You are on page 1of 3

278I SRIE N24 B.O.

DA REPBLICA DE CABO VERDE DE 23 DE JUNHO DE 1997

ASSEMBLEIA NACIONAL
Lei n 26 /V/97
de 23 de Junho

Artigo 2 (Interdio de entrada em locais de venda de bebidas alcolicas)

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 186 da Constituio, o seguinte:
Artigo nico

1. interdita a entrada de menores de 18 anos em locais exclusiva ou principalmente vocacionados para a venda ou fornecimento de bebidas alcolicas, salvo se acompanhados de familiares maiores ou pelo tempo estritamente necessrio aquisio de outros produtos, em qualquer caso, sempre sem prejuzo do disposto no artigo 1. 2. Consideram-se locais vocacionados, em exclusivo ou no, para a venda ou fornecimento de bebidas alcolicas, os bares, tabernas, pubs,as cervejarias, e outros estabelecimentos de bebidas, independentemente da designao que adoptem, cuja actividade fundamental seja o fornecimento de bebidas alcolicas, com ou sem servio de pequenas refeies.
Artigo 3 (Interdio de entrada em locais de diverso nocturna)

O artigo 4 do Decreto-Lei n 139/91, de 5 de Outubro, passa a ter a seguinte redaco:


Artigo 4 (Condies gerais)

1. As isenes e a dispensa de BRPI previstas no artigo 1 so concedidas aos bens pessoais que tenham sido afectos ao uso ou sejam propriedade do interessado no pas de residncia habitual data da fixao do domicilio em Cabo Verde. 2... Aprovada em 26 de Maio de 1997. O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Esprito Santo Fonseca Promulgada em 16 de Junho de 1997. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANTNIO MANUEL MASCARENHAS GOMES MONTEIRO Assinada em 16 de Junho de 1997. O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Esprito Santo Fonseca

1. interdita a entrada de menores de 18 anos em salas de dana e outros locais de diverso onde se vendam bebidas alcolicas. 2. So abrangidos pela interdio do n1 as botes, as discotecas, os dancings, os night clubs, os pianos bares, bem como os bares, as tabernas, clubes ou estabelecimentos similares cuja actividade fundamental consista em proporcionar espao para danar, com servio de bebidas ou pequenas refeies e com ou sem espectculos de variedades. 3. permitido, aos menores com idade igual ou superior a 16 anos, entrar e permanecer at s 24 horas em locais de diverso de carcter recreativo ou cultural onde no se vendam bebidas alcolicas, nos termos que forem definidos por Decreto-Regulamentar, em qualquer caso, sem prejuzo do disposto no artigo 1. 4. Exceptuam-se do disposto no presente artigo as festas particulares exclusivamente destinadas a pessoas convidadas, em qualquer caso, sem prejuzo do disposto no artigo 1.
Artigo 4 (Exigncia de apresentao de documentos)

Lei n 27 /V/97
de 23 de Junho

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 186 de Constituio, o seguinte:
Artigo 1 (Interdio de consumo de bebidas alcolicas)

Com vista ao cumprimento do disposto no presente diploma, os proprietrios, os gerentes, os promotores, organizadores ou responsveis e os trabalhadores dos locais e eventos abrangidos pelo disposto nos artigos antecedentes, tm o direito e a obrigao de exigir a apresentao de documento de identificao e de recusar o fornecimento de bebidas alcolicas ou a entrada ou permanncia nos referidos locais ou eventos, a qualquer indivduo que aparente ou de que suspeitem ser menor de 18 anos.
Artigo 5 (Interdio de publicidade)

1. interdita, em todas as circunstncias, a venda, a oferta ou o fornecimento, a qualquer ttulo, de bebidas alcolicas a menores de 18 anos, bem como o favorecimento ou a facilitao do consumo das mesmas aos referidos menores ou incitamento destes ao seu consumo, seja por que modo for. 2. Para efeitos da presente lei, considerada alcolica toda a bebida cujo teor em lcool seja superior a 0,5 GL.

1. interdita a publicidade de bebidas alcolicas em escolas e outros locais pblicos frequentados maioritariamente por menores de 18 anos, bem como em materiais escolares e equipamentos, materiais e instalaes de provas desportivas destinadas aos escales etrios juvenis.

I SRIE N 24 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE DE 23 DE JUNHO DE 2. interdita ainda a utilizao de menores de 18 anos em qualquer forma de publicidade de bebidas alcolicas.
Artigo 6 (Advertncia) Artigo 9

1997 279

(Competncia para aplicao de sanes)

1. A aplicao das coimas referidas no artigo anterior da competncia do Inspector Geral das Actividades Econmicas que poder delegar nos responsveis dos servios desconcentrados da rea do comrcio. 2. O Comando Geral da Polcia de Ordem Pblica tambm competente para a aplicao das coimas referidas nas alneas a), b) e c) do artigo 8, podendo delegar nos Chefes das Unidades Policiais dos Concelhos respectivos.
Artigo 10 (No pagamento das coimas)

1. Em todos os estabelecimentos referidos na presente lei obrigatria a colocao de placas, de forma e em local bem visveis, que advirtam para as proibies delas constantes, devendo possuir as seguintes inscries, conforme os casos: Proibida a venda, a oferta, o fornecimento e/ou o consumo de bebidas alcolicas a menores de 18 anos. (Artigo 1 Lei n 27/V/97, de 23 de Junho). Proibida a entrada e permanncia de menores de 18 anos (Artigos 2 e 3 da Lei n Junho). 27/V/97, de 23 de

Se as coimas previstas nesta lei no forem pagas no prazo legal, poder o Ministrio Pblico, a solicitao das entidades competentes para as aplicar, determinar o encerramento do estabelecimento infractor, at pagamento integral das mesmas.
Artigo 11 (Reclamaes e recursos)

