You are on page 1of 6

Sistema Integrado - UNIP

08/03/10 17:50

Ttulo : As Diferentes Linguagens Contedo : A linguagem o instrumento com que o homem pensa e sente, forma estados de alma, aspiraes, volies e aes, o instrumento com que influencia e influenciado, o fundamento ltimo e mais profundo da sociedade humana. L. Hjelmslev Para dar incio s suas reflexes a respeito do tema a ser estudado, leia o texto que segue.
Comunicao importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que voc quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um... um... como mesmo o seu nome? Posso ajud-lo, cavalheiro? Pode. Eu quero um daqueles, daqueles... Um... como mesmo o nome? Sim? Pomba! Um... um... Que cabea a minha. A palavra me escapou por completo. uma coisa simples, conhecidssima. Sim senhor. O senhor vai dar risada quando souber. Sim senhor. Olha, pontuda, certo? O qu, cavalheiro? Isso que eu quero. Tem uma ponta assim, entende? Depois vem assim, assim, faz uma volta, a vem reto de novo, e na outra ponta tem uma espcie de encaixe, entende? Na ponta tem outra volta, s que esta mais fechada. E tem um, um... Uma espcie de, como que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta, a pontuda, de sorte que o, a, o negcio, entende, fica fechado. isso. Uma coisa pontuda que fecha. Entende? Infelizmente, cavalheiro... Ora, voc sabe do que estou falando. Estou me esforando, mas... Escuta. Acho que no podia ser mais claro. Pontudo numa ponta, certo? Se o senhor diz, cavalheiro... Como, se eu digo? Isso j m vontade. Eu sei que pontudo numa ponta. Posso no saber o nome da coisa, isso um detalhe. Mas sei exatamente o que eu quero. Sim senhor. Pontudo numa ponta. Isso. Eu sabia que voc compreenderia. Tem? bom, eu preciso saber mais sobre o, a, essa coisa. Tente descrev-la outra vez. Quem sabe o senhor desenha para ns? No. Eu no sei desenhar nem casinha com fumaa saindo da chamin. Sou uma negao em desenho. Sinto muito. No precisa sentir. Sou tcnico em contabilidade, estou muito bem de vida. No sou um dbil mental. No sei desenhar, s isso. E hoje, por acaso, me esqueci do nome desse raio. Mas fora isso, tudo bem. O desenho no me faz falta. Lido com
http://online.unip.br/flash/frmSistema.aspx Pgina 1 de 6

Sistema Integrado - UNIP

08/03/10 17:50

nmeros. Tenho algum problema com os nmeros mais complicados, claro. O oito, por exemplo. Tenho que fazer um rascunho antes. Mas no sou um dbil mental, como voc est pensando. Eu no estou pensando nada, cavalheiro. Chame o gerente. No ser preciso, cavalheiro. Tenho certeza de que chegaremos a um acordo. Essa coisa que o senhor quer, feito do qu? de, sei l. De metal. Muito bem. De metal. Ela se move? Bem... mais ou menos assim. Presta ateno nas minhas mos. assim, assim, dobra aqui e encaixa na ponta, assim. Tem mais de uma pea? J vem montado? inteirio. Tenho quase certeza de que inteirio. Francamente. Mas simples! Uma coisa simples. Olha: assim, assim, uma volta aqui, vem vindo, vem vindo, outra volta e clique, encaixa. Ah, tem clique. eltrico. No! Clique, que eu digo, o barulho de encaixar. J sei! timo! O senhor quer uma antena externa de televiso. No! Escuta aqui. Vamos tentar de novo... Tentemos por outro lado. Para o que serve? Serve assim para prender. Entende? Uma coisa pontuda que prende. Voc enfia a ponta pontuda por aqui, encaixa a ponta no sulco e prende as duas partes de uma coisa.. Certo. Esse instrumento que o senhor procura funciona mais ou menos como um gigantesco alfinete de segurana e... Mas isso! isso! Um alfinete de segurana! Mas do jeito que o senhor descrevia parecia uma coisa enorme, cavalheiro! que eu sou meio expansivo. Me v a um... um... Como mesmo o nome?

