes, translaes e reflexes.

2.2.3) Translao Transladar um objeto significa mov-lo sem gir-lo ou refletir. Cada translao tem um sentido e uma distncia. Neste movimento, todos os pontos sofrem um deslocamento de mesma medida, na mesma direo. Ou seja, translao o deslocamento paralelo em linha reta de um objeto ou figura.

2.2.4) Reflexo Refletir um objeto como reproduzir sua imagem no espelho. A distncia de um ponto ao espelho igual distncia da imagem desse ponto ao espelho. Alm disso, a imagem refletida no espelho inversa original, ou seja, a reflexo altera a orientao dos pontos do plano. O eixo de reflexo pode ou no interceptar a figura.

2.2.5) Rotao A rotao possui um ponto, onde todos os pontos do plano movimentam-se rodando a mesma medida em torno deste, que se chama ponto central. Por isso, tambm conhecida como simetria central.

Voc nota alguma semelhana entre as definies citadas? Agora que voc conhece um pouco mais sobre simetria, tente responder a questo inicial.

2.4) Polgonos Polgonos so figuras fechadas formadas por segmentos de reta, sendo caracterizados pelos seguintes elementos: ngulos, vrtices, diagonais e lados. A figura nomeada de acordo com o nmero de lados. Por exemplo, se a figura tem trs lados um tringulo, se tem quatro um quadriltero, se tem cinco um pentgono e assim por diante. 2.4.1) Polgonos convexos. So aqueles que no possuem nenhum ngulo interno maior que 180. Por exemplo:

2.4.2) Polgonos cncavos ou no-convexos. Caso um polgono tenha um ngulo maior que 180 graus, ser classificado como cncavo ou no-convexo. Por exemplo:

2.4.3) Polgonos Regulares e Irregulares. Todo polgono regular possui os lados e os ngulos com medidas iguais.

Um polgono irregular aquele que no possui os ngulos com medidas iguais e os lados no possuem o mesmo tamanho.

10

(ENEM-2002) 15 - Na construo civil, muito comum a utilizao de ladrilhos ou azulejos com a forma de polgonos para o revestimento de pisos ou paredes. Entretanto, no so todas as combinaes de polgonos que se prestam a pavimentar uma superfcie plana, sem que haja falhas ou superposies de ladrilhos, como ilustram as figuras:

A tabela traz uma relao de alguns polgonos regulares, com as respectivas medidas de seus ngulos internos.

Se um arquiteto deseja utilizar uma combinao de dois tipos diferentes de ladrilhos entre os polgonos da tabela, sendo um deles octogonal, o outro tipo escolhido dever ter a forma de um: (A) tringulo. (B) quadrado. (C) pentgono. (D) hexgono. (E) enegono.

2.5) Semelhana de figuras geomtricas planas Um conceito muito utilizado em Geometria a idia de figuras semelhantes, ele vem sendo utilizado desde a Antiguidade. Uma ampliao, uma reduo e at uma congruncia so exemplos claros de semelhana. Para que duas ou mais figuras sejam semelhantes, duas condies so necessrias: Os ngulos correspondentes devem ser iguais. Os comprimentos correspondentes devem ser proporcionais. Entre as figuras geomtricas planas que so sempre semelhantes, temos todos os crculos e todos os quadrados. E entre as que nem sempre so semelhantes temos os retngulos, tringulos e demais polgonos. 2.5.1) Feixe de paralelas Um conjunto de retas de um plano, paralelas entre si, denomina-se feixe de paralelas. A reta que corta as retas do feixe denominada transversal.

11

Retas paralelas so aquelas que mantm sempre a mesma distncia entre si. Assim, duas retas paralelas esto no mesmo plano e no se interceptam.

Feixe de retas paralelas a//b//c//d//e 2.5.2) Teorema de Tales O teorema de Tales diz o seguinte: Um feixe de paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais..

Aplicando o Teorema de Tales, pode-se determinar o valor dos segmentos AB e BC na ilustrao. Pela proporcionalidade existente no Teorema, temos a seguinte AB AB AC AC situao = ou = . BC BC BC BC 2.5.3) Teorema da bissetriz interna A bissetriz de um ngulo interno de um tringulo determina sobre o lado oposto segmentos proporcionais aos lados pertencentes aos do ngulo considerado. Uma bissetriz uma semi-reta que divide um ngulo geomtrico em outros dois consecutivos e de mesma medida.

OC a bissetriz do ngulo AB

12

Dado um tringulo ABC, fazendo uma bissetriz interna do ngulo A que determina sobre o segmento BC um ponto S, tem-se que os segmentos BS e SC formados por este ponto que so diretamente proporcionais aos lados AB e AC, respectivamente.

2.5.4) Tringulos Semelhantes Dois tringulos so semelhantes quando os ngulos e os lados do primeiro tringulo esto em correspondncia com os ngulos e lados do segundo tringulo, de tal forma que seus ngulos sejam iguais e os lados do primeiro sejam proporcionais aos lados do segundo. 1 propriedade: Se dois tringulos so semelhantes, ento os lados de um so proporcionais aos lados homlogos do outro.

