You are on page 1of 39

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna1

Carlos Walter Porto-Gonalves2 Universidade Federal Fluminense, Brasil cwpg@uol.com.br


Recibido: 06 de marzo de 2008 Aceptado: 24 de junio de 2008

Artigo apresentado para debate na reunio do Grupo de Trabalho Hegemonias e Emancipaes, de Clacso, em Guadalajara, Mxico, entre 12 e 16 de agosto de 2007. 2 Doutor em Geografia, Professor do Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador do CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico e do Grupo Hegemonia e Emancipaes de Clacso. Ganhador do Prmio Casa de las Amricas 2008 no gnero Literatura Brasileira. Ex-Presidente da Associao dos Gegrafos Brasileiros (1998-2000). Membro do Grupo de Assessores do Mestrado em Educao Ambiental da Universidade Autnoma da Cidade do Mxico. Ganhador do Prmio Chico Mendes em Cincia e Tecnologia em 2004 autor de diversos artigos e livros publicados em revistas cientficas nacionais e internacionais, em que se destacam: - Geo-grafas: movimientos sociales, nuevas territorialidades y sustentablidad, ed. Siglo XXI, Mxico, 2001; Amaznia, Amaznias, ed. Contexto, So Paulo, 2001; Geografando nos varadouros do mundo, edies Ibama, Braslia, 2004; O desafio ambiental, Ed. Record, Rio de Janeiro, 2004; A globalizao da natureza e a natureza da globalizao, Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 2006 e El Desafio Ambiental, Ediciones PNUMA, Mxico, 2006.
1

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna
Resumo O artigo analisa a nova configurao geopoltica em torno da transio de matriz energtica dos fsseis (carvo e petrleo) para a biomassa (os agrocombustveis etanol e biodiesel). O artigo mostra como o Brasil se coloca como parte do novo bloco de poder tcnico-cientfico-agroindustrial-financeiro-militar-miditico mundial e como os movimentos sociais colocam novas formulaes para velhas e atuais questes como a reforma agrria. Palavras-chave: Geopoltica dos agrocombustveis. Novas territorialidades. Pensamento Subalterno.

Another Uncomfortable Truth: The New Political Geography of Energy from a Subaltern Perspective
Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense
Abstract This article analyzes the new geopolitical configuration around the transition of the energy matrix from fossil fuels (such as coal and petroleum) to biomass (such as agrocombustibles ethanol and biodiesel). This text shows how Brazil positions itself as part of the new technical-scientific-agro-industrial-financial-military-mediator world power block, and how social movements elaborate new formulations for old and new topics such as agricultural reform. Key words: geopolitics of agro-combustibles, new territorialities, subaltern thought

Otra verdad incmoda la nueva geografa poltica de la energa en una perspectiva subalterna
Resumen El artculo analiza la nueva configuracin geopoltica en torno de la transicin de matriz energtica de los fsiles (carbn y petrleo) para la biomasa (los agro-combustibles etanol y biodiesel). Este texto muestra cmo Brasil se posiciona como parte del nuevo bloque de poder tcnico-cientfico-agroindustrial-financiero-militar-meditico mundial y cmo los movimientos sociales elaboran nuevas formulaciones para temas antiguos y actuales como la reforma agraria. Palabras clave: geopoltica de los agro-combustibles, nuevas territorialidades, pensamiento subalterno.

328

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Para que as coisas permaneam iguais, preciso que tudo mude. Il Gattopardo de Lampedusa

Introduo O ano de 2007 viu o aquecimento global aparecer na grande mdia no mais impulsionada pelos ambientalistas que vinham pautando essa questo nos ltimos 40 anos. Hollywood, inclusive, se rendeu a essa verdade inconveniente laureando com um Oscar o documentrio do ex-Vice Presidente dos EUA, o Sr. All Gore. At mesmo um analista como Ignacy Sachs chegou a afirmar na abertura de um seminrio no Instituto de Altos Estudos da USP, que o aumento dos preos do petrleo havia feito pelo aquecimento global o que os ambientalistas no haviam conseguido fazer nos ltimos 30 anos. Esses dois fatos so boas pistas que podem nos ajudar a entender o que verdadeiramente est em curso: a apropriao de uma causa o aquecimento global por setores que at aqui se caracterizaram por desqualificar todos aqueles que denunciavam o problema. Entre os recm convertidos causa do aquecimento global esto, nada mais nada menos, o setor dos grandes produtores de petrleo e o dos grandes latifndios empresariais de monoculturas que hegemonizam o mundo do agribusiness. O que teria levado a essa mudana de posio? Os Estados Unidos da Amrica do Norte exerceu sua hegemonia no mundo por meio do domnio das fontes de energia fssil, base de todo o complexo sistema tecnolgico-industrial que tem no uso generalizado dos motores Otto e Diesel seu cerne. Primeiro pas do mundo a explorar comercialmente o petrleo, em 1859, exerceu, em aliana com outras potncias imperialistas ou contra elas, nesses casos por meio de seu poderio militar, o controle de reas estratgicas de jazidas de petrleo e carvo, o que lhe permitiu uma posio relativamente confortvel3. A hegemonia estadunidense, sobretudo no aps a 2. Guerra conseguiu manter o petrleo barato, pelo menos at os anos 1970 quando se d a primeira crise do petrleo impulsionada em grande parte pela onda de nacionalismos de variados matizes que cobriu a frica, a sia, a Amrica Latina e o Oriente Mdio4.
O carter relativo dessa posio sempre esteve no horizonte dos estrategistas estadunidenses. o que se pode ler num relatrio de 1928, onde se registra que os EUA responsvel por quase da produo mundial de petrleo, mas que apesar da produo gigantesca, desde 1914 o enorme consumo [80,1% dos automveis do mundo] no pde ser suprido pela produo de fontes prprias (Pahl, 1928, apud Altvater, 1995: 96). 4 Sobre o nacionalismo, Noam Chomsky teve o mrito de nos alertar para esse fato fundamental para entendermos o novo perodo que a partir da se inicia, quando o desmonte do Estado vai se tornar uma verdadeira obsesso. O fato de muitos movimentos de esquerda terem se associado s lutas de libertao nacional, no contexto da Guerra Fria, fez com que as lutas que nesse contexto se desenvolveram fossem interpretadas como se fossem lutas entre o capitalismo e o socialismo. Todavia, a crise do socialismo em finais dos anos 80, s viria confirmar, pela continuada poltica de desmonte do Estado-Nao e de qualquer veleidade nacionalista, que a desconstruo do Estado Nacional se coloca como o cerne das polticas neoliberais que nasceram junto com a crise do petrleo e tiveram sua primeira sistematizao no Chile, com a chegada dos Chicago-boys em 1976.
3

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

329

a partir desse contexto que toda uma revoluo nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia posta em curso (Porto-Gonalves, 2006) onde, cada vez mais se falar de novos materiais, de economia de uso dos recursos naturais, sobretudo os no-renovveis. Grandes corporaes (IBM, Remington-Rand, Fiat, Xrox, Ollivetti entre outras) poca chegaram a patrocinar um importante relatrio Os Limites do Crescimento, tambm conhecido como Relatrio Meadows do M.I.T. - Massachusstes Institute of Technology - onde, pela primeira vez, se fala abertamente dos limites dos recursos naturais para o crescimento econmico (Porto-Gonalves, 1983). J ali, um ecologismo empresarial comea a disputar espao no interior do movimento ambientalista. A histria dos ltimos 30/40 anos nos confirmou que capitalismo sem crescimento econmico uma contradio nos termos e, por mais que polticas de racionalizao de energia e de uso dos recursos naturais tenham conseguido algum sucesso, a demanda por recursos naturais continua aumentando exponencialmente5. Vivemos o paradoxo de ver a constituio do campo ambiental convivendo com os 30/40 anos em que mais se devastou o planeta, mesmo com toda a hight-tecnology que nos tem sido oferecida a la carte (Porto-Gonalves, 2006). A partir dos anos 1970, alguns pases conseguiram avanar tecnologicamente na busca de fontes renovveis de energia, como o caso do Brasil. Todavia, a conditio qua non capitalista, com sua lgica balizada pelas taxas de lucro (e cada vez mais pelas taxas de juros), se colocou como o maior obstculo para que uma verdadeira transio de matriz energtica se generalizasse (retomaremos esse argumento adiante). A derrota imposta aos projetos socialistas e nacionalistas conseguiu manter o petrleo barato at os finais dos anos 19906, o que tornava economicamente inviveis, ainda que necessrias, outras alternativas energticas. Considere-se, que quando os preos do petrleo andavam pela casa dos US$ 25 o barril, como antes da segunda guerra contra o Iraque, avaliava-se que o custo militar para garantir esse suprimento equivalia a US$ 75 por barril! O 11 de setembro de 2001 exacerbou esse contexto geopoltico e exps os limites do complexo corporativo tcnico-cientfico-industrial-militar-miditico que tem como cerne o controle dos combustveis fsseis7.
Aumento esse que no se d pelo crescimento demogrfico, mas, sobretudo pela fabricao capitalstica da subjetividade (Felix Guatarri). O historiador ingls E. Thompson (Thompson, 1996) afirmou que a gerao ps-anos sessenta a primeira na histria da humanidade em que os grupos de socializao primria, como a famlia e a comunidade imediata de vizinhos, perderam o poder de conformar as necessidades de seus prprios filhos para essas mquinas de fabricao da subjetividade que so os meios de comunicao. 6 Ainda que com o nus de uma interveno militar no Iraque, em 1991. 7 Enfim, por maior que seja o desenvolvimento tecnolgico e cientfico, a transformao da matria depende da energia cuja matria no produzida pelo desenvolvimento cientfico e tecnolgico, mas sim pela natureza. Houvesse a possibilidade de produzir essa matria nos prprios pases centrais com todo seu poderio cientfico e tecnolgico e a dimenso geopoltica derivada da dependncia de recursos naturais desapareceria. Considere-se que os EUA mantm 727 bases militares fora de seu territrio com um contingente de aproximadamente 300.000 militares.
5

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

330

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Os eventos que se sucederam ao furaco Katrina, em 2005, no s contriburam para assinalar o descaso da poltica estadunidense para com o aquecimento global como tambm para enfraquecer o bloco de poder que domina os EUA com fortes razes no setor dos combustveis fsseis e militar j colhendo os maus frutos de sua 2 interveno militar contra o Iraque. Tudo indica que a derrota, sobretudo poltica, da interveno militar no Iraque e no Afeganisto tenha cumprido um papel relevante nessa mudana de posio poltica, inclusive por suas implicaes na recente (2006) derrota eleitoral dos republicanos nas eleies para o Congresso dos EUA. Essa derrota poltica tem implicaes at mesmo para a manuteno dos atuais contingentes militares nas praas de guerra na medida em que os elevados preos do petrleo, em grande parte causados pela prpria interveno militar, criaram uma brutal desproporo oramentria de difcil negociao num congresso de maioria democrata. Acrescente-se, ainda, a derrota do projeto Alca e as mobilizaes em torno da reapropriao dos recursos naturais e contra as polticas neoliberais na Amrica Latina, sobretudo aps a vitria eleitoral de candidatos que, de maneira mais ou menos intensa, deram curso a essas mobilizaes8, como Hugo Chvez na Venezuela, em 1998, Nestor Kirschner na Argentina, em 2002, Evo Morales Ayma na Bolvia, em 2005, e Rafael Correa no Equador, em 2006. Tal como nos anos 1970, quando os limites naturais foram invocados como limites do crescimento pelo Clube de Roma, vemos novamente a natureza sendo invocada para justificar polticas no melhor estilo de Il Gattopardo, de Lampedusa, com sua tese de que para que as coisas permaneam iguais, preciso que tudo mude. Assim, o aquecimento global vem ganhando um novo sentido, no mais pelas razes que o movimento ambientalista invocara, mas sim dos valores e princpios estratgicos dos recm convertidos de manter-se no centro das relaes de poder9. A julgar pelo poder que esses protagonistas tm no quadro das relaes sociais-e-de-poder do capitalismo contemporneo so enormes as implicaes dessa mudana poltica. Antes de tudo, preciso ter em conta que estamos diante de um debate em torno da matriz energtica, particularmente de mudanas nas fontes de energia. E a energia, diga-se de passagem, no uma matria
Por razes que se tornaro claras a seguir, o governo Luiz Incio Lula da Silva no Brasil, eleito em 2002, se mostrar mais ambguo, ainda que mantendo aproximao com esses governos. 9 Nesse artigo no discuto as limitaes da energia da biomassa para mitigar o aquecimento global. Afora a idia, simplria, de que possa haver uma nica soluo para um problema de tal magnitude e complexidade, vrias tm sido as anlises que apontam o delrio dessa tese, entre outras pela impossibilidade de haver terras suficientes para atingir a demanda de energia, que continua crescendo. Esse um problema que passa longe dos que esto mais preocupados em aproveitar a oportunidade para fazer bons negcios com a demanda crescente de energia do que resolver o problema do aquecimento global.
8

