You are on page 1of 6

ASSPSIA E ANTISSPSIA EM CIRRGIA

DEFINIES
Esterilizao- processo pelo qual todas as formas de vida microbiana (bactrias, vrus, fungos, esporos) so eliminados. Desinfeco- um processo menos letal que a esterilizao, tem como finalidade acabar com microorganismos que produzem doenas, mas no esporos nem bactrias. Spsis- alterao de um tecido vivo pela aco de microorganismos, normalmente acompanhada de inflamao. Asspsia - evitar a sepsis. Assepsia mdica - tentativa de manter os doentes, equipa mdica e objectos o mais livre possvel dos agentes que causam infeco. Assepsia cirrgica tentativa de evitar que os microorganismos cheguem s fendas cirrgicas. Antisptico - substncia aplicada em tecidos vivos que evita a multiplicao de organismos capazes de produzir spsis. Desinfectante - substncia aplicada em objectos inanimados que evita a multiplicao de organismos capazes de produzir spsis. So agrupados em diversas categorias: lcoois (etanol, propanol), aldedos (glutaraldedo), corpos fenlicos, amnios quaternrios, derivados halogenados,etc.

DOENAS INFECCIOSAS TRANSMISSVEIS NO GABINETE DENTRIO


A boca constitui, um meio altamente sptico, o que propiciona que os profissionais de sade oral se encontrem particularmente expostos, durante a prtica clnica, a uma grande variedade de microorganismos. HEPATITE B - a doena infecciosa de maior risco para profissionais de sade oral 3 a 5 vezes superior populao em geral. Normalmente o Mdico Dentista deve vacinarse e providenciar para que se vacine o seu pessoal auxiliar. Transmisso- via percutnea, saliva, sangue. HIV - Transmisso do vrus faz-se principalmente atravs de contactos sexuais e pelo sangue, esta eventualidade particularmente relacionada com a utilizao de agulhas

contaminadas. Um possvel risco de transmisso do vrus por via oral tem despertado clima de ansiedade e preocupao. VRUS HERPES SIMPLES - Depois do vrus da hepatite B o vrus herpes simples o que apresenta maior infecciosidade no consultrio dentrio. Temos 2 tipos HSV-1, associado a doenas oculares, pele e orofaringe e o HSV-2 que infecta sobretudo a pele e as mucosas genitais, podendo ser tambm encontrado na cavidade oral. VRUS EPSTEIN-BARR - Agente causal da mononucleose infecciosa, doena confere imunidade contra reinfeco mas o vrus permanece latente na saliva. VRUS DA VARICELA-ZOSTER CITOMEGALOVRUS - Pouco resistente aos antisspticos convencionais. Transmisso por via sangunea, contactos sexuais e secrees respiratrias. TUBERCULOSE - Transmisso da tuberculose pulmonar nos consultrios dentrios para os profissionais de sade e seus auxiliares constitui um risco real.

INFECO NO CONSULTRIO DENTRIO: MEDIDAS GERAIS DE PREVENO


A infeco cruzada no consultrio dentrio pode resultar duma transmisso directa dos agentes patognicos do doente para o profissional ou do profissional para o doente e ainda duma transmisso indirecta, atravs de diversos instrumentos, equipamentos e materiais utilizados no consultrio. Histria Clnica: elaborada na primeira na primeira consulta mas deve ser actualizada nas consultas seguintes. Ao incluir os antecedentes de carcter infeccioso a histria clnica deve ser considerada como uma medida importante na preveno.

MEDIDAS GERAIS DE PREVENO RELACIONADAS COM O AMBIENTE DO GABINETE DENTRIO:


Diminuio da quantidade de aerossis O grau de infeco da leso dentria: quanto mais grave a infeco do dente em tratamento tanto maior ser o grau de contaminao de aerossis. A considerar tambm a distncia do operador em relao ao ponto de trabalho e a espessura das partculas projectadas. Diminuio de contaminao do ar no consultrio dentrio Uso de jactos mistos ar-gua (spray), nas seringas de 3 funes bastante frequente mas pode e deve ser evitado. A aspirao cirrgica de alta suco contribui para evitar a propagao de microorganismos para o ar do ambiente do gabinete. O doente deve fazer uma

higienizao com microorganismos.