Razo de semelhana k =

a b c = = d e f

2 propriedade (teorema fundamental da semelhana): Toda reta paralela a um lado de um tringulo, e que encontra os outros dois lados em pontos distintos, determina com esses lados um tringulo semelhante ao primeiro.

Como r// AB , temos que D (ngulos correspondentes) B E (ngulos correspondentes) C C (ngulos correspondentes)

13

Agora que voc conheceu um pouco sobre semelhana de figuras geomtricas. Tente resolver as seguintes questes do ENEM do ano de 1998 e de 2009. (ENEM-1998) 10 - A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 2,00 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminuiu 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir: (A) 30 cm (B) 45 cm (C) 50 cm (D) 80 cm (E) 90 cm
(ENEM2009) 154 - A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 metros e alcanou uma altura de 0,8 metros. A distncia em metros que o paciente ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa : A) 1,16 metros. B) 3,0 metros. C) 5,4 metros D) 5,6 metros. E) 7,04 metros. 2.6) Relaes Mtricas no Tringulo Retngulo

Considere o tringulo ABC abaixo:

Definiremos agora as seguintes medidas: AB = cateto de medida c. AC = cateto de medida b. BC = hipotenusa de medida a. h = altura relativa hipotenusa. m = projeo do cateto b sobre a hipotenusa. n = projeo do cateto c sobre a hipotenusa. Entre as medidas desses elementos podemos estabelecer relaes de igualdade, que so chamadas relaes mtricas no tringulo retngulo.

14

2.6.1) Teorema de Pitgoras Em um tringulo retngulo, a medida da hipotenusa ao quadrado igual soma das medidas dos catetos ao quadrado: a2 = b2 + c2 Como a altura relativa hipotenusa divide o tringulo ABC em dois tringulos semelhantes a ele e entre si, podemos obter atravs da semelhana de tringulos as seguintes relaes: I - Em um tringulo retngulo, o quadrado da medida da altura igual ao produto da medida dos segmentos que representam as projees dos catetos sobre a hipotenusa: h2 = m.n II - Em um tringulo retngulo, o produto das medidas dos catetos igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida da altura relativa hipotenusa. b.c = a.h III - Em um tringulo retngulo, o quadrado da medida de um cateto igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida da projeo desse cateto. b2 = a.m c2 = a.n
2.7) Medidas de comprimento de figuras planas.

2.7.1) Permetro de um Polgono. Permetro de um polgono a soma das medidas dos seus lados. 2.7.2) Comprimento da Circunferncia. Seja a circunferncia da figura:

1) Suponhamos ser possvel adaptar, sobre ela, um fio qualquer, fechado. 2) Cortando esse fio e esticando-o, obtemos o segmento AB . A medida do segmento AB denomina-se medida da circunferncia ou o comprimento de AB o comprimento da circunferncia. Quando dividimos o comprimento C da circunferncia pelo seu dimetro (2r), obtemos uma constante. Esta constante um nmero irracional de valor 3,1415692..., que indicado pela letra grega , e se escreve: C = C = 2r = 2 .r 2r

15

Baseado nestas idias, responda as questes a seguir:


(ENEM 1998) 29- Quando se d uma pedalada na bicicleta ao lado (isto , quando a coroa acionada pelos pedais d uma volta completa), qual a distncia aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um crculo de raio R igual a 2 R, onde 3? A) 1,2 m (B) 2,4 m (C) 7,2 m (D) 14,4 m (E) 48,0 m

(ENEM 2002) 55 - As cidades de Quito e Cingapura encontram-se prximas linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avio saindo de Quito, voando em mdia 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente: a) 16 horas. b) 20 horas. c) 25 horas. d) 32 horas. e) 36 horas. 2.8) rea das figuras geomtricas. Quando medimos superfcies tais como um terreno, ou o piso de uma sala, ou ainda uma parede, obtemos um nmero que a sua rea. Logo, rea um nmero real, maior ou igual a zero, que representa a medida de uma superfcie. Para medir uma superfcie, escolhemos uma unidade cuja rea 1 e a comparamos com a superfcie a ser medida.

2.8.1) rea do retngulo.

A rea de uma regio retangular de comprimento b e largura h (ou base b e altura h) dada por (b x h) unidades de rea, ou seja: A = b x h.

16

2.8.2) rea da regio quadrada. A rea de um quadrado similar a de um retngulo, j que o quadrado um retngulo com os quatro lados iguais. Assim a rea do quadrado ser definida como: A = L x L = L2. 2.8.3) rea da regio triangular. Um tringulo como se fosse a metade de um retngulo. Assim a rea ser definida como: bh 2 2.8.4) rea de um trapzio.

Como rea do trapzio temos que

(b1 + b2 ) h 2

2.8.5) rea do crculo. A rea de um crculo de raio r dada por: A = r 2


2.9) Questes do ENEM que envolvem rea de figuras planas. (ENEM 2009) 141- O governo cedeu terrenos para que famlias construssem suas residncias com a condio de que no mnimo 94% da rea do terreno fosse mantida como rea de preservao ambiental. Ao receber o terreno retangular ABCD, em que AB = BC/2, Antnio demarcou uma rea quadrada no vrtice A, para a construo de sua residncia, de acordo com o desenho, no qual AE = AB/5 o lado do quadrado.

Nesse caso, a rea definida por Antnio atingiria exatamente o limite determinado pela condio se ele: A) duplicasse a medida do lado do quadrado. B) triplicasse a medida do lado do quadrado. C) triplicasse a rea do quadrado.

17

D) ampliasse a medida do lado do quadrado em 4%. E) ampliasse a rea do quadrado em 4%. (ENEM 2009) 169 - A vazo do rio Tiet, em So Paulo, constitui preocupao constante nos perodos chuvosos. Em alguns trechos, so construdas canaletas para controlar o fluxo de gua. Uma dessas canaletas, cujo corte vertical determina a forma de um trapzio issceles, tem as medidas especificadas na figura I. Neste caso, a vazo da gua de 1.050 m3/s. O clculo da vazo, Q em m3/s, envolve o produto da rea A do setor transversal (por onde passa a gua), em m2, pela velocidade da gua no local, v, em m/s, ou seja, Q = Av. Planeja-se uma reforma na canaleta, com as dimenses especificadas na figura II, para evitar a ocorrncia de enchentes.

Na suposio de que a velocidade da gua no se alterar, qual a vazo esperada para depois da reforma na canaleta? A) 90 m3/s B) 750 m3/s C) 1050 m3/s D) 1512 m3/s E) 2009 m3/s

(ENEM 2001) 27 - Um municpio de 628 km2 atendido por duas emissoras de rdio cujas antenas A e B alcanam um raio de 10 km do municpio, conforme mostra a figura:

18

Para orar um contrato publicitrio, uma agncia precisa avaliar a probabilidade que um morador tem de, circulando livremente pelo municpio, encontrar-se na rea de alcance de pelo menos uma das emissoras. Essa probabilidade de, aproximadamente: a) 20%. b) 25%. c) 30%. d) 35%. e) 40%.
(ENEM 2002) 22 - Um terreno com o formato mostrado na figura foi herdado por quatro irmos e dever ser dividido em quatro lotes de mesma rea. Um dos irmos fez algumas propostas de diviso para que fossem analisadas pelos demais herdeiros. Dos esquemas abaixo, onde lados de mesma medida tm smbolos iguais, o nico em que os quatro lotes no possuem, necessariamente, a mesma rea :

(ENEM 2004) 12 - Um leitor encontra o seguinte anncio entre os classificados de um jornal: VILA DAS FLORES Vende-se terreno plano medindo 200 m2. Frente voltada para o sol no perodo da manh. Fcil acesso. (443)0677-0032

Interessado no terreno, o leitor vai ao endereo indicado e, l chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda no vendidos, numerados de I a V:

19

Considerando as informaes do jornal, possvel afirmar que o terreno anunciado : (A)I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. (ENEM 2000) 45 - Em uma empresa, existe um galpo que precisa ser dividido em trs depsitos e um hall de entrada de 20 m2, conforme a figura abaixo. Os depsitos I, II e III sero construdos para o armazenamento de, respectivamente, 90, 60 e 120 fardos de igual volume, e suas reas devem ser proporcionais a essas capacidades.

A largura do depsito III dever ser, em metros, igual a: (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.
(ENEM 2007) 7- Na literatura de cordel, os textos so impressos, em geral, com 8, 16, 24 ou 32 pginas de formato 10,5 cm x 15,5 cm. As razes histricas que explicam tal fato esto relacionadas forma artesanal como so montadas as publicaes e ao melhor aproveitamento possvel do papel disponvel.

Considere, abaixo, a confeco de um texto de cordel com 8 pginas (4 folhas): Utilizando o processo descrito acima, pode-se produzir um exemplar de cordel com 32 pginas de 10,5 cm x 15,5 cm, com o menor gasto possvel de material, utilizando uma nica folha de (A) 84 cm x 62 cm (B) 84 cm x 124 cm (C) 42 cm x 31 cm (D) 42 cm x 62 cm (E) 21 cm x 31 cm
( ENEM - 2004 )15 - Uma empresa produz tampas circulares de alumnio para tanques cilndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas mdias e 16 tampas pequenas.

20

As sobras de material da produo diria das tampas grandes, mdias e pequenas dessa empresa so doadas, respectivamente, a trs entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informaes, pode-se concluir que: (A) a entidade I recebe mais material do que a entidade II. (B) a entidade I recebe metade de material do que a entidade III. (C) a entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III. (D) as entidade I e II recebem, juntas, menos material do que a entidade III. (E) as trs entidades recebem iguais quantidades de material.
(ENEM 2005) 42 - Um ptio de grandes dimenses vai ser revestido por pastilhas quadradas brancas e pretas, segundo o padro representado ao lado, que vai ser repetido em toda a extenso do ptio.

As pastilhas de cor branca custam R$ 8,00 por metro quadrado e as de cor preta, R$ 10,00. O custo por metro quadrado do revestimento ser de (A) R$ 8,20. (B) R$ 8,40. (C) R$ 8,60. (D) R$ 8,80. (E) R$ 9,00.
(ENEM 2009) 164 - Ao morrer, o pai de Joo, Pedro e Jos deixou como herana um terreno retangular de 3 km x 2 km que contm uma rea de extrao de ouro delimitada por um quarto de crculo de raio 1 km a partir do canto inferior esquerdo da propriedade. Dado o maior valor da rea de extrao de ouro, os irmos acordaram em repartir a propriedade de modo que cada um ficasse com a tera parte da rea de extrao, conforme mostra a figura.

21

Em relao partilha proposta, constata-se que a porcentagem da rea do terreno que coube a Joo corresponde, aproximadamente, a: 3 (considere = 0,58) 3 A) 50%. B) 43%. C) 37%. D) 33%. E) 19%.

Captulo 3 Geometria Espacial

A Geometria espacial funciona como uma ampliao da Geometria plana (euclidiana) e trata dos mtodos apropriados para o estudo de objetos espaciais. Ela estuda, por exemplo, os slidos geomtricos e clculo de seus volumes.
3.1) Slidos Geomtricos Denominam-se slidos geomtricos os objetos slidos do espao tridimensional, ou seja, que no podem estar contidos exclusivamente em um plano. Entre eles, destacamos, pelo seu interesse, os poliedros e os corpos redondos.

3.1.1) Poliedros Denomina-se poliedro o slido limitado por polgonos planos que tm, dois a dois, um lado comum. Podemos citar como exemplos:

22

Os polgonos so denominados faces do poliedro. Os lados e os vrtices dos polgonos denominam-se, respectivamente, arestas e vrtices do poliedro. Um poliedro se diz convexo se, em relao a qualquer de suas faces, ele est todo situado num mesmo semi-espao determinado por esta face.

Convexo No convexo Os poliedros convexos possuem nomes especiais, de acordo com o nmero de faces: Tetraedro = Quatro faces Pentaedro = Cinco faces Hexaedro = Seis faces Heptaedro = Sete faces Octaedro = Oito faces Decaedro = Dez faces Dodecaedro = Doze faces Icosaedro = Vinte faces 3.1.2) Poliedros regulares Na Geometria Plana, dizemos que um polgono regular quando todos os seus lados so congruentes, assim como todos os seus ngulos. Da, ento, um poliedro convexo se diz regular se suas faces so regies poligonais regulares, todas com o mesmo nmero de lados, e se em todo vrtice do poliedro converge o mesmo nmero de arestas. 23

3.1.3) Relaes de Euler Consideremos um poliedro convexo no qual designamos: V = nmero de vrtices; A = nmero de arestas; F = nmero de faces. Temos que: Em todo poliedro convexo, o nmero de arestas mais 2 igual ao nmero de vrtices mais o nmero de faces. A+2=V+F
3.2) Estudo de Slidos Geomtricos

3.2.1) Estudo do Prisma Os prismas so poliedros convexos que tm duas faces paralelas e congruentes (chamadas bases) e as demais faces em forma de paralelogramos (chamadas faces laterais). Assim temos:

Num prisma destacamos: As arestas das bases As arestas laterais Altura do prisma: que a distncia entre os planos que contm as bases. Quando as arestas laterais so perpendiculares aos planos das bases, o prisma se diz reto; neste caso, as faces laterais so retngulos congruentes. Note que, num prisma reto, as arestas laterais tm a mesma medida da altura do prisma. Um prisma ser regular quando for reto e sua base for um polgono regular. No caso de as arestas laterais serem inclinadas em relao aos planos das bases, o prisma se diz oblquo. I) rea da superfcie de um prisma Vamos considerar: rea da base (Sb) 24

rea lateral (SL) rea total (St) Assim, para encontrar a rea da superfcie de um prisma preciso achar a rea de cada uma de suas faces e somar para encontrar a rea total St. II) Volume de um prisma Sendo B a rea da base e h a medida da altura de um prisma, o volume V desse prisma dado por: V = B.h 3.2.2) Paraleleppedo Retngulo e Cubo. Entre os principais prismas, destacam-se o paraleleppedo retngulo e o cubo.

I) Paraleleppedo Retngulo Este slido tem as seis faces retangulares e so inmeros os objetos que tm sua forma.

Tente localizar alguns ao seu redor. Ele tambm pode ser chamado de ortoedro ou bloco retangular. As dimenses de um paraleleppedo retngulo so chamadas comprimento, largura e altura. Assim, tente deduzir as frmulas para calcular: Diagonal: rea total: Volume: II) Cubo O cubo tem as seis faces quadradas. Que objetos tem essa forma?

Assim como voc fez para o paraleleppedo retngulo, tente encontrar as frmulas para calcular: Diagonal:

25

rea total: Volume: 3.2.3) Estudo da pirmide As pirmides so poliedros cuja base uma regio poligonal e as faces laterais so regies triangulares, conforme podemos verificar na figura abaixo.

I) Pirmide reta e pirmide regular Uma pirmide se diz reta quando a projeo ortogonal do vrtice cai no centro da base. Uma pirmide se diz regular quando for reta e sua base for um polgono regular. Numa pirmide regular as arestas laterais so congruentes e as faces laterais so tringulos issceles congruentes. A altura de uma face lateral chamada aptema da pirmide e sua medida ser indicada por g.

II) O tetraedro O slido que possui no total, quatro faces chamado tetraedro. O tetraedro nada mais do que uma pirmide de base triangular. Quando todas as faces do tetraedro so tringulos equilteros, ele se diz regular.

III) Volume de uma pirmide O volume de qualquer pirmide igual a um tero do produto da rea da base pela 1 medida da altura, ou seja: V = S b h 3 IV) Tronco de pirmide regular (bases paralelas)

26

Consideremos agora, o slido constitudo pela base da pirmide, uma seco transversal e os pontos compreendidos entre a base e a seco transversal. Esse slido denominado tronco de pirmide de bases paralelas, em que destacamos:

As bases do tronco so: a base da pirmide e a seco; As faces laterais so trapzios; A distncia entre as bases do tronco chama-se altura do tronco, que chamaremos de k. k Seu volume dado por V = ( B + B.b + b ) . Sendo B a base maior 3 e b a base menor. 3.2.4) Estudo do cilindro Denomina-se cilindro reto, ou de revoluo, o slido obtido quando giramos, em torno de uma reta, uma regio retangular. A distncia entre as bases chama-se altura do cilindro. Todo segmento paralelo ao eixo que tem suas extremidades nas circunferncias das bases chama-se geratriz do cilindro.

I) rea da base (Sb) a rea do crculo de raio r. Logo, Sb = r2 II) rea lateral (SL) Se abrirmos um cilindro podemos planificar a face lateral ficando com um retngulo de lados 2r (comprimento da circunferncia da base) e h. Assim, a rea lateral ser: SL = 2 h. III) rea Total A rea total ser a soma das reas lateral e das duas bases. Portanto: St = 2 rh + 2 r2 = 2 r (h+r) 27

IV) Volume O volume de um cilindro definido como a rea da base multiplicado pela altura. Ento, num cilindro circular reto de raio r e altura h, temos: V = Sb.h V = r2h 3.2.5) Estudo do cone Denomina-se cone reto, ou de revoluo, o slido obtido quando giramos em torno de uma reta uma regio triangular cujo contorno um tringulo retngulo.

O crculo C a base do cone e seu raio r chamado raio do cone. A distncia entre o vrtice e o plano da base a altura do cone, e sua medida expressa por h. A reta que passa pelo vrtice V e o centro O da base chama-se eixo do cone. Se P um ponto da circunferncia da base, ento o segmento VP chamado geratriz (g). I) rea da base (Sb) Idem ao cilindro. II) rea lateral (SL) Abrindo-se um cone, ficamos com uma rea como a da figura abaixo. Assim, a rea lateral de um cone dada pela rea desta superfcie. SL = rg.

III) rea total (St) Ser dada pela soma das reas lateral e da base. St = SL + Sb St = rg + r2 St = r (g + r)

28

IV) Volume de um cone reto. O volume de um cone circular reto dado por: 1 1 V = Sbh = .r 2h (corrigir esta tinha faltado h) 3 3

3.2.5) Tronco de cone circular reto de bases paralelas. Consideremos um cone circular reto de vrtice V e altura h; a uma distncia d do vrtice, traando um plano paralelo s bases, obtemos uma seco transversal do cone. Consideremos, agora, o slido constitudo pela reunio dos seguintes conjuntos: a. Base do cone; b. Seco transversal; c. Pontos do cone compreendidos entre a base e a seco transversal.

Esse slido denominado tronco de cone de bases paralelas, em que destacamos: As bases do tronco so as bases do cone e a seco; A distncia entre as bases do cone chama-se altura do tronco e sua medida expressa por k. I) rea lateral (SL) SL = .g.(r1 + r2) II) Volume (V): V=

k
3

(r12 + r1 .r2 + r22 )

3.2.5) Estudo da esfera. Sejam dados um ponto O e um nmero real r positivo. O conjunto de todos os pontos P do espao cujas distncias ao ponto O so iguais a r denominado superfcie esfrica de 29

centro O e raio r. O slido limitado por uma superfcie esfrica chama-se esfera. Desse modo, a esfera de centro O e raio r o conjunto dos pontos do espao cujas distncias ao ponto O so menores ou iguais a r.

I) rea da superfcie esfrica. A rea de uma superfcie esfrica de raio r dada por: S = 4 r2. II) Volume da esfera
4 .r 2 3

O volume de uma esfera de raio r dado por: V = 3.3) Questes do ENEM.

(ENEM 1998) 01 - Uma pessoa arrumou as bolinhas em camadas superpostas iguais, tendo assim empregado:

(A) 100 bolinhas. (B) 300 bolinhas. (C) 1000 bolinhas. (D) 2000 bolinhas. (E) 10000 bolinhas

(ENEM 1998) 02 - Uma segunda pessoa procurou encontrar outra maneira de arrumar as bolas na caixa achando que seria uma boa ideia organiz-las em camadas alternadas, onde cada bolinha de uma camada se apoiaria em 4 bolinhas da camada inferior, como mostra a figura. Deste modo, ela conseguiu fazer 12 camadas. Portanto, ela conseguiu colocar na caixa:

(A) 729 bolinhas. (B) 984 bolinhas. (C) 1000 bolinhas. 30

(D) 1086 bolinhas. (E) 1200 bolinhas.

(ENEM-1999) Uma garrafa cilndrica est fechada, contendo um lquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medies, voc disponha apenas de uma rgua milimetrada.

20 Para calcular o volume do lquido contido na garrafa, o nmero mnimo de medies a serem realizadas :

(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5


21 Para calcular a capacidade total da garrafa, lembrando que voc pode vir-la, o nmero mnimo de medies a serem realizadas :

(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5


(ENEM 1999) 30 - Assim como na relao entre o perfil de um corte de um torno e a pea torneada, slidos de revoluo resultam da rotao de figuras planas em torno de um eixo. Girando-se as figuras abaixo em torno da haste indicada obtm-se os slidos de revoluo que esto na coluna da direita. A correspondncia correta entre as figuras planas e os slidos de revoluo obtidos : (A) 1A, 2B, 3C, 4D, 5E. (D) 1D, 2E, 3A, 4B, 5C. (B) 1B, 2C, 3D, 4E, 5A. (E) 1D, 2E, 3B, 4C, 5A. (C) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C.

31

(ENEM 2000) 43 - Uma empresa de transporte armazena seu combustvel em um reservatrio cilndrico enterrado horizontalmente. Seu contedo medido com uma vara graduada em vinte intervalos, de modo que a distncia entre duas graduaes consecutivas representa sempre o mesmo volume.

A ilustrao que melhor representa a distribuio das graduaes na vara :

(ENEM 2001) 24 - Um fabricante de brinquedos recebeu o projeto de uma caixa que dever conter cinco pequenos slidos, colocados na caixa por uma abertura em sua tampa. A figura representa a planificao da caixa, com as medidas dadas em centmetros.

32

Os slidos so fabricados nas formas de: I. um cone reto de altura 1 cm e raio da base 1,5 cm. II. um cubo de aresta 2 cm. III. uma esfera de raio 1,5 cm. IV. um paraleleppedo retangular reto, de dimenses 2 cm, 3 cm e 4 cm. V. um cilindro reto de altura 3 cm e raio da base 1 cm. O fabricante no aceitou o projeto, pois percebeu que, pela abertura dessa caixa, s poderia colocar os slidos dos tipos: (A) I, II e III. (B) I, II e V. (C) I, II, IV e V. (D) II, III, IV e (E) III, IV e V

(ENEM 2003) 6 - Uma editora pretende despachar um lote de livros, agrupados em 100 pacotes de 20 cm x 20 cm x 30 cm. A transportadora acondicionar esses pacotes em caixas com formato de bloco retangular de 40 cm x 40 cm x 60 cm. A quantidade mnima necessria de caixas para esse envio : (A) 9 (B) 11 (C) 13 (D) 15 (E) 17 (ENEM 2005) 61- Os trs recipientes da figura tm formas diferentes, mas a mesma altura e o mesmo dimetro da boca. Neles colocado lquido at a metade de sua altura, conforme indicado nas figuras.

33

Representando por V1, V2 e V3 o volume de lquido em cada um dos recipientes, tem-se: (A) V1 = V2 = V3 (B) V1 < V3 < V2 (C) V1 = V3 < V2 (D) V3 < V1 < V2 (E) V1 < V2 = V3

(ENEM 2009) 153 - Suponha que, na escultura do artista Emanoel Arajo, mostrada na figura a seguir, todos os prismas numerados em algarismos romanos so retos, com bases triangulares, e que as faces laterais do poliedro II so perpendiculares sua prpria face superior, que, por sua vez, um tringulo congruente ao tringulo base dos prismas. Alm disso, considere que os prismas I e III so perpendiculares ao prisma IV e ao poliedro II.

Imagine um plano paralelo face do prisma I, mas que passe pelo ponto P pertencente aresta do poliedro II, indicado na figura. A interseo desse plano imaginrio com a escultura contm: A) dois tringulos congruentes com lados correspondentes paralelos. B) dois retngulos congruentes e com lados correspondentes paralelos. C) dois trapzios congruentes com lados correspondentes perpendiculares. D) dois paralelogramos congruentes com lados correspondentes paralelos. E) dois quadrilteros congruentes com lados correspondentes perpendiculares.

(ENEM 2009) 173 - Uma fbrica produz velas de parafina em forma de pirmide quadrangular regular com 19 cm de altura e 6 cm de aresta da base. Essas velas so formadas por 4 blocos de mesma altura 3 troncos de pirmide de bases paralelas e 1 pirmide na parte superior , espaados de 1 cm entre eles, sendo que a base superior de

34

cada bloco igual base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, conforme a figura.

Se o dono da fbrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirmide da parte superior, que tem 1,5 cm de aresta na base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passar a gastar com parafina para fabricar uma vela? A) 156 cm3 B) 189 cm3 C) 192 cm3 D) 216 cm3 E) 540 cm3 (ENEM 2009) 177 - Um arteso construiu peas de artesanato interceptando uma pirmide de base quadrada com um plano. Aps fazer um estudo das diferentes peas que poderia obter, ele concluiu que uma delas poderia ter uma das faces pentagonal. Qual dos argumentos a seguir justifica a concluso do arteso? A) Uma pirmide de base quadrada tem 4 arestas laterais e a interseo de um plano com a pirmide intercepta suas arestas laterais. Assim, esses pontos formam um polgono de 4 lados. B) Uma pirmide de base quadrada tem 4 faces triangulares e, quando um plano intercepta essa pirmide, divide cada face em um tringulo e um trapzio. Logo, um dos polgonos tem 4 lados. C) Uma pirmide de base quadrada tem 5 faces e a interseo de uma face com um plano um segmento de reta. Assim, se o plano interceptar todas as faces, o polgono obtido nessa interseo tem 5 lados. D) O nmero de lados de qualquer polgono obtido como interseo de uma pirmide com um plano igual ao nmero de faces da pirmide. Como a pirmide tem 5 faces, o polgono tem 5 lados. E) O nmero de lados de qualquer polgono obtido interceptando-se uma pirmide por um plano igual ao nmero de arestas laterais da pirmide. Como a pirmide tem 4 arestas laterais, o polgono tem 4 lados.

(ENEM 2009) 179 - A cisterna um recipiente utilizado para armazenar gua da chuva. Os principais critrios a serem observados para captao e armazenagem de gua da chuva so: a demanda diria de gua na propriedade; o ndice mdio de precipitao (chuva), por regio, em cada perodo do ano; o tempo necessrio para armazenagem; e a rea de telhado necessria ou disponvel para captao. Para fazer o clculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporao. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente

35

confivel, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de gua. Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna calculado por Vc = Vd Ndia, em que Vd = volume de demanda da gua diria (m), Ndia = nmero de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da gua, recomenda-se que a captao seja feita somente nos telhados das edificaes. Considerando que a precipitao de chuva de 1 mm sobre uma rea de 1 m2 produz 1 litro de gua, pode-se calcular a rea de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: rea do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitao. Para atender a uma demanda diria de 2.000 litros de gua, com perodo de armazenagem de 15 dias e precipitao mdia de 110 mm, o telhado, retangular, dever ter as dimenses mnimas de: A) 6 metros por 5 metros, pois assim teria uma rea de 30 m2 B) 15 metros por 20 metros, pois assim teria uma rea de 300 m2 C) 50 metros por 60 metros, pois assim teria uma rea de 3.000 m2 D) 91 metros por 30 metros, pois assim teria uma rea de 2.730 m2 E) 110 metros por 30 metros, pois assim teria uma rea de 3.300 m2

36

Captulo 4 Geometria Analtica

interessante notar que, quando uma gerao aprendeu algo sobre Matemtica, a gerao seguinte aprender muito mais. Assim, quase tudo o que voc aprendeu sobre a Geometria Plana at agora j era do conhecimento dos gregos antigos h mais de dois mil anos. Aps os gregos, o grande avano no estudo da Geometria se deu no sculo XVII quando um francs, Ren Descartes (1596 1650), com seu livro La Gometrie, estabeleceu um novo mtodo chamado Geometria com coordenadas ou Geometria Analtica. Nesse mtodo, Descartes procurou relacionar as figuras geomtricas (como ponto, reta, circunferncia, etc) com elementos algbricos (como pares ordenados, equaes, etc) Neste captulo, daremos uma breve introduo Geometria Analtica, para que voc tenha uma idia do que ela e como pode aparecer no Exame Nacional do Ensino Mdio.
4.1) Distncia entre dois pontos

4.1.1) Na reta real J sabemos que todo nmero real fica associado a um ponto na reta real e vice-versa. A distncia entre dois pontos sobre esta reta dada pelo valor absoluto da subtrao deles. Assim: d (A,B) = | b a | 4.1.2) No plano cartesiano Quando conhecemos as coordenadas de dois pontos A e B do plano, sabemos localizar esses pontos num sistema cartesiano ortogonal e, assim, podemos calcular a distncia d (A,B). Sejam x1 e y1 as coordenadas do ponto A, ou seja, A (x1, y1). Sejam x2 e y2 as coordenadas do ponto B, ou seja, B (x2, y2). Temos que d (A,B) = raiz de (x2 x1) 2 + (y2 y1)2
4.2) Calculando as coordenadas do ponto mdio de um segmento. Em muitos problemas precisaremos determinar as coordenadas do ponto mdio de um segmento AB em funo das coordenadas das extremidades A e B do segmento. A coordenada do ponto mdio no eixo das abscissas ser dada por: x + x2 a= 1 2 y + y2 E no eixo das ordenadas ser: b = 1 2 4.3) Estudando a reta no plano cartesiano

4.3.1) Plano cartesiano Consiste de um sistema de eixos associados a um plano, que faz corresponder a cada ponto do plano um par ordenado e vice-versa.

37

Quando os eixos desse sistema so perpendiculares na origem, essa correspondncia determina um sistema cartesiano ortogonal (ou plano cartesiano). Assim, h uma reciprocidade entre o estudo da geometria (ponto, reta, circunferncia) e da lgebra (relaes, equaes etc.), podendo-se representar graficamente relaes algbricas e expressar algebricamente representaes grficas. Observe o plano cartesiano nos quadros quadrantes:

4.3.2) Equaes de uma reta I) Equao geral Podemos estabelecer a equao geral de uma reta a partir da condio de alinhamento de trs pontos. Dada uma reta r, sendo A(xA, yA) e B(xB, yB) pontos conhecidos e distintos de r e P(x,y) um ponto genrico, tambm de r, estando A, B e P alinhados, podemos escrever:

Fazendo yA - yB = a, xB - xA = b e xAyB - xByA = c, como a e b no so simultaneamente nulos A B , temos: ax + by + c = 0

38

Essa equao relaciona x e y para qualquer ponto P genrico da reta. Assim, dado o ponto P(m, n):
se am se am

+ bn + c = 0, P o ponto da reta; + bn + c 0, P no ponto da reta.

4.3.3) Coeficiente angular Chamamos de coeficiente angular da reta r o nmero real m tal que:
m = tg com 90

O ngulo orientado no sentido anti-horrio e obtido a partir do semi-eixo positivo . Ox at a reta r. Desse modo, temos sempre Assim:
para para

( a tangente positiva no 1 quadrante) ( a tangente negativa no 2 quadrante)

I) Determinao do coeficiente angular Vamos considerar trs casos: a) o ngulo conhecido

39

b) as coordenadas de dois pontos distintos da reta so conhecidas: A(xA, yA) e B(xB, yB)

tg1 =

Y YA CB = B AC X B X A YB Y A XB XA

Como 1 = ( ngulos correspondentes) temos que tg1 =


YB Y A XB XA

Mas, m = tg Ento: m =

c) A equao geral da reta conhecida Se uma reta passa por dois pontos distintos A(XA, YA) e B(XB, YB), temos:

Aplicando o Teorema de Laplace na 1 linha, vem: (YA - YB)x + (XB - XA)y + XAYA - XBYB = 0

40

Da equao geral da reta, temos:

Substituindo esses valores em m =


a b

YB Y A , temos: XB XA

m=

4.3.4) Coordenadas do ponto de interseco de retas A interseco das retas r e s, quando existir, o ponto P(x, y), comum a elas, que a soluo do sistema formado pelas equaes das duas retas. Vamos determinar o ponto de interseco, por exemplo, das retas r: 2x +y - 4 =0 e s: x -y +1=0. Montando o sistema e resolvendo-o, temos:

Substituindo esse valor em x -y = -1, temos: 1 - y = -1 y=2 Logo, P(1, 2) o ponto de interseco das retas r e s. Graficamente, temos:

41

4.4) Questes do ENEM (ENEM 1999) Jos e Antnio viajaro em seus carros com as respectivas famlias para a cidade de Serra Branca. Com a inteno de seguir viagem juntos, combinam um encontro no marco inicial da rodovia, onde chegaro, de modo independente, entre meiodia e 1 hora da tarde. Entretanto, como no querem ficar muito tempo esperando um pelo outro, combinam que o primeiro que chegar ao marco inicial esperar pelo outro, no mximo, meia hora; aps esse tempo, seguir viagem sozinho. Chamando de x o horrio de chegada de Jos e de y o horrio de chegada de Antnio, e representando os pares (x;y) em um sistema de eixos cartesianos, a regio OPQR ao lado indicada corresponde ao conjunto de todas as possibilidades para o par (x;y):

24 - Na regio indicada, o conjunto de pontos que representa o evento Jos e Antnio chegam ao marco inicial exatamente no mesmo horrio corresponde: (A) diagonal OQ. (B) diagonal PR. (C) ao lado PQ. (D) ao lado QR. (E) ao lado OR.

25 - Segundo o combinado, para que Jos e Antnio viajem juntos, necessrio que: 1 1 y x ou que x y . De acordo com o grfico e nas condies combinadas, as 2 2 chances de Jos e Antnio viajarem juntos de: (A) 0% (B) 25% (C) 50% (D) 75% (E) 100%

42

(ENEM- 2009) 174 - Considere um ponto P em uma circunferncia de raio r no plano cartesiano. Seja Q a projeo ortogonal de P sobre o eixo x, como mostra a figura, e suponha que o ponto P percorra, no sentido anti-horrio, uma distncia d r sobre a circunferncia.

Ento, o ponto Q percorrer, no eixo x, uma distncia dada por

43

Referncias Bibliogrficas

IEZZI, M. A. S. Matemtica, temas e metas: geometria analtica e polinmios. So Paulo: Atual, 1986. IEZZI, Gelson, Fundamentos de Matemtica Elementar, Geometria analtica. Vol. 7. 5 ed. So Paulo: Editara Atual, 2005. GIOVANNI, Jos Ruy, BONJORNO, Jos Roberto. GIOVANNI Jr, Jos Ruy. Matemtica fundamental. So Paulo: FTD, 1994. DANTE, L.R. Matemtica contexto e aplicaes. V.1, 2 e 3. Atica, 2001. FACCHINI, W. Matematica. Volume nico. Saraiva, 2000.

44

You might also like