You are on page 1of 2

Educar um filho no simplesmente se fixar na rea afetiva; tambm inici-lo vi ajud-lo a se adaptar para exigncias da vida prtica e lhe

lhe permitir desenvolver sua vida social. transmitir-lhe um nome, uma linhagem, uma herana cultural e educativ a: condutas, referncias, idias, um sistema de valores. tambm favorecer suas experincias, estimul-lo na curiosidade de conhecer e de agir, desenvolver seu senso crtico e ajud-lo em suas responsabilidade; ajud-lo a t er respeito por si mesmo e pelos outros, aprendendo a dominar sua agressividade espontnea, sempre podendo se defender e lutar contra as dificuldades da existncia. Para isso, nada melhor que o exemplo de seus pais, de seus avs e das outra s pessoas que o cercam.

Os pais transmitem aos filhos tudo o que sabem, o que aprenderam de seus pais e o que eles mais consideram, depois, deixam que, crescendo, encontrem seus prprios centros de interesse e seus prprios valores.Pode-se dizer que os pais tiv eram xito na educao do filho quando conseguiram ensin-lo a viver sem eles. No bom qu os pais fiquem centrados demais na educao dos filhos, aspirando fabricar jovens p erfeitos. sufocante tanto para os filhos quanto para os prprios pais. Satisfazendo suas aspiraes pessoais, os pais incitam os filhos a satisfazer as sua s. isso dar exemplo do prazer de viver! Outro elemento importante a relao pais-filhos que se estabelece pela comuni cao, seja verbal ou no. Lembremos que o dilogo o instrumento privilegiado. Crises e incompreenses s empre se atam em torno do no dito e dos equvocos. Outro ponto essencial o acordo dos pais sobre os princpios educativos bsico s, quer vivam junto ou no. Muitas divergncias, ideolgicas ou morais, deixam o jovem dividido, pois ele no pode deixar de tomar partido. A condenao ou desvalorizao de um dos pais provoca uma ruptura identificatria, um sentimento de culpabilidade de angstia que levam o jovem a regredir ou a bloquear seu desenvolvimento. mas se um contestar as decises do outro, o jovem passar pela experincia das diferenas de idias , de posies e da distino entre as funes de cada um, o que muito estruturador. Assim como faz com a autoridade, o jovem tambm testa essa aliana, e pe prova educativa de seus pais e, s vezes, faz da discrdia uma prova de solidez psquica de todos. Muitas vezes tambm o jovem tentado a criar uma coalizo com um dos pais con tra o outro. Isso inconsciente a ambivalente. Ele procura essa aliana e a teme ao mesmo tempo, pois se ele se concretiza, muito angustiante. Pode acontecer de os pais discutirem e brigarem, o que pior. O importante, nesses casos, esse verdad eiro, dizer com suas palavras o que se sente, pois de nossa franqueza que o jove m tem mais necessidade. Calire Garbar e Francis Theodore - Famlia Mosaico

Voltar

Educando os filhos para a vida, deles Seria muito bom se a autonomia dos filhos um processo natural e aconteces se com o passar do tempo. Mas sabemos que depende de educao, potncia e coragem dos pais. A cada fase do desenvolvimento a criana adquire uma habilidade at que domin a vrias. Cabe a famlia estimular o processo que ocorre por meio de acertos e erros . Isto vale para tirar a fralda, andar, comer, guardar os brinquedos, realizar d everes escolares, tomar sozinho, etc. Cada etapa vencida nutre a autoconfiana, o que vemos por exemplo quando a criana de 2 anos tenta se vestir, e aos 3 anos qua se nem precisa de ajuda, a os pais devem comemorar estes feitos e no abandonar a s uperviso. Dormir outro desafio, j que noite os temores aparecem e a maioria pede a companhia dos pais ou logo pulam para camas deles, a vale estabelecer rotinas af etivas, combinar o nmero de estorinhas a serem contadas, o importante que se acos tumem a dormir sozinhos, o que far que na adolescncia ela tenha condies de regular o repouso. A autonomia um processo que se constroe gradualmente e muitas vezes os pa is no tem conscincia disso, j que a falta de autonomia repercute na adolescncia onde afloram os problemas e no est relacionado ao fato de termos feito as lies por eles, protegido demais, como quando a criana no quer acordar cedo e a me o veste e s o ac orda perto da escola para que dormisse um pouco mais.

Tais fatos impedem o crescimento autnomo e sorrateiramente enviam a mensag em que ele pode fazer o que quer. Assim temos crianas chatas, birrentas e depende ntes. A educao voltada para a autonomia no significa liberdade geral, liberdade tam bm se aprende. A noo de limite necessria tanto quanto o afeto. Pois se a criana asso iar que amara ouvir o sim o tempo todo, reproduzir este padro no futuro reagindo negativamente a qualquer no recebido e no vai adquirir a flexibilidade necessria para negociaes. Assim sua capacidade de tomar decises acertadas ser afetada, o que dific ultar por exemplo: que faa uma dieta ou recuse drogas, j que nunca experimentou fr ustraes na infncia, nem aceitou negativas a seus pedidos. Para fraseando a autora Aratangy a iluso de que o filho nosso se desfaz a c ada dia e na adolescncia, acaba de vez. Portanto melhor educ-los para a vida. A del es.

You might also like