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

331

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

qualquer, mas sim uma matria a partir da qual se transformam outras matrias. Energia a capacidade de realizar trabalho e o trabalho a capacidade de transformar a matria, ensinam-nos os fsicos10. As implicaes disso so enormes na medida em que so, ao mesmo tempo, polticas e epistmicas. At aqui o fundamento filosfico antropocntrico de tradio europia tem acentuado, direita e esquerda, o papel redentor da tecnologia como se o sistema tcnico operasse num vazio material e por fora das relaes sociais e de poder. A desconsiderao da dimenso energtico-material da dinmica econmica, que caracteriza o mainstrem da economia, se manifesta, hoje, no prprio aquecimento global como nos ensinam as leis da termodinmica (entropia). A reduo da economia ao que Aristteles chamou crematstica, isto , s relaes de preos, fez com que se subsumisse o material ao simblico, ao cifro e, assim, se confundisse as coisas da lgica com a lgica das coisas. O efeito estufa o efeito do sucesso da matriz energtica da Revoluo (nas relaes sociais e de poder) Industrial, saudada em prosa e verso como a afirmao do projeto civilizatrio eurocntrico que prometia emancipar a humanidade da natureza com a mquina a vapor. Essa questo nos remete aos limites que essa mesma matriz epistmica e poltica nos oferece. E como os paradigmas no so instituies que caem dos cus, mas, ao contrrio, so institudos por sujeitos de carne e osso no terreno das lutas sociais, disso que esse artigo trata, isto , das lutas que esto em curso no seio das relaes sociais e de poder contemporneas por meio da tecnologia de energia. H uma nova geografia poltica sendo engendrada e aqui procuraremos desvend-la luz dos ensinamentos que nos trazem os grupos subalternos. A Nova Configurao de um Velho Bloco de Poder So graves as implicaes da tese, repetida ad nauseam, que afirma que as transformaes sociais, polticas e culturais em curso no mundo nas ltimas trs dcadas so o efeito das transformaes tecnolgicas (comunicao, informtica, nanotecnologia, novos materiais, biotecnologia, a tica) sem se perguntar quem pe em movimento a revoluo tecnolgica que est em curso (Porto-Gonalves, 2006). Ou seja, a revoluo tecnolgica no se pe em movimento por si mesma, eis os limites deste fetichismo da tecnologia que v relaes entre coisas
10

O papel de destaque do Sr. Al Gore nesse novo alerta sobre o aquecimento global emblemtico do que est em curso. Afinal, a questo energtica , nos Estados Unidos, alis, como deveria ser em qualquer pas do mundo, uma questo de Estado e no de governo e, na conformao dos blocos de poder o setor energtico cumpre, por isso mesmo, um papel central. Eis a razo pela qual o Sr. Al Gore, mesmo tendo ocupado a Casa Branca junto com Bill Clinton, no assinou o Protocolo de Kyoto. Uma anlise atenta das propostas que o governo Clinton-Al Gore levava para as reunies internacionais que debatiam o assunto eram, simplesmente, inaceitveis pelos demais pases e por todos aqueles que estavam interessados em encontrar uma soluo posto que, simplesmente, eram as propostas do complexo tcnico-cientfico-industrial-militar-financeiro-miditico ligado matriz energtica fossilista.

332

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

onde h relaes entre grupos, pessoas e classes sociais. Enfim, o que est em curso no somente uma nova matriz energtica ou uma transio energtica, mas sim um rearranjo nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia. A anlise para entender o que est em curso deve partir da identificao de quem est protagonizando essa transio energtica. Em 2006, foi constituda a AIE - Associao Interamericana de Etanol - tendo como seus dois principais dirigentes o Sr. Roberto Rodrigues, ento Ministro da Agricultura do Brasil, e o Sr. Jeb Bush, ex-governador da Flrida e irmo do atual presidente dos USA11. Trata-se da conformao de uma aliana poltica, agora escala global, do que j vinha sendo forjado no Brasil desde os anos de 1970 quando, a partir da crise do petrleo, o governo ditatorial brasileiro desencadeou um programa de grande envergadura de produo de combustvel a partir de biomassa, o Prolcool. J poca, os velhos usineiros latifundirios com suas monoculturas de cana de acar, no poder a cinco sculos no Brasil, se transformaram nos grandes heris nacionais por oferecerem uma alternativa de fonte energtica crise que se instalara com o aumento dos preos do petrleo12. Novamente estamos diante de uma importante revoluo tecnolgica que surge na periferia do sistema mundo13 e, tal como a que se forjou poca colonial e que foi capaz de afirmar todo um bloco de poder que hegemonizou o mundo at o sculo XVIII, essa nova revoluo tecnolgica se ensaia como um rearranjo nas relaes-sociais-e-de-poder-por-meioda-tecnologia com o controle das novas fontes de energia. No outro o sentido da Associao Interamericana de Etanol. No Brasil, o Prolcool selou uma aliana estratgica entre os usineiros de acar, os gestores estatais, centros de pesquisa e a indstria automobilstica. Enfim, no
11 O Sr. Roberto Rodrigues agrnomo e um dos principais articuladores da ABAG Associao Brasileira de Agrobusiness entidade da qual foi presidente at ocupar o Ministrio da Agricultura convidado por Luiz Incio Lula da Silva. O Sr. Jeb Bush tem notrias ligaes com o complexo corporativo tcnico-cientfico-industrial-militar-financeiro-miditico com fortes ligaes com o setor que controla os combustveis fsseis. 12 Registre-se que no a primeira vez na histria do Brasil que essa classe se coloca a si mesma como sendo os verdadeiros heris nacionais. Desde os primeiros engenhos de cana de acar introduzidos no Brasil, em 1532, que as relaes do Estado com esse setor das classes dominantes so ntimas at porque as terras (sesmarias) que recebiam do Rei de Portugal s seriam mantidas se efetivassem a conquista territorial, objetivo maior da Coroa portuguesa. Ou seja, o interesse econmico dos Senhores de Engenho estava subordinado aos objetivos estratgicos de conquista territorial desde o perodo colonial e a desconsiderao desses fatos por uma leitura economicista da histria tem-nos impedido de entender os verdadeiros mveis da formao histrico-geogrfica do territrio. 13 Por suas implicaes epistmicas e polticas importante registrar que, mais uma vez, transformaes capazes de engendrar ciclos tecnolgicos a la Kondratieff tm sua origem na periferia do sistema mundo e no nos seus centros hegemnicos. No perodo colonial, a tecnologia de maior produtividade, os engenhos de acar, se desenvolvera na periferia do sistema mundo, primeiro no arquiplago de Cabo Verde e, depois, nos engenhos do Brasil, Cuba e Haiti. Afinal, daqui no se exportava matria prima simplesmente, como nos ensinam os livros de Histria e de Economia, mas sim produto manufaturado, como o acar. A colonialidade do saber, como se v, parte da colonialidade do poder como nos ensinam Anbal Quijano, Fernando Coronil, Arturo Escobar, Edgardo Lander, Walter Mignolo, Catherine Walsh, Silvia Rivera Cusicanqui e tant@s outr@s.

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

333

tanque de gasolina estava selada uma aliana poltica entre dois grandes setores das classes dominantes que, por meio da tecnocincia, e dos gestores estatais afirmavam sua ideologia moderno-colonizadora de cinco sculos. Afinal, somos modernos h cinco sculos! As tecnocincias, como nos ensina Pablo Gonzalez Casanova, adquirem um papel central na reproduo do capitalismo sob a hegemonia dos grandes complexos empresariais corporativos, sobretudo aps a 2 guerra mundial. Pelas dimenses que vem adquirindo o capitalismo no Brasil, a questo cientfica e tecnolgica tambm adquire enorme centralidade. Nos anos setenta, coube aos militares14 estabelecer um programa especfico de investigao de outra fonte de energia, com o Prolcool, no por razes ecolgicas, posto que, ao mesmo tempo, investiam num projeto nuclear brasileiro. A centralidade que o Estado poca assumiu foi substituda, hoje, por uma nova reconfigurao do bloco de poder em que os maiores beneficirios empresariais do regime ditatorial ganham centralidade subordinando os gestores estatais, conforme veremos a seguir. Registre-se que as ditaduras sob a tutela dos militares que cobriram a Amrica Latina nas dcadas de 1960 e de 1970 foram uma resposta conjuntura revolucionria que seguiu Revoluo Cubana quando a questo agrria ganhara relevncia pondo em xeque a estrutura de poder fundada no latifndio15. As oligarquias latifundirias souberam se mover politicamente nessa reconfigurao, inclusive afastando qualquer perspectiva de democratizao da propriedade da terra, at mesmo aquelas que os EUA havia posto em prtica como contraponto Reforma Agrria, de que o Japo e Porto Rico so bons exemplos. Ao contrrio, as oligarquias latifundirias sairo fortalecidas se associando queles que temendo a Revoluo Vermelha, que propunha transformar a estrutura social, econmica e poltica, impuseram a Revoluo Verde, de carter tcnico-cientfico. Organismos multilaterais, como a FAO e o CGIAR Consultative Group on International Agricultural Research em associao com grupos empresariais, como o grupo Rockfeller, conformaram todo um complexo tcnico-cientfico-industrial-financeiromiditico envolvendo Estados onde as classes dominantes se engajavam na luta contra a Reforma Agrria em nome do desenvolvimento contra qualquer perspectiva transformadora. A isso os cientistas polticos chamaram de modernizao conservadora.
14 O estamento militar, no Brasil, sempre viu o desenvolvimento cientfico e tecnolgico como um dos trunfos fundamentais para o exerccio do poder. Os militares protagonizaram a criao da principal instituio de investigao cientfica no Brasil, em 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico, o CNPq. Visava-se, com isso, o domnio da energia atmica, segundo eles a nica maneira de garantir a soberania nacional aps Hiroshima e Nagasaki. Em 1954, os militares se colocaram ainda como um dos principais protagonistas na campanha O Petrleo Nosso que levaria criao da Petrobrs e ao estabelecimento do monoplio sobre a explorao do petrleo no Brasil. O investimento cientfico e tecnolgico iniciado pelo Estado viria fazer da Petrobrs uma das maiores empresas do mundo e pioneira em explorao de petrleo em guas profundas. 15 No Brasil, por exemplo, as Ligas Camponesas tiveram um papel relevante antes do golpe de estado de 1964.

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

334

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

O socilogo Pablo Gonzlez Casanova em seu livro As Novas Cincias e as Humanidades: Da Academia Poltica nos chama a ateno para a complexidade que o capitalismo adquire no aps-guerra onde no lugar dos grandes trustes e cartis, com seus grandes monoplios especializados e setorializados (Thyssen, Krupp, Ford, etc...), passamos a ter grandes complexos corporativos tcnico-cientfico-industrialfinanceiro-militar-miditicos multidimensionais16. Enfim, um novo bloco de poder vem se estruturando entre ns, sobretudo, desde os anos de 1960 e 1970, e, hoje, busca tirar proveito das prprias contradies apontadas criticamente pelos movimentos sociais, como o movimento ambientalista, incorporando uma retrica ambiental procurando, assim, emprestar legitimidade a uma nova matriz energtica por meio da qual busca manter seu poder. Diante do pioneirismo poltico e tcnico que o Brasil tem na conformao dessa matriz energtica a anlise da constituio desse novo bloco de poder nos ajuda a entender o novo desenho tcnico-poltico que est se engendrando, do que a Associao Interamericana de Etanol a melhor expresso por suas implicaes geopolticas. Vejamos. Assim como o que viria a ser conhecido como polticas neoliberais, foi sendo engendrado no terreno movedio das lutas sociais, tendo se iniciado com os chicago-boys assessorando a ditadura de Pinochet no Chile a partir de 197617, o mesmo pode ser observado na conformao do novo bloco de poder que, inspirado em Pablo Gonzlez Casanova, chamo de Complexo de Poder Tcnico-cientfico-industrial-financeiromilitar-miditico. Desde os anos 1930 at os anos 1960, no Brasil, as oligarquias latifundirias fizeram valer seus interesses polticoeconmicos por meio de instituies setorializadas, tais como o IAA Instituto do Acar e do lcool - e o IBC - Instituto Brasileiro do Caf, por exemplo. Um novo desenho comea a ganhar contornos desde os anos 1960 e, depois de muito ensaio e erro, ganha sistematicidade nos anos 1990 com a criao da ABAG - Associao Brasileira de Agribusiness. Em torno de uma noo vaga e sem nenhuma consistncia conceitual, como a de agronegcio, que engloba experincias e formaes socioculturais to diversas18 que nenhum cientista social srio jamais
guisa de passagem, chamo a ateno para a mudana de paradigma do cartesianismo para a teoria da complexidade, teoria do caos, teoria dos fractais mantendo-se as relaes sociais e de poder assimtricas, ou melhor, ainda mais assimtricas. Assim, aqueles que viam na crise do paradigma cartesiano a emergncia de uma perspectiva emancipatria e libertadora tero que rever suas anlises. As novas cincias rompem com dicotomias, como a que separa sujeito e objeto, e passam a constituir uma cincia por objetivos, entre os quais conter qualquer perspectiva transformadora. Enfim, a mudana de paradigma bem pode ser la lampedusa. 17 Isso depois de trs trgicos anos em que a ditadura de Pinochet se encarregou de destruir a experincia socialista e democrtica de Salvador Allende, por meio de tortura e assassinatos. 18 Em um debate numa importante universidade brasileira um estudioso, que viria a ser um dos prceres da criao de um curso de agronegcio, afirmou, sem e menor cerimnia, que agronegcio toda prtica que envolve a venda de produtos de origem agropecuria, exemplificando, para meu espanto, que um indgena quando vendia seu produto fazia parte do agronegcio. A ideologia no podia ir mais longe.
16

