You are on page 1of 5

doi: 10.4322/tmm.

00204008

MONITORAO DA INCLINAO DO PISTO E LUBRIFICAO DE UM GASMETRO, UTILIZANDO PIMS


Jos Amador Ribeiro Ubaldo Filho 1 Jos Geraldo da Silva Moreira 2

Resumo Este trabalho teve como objetivo prover s equipes de manuteno e operao uma ferramenta que permita a monitorao contnua da inclinao do pisto durante a sua movimentao. So utilizados sensores laser para a monitorao contnua da posio de 4 pontos do pisto. Estes dados so adquiridos em tempo real pelo sistema de automao e armazenados no banco de dados do Sistema de Gerenciamento das Informaes da Planta - PIMS. So disponibilizadas informaes histricas e instantneas como grficos de inclinao, valores de atrito por nvel, maior desnvel por perodo, etc. Foi possvel tomar aes corretivas que resultaram nos seguintes ganhos: melhoria na lubrificao do gasmetro atravs da identificao das regies com agarramento; balanceamento do pisto atravs da identificao de desnivelamento do pisto; reduo do desgaste na vedao do gasmetro devido melhora na lubrificao e no balanceamento; reduo do risco operacional por reduo da inclinao mdia do pisto durante a sua operao e aumento da vida til do gasmetro. Palavras-chave: Gasmetro; Pisto; Monitorao; PIMS.

MONITORING OF THE INCLINATION OF PISTON AND GASHOLDER LUBRICATION, USING PIMS


Abstract This paper aims at to provide an overview of a continuous inclination-monitoring tool of coke-oven gasholder piston for maintenance and operation teams. Laser sensors are used to continuously monitoring of four points on piston. These measurements are acquired in real time by the automation system and stored in the Plant Information Management System (PIMS) database. Historical and instant data are available such as pistons inclination, friction at a particular gasholder level, the highest inclination during the period and other information. These data have allowed corrective actions leading to these advantages: better performances of gasholder lubricating system, identifying areas with lubrication problems; correct pistons leveling, identifying continuously pistons inclination; stress reduction on gasholder sealing, due to corrective actions in lubricating and leveling systems; operational risk reducing by decreasing of the pistons average inclination during sliding and gasholder lifetime increasing. Key words: Gasholder; Piston; Monitoring; PIMS. 1 INTRODUO 1.2 Viso Geral do Sistema de Distribuio de Gases Combustveis A rea de gases combustveis da Gerdau Aominas, responsvel pelo armazenamento e distribuio dos gases combustveis gerados no processo siderrgico, composta basicamente pelos seguintes equipamentos: gasmetro de Alto-Forno (GAF), 2 boosters para o gasmetro de GAF, gasmetro de Coqueria (GCO), 2 boosters para o gasmetro de GCO, gasmetro de
1 2

Aciaria (GAC), 3 boosters para o gasmetro de GAC, 2 torres de combusto e equipamentos auxiliares. Os gases gerados nas plantas de Alto-Forno, Coqueria e Aciaria, so armazenados respectivamente nos gasmetros de GAF, GCO e GAC e posteriormente distribudos para as diversas reas operacionais da usina, onde so utilizados como combustvel. As Torres de Combusto so utilizadas para a queima dos gases nas situaes em que a gerao maior do que o consumo de gs, sendo impossvel o armazenamento deste excesso nos gasmetros. Os gasmetros de GAF e GCO da Gerdau Aominas so do tipo Klonne e foram construdos na metade da dcada de 70, entrando em operao em Julho de 1986 com o incio da operao integrada da usina.

Analista de Sistemas Industriais Gerdau Aominas Engenheiro de Manuteno - Gerdau Aominas Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.2. n.4, p. 40-44, abr.-jun. 2006

40

1.2 Descrio do Funcionamento de um Gasmetro Klonne Um gasmetro do tipo Klonne composto de um tanque cilndrico e um pisto que se movimenta em seu interior. A variao do nvel do pisto ocorre em funo do volume de gs que entra e sai do gasmetro. A principal funo do gasmetro manter constante a presso na linha de distribuio de gs, absorvendo as variaes decorrentes das alteraes no consumo e produo de gs. Como a rea do pisto constante, a determinao da presso da linha obtida pelo ajuste do peso do pisto. O peso correto obtido com a colocao de blocos de concreto em uma estrutura de sustentao metlica montada ao longo do permetro do pisto. Para impedir o vazamento de gs e o contato do mesmo com o ar acima do pisto, o que criaria uma mistura explosiva, existe um sistema de vedao composto por vrios anis de borracha.