clorohexidina

(0,12%)

para

diminuir

quantidade

de

Limpeza e desinfeco das superfcies Todas as superfcies tocadas pelo doente, pelo profissional de sade ou seu pessoal auxiliar e ainda aquelas sobre as quais so colocados os instrumentos utilizados deveriam ser limpas e desinfectadas antes de se iniciar o tratamento do doente seguinte. Tratamento e eliminao dos materiais utilizados Todos os materiais utilizados durante os tratamentos dentrios e que tenham entrado em contacto directo ou indirecto com sangue ou sliva devero ser colocados em recipientes descartveis para posterior eliminao. Utilizao de barreiras As superfcies do ambiente que podem ser contaminadas com sangue ou saliva, ou com quaisquer outras secrees, incluindo-se as superfcies do aparelho de raios X e as do foco de iluminao, deveriam ser protegidas com papel adequado, folhas de alumnio ou de plstico, sendo a proteco removida com mos enluvadas imediatamente aps o tratamento de cada doente. As superfcies e partes do equipamento que no possam ser protegidas com cobertura adequada, deveriam ser limpas e desinfectadas aps sesso de tratamento.

MEDIDAS DE PREVENO EM RELAO COM OS INSTRUMENTOS E COM O EQUIPAMENTO DENTRIO


As peas de mo (baixa ou alta rotao) dos equipamentos dentrios, entram na boca do doente e devem ser esterilizados antes de serem utilizados no doente seguinte. Devem ser esterilizados em auto clave ou por vapores qumicos. O mtodos em que se utiliza calor seco podem provocar danos ou mesmo avarias importantes.

MEDIDAS DE PREVENO EM RELAO AOS PROFISSIONAIS DE SADE ORAL


A utilizao de luvas e de outras barreiras tcnicas por rotina e ainda vacinao contra hepatite B constituem as principais medidas de preveno de infeco aos profissionais de sade oral.

Utilizao de luvas
Devem ser usadas sempre que se torna necessrio contactar com fluidos orgnicos ou com mucosas e ainda quando se torna necessrio contactar com superfcies ou quaisquer instrumentos e materiais que possam ter sido contaminados com aqueles fluidos.

Cuidados com as mos


Antes de calar as luvas, o operador deve lavar cuidadosamente as mos com uma soluo anti-sepsia prpria.

Utilizao de vesturio apropriado


Os profissionais de sade oral devem usar vesturio apropriado para prevenir a exposio da pele ao sangue e a outros fluidos orgnicos. Batas com mangas compridas e golas altas so as mais apropriadas para proteger o operador dos salpicos de fluidos orgnicos. As batas devem ser mudadas pelo menos uma vez por dia ou mais vezes sempre que se apresentem conspurcadas. Aps o uso, o vesturio dever ser colocado em sacos descartveis para envio lavandaria. Os barretes proporcionam uma barreira eficaz e so recomendados durante os tratamentos operatrios invasivos.

Utilizao de mscara
As mscaras devem ser utilizadas por rotina para a proteco da face e das mucosas oral e nasal dos salpicos de sangue ou de saliva, de aerossis e de gotculas. A mscara deve cobrir a boca e o nariz, aderindo s bochechas e ao mento; A mscara deve possuir propriedades filtrantes; A mscara deve ser leve; A mscara deve ser sempre considerada como um material de uso nico.

Utilizao de culos de proteco


Como os olhos esto expostos agresses fsicas e microbianas durante os tratamentos dentrios.

MTODOS DE ESTERILIZAO
i. ii. iii. iv. v. Vapor sob presso (autoclave) Calor seco (estufa) Vapor qumico Gs de xido de etileno Imerso em substncias qumicas esterelizantes

Esterilizao por calor hmido (autoclave) Quando correctamente executada promove a destruio de todos os microorganismos incluindo vrus e esporos bacterianos, uma aco que resulta de variaes simultneas de temperatura, durao de hidratao e presso. A temperatura mxima obtida nos autoclave de 134C, sendo menor que a da estufa, o que permite a introduo de instrumentos rotativos, embora aos mesmos, se tornem necessrios cuidados particulares de lubrificao, tendo assim recomendado que o autoclave deva ser usado 121C e 15 psi durante 15 minutos, comeando a contagem do tempo a partir da altura em que os instrumentos indicadores atinjam as especificaes. Existem limitaes neste mtodo, nomeadamente, quaisquer produtos ou instrumentos termo sensveis ou sensveis humidade no podem ser tratados no autoclave. Os instrumentos a introduzir no autoclave devem ser previamente embalados em mangas ou sacos prprios, termo soldveis, os quais apresentam uma das faces porosa para que o vapor possa penetrar.