2. Os demais aspectos relativos s placas de advertncia referidos no n 1 sero regulamentados por portaria do membro do Governo competente.
Artigo 7 (Fiscalizao)

1. Da aplicao das sanes previstas no artigo 8 cabem reclamao e recursos graciosos e contenciosos, nos termos da legislao geral. 2. A reclamao e os recursos previstos no n 1 em nenhum caso tm efeito suspensivo.
Artigo 12 (Responsabilidade solidria)

A fiscalizao do cumprimento do disposto na presente lei incumbe ao Instituto Cabo-Verdiano de Menores, s autoridades e agentes de autoridade, em especial, ao Ministrio Pblico, s autoridades municipais e seus agentes, Polcia de Ordem Pblica, Polcia Judiciria e Inspeco das Actividades Econmicas.
Artigo 8 (Sanes)

So solidariamente responsveis pelo pagamento das coimas aplicadas nos termos da presente lei: a) Os proprietrios, os gerentes ou responsveis dos locais em que a infraco tiver sido cometida; b) Os promotores ou organizadores do evento no decurso do qual a infraco tiver sido cometida.
Artigo 13 (Destino das coimas)

1. Os proprietrios, os gerentes, os promotores ou responsveis dos locais ou eventos referidos nos artigos antecedentes que consintam, por si ou por seus empregados, na infraco ao que nesses artigos se dispe ou no obstem a tal infraco, so punidos nos seguintes termos: a) Pela violao do artigo 6 com coima de 5.000$00 a 50.000$00;

b) Pela violao dos artigos 1, 2 e 3 com coima de 30.000$00 a 300.000$00; c) Pela violao do artigo 5 com coima de 40.000$00 a 400.000$00.

O produto das coimas aplicadas nos termos da presente lei reverter a favor do Instituto Cabo-Verdiano de Menores.
Artigo 14 (Co-Responsabilizao da sociedade)

2. Em caso de primeira reincidncia pelas infraces previstas nos nmeros 2 e 3, com coima de 100.000$00 a 1.000.000$00 e encerramento de estabelecimento por 30 a 90 dias. 3. Nas reincidncias seguintes, com coima de 200.000$00 a 2.000.000$00 e com o encerramento de estabelecimento e a suspenso do alvar por um perodo de seis a vinte e quatro meses.

O pai, me, tutor, encarregado de educao ou outra pessoa encarregada da guarda de menores, os professores, as organizaes da sociedade civil e a comunicao social tm o dever de intervir, pedagogicamente, para prevenir o consumo de bebidas alcolicas e a assistncia a eventos ou frequncia de lugares no recomendveis, por parte de menores.

280I SRIE N24 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE DE 23 DE JUNHO DE 1997


Artigo 15 (Sensibilizao e informao)

c) Os Vice-primeiros Ministros, Ministros e Secretrios de Estado; d) Os Presidentes das Cmaras Municipais; g) Os Presidentes das Assembleias Municipais; h) Os Vereadores a tempo inteiro ou a meio tempo;
Artigo 3 (Vencimento e remuneraes dos titulares de cargos polticos)

O Governo promover, em colaborao com as associaes juvenis, os municpios, as associaes de pais e encarregados de educao, as confisses religiosas e outras organizaes da sociedade civil, programas de sensibilizao, formao e informao contra o consumo de bebidas alcolicas e a frequncia de locais de diverso nocturna por parte de menores.
Artigo 16 (Entrada em vigor)

A presente Lei entra em vigor a 1 de Outubro de 1997. Aprovada em 27 de Maio de 1997 O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Esprito Santo Fonseca Promulgada em 16 de Junho de 1997. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANTNIO MANUEL MASCARENHAS GOMES MONTEIRO Assinada em 16 de Junho de 1997. O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Esprito Santo Fonseca

Os titulares de cargos polticos referidos nos artigos seguintes tm direito ao vencimento mensal, abonos para despesas de representao, ajudas de custos e despesas de comunicaes.
Artigo 4 (Ajudas de custo)

1. O Presidente da Repblica, o Presidente da Assembleia Nacional e o Primeiro Ministro quando se desloquem em misso oficial tm direito ao pagamento pelo Estado de todas as despesas necessrias deslocao e ao cabal desempenho da misso. 2. Os demais titulares de cargos polticos tm direito s ajudas de custo previstas na lei que devem ser actualizadas anualmente pelo Governo, por Decreto-Regulamentar. CAPTULO II Presidente da Repblica
Artigo 5 (Remunerao do Presidente da Repblica)

Lei n 28 /V/97
de 23 de Junho

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 186 da Constituio, o seguinte: CAPTULO I

O vencimento mensal do Presidente da Repblica fixado por lei. CAPTULO III


SECO I

Disposies gerais
Presidente da Assembleia Nacional Artigo 1 Artigo 6 (Objecto) (Remunerao do Presidente da Assembleia Nacional)

O presente diploma regula o estatuto remuneratrio dos titulares de cargos polticos.


Artigo 2 (Titulares de cargos polticos)

O Presidente da Assembleia Nacional percebe mensalmente um vencimento correspondente a 95% do vencimento do Presidente da Repblica.
SECO II Artigo 7 (Remuneraes dos Deputados)

So titulares de cargos polticos, para efeitos do presente diploma: a) O Presidente da Repblica; b) O Presidente da Assembleia Nacional; c) O Primeiro Ministro; d) Os Deputados;

1. Os Deputados que exeram a tempo inteiro as funes de Vice-Presidente da Assembleia Nacional e do Presidente dos Grupos Parlamentares percebem mensalmente um vencimento correspondente a 85% do vencimento do Presidente da Repblica.

You might also like