You are on page 1of 2

Declarao dos Direitos da Criana

Proclamada pela Resoluo da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959.

Prembulo
Considerando que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta, a sua f nos direitos fundamentais, na dignidade do homem e no valor da pessoa humana e que resolveram favorecer o progresso social e instaurar melhores condies de vida numa liberdade mais ampla; Considerando que as Naes Unidas, na Declarao dos Direitos do Homem, proclamaram que todos gozam dos direitos e liberdades nela estabelecidas, sem discriminao alguma, de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou outra, origem nacional ou social, fortuna ou outra situao; Considerandoque a criana, por motivo da sua falta de maturidade fsica e intelectual, tem necessidade uma proteco e cuidados especiais, nomeadamente de proteco jurdica adequada, tanto antes como depois do nascimento; Considerando que a necessidade de tal proteco foi proclamada na Declarao de Genebra dos Direitos da Criana de 1924 e reconhecida na Declarao Universal dos Direitos do Homem e nos estatutos de organismos especializados e organizaes internacionais preocupadas com o bemestar das crianas; Considerando que a Humanidade deve criana o melhor que tem para dar,

A Assembleia Geral
Proclama esta Declarao dos Direitos da Criana com vista a uma infncia feliz e ao gozo, para bem da criana e da sociedade, dos direitos e liberdades aqui estabelecidos e com vista a chamar a ateno dos pais, enquanto homens e mulheres, das organizaes voluntrias, autoridades locais e Governos nacionais, para o reconhecimento dos direitos e para a necessidade de se empenharem na respectiva aplicao atravs de medidas legislativas ou outras progressivamente tomadas de acordo com os seguintes princpios:

Princpio 1.
A criana gozar dos direitos enunciados nesta Declarao. Estes direitos sero reconhecidos a todas as crianas sem discriminao alguma, independentemente de qualquer considerao de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinio poltica ou outra da criana, ou da sua famlia, da sua origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou de qualquer outra situao.

Princpio 2.
A criana gozar de uma proteco especial e beneficiar de oportunidades e servios dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se fsica, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudvel e normal, assim como em condies de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a considerao fundamental a que se atender ser o interesse superior da criana.

Princpio 3.
A criana tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade.

Princpio 4.
A criana deve beneficiar da segurana social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa sade; para este fim, devero proporcionar-se quer criana quer sua me cuidados especiais, designadamente, tratamento pr e ps-natal. A criana tem direito a uma adequada alimentao, habitao, recreio e cuidados mdicos.

Princpio 5.
A criana mental e fsicamente deficiente ou que sofra de alguma diminuio social, deve beneficiar de tratamento, da educao e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condio.

Princpio 6.

A criana precisa de amor e compreenso para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade. Na medida do possvel, dever crescer com os cuidados e sob a responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afecto e segurana moral e material; salvo em circunstncias excepcionais, a criana de tenra idade no deve ser separada da sua me. A sociedade e as autoridades pblicas tm o dever de cuidar especialmente das crianas sem famlia e das que caream de meios de subsistncia. Para a manuteno dos filhos de famlias numerosas conveniente a atribuio de subsdios estatais ou outra assistncia.

Princpio 7.
A criana tem direito educao, que deve ser gratuita e obrigatria, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educao que promova a sua cultura e lhe permita, em condies de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptides mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro til sociedade. O interesse superior da criana deve ser o princpio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educao e orientao, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais. A criana deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a actividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objectivos da educao; a sociedade e as autoridades pblicas devero esforar-se por promover o gozo destes direitos.

Princpio 8.
A criana deve, em todas as circunstncias, ser das primeiras a beneficiar de proteco e socorro.

Princpio 9.
A criana deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e explorao, e no dever ser objecto de qualquer tipo de trfico. A criana no dever ser admitida ao emprego antes de uma idade mnima adequada, e em caso algum ser permitido que se dedique a uma ocupao ou emprego que possa prejudicar a sua sade e impedir o seu desenvolvimento fsico, mental e moral.

Princpio 10.
A criana deve ser protegida contra as prticas que possam fomentar a discriminao racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Deve ser educada num esprito de compreenso, tolerncia, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena conscincia de que deve devotar as suas energias e aptides ao servio dos seus semelhantes.

You might also like