You are on page 1of 4

A hora do jogo diagnstica

Objetivo: conhecer e compreender a realidade da criana, j que a atividade ldica sua forma de expresso natural. - hora de jogo diagnstica x hora de jogo teraputica. Disposio dos brinquedos: produo da criana. caixa continente depositrio da

- seleo de brinquedos brinquedos estruturados e no estruturados. - Cuidado para a criana no destruir o material pode gerar culpa e sentir que o entrevistador pode ser destrudo por seus impulsos agressivos. Instrues: espao, tempo, definies de papis, finalidade e limitaes deixar claro os motivos da consulta, embora os pais j tenham sido orientados para que o faam. Papel do psiclogo: observar, compreender e cooperar com a criana. Sinalizar aspectos dissociados manifestos da conduta, sem interpretar (latente). Estabelecer limites caso no siga o enquadre. O papel do psiclogo cooperar com a criana. Transferncia e contratransferncia: o brinquedo permite que a transferncia se amplie e se diversifique para estes objetos intermedirios neles o paciente depositar parte de seus sentimentos representantes de diferentes vnculos com objetos de seu mundo interno. Quanto contratransferncia o psiclogo deve discriminar suas motivaes e impulsos, para que no interfira na anlise compreensiva da conduta ldica da criana. Analisar os seguintes indicadores: 1. Escolha de brinquedos e brincadeiras: - Como interage com os brinquedos observa, evita, aproxima-se, destri, dependente, irrupo catica... - De que tipo de brinquedo se aproxima no primeiro contato.

- Seu jogo tem comeo/meio/fim, est de acordo com sua idade cronolgica? . 3 anos jogo egocntrico ateno concentrada na investigao do objeto e sua manipulao. . 4 aos 7 anos maior aproximao com o real, crescente preocupao com a veracidade da imitao. Pode pedir ao psiclogo que assuma um papel complementar ao seu. Expressa intencionalidade ao realizar uma tarefa. . 7 a 11 anos papis prximos a realidade, brincadeira mtua e conscincia da alterao de regras, dramatizam cenas cotidianas. - Observar a linguagem que a criana utiliza. 2. Modalidade de brincadeiras: cada indivduo tem uma modalidade, um jeito de lidar com as experincias do dia a dia, que o caracteriza, assim tambm no brincar. - Plasticidade a capacidade de expressar seus contedos internos de maneira criativa. - Rigidez repeties tanto nas brincadeiras quanto verbalizaes e gestos, com o objetivo de controlar a identificao projetiva no depositrio com a inteno de se preservar brincadeira montona e pouco criativa, (crianas neurticas). - Estereotipias e perseverana desconectado do mundo externo - nica finalidade descarga, (crianas psicticas, leses orgnicas). 3. Personificao: capacidade de assumir papis de forma dramtica, imitar. Difere conforme a idade, crianas pequenas imitam irmos, pais, crianas maiores imitam figuras imaginrias - super heris, fadas, monstros... Possibilita a elaborao de situaes traumticas, a aprendizagem de papis sociais e o ajuste da sua conduta em funo disso favorece o processo de socializao e individuao. 4. Motricidade: levar em conta o estgio evolutivo da criana, observar a funcionalidade motora e as possveis interferncias de fatores psicolgicos e ambientais. Um bom uso do corpo produz prazer e resulta num fortalecimento egico.

- alguns aspectos: possibilidades de encaixe, lateralidade, deslocamento, preenso e manejo, alternncia de membros, movimentos voluntrios e involuntrios, movimentos bizarros, ritmo, hipersinesia, hiposinesia. - desenvolvimento neurolgico, fatores psicolgicos e ambientais (ex. falta de estimulao) 5. Criatividade: capacidade do ego de experimentar o novo e tolerncia a frustrao: . tolerncia demais pobreza interna . tolerncia de menos (intolerncia) imaturidade egica, no pode adiar os desejos insatisfeitos. 6. Tolerncia a frustrao: necessrio perder algo para adquirir coisas novas e obter crescimento o que resulta em equilbrio emocional adaptativo e maturativo do ego. 7. Capacidade simblica: atravs do brincar a criana acessa s fantasias inconscientes. - observar: riqueza expressiva, capacidade intelectual, qualidade do conflito psicosexual e como expressa-o atravs do brinquedo. 8. Adequao realidade: permite-nos avaliar as possibilidades de adaptao do ego como a criana chega, como se separa da me, aceita as regras, se recusa a brincar, a tirar o psiclogo do papel? 9. O brincar da criana psictica: apresenta dificuldade de brincar devido a sua dificuldade de simbolizar significante e significado so a mesma coisa. Essa dificuldade vai desde a inibio total ou parcial do brincar at a desorganizao da conduta. Brincadeiras cruis superego primitivo Ego desorganizado mecanismos de defesa primitivos projeo macia e o splitting. Perseverana/estereotipias na conduta verbal e pr-verbal.

10. O brincar da criana neurtica: capacidade simblica desenvolvida utiliza uma srie de condutas defensivas que resultam num empobrecimento egico, cujas caractersticas dependero das reas afetadas fica limitada a capacidade de aprendizagem e as possibilidades criativas que dependem de uma sntese egica adequada. - outra caracterstica o baixo limiar de tolerncia a frustrao ou superadaptao ambas manifestaes de fraqueza egica superego severo. 11. O brincar da criana normal: possibilidade de atravessar situaes conflitivas naturais do desenvolvimento enriquecida, pois conta com as possibilidades egicas, para elaborao de perdas e novas aquisies prprias do crescimento. Equilbrio interno entre fantasia e realidade, possibilidades criativas e portanto reparatrias permitem-lhe aprender com a experincia.

You might also like