2 MATERIAIS E MTODOS 2.1 Medio Para a monitorao do nvel do pisto foram instalados 4 medidores de nvel a laser no teto do gasmetro, defasados entre si em 90 graus. Para atender aos critrios de segurana exigidos s instalaes em rea classificada foi desenvolvido um invlucro para o medidor junto a um fabricante. A inclinao do pisto calculada no sistema de automao e nas planilhas elaboradas.

Figura 3. Fotos das montagens dos sensores no teto do gasmetro.

2.2 Arquitetura Para implementao do sistema proposto foi utilizada a arquitetura j existente do sistema de automao do processo de distribuio e controle de gases combustveis da Gerncia de Engenharia Operacional e Utilidades da Gerdau Aominas. A Figura 4 apresenta a arquitetura utilizada, estando o caminho do sinal da sua origem at o usurio final realado em vermelho. Os sinais dos 4 medidores de nvel a laser so enviados a uma FCS (Estao de Controle de Campo) instalada na sala de operao local dos gasmetros de Alto-Forno e Coqueria. Nesta FCS realizado o tratamento matemtico bsico dos sinais e so criadas funes de monitorao e alarme da inclinao instantnea do pisto. Estas informaes so disponibilizadas nas estaes de operao (HIS), localizadas nas salas de controle local dos gasmetros e na sala de controle central localizada na central termoeltrica.

Figura 1. Anel de concreto para ajuste de peso do pisto e sistema de vedao.

1.3 Histrico Este projeto surgiu para atender a uma solicitao da clula Distribuio de Gases Combustveis da Gerdau Aominas de implementao de uma ferramenta de monitorao contnuo da inclinao do pisto do gasmetro de gs de coqueria. A principal causa da solicitao seria o temor de uma possvel exploso causada por uma inclinao elevada do pisto. Entre algumas possveis causas, esta inclinao poderia ser proveniente do desprendimento de alguns blocos do anel de concreto aps a corroso da estrutura de sustentao dos mesmos por agentes componentes do gs de coqueria. Com a inclinao do pisto ocorreria vazamento de gs e atrito entre as partes metlicas mveis do pisto e o costado do gasmetro, com a conseqente gerao de fagulhas. Estas fagulhas em contato com o gs de coqueria que vazaria do gasmetro, mais a presena de ar acima do pisto, ocasionariam uma exploso.

Figura 2. Seqncia de eventos antecedentes exploso.

A implantao de um sistema de monitorao contnua da inclinao do pisto permitiria detectar valores de inclinao superior aos limites estabelecidos pelo fabricante. Este sistema permitiria tambm identificar no s a incorreta distribuio dos pesos, como falhas no sistema de lubrificao e selagem. Esta anlise se faz necessria uma vez que alteraes na selagem tambm podem ocasionar vazamentos e riscos de exploso no interior do gasmetro.
Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.2. n.4, p. 40-44, abr.-jun. 2006

Figura 4. Arquitetura do Sistema de Gases Combustveis 41

Por ser mais oneroso o tratamento completo dos dados na FCS, estes dados so enviados pelo servidor OPC ao servidor PIMS e disponibilizados para toda a rede corporativa. Uma vez disponveis na rede corporativa, os clientes PIMS fazem acesso a estes dados por meio de planilhas do MS-Excel ou de telas configurveis. As ferramentas elaboradas utilizam o sistema PIMS para aquisio dos dados e realizam clculos mais complexos para extrao de diversas informaes adicionais relacionadas s condies operacionais do gasmetro. 2.3 Tratamento Matemtico A questo a ser resolvida era basicamente a seguinte: Como identificar o maior desnivelamento do pisto, uma vez que no se tem garantia que este desnivelamento ocorrer nas posies onde foram instalados os medidores de nvel a laser? A soluo encontrada seria determinar algebricamente os demais pontos e calcular o desnvel resultante em cada par de colunas simtricas. Os medidores de nvel fornecem valores reais para 4 pontos do pisto, medidos em relao ao teto do gasmetro. Para definirmos um plano geomtrico so necessrios apenas 3 pontos; desta forma, os 4 pontos foram agrupados 3 a 3 para calculo de 4 planos. A partir destes planos calculado o plano mdio, passando a ser referncia da posio do pisto. Caso haja algum laser em manuteno ou seja detectada inconsistncia nos dados medidos, o seu valor desprezado e o plano obtido pelos demais pontos assume a referncia de posio do pisto. A interseco deste plano com o cilindro do gasmetro permite obter a altura dos demais pontos do pisto, referenciados pelas colunas do cilindro do gasmetro. Na Figura 5 mostrado um grfico polar com os planos individuais e o plano mdio calculados, quanto mais distante do centro do grfico est o ponto, mais elevada a sua posio em relao aos demais pontos do pisto. Os pontos so calculados por coluna do gasmetro.

