You are on page 1of 20

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Atualmente, biotecnologia pode ser entendida como sendo o desenvolvimento, com base nas cincias biolgicas, de produtos e processos que podem ser utilizados e(ou) transferidos para aplicao e produo em grande escala. O emprego dessa tecnologia em processos de produo data de, pelo menos, 1800 a.C., poca em que, por meio de uma reao de fermentao que produz etanol e CO 2 a partir do acar (C 6H 12O 6), obtinha-se vinhos e pes, com o uso de leveduras. Essa reao permite que fungos formem 2 mol de ATP por 180,1548 g de acar consumido. No entanto, se os fungos estiverem em um ambiente com grande quantidade de oxignio, o consumo de C 6H 12O 6 produzir ATP, segundo a reao a seguir. Texto para os itens de 12 a 19 Um dos pilares da biotecnologia a gentica. Apesar de as primeiras aplicaes da gentica terem ocorrido h milnios, como resultado de trabalhos de agricultores annimos, a teoria da hereditariedade e a rea do conhecimento denominada gentica s foram postuladas aps o redescobrimento do trabalho pioneiro de Gregor Mendel, desenvolvido no sculo XVIII. Em um de seus experimentos histricos, Mendel trabalhou com ervilhas que tinham sementes com cores diferentes, verde ou amarela. As concluses de Mendel, associadas ao conhecimento atual, permitem afirmar que existem duas verses do gene responsvel pela cor da semente de ervilha: verso 1 e verso 2. No caso da ervilha, que diplide, cada planta genitora contribui com uma verso desse gene para cada descendente. A partir de ento, muitos mistrios da hereditariedade passaram a fazer sentido, como a transmisso de gerao a gerao de certas doenas, entre elas a osteognese imperfeita, doena autossmica recessiva que causa fragilidade ssea, tambm conhecida como ossos de cristal. A figura abaixo ilustra o heredograma de uma famlia afetada por essa doena, em que os indivduos que a possuem esto representados por smbolos com preenchimento preto. Nessa famlia, o alelo relacionado com essa doena no uma mutao nova.

A partir das informaes acima, julgue os itens a seguir. 1 2 A produo de lcool etlico consome carboidrato, classe de substncias representada pela frmula geral C x(H 2O) y. A reao de fermentao mencionada intracelular, em que organelas citoplasmticas como o complexo de Golgi, rico em ATP, participa ativamente. Durante o metabolismo dos acares, ocorre a formao de frutose 6-fosfato a partir do seu ismero de funo, a glicose 6-fosfato. correto concluir das informaes acima que a glicose imprescindvel para produzir etanol. O ponto de ebulio uma propriedade especfica que permite identificar e diferenciar misturas, tais como vinhos. A fermentao uma reao de oxirreduo na qual o C 6H 12O 6 tanto o agente oxidante quanto o agente redutor. Os fungos responsveis pela fermentao citada acima pertencem ao reino Protista. Sabendo-se que o principal agente da fermentao alcolica denominado Saccharomyces cerevisae, correto concluir que esse agente uma levedura ascomictica. Em condies normais, aps uma pessoa ingerir uma taa de vinho, haver absoro de etanol no estmago e sua metabolizao no fgado. Este rgo produz a bile, que constituda por mistura de enzimas e protenas, de uria e sais e que atua como detergente, auxiliando na digesto de lipdeos. A entalpia da degradao de um mol de glicose pela via aerbica igual a 36 vezes a entalpia da degradao de um mol de glicose pela via anaerbica. A variao de entalpia da produo de uma molcula de ATP a partir de uma molcula de ADP est corretamente representada no esquema mostrado a seguir.

4 5 6 7 8

Considerando as informaes do texto acima, julgue os itens a seguir. 12 13 A consanguinidade entre os pais diminui a probabilidade de homozigose para caractersticas recessivas. Considerando-se que, para produzir sementes verdes, seja necessrio que cada ervilha produzida possua duas cpias da verso 2 do gene para cor de semente, ento a verso 1, que est relacionada produo de ervilhas amarelas, dominante sobre a verso 2. Na situao da famlia cujo heredograma foi apresentado, se o casal que gerou as duas crianas com osteognese imperfeita tiver outra criana, esta ter 50% de chance de possuir o alelo mutado para essa doena, mas no apresent-la. Sabendo-se que, no heredograma apresentado, o smbolo quadrado representa indivduos do sexo masculino, e que o indivduo indicado por 1 homozigoto para o gene relacionado osteognese imperfeita, correto concluir que o av paterno dos indivduos com essa doena heterozigoto para o gene considerado. A diploidia condio necessria para que organismos, independentemente da espcie, sejam viveis e saudveis.

10

14

11

15

16

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

Considere uma populao hipottica de 15 homens e 10 mulheres, em que 6 desses homens e 4 das mulheres possuem a doena osteognese imperfeita e que os demais no apresentam, sendo homozigotos para o gene que a determina. A partir dessas informaes, julgue os itens a seguir, considerando ainda que, na referida populao, qualquer um dos homens pode ter filhos com qualquer uma das mulheres. 17 18 19 Aps uma gerao de indivduos, gerados a partir de cruzamentos aleatrios, a nova populao obtida estar em equilbrio de Hardy-W einberg. Escolhendo-se aleatoriamente um homem e uma mulher nessa populao, a probabilidade de ambos possurem osteognese imperfeita superior a 0,2. A probabilidade de uma criana gerada por indivduos dessa populao ser heterozigota para o gene da osteognese imperfeita mas no apresentar essa doena inferior a 0,45.

Texto para os itens de 20 a 24

Grfico I

Grfico II

Grfico III

Os grficos I, II e III acima referem-se produo de trigo no Rio Grande do Sul entre os anos de 1975 e 1984. O grfico I mostra a produo anual em milhares de toneladas, em que o dado relativo ao ano de 1977 foi omitido. O grfico II mostra a rea plantada anualmente com trigo, em milhares de hectares. O grfico III mostra a produtividade anual de plantao do trigo, em quilograma por hectare, sendo que a produtividade mdia no perodo considerado igual 817 kg ha !1 e os dados relativos aos anos de 1977 e 1982 foram omitidos. Tendo o texto como referncia, julgue os itens a seguir. 20 O trigo, assim como o milho e o arroz, uma gramnea monocotilednea. 21 A mdia da rea plantada com trigo no Rio Grande do Sul, no perodo considerado no texto, superior a 1.360.000 ha. Acerca da produo de trigo no Rio Grande do Sul, no perodo de 1975 a 1984, faa o que se pede nos itens de 22 a 24 a seguir, que so do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 22 Calcule a produtividade, em kg ha !1, de plantao do trigo, no ano de 1982. 23 Calcule a produtividade, em kg ha !1, de plantao do trigo, no ano de 1977. 24 Calcule, em milhares de toneladas, a produo de trigo em 1977.
R A SC U N H O

