You are on page 1of 13

Erick Fromm

Principais Conceitos

Introduo

Nasce em Frankfurt, Alemanha, 1900; Estuda psicologia e sociologia; Doutor em Filosofia (Heidelberg, 1922); Psicanalista pelo Instituto Psicanaltico de Berlim; EUA em 1933; Influncia de Karl Marx, considerando-o mais profundo que Freud.

Tema principal: O homem se sente s e isolado porque se separou da natureza e dos outros homens. homens

Teoria

Escape of freedom (1941): paralelamente liberdade que o homem tem conquistado atravs dos sculos, ele tem se sentido cada vez mais solitrio; a liberdade torna-se uma condio negativa da qual ele tenta escapar.

Teoria

Soluo:

Ligar-se aos outros no esprito de amor e cooperao, usando a liberdade para uma construir uma sociedade melhor; Obter segurana submetendo-se autoridade e conformando-se sociedade, caindo assim numa nova servido.

Sociedade e Necessidades

Toda forma de sociedade (feudalismo, capitalismo, socialismo, etc.) representa uma tentativa de solucionar a contradio bsica do homem: ser ao mesmo tempo parte da natureza e separado dela; Necessidades especficas que se originam das condies da existncia humana:

de relacionamento (cuidado, responsabilidade, respeito); de transcendncia (impulsos criadores); de segurana (sentimento de pertena, fraternidade); de identidade (ser original e diferente); de referncias (modo estvel de compreender o mundo).

Desenvolvimento

A compreenso do psiquismo humano deve basearse na anlise das necessidades que tm sua origem nas condies de vida humana. As manifestaes dessas necessidades e o modo de realiz-las so determinadas pelas disposies sociais em que ele [o homem] vive; A personalidade desenvolve-se de acordo com as oportunidades que a sociedade lhe oferece;

Carter Social

Tipos de carter social na atual:


o receptivo, o explorador, o acumulador, o comerciante; o produtivo (nico saudvel);

Representam as formas de relao do indivduo com o mundo e com os outros, sempre encontrado com misturas.

Sociedade Doente

absolutamente essencial que o carter da criana seja formado para atender s necessidades da sociedade; Fazendo exigncias contrrias sua natureza, a sociedade corrompe e frustra o homem, aliena-o da situao humana; Fromm no exita em estigmatizar toda a sociedade, considerando-a doente quando no consegue satisfazer as necessidades bsicas do homem.

Convices

Convices:

o homem possui uma natureza essencial e inata; a sociedade criada pelo homem para tornar possvel a concretizao dessa natureza; at agora, nenhuma forma de sociedade conseguiu satisfazer a as necessidades bsicas da existncia humana; possvel criar essa sociedade.

Sociedade Ideal

Em qual sociedade acredita? Naquela

... em que o homem ama seu semelhante e a ele se prende por laos de fraternidade e solidariedade; uma sociedade que lhe proporciona a possibilidade de transcender a natureza, pela criao e no pela destruio; em que cada um toma conscincia de si mesmo, pelo exerccio dos seus poderes pessoais e no pela conformidade; em que existe um sistema de orientao e devoo, sem que o homem precise distorcer a realidade e adorar dolos.

Sociedade Perfeita

Nome para a sociedade perfeita: Socialismo Comunitrio Humanista; No haveria lugar para a solido, para os sentimentos de isolamento ou desespero e o homem poderia auto-realizar-se como um ser humano social, ativo e produtivo.

Bibliografia
HALL, C. Springer e LINDZEY, Gardner. Teorias da Personalidade. So Paulo: EPU, 1984.

You might also like