2.4 Controle dos Dados Foram criadas planilhas para acompanhamento da operao do gasmetro onde so disponibilizados relatrios histricos e instantneos com informaes on- line, por turno e dirias.

Figura 6. Relatrio de 3 dias com informaes pertinentes ao controle da inclinao do pisto

Nos relatrios podemos acompanhar as seguintes informaes: Desnvel: data, hora, valor, colunas, nvel e presso interna do gasmetro. Qualidade: Medies acima do limite de segurana, medies vlidas realizadas, medies descartadas, percentual de medies vlidas acima do limite de segurana. Alm destes relatrios esto disponveis grficos de tendncia, grficos radares e grficos de barra para anlise histrica e on-line de alguns parmetros como inclinao, presso, nvel e atrito.

Figura 7. Grfico de barras para anlise setorial do atrito.

Figura 5. Grfico polar com os desnveis nas vrias colunas do gasmetro. 42

O atrito calculado para um perodo de movimentao determinado e obtido atravs das foras relacionadas presso interna, rea, peso e acelerao do pisto. O valor de atrito apresentado um valor mdio calculado por faixas de nvel do gasmetro; definido para faixas de 500 Nm3.
Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.2. n.4, p. 40-44, abr.-jun. 2006

2.4.1 Ajuste dos sistemas de lubrificao e balanceamento A anlise do grfico de inclinao do pisto em conjunto com a informao de nvel do gasmetro permite a identificao de cenrios onde so evidenciadas falhas setoriais na lubrificao das paredes do gasmetro. Estas condies so caracterizadas por inverses bruscas e momentneas na polaridade da inclinao do pisto.

As Figuras 10 e 11 mostram o comportamento do gasmetro durante uma elevao rpida de nvel, antes e aps a implantao do sistema.

Figura 10. Desnveis dos gasmetros durante elevao de nvel (antes aes corretivas).

Figura 8. Curva tpica de deficincia de lubrificao do pisto

De forma semelhante, o desbalanceamento do pisto pode ser identificado e estimado atravs da anlise do mesmo grfico. Na identificao de um cenrio onde no h alterao do nvel do gasmetro possvel detectar a inclinao do pisto, possivelmente causada pela m distribuio dos pesos ao longo do seu permetro.

Figura 11. Desnveis dos gasmetros durante elevao de nvel (aps aes corretivas).

4 CONCLUSO O sistema de automao da rea de gases combustveis da Gerdau Aominas trouxe como principal benefcio maior segurana para todo o pessoal envolvido neste processo, benefcio este imensurvel quando se trata de garantir melhores condies de trabalho a pessoas. Tambm foram contabilizadas as seguintes melhorias com a implantao do sistema: rastreabilidade total do processo em tempo real e historicamente, aumento na recuperao de gs de Aciaria, facilidade de operao e manuteno do sistema e maior repetibilidade operacional atravs da reduo do nmero de operaes em manual. O sistema PIMS contribui significativamente para a agilidade na anlise de ocorrncias e problemas e permite a implementao de funes avanadas, estudo e otimizao do processo. As ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas vieram atender necessidades identificadas pelas equipes de operao e manuteno, suportando o cumprimento de algumas metas operacionais estabelecidas. A monitorao contnua da inclinao do gasmetro de coqueria e informaes adicionais disponibilizadas pelo sistema implementado
43

Figura 9. Curva tpica de necessidade de balanceamento do pisto

3 RESULTADOS Com a monitorao contnua do pisto orientada pelos clculos de inclinao foi possvel tomar aes corretivas que resultaram nos seguintes ganhos: Melhoria na lubrificao do gasmetro atravs da identificao das colunas com agarramento. Balanceamento do pisto atravs da identificao de desnivelamento do pisto. Reduo do desgaste na vedao do gasmetro devido melhora na lubrificao e no balanceamento. Reduo do risco operacional por reduo da inclinao mdia do pisto durante a sua operao, limitada a 300 mm. Aumento da vida til do gasmetro.
Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.2. n.4, p. 40-44, abr.-jun. 2006

acarretaram em mudana da forma de operao e manuteno do gasmetro. A operao reduziu as variaes bruscas no nvel e inclinao do gasmetro, enquanto a manuteno atuou pontualmente no balanceamento do pisto e na lubrificao de regies especficas do gasmetro. A ao conjunta destas equipes trouxe maior estabilidade e segurana operacional ao processo de distribuio de gases combustveis da Gerdau Aominas. Recebido em: 14/02/06 Aceito em: 06/07/06 Proveniente de: SEMINRIO DE AUTOMAO DE PROCESSOS, 9., 2005, Curitiba, PR. So Paulo : ABM, 2005.

44

Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.2. n.4, p. 40-44, abr.-jun. 2006

You might also like