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

A manipulao de organismos visando melhoria da alimentao humana no um fato novo na histria da humanidade. Os primeiros agricultores cruzavam espcies diferentes, criando assim espcies inteiramente novas, sem equivalentes na natureza. O trigo einkorn (Triticum monococcum), um ancestral do trigo que ocorria naturalmente, foi cruzado com uma espcie de capim europeu (Aegilops triuncalis), o que resultou o trigo emmer (Triticum dicoccum). O trigo que se utiliza hoje para fazer o po surgiu de cruzamentos subseqentes do trigo emmer com outras variedades de capim europeu. Portanto, o trigo atual, uma combinao dos genomas de todos esses ancestrais, talvez jamais surgisse naturalmente. As tcnicas de melhoramento gentico foram acompanhadas por mudanas nos processos de plantio e armazenagem. Nesse contexto, considere que um terreno na forma de um quadrado ABCD seja dividido em trs lotes indicados por L 1, L 2 e L 3, como mostra a figura I abaixo. O lote L 1 um quadrado de rea igual a 100 hectares e de lado igual metade do lado do quadrado ABCD. O segmento DE parte da diagonal BD. Nos lotes L 1, L 2 e L 3, so plantados arroz, milho, trigo einkorn e trigo emmer, que so, aps a colheita, armazenados nos silos de alumnio 1, 2 e 3, cujos formatos e dimenses esto mostrados na figura II. O silo 1 formado pela justaposio de um cilindro com um cone, enquanto os silos 2 e 3 so, respectivamente, um cilindro e um cone.

Considere tambm as informaes da tabela II, em que h 3 e r esto indicados na figura II e g a geratriz do cone que representa o silo 3. Tabela II silo 2 3 volume Bh3r
2 3 2

rea lateral 2Bh3r Brg

Bh /3

A figura III apresenta o grfico que descreve a dilatao linear R do alumnio que constitui os silos 1, 2 e 3 em funo da temperatura.

Figura III A partir das informaes apresentadas, tomando 3,14 e 1,41 como valores aproximados para e , respectivamente, e sabendo que 1 ha = 10.000 m 2, julgue os itens a seguir. 25 Considerando-se que o cruzamento do trigo einkorn com o capim europeu referido no texto tenha gerado uma planta vivel, correto afirmar que esse trigo e o campim so espcies do mesmo gnero. Considere os dados seguintes. A R3+ + 3e ! A R(s) 2H 2O( R) + 2e ! H 2(g) + 2OH !(aq) E = !1,66 V E = !2,71 V

26

Figura I

Com base nesses dados, correto concluir que, entre a eletrlise gnea e a eletrlise aquosa, para a obteno do alumnio a ser utilizado na construo dos silos referidos no texto, deve ser empregada a eletrlise gnea. 27 Considere que os lotes L 1, L 2 e L 3 sejam cercados por uma cerca de arame farpado que interliga estacas colocadas nos pontos de A a G, seguindo os segmentos de reta mostrados na figura I. Nessa situao, desconsiderando-se quaisquer perdas de arame na fixao deste nas estacas, conclui-se que 34.000 m de arame farpado so suficientes para cercar os 3 lotes com 3 voltas desse arame. Para se encher completamente o silo 3 com gros de milho, necessrio utilizar, para plantio do milho, mais de 40 ha do terreno. possvel dividir o lote L 1 em duas partes, de modo que, em uma delas seja plantado arroz e, na outra, trigo einkorn, de tal maneira que toda a rea do lote L 1 seja plantada e que a produo total desse plantio corresponda exatamente capacidade do silo 2. A rea do lote L 2 60% maior que a do lote L 1. O tipo de ligao existente nas lminas de alumnio, utilizadas na construo dos silos, favorece o aumento da temperatura no interior desses silos em dias ensolarados.

Figura II Suponha que os gros dos cereais sejam armazenados de forma a ocupar completamente o volume disponvel nos silos, e que as densidades desses gros, em tonelada por metro cbico, e as produtividades de plantao, em quilograma por hectare, sejam as indicadas na tabela I abaixo. Tabela I cereal arroz milho trigo einkorn densidade (t/m) 0,60 0,75 0,80 produtividade (kg/ha) 5.500 4.500 2.000 30 31 28

29

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

32

Suponha que a plantao de trigo emmer renda 4 sacas de 60 kg a mais por ha do que a de trigo einkorn. Se o trigo emmer fosse plantado em toda a rea do terreno delimitado pelo quadrado ABCD, ento a massa obtida superaria em 100.000 kg a massa que seria obtida se fosse plantado trigo einkorn nessa mesma rea. A soma do volume do silo 2 com o volume do silo 3 igual ao volume de uma esfera de raio igual a 6 m. No silo 1, podem ser armazenadas 5 toneladas de milho a mais que no silo 2. Desconsiderando-se a espessura do alumnio empregado na construo da superfcie dos silos mencionados no texto, correto afirmar que se gasta mais alumnio na construo da superfcie do silo 2 que na do silo 1. O coeficiente de dilatao linear do alumnio maior que 3,0 10 !4 C !1. A dilatao superficial da rea lateral do silo 2, decorrente de uma variao de 10 C na temperatura do material, inferior a 0,1 m 2. Considerando-se que a carga eltrica total transportada por um mol de eltrons seja igual a 96.500 C, conclui-se que a massa de alumnio produzida por reduo da alumina (A R2O 3) lquida em uma eletrlise realizada por uma corrente eltrica de 15 A aplicada na alumina durante 2 h superior a 8 g.

33 34 35 36 37 38

RA SC U N H O

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

Texto I itens de 39 a 59 Nos ltimos 50 anos, a gentica sofreu uma reviravolta e deu espao a uma nova cincia, a biologia molecular. Descobertas nessa rea permitiram o avano acelerado da biotecnologia em virtude do desenvolvimento de tcnicas de engenharia gentica, tambm denominada de DNA recombinante. Com essas tcnicas, o genoma de um organismo alvo pode ser modificado pela introduo de fragmentos de DNA exgenos. Assim, por meio de engenharia gentica, por exemplo, o gene que contm a informao para sntese de determinada protena de interesse pode ser transferido para outro organismo, que ento produzir essa protena. Entre as tcnicas de transferncia de DNA, pode-se destacar: a infeco por Agrobacterium tumefaciens, o mtodo biolstico e a eletroporao. O modelo da molcula de DNA utilizado atualmente o de W atson e Crick, ilustrado na figura a seguir.

