You are on page 1of 5

CENTRO UNIVERSITRIO FRANCISCANO CURSO: Filosofia PROFESSORA: Rita de Athayde Gonalves PROJETO DE PESQUISA No existe um modelo nico para

projetos de pesquisa, devido a diversidade de tipos de pesquisas e interesses. Porm possvel e necessrio que se estabeleam alguns pontos que servem de roteiro para a pesquisa, considerando que este deve ser flexvel e adaptado a especificidade da pesquisa, as suas finalidades. O modelo aqui apresentado, foi elaborado pensando na pesquisa em educao.

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA Capa ou Falsa Folha de Rosto (obrigatrio); Folha de Rosto (obrigatrio); Sumrio (obrigatrio);

1 - Introduo (obrigatrio): na introduo devem constar os seguintes elementos abaixo:


Tema e Delimitao do Tema (obrigatrio) Objetivos (obrigatrio) Justificativa (obrigatrio) Problema (obrigatrio)

2 Referencial Terico (obrigatrio) 3- Metodologia (obrigatrio) 4 Cronograma 5- Oramento (se achar necessrio) 6 - Referncias Bibliogrficas (obrigatrio)

7- Apndices 8- Anexos 9- Glossrio (se achar necessrio)

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA: Capa (Modelo em anexo) Folha de rosto (Modelo em anexo) Sumrio (Modelo em anexo)

SUMRIO 1 INTRODUO......................................................................................................................3 2 REFERENCIAL TERICO................................................................................................4 3 METODOLOGIA..................................................................................................................8 4 CRONOGRAMA...................................................................................................................9 5 ORAMENTO....................................................................................................................10 6 REFERNCIA BIBLIOGRFICA...................................................................................11 7 APNDICES .......................................................................................................................12 8 ANEXOS .............................................................................................................................14

1- Introduo: a introduo pode ser elaborada em forma de texto ou por tpicos. Em ambos os modelos deve constar o tema; a delimitao do tema; os objetivos: geral e especficos; a justificativa da pesquisa; problema de pesquisa. A) Tema e delimitao do tema: o assunto que se deseja desenvolver e a delimitao conceitual, geogrfica e espacial da realidade que se quer pesquisar ou conhecer. B) Objetivos (o que se pretende com a pesquisa)

Geral: explicitado de modo global Especficos: desdobramento do objetivo geral em outros menores, que podero constituir captulos no desenvolvimento da pesquisa.
A definio dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realizao do trabalho de pesquisa. Objetivo sinnimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Especficos, mas no h regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessrio dividir os Objetivos em categorias. Um macete para se definir os Objetivos coloc-los comeando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa, etc. (Pedagogia em Foco Internet)

C) Justificativa: Segundo Gil (2002, p. 162):


Trata-se de uma apresentao inicial do projeto, que pode incluir: fatores que determinaram a escolha do tema, sua relao com a experincia profissional ou acadmica do autor, assim como sua vinculao rea temtica e a uma das linhas de pesquisa do curso de ps-graduao; argumentos relativos importncia da pesquisa, do ponto de vista terico, metodolgico ou emprico; referncia a sua possvel contribuio para o conhecimento de alguma questo terica ou prtica ou ainda no solucionada.

D) Problema de Pesquisa: (O se pretende analisar): colocar precisamente o que se quer saber da realidade pesquisada. Pode ser elaborado em forma de pergunta. Segundo o site http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm - acesso em agosto de 2005:
O problema a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questo para ser respondida atravs de uma hiptese, que ser confirmada ou negada atravs do trabalho de pesquisa. O Problema criado pelo prprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criar um questionamento para definir a abrangncia de sua pesquisa. No h regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmao. Exemplo: Tema: A educao da mulher: a perpetuao da injustia. Problema: A mulher tratada com submisso pela sociedade.

2- Referencial Terico: o levantamento de solues j dadas ao problema pesquisado, onde deve ser elaborado um texto sobre as principais concluses a que os autores chegaram sobre o tema. Gil conceitua a reviso da literatura do seguinte modo:

Esta a parte dedicada a contextualizao terica do problema e a seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito. Deve esclarecer, portanto, os pressupostos tericos que do fundamentao a pesquisa e as contribuies proporcionadas por investigadores anteriores. Essa reviso no pode ser constituda apenas por referncias ou snteses dos estudos feitos, mas por discusso crtica do estado atual da questo. Quando esta parte se mostrar muito extensa, pode ser apresentada como um captulo independente, logo aps a introduo (2002, p. 162).

3- Metodologia: neste item devem ser explicitadas as tcnicas de coleta de dados ou instrumentos de pesquisa (Com o qu?), sujeitos (Com quem?) e tipos de pesquisa (Como fazer?), formas de anlise dos dados (com que critrios analisar?) A metodologia deve explicitar como vai ser desenvolvido o trabalho:

A Metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa. a explicao do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionrio, entrevista etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da diviso do trabalho, das formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. (Pedagogia em Foco, Internet)

4- Cronograma: tempo previsto para cada etapa de pesquisa, dependem do tipo de pesquisa e de sua finalidade. EXEMPLO ATIVIDADES / PERODOS 1 2 3 4 5 6 7 Levantamento de literatura Montagem do Projeto Coleta de dados Tratamento dos dados Elaborao do Relatrio Final Reviso do texto Entrega do trabalho Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abri Mai jun jul X X X X X X X X X X X X

X X X

5- Oramento (se necessrio) 6- Referncias Bibliogrficas: todos os livros e textos que foram utilizados para a elaborao do Projeto, digitados em ordem alfabtica.

7- Glossrio: REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. FACHIN. O. Fundamentos de Metodologia. So Paulo: Saraiva, 2003. FURAST, Pedro A. Normas Tcnicas para o Trabalho Cientfico: explicao das normas da ABNT. 14 ed. Porto Alegre: s/n, 2005. LAKATOS, M. Tcnicas de Pesquisa. So Paulo: Atlas, 1990. LIMA. M. C. Monografia: engenharia da produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2004. O Projeto de Pesquisa. Disponvel em <www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> . Acesso em agosto de 2005.

You might also like