(Lus Fernando Verssimo. Para gostar de ler. v.7. So Paulo, tica, 1982.) A linguagem nasce da necessidade humana de comunicao; nela e com ela, o homem interage com o mundo. Para tratarmos das diferentes linguagens de que dispomos, verbais e no verbais, precisamos, inicialmente, pensar que elas existem para que possamos estabelecer comunicao. Mas o que , em si, comunicar? Se desdobrarmos a palavra comunicao, teremos:

Comunicao: comum + ao, ou melhor, ao em comum.

De modo geral, todos os significados encontrados para a palavra comunicao revelam a idia de relao. Observe: Comunicao: deriva do latim communicare, cujo significado seria tornar comum, partilhar, repartir, trocar opinies, estar em relao com. Podemos assim afirmar que, historicamente, comunicao implica em participao, interao entre dois ou mais elementos, um emitindo informaes, outro recebendo e reagindo. Para que a comunicao exista, ento, preciso que haja mais de um plo: sem o outro no h partilha de
http://online.unip.br/flash/frmSistema.aspx Pgina 2 de 6

Sistema Integrado - UNIP

08/03/10 17:50

sentimentos e idias ou de comandos e respostas. Leia o cartum a seguir e procure reconhecer como o humor se produz na situao apresentada.

http://online.unip.br/flash/frmSistema.aspx

Pgina 3 de 6

Sistema Integrado - UNIP

08/03/10 17:50

Para que a comunicao seja eficiente, necessrio que haja um


http://online.unip.br/flash/frmSistema.aspx Pgina 4 de 6

Sistema Integrado - UNIP

08/03/10 17:50

cdigo comum aos interlocutores.

O que a linguagem?

Linguagem a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilh-los socialmente. Assim, todo e qualquer processo humano capaz de expressar e compartilhar significao constitui linguagens: tirar fotos, pintar quadros, produzir textos e msicas, escrever jornal, danar, etc. As linguagens fazem parte das diversas formas de expresso representadas pelas artes visuais, pela msica, pela expresso corporal e pela escrita. A linguagem, portanto, nomeia, fixa e concebe objetos, utiliza conceitos e tem por funo permitir a comunicao. Ns encontramos a lngua pronta quando nascemos e aprendemos a utiliz-la com as pessoas mais velhas. a partir dessa aprendizagem que passamos a reproduzi-la. Muitas das expresses artsticas atuais tm origem conhecida: a fotografia surgiu no sculo XIX; o teatro ocidental surgiu na Grcia e na Idade Mdia. J a escrita surgiu h milhares de anos.

http://online.unip.br/flash/frmSistema.aspx

Pgina 5 de 6

Sistema Integrado - UNIP

08/03/10 17:50

Tomemos, agora, o conceito apresentado por Bechara (1999:28) para fundamentar o conceito de linguagem:

Entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simblicos empregados na intercomunicao social para expressar e comunicar idias e sentimentos, isto , contedos da conscincia. A linguagem , ento, vista como um espao em que tanto o sujeito quanto o outro que com ele interage so inteiramente ativos. Por meio dela, o homem pode trocar informaes e idias, compartilhar conhecimentos, expressar idias e emoes. Desse modo, reconhecemos a linguagem como um instrumento mltiplo e dinmico, isso porque, considerados os sentidos que devem ser expressos e as condies de que dispomos em dada situao, valemo-nos de cdigos diferentes, criados a partir de elementos como o som, a imagem, a cor, a forma, o movimento e tantos outros. Vale salientar a idia de que o processo de significao s acontece verdadeiramente quando, ao apropriarmo-nos de um cdigo, por meio dele nos fazemos entender. Dica de vdeo A Guerra do Fogo (La Guerre du feu, 81, FRA/CAN) Dir.: Jean-Jacques Annaud. Com: Everett McGill, Rae Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi. Uma interessante oportunidade para refletir sobre a questo das primeiras manifestaes de linguagem no homem.

http://online.unip.br/flash/frmSistema.aspx

Pgina 6 de 6

You might also like