45

Considere que o azul de bromotimol (HA) seja um cido fraco e que apresente a caracterstica seguinte.

Nesse caso, uma soluo de azul de bromotimol tende a ficar azul com a adio de cido fosfrico. 46 A informao no DNA codificada em uma seqncia linear (unidimensional) de nucleotdeos. A expresso dessa informao resulta na seqncia linear de aminocidos de uma protena que assume uma estrutura tridimensional. Para que ocorra a sntese de determinada protena, necessria a traduo da seqncia gnica especfica que codifica para essa protena e a produo do RNA mensageiro, que, por sua vez, utilizado como molde para a etapa da transcrio, que ocorre no ncleo da clula. Quando um gene de interesse transferido por meio de engenharia gentica ao genoma de um organismo alvo, o resultado um organismo geneticamente modificado, cuja caracterstica adquirida passa a ser hereditria.

47

48

O fosfato presente no DNA pode ser gerado pela ionizao do H 3PO 4. A primeira ionizao desse cido mostrada abaixo, cuja constante de equilbrio, K a, igual a 8 10 !3 a 25 C. H 3PO 4(aq) H +(aq) + H 2PO !(aq) 4 A partir dessas informaes, faa o que se pede no item a seguir, que do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 49 No processo de ionizao apresentado, calcule a concentrao do on hidrnio, em mmol/L, presente em 1 L de soluo formada pela adio de 1,209 10 !3 mol de H 3PO 4 em gua, a 25 oC.

A partir das informaes do texto I, julgue os itens seguintes, considerando o modelo da molcula de DNA apresentado. 39 40 A cadeia carbnica da desoxirribose presente no DNA aliftica, normal, insaturada e homognea. O DNA formado por duas cadeias polimricas, complementares e lineares, cada uma constituda de subunid ad es co valentemente ligadas, os desoxirribonucleotdeos. A prova de que o DNA o material responsvel pela transmisso da hereditariedade foi possvel graas descrio da estrutura da molcula de DNA proposta por W atson e Crick. Erros no processo de replicao gnica sempre acarretam mutaes, mas nem sempre resultam em alteraes fenotpicas. A distribuio eletrnica de um on fosfato uma exceo regra do octeto. O cido fosfrico, que origina o on fosfato em soluo aquosa, apresenta a mesma funo qumica que os seguintes compostos orgnicos: cido metanico, cido etanico e cido propanico.

RA SC U N H O

41

42

43 44

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

Considere que uma das fitas do DNA denominada fita 1 seja formada pela repetio da seqncia nucleotdica CGCCGATT e que o processo de replicao ocorra com 100% de fidelidade, ou seja, que a DNA polimerase no cometa erros no evento de polimerizao. Suponha que o total de ligaes de hidrognio da dupla fita formada seja igual a 2.128. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir, sabendo que o par de bases A e T forma 2 ligaes e o par de bases C e G, 3 ligaes, sendo esses os nicos pares de bases que podem ser formados nessa situao. 50 51 52 O par de base 2.126 AT. Existem menos de 1.300 pares CG. Escolhendo-se um par de bases ao acaso, a probabilidade de este par ser formado por duas ligaes de hidrognio superior a 0,3. Na fita 1, a base de nmero 8n + 2, com n , IN, G.

RA SC U N H O

53

Texto II itens de 54 a 59 Considere que uma das fitas da molcula de DNA descrita no texto I possa ser descrita pelo conjunto de equaes e ,

em que t um parmetro em unidades de comprimento e a, b e so constantes para as quais as condies I e II a seguir so satisfeitas. I II x(0) = 12. x(6) = 6, y(6) = 6 e z(6) = 18.

Com base nas informaes do texto II e considerando que , julgue os itens a seguir.

54

A identidade para todo t.

verdadeira

55

Existe um nico valor de II apresentadas so satisfeitas.

em que as condies I e

56

Se superior a 1.000.

ento a parte imaginria do nmero p(3) 3

Com base nas informaes do texto II, faa o que se pede nos itens de 57 a 59 a seguir, que so do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 57 58 59 Calcule o valor de 20a. Calcule o valor de Calcule o valor de . para o caso em que

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

Texto para os itens de 60 a 75

A partir das informaes do texto, julgue os itens subseqentes. 60 A glicose adicionada soluo de eletroporao tem papel importante na recuperao da membrana plasmtica uma vez que d origem a glicerol e a outros fosfolipdeos. Devido organizao dos fosfolipdeos nas membranas biolgicas, estas so impermeveis maioria dos solutos polares ou carregados, mas permeveis a compostos apolares. Em humanos, um dos objetivos da terapia gnica que pode utilizar a eletroporao como tcnica de transferncia de DNA inserir no genoma um gene normal para substituir um gene anmalo causador de doena. A presso de vapor da gua existente na soluo estoque referida no texto maior que a presso de vapor da gua pura, se a soluo estoque e a gua pura estiverem na mesma condio ambiente. A concentrao de cloreto de sdio na soluo estoque referida no texto maior que 10 mmol/L. A tenso superficial da gua utilizada na soluo estoque diminuda quando misturada com a casena, uma vez que este soluto diminui as interaes intermoleculares das molculas de gua que esto na superfcie do lquido. O MgC R2 e o NaC R conduzem eletricidade quando esto em estado slido, lquido ou em soluo aquosa, como a citada no texto, uma vez que seus eltrons de valncia esto livres para se movimentar. A segunda lei de Kirchhoff, tambm denominada lei das malhas, tem como princpio a conservao da energia em um circuito fechado. De acordo com os dados do texto, vlida a relao . O sistema de equaes lineares apresentado no texto pode ser corretamente escrito na forma a seguir.

61

62

O esquema acima representa um circuito bsico de um aparelho de eletroporao que usa o cobre para permitir a conduo da corrente eltrica. O circuito eltrico I contm baterias que carregam o capacitor do circuito eltrico II, o qual utilizado para provocar descargas eltricas de alta voltagem. Quando o circuito II acionado, ocorre uma descarga eltrica, na forma de um pulso eltrico, no meio de cultura da suspenso celular, tambm indicado na figura. O pulso eltrico provoca distrbios na membrana das clulas contidas no meio de cultura, o que causa a formao de poros aquosos temporrios nessas membranas. A diferena de potencial eltrico nas interfaces da membrana das clulas aumenta tambm em decorrncia da descarga eltrica, para valores entre 0,5 V e 1,0 V, o que faz que molculas carregadas (como o DNA) sejam conduzidas a atravessar a membrana atravs dos referidos poros, de maneira semelhante ao que ocorre em uma eletroforese. No esquema do circuito eltrico I apresentado, os resistores de resistncias R 1, R 2 e R 3 so do tipo hmico. As malhas possveis nesse circuito so as trajetrias fechadas percorridas por corrente eltrica definidas pelos pontos: afeba, afedcba e bedcb. As correntes eltricas I 1, I 2 e I 3 indicadas na figura satisfazem o seguinte sistema de equaes lineares.

