You are on page 1of 17

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS PUCGO DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA CBB

APOSTILA I BIOQUMICA III

DISCIPLINA: CBB 3243 BIOQUMICA III DOCENTE: IVANISE CORREIA DA SILVA MOTA

2009
1

SUMRIO 1. Histrico...................................................... ...............................................03 2. Gliclise...................................................... ................................................04 3. Ciclo de Krebs.......................................................... .................................08 Via das Pentosesfosfato......................................................... ...............11 Bibliografia.................................................. ................................................14

4.

5.

HISTRICO
Em 1860, Loius Pasteur observou e descreveu o processo de fermentao como um processo indissoluvelmente ligado s clulas vivas. Em 1897, Hans e Eduard Bchner pesquisavam como conservar extratos de levedura isento de clulas, sem utilizar anti-spticos. Experimentaram ento a sacarose, como substncia conservadora e o resultado foi uma fermentao com rpida produo de lcool. Em 1905, Arthur Harden e William Young, ao unirem glicose com extrato de leveduras observaram uma rpida e breve fermentao, contudo, ao adicionarem fosfato inorgnico (Pi) o processo fermentado continuava. Posteriormente, isolaram a frutose 1,6 bisfosfato, chegando a outros compostos presentes na degradao da glicose. A via glicolitica completa foi elucidada por volta de 1940. Vrios foram os cientistas que contriburam para o esclarecimento da via entre eles: Gustav Embdet, Otto Meyerhof, Carl Neuberg, Jacob Parnas, Otto Warburg, Gerty Cori e Carl Cori. Nos organismos superiores o processo de produo de energia a partir da oxidao dos alimentos composto por 03(trs) estgios de gerao de energia: # 1 As molculas maiores dos alimentos sofrem quebras na sua estrutura molecular at se tornarem unidades menores, gerando
3

ento os osdeos que sero hidrolisados`a oses, as protenas a aminocidos e os lipdeos a glicerol e cidos graxos. # 2 A gliclise numerosas molculas de glicose so degradadas a unidades simples, gerando energia utilizvel na forma de alguns poucos ATP e exercem papel central no metabolismo. # 3 Ciclo de Krebs ou Ciclo do cido ctrico e fosforilao oxidativa Momento de degradao dos alimentos de maior produo de energia(mais de 90% de ATP).

GLICLISE

A maioria dos tecidos tem alguma necessidade de glicose, por esta razo, a gliclise a principal via do metabolismo da glicose, ocorrendo no citosol de todas as clulas. A capacidade da gliclise de produzir ATP na falta de oxignio permite que o msculo esqueltico trabalhe em nveis elevados mesmo na falta de oxignio. A concentrao de glicose na corrente sangunea mantida a nveis sensivelmente constantes. A glicose entra nas clulas por difuso facilitada. Este processo no permite a acumulao na clula de concentraes de glicose superiores s existentes no sangue, consequentemente tem de manter glicose em seu interior, sendo realizado por modificao qumica da glicose pela enzima hexoquinase:

A membrana celular impermevel glicose-6-fosfato, que pode por isso ser acumulada na clula. A glicose-6-fosfato ser utilizada na sntese do glicognio (uma forma de armazenamento de glicose), para produzir outros compostos de carbono na via das pentoses fosfato, ou degradada para produzir energia - gliclise. Para poder ser utilizada na produo de energia, a glicose-6fosfato primeiro isomerizada a frutose-6-fosfato. A frutose-6-fosfato depois fosforilada a frutose-1,6-bisfosfato. Este o ponto de noretorno desta via metablica: a partir do momento em que a glicose transformada em frutose-1,6-bisfosfato no pode ser usada em nenhuma outra via.

Seguidamente, a frutose-1,6-bisfosfato clivada em duas molculas de trs carbonos cada:

Estas duas molculas (dihidroxiacetona fosfatada e gliceraldedo-3-fosfato) so facilmente interconvertveis por isomerizao. Portanto, basta uma via metablica para degradar as duas. por esta razo que a glicose-6-P foi isomerizada a frutose-6-P: Os aldedos tm potenciais de oxidao-reduo bastante baixos A reao de oxidao do gliceraldedo-3-fosfato pelo NAD+ bastante espontnea. uma reao to exergnica que pode ser usada para produzir ATP . A produo de ATP feita em dois passos. No primeiro, d-se a oxidao do gliceraldedo-3-fosfato e a fosforilao do cido produzido.