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

335

ousaria coloc-las sob uma mesma rubrica, passa a se desenvolver uma nova forma de fazer poltica por parte dos grandes grupos empresariais tendo como fundamento a grande propriedade da terra concentrada e/ou subordinando pequenos produtores por meio da integrao oligopsnica, ainda aqui estimulando a concentrao da atividade com a eliminao de inmeras propriedades19. A ABAG, agindo com outras instituies, ter um papel destacado na conformao do novo bloco de poder tendo nos agrocombustveis um lugar estratgico, posto que articula um poderoso bloco de poder com a aliana de grupos industriais, financeiros, latifundirios, de intelectuais integrados e acrticos tanto nas universidades e centros de pesquisas como na mdia, da Complexo de Poder Tcnico-cientfico-industrialfinanceiro-militar-miditico. Numa consulta ao site da ABAG - http:// www.abag.com.br/ - podemos encontrar entre as 58 entidades a ela associadas, as seguintes: 1. Empresas e associaes do setor de indstrias de alimentao, nutrio animal, fertilizantes, biotecnologia e sementes: ADM do Brasil Ltda (Archer Daniels Midland Company), AGCO do Brasil, Agroceres Nutrio Animal Ltda, Agropalma S.A., Associao Brasileira da Batata ABBA, Associao Brasileira das Indstrias da Alimentao ABIA, Associao Brasileira dos Criadores de Zebu ABCZ, Associao da Indstria de Acar e lcool AIAA, Associao Nacional de Defesa Vegetal ANDEF, Bunge Alimentos S.A, Bunge Fertilizantes S.A, Caramuru Alimentos S.A., Cargill Agrcola S.A, COCAMAR - Cooperativa Agroindustrial, Companhia de Tecidos Norte de Minas COTEMINAS, Coopavel - Cooperativa Agroindustrial, Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano COMIGO, Cooperativa Agropecuria de Arax CAPAL, Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxup Ltda. COOXUP, Du Pont do Brasil S.A. - Diviso Pioneer Sementes, Federao das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul Fecoagro/Fecotrigo, Goodyear do Brasil Produtos de Borracha Ltda, Maeda S.A. Agroindustrial, Malteria do Vale S.A., Pirelli Pneus S.A., Sadia S.A., Sindicato Nacional da Indstria de Defensivos Agrcolas SINDAG, Syngenta, Unio da Indstria de Cana-deAcar NICA, Unio dos Produtores de Bioenergia UDOP, Usina Alto Alegre S/A. - Acar e lcool. 2. Empresas do setor de consultoria: Ceres Consultoria S/C. Ltda., Price Water House Coopers, a Safras & Mercado e a MRS Logstica S.A.
19 No oeste catarinense, na regio de Concrdia e Chapec, entre os anos de 1980 e 2000, a produo de sunos e de frangos viu diminuir o nmero de estabelecimentos produtores de 67.000 para 20.000 ao mesmo tempo em que via triplicar seu volume de produo.

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

336

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

3. Empresas do Setor de jornalismo e comunicaes: Agncia Estado, Algar S.A. Empreendimentos e Participaes, Globo Comunicao e Participaes S.A. e Trademaq Eventos e Publicaes Ltda. 4. Empresas do Setor financeiro: Banco Cooperativo Sicredi S.A. BANSICREDI, Banco do Brasil S.A., Banco do Estado de So Paulo S.A. BANESPA, Banco Ita, BBA S/A, Bolsa de Mercadorias e Futuros BM&F. 5. Empresas do Setor qumico: Basf S.A., Bayer S.A., Du Pont do Brasil S.A., Enovik Degussa Brasil Ltda., FMC Qumica do Brasil Ltda. e a Monsanto do Brasil Ltda. 6. Empresas do setor de mquinas e implementos: John Deere Brasil S.A., Mquinas Agrcolas Jacto S.A., CNH Latin America Ltda - Diviso Agrcola Case CE, Marchesan Implementos e Mquinas Agrcolas Tatu S.A. 7. Empresas gigantes do setor de minerao: Companhia Vale do Rio Doce e Petrleo Brasileiro S.A - Petrobrs. 8. Instituies do setor de pesquisas, sobretudo estatais: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA e a Fundao de Estudos Agrrios Luiz de Queiroz FEALQ. Assim, o complexo corporativo multidimensional de poder tornase evidente envolvendo empresas do setor agrcola e industrial (de biotecnologia, mquinas e equipamentos, qumica, de extrao mineral, inclusive de petrleo), empresas do setor financeiro, do setor de consultoria e instituies de investigao cientfica e tecnolgica e empresas do setor de comunicaes (rdio, jornal e tevs). Note-se, ainda, como esse bloco de poder se articula com alianas supranacionais envolvendo gigantes em que se destacam a Bunge, a Syngenta, a Monsanto, a Sadia, a Basf, a John Deere, a Bayer, a Du Pont, a Pirelli, a Price Water House Coopers, a Petrobrs, a Vale do Rio Doce, a Goodyear e a ADM. Sendo assim, no so os interesses nacionais que comandam as aes desse bloco de poder que, todavia, vem impulsionando a poltica dos estados por meio dessas organizaes para-governamentais que conformam essas novas formas do fazer poltico. A ABAG, juntamente com a ABEF - Associao Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos - com a ABIEC - Associao Brasileira das Indstrias Exportadoras de Carnes e com a NICA - Unio da Indstria de Cana-de-Acar so membros do Conselho Diretor do ICONE Instituto de Estudos do Comrcio e Negociaes Internacionais instituio privada criada em 2003 em resposta necessidade de prover ao governo e ao setor privado estudos e pesquisas aplicadas em temas de comrcio e poltica comercial, relacionados principalmente
universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

337

rea da agricultura e do agronegcio, cuja misso entender a dinmica global do agronegcio, da bioenergia e do comrcio exterior por meio de pesquisa aplicada, contribuindo, assim, para aprofundar a insero econmica do Brasil no mundo (Conforme o site do ICONE (http://www.iconebrasil.org.br/pt). Como se v, quatro entidades privadas ligadas a setores altamente oligopolizados, como o de carnes, o de frango, o de acar e o do lcool, sob a articulao da ABAG, fazem seus interesses especficos conduzirem a poltica externa do Brasil tendo feito, inclusive, um dos seus principais idelogos, o Sr. Roberto Rodrigues, ex-diretor da ABG, Ministro da Agricultura, alm do Sr. Luiz Furlan, ex-diretor da Sadia, Ministro da Indstria e Comrcio no governo Lula da Silva.
Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

No Brasil foi montado um complexo sistema de pesquisa20 em torno dos agrocombustveis que envolve vrias instituies, a saber: a Embrapa21 com seus quatro programas (o de Biodiesel, o de Florestas Energticas (sic), o de Etanol e o de Resduos); a ESALQ Escola Superior de Agricultura Luis de Queirs - localizada em Piracicaba SP; o PENSA Programa de Estudos dos Negcios do Sistema Agroindustrial uma organizao do tipo network que integra os Departamentos de Economia e Administrao da FEA-USP; alm do ICONE - Instituto de Estudos do Comrcio e Negociaes Internacionais - todos comprometidos num grande projeto estratgico de tornar esse setor um importante protagonista global. A importncia do agronegcio enquanto ideologia pode ser notada pela associao de, pelo menos, dois grandes grupos empresariais do setor de comunicaes ABAG, a saber, a Agncia Estado, que edita um dos jornais mais importantes do estado de So Paulo - O Estado de So Paulo e as Organizaes Globo, o maior grupo empresarial de comunicaes do pas. Sabendo-se que no h consenso entre os cientistas sobre esses temas to complexos como as implicaes derivadas da expanso dos monocultivos, dos organismos laboratorialmente modificados, da poluio qumica e pela eroso gentica, a populao tem sido vtima de informaes tendenciosas que oferecem ao pblico uma certeza tcnica e cientfica inexistente entre os prprios cientistas. Como a imprensa precisa do mito da neutralidade para se legitimar, h que se interrogar sobre a veracidade das informaes a respeito da qualidade dos alimentos
J a poca da ditadura um grande complexo de investigao tcnico-cientfica havia sido criado. Segundo o fsico Bautista Vidal, um dos principais formuladores do Prolcool, o programa chegou a envolver sob sua responsabilidade 1.600 cientistas trabalhando de maneira coordenada em todo o Brasil. 21 A Embrapa vem se destacando, entre outras, pelas pesquisas que proporcionaram a abertura das amplas regies dos planaltos centrais brasileiros, com mais de 300 milhes de hectares de savanas (cerrados), para ocupao por esse complexo corporativo latifundirio monocultor, sobretudo com a adaptao gentica de plantas de regies de clima temperado aos climas tropicais, como foi o caso da soja.
20

338

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

e dos remdios e todas as implicaes socioambientais do modelo agrrio-agrcola protagonizado pelos agronegociantes quando sabemos que grandes empresas de comunicaes esto formalmente associadas a esse complexo de poder, conforme se pode ler no site da ABAG. O Engenheiro Evandro Mantovani, presidente da Associao Brasileira de Engenharia Agrcola (SBEA) e chefe da Secretaria de Gesto e Estratgia da Embrapa, afirmou em seminrio realizado na USP, em 2006, que a Embrapa mantinha centros de pesquisa nos Estados Unidos, na Europa e na frica. O fsico Roberto Kishimani, ex-dirigente da Greenpeace no Brasil e hoje consultor de grandes corporaes empresariais, nos informa das gestes da USP com empresas e universidades dos Estados Unidos para estabelecer uma empresa joint ventures de investigao visando patente de novos motores com fontes alternativas de energia. Nesses crculos fala-se abertamente do carter global da nova configurao das relaes sociais e de poder por meio da tecnologia. Ao mesmo tempo em que se fala de articulaes de investigao cientfica com os Estados Unidos e com a Europa viaja-se, com freqncia, para o Haiti, Gana e frica do Sul, para me ater somente aos pases explicitamente citados por Roberto Kishimani e Evandro Mantovani. Diferentemente do programa do Prolcool brasileiro dos anos 70, o que presenciamos hoje o deslocamento do planejamento estratgico antes feito pelo Estado para os novos gestores22 ligados aos grandes complexos empresariais, agora organizados em rede. O entrecruzamento desses novos gestores, com o Estado e com os grandes complexos corporativos pode-se ver quando se perfilam os membros permanentes dos mantenedores do Icone, por exemplo, que so: ABAG - Associao Brasileira de Agribusiness (Membro Honorrio), a ABEF - Associao Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, a ABIEC Associao Brasileira das Indstrias Exportadoras de Carnes, a ABIOVE - Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais e a UNICA Unio da Indstria de Cana-de-Acar. Essas articulaes podem ser vistas tambm no programa, de carter global e voltado produo de bioenergia, [que] tem o Brasil como um dos lderes. O Departamento de Energia dos Estados Unidos, por meio do Joint Genome Institute (JGI), aprovou proposta da rede internacional Eucagen (Eucalyptus Genome Network) para o seqenciamento completo do genoma do eucalipto. A espcie escolhida pelo Brasil o Eucalyptus grandis, desenvolvida por melhoramento gentico. A Eucagen formada por mais de 140 pesquisadores de 82 instituies pblicas e privadas em 18 pases. Segundo o pesquisador Dario Grattapaglia, da
22 Trabalho aqui em ntima afinidade com o cientista social portugus Joo Bernardo para quem os Gestores se configuram como classe social, no melhor sentido da expresso. Assim, o capitalismo se constituiria, desde o incio, por trs classes fundamentais e no duas (Burguesia e Proletariado). Chico de Oliveira vem se aproximando dessa formulao em seus ltimos trabalhos.