63

64 65

66

67

68

A soluo de eletroporao constituda de um meio de cultura simples em que se adicionam KC R, MgC R2 e glicose. O meio de cultura fornece os nutrientes indispensveis recuperao e ao crescimento das clulas submetidas eletroporao. A casena, uma protena encontrada no leite de vaca fresco, utilizada na preparao de meios de cultura. As micelas de casena e os glbulos de gordura so responsveis por grande parte das propriedades relativas a consistncia e cor dos produtos lcteos. Para a preparao da soluo para eletroporao, inicialmente, so preparados 100 mL de soluo estoque (etapas I a IV a seguir), usando-se 2 g de casena, 0,5 g de extrato de levedura e 0,05 g de NaC R, realizando-se o seguinte procedimento: I II adicionar gua e agitar at dissolver os solutos mencionados acima (casena, extrato de levedura e NaC R); adicionar 1 mL de soluo KC R a 0,25 mol/L;

69

70

O sistema descrito no texto equivalente ao seguinte sistema escalonado.

71

Os valores das correntes satisfazem s relaes

e e

do circuito eltrico I .

III ajustar o pH para 7,0 com soluo de NaOH a 5 mol/L; IV adicionar gua at atingir o volume de 100 mL. Aps o preparo da soluo estoque, deve-se ainda realizar as etapas seguintes para se obter a soluo final a ser utilizada na eletroporao. V autoclavar e, quando esfriar, adicionar 0,5 mL de soluo MgC R2 a 2 mol/L ou 1 mL de soluo MgC R2 a 1 mol/L; 72

Um dos fatores que permitem a conduo da corrente eltrica pelos fios do circuito eltrico I a existncia de partculas eletricamente carregadas nos tomos de cobre. No circuito eltrico I apresentado, a seguinte relao verdadeira: I 1 + 2I 2 + 2I 3 = 0. A potncia dissipada no resistor de resistncia R 3 igual a 36 W .

73 74

VI adicionar 2 mL de soluo de glicose estril a 1 mol/L para cada 10 mL de soluo estoque.

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

Considere que, no processo de preparao da soluo estoque para eletroporao, descrito no texto, tenha sido adicionada gua at que o volume obtido ao trmino da etapa I seja de 49 mL e que, aps a adio da soluo de KC R, na etapa II, o pH da soluo obtida tenha ficado igual a 4. Nessas condies, faa o que se pede no item a seguir, que do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 75 Calcule o volume, em mL, da soluo de NaOH a ser adicionado na etapa III do processo referido. M ultiplique o valor encontrado por

RA SC U N H O

Exemplos de substncias ou produtos que tm sido obtidos por meio da biotecnologia moderna incluem interferon, insulina e hormnios de crescimento humano, plantas resistentes a vrus, plantas tolerantes a insetos e plantas resistentes a herbicidas. A clonagem de genes associados colorao de flores tem gerado cores anteriormente inexistentes para determinadas espcies. Outro exemplo, o tomate geneticamente modificado, de cor azul, que tem uma srie de protenas inexistentes no tomate comum e que se supe serem teis para fins teraputicos. Modificaes que visam melhoria na qualidade nutricional tm sido realizadas em diferentes vegetais, tais como na obteno de arroz geneticamente modificado que produz betacaroteno, e na produo de tubrculos de batata que apresentam maior contedo de amido e menor contedo de amilose. A partir das informaes do texto acima, julgue os prximos itens. 76 77 Interferons so glicoprotenas produzidas por clulas animais aps uma infeco viral. Insetos possuem sistema respiratrio, denominado traquia, eficiente no que diz respeito ao transporte de gases e manuteno do equilbrio hdrico. O tomate geneticamente modificado mencionado no texto ser visualizado pelo olho humano como de cor preta quando for iluminado por luz que no contenha componentes da cor azul do tomate. O ndice de refrao de um material dieltrico para a luz refletida por um tomate de cor azul, geneticamente modificado, como o mencionado no texto, menor que o ndice de refrao desse material para a luz refletida por um tomate de cor vermelha. A interao entre plantas e insetos, que inclui a produo de molculas pelas plantas e a metabolizao dessas molculas pelos insetos, constitui um dos alicerces da teoria da coevoluo. Os humanos so capazes de diferenciar a colorao das flores em virtude da presena de clulas especializadas encontradas na retina, os bastonetes. A flor a parte das plantas angiospermas onde se encontram os rgos sexuais: androceu e gineceu. O betacaroteno, citado no texto, um precursor da vitamina A. A amilose, citada no texto, uma enzima que digere o amido. A glicose estimula a liberao de insulina, que, por sua vez, estimula a utilizao metablica da glicose. O hormnio do crescimento tem ao catablica intensa.

78

79

80

81

82 83 84 85 86

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

A secreo de insulina em funo da concentrao de glicose, obtida experimentalmente em ratos, pode ser descrita pela funo , em que p(x) e q(x) so polinmios do

segundo grau que satisfazem s seguintes condies. I II p(x) tem raiz dupla em e e

Atualmente, um dos campos promissores da biotecnologia o emprego de microrganismos em reas contaminadas pelo uso de agroqumicos. Uma vez que bactrias presentes no solo so capazes de degradar e mineralizar pesticidas, possvel desenvolver a remediao biolgica de solos contaminados com resduos txicos empregando-se microrganismos selecionados. Com relao a esse assunto, julgue os prximos itens. 96 Solos naturais so formados pela decomposio de rochas primitivas. Nessa decomposio, h aes fsicas, qumicas e biolgicas. O lanamento de resduos slidos pode constituir-se agente antrpico causador da poluio do solo. Os pesticidas, substncias txicas usadas na agricultura para eliminar insetos e outras pragas, podem entrar na cadeia alimentar dos componentes de uma comunidade e comprometer todo o ecossistema. A transmisso da esquistossomose est associada poluio da gua provocada por dejetos humanos, pois o ovo do parasita levado gua pelas fezes das pessoas parasitadas.

a abscissa do vrtice da parbola

Com base nessas informaes julgue os itens subseqentes. 87 88 89 O valor de p(5) superior a 900. O valor de q(25) inferior a 700. A diferena entre f(50) e f(30) superior a 4% do valor de f(50). 98 97