Com o objectivo de minimizar os fenmenos de condensao e de optimizar a esterilizao, as embalagens devem ser colocadas nos tabuleiros do autoclave em posio vertical e de tal modo que as faces porosas de duas embalagens fiquem voltadas uma para a outra. No se deve interromper o ciclo de esterilizao. Esterilizao pelo calor seco Instrumentos grandes- 170 C- 2,5 h mdios- 170C 1-2 h pequenos- 170C 1 h Utilizao do calor seco (estufa) define um mtodo clssico de esterilizao ainda usado com muita frequncia, pois no obriga a um investimento inicial grande, tem custos de funcionamento relativamente baixos e se utilizado correctamente apresenta resultados aceitveis. No compatvel com a esterilizao de objectos plsticos, de borrachas, txteis, entre outros. Existe um grande risco de deteriorao das caractersticas mecnicas de diversos instrumentos. importante que a colocao dos instrumentos na estufa respeite um certo espao entre as diversas caixas para que o ar quente possa circular, evitando-se assim uma distribuio irregular do calor e que ocorram posteriori defeitos na esterilizao. Esterilizao por vapor qumico O vapor qumico obtido por aquecimento do formaldedo, lcoois, acetona e gua. Trata-se de um mtodo com ciclo curto ( +/- 25 min.), ausncia de fenmenos de corroso e ausncia de carbonizao dos tecidos. A faixa trmica de esterilizao verifica-se entre os 126 e os 132C com 20 a 40 psi durante 25 min. Esterilizao por gs de xido etileno Esterilizao a gs realizada com a utilizao de xido de etileno a 10% em dixido de carbono, por 10 a 12 horas ou por 8 a 10 horas a 69C. O gs utilizado inflamvel. Trata-se de um mtodo recomendvel para a esterilizao de materiais termo sensveis.

Tratamento dos instrumentos antes da esterilizao


Apenas podem ser desinfectados e esterilizados os materiais que se encontrem limpos e secos. Limpeza de ultra sons tem sido recomendada porque apresenta algumas vantagens em relao manual, mais eficaz, promove uma reduo mais significativa da formao de aerossis spticos durante a limpeza dos instrumentos, reduz tambm de modo importante, a incidncia de ferimentos com os instrumentos contaminados.

Controlo da eficcia dos meios de esterilizao


Marca com cor rosada - no passou na temperatura correcta. Marca com cor acastanhada - as temperaturas foram atingidas: esterilizao efectiva. Podem ainda ser utilizadas fitas de papel testemunho para a roupa, estas tambm mudam de cor.

Desinfeco operatria
Desinfeco das vrias superfcies existentes no gabinete dentrio, proteco do encosto de cabea, proteco das pegas do candeeiro com pedaos de folha de alumnio esterilizada, uso de sprays base de glutaraldedo a 2% ou compostos clorados a 0,2 % para prevenir a transmisso do vrus da hepatite.

Preparao da equipa operatria


Assepsia Pessoal: 1- Tcnica limpa 2- Tcnica estril

ANTISSPTICOS
Preparao das mos e braos da equipa cirrgica, antes das luvas serem caladas. Iodforos- polividona iodada efectivos contra gram + e gram -, a maioria dos vrus, M. Tubercusis, esporos e fungos. Os virs da hepatite no so sensveis aos iodforos. Em casos de executar uma cirurgia aberta devemos ter um procedimento especial: 1. Cobrir o doente com panos verdes esterilizados, o doente deve estar protegido com campo cirrgico/ bochechar com clorohexidina ou polividona iodada. 2. O mdico dentista deve estar de bata esterilizada, mscara, culos de proteco. 3. As mos devem estar ao nvel da cintura, aquando a lavagem das mos estas devem estar mais altas que os cotovelos, sero limpas com uma toalha esterilizada. 4. A mesa cirrgica com todos os instrumentos necessrios esterilizados. Devem ser utilizadas luvas esterilizadas. 5. Ao terminar o acto cirrgico os instrumentos devero ser acondicionados, mergulhados no desinfectante, lavados, ultra sons, secos e colocados em mangas e posteriormente armazenados.

Todo o material cortante dever ser colocado em recipiente especfico, que ser entregue a empresas competentes pela sua incinerao.

You might also like