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

339

Embrapa Recursos Genticos e Biotecnologia e coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa do Genoma do Eucalyptus (Genolyptus), tratase de projeto global, j que o eucalipto plantado em mais de cem pases. Um dos desafios para a produo sustentvel de bioenergia conhecer as bases moleculares do crescimento e adaptabilidade de plantas perenes teis gerao de energia. Dario Grattapaglia divide a liderana do projeto com Zander Myburg, da frica do Sul, e Jerry Tuskan, dos Estados Unidos23. As presses que conduzem aos agrocombustveis H um consenso entre as lides que vm protagonizando o recente debate sobre os combustveis de biomassa (etanol e biodiesel), de que h uma presso social, ambiental e dos preos do petrleo que enseja as condies para a expanso do setor. De fato, desde as grandes mobilizaes de Seatle (1999) e do 1. Frum Social Mundial de Porto Alegre (2000) que os fruns internacionais que vinham hegemonizando a (des)ordem mundial - o G-7, a OMC, o FMI e o Frum Econmico de Davos - passaram a ser, literalmente, cercados (Hasbaert e PortoGonalves, 2006). As grandes mobilizaes em todo o mundo contra a invaso do Iraque, em fevereiro de 2003, deram mostras da fora moral, muito mais que poltica, desses movimentos sociais, ainda que a grande mdia sempre procure desqualific-los. Como parte dessas lutas sociais, uma srie de iniciativas vindas do mundo empresarial comea a ser posta em prtica, obrigados, assim, a deixar suas atividades-fim para se dedicar responsabilidade social e ambiental ou a patrocinar entidades no governamentais24. Na grande mdia, surpreende nos ltimos anos o nmero de informes publicitrios patrocinados por empresas cujos produtos sequer so objeto do consumo do grande pblico, como as propagandas da Aracruz Celulose, que vende pasta de celulose, e da Companhia Vale do Rio Doce, que vende minrios. O Dr. Paulo Scarim, gegrafo e professor da Universidade Federal do Esprito Santo, tem chamado a ateno para o fato de empresas estarem vendendo muito mais um modelo de desenvolvimento, ideologia pura, e no mais um produto especfico. Talvez a mais efetiva das presses que contribuem para a viabilizao dos agrocombustveis seja a terceira, como bem destacou Ignacy Sachs, que afirmou que o etanol vivel economicamente com os preos do petrleo a partir de US$ 35 o barril e o biodiesel, a partir de US$ 60. E o preo do petrleo, depois da segunda invaso do Iraque em 2003,
Ver http://www.cenargen.embrapa.br/cenargenda/noticias2007/ldsoft040707.pdf. (Consultado em 04/07/2007). 24 No a primeira vez que isso ocorre, como j o assinalamos para o caso do Relatrio Meadows e seus limites do crescimento (Porto-Gonalves, 1983).
23

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

340

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

no mais caiu abaixo dos US$ 60 o barril. Com isso, uma srie de medidas polticas que vinham sendo tomadas tanto na Europa como nos Estados Unidos comeam a ser economicamente viveis, para alm dos subsdios que vm sendo aportados25.
Iseno Fiscal para o Etanol (Euros por litro em 2005)

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

Fonte: ICONE, 2006.

Ainda que no haja unanimidade quando demanda desses combustveis, at porque h problemas de ordem tecnolgica que, por suas enormes implicaes polticas, ainda restam a ser resolvidos, como veremos adiante, fala-se de um demanda de energia que cresceria em torno de 1,7% ao ano at 2030 quando seria atingida a marca de 15 bilhes TEP (Tonelada Equivalente de Petrleo), segundo Evandro Mantovani da Embrapa. Segundo o Dr. Eric Holt-Gimnez, Diretor Executivo do Food First, os combustveis renovveis devem suprir 5,75% de todo combustvel de transporte na Europa at 2010, e 10% at 2020. Os Estados Unidos esperam obter 35 milhes de gales ao ano (...). Essas metas excedem em muito a capacidade agrcola do Norte industrial. A Europa teria que usar 70% de suas terras agrcolas para combustveis. Toda a colheita de soja e milho dos EUA teria que ser processada para o etanol e biodiesel. (Holt-Gimnez, 2006). Segundo Tokar se forem utilizadas todas as colheitas de milho e soja dos EUA para a produo de combustveis, cobrir-se-ia somente 12% da atual demanda de gasolina (o nafta) do pas
25

Segundo revelou o informe do Global Subsidies Initiative, as subvenes para os agro-combustveis s nos Estados Unidos ascendem atualmente a uma soma que oscila entre cinco bilhes e meio de dlares e sete bilhes e trezentos milhes de dlares por ano e aumentam rapidamente. (...)A maioria das atividades em matria de agrocombustveis nos Estados Unidos e na Europa se apiam majoritariamente em subvenes e provavelmente no sobreviveriam sem isso (Koplow, 2006).

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

341

e 6% da necessidade de diesel. A situao na Europa no seria melhor: o Reino Unido, por exemplo, no poderia cultivar suficiente quantidade de combustveis para por em marcha todos os seus automveis, ainda que plantasse a totalidade de seu territrio (Tokar, 2006).

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Em suma, os pases do centro do capitalismo mundial no tm como suprir a demanda em termos de terras e, quando se trata de energia de biomassa, alm da extenso de terras h que se considerar a disponibilidade de gua e de luz solar (fotossntese). o que parece enxergar com lucidez o bloco de poder tcnico-cientfico-agroindustrial-financeiro-miditico brasileiro, como se pode ver no dimensionamento que o ICONE faz das terras disponveis no mundo (grfico 1) e da disponibilidade de terras e de guas.

Fonte: ICONE e FAO Elaborao: ICONE 342


universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

A experincia acumulada pelo complexo corporativo tcnicocientfico-agroindustrial-financeiro-miditico brasileiro nos ltimos 30 anos o coloca em posio privilegiada nesse rearranjo geopoltico global. Os quadros 2 e 3 demonstram essas vantagens, onde no deixa de jogar um papel preponderante o desenvolvimento tcnicocientfico, alm da renda diferencial por fertilidade da terra que, em virtude da estrutura poltica latifundiria garante, a preos imbatveis, grandes extenses de terras com menos de 12% de declividade27, com energia solar abundante para a fotossntese e a mais ampla disponibilidade de gua27.
Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna Quadro 2. Etanol Custos de Produo Fonte Beterraba Cereais Milho Milho Cana de Acar Pas USA USA Canad USA Brasil US$ Litro 0,53 0,45 0,33 0,30 0,22

H uma intensa movimentao de capitais em todo o mundo envolvendo o complexo de poder tcnico-cientfico-agroindustrialfinanceiro-miditico organizado em rede articulando lugares-regies em uma estratgia global. Segundo a NICA Unio da Indstria de Cana-de-Acar , entidade que organiza e defende os interesses do setor sucroalcooleiro do Brasil, em 2006/7 operavam no pas 248 unidades produtivas garantindo um consumo de 150 milhes de toneladas de etanol. O setor prev uma expanso para 325 unidades produtivas at o ano de 2012, ou seja, 77 novas unidades, mais de 1,5 unidades por ms, nos prximos cinco anos. A entidade informa que no setor sucroalcooleiro, pelo menos cinco grandes grupos transnacionais j esto investindo no Brasil, entre eles a Cargill, a Evergreen, a Coimbra-Dreyfuss, a Tereos, a Global Foods e o grupo Adeco, do empresrio George Soros28.

A declividade do terreno fundamental para a agricultura que depende de insumos externos, sobretudo de energia. Afinal, quanto mais acidentado o terreno maior o consumo de energia. Por isso, as grandes chapadas e chapades do Planalto Central Brasileiro se tornaram to importantes para esse modelo agrcola. 27 O custo comparado com a terra na produo de soja entre Iowa, nos Estados Unidos, e Mato Grosso, no Brasil, era, respectivamente, de US$ 350 e de US$ 57,50, em 2001(Porto-Gonalves, 2006: 231). 28 A Adeco tem mais de 240 mil hectares de terras adquiridos na Argentina, no Paraguai e no Brasil. A estratgia recente do grupo na Argentina foi adquirir inicialmente o mximo de terras aproveitando a crise de 2001 quando houve queda acentuada de preo, segundo declarou o prprio George Soros. Aqui o sentido de crise como momento de oportunidade como se costuma afirmar citando as tradies grega ou oriental, pouco nobre, sobretudo quando se sabe da misria que devastou o pas com aquela crise.
26

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

343

Quadro 3. Produtividade [Litro por Hectare] Fonte Beterraba Milho Trigo Cana de Acar Cana de Acar Pas/Regio Unio Europia USA Unio Europia ndia Brasil Volume 5.500 3.100 2.500 5.200 6.500

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

A Indonsia e a Malsia esto expandindo rapidamente as suas plantaes de leo de palma para suprir at 20 por cento do mercado de biodiesel da Unio Europia. A Colmbia, que j produz de 1 milho de litros/dia de etanol, projeta a implantao de mais 27 unidades produtivas at 2012. O banqueiro francs Olivier Combastet, do fundo de inverses Pergam Finance, afirmou recentemente que as centenas de hectares de milho e soja disponveis, por exemplo, no Uruguai, so outro tanto de barris estilo etanol dormindo cuja demanda mundial deveria explorar nos anos vindouros. Segundo Dominique Guillet, a British Petroleum acaba de se associar Du Pont de Nemours a fim de desenvolver uma nova gerao de leo carburante vegetal29. A Du Pont, que em princpios do sculo XX era o maior vendedor de armas nos EUA, comprou a Pioneer Hibred, em 1999, empresa que dominava a produo de semente hbrida de milho no mundo, tornando-se a segunda multinacional no ramo de sementes e a quarta no ramo da agro-qumica. A Toyota acaba de aliar-se British Petroleum para produzir etanol no Canad a partir da celulose extrada de resduos. A Volswagen acaba de firmar um acordo com a multinacional ADM - Archer Daniels Midland Company - do setor de alimentos. J a Royal Dutch Shell est desenvolvendo uma segunda gerao de agrocarburantes e realiza provas de refino a partir de lignito e de celulose. A Cargill outra grande multinacional do setor agro-alimentar se lanou na produo de diesel vegetal30 (Guillet, 2007) Vrios autores como Eric Holt-Gimnez, Dominique Guillet e Silvia Ribeiro vm assinalando as graves implicaes dessas alianas estratgicas entre as empresas concorrentes nos setores da agroqumica, da biotecnologia, agroalimentar e as empresas do setor petroleiro contando, inclusive, com a cumplicidade do Estado. Assim, setores estratgicos, como o de energia e o de produo (e comercializao) de alimentos, intermediados pelo complexo tcnico-cientfico, ficam nas mos de alguns poucos grandes complexos corporativos podendo manejar seus interesses de acordo com as circunstncias. Mais do que uma
29 A British Petroleum recentemente colocou disposio da Universidade da Califrnia nada menos que US$ 500 milhes para pesquisas. 30 Ver texto completo em http://www.legrandsoir.info/article.php3?id_article=5055 (Consultado em 26/07/2007).

344

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

previso, esse alerta encontra fundamento na recente crise das tortillas no Mxico e, tambm, nas oscilaes do prprio programa do lcool brasileiro, em que os grandes empresrios do setor, de acordo com sua convenincia, ora deslocava a cana para produo de acar, ora para a produo de lcool de acordo com os preos. Em meados dos anos oitenta do sculo passado, a produo de automveis movidos a lcool entrou em colapso no Brasil, porque a produo de lcool foi praticamente abandonada porque os preos no compensavam vis a vis os do acar.
Brasil: Potencial Para Expanso da Produo do Etanol na Viso dos Agronegociantes Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

A disputa por terra e gua entre a produo de alimentos e o desses combustveis no para o futuro. Recentemente Slvio Porto, diretor da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab (Brasil), admitiu que a cana-de-acar est tomando reas ao milho e soja, em Mato Grosso do Sul, no Paran e em Minas Gerais. a primeira vez que um tcnico do governo reconhece a presso exercida pela expanso da cana sobre reas produtoras de gros. A entrada da cana de forma mais efetiva no Centro-Oeste poder voltar a causar nova presso na regio da Amaznia Legal por novas reas agrcolas ou reas de pastagens. Efetivamente, a cana est tomando rea do milho e da soja (O Estado de So Paulo, 04/07/2007). Essa constatao coerente com as anlises que faz Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura, que vem insistindo que o problema para a expanso dos agro-combustveis no a terra, mas sim a logstica. Ele prev que nos prximos 20 anos a rea para o plantio da cana de acar vai aumentar o equivalente a um milho de hectares por ano, ou seja, aumentar 20 milhes de hectares (Rodrigues, 2006), conforme o quadro acima atesta. Nesse mesmo quadro, como indicam o movimento das setas, tornam-se claras as regies para onde vai avanar os monocultivos de soja, de milho e

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

345

de cana na viso dos agronegociantes, qual seja, sobre pastos e estes sobre os cerrados ainda remanescentes e a floresta amaznica, no se diz. Observe-se que as pastagens se constituem na verdadeira frente pioneira desse ciclo de violncia e devastao que j vem se reproduzindo nas ltimas dcadas, como se pode notar no grfico abaixo onde as pastagens crescem mais que a agricultura.