A tcnica de clonagem artificial permite a obteno de indivduos geneticamente idnticos por meio da fisso de embries ou por transferncia nuclear, isto , transferncia de ncleos de clulas somticas para ovcitos sem ncleo, para produzir embries reconstitudos que so capazes, aps a transferncia para hospedeiros adequados, de resultar em uma prole vivel. A ovelha Dolly foi resultado do uso dessa tcnica e vrias clonagens de animais se sucederam a essa experincia, entre elas as de macacos, bezerros, camundongos e porcos. Essa tecnologia tem sido considerada o primeiro passo na trilha para solucionar a problemtica da falta de doadores de rgos. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir. 90 Clulas somticas, mencionadas no texto, so clulas diplides que se dividem por mitose e por meiose. Quando a diviso dessas clulas feita por meiose, originam-se clulas germinativas, haplides, relacionadas com a hereditariedade. A fisso de embries a que se refere o texto produz artificialm ente organism o s gm eo s geneticamente no-idnticos. Embrio, ou zigoto, uma clula formada pela fuso dos gametas masculino e feminino de determinada espcie, que dar origem, por diferenciao e embriognese, a um novo ser dessa espcie. Todas as clulas vivas possuem, em pelo menos parte de sua vida, ncleo ou nucleide, no qual o genoma armazenado. Ovcitos so clulas que sofrem mitose ainda na fase embrionria que, se forem fecundadas, produziro vulos, que so os gametas femininos. Macacos, bezerros, camundongos e porcos so animais tetrpodes, endotrmicos, de respirao pulmonar, amniotas, vivparos, que constituem exemplos de espcies de trs ordens distintas.

99

100 A descarga de dejetos humanos e industriais nos rios o principal fator para a proliferao de mosquitos vetores de vrias doenas, entre as quais a malria, a febre amarela e a dengue.
RA SC U N H O

91

92

93

94

95

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

Na petroqumica, a biotecnologia tambm tem tido papel importante: bactrias capazes de metabolizar chumbo, cdmio, enxofre e nitrognio tm sido utilizadas em processos de refinamento, reduzindo a quantidade de contaminantes no petrleo e permitindo a produo de combustveis mais limpos, reduzindo, por exemplo a quantidade de enxofre no combustvel. Se o enxofre no completamente extrado, na queima de combustveis derivados de petrleo, h liberao para o ar do subproduto SO 2 que, na presena de matria particulada e aerossol, acarreta a ocorrncia das seguintes reaes. I II 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) K c = 4,2 10 2 a 700 C + ! SO 3(g) + 2H 2O( R) H 3O (aq) + HSO 4 (aq)

109 No interior do motor de um automvel, a 25 C e 1 atm, a soma das concentraes de oxignio e nitrognio maior que a concentrao de xido ntrico, caso esses gases estejam em equilbrio em um mesmo recipiente. 110 Nas equaes I e III, os equilbrios qumicos so atingidos quando o nmero de molculas de reagentes consumidas igual ao nmero de molculas de reagentes produzidas. 111 O principal prejuzo ao meio ambiente causado pelo aumento do dixido de enxofre na atmosfera a reduo da camada de oznio, uma vez que o oxignio consumido nas reaes em que o SO 2 participa. 112 A molcula de dixido de enxofre possui geometria linear. 113 Os catalisadores aumentam a energia dos reagentes permitindo que mais produtos sejam formados. 114 Considerando-se que os gases comportam-se idealmente e que a constante universal dos gases seja igual a 8,314 J AK !1Amol!1, conclui-se que o valor de K p, a 973 K, para o equilbrio representado pela equao I, superior a 0,04.
RA SC U N H O

No caso do nitrognio, ocorre reao com oxignio no interior dos motores de automveis, devido s altas temperaturas ali existentes. Nesses motores, estabelece-se o seguinte equilbrio. III N 2(g) + O 2(g) 2NO(g) K c = 1,0 10 !30 a 25 C

O gs produzido pode ser oxidado no ar e o xido gerado pode reagir com gua formando HNO 3. Os catalisadores de escapamentos de automveis agem aumentando a velocidade de converso do NO em N 2 e do SO 2 em H 2S, o que reduz os efeitos negativos da queima de combustveis ao meio ambiente. A presena de chumbo e cdmio no combustvel, por sua vez, pode inutilizar o catalisador por causa da adsoro dessas substncias. Considerando as informaes do texto, julgue os itens subseqentes. 101 Na destilao do petrleo, os hidrocarbonetos de menor massa molar so os primeiros a serem vaporizados pelo aquecimento do leo cru. 102 A separao dos diversos constituintes do petrleo um processo qumico fundamentado na variao da temperatura de ebulio das substncias participantes. 103 O aerossol facilita o encontro entre as molculas dos reagentes, mas no modifica a energia de uma reao. 104 Infere-se do texto que elementos metlicos so retirados do petrleo por bactrias que, no entanto, no conseguem extrair outros tipos de elementos. 105 Considere que a corroso de peas de cobre pelo cido ntrico produzido a partir da queima de combustvel ocorra segundo a reao balanceada a seguir. Cu + 4HNO 3 Cu(NO 3) 2 + 2NO 2 + 2H 2O Nessa reao, cada tomo do redutor transfere 2 eltrons para o oxidante. 106 Considerando-se o oxignio um gs ideal, correto afirmar que, em uma transformao isocrica de determinada massa desse gs, a presso e a temperatura absoluta so inversamente proporcionais. 107 Nos motores de automveis, a presso exercida pelo oxignio gasoso nas paredes do pisto no qual esse gs esteja confinado est relacionada com a energia cintica das molculas desse gs. 108 A variao da energia interna de determinada massa de gs ideal que passa por uma transformao isobrica depende apenas dos estados inicial e final.

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

10

Suponha que a funo

descreva a

123 O aumento da presso parcial de O 2 reduz a energia de ativao da reao do oxignio com os polmeros. 124 A luz UV um catalisador da reao de degradao de polmeros mencionada no texto. 125 A maior parte da radiao UV emitida pelo Sol absorvida pela atmosfera terrestre, sendo que quase a totalidade dos raios ultravioleta que efetivamente chegam superfcie da Terra so do tipo UV-A, um importante fator de risco do melanoma. 126 Considerando-se que uma indstria empregue uma mesma quantidade de monmeros para produzir os dois tipos de polietileno PEAD e PEBD cujas frmulas esto apresentadas abaixo, correto concluir que o PEBD produzido apropriado para fabricar recipientes rgidos, como baldes, enquanto o PEAD mais adequado para produzir materiais flexveis, como sacos de lixo. polietileno de alta densidade (PEAD)

populao de microrganismos no solo de um terreno com resduos txicos no instante dado em minutos contados a partir do instante inicial t = 0, e que essa funo satisfaa as seguintes condies. I II O nmero de microrganismos em t = 0 5 10 9. P = 10 2a.

Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. 115 O valor de P superior a 10 12. 116 O quociente inferior a 9. pode ser corretamente .

117 A funo inversa de expressa por Texto para os itens de 118 a 127

Para reduzir o volume de lixo urbano, novos plsticos tm sido desenvolvidos, misturando-se polmeros convencionais (polietileno, polipropileno e poliestireno) com polmeros naturais, como o amido, o que garante uma degradao parcial desses materiais. A degradao dos polmeros ocorre por diversos meios, entre eles a oxidao pelo oxignio atmosfrico. Para verificar a ao do oxignio sobre esses novos materiais ao longo do tempo, os plsticos so submetidos a altas temperaturas e altas concentraes de oxignio gasoso. A incidncia de luz ultravioleta (UV) tambm capaz de provocar a degradao desses polmeros. As propriedades fsicas e qumicas dos polmeros tambm podem variar com as prprias condies em que so fabricados. A partir dessas informaes, julgue os prximos itens. 118 Quando o lixo depositado em aterros, os plsticos podem dificultar sua compactao e prejudicar a d e c o m p o sio do s m ateriais b io lo gica m e nte degradveis, pois, normalmente, criam camadas impermeveis que afetam as trocas de lquidos e gases gerados no processo de biodegradao da matria orgnica. 119 A luz UV uma radiao eletromagntica que no necessita de meio material para se propagar. 120 Considerando-se a velocidade da luz no vcuo igual a 3,0 10 8 m/s e o comprimento de onda da luz UV nesse meio igual a 3,0 10 !7 m, correto concluir que a freqncia dessa radiao eletromagntica menor que 1,0 10 10 Hz. 121 As molculas de polipropileno apresentam grupos metil em sua estrutura. 122 Na oxidao de polmeros pelo oxignio atmosfrico, mencionada no texto acima, o nmero de molculas de oxignio com energia suficiente para reagir com esses polmeros funo crescente da temperatura.

polietileno de baixa densidade (PEBD) Considerando uma molcula de polietileno, de cadeia normal, com massa molar igual a 3.646.970,0158 u, faa o que se pede no item a seguir, que do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 127 Calcule o nmero de molculas do monmero que reagiram para formar essa molcula de polietileno. Divida o valor encontrado por 1.000.
R A SC U N H O

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

11

A biotecnologia tem aumentado a produtividade agrcola, o que tem impulsionado o desenvolvimento de tcnicas de armazenamento e de conservao de alimentos. A radiao ionizante uma tcnica eficiente na conservao dos alimentos, pois reduz perdas naturais causadas por processos fisiolgicos, tais como brotamento, maturao e envelhecimento, alm de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar prejuzo ao alimento. As radiaes ionizantes utilizadas no tratamento de alimentos se limitam quelas classificadas como ondas eletromagnticas de alta freqncia. Nos equipamentos utilizados para a gerao dessas radiaes, ocorre a seguinte seqncia de decaimento de radioistopos.

RA SC U N H O

Apesar de ocorrerem duas emisses diferentes de radiao, apenas uma delas empregada para radiar alimentos.
Internet: <www.cena.usp.br> (com adaptaes).

A partir desse texto, julgue os itens que se seguem. 128 A radiao utilizada para a conservao de alimentos produzida pelo decaimento do ncleo do tomo instvel. 129 O decaimento do cobalto 60 emite radiao alfa. 130 A conservao de alimentos por radiao ionizante pode ser feita em alimentos j embalados ou a granel. 131 Os nveis de energia utilizados na radiao de alimentos no so suficientes para induzir radioatividade nos mesmos. 132 Segundo os modelos atmicos de Rutherford-Bohr, Thomson e Dalton, o decaimento radioativo do instvel ocorre quando um eltron muda de um orbital mais energtico para outro de menor energia. 133 A conservao de alimentos por radiao ionizante pode substituir a utilizao de aditivos qumicos, cuja ingesto excessiva pode provocar perturbaes no equilbrio fisiolgico do consumidor. Considere que, no momento em que um equipamento de radiao de alimentos foi desativado, a massa do istopo de cobalto-60 encontrado em seu interior correspondia a 3,125% da massa inicial quando o equipamento foi fabricado. Sabendo que o tempo de meia-vida do cobalto-60 de 5,27 anos, faa o que se pede no item a seguir, que do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 134 Calcule o tempo decorrido, em anos, desde a fabricao do referido equipamento, ou seja, quando havia 100% da massa do istopo de cobalto-60 em seu interior, at o instante da desativao do referido equipamento. Multiplique o resultado encontrado por 10.

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

12

Texto para os itens de 139 a 144

Figura I

A figura acima ilustra um nanocarro cujas rodas so esferas de carbonos (buckyballs) de raio igual a 3,4 . Esse nanocarro contm 300 tomos de carbono e 30 tomos de hidrognio. Pesquisadores realizaram um experimento em que um nanocarro movia-se em linha reta sobre uma superfcie plana de cobre. Nesse experimento, temperatura de 200 K, as nanorrodas giravam em torno do seu eixo a uma freqncia constante e igual a 10 12 rotaes por segundo (rps). Considerando as informaes do texto, julgue os itens a seguir. 139 A temperatura na qual as nanorrodas giram de forma constante 10 12 rps corresponde a 15 o C.

Figura II A nanotecnologia a cincia dedicada a projetos em escalas de nanmetro, ou seja, 10 -9 m um bilionsimo do metro, ou 10 . As pesquisas nessa rea tm levado ao desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados que podem ser aplicados em eletrnica molecular, eletrnica de spins, bioengenharia, computao quntica, nanorrobtica, nanoqumica etc. Os nanotubos de mltiplas camadas so muito fceis de serem produzidos e baratos. Misturados com polmeros (ou plsticos), tm grande dureza e condutividade eltrica. Assim, tais nanotubos comportam-se como metais. A figura I acima mostra uma engrenagem formada por dois nanotubos, que giram em torno de seus eixos axiais. Suponha que essa engrenagem possa ser representada pelo sistema ilustrado na figura II, em que existe uma correia de espessura desprezvel ligando dois crculos que se tangenciam. Nesse sistema, CD e EF so segmentos de reta tangentes aos dois crculos, que representam as sees transversais dos nanotubos da engrenagem da figura I. Os raios desses circulos so r a = 3 nm e r b = 1 nm. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. 135 A velocidade angular do crculo de raio maior, com relao ao seu eixo de rotao, superior velocidade angular do crculo de raio menor, com relao ao seu eixo de rotao. 136 Admitindo-se que no ocorra deslizamento entre os crculos e a correia, a velocidade linear ou velocidade tangencial dos pontos nas bordas dos crculos a mesma. 137 O comprimento da correia entre os pontos C e F, indicado na figura por RCF, inferior a 11 nm. 138 O comprimento RCD inferior a 3,5 nm.

