You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CURSO DE BACHARELADO EM AGROECOLOGIA PROFESSOR ALEXANDRE

LAPLANTINE, Franois. Aprender Antropologia.

ANTONIO MANOEL DA SILVA FILHO

LAGOA SECA-PB 2011

APRENDER ANTROPOLOGIA
O homem comea a usar a cincia e passa a tratar o homem como indivduo e como ser social, tendo de ter uma dualidade radical entre observador e seu objeto. Assim os primeiros antroplogos da poca estudaram as sociedades longnquas (primitivas), como numa situao de laboratrio, para assim compreenderem a organizao complexa de nossas prprias sociedades.

Com o desaparecimento das sociedades primitivas no inicio do sculo XX, a antropologia sofre com uma crise de identidade, onde surge uma questo a morte do selvagem h de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo? onde podemos observar 3 respostas. 1) O antroplogo aceita sua morte e volta para o mbito de outras cincias humanas, como a sociologia. 2) Ele sai em busca de uma outra rea para estudo, o campons se torna ideal j que foi deixado de lado pelos outros ramos das cincias humanas. 3) O terceiro caminho, que inclusive no exclui o anterior, atravs de uma abordagem epistemolgica que diz que a antropologia no est ligada a um espao geogrfico, cultural ou histrico particular ele afirma que antropologia nada mais um certo olhar, um certo enfoque que consiste no estudo do homem por inteiro, em todas sociedades, estados e pocas.

O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO S pode ser considerada como antropolgica uma abordagem integrativa que objetive levar em considerao as mltiplas dimenses do ser humano em sociedade. Laplantine aponta 5(cinco) reas que mantem relaes estreitas entre si; A antropologia biolgica: consistem no estudo das variaes dos caracteres biolgicos do homem no espao e no tempo, Estudos que so feitos observando o desenvolvimento

do homem conforme sua cultura e gentica, permitindo assim discernir o inato do adquirido. Antropologia pr-histrica: o estudo do homem atravs dos vestgios materiais enterrados no solo, projeto que se liga a arqueologia visando reconstituir sociedades desaparecidas. Antropologia lingustica: estuda a linguagem onde atravs dessa poderemos extrair valores, preocupaes, sentimentos, pensamentos, expresses de indivduos que compem tal sociedade. Antropologia psicolgica: consiste nos estudos dos processos e do funcionamento do psiquismo humano. Antropologia social e cultural (ou etnologia): abrange tudo que constitui uma sociedade sua economia, tcnicas, organizao poltica e jurdica, sistemas de parentesco, sistemas de conhecimento, crenas religiosas, lnguas, psicologia e suas criaes artsticas. Estudo que no objetiva o levantamento sistemtico desses aspectos, e sim em mostrar a relao entre si prpria e a sociedade.

O ESTUDO DO HOMEM EM SUA DIVERSIDADE

A antropologia o estudo de todas as sociedades humanas, a cultura da humanidade como uma diversidade histrica e geogrfica. Visando constituir os arquivos da humanidade em suas diferenas significativas, ela inicialmente privilegiou as reas de civilizao exteriores nossa.

Devemos reconhecer que o conhecimento antropolgico de cada cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas e que somos uma cultura possvel entre muitas, mais no nica, Implicando um descentramento radical provocando uma ruptura com a ideia de que existe apenas um centro do mundo.

DIFICULDADES 1)A primeira dificuldade se manifesta ao nvel das palavras. Etnologia ou antropologia? Etnologia mais usada pelos franceses, insiste na pluralidade irredutvel das etnias. Antropologia mais usada pelos pases anglo-saxnicos, e diz respeito ao estudo das instituies e costumes. 2)A segunda dificuldade diz respeito ao grau de cientificidade que convm atribuir antropologia, pois o objeto da mesma natureza do sujeito que o estuda. Para resolver esta questo, props-se encarar a sociedade como sistema natural, ento a antropologia seria uma cincia natural, j outros preferem encarar a sociedade como sistema simblico, ento a antropologia seria uma espcie de arte. 3)Uma terceira dificuldade provm da relao ambgua que a antropologia mantm com a Histria. Uns so contra uma relao muito ntima, enquanto outros alegam que esta relao pode gerar bons frutos, como os de Gilberto Freyre. 4) A quarta dificuldade provm das oscilaes da antropologia. Se ela seria til e em que. Ela foi usada desde sempre nas colonizaes. E se o antroplogo deveria atuar para transformar a sociedade em que vive posio a qual Laplantine se mostra contrrio. Porm, reconhece duas urgncias: a) Preservao dos patrimnios culturais locais ameaados; b)anlise das mutaes culturais impostas pelo desenvolvimento extremamente rpido de todas as sociedades contemporneas. 5) A quinta dificuldade diz respeito ao tamanho deste estudo, pois a antropologia hoje muito rica, diversificada e fica difcil abranger todas as suas reas. Finalmente, afirma que este estudo para apreciao de todos, antroplogos ou no.

Conclui-se que o estudo de Laplantine foi de grande importncia para o crescimento da antropologia, pois levantou questes, encontrou respostas, principalmente quando ele fala sobre as dificuldades da antropologia quando ela sofre uma crise de identidade, mais na frente surge uma pergunta. Etnologia ou antropologia? da pra frente que ele encontra suas respostas.

You might also like