Os cidos fosforilados (tal como os fosfoenis e os fosfoguanidinos) tm grupos fosfatos bastante energticos: a sada do grupo fosfato d origem a espcies muito mais estabilizadas por ressonncia. O grupo fosfato do carbono 1 do 1,3-bisfosfoglicerato pode por isso ser transferido para ADP, produzindo ATP. O 3-fosfoglicerato isomerizado a 2-fosfoglicerato, que depois de desidratado e. perder H2O d origem a um fosfoenol:

Devido ao seu elevado potencial de transferncia de fosfato, o fosfoenolpiruvato pode transferir um fosfato o ADP:

Na gliclise gastam-se portanto dois ATP (primeira fase at a formao das duas molculas de gliceraldedo-3-fosfato), e produzem-se quatro ATP. O NAD+ tem de ser regenerado, caso contrrio a gliclise pra, uma vez que substrato de uma das reaes. Em condies aerbicas, o NADH transfere os seus eltrons para a cadeia transportadora de eltrons. Na ausncia de O2 o NADH transfere os seus eltrons para o prprio piruvato, dando origem a lactato. o que se denomina fermentao : um processo em que o aceitador final dos eltrons provenientes da degradao um produto orgnico da prpria degradao.

Regulao Hexoquinase - Inibda pelo prprio produto Glicose-6-fosfato. Fosfofrutoquinase - Principal enzima no controle da via glicoltica, altos nveis de ATP e citrato exercem inibio. Outro agente a inibi-la H+. estimulada por frutose-6-fosfato, AMP e ADP. Piruvatoquinase - Controla o final da via que gera ATP e piruvato. O ATP e o acetil-CoA a inibe.

CICLO DE KREBS

O piruvato produzido na gliclise ainda contm bastante poder redutor .Este poder redutor vai ser aproveitado pela clula no Ciclo de Krebs ou Ciclo do cido Ctrico, ocorrendo no interior mitocondrial. Em primeiro lugar, o piruvato utilizado para produzir acetil-CoA, que uma forma ativada de acetato.

Nesta reao intervm a piruvato desidrogenase. uma enzima bastante complexa, que contm bastantes cofatores: lipoamida, FAD, coenzima A. A hidrlise do acetil-CoA bastante exergnica, pelo que a sua formao exige energia. Essa energia provm da descarboxilao do piruvato A energia proveniente de descarboxilaes frequentemente usada pela clula para empurrar um equilbrio no sentido da formao de produtos. Na primeira reao do ciclo de Krebs, o acetil-CoA adicionado a oxaloacetato, dando origem a citrato, numa reao de adio aldlica. A hidrlise do tioster ajuda a deslocar o equilbrio no sentido da formao de produtos:

O citrato depois isomerizado a isocitrato. Este ento descarboxilado a a-cetoglutarato. Se o citrato no tivesse sido isomerizado a isocitrato antes da descarboxilao, esta produziria um composto de carbono ramificado, mais difcil de metabolizar.
10

Tal como o piruvato, o -cetoglutarato um -cetocido, i.e., possui um grupo carbonilo adjacente ao grupo cido carboxlico. portanto de prever que reaja exactamente como o piruvato, i.e., que a sua descarboxilao fornea energia suficiente para que se forme uma ligao tioster com a coenzima A A enzima responsvel por esta reao, a -cetoglutarato desidrogenase,.

A ligao tioster do succinil-CoA bastante energtica. A sua hidrlise vai constituir o nico ponto do ciclo de Krebs onde ocorre produo direta de ATP (ou equivalente).

O succinato , tal como o oxaloacetato, um produto com quatro carbonos. A parte final do ciclo de Krebs consiste em regenerar o oxaloacetato a partir do succinato. O succinato primeiro oxidado a fumarato, pelo complexo succinato desidrogenase (tambm denominado complexo II), que se encontra na face matricial da membrana interna da mitocndria. A oxidao de ligao simples a dupla (alcanos a alcenos) tem um potencial demasiado elevado para que os eltrons possam ser aceites pelo NAD+ . A clula utiliza
11

portanto FAD como aceitador destes eltrons. A hidratao do fumarato produz malato, que depois oxidado a oxaloacetato, completando o ciclo. Uma seqncia semelhante de reaes ocorre na -oxidao dos lipdeos.