140 No experimento citado no texto, o movimento do nanocarro do tipo retilneo e uniforme. 141 Considerando-se a figura a seguir, em que A e B so duas escalas termomtricas, correto concluir que as temperaturas T A e T B indicadas na figura esto relacionadas por uma equao do tipo em que e so constantes para quaisquer valores de T A e T B em suas respectivas escalas.

142 No referido nanocarro, a ligao qumica entre o tomo de carbono de cada roda e o tomo de carbono do seu respectivo eixo do tipo B. Acerca do experimento descrito no texto, tomando 3,14 como valor aproximado para B e sabendo que o nmero de Avogadro igual a 6,022 10 23, faa o que se pede nos itens 143 e 144 a seguir, que so do tipo B, desconsiderando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. 143 Calcule, em m/s, a velocidade linear do nanocarro. Divida o valor encontrado por 10. 144 Considerando desprezvel a massa total dos tomos de hidrognio que constituem o nanocarro, calcule a energia cintica do nanocarro, em aJ (1 aJ = 10 !18 J).

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

13

Na rea mdica, o impacto da nanocincia e da nanotecnologia permitir que se obtenham ganhos em preveno, deteco e tratamento de doenas. Novos desenvolvimentos tecnolgicos permitiro, em particular, a fabricao de vestimentas antiinfravermelho que so invisveis aos binculos de infravermelho ou de viso noturna. Alm disso, as novas vestimentas podero sofrer processos de endurecimento, de maneira que a prpria roupa do indivduo poder servir como material para imobilizar alguma parte do corpo afetada por fratura ssea. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir. 145 Uma boa postura fsica aquela em que a pessoa utiliza pouco esforo muscular e, ao mesmo tempo, protege as estruturas de suporte contra traumas. 146 Serpentes no seriam capazes de enxergar, por meio de seus receptores sensveis a calor, pessoas que utilizassem as vestimentas antiinfravermelho mencionadas no texto acima. 147 A fratura ssea, mencionada no texto, ocorre em estruturas encontradas em animais vertebrados que representam um tipo de tecido epitelial. 148 Mulheres com contedo sseo baixo apresentam nveis elevados de estrgeno na puberdade e risco elevado de osteoporose e fratura ssea na idade adulta.
RA SC U N H O

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

14

Figura I Entre outras qualidades, os nanotubos descritos no texto anterior possuem excelente condutividade eltrica e resistncia mecnica cem vezes maior que a do ao e, ao mesmo tempo, flexibilidade e elasticidade, o que os torna um material atrativo e interessante para a produo de fios fortes e ultraleves, denominados nanofios. So essas caractersticas que os credenciam a diversas aplicaes em cincia e tecnologia. A figura acima mostra o esquema de um instrumento de cordas idealizado que usa nanofios para compor as cordas, que so esticadas e tm as extremidades fixas. Ao se tocar as cordas, elas vibram emitindo som. O movimento das cordas correspondem a ondas estacionrias descritas pela equao em que A, k e T so constantes, y e x representam deslocamentos e t o tempo. Figura II A figura I ilustra um tipo de nanotubo, ou seja, um tubo com dimenses nanomtricas, constitudo unicamente de tomos de carbono. Se esse nanotubo fosse aberto em um plano, seus tomos ficariam dispostos em uma estrutura semelhante ilustrada na figura II. Nessa figura, os hexgonos so regulares com lado igual a 1 nanmetro, que a unidade usada nos eixos x e y do plano cartesiano xOy. A origem desse plano cartesiano coincide com o centro do hexgono sombreado de vrtices P 1, P 2, P 3, P 4, P 5 e P 6. O ponto P 0 = (x 0, y 0) do plano cartesiano xOy pode ser associado ao nmero complexo z 0 = x 0 + iy 0. Dessa forma, os vrtices P 1, P 2, P 3, P 4, P 5 e P 6 do hexgono sombreado podem ser associados aos nmeros complexos z 1, z 2, z 3, z 4, z 5 e z 6, respectivamente. A partir dessas informaes, julgue os itens a seguir. 149 A equao da reta R2 mostrada na figura II, que paralela ao segmento de reta que liga os pontos P 3 e P 4, da forma y = x + b, com b constante. 150 A reta R1 indicada na figura II, que passa pelos pontos P 1 e P 3, tambm passa pelo ponto 151 Todos os elementos do conjunto satisfazem equao z 6 = 1. 152 No plano complexo, o nmero z 2 + z 3 imaginrio puro, isto , tem parte real nula. .
RA SC U N H O

A partir dessas informaes, julgue os itens que se seguem. 153 Em cada corda do instrumento descrito, pode-se gerar ondas estacionrias de qualquer freqncia. 154 O movimento das cordas do instrumento pode ser corretamente descrito como uma combinao de duas ondas progressivas, isto ,

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

15

Figura I

Um buckyball um sistema molecular eletricamente neutro, mas pode tornar-se inico, com a retirada de eltrons. A figura ao lado mostra trs buckyballs ionizados, formados por 60 tomos de carbono cada, fixos nos vrtices de um tringulo eqiltero de lado igual a 50 , que se encontra no vcuo. De cada um dos trs buckyballs, foi retirado um eltron. A partir dessas informaes, julgue os itens a seguir, sabendo que o nmero de Avogadro igual a 6,022 10 23, que a constante gravitacional igual a 6,67 10 !11 N Am Akg !2, que a constante eletrosttica do vcuo igual a 9 10 9 N Am AC !2 e que a carga elementar de um eltron igual a !1,6 10 !19 C. 161 Em cada buckyball, as foras eltrica e gravitacional resultantes tm o mesmo sentido. 162 Em cada buckyball o mdulo da fora gravitacional resultante equivale metade da fora eltrica resultante. 163 O vetor campo eltrico resultante no buckyball 3 aponta para o sentido do centro do tringulo mostrado.
RA SC U N H O

Figura II A figura I acima mostra a simulao de um choque entre duas esferas (buckyballs) de carbono de mesma massa que realizam uma coliso frontal os vetores velocidade e , indicados na figura antes e aps o choque, tm a mesma direo. A faixa de durao dessa coliso est em destaque no grfico da figura II, que apresenta, ainda, as velocidades escalares dessas duas pequenas esferas ao longo da simulao. Para a coliso frontal ilustrada na figura I, denomina-se coeficiente de restituio e a razo entre e .

