You are on page 1of 4

10/2/2011

Metania

Ne-poesia
Capa Meu Dirio Textos udios/Voz E-books Perfil Livro de Visitas Contato

Um Mergulho no Inconsciente...

Textos
:: Todos > Artigos

Metania.
O ser humano, complicado e surpreendente, comea a vida flutuando num mar interior. O tero, nosso primeiro meio ambiente, cria um espao escuro e acolchoado pela bolsa dgua, que se expande enquanto crescemos at o nascimento. Cada um de ns comea sua histria geneticamente codificada nesse lugar de inconscincia. Nesse estado, conhecemos e concebemos em nosso inconsciente, uma ligao profunda com o universo, e a histria da evoluo da humanidade como produto do universo. Nascemos e ganhamos um nome, pelo qual seremos chamados pelo resto da vida. No nos dada chance de escolher, nem o nome, data, horrio de nascimento, nem tampouco os nossos pais. At h quem diga mais; que ultrajante at nem sequer sermos consultados, se queremos mesmo nascer e viver neste mundo (.......) - e que em alguns momentos pode ser to assustador . E da em diante, somos designados coexistir com o ambiente, instituies e as pessoas que nos cercam, e tudo isto ento vai se tornando o primeiro grande ciclo de nossas vidas. Metania uma palavra de origem grega e significa arrependimento converso (tanto espiritual bem como

recantodasletras.com.br/visualizar.

1/4

10/2/2011

arrependimento, converso (tanto espiritual, bem como intelectual), mudana de direo e de mente; carter trabalhado e evoludo. Na psicologia Junguiana pontuamos como Metania ao Segundo ciclo da vida. Mas quando ser que cruzamos esta linha divisria entre a primeira e a segunda metade da vida? H uma demarcao clara para esse segundo nascimento? Normalmente, depois dos trinta anos, comeamos a fazer um balano das nossas escolhas, se o que estudamos se converteu (bem ou mal)no emprego que atuamos, se nossos relacionamentos so como sonhvamos. Se o casamento, ou filhos nos fazem felizes, j que o que nos norteou at ento foi a busca de realizaes, de desejos, posies, status, profisso, relacionamentos, casa, carros, e bens materiais. De agora em diante se inicia um perodo em que comeamos a nos voltar pra dentro de ns mesmos, e nesta introspeco, nosso psiquismo passa por profundas transformaes, pois as perdas agora j mais presentes no nosso cotidiano, comeam a ser os sinais que a vida nos d, de que somos seres apenas de passagem. E esta finitude agora j mais real comea a nos perturbar.(Neste

Metania

perodo podem eclodir severas depresses na tentativa da alma se organizar e se fazer notar).

E a contabilidade do que temos, do que somos, dos dbitos, dos crditos e do saldo daquilo que fizemos de ns mesmos, com o que queremos ser de verdade, comea a se evidenciar nas negociaes que fazemos com nossos projetos, com nossas metas, ou expurgando clusulas do nosso contrato com a vida, ou acrescentando e modificando outras, em acordos permeados de muitas angstias. Um sentimento de propsito e de valores espirituais emergem, e podem ser um substrato pra que a auto aceitao diante de fracassos e erros possam ser acolhidos com serenidade e auto complacncia. O si - mesmo comea a substituir o ego em sua funo central, e este florescimento brota agora no inconsciente. O si - mesmo abrange todos os potenciais no desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Toda a vida no vivida eclode, de modo que agora muito mais
recantodasletras.com.br/visualizar. 2/4

10/2/2011

uma vida que flui de dentro, ao invs da continuao ou uma adaptao ao mundo externo. Nesta etapa , alcanamos o topo da escada e fazemos a descoberta muitas vezes de que a escada est apoiada no telhado errado, mas preciso ter a certeza, de que ainda temos tempo pra podermos olhar para trs, consertar e comear de novo. E muitas perguntas ressoam...e fazem eco querendo respostas. Como o Ego que construmos na primeira metade da vida? Qual o lado no vivido que agora vem a tona? Como posso compreender as energias dos vcios que suprimi? Como posso fazer isto e no ser inundado pelo meu inconsciente, perdendo meu ego duramente construdo? Como posso encontrar minha prpria sombra? (o que nem conheo de mim mesmo ainda? ) Pela abordagem da Psicologia Junguiana, um lugar importante onde podemos encontrar estas respostas prestando ateno nos nossos sonhos, j que nossa vida psquica formatada com imagens, estas imagens onricas, podem ser fortes e intensas, quando no angustiantes pesadelos podem ser vivenciados, e se lembrados ao acordar, podem ser subsdios nestes enfrentamentos com a vida de repente to paradoxal e contundente. Para todos ns, a transio da meia idade ou metania- o chamado para responder ao esprito, o ponto crtico de nossas vidas. Quando passamos a ouvir e observar nosso organismo, o "equilibrio", j no fica to distante de ns. Nossas insatisfaes.....ja se tornam secundrias.... e a verdadeira metania se inicia! E uma nova estao nasce, com a luz que agora depende apenas de ns a intensidade , bem como o foco a ser iluminado.
Teresa 27.06.2009 Links com textos subsdios para entendimento dos Sonhos que podem ser
freqentes na Metania da vida: Sonhos Erticos - O que significam? Sonhar com Dentes-O que significa? Sonhar com Morte - O que significa?

Metania

recantodasletras.com.br/visualizar.

3/4

10/2/2011
Ne poesia

Metania

Copy right 2009. Todos os direitos reserv ados. Voc no pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras deriv adas nem f azer uso comercial desta obra sem a dev ida permisso do autor.

M s ic a: O nly T ime( M etania) - L oreena M c k

Publicado em 27/06/2009 s 17h12

Indique esta leitura para amigos Comentrios


19/04/2010 07:16 - Claudio Poeta C omo sempre, timo artigo, Teresa! Parabns, minha amiga - Abrao

24/02/2010 16:40 - Rosangela Poucas vezes um texto revelou tanto sobre as minhas ansiedades e inseguranas quanto este, obrigada.

23/12/2009 07:52 "C omear de novo, e contar comigo, vai valer a pena, ter amanhecido"....A certeza de que podemos recomear, brota da coragem primordial da insatisfaao do que fizemos de ns. A certeza de que podemos sim, mudar, depende da coragem de quebrar os grilhoes do medo, rasgar as barras da prisao do ego. Que loucura, eu sempre leio os teus textos sincronicamente, maravilhada, no momento certo Filizzzz Natal!

28/06/2009 17:27 - Nuno Lago Excelente, Teresa!!! A primeira vez que encontro uma definio clara e construtiva de Metania. Leitura de 5 estrelas!!! E um livro est a ganhar forma e substncia... E comeo a verificar que ainda sou mais sonho do que j me via... (sorriso) Beijos.

28/06/2009 08:46 - jos cludio Cac Bingo! Eureka! Achei! Obrigado! bom dia, no, um LINDO DIA! paz e bem. Exibindo 5 de 7 comentrios Comentar Ver mais

Crie o se u prprio Site do Escritor no Re canto das Le tras

recantodasletras.com.br/visualizar.

4/4

You might also like