You are on page 1of 10

CENTRO REGIONAL UNIVERSITRIO DE E. S.

DO PINHAL UNIPINHAL

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO

ELTON FABRCIO MACHADO

PROJETO DE SISTEMAS DISTRIBUDOS

WINDOWS FORMS, WEB FORMS, WEB SERVICES E BANCO DE DADOS NA NUVEM

ESPRITO SANTO DO PINHAL SP SETEMBRO 2011

ELTON FABRCIO MACHADO

PROJETO DE SISTEMAS DISTRIBUDOS

WINDOWS FORMS, WEB FORMS, WEB SERVICES E BANCO DE DADOS NA NUVEM

Apresentao prvia de Trabalho de Concluso de Curso as ser entregue ao Centro Regional Universitrio de E. S. do Pinhal - UNIPINHAL no final do curso de Engenharia de Computao.

Orientador: PROF. ENG. EMERSON DE OLIVEIRA BATISTA

ESPRITO SANTO DO PINHAL SP SETEMBRO 2011

INTRODUO

Este projeto visa apresentar uma pesquisa terica e textual sobre sistemas distribudos e um projeto prtico apresentando os conceitos pesquisados e citados. Sendo assim segue uma breve descrio das suas duas divises principais: Pesquisa: Ser dividida em tpicos, contendo desde a evoluo da internet, descrio dos conceitos de distribuio de sistemas, tecnologias utilizadas, projeto e apresentao do sistema como um todo, e manual de operaes do sistema. Contendo:

1. Introduo 2. Evoluo da Internet e Aplicaes Comerciais 3. Distribuio de Sistemas 3.1. Cluster 3.2. Web forms 3.3. Cloud Computing 4. Arquitetura orientada a servios 4.1. SOA 4.2. Web Services 5. Tecnologias utilizadas 5.1. ASP.NET 5.2. Oracle Database 5.3. OOP - Programao Orientada a Objetos 6. Projeto do sistema 6.1. Viso geral da aplicao 6.2. Linguagem utilizada 6.3. Modelagem da aplicao 6.3.1. Diagrama de Casos de Uso 6.3.2. Diagrama Entidade Relacional 6.3.3. Diagrama de Classes 6.4. Camadas da Aplicao 7. Apresentao do sistema 7.1. Manual de Operaes

Projeto prtico: Idealizao, planejamento, levantamento e apresentao de um sistema distribudo composto por uma soluo completa contendo em si um projeto do tipo Windows Form, um projeto do tipo Web Form, um projeto do tipo Web Service e um banco de dados na nuvem. Sero entregues toda a documentao e cdigos fonte do projeto, plataforma de desenvolvimento e tecnologias utilizadas alm de apresentao ao vivo, para a execuo e demonstrao dos conceitos aplicados para a banca examinadora e demais presentes.

Seguem abaixo algumas telas do sistema, lembrando que o mesmo ainda se encontra em fase de construo (embora avanada, ainda h vrias implementaes e acertos a serem feitos).

Tela de login: Projeto Windows Form

Tela de cadastro Favoritos: Projeto Windows Form

Tela de cadastro Compromisso: Projeto Windows Form

Tela de login: Projeto Web Form

Tela de cadastro - Bloco de Notas: Projeto Web Form

Tela de descrio do Web Service EnviaSms, que ser automaticamente integrado agenda de compromissos da aplicao, enviando SMS ao usurio nas datas previstas a cada compromisso marcado.

Descrio dos objetos do banco de dados Oracle XE 10g Tabelas (Tables) do banco de dados, para armazenamento das informaes dos usurios do sistema: TAB_CONTATOS TAB_FAVORITOS TAB_BLOCO_NOTAS TAB_COMPROMISSO TAB_USUARIO Sequncias (Sequences) do banco de dados, para criao de ids de cada registro armazenado. ID_USUARIO ID_BLOCO_NOTAS ID_FAVORITOS ID_COMPROMISSOS ID_CONTATOS Vises (Views) do banco de dados para visualizao dos registros e populao dos objetos da aplicao. V_USUARIOS V_COMPROMISSO V_FAVORITOS V_BLOCO_NOTAS V_CONTATOS Procedimentos Armazenados (Stored Procedures) do banco de dados para execues automticas de inserts e updates dos registros armazenados. Alm de SPs para verificao e envio dos SMSs da aplicao. SP_CAD_CONTATOS SP_CAD_USUARIOS SP_CAD_FAVORITOS SP_CAD_BLOCO_NOTAS SP_CAD_COMPROMISSO Estas duas so especficas para a verificao e envio dos SMSs SP_VERIFICA_COMPROMISSO SP_ENVIA_SMS Funo (Function) do banco de dados para verificao de novos cadastros (nome de usurios disponveis). FCN_CHECAEXISTEUSUARIO

Principais tecnologias e conceitos aplicados:

Sistemas Distribudos:

Define-se um sistema distribudo como sendo aquele no qual os componentes de hardware e software, localizados em computadores interligados em rede, se comunicam e coordenam duas aes apenas enviando mensagens entre si. Neste trabalho: O foco e conceito principal deste TCC o uso e implementao de um sistema distribudo atravs de quatro conceitos/tecnologias diferentes. C#:

Linguagem de programao orientada a objetos, fortemente tipada, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influncias de outras linguagens de programao, como Object Pascal e Java. Neste trabalho: A linguagem utilizada o C#, com base em seu poder e facilidade de uso, alm de ser uma das linguagens mais utilizadas hoje em dia. Usada tanto no projeto Windows Form, quanto no projeto Web Form, pois a tecnologia ASP.NET permite a escolha da linguagem a ser utilizada. ASP.NET:

Plataforma da Microsoft para o desenvolvimento de aplicaes Web e o sucessor da tecnologia ASP. um componente do IIS que permite atravs de uma linguagem de programao integrada na .NET Framework criar pginas dinmicas. O ASP.NET baseado no Framework .NET herdando todas as suas caractersticas, por isso, como qualquer aplicao .NET, as aplicaes para essa plataforma podem ser escritas em vrias linguagens, como C# e Visual Basic .NET. Neste trabalho: Tecnologia utilizada na construo do projeto Web Form, em conjunto com a linguagem de programao C#. Permite a montagem, desenvolvimento, programao e manuteno das pginas web do projeto.

Web Services:

Web service uma soluo utilizada na integrao de sistemas e na comunicao entre aplicaes diferentes. Com esta tecnologia possvel que novas aplicaes possam interagir com aquelas que j existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatveis. Os Web services so componentes que permitem s aplicaes enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicao pode ter a sua prpria "linguagem", que traduzida para uma linguagem universal, o formato XML. Neste projeto: Utilizado em conjunto com uma srie de fatores que permitiro o envio de SMSs para os usurios com compromissos marcados. O Web Service da aplicao se integrar com outro Web Service que far o envio das mensagens nas horas determinadas.

Oracle Database

Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional, incluindo: Oracle RDBMS, ferramentas de desenvolvimento e ferramentas de auxlio DBAs Na manuteno, monitorao e uso dos dados. Neste projeto: Banco de dados principal do sistema, contendo tabelas, views, stored procedures necessrios aplicao. Tambm convm dizer que o banco em si no ficar situado localmente onde a aplicao ser executada, como este um projeto de sistema distribudo o banco de dados se dar numa plataforma totalmente diferente da aplicao (nuvem). Programao Orientada a Objetos (OOP)

A orientao a objetos um paradigma de anlise, projeto e programao de sistemas de software baseado na composio e interao entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Na programao orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos mtodos) e estados possveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos. Neste projeto: Definio de classes e objetos utilizados durante a aplicao, tanto das classes simples, que representam os registros do banco de dados. Ex: Classe Favoritos, tanto quanto as classes que fazem a interao com o banco Classe FavoritosDal, classe Conecta, entre outras classes.

Computao em Nuvem (Cloud Computing)

O conceito de computao em nuvem refere-se utilizao da memria e das capacidades de armazenamento e clculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento de dados feito em servios que podero ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. O acesso a programas, servios e arquivos remoto, atravs da Internet da a aluso nuvem. O uso desse modelo (ambiente) mais vivel do que o uso de unidades fsicas. Neste projeto: O papel de programa/servidor na nuvem ser feito pelo banco de dados, oferecendo em qualquer lugar a qualquer hora, tanto na aplicao Windows Form, quanto na aplicao Web Form, o acesso aos dados do usurio. Vale lembrar que a unio e uso em conjunto dessas tecnologias integrar o chamado sistema distribudo, oferecendo recursos e acesso irrestrito aplicao e aos dados do usurio, onde quer que o mesmo esteja, a qualquer momento que o mesmo deseje.

Bibliografia utilizada at o momento: Microsoft Visual C# 2005 Passo a Passo John Sharp Bookman ISBN 85-60031-17-0 Use a Cabea! C# Andrew Stellman, Jeniffer Greene Alta Books ISBN 978-85-7608-211-8 Introduo a Sistemas de Bancos de Dados Traduo da 7 Edio Americana C. J. Date Editora Campus ISBN 85-352-0560-8 Desenvolvendo Servios Web .NET com XML David Jorgensen Alta Books ISBN 858874550-X ASP.NET Guia do Desenvolvedor Web Mesbah Ahmed, Chris Garret, Jeremy Faircloth, Chris Payne Alta Books ISBN 858874515-1 Redes de Computadores 4 Edio Andrew S. Tanenbaum Editora Campus ISBN 978-85-3521-185-6 Sistemas de Informao - O Uso Consciente da Tecnologia para o Gerenciamento Emerson de Oliveira Batista Editora Saraiva ISBN 85-02-04249-1 Apostilas de Cursos ASP.NET, Oracle Database, C#, e Programao Orientada a Objetos Caelum, K19, Dextra e TeknoSoftware.

You might also like