You are on page 1of 5

Faculdade de tecnologia e cincias FTC ead Curso: Pedagogia Disciplina: Estudo da linguagem Oral e Escrita na Educao Infantil.

Circuito: 10 Componentes: Ana Carolina Matutino Ana Lcia de Oliveira Claudiane de Oliveira Medeiros Marinalva Novais Pereira Raquel Barbosa dos Santos Renilda Rodrigues Pires Sidlia Rodrigues Dias Silvana Neves de Souza Bispo

iraquara Projeto: Linguagem Oral e escrita

Tema: Chapeuzinho Vermelho 1. Justificativa

Ao entrar em contato com diferentes contos, alem de adquirir a competncia para reconhecer esse tipo de texto, o aluno se transporta para o mundo da fantasia, dos conflitos entre o bem e o mal, tem a oportunidade de descobrir o Era uma vez. Produto finalDramatizao.

2. Objetivo

Desenvolver a linguagem oral e escrita Conhecer o gnero literrio (conto) Desenvolver as comunicaes verbais, gestuais e a memria auditiva, propiciando as crianas variadas situaes de comunicao oral e escrita, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos. Proporcionar situaes de leitura, ainda faam de maneira convencional. Estabelecer situaes entre a fala e a escrita. Desenvolver procedimentos de leitura e hipteses sobre a escrita. Identificar elementos do livro: personagem, cenrio, desfecho, autor, editora, capa, titulo. Aperfeioar a criatividade para a narrativa.

3. Contedos

Enredo das histrias infantis em livros; Leitura das historias pelas crianas; Brincadeiras e dramatizaes das historias; Reconto das historias; As mesmas histrias em vdeos; Rimas que fazem partes da historia;

O que so personagens, sua identificao e caracterizao; Interesse por ouvir histrias; Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar sua vez; Confiana para expressar-se verbalmente, contando uma historia; Reconhecimento das caracterizaes boas ou ms dos personagens;

4. Desenvolvimento

1- Aula: Som ambiente, alunos sentados espera do professor. O professor entra com os bonecos dos personagens do historia. Convidar os alunos para o circulo no cho. Abrir a roda de conversa, questionando.

- Vocs sabem o que isto que estou mostrando? - Vocs conhecem a historia de chapeuzinho vermelho? Vocs sabiam que existem varias verses? - Onde foi que vocs ouviram a historia? - Quem contou? - Vocs gostaram? - Querem ouvir novamente?

1. O professor apresenta o projeto linguagem e escrita (Chapeuzinho Vermelho) dizendo eles que iremos trabalhar com o mesmo durante algumas semanas.
2. Solicitar que os alunos contem a historia Chapeuzinho Vermelho para

a classe a 1 verso. 3. Levar para a classe diversos livros que contem a historia, deixando-os no cantinho da leitura. Convidar as crianas a l-los.
4. Trazer os livros para a roda, dispondo-os no centro e perguntando

quem conhece a historia, o que lembra dela. Pedir-lhe que tentem cont-la, para avaliar seu grau de conhecimento desta. O reconto poder ser coletivo, com o grupo se ajudando.

5. Pedir as crianas que desenhem o que se lembram, da historia.


6. Num outro memento, trazer para a hora da histria a verso que

iremos trabalhar, deixando as outras ainda disposio das crianas. cont-la para as crianas. Repetir o conto periodicamente.
7. A cada vez em que contar a historia, ir omitindo palavras, deixando

as crianas completarem as frases. Perguntar o que acontece depois. Transferindo cada vez mais s crianas a tareia de contar a histria.
8. Trazer para a classe bonecos que permitam encenar a historia: Contar

a histria usando os bonecos, e permitir que eles o faam. Essa atividade tambm devera repetir- se outras vezes. 9. Pedir s crianas que desenhem os personagens da histria. 10. Fornecer as crianas uma cpia de Xerox de uma das verses da verses da historia que estamos utilizando. Ela dever ser levada para casa, para que eles ensaiam o reconto. Envolver a famlia nesse desafio. 11. Convidar o grupo a contar histria seguindo a verso que preparou em casa. Obs: Essa seqncia serve para todas as verses a serem trabalhadas.
12. Pedir as crianas que desenhem os personagem da historia. 13. Montar com as crianas um flanelgrafo com todos os personagens

da histria, para que possam utiliz-lo como ilustrao para o reconto. Eles pintaro e recortaro os desenhos dos personagens. Colaro atrs das figuras um pedao de lixa para elas fiquem aderidas ao painel de feltro. Podero tambm desenhar arvores, sol, flores, etc. como cenrio para a histria. 14. Contar a historia utilizando o flanelgrafo. 15. Preparao para a dramatizao. - Distribuir os papeis com as falas dos personagens para que os participantes possam memorizar suas falas. - Realizar os ensaios vrias vezes desde a leitura dramatizada do texto a encenao. 16. Convidar as outras turmas da escola para que possam assistir a apresentao.

Produo textual: 5. Formar um circulo com os alunos, explicando como ser realizada a produo.

6. Orientar os alunos par que contem a histria passo a passo para que o professor

escreva na lousa. Obs: O professor far intervenes ajudando no que for necessrio para uma boa produo. 7. Ao passo que escrever o professor dever voltar sempre lendo do inicio para que os alunos se est bom ou se precisa mudar algo no texto.
8. Ao trmino, fazer uma leitura Don texto com clareza, com a ajuda dos alunos.

Avaliao Continua durante o desenvolvimento do projeto, apreciao e verificao das atividades desenvolvidas de acordo com os objetivos.

You might also like