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Quando se observa o mapa com as unidades de processamento sucroalcooleiro (Ver Mapa abaixo) se v que todas as 77 novas unidades produtivas esto localizadas no centro geo-economicamente mais dinmico do pas, a saber: 35 unidades produtivas em So Paulo; 18 em Minas Gerais; 10 em Gois; 9 no Mato Grosso do Sul; 4 no Paran e 1 no Rio de Janeiro. Boa parte dessas reas est ocupada com pastagem e gado31, alis como os idelogos da ABAG, entre eles o Sr. Janks e o Sr. Roberto Rodrigues vm preconizando, como bem destacado no grfico em que se aponta para onde os grandes monocultivos de cana devem avanar, isto , sobre reas de pastagens. A substituio de pastagem por cana no a mesma coisa que substituir a soja ou o milho, o que tambm est acontecendo, pois implica o deslocamento do gado para outras reas. Em levantamento de campo realizado em finais de julho de 2007, na Amaznia matogrossense, no vale do Araguaia, registrei um aumento no arrendamento da terra para o gado entre 25 a 30% em um ano. Em Gois, j se v manifestaes dos empresrios do setor de
31 O Brasil possui um rebanho bovino de 205 milhes de cabeas que ocupa cerca de 200 milhes de hectares de terras.

346

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

frango e de porco preocupados com a elevao dos preos do milho que, como se sabe, correspondem, em mdia, a 40% dos custos de produo do frango e do porco.
A Disputa pela Terra na Viso dos Agronegociantes

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

Assim, tanto pelos fatos j constatados por pesquisas independentes como pelos prprios argumentos apresentados pelos principais idelogos da expanso da agroenergia, pode-se ver que a presso sobre as reas de fronteira, sobretudo os cerrados e a Amaznia, j est se fazendo e se intensificar, caso as presses sociais e ambientais, de fato no se faam sentir. Implicaes Polticas e Sociais da Revoluo Tecnolgica em torno dos agrocombustveis Mesmo acreditando ser exagerada a idia de que estamos diante de uma transio energtica, como vem sendo apregoado pelo setor dos agronegociantes de energia, ainda que algo nessa direo seja necessrio, preciso estar atento s profundas implicaes polticas e sociais da bifurcao tecnolgica que est por ser decidida revelia de um debate amplo e verdadeiramente democrtico. Tudo indica que o bloco de poder que vem procurando se afirmar por meio da agroenergia tenha conseguido lograr uma enorme vantagem poltica por meio de uma inovao tecnolgica com a inveno dos motores flex, que permitem que se use indiscriminadamente gasolina ou lcool (ver grfico
universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

347

abaixo). Diante disso e com a fuso e alianas estratgicas entre empresas concorrentes do setor de alimento e de energia, inclusive de petrleo, acima apontadas, o poder dessas empresas se torna impondervel, a no ser que se conseguisse revogar a lei geral da acumulao do capital e as obrigasse a subordinar o valor de troca ao valor de uso, ou em outras palavras, obrigasse a subordinar seus interesses de acumulao aos interesses da humanidade ou do planeta.
Evoluo das Vendas de Automveis por Tipo de Combustveis Brasil 2003 a 2006

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Adaptado de ICONE, ANFAVEA e MAPA.

Mas no param a as implicaes das mudanas nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia que esto sendo engendradas pelo novo bloco de poder que est se conformando a burguesia organizada em rede nacional-global enquanto complexo corporativo tcnicocientfico-industrial-financeiro-miditico. Segundo pesquisadores da Embrapa, nos prximos cinco anos ser decidida as especificaes e normatizaes tcnicas dos motores que vo determinar a qualidade fsico-qumica dos leos a serem utilizados32. A Petrobrs, por exemplo, tem sido extremamente conservadora na determinao de s permitir a mistura de 2% de leo vegetal ao leo convencional, enquanto j
32

Nesse momento, a cana se apresenta como a melhor soluo tcnica para a produo do etanol o que, no Brasil, significa consagrar as oligarquias latifundirias no poder a cinco sculos, e no caso do biodiesel, a soja que, no momento, apresenta a melhor equao de custos e produtividade, tambm vem afirmando todo um complexo corporativo que tem por base uma concentrao de terras sem precedentes no Brasil, sobretudo na sua expanso pela regio dos cerrados.

348

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

permite uma mistura de mais de 20% de etanol gasolina porque, nesse caso, j estariam bem resolvidos os problemas tcnico-polticos, sobretudo junto indstria automotiva com os carros flex33. Afinal, so mais de 20 espcies de plantas com potencial para a produo de leo carburante, entre elas, a mamona, o dend, a soja, o amendoim, a colza, o girassol, o milho, o buriti e o babau. E, por mais que se propaguem as vantagens dos pases que tm disponibilidades de recursos naturais (terras, energia solar e gua) e ainda detm o domnio da tecnologia para o beneficiamento, como o caso do Brasil, o poder de definir essas determinaes tecnolgicas para o uso generalizado dos motores est nos grandes centros geopolticos dos pases imperialistas que detm praticamente o monoplio da pesquisa cientfica (Porto-Gonalves 2006 e Mari, 2000). Considere-se, todavia, que enquanto a indstria exige parmetros universais de medida que, em parte, foi conseguido mediante a matematizao da fsica, da qumica, da biologia molecular e da economia, o mesmo no pode ser dito da agricultura, onde as solues exigem que se considerem as condies locais e, do ponto de vista poltico, sobretudo nacionais o que exige de cada protagonista, inclusive os setores subalternizados, que se articule escala global. O controle do setor de sementes se torna, assim, estratgico para definir o domnio (poltico) do mercado. Eis a razo do entrecruzamento de empresas tradicionais do setor do petrleo e do setor automotivo com o de sementes, isto , com o setor de biotecnologia, como vimos acima envolvendo a British Petroleum, a Toyota, a Volkswagen, a Shell, a Pioneer Hibred, a ADM, e a Cargill entre outras. Nesse contexto, as pesquisas dos Organismos Laboratorialmente Modificados OLMs - ganham enorme relevncia na medida em que permitem um controle tcnico-industrial das sementes que, por sua vez, pode garantir a homogeneidade fsico-qumica dos leos carburantes. , na melhor das hipteses, pueril a abordagem que tenta incorporar ao mercado setores camponeses por meio do biodiesel, ou melhor, subordinar os camponeses a esse complexo de poder. Afinal, sem uma profunda mudana nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia que devolva aos camponeses, no mnimo, o controle de sua prpria reproduo por meio do controle das sementes, o que o complexo de poder hegemnico tenta de toda a forma evitar, a humanidade tender a ver o seu destino controlado por um verdadeiro oligoplio.
33 Tem sido grande a presso dos grandes produtores brasileiros para que se amplie o uso dessa mistura. Afirmam que h uma enorme potencial de produo que no est sendo aproveitado na mistura que, segundo eles, poderia atingir at 30%. Diga-se, de passagem, que vm utilizando o leo em seus prprios equipamentos no interior de suas propriedades, independentemente de autorizao governamental.

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

349

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Cabe aqui destacar as implicaes epistmicas e polticas do que est em jogo com o que denominamos OLMs (e no OGMs)34. Com os OLMs muda o lugar da produo de conhecimento num setor fundamental para a existncia humana, a agricultura e a criao de animais, e que diz respeito reproduo energtico-alimentar da nossa espcie. Assim como o conhecimento , tanto como o alimento, condio necessria para a reproduo - alis, todo modo de produo de alimento um modo de produo de conhecimento -, o que estamos assistindo com o deslocamento dos OGMs, enquanto produo de cultivares, para os OLMs, o deslocamento do locus de poder que passa dos campos e dos camponeses, inclusive, dos povos originrios para os grandes laboratrios do complexo tcnico-cientfico-agroindustrial-financeiromiditico. A diversidade cultural tende a ser ameaada. Tudo indica que o destino da humanidade e do planeta depender da soluo dessa luta que, cada vez mais, vem exigindo a ateno de todos. Um Novo Ciclo do Desenvolvimento Rural? Vrios autores, como Ignacy Sachs, vm destacando que estamos diante de um novo ciclo de desenvolvimento rural rumo a uma nova civilizao da biomassa. De fato, no mundo rural uma grande bifurcao se deu com a chamada revoluo verde, cujos efeitos pudemos observar nas ltimas quatro dcadas em todo o mundo, sobretudo pelo intenso xodo rural, quando uma verdadeira agricultura sem agricultores foi impulsionada. Todavia, uma nova bifurcao no interior da revoluo verde o que vem sendo proposto pelo complexo de poder tcnicocientfico-agroindustrial-financeiro-miditico ao tentar impor a sua transio energtica. Afinal, a revoluo (nas relaes sociais e de poder) industrial, ao estender ao campo sua matriz energtica colocou, de certa forma, o Sol de ontem, isto , a biomassa fssil mineralizada a milhes de anos atrs (o carvo e o petrleo), a servio da produo de alimentos, com o uso generalizado de mquinas e de fertilizantes. O que est sendo engendrado agora uma profunda transformao nas relaes sociais e de poder de implicaes ecolgicas planetrias sem igual, na exata medida em que a agricultura que se coloca a servio da produo de combustveis! No mais o petrleo a servio da produo de alimentos, mas, ao contrrio, a agricultura a servio da produo de combustvel!
34 O conceito de Organismo Geneticamente Modificado OGM impreciso cientificamente posto que, rigorosamente, toda a evoluo das espcies implica mudana gentica. O processo de especiao se d, sempre, por modificao gentica, enquanto processo no-intencional. Os cultivares, por sua vez, so, desde sempre, OGMs na medida em que so criaes humanas co-evoluindo com processos naturais durante tempos longos (inteno + natureza). O que est em debate, hoje, no so os OGMs e, sim, os OLMs Organismos Laboratorialmente Modificados -, qual seja, organismos cujo processo de criao no se d de modo livre na relao dos agricultores com a natureza. Aqui, j no estamos mais diante de agri-cultura e, sim, de agro-negcio como, alis, o complexo tcnicocientfico-empresarial gosta de se autodenominar.

350

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Segundo a ONU, em 2005, mais da metade da populao mundial era rural (51%). Tudo indica que at o ano de 2010, a populao urbana atinja a simblica marca de 50% da populao mundial.
Evoluo da Populao Urbana e Rural no Mundo 1950 a 2010

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

De certa forma no deixa de ser surpreendente que tenham sido necessrios mais de 200 anos, desde a revoluo (nas relaes sociais e de poder) industrial para que essa mudana ecolgica global do rural ao urbano tenha ocorrido, haja vista o discurso urbanocntrico hegemnico que parecia indicar que o mundo j seria urbano h muito tempo. O mais grave, todavia, que dos 49% de populao urbana indicado pela Onu para o ano de 2005, nada menos que 70% esto na Amrica Latina, na frica, no Oriente Mdio e na sia vivendo em condies muito longe daquelas apregoadas pelos idelogos que falam da inexorabilidade dessa transio demogrfica rumo ao urbano e do avano civilizatrio que a urbanizao traria! Somente 25% da populao mundial, aproximadamente, estariam vivendo, hoje, sob um modo de vida urbano tal como idealizado, ou melhor, ideologizado, se considerarmos os dados de Samir Amin (vide tabela abaixo).
Classes sociais da populao urbana mundial (milhes de habitantes) Classes Mdias e Ricas Classes Populares Estabilizados Precrios Total Classes Populares Total Geral Fonte: Samir Amim, 2003
universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

