You are on page 1of 3

Exegese da Poesia hebraica (Salmos)

Pelo Pr. Isaias Lobo Pereira Jnior e-mail: isaias.jr@uol.com.br

O Livro dos Salmos o maior e talvez o mais amplamente usado livro da Bblia. Ele explora o mais profundo da experincia humana de uma forma muito pessoal e prtica. Seus 150 cnticos permeiam da Criao aos perodos patriarcal, teocrtico, monrquico, exlico e ps-exlico. A tremenda amplitude do tema nos Salmos inclui diversos tpicos, tais como jbilo, guerra, paz, culto, juzo, profecia messinica, louvor e lamentao. Os Salmos eram entoados como o acompanhamento de instrumentos de corda e serviram como hinrio do templo e guia devocional para o povo judeu. O Livro dos Salmos foi gradualmente colecionado e originalmente intitulado, talvez devido grande variedade de material. Ele veio a ser conhecido como Sepher Tehillim Livro dos Louvores em virtude de quase todo salmo conter alguma nota de louvor a Deus. A Septuaginta (LXX) usa a palavra grega Psalmoi como ttulo para este livro, significando poemas entoados com acompanhamento de instrumentos musicais. Ele tambm chamado Psalterium (coleo de cnticos), e esta palavra a base para o termo Saltrio. O ttulo latino Liber Psalmorum, Livro de Salmos. A literatura que abrange o Livro dos Salmos extensa, mas cabe aqui apresentar algumas referncias. Em portugus temos os comentrios de Agostinho publicados pela Editora Paulus, em dois volumes, a partir do original em latim. Martinho Lutero tem seus comentrios publicados pela editora Sinodal. Calvino est sendo traduzido pela editora Paracltos, a partir da excelente edio inglesa, porm com referncias as verses francesa e latina. Alm, claro, da erudio moderna. Dentro da perspectiva que estamos adotando, temos C. S. Lewis Reflections on the Psalms1 e Philip Yancey. A Bblia que Jesus lia2. Mesmo que este livro de Yancey no seja um comentrio acadmico sobre os

1 2

New York: Harcourt, Brace, Jovanovich, 1958. So Paulo: Vida, 2001.

Salmos uma boa introduo ao tema, feita pelo afamado colunista da revista Christianity Today. Uma apreciao dos princpios e da estrutura da poesia hebraica essencial para a compreenso apropriada dos Salmos e sua interpretao. Tambm se torna necessria para perceber que aquilo que o Ocidente consagrou como poesia tem pouca semelhana com aquilo que os hebreus entendiam com o vocbulo. A poesia hebraica teve grande popularidade em todo o antigo Oriente Prximo. Numerosos exemplos desse gnero literrio chegaram at ns de Cana (cujos msicos e cantores tinham fama internacional) bem como do Egito e da Mesopotmia. evidente a contribuio que, nesse sentido, Israel deu ao mundo cultural do seu tempo3. Na poesia hebraica no existe a rima, e exato falar em ritmo do que em mtrica na poesia hebraica. Sua caracterstica mais importante a repetio de idias, denominada de Paralelismo. Uma idia afirmada e, logo em seguida, novamente expressa com palavras diferentes, sendo que os conceitos das duas linhas se eqivalem de forma aproximada. Foi Robert Lowth, professor de poesia em Oxford, Inglaterra, quem primeiro chamou a ateno para o princpio fundamental da poesia hebraica. Em seu tratato, De Sacra Poesi Hebraeorum: Praelectiones Academicae de 1753.4 Os tipos de Paralelismo foram classificados por Lowth em trs categorias: (1) Sinomnico: consiste em expressar duas vezes a mesma idia com palavras diferentes, como em Sl 113:7. Ele levanta do p o necessitado E ergue do lixo o pobre. (NVI). (2) Antittico: formado pela oposio ou pelo contraste entre duas idias ou imagens poticas, como em Sl 37:21. Os mpios tomam emprestado e no devolvem, Mas os justos do com generosidade. (NVI).

PRICHARD, James B. Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament, ainda a referncia mais importante para os textos do Antigo Oriente e sua relao com a Bblia. 4 Prelees Acadmicas sobre a Poesia Sagrada Hebraica.

(3) Sinttico: aqui as duas linhas do verso no dizem a mesma coisa, mas antes, a declarao da primeira linha serve como base sobre a qual a segunda declarao se fundamenta. A relao a de causa e efeito, como em Sl 19:7-8. A lei do Senhor perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor so