You are on page 1of 6

1. Assinale a alternativa correta.

a) As bactrias reproduzem-se, geralmente, por diviso binria, uma forma assexuada de reproduo pela qual uma nica bactria pode originar um "clone", ou seja, uma populao de bactrias idnticas. b) As bactrias e as algas cianofceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque no possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto , so eucariontes. c) As bactrias s vivem isoladas, embora prximas; nunca formam colnias. d) Em algumas espcies de bactrias observa-se o fenmeno da conjugao, isto , um tipo de reproduo assexuada. e) As algas cianofceas assemelham-se s bactrias, porm so hetertrofas, isto , produzem a matria orgnica por fotossntese. 2. Um pesquisador estudou uma clula ao microscpio eletrnico, verificando a ausncia de ncleo e de compartimentos membranosos. Com base nessas observaes, ele concluiu que a clula pertence a a) uma bactria. b) uma planta. c) um animal. d) um fungo. e) um vrus. 3. Um biologista, estudando a estrutura de uma clula bacteriana, iria encontrar, como uma organela deste tipo celular, o a) cloroplasto. b) retculo endoplasmtico liso. c) centrolo. d) ribossomo. e) retculo endoplasmtico rugoso. 4. A chamada "estrutura procaritica" apresentada pelas bactrias nos indica que estes seres vivos so a) destitudos de membrana plasmtica. b) formadores de minsculos esporos. c) dotados de organelas membranosas. d) constitudos por parasitas obrigatrios. e) desprovidos de membrana nuclear. 5. Considere os seguintes componentes celulares: I. parede celular II. ribossomos III. ncleo IV. membrana plasmtica V. mesossomo VI. DNA Uma clula bacteriana desprovida, apenas, de a) I b) III c) I e III d) II e V e) III, IV e VI 6. Analise o texto adiante. Nas bactrias, o material gentico est organizado em uma fita contnua de _______ que fica localizado em uma rea chamada de _______. A reproduo das bactrias se d principalmente por _______, que produz _______. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto: a) cromossomos - nucleossomo - brotamento - duas clulas-filhas idnticas. b) DNA - nucleossomo - reproduo sexuada - uma clula-filha idntica me. c) plasmdeo - nucleide - conjugao - vrias clulas-filhas diferentes entre si. d) DNA - nucleide - fisso binria - duas clulas-filhas idnticas. e) RNA - ncleo - reproduo sexuada - duas clulas-filha diferentes. 7. Com relao a bactrias, INCORRETO afirmar que: a) Algumas bactrias formam um envoltrioprotetor (cpsula ou capa). b) Existem bactrias que contribuem para a reciclagem de matria orgnica em nosso planeta. c) Existem arqueobactria halfilas e arqueobactria termoacidfilas. d) H bactrias capazes de degradar componentes orgnicos do petrleo, txicos para a maioria dos seres vivos. e) Quando colocada em ambiente de salinidade alta, a parede bacteriana das eubactrias evita que as mesmas se desidratem devido osmose.

8. A 'Escherichia coli' um organismo procarionte. Isto significa que esta bactria a) parasita obrigatrio. b) no apresenta ribossomos. c) no apresenta ncleo organizado. d) no apresenta DNA como material gentico. e) nunca apresenta parede celular (esqueltica). 9. A presena de material gentico constitudo por uma nica molcula de DNA permite a rpida reproduo dos indivduos. O desenvolvimento de formas de resistncia garante a sobrevivncia desses organismos, mesmo em condies muito adversas. As caractersticas citadas referem-se exclusivamente a a) bactrias. b) fungos. c) protozorios. d) bactrias e fungos. e) fungos e protozorios. 10. Na embalagem de um antibitico, encontra-se uma bula que, entre outras informaes, explica a ao do remdio do seguinte modo: O medicamento atua por inibio da sntese protica bacteriana. Essa afirmao permite concluir que o antibitico a) impede a fotossntese realizada pelas bactrias causadoras da doena e, assim, elas no se alimentam e morrem. b) altera as informaes genticas das bactrias causadoras da doena, o que impede manuteno e reproduo desses organismos. c) dissolve as membranas das bactrias responsveis pela doena, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. d) elimina os vrus causadores da doena, pois no conseguem obter as protenas que seriam produzidas pelas bactrias que parasitam. e) interrompe a produo de protena das bactrias causadoras da doena, o que impede sua multiplicao pelo bloqueio de funes vitais. 11. Os seres vivos necessitam de uma srie de elementos qumicos essenciais vida e sobrevivncia. O Nitrognio um exemplo destes elementos essenciais. Apesar do ar que respiramos ter 78% de N, s conseguimos este elemento atravs da dieta, pois no somos capazes, como todos os animais e vegetais, de aproveit-lo diretamente do ar. Os nicos seres capazes de fixar o N so as bactrias existentes no solo - as bactrias que compem o ciclo do Nitrognio. O Nitrognio importante porque ele ir compor nos seres vivos a) protenas e cidos nuclicos. b) carboidratos e nucleotdeos. c) lipdios e carboidratos. d) monossacardeos e aminocidos. e) polissacardeos e triglicrides. 12. Contrariando a sua fama de vils, como causadoras de doenas nos seres vivos, muitas bactrias se relacionam com a natureza como agentes importantes nos ciclos biogeoqumicos. No ciclo do nitrognio, as bactrias nitrificantes convertem: a) amnia em nitrato. b) amnia em aminocidos. c) nitrognio atmosfrico em amnia. d) nitrato em nitrognio. e) aminocidos em amnia.

13. O grfico seguinte representa a variao de uma populao bacteriana cuja cultura foi submetida a um determinado antibitico.

A seo do grfico que melhor representa a seleo dos organismos resistentes est indicada pela letra a) A. b) B. c) C. d) D. e) E. 14. Um grupo de pessoas deu entrada em um Hospital, aps ingerirem um bolo de aniversrio comprado em estabelecimento comercial. O diagnstico foi intoxicao por uma bactria do gnero 'Salmonella'. Marque a alternativa que indica a descrio correta de uma bactria. a) Um organismo macroscpico, unicelular, eucarionte. b) Um organismo microscpico, unicelular, procarionte. c) Um organismo microscpico, unicelular, eucarionte. d) Um organismo macroscpico, pluricelular, procarionte. e) Um organismo microscpico, unicelular, heterotrmico. 15. BACTRIAS FAXINEIRAS "Uma das mais ativas participantes da comunidade que habita o andar de cima dos oceanos a 'P. aeroginosa', bactria que consegue degradar o leo despejado no mar." ("Superinteressante", agosto/96) A atividade dessa bactrias importante para os ecossistemas porque: a) aumenta a entrada de luz do Sol para a fotossntese. b) aumenta a oxigenao das guas, garantindo o trabalho das bactrias anaerbicas. c) contribui para o ciclo do carbono, por meio da degradao de hidrocarbonetos. d) permite maior produo de carbono oriundo do leo degradado. e) facilita a ao dos predadores marinhos atravs da quebra do leo em partculas menores. 16. O modo de nutrio das bactrias muito diversificado: existem bactrias fotossintetizantes, que obtm energia da luz; bactrias quimiossintetizantes, que obtm energia de reaes qumicas inorgnicas; bactrias saprofgicas, que se alimentam de matria orgnica morta; bactrias parasitas, que se alimentam de hospedeiros vivos. Indique a alternativa que relaciona corretamente cada um dos tipos de bactria mencionados com sua posio na teia alimentar.

17. Um bilogo est analisando a reproduo de uma populao de bactrias, que se iniciou com 100 indivduos. Admite-se que a taxa de mortalidade das bactrias nula. Os resultados obtidos, na primeira hora, so:

Supondo-se que as condies de reproduo continuem vlidas nas horas que se seguem, aps 4 horas do incio do experimento, a populao de bactrias ser de a) 51.200 b) 102.400 c) 409.600 d) 819.200 e) 1.638.400 18. As bactrias no apresentam organelas citoplasmticas, tais como complexo de Golgi, mitocndrias, etc., geralmente encontradas em clulas de seres eucariontes. Entretanto, as bactrias possuem uma invaginao da membrana plasmtica chamada MESOSSOMO que apresenta uma funo anloga da organela: a) lisossomo b) mitocndria c) complexo de Golgi d) plasto e) centrolo 19. Pasteur foi o primeiro pesquisador a intuir que era possvel ocorrer vida na presena ou ausncia de oxignio. Certa vez colocou uma gota de leite sobre a lmina de vidro cobrindo-a com uma lamnula e observou ao microscpio. Percebeu que a gota fervilhava de bactrias que se concentravam no meio da lmina e no nas bordas da lamnula. Interprete esses resultados e leia, com ateno, as dedues a seguir. I. As bactrias dessas duas regies poderiam apresentar diferentes processos metablicos. II. Na regio central da lmina, as bactrias poderiam estar crescendo na ausncia de oxignio. III. Nas bordas da lamnula, as bactrias poderiam estar utilizando mais facilmente o oxignio disponvel. So dedues CORRETAS: a) apenas I e II b) apenas II e III c) apenas I e III d) I, II e III 20. Hoje a classificao dos seres vivos admite 3 domnios: Archaea, Bacteria e Eucaria que englobam, respectivamente, os seguintes representantes: a) metanognicos, animais e protozorios. b) protozorios, microrganismos e vegetais. c) cianobactrias, protozorios e vegetais. d) vegetais, fungos e animais. e) hipertermoflicos, pneumococos e fungos. 21. Responder questo adiante com base no texto a seguir. "Aps os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center (Nova Iorque) e ao Pentgono (Washington), os norte-americanos esto atentos aos ataques com armas bacteriolgicas. Casos de contaminao por antraz em vrios estados americanos esto sendo investigados. Em 1984, os Estados Unidos tambm sofreram um ataque de terrorismo biolgico, quando os seguidores de uma seita contaminaram um grande nmero de pessoas com salmonela em uma cidade do Estado de Oregon." "O Estado de So Paulo", 10 de outubro de 2001. Os organismos utilizados como armas na guerra bacteriolgica citados acima pertencem ao reino a) Fungi. b) Protista. c) Monera. d) Plantae. e) Animalia.

22. Considere os seguintes processos: I. Produo de iogurtes e queijos. II. Produo de acar a partir da cana. III. Fixao de nitrognio no solo pelo cultivo de leguminosas. IV. Extrao do amido do milho. Quais dos processos acima mencionados dependem da participao de microorganismos? a) Apenas I e II. b) Apenas II e III c) Apenas I e III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III e IV. 23. Em relao s bactrias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As bactrias tm sido usadas pela engenharia gentica na sntese de peptdios humanos como a insulina e o hormnio de crescimento. ( ) As bactrias causam muitas doenas sexualmente transmitidas, como o herpes simples, a meningite e a sfilis. ( ) Em geral as bactrias trazem mais benefcios do que prejuzos para os seres humanos e para a biosfera. Assinale a alternativa que contm a seqncia correta. a) F V F b) V F V c) F F V d) F V V e) V V V 24. O que faz o alimento estragar? I. Ausncia de oxignio no ambiente. II. Alto teor de gua no alimento. III. Presena de microorganismos. Est(o) correta(s) a(s) resposta(s) a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) II e IIII apenas. 25. Bactrias do gnero 'Clostridium' causam a gangrena gasosa, uma doena que, at recentemente, era 100% fatal. Atualmente, para tratamento dessa patologia, utiliza-se a oxigenao hiperbrica, desde que essa providncia seja tomada rapidamente. As bactrias sensveis a esse tratamento so: a) fermentadoras b) fotossintticas c) termfilas d) aerbicas facultativas e) anaerbicas

GABARITO
1. [A] 2. [A] 3. [D] 4. [E] 5. [B] 6. [D] 7. [E] 8. [C] 9. [A] 10. [E] 11. [A] 12. [A] 13. [B] 14. [B] 15. [A] 16. [E] 17. [C] 18. [B] 19. [D] 20. [E] 21. [C] 22. [C] 23. [B] 24. [E] 25. [E]

You might also like