Os valores possveis de e para a situao apresentada esto mostradas na tabela abaixo. tipo de choque perfeitamente elstico parcialmente elstico perfeitamente inelstico coeficiente de restituio e=1 0<e<1 e=0

Julgue os itens a seguir relativos situao descrita acima. 155 De acordo com o grfico da figura II, correto afirmar que a soma das velocidades escalares das esferas A e B constante durante a simulao considerada. Conclui-se desse fato que o choque representado na simulao do tipo perfeitamente elstico. 156 Existe um instante em que as energias cinticas das esferas A e B so iguais. 157 Nessa simulao, no h conservao de energia mecnica. 158 A esfera B tem acelerao constante e igual a 1,11 10 6 m/s 2, quando 1,0 :s < t < 1,5 :s. 159 Na simulao mostrada, caso a massa da esfera A fosse o dobro da massa da esfera B, o valor de e na tabela acima variaria no intervalo [0, 1/2]. 160 Os grficos mostrados ao lado poderiam

representar corretamente o comportamento das aceleraes escalares das esferas A e B e

, respectivamente na faixa de durao da coliso das duas esferas.

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

16

RA SC U N H O

Algumas nanoestruturas moleculares de carbono apresentam condutividade eltrica. A figura acima mostra um conjunto de cinco nanoestruturas esfricas, de dimenses diferentes, cujos raios satisfazem relao r n+1 = 2r n, em que r n corresponde ao raio da esfera indicada pelo nmero n, n = 1, 2,, 5. As esferas de 2 a 5 esto conectadas por nanofios condutores eltricos e existe uma chave que, quando fechada, permite a conexo dessas esferas esfera 1. Com a chave aberta, a esfera 1 tem carga eltrica equivalente carga de 620 eltrons e as outras esferas esto eletricamente neutras. Considerando que a chave mencionada no texto tenha sido fechada e que, aps isso, o sistema tenha adquirido equilbrio eletrosttico, julgue os itens a seguir, sabendo que a carga elementar do eltron igual a !1,6 10 !19 C e admitindo que, nesse equilbrio, no haja eltrons nos fios condutores. 164 Como as nanoestruturas esto em equilbrio eletrosttico, elas tm o mesmo potencial eletrosttico. 165 Se r 3 igual a 50 , ento o valor absoluto do potencial eletrosttico da esfera 3 menor que 1,6 10 !9 V. 166 Considere situao que Q n seja a carga da n-sima esfera na d e eq uilb r io e le tr o st tic o . N e sse c a so , . 167 No equilbrio eletrosttico, h 320 eltrons na esfera 5. 168 Suponha que, em vez de 5, o sistema descrito tenha N esferas, que, antes do fechamento da chave, a esfera 1 tenha carga eltrica inicial igual a 1.890 vezes a carga do eltron, e que, na situao de equilbrio eletrosttico obtido aps o fechamento da chave, a carga eltrica da esfera 3 seja igual a 120 vezes a carga do eltron. Nesse caso, N > 8. Com o avano da nanotecnologia, possvel construir transformadores c o m b o b i n a s d e d im e n s e s infinitesimais. A figura ao lado mostra esquematicamente um desses transformadores com duas bobinas denominadas primria e secundria, as quais esto enroladas sobre um mesmo cilindro no-condutor. Os nmeros de espiras das bobinas primria e secundria so iguais a 100 e 200, respectivamente. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. 169 O funcionamento do transformador acima pode ser explicado com base na lei de Faraday. 170 Uma diferena de potencial alternada de amplitude igual a 10 V aplicada nos terminais da bobina primria induzir uma diferena de potencial alternada nos terminais da bobina secundria de amplitude igual 200 V.

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

17

176 A partir das informaes do texto, correto concluir que um dos tipos de bactrias citados move-se em sentido contrrio ao sentido das linhas do campo magntico terrestre e o outro, no mesmo sentido dessas linhas. Portanto, correto inferir que h regies de mares profundos em que esses dois tipos de bactrias so capazes de sobreviver. 177 Considere um pesquisador localizado sobre uma plataforma instalada em um oceano, conforme ilustra a figura abaixo. Nessa figura, considere ainda que, no ponto P, haja um recipiente de coleta de bactrias magnticas, que est sendo observado pelo pesquisador graas ao feixe luminoso destacado. Nessa situao e de acordo com o esquema ilustrado, tem-se que a distncia d satisfaz a seguinte equao

,
Figura I em que n 1 e n 2 so, respectivamente, o ndice de refrao da gua do oceano e o do ar.

Figura II

Figura III Pesquisadores estudaram bactrias flageladas que produzem cristais de magnetita (Fe 3O 4) ou greigita (Fe 3S 4), os quais se alinham ao campo magntico terrestre, cujas linhas de campo esto ilustradas na figura I acima. Uma vez orientadas por esse campo, as bactrias movimentam continuamente seus flagelos e, assim, seguem para regies mais profundas dos oceanos. Esse tipo de bactria no sobrevive em regies com alta concentrao de oxignio, como por exemplo, na superfcie de oceanos. Essas bactrias podem ser de dois tipos, representados esquematicamente nas figuras II e III. As bactrias do tipo ilustrado na figura II so encontradas em grande quantidade no hemisfrio sul magntico, enquanto as do tipo ilustrado na figura III so caractersticas do hemisfrio norte magntico. Considerando as informaes do texto, julgue os itens seguintes. 171 Segundo o modelo atmico de Dalton, a magnetita pode ser decomposta em substncias simples. 172 O nmero de oxidao do ferro na magnetita diferente do nmero de oxidao do ferro na greigita, pois o enxofre e o oxignio apresentam eletronegatividades diferentes. 173 Flagelos so estruturas celulares em forma de filamento que servem como quimiorreceptores. 174 As linhas do campo gravitacional terrestre coincidem com as linhas do campo magntico terrestre mostradas na figura I. 175 Bactrias do tipo representado na figura II poderiam sobreviver em regies profundas da costa brasileira, mas no em oceanos localizados no hemisfrio norte geogrfico.

178 A presso hidrosttica sobre uma bactria no oceano funo linear da profundidade em relao superfcie do oceano. 179 Para que no haja rotao de uma bactria de qualquer um dos tipos citados no texto, a fora resultante que age sobre ela deve ter direo que passa pelo seu centro de massa. 180 Se a densidade das bactrias mencionadas no texto for menor que a densidade da gua do mar, sem a influncia da fora magntica terrestre e a sua capacidade de locomoo por meio dos flagelos, essas bactrias, de acordo com as informaes do texto, no sobreviveriam.
RA SC U N H O

U nB /C E S PE 1. V estibular de 2007 2. DIA

C aderno D elta

18

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS

You might also like