CENTRO 330 390 270 660 990

PERIFERIA 390 330 1.290 1.620 2.010.000

MUNDO 720 720 1.560 2.280 3.000.000

351

Considerando-se, que (1), hoje, no possvel aos pases que detm a maior parte da populao rural, sobretudo na sia e na frica e em alguns pases da Amrica Latina, a mesma soluo que os europeus encontraram para os seus 60 milhes de emigrantes que foram enviados para todo o mundo ao longo do sculo XIX e primeiras dcadas do sculo XX; (2) a situao precria da maior parte dos urbanos do mundo, como se pode ver na tabela acima, e; (3) que a capacidade de gerar empregos pela indstria cada vez menor, o que tende a agravar esse quadro, tudo isso nos mostra as graves implicaes das transformaes em curso, sobretudo se o mvel principal das transformaes continuar a ser as foras polticas que esto a montante e a jusante do mercado. De fato, para se buscar um novo ciclo de desenvolvimento rural diferente do que as foras hegemnicas vm apontando, se exige ousadia epistmica e poltica para fazer valer as presses sociais e ambientais para alm daquela que, at aqui, parece ser a presso mais forte para a busca de alternativas energticas aos fsseis, qual seja, o elevado preo do petrleo. Na anlise do consumo de energia na agricultura a diferena entre os sistemas agrcolas industrial e o tradicional gritante. o que nos revela a FAO que calcula que, em mdia, os agricultores dos pases industrializados gastam cinco vezes mais energia comercial para produzir um quilo de cereais que os agricultores da frica. Analisando cultivos especficos, as diferenas so inclusive mais espetaculares: para produzir um quilo de milho, um agricultor dos Estados Unidos utiliza 33 vezes mais energia comercial que seu vizinho ou vizinha tradicional do Mxico. Para produzir um quilo de arroz, um agricultor nos Estados Unidos utiliza 80 vezes a energia comercial utilizada por um agricultor tradicional das Filipinas! (Consultar FAO, The energy and agriculture nexus, Rome 2000, tabelas 2.2 e 2.3 em http://tinyurl.com/2ubntj). No Brasil, a hegemonia dos grandes latifundirios empresariais monocultores, construiu um verdadeiro mito da superioridade das grandes propriedades. Todavia, conforme nos informa o gegrafo Herv Thery, mesmo considerando a lgica econmica, surpreende a muitos o fato de a Frana obter mais divisas com a exportao agrcola que o Brasil, pas que se apresenta como um dos grandes exportadores mundiais. E a Frana tem uma estrutura agrria com propriedades que, no contexto brasileiro, seriam consideradas verdadeiros minifndios ou, no mximo, pequenas propriedades. Como se v, o que vem sendo chamado de agregao de valor precisa considerar outros valores que acabam implicando tambm em preos, como so as tradies culturais que, no caso do Brasil, bem poderiam ser os produtos do mundo colonial do sul do Brasil, ou os da cozinha mineira, da cozinha capixaba (moqueca de peixe), ou da comida nordestina. Mas sabemos que levar isso em considerao levar junto os seus criadores e, assim, justia social e diferena cultural, mais uma vez se aproximam.
352
universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Alm disso, h um verdadeiro desperdcio de energia no mundo com o simples trnsito de mercadorias agrcolas onde, alm do consumo de energia no transporte propriamente dito, muitos produtos tm que ser frigorificados e, assim, exigindo um consumo de energia elevado. No Brasil, j assisti um caminho com frangos produzidos em Santa Catarina, no sul do pas, sendo transportados na rodovia Transamaznica, a mais de 3.000 quilmetros, configurando no s uma irracionalidade ambiental, como uma agresso aos habitantes da regio amaznica, como se eles no soubessem sequer criar galinhas. No mesmo sentido, todos os dias, 3.500 porcos viajam de distintos pases europeus at a Espanha, enquanto no mesmo dia, outros 3.000 porcos viajam na direo oposta. A Espanha importa 220 toneladas de batatas diariamente do Reino Unido, enquanto exporta 72 toneladas de batatas todos os dias para o Reino Unido, segundo o Grain (Grain, ver documento de 28 junho de 2007 No a la fiebre de los agrocombustibles! Em http://www.grain.org/nfg/?id=504). O Instituto Wuppertal calculou que a distncia percorrida pelos ingredientes de um iogurte de frutas que se vende na Alemanha (e que poderia ser facilmente produzido na prpria Alemanha) no menor do que 8.000 quilmetros35. No sistema alimentar industrializado gastamse no menos de 10-15 calorias para produzir e distribuir um alimento que tem o valor de 1 caloria. Nada disso seria necessrio, realmente. O Conselho Mundial de Energia calcula que a cifra total de energia requerida para cobrir as necessidades bsicas equivalente a meros 7% da atual produo mundial de eletricidade (Conselho Mundial de Energia)36. Portanto, um novo ciclo de desenvolvimento rural implica, ao mesmo tempo, uma nova relao entre os lugares, um repensar o sentido que se acreditava inexorvel da mudana ecolgica do rural e do urbano, num mundo onde o urbano transcende cidade e o rural no se resume ao agrcola. Para isso, tradies de pensamento que pareciam ultrapassadas voltam a se tornar atuais para o debate e crtica, como o caso dos fisiocratas, que sempre chamaram a ateno para o papel da natureza na criao de riqueza. Alis, Marx na sua Crtica ao Programa de Gotha, destacou o mesmo dizendo que se o trabalho era o pai, a natureza era a me da criao de riqueza, ainda que essa afirmao no tenha tido maiores conseqncias na tradio marxista. Mesmo na indstria, sabemos, a natureza continua contribuindo para a criao de riquezas, como diria um bom fisiocrata, posto que o mltiplo de equivalente de cavalos contido nas molculas de carbono da dizer-se cavalo-vapor (Horse
35 Gustavo Duch Guillot, Diretor de Veterinrios Sem Fronteiras, Barcelona 2006. Consultar http://tinyurl.com/2mlprh. 36 The Challenge of Rural enregy poverty in developing countries. Consultar em http://tinyurl.com/2vcu8v.

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

353

Power - HP) por mais que seja uma descoberta cientfica, no um produto nem da cincia nem da tcnica. Afinal, so necessrias uma qualidade e uma quantidade de energia sem-igual, alm de alguns milhes de anos, para produzi-las enquanto carvo, petrleo e gs e, por essa razo, so chamados de recursos naturais no-renovveis, ainda que essa noo seja relativamente recente e se deva ao movimento ambientalista! A Amrica Latina e Caribe na Nova Geografia Poltica da Energia. A perspectiva hegemnica O quadro geopoltico latino-americano j vinha sendo alterado desde 1989 com a emergncia de movimentos populares anti-neoliberais, inclusive provocando a primeira derrubada de um governo democraticamente eleito37, Raul Alfonsin na Argentina, ainda que ao preo de sofrer massacres, como o que ficou conhecido como Caracazzo ocorrido em fevereiro daquele ano na Venezuela. Alguns outros momentos-chave desse jogo geopoltico visto a partir das lutas de classes foram (1) as marchas pela Dignidade e pelo Territrio realizadas ao mesmo tempo na Bolvia e no Equador em 1990; (2) a iniciativa dos governos dos EUA, do Canad e do Mxico por meio do NAFTA e (3) a surpreendente resposta dada pelo movimento do indigenato do sul do Mxico, por meio do zapatismo, em 1 de janeiro de 1994, quando se assinava aquele tratado. Destaquese, ainda, (4) a contra-resposta dada pelos governos do Mxico e dos EUA contra o zapatismo, com o Plan Puebla Panam aps a eleio de Vicente Fox. Registre-se, ainda, (5) que a Alca j vinha sendo gestada38, ainda que de modo sigiloso, desde 1994 sendo que s veio a pblico em finais dos anos 1990 quando as contradies entre os prprios setores dominantes fizeram vazar informaes para o pblico. Alm do escopo de acordos normativos para o livre comrcio, (6) est em curso um grande projeto - o IIRSA - Infra-estrutura para a Integrao Regional Sul Americana que foi pensado exatamente para oferecer a infra-estrutura para o grande capital, nesse caso revelando uma iniciativa geopoltica onde se podem ver os interesses especficos de um bloco de poder que procura se afirmar a partir de um complexo geopoltico sul-americano, Brasil frente, ainda que com alianas com o grande capital dos pases centrais. Os agronegociantes e as grandes empresas de construo civil so os principais impulsionadores da IIRSA39.
37 At o ano de 2005, foram 16 os presidentes eleitos na Amrica Latina que caram e no mais por golpe de estado, inda que tenha havido tentativas desse tipo na Venezuela e no Haiti, nesse ltimo caso, tendo sido consumado. 38 Considere-se, para maior preciso e compreenso desse jogo geopoltico, que a Alca passa a ser buscada depois que os Estados Unidos se vem derrotados na tentativa de implantar um Acordo Multilateral de Investimentos e, da, sua busca de formao de um bloco regional, o Nafta e, depois, a Alca. 39 Ao que eu saiba, pela primeira vez na histria da Amrica Latina pode-se comprar em bancas de jornais brasileiras revistas especificamente voltadas para de negcios na Amrica Latina.

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

354

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Mas foi fundamentalmente aps (7) a eleio de Hugo Chvez Frias, em 1998, sobretudo pelos desdobramentos imprevisveis da revoluo bolivariana, que apontaram para um novo quadro geopoltico, ainda que no se deva menosprezar a devoluo do canal do Panam, em 1999, (8) ao que se seguiu uma nova estratgia dos EUA de criar novas bases militares por toda a regio (Ver Ana Ester Cecea), alm do Plano Colmbia (e seu anexo posterior, a Iniciativa Regional Andina). J em 2001, quando os preos do petrleo comearam a disparar, o governo Chvez estabeleceu uma poltica de preos diferenciados para os pequenos pases da Amrica Central e do Caribe, inclu sive Cuba, o que lhe valeu advertncias da OEA Organizao do Tratado Americano40. Enfim, a partir da eleio de Chvez e seu projeto bolivariano, s mobilizaes vindas dos setores subalternos, sobretudo aps Seatle, em 1999, ao I Frum Social Mundial realizado em Porto Alegre no ano 2000, Guerra del gua em Cochabamba, na Bolvia em 2000, derrocada da experincia neoliberal da Argentina em dezembro de 2001 seguida pelo que se vayan todos, e Guerra do Gs, na Bolvia em 2003, se juntava uma poltica de Estado envolvendo um dos principais fornecedores de petrleo para os EUA. Pouco a pouco, a partir de iniciativas do governo venezuelano foi ganhando fora a Alternativa Bolivariana para as Amricas ALBA. Em finais de 2005, a vitria de Evo Morales, na Bolvia, deu mais consistncia s lutas dos setores subalternizados, ao atingir um pas que dispe de uma das mais importantes reservas de gs natural, nesse caso, trazendo preocupaes, inclusive, aos setores das classes dominantes brasileiras. A derrota do projeto da Alca ps fim a uma aliana que envolvia grandes grupos empresariais no s dos EUA, como tambm da Amrica Latina, ao que o governo estadunidense contraps uma srie de tratados bilaterais, sob a denominao de Tratados de Livre Comrcio - TLCs. nesse contexto que surge uma nova aliana estratgica dos setores hegemnicos, bem resumida na frase de Jeb Bush da Alca ao lcool, e alicerada na Associao Interamericana de Etanol. Passemos a palavra a um dos principais idelogos dessa estratgia, o Sr. Marcos S. Janks, consultor do ICONE e hoje presidente da NICA, entidade que articula os interesses dos maiores produtores do setor sucroalcooleiro, em artigo publicado emblematicamente sob o ttulo Da Alca para o lcool, em 04/03/2007 nO Estado de So Paulo, rgo de imprensa que, como vimos, associado ABAG: A visita de Bush pode ser um primeiro passo na direo correta. Tudo indica que o presidente americano vem ao Brasil para assinar um memorando de entendimentos que conter: 1 - o
40

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

que nos Acordos de San Jos, da OEA, as relaes multilaterais no podem envolver Cuba. Imediatamente o governo venezuelano retirou Cuba do escopo multilateral e estabeleceu um convnio especfico com aquele pas escapando, assim, de sanes da OEA.

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

355

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

desenvolvimento de projetos comuns de pesquisa de etanol de celulose; 2 - o estabelecimento de normas internacionais para a commodity, j que o bom funcionamento de qualquer mercado depende de padres universais; 3 - a deciso de desenvolver projetos que apiem a expanso do produto em terceiros mercados, principalmente na Amrica Central e no Caribe. O Departamento de Estado, porm, foi taxativo em afirmar que o tema do acesso a mercados no estar sobre a mesa. (...) A Alca (rea de Livre Comrcio das Amricas) foi enterrada porque no houve suficiente dilogo e entendimento entre os Estados Unidos e o Brasil, pases que foram indicados como co-presidentes do processo negociador justamente para fazer o bloco avanar. No lugar da Alca, instalouse uma mirade de pequenos acordos bilaterais e sub-regionais em todas as direes, de pequena abrangncia e repletos de assimetrias, imediatismos e confuses. (...) O lcool representa uma chance de ouro para EUA e Brasil tentarem se entender e coordenarem o crescimento harmnico deste novo paradigma dos setores agrcola e energtico. Comecemos com estudos detalhados cobrindo as reas de pesquisa, produo, infra-estrutura, potencial energtico e impactos sociais e ambientais. Em seguida, iniciemos projetos ambiciosos de pesquisa conjunta em novas tecnologias agroindustriais e automotivas e fixemos padres globais para as commodities agroenergticas. Vamos tambm cooperar na expanso da oferta e da demanda em terceiros pases. Avancemos igualmente com investimentos conjuntos em produo e infra-estrutura nos dois pases e lutemos para estabelecer polticas mais coerentes, voltadas para os vetores apontados anteriormente, incluindo, desde j, o espinhoso tema do protecionismo, mesmo que apenas numa nota de rodap neste primeiro momento (Janks, 2007). Aqui, como vemos, voltam a se encontrar foras polticas tradicionais no bloco de poder dos diferentes pases latino-americanos e que se forjaram protagonizando uma diviso internacional do trabalho em que os recursos naturais da regio so explorados visando exportao. No golpe de estado que deps o presidente J-B. Aristides, no Haiti, essas foras comearam a se reaproximar e, no caso brasileiro, numa clara continuidade do governo Lula luta por um lugar no Conselho de Segurana da Onu, iniciada no governo FHC. Agora, alm das iniciativas j assinaladas de pesquisas junto Unio Europia e ao governo estadunidense, esses grandes grupos do complexo tcnico-cientfico-agroindustrial-financeiromiditico delineiam uma nova estratgia geopoltica em que, inclusive, o Brasil vem tentando tirar proveito dos tratados bilaterais de livre comrcio TLCs que o governo estadunidense ps em prtica como primeira alternativa derrota do projeto Alca, sobretudo junto a governos dos pases da Amrica Central e Caribe.