O resultado do ciclo de Krebs portanto: Acetil-CoA + oxaloacetato + 3 NAD+ + GDP + Pi +FAD oxaloacetato + 2 CO2 + FADH2 + 3 NADH + 3 H+ + GTP Regulao Piruvato desidrogenase Inibida pelo prprios produtos: acetil-CoA e NADH, estimulada pelo on clcio. Citrato sintase Inibida pelo citrato, NADH e succinil-CoA. Isocitrato desidrogenase e a-cetoglutarato desidrogenase Inibidas por NADH e succinil-CoA e estimuladas por on clcio. A isocitrato desidrogenase tambm inibida por ATP e estimulada por ADP.

VIA DAS PENTOSES-FOSFATO:

12

Para realizar o seu anabolismo, a clula no precisa apenas de energia (ATP): tambm precisa de poder redutor, sob a forma de NADPH. O NADPH produzido durante a oxidao da glicose-6-fosfato por uma via distinta da gliclise, a via das pentoses-fosfato ou desvio da hexose-monofosfato. Esta via muito ativa em tecidos envolvidos na biossntese de colesterol e de cidos gordos (fgado, tecido adiposo, crtex adrenal, glndulas mamrias). Esta via tambm produz ribose-5-P, o acar constituinte dos cidos nucleicos. A glicose-6-fosfato primeiro oxidada no seu carbono 1, dando origem a uma lactona (um cido carboxlico cclico). Os eltrons libertados so utilizados para reduzir uma molcula de NADP+. O anel ento aberto por reao com gua:

13

A descarboxilao do gluconato liberta dois eltrons, que vo reduzir outra molcula de NADP+. Obtm-se assim um acar de 5 carbonos, a ribulose-5-fosfato, que por isomerizao transformado em ribose-5-P.

O que se passa a seguir depende das necessidades da clula: se a clula s precisar de NADPH e no precisar de ribose-5-P esta poder ser reaproveitada. Isto feito atravs de 3 reaes. Na primeira, a ribose-5-P recebe dois carbonos da xilulose-5-P (obtida por epimerizao da ribulose-5-P):

Seguidamente, so transferidos trs carbonos da sedoeptulose7-P para o gliceraldedo-3-P:

14

Por transferncia de dois carbonos da xilulose-5-P para a eritrose-4-P, forma-se outra molcula de frutose-6-P e uma molcula de gliceraldedo-3-P:

O balano destas ltimas reaes : 2 xilulose-5-P + ribose-5-P -----> 2 frutose-6-P + gliceraldedo-3-P A frutose-6-P e o gliceraldedo-3-P podem ser utilizados na gliclise para produo de energia, ou reciclados pela gliconeognese para formar novamente glicose-5-P. Neste ltimo caso, atravs de seis ciclos da via das pentoses-fosfato e da gliconeognese uma molcula de glicose-6-P pode ser completamente oxidada a seis molculas de CO2 com produo simultnea de 12 molculas de NADPH. Quando as necessidades de ribose-5-P so superiores s de NADPH, esta pode ser produzida por estas reaes a partir de frutose6-P e gliceraldedo-3-P. Regulao
15

O fluxo determinado pela velocidade da reao da glicose-6fosfato-desidrogenase, que controlada pela disponibilidade de NADP+.

BIBLIOGRAFIA

*CAMPBELL, MARY K. Bioqumica, 3. ed. Porto Alegre:Artmed, 2000. *CHAMPE, P. C., HARVEY, R. A., FERRIER, D. R. Bioqumica Ilustrada. 3. ed.Porto Alegre: Artmed, 2006. * CONN, E. E.; STUMPF, P. K. Introduo a bioqumica. 4 ed. Traduo de J. R. Magalhes; L. Mennucci. So Paulo: Edgard Blcher, 2001. 525 p. Traduo de: Outlines of biochemistry. *DEVLIN, T.M. Manual de Bioqumica com Correlaes Clnicas. 4. ed. So Paulo:Edgard Blcher Ltda, 2000. *KOZLOSKI, G. V. Bioqumica dos ruminantes. Santa Maria: UFSM, 2002. * LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princpios de bioqumica. Traduo de W.R. Loodi, e A.A. Simes. So Paulo: Sarvier, 2003. 839 p. Traduo de: Principles of biochemistry

16

* VIEIRA, E.C.; GAZZINELLI, G.; MARES-GUIA, M. Bioqumica celular e biologia molecular. 2 ed. So Paulo: Atheneu, 2006. 360 p.

17

You might also like