356

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

guas e Terras Disponveis por Pas na Viso dos Agronegociantes

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

No mapa guas e terras Disponveis por Pas, que faz parte da viso que vem sendo construda pelos think thank que subsidiam os agronegociantes, a Amrica Latina, sobretudo a Amrica do Sul, aparece com um lugar de destaque por sua ampla disponibilidade de terras e de gua. O Brasil ganha um lugar especial no s por sua extenso territorial, 850 milhes de hectares, mas tambm pelo elevado nvel de desenvolvimento tcnico-cientfico alcanado particularmente na rea de combustveis de biomassa (etanol e biodiesel). No que diz respeito gua o Instituto Internacional para o Manejo da gua (IWMI - International Water Management Institute), em seu informe de maro de 2006, afirmou que a febre pelos biocombustveis poderia piorar a crise de gua no continente. Em outro documento conclua que pouco provvel que as economias de rpido crescimento tais como China e ndia possam satisfazer a demanda futura de alimento humano e animal e de biocombustveis sem agravar substancialmente os problemas j existentes de escassez de gua. Segundo a entidade ambientalista Grain (http://www.grain.org/front/) quase toda a cana de acar da ndia o principal cultivo para produo de etanol do pas - de irrigao, assim como aproximadamente 45% do principal cultivo para agrocombustvel da China, o milho. O prognstico que na ndia e na China, pases onde a gua j est sendo perigosamente esgotada ou contaminada, para o ano 2030 aumentaro sua demanda de gua para irrigao em 13 ou 14%, somente para manter a produo de alimentos nos nveis atuais. Se esses pases optarem pelos agrocombustveis em grande escala esses cultivos consumiro muito mais da j escassa gua para irrigao.
universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

357

A anlise do discurso de diferentes idelogos ligados aos agronegociantes, como Roberto Rodrigues e vrios pesquisadores da Embrapa, da USP e do Icone, no deixa de destacar o lugar que atribuem sia enquanto o grande mercado visado. Esse mapa torna isso claro, at porque esses idelogos identificam os EUA como um mercado passageiro, haja vista as condies tanto de terra como de gua, alm do domnio tecnolgico que podem garantir aos EUA seu suprimento de energia41. Toda a questo como os EUA resolvero internamente a equao alimento versus energia combinando com sua estratgia geopoltica que, at hoje, se sustentou em, de um lado, segurana alimentar e de minerais e, de outro lado, em aes imperialistas. Diante disso, o mega-projeto IIRSA se mostra estratgico para esse complexo de poder por oferecer a logstica necessria integrao com o Pacfico, particularmente almejada pelo agronegociantes brasileiros.
Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Segundo Thomas Shannon, subsecretrio-adjunto de Estado dos EUA para o Hemisfrio Ocidental, j no segundo semestre de 2007, comear a cooperao efetiva entre Brasil e os EUA para a instalao de uma cadeia produtiva de etanol no Haiti, em El Salvador, em So Cristvo e Neves e na Costa Rica, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conforme reportagem Diplomacia do etanol aproxima Brasil e EUA de Denise Marin, publicada no Caderno Economia & Negcios do jornal O Estado de So Paulo, em 15/07/2007. Segundo uma outra reportagem Biocombustvel o foco da viagem de Lula Amrica Central, publicada no jornal A Folha de So Paulo, em 06/08/2007, o presidente Lula da Silva iniciou uma viagem acompanhado de 50 empresrios, e nenhum lder comunitrio ou sindical, ao Mxico e a mais 4 pases (Nicargua, Honduras, Panam e Jamaica), tendo na agenda, sobretudo o programa de energia de biomassa. Para o Mxico, pas que j sofre os efeitos da poltica de produo de agrocombustvel, o etanol a partir do milho e que lhe ensejou a crise de las tortillas, Lula oferece a tecnologia de explorao de petrleo em guas profundas42, tecnologia essa que a Petrobrs detm a liderana em todo o mundo. Para os demais pases, a aproximao do Brasil torna possvel aproveitar os Tratados de Livre Comrcio atravs dos quais poder exportar para os EUA sem as barreiras que lhes so impostas. Diga-se, de passagem, que essa reportagem fala explicitamente da ALBA, referncia rara na grande mdia brasileira, o que um forte indcio do sentido geopoltico que est sendo ensejado nessa aproximao EUA e Brasil.
O mapa revela, ainda, a Austrlia dispondo de muita terra, mas pouca gua. E a frica, ainda que dispondo de grandes extenses de terras em grande parte desrticas, como ao norte, no Saara, e no sul, no Calaari, possui, na sua zona equatorial (Zaire, o Congo, o Gabo), uma grande disponibilidade tanto de terras como de guas. Na Europa, por sua vez, com exceo da Frana, a disponibilidade de terras e de gua est abaixo da mdia mundial. 42 Segundo essa mesma reportagem, o Mxico teria reservas da ordem de 29 bilhes de barris de petrleo em guas profundas na regio do Golfo.
41

358

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Nesse momento, h um impasse no destino a ser dado ao IIRSA, em funo da posio estratgica da Bolvia e pelas posies do governo de Evo Morales43, e das posies do governo recm-eleito no Equador, alm do papel que vem jogando o governo Chvez, no s no financiamento de projetos de integrao com caractersticas bolivarianas, como tambm pelas clusulas sociais que vem defendendo nos processo de integrao continental. Esses eixos de integrao do IIRSA podem se constituir numa nova veia aberta da Amrica Latina, de devastao e sofrimento44, como a Transamaznica e outras, ou em uma oportunidade mpar para um projeto de Reforma Agrria de novo tipo, envolvendo uma integrao desses povos e culturas, com suas tradies tcnico-culturais estabelecendo um dilogo com a tradio tcnico-cientifica europia, para se afirmar. A perspectiva subalterna A Amrica Latina tem outros trunfos para o debate em torno da transio energtica para alm do que vem sendo proposto pelos agronegociantes e seu complexo tcnico-cientfico-agroindustrialfinanceiro-miditico que tem destacado a disponibilidade de terras e de guas entre os trunfos fundamentais que devem ser levados em conta. O mapa guas e terras Disponveis por Pas elucidativo do lugar central da Amrica Latina, sobretudo do Brasil, na nova geografia poltica da energia, ainda que silenciando sobre outras qualidades desse mesmo espao geogrfico, conforme veremos. Neste mapa, a Amrica, tanto ao norte como ao sul, est representada como dispondo de grande disponibilidade de terras e de gua, muito embora com distribuio desigual, conforme mostra a situao do Chile, do Equador e do Peru, embora nos dois ltimos casos haja grande disponibilidade de guas em sua poro amaznica. H que se destacar, todavia, uma qualidade dos pases tropicais que a maior exposio insolao, o que se traduz numa qualidade excepcional quando o que est em jogo a produo de biomassa (fotossntese). Essa uma diferena fundamental entre os Estados Unidos e Canad, de um lado, e a Amrica Latina e Caribe, de outro. Enfim, a tropicalidade se apresenta, hoje, com um enorme potencial produtivo, sobretudo quando se busca partir de suas qualidades naturais (fotossntese e gua) o que, at aqui, era negado por uma viso eurocntrica que mais falava de tristes trpicos em vez de procurar colocar a criatividade humana para dialogar com as condies naturais45.
43 No devemos esquecer que a eleio de Evo Morales se seguiu s derrotas sucessivas empreendidas pelo movimento popular, sobretudo pelo movimento indgena, que imps a reapropriao nacional dos seus recursos naturais (gua e gs, em destaque), alm da renncia de sucessivos governos neoliberais. 44 Boa parte dos grandes agronegociantes que operam no Brasil v no IIRSA a possibilidade de integrao com a sia que, segundo eles, o grande mercado visado para o etanol e o biodiesel. 45 Eis aqui evidenciado um dos principais males do eurocentrismo, que, como sabemos, est mais preocupado em transferir sua tecnologia fundada num saber que, segundo cr, o nico universal possvel. Para uma crtica ver A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e cincias sociais, de Edgardo Lander (coordenador).

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

359

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

Essas duas qualidades da tropicalidade, ou seja, fotossntese + gua = biomassa em abundncia, est indissoluvelmente ligada a uma terceira qualidade, que completamente silenciada na viso dos agronegociantes, conforme o mapa em apreo: a diversidade biolgica. Diante de todo o esforo que esse complexo de poder em torno dos agrocombustveis vem desenvolvendo para se revestir de ecolgico, inclusive com toda a retrica em que prefixos como bio e eco, alm do verde, so antepostos ou pospostos bio-combustveis, combustveis verdes, ecodiesel, biorefinarias, para no falar de biotecnologia e de biomassa - , no mnimo, estranho que no se fale de biodiversidade, qualidade que tem nas regies tropicais sua maior expresso (matas tropicais46, as savanas, no Brasil, cerrados47 e, na Venezuela, llanos), alm das reas alagadas do Dahrein (Colmbia-Panam), do Pantanal matogrossense e das extensas plancies do rio Araguaia (nesse caso com cerca de 2 milhes de hectares). Ocorre que essas regies no s dispem de uma enorme riqueza em diversidade biolgica como, tambm, de um enorme patrimnio cultural expresso numa enorme diversidade de povos que r-existiram tanto primeira como segunda moderno-colonialidade48, vivendo muito mais de sua criatividade no aproveitamento da enorme produtividade biolgica primria a biomassa do que de tecnologias que dependem sobretudo da importao de energia e fertilizantes, como a tradio europia com suas revolues verdes capitaneadas pelos agronegociantes de ontem e de hoje. Alm dessas reas abrigarem topoi de diversos povos originrios da Amrica (Abya Yala, segundo a denominao deles prprios), como os maias, os kunas, os ashar, os miskito, os guarani, os tupinikin, os aymaras entre tantos, temos, ainda, diversas expresses de campesinidades, como o indigenato49 de que nos falou Darci Ribeiro, assim como populaes que se recriaram sob o abrigo dessa natureza prdiga, como os ribeirinhos da Amaznia, os retireiros do Araguaia, os afrodescendentes em seus pallenques, quilombos e cumbes seja na Venezuela, na Colmbia ou no Panam. O acervo de conhecimento advindo desses povos sob a forma de alimentos e remdios que, hoje,
46 Devemos destacar a selva Lacandona, no Mxico, os bosques tropicais do Petin, na Guatemala, alm dos bosques tropicais dos contrafortes andino-amaznicos e do Pacfico, sobretudo o Pacfico Sul colombiano, e a mata Atlntica brasileira. 47 No Brasil, os cerrados e suas reas de transio ocupam uma rea de aproximadamente 300 milhes de hectares e a mais atingida, desde finais dos anos 1970, pela expanso das monoculturas dos latifndios empresariais moderno-coloniais dos agronegociantes de soja, milho, algodo, girassol e, agora, cada vez mais de cana, diga-se, de passagem, sobretudo para exportao. 48 A primeira moderno-colonialidade esteve sob hegemonia ibrica, de finais do sculo XV aos incios do sculo XIX. A segunda moderno-colonialidade esteve sob a hegemonia dos pases da Europa norteocidental e, no sculo XX, dos EUA, principalmente. Sobre o assunto ver Porto-Gonalves, 2006. 49 Indigenato, segundo Darci Ribeiro, eram os camponeses etnicamente diferenciados, termo a que se referia s grandes massas de populaes do Peru, Equador, Bolvia, sul do Chile, da Guatemala e do sul do Mxico, sobretudo. A sociologia latino-americana, cada dia mais se libertando da colonialidade do saber eurocntrico, deve resgatar essa categoria legada de Darci Ribeiro. Alis, a pista conceitual de Darci Ribeiro pode ser estendida ao campesinato de um modo geral, na medida em que o saber local, isto , o saber culturalmente diferenciado uma das principais caractersticas do campesinato.

360

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

a humanidade dispe enorme, a comear com o milho, a mandioca e a batata, para no falar do tabaco, da borracha, da coca, do quinino e tantos e tantas outras invenes culturais desses povos. Essas populaes habitam os habitats que, hoje, as grandes empresas monocultoras vm como grande disponibilidade de terras e guas, dizem menos de Sol, para expandirem seus negcios. Por isso falam de agro-negcio e no de agri-cultura e, com isso, jogam fora uma das principais qualidades da vida biolgica, no caso da espcie humana, que a qualidade de criar sentidos para a vida, de inventar culturas. Da, o esquecimento da cultura, ou seja, dessa outra qualidade da vida, no mapa geopoltico que esse bloco de poder hegemnico est procurando forjar. Essas populaes se revestem, exatamente por isso, de um enorme valor estratgico e devem, definitivamente, se colocar como protagonistas de uma nova geopoltica pensada e agida a partir da subalternidade50. E aqui h uma luta que , ao mesmo tempo, epistmica e poltica e encontros possveis de epistemes que foram subalternizadas na Europa, como a dos fisiocratas e dos camponeses, e as matrizes latino-americanas e caribenhas, seja dos povos originrios, seja das campenisidades j assinaladas. Como h outras epitemes que mesmo tendo surgido no mundo da subalternidade na Europa, como caso do marxismo, precisam repensar seu eurocentrismo quando vm para o lado colonial do sistema mundo moderno-colonial, onde a luta contra o capital ganha outros contornos, como o demonstram as experincias das mltiplas campesinidades e dos povos originrios que experimentam, enquanto sofrimento, a modernidade h 500 anos e r-existem, mais que resistem (Porto-Gonalves, s.f.). Todavia, h um aprendizado que nos trazido por essa tradio do pensamento subalterno europeu, o marxismo, e que nos ajuda a compreender grande parte do que est em curso e a tragdia que se anuncia com a expropriao generalizada que advir da expanso desses latifndios monocultores moderno-coloniais dos agronegociantes, sobretudo quando querem submeter a produo agrcola produo de combustveis de biomassa. Trata-se da compreenso do carter, desde sempre, mundial do capitalismo e do papel do desenvolvimento das foras produtivas que o capital impe ao mundo. Se superarmos a viso que coloca as foras produtivas de um lado e as relaes de produo de outro, como faz certo estrutural-funcionalismo marxista, veremos que o desenvolvimento das foras produtivas no externo s relaes
50

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

Por mais que a tradio hegemnica europia, com seu antropocentrismo, tenha afirmado o papel da dominao da natureza vimos que, l mesmo na Europa, h outras tradies, entre elas a fisiocracia, que abrem a possibilidade de uma hermenutica diatpica (Boaventura de Sousa Santos), de uma tica da outridade (Levinas) que bem podem se aproximar da racionalidade ambiental, de Enrique Leff, e de um dilogo entre matrizes de racionalidade diferentes (Leff e Porto-Gonalves) ou de uma co-existncia entre civilizaes, como prope Simon Yampara e outros a partir do mundo andino-amaznico.

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

361

Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense

sociais e de poder (Porto-Gonalves, 2006), tornando-se claro que o que estamos assistindo a uma profunda transformao nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia, da o conceito inspirado em Pablo Gonzalez Casanova (Casanova, 2006) de complexo tcnicocientfico-agroindustrial-financeiro-miditico que estamos propondo. de uma dialtica complexa que precisamos para pensar um capitalismo complexo, alis, como vm insistindo no s Pablo Gonzalez Casanova, como tambm Enrique Leff (2006), Arturo Escobar (1996), Hector DiazPolanco, Pablo Dvalos (2005) e Boaventura de Sousa Santos (2004), de um lado, e o Movimento Pachakutik, no Equador e na Bolvia, a Conaie, no Equador, o movimento zapatista, no Mxico, o indigenato guatemalteco, os mapuche no Chile, os afrodescendentes do Pacfico Sul colombiano, o MST e vrias entidades camponesas no Brasil, entre eles os quilombolas. Uma dialtica que sabe que a totalidade-mundo no constituda somente pela relao capital-trabalho, mas contm outras tenses constitutivas por meio das quais mltiplos sujeitos vm se constituindo na relao com/contra o capital. a partir dessa anlise que, acreditamos, podemos comear a visualizar os desafios que se apresentam, a comear por afirmar o capital simblico e poltico adquirido nas lutas locais por esses diferentes sujeitos. Num mundo em que os idelogos hegemnicos, por meio da grande mdia, no se cansaram de afirmar o carter homogeneizador da globalizao, vimos se afirmar o direito diferena, a tal ponto que esses mesmos protagonistas hegemnicos se vem obrigados a consider-la e a tentar instrumentaliz-la, folclorizando-a ou isolando-a divide et impera. Mas hoje, a unio do capital agrrio com o capital industrial, com o capital financeiro, com o capital das grandes empresas de mdia e com o mundo tcnico-cientfico com sua organizao em rede, o que est em curso o processo de expropriao dos campesinatos e dos povos originrios no s dos seus recursos naturais51 mas, principalmente, dos seus conhecimentos, o que implica, mais uma vez, desterritorializ-los, agora por meio do des-locamento do lcus de produo de conhecimento da relao direta com a natureza por e para uma relao mediatizada pelos laboratrios, cada vez mais empresariais. Enfim, retirar do lugar, ou melhor, retirar dos homens e das mulheres do lugar o poder de se reproduzirem por meio de seus prprios conhecimentos. No nos esqueamos que cada semente contm no s o grmen do alimento como tambm abriga conhecimento, nesse caso, informao gentica culturalmente elaborada. Hoje, a possibilidade de existncia desses grupos est diretamente ligada sua capacidade de desenvolver uma
51

O capital parece sem convencer que no consegue viver sem eles, se que algum dia acreditou verdadeiramente na sua ideologia antropocntrica, at porque nunca deixou da mandar tropas e estabelecer bases militares para garantir a dominao do homem sobre a natureza, inclusive sobre a natureza diversa de outros homens e mulheres.

362

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

luta poltica no cerne do lcus de bifurcao tecnolgica52 passando a se constituir num atrator de um sistema emergente (Prigogine) que tenha na produtividade biolgica primria, na justia social e na diversidade cultural os suportes de uma racionalidade ambiental (Leff). Enfim, de propor uma nova lgica tcnica, de afirmar uma outra (tecno)lgica que no abdique de uma tica e de uma moral expressa politicamente por meio de novas e, principalmente, outras prticas. A Reforma Agrria adquire, assim, um sentido completamente novo, na medida em que implica uma profunda revoluo cultural, uma nova relao das sociedades com a natureza, uma nova relao entre e com os lugares, uma racionalidade ambiental onde se abra um verdadeiro dilogo entre matrizes de racionalidade distintas, em que no haja tanto desperdcio de experincias como aquele engendrado pela colonialidade do saber e do poder (Sousa Santos). E, se de um novo sentido a ser dado relao com a natureza quando se fala de Reforma Agrria, j no simplesmente mais de terra que estamos falando, mas sim de territrios e de suas mltiplas territorialidades. Aqui, o dilogo entre os diferentes tem de dialogar com a materialidade da natureza e dos lugares, enfim esse olvido que a tradio ocidental levou mais longe que qualquer outra civilizao e que, hoje, nos coloca a todos na obrigao de debatermos um outro sentido a ser dado ao trabalho e energia, sob a ameaa da expresso material desse prprio olvido: o aquecimento global.

Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

52 Somente alguns exemplos fundamentais da luta poltica nesse campo e que cada vez mais deve fazer parte da agenda poltica dos movimentos sociais: 1) a definio fsico-qumica dos motores vai especificar que espcies de plantas so mais propcias sua produo, o que vai ser determinante para a vida de populaes que as dominem ou no, ou tenham seus territrios propcios ou no sua produo; 2) a necessidade de incorporar, de modo denso e no marginal ou retrico, como hoje, outras fontes renovveis (geotermia, energia elica, energia das ondas e das mars) matriz energtica, at porque, como vimos, a biomassa somente uma das fontes a serem consideradas; 3) a busca de motores movidos a eletricidade, sobretudo a baterias; 4) a racionalizao no consumo e na distribuio de energia, evitando-se o afastamento do local de produo do local de consumo de energia, onde se d um grande desperdcio de potncia. Tudo indica que a soluo do problema passa no s pelo lado da oferta de combustveis mas, principalmente, pelo lado da demanda, onde no s uma revoluo cultural se impe como a busca de alternativas aos motores Otto e Diesel. Enfim, definitivamente a luta poltica haver que se fazer no campo da luta do conhecimento, em suas aplicaes e suas implicaes.

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

363

Bibliografia Altvater, Elmar. 1995. O Preo da Riqueza. So Paulo, Ed. Unesp. Amin, Samir. 2003. O Capitalismo e a Nova Questo Agrria. Frum do Terceiro MundoSenegal. Consultado em 03/11/2003 http://resistir.info/ samir/pobreza_mundial.html . Dvalos, Pablo. 2005. Movimiento indgena ecuatoriano: construccin poltica y epistmico, en Daniel Mato (comp.), Cultura, poltica y sociedad. Perspectivas latinoamericanas. 337-357. Buenos Aires: CLACSO. Daz-Polanco, Hctor. 2004. El Canon Snorri. UACM, Mxico D.F. Escobar, Arturo. 1996. La invencin del Tercer Mundo. Construccin y deconstruccion del desarrollo. Bogot: Norma. Carlos Walter Porto-Gonalves - Universidade Federal Fluminense Gonzalez Casanova, Pablo. 2006. As Novas Cincias e as Humanidades da academia poltica. Rio de Janeiro, Boitempo. Guattari, Flix y Suely Rolnik. 2005. Micropoltica: cartografias do desejo. 7. ed. rev. Petrpolis, RJ: Vozes. Haesbaert, R. y Carlos Walter Porto-Gonalves. 2006. A Nova des-ordem mundial. So Paulo, Unesp. Holt-Gimnez, Eric. 2007. Os cinco mitos da transio dos agro-Combustveis. Consultado em 03/08/2007 em http://www.adital.com.br/site/noticia. asp?lang=PT&cod=28506. Koplow, Doug, 2006. Biofuels: at what cost? Government Support for Ethanol and Biodiesel in the United States, GSI, octubre de 2006. Consultado em 04/07/2007 http://tinyurl.com/2s5mpw. Lander, Edgardo. 2006. A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e cincias sociais.So Paulo/Buenos Aires, CLACSO. Leff, Enrique. 2006. Racionalidade Ambiental. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira. Marx, Karl 1974 [1875] Crtica dos Programas Socialistas de Gotha e de Erfurt. Porto, Portugal, Tipografia Nunes. Mari, Eduardo. 2000. El ciclo de la tierra. Minerales, materiale reciclado, contaminacin ambiental. Buenos Aires e Mxico, Fondo de Cultura Econmica. Matthews, Christopher. 2006. FAO sees major shift to bioenergy: Pressure building for switch to biofuels. Consultado em 03/08/2007 http://www.fao. org/newsroom/en/news/2006/1000282/index.html. Mazzali, L. 2000. O processo recente de reorganizao agroindustrial: do complexo organizao em rede, So Paulo, Unesp. Moreno, Camila 2006 Agroenergia X Soberania Alimentar: a Questo grria do sculo XXI. Trabalho apresentado no Seminrio CPDA 30 anos. Mimeo. 364
universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

Porto-Gonalves, Carlos Walter. 1983. Os Limites de Os Limites do Crescimento. Dissertao de Mestrado defendida junto ao Programa de Ps-graduao em Cincias-Geografia da UFRJ. Porto-Gonalves, Carlos Walter. 1989. Os (Des)caminhos do Meio Ambiente. So Paulo, Contexto. Porto-Gonalves, Carlos Walter. A R-existncia indgena. Revista Chiapas. Porto-Gonalves, Carlos Walter. 2006 A Globalizao da Natureza e a natureza da globalizao. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira. Prigogine, I. e I. Stengers. 1984. A Nova Aliana. Braslia, Universidade de Braslia. Santos, Boaventura de Sousa. 2006. A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. S. Paulo, Porto: Cortez; Afrontamento. Thompson, E. P. 1996. Costumes em Comum. So Paulo, Companhia das Letras. Toledo, Mrcio Roberto. 2005. Circuitos espaciais da soja, da laranja e do cacau no Brasil: uma nota sobre o papel da Cargill no uso corporativo do territrio brasileiro. Dissertao de Mestrado defendida no Instituto de Geocincias da Unicamp, Campinas-SP. Tokar, Brian. 2006. Running on Hype. Counterpunch, noviembre de 2006. http://tinyurl.com/w5swf. Outra Verdade Inconveniente a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna

universitas humanstica no.66 julio-diciembre de 2008 pp: 327-365 bogot - colombia issn 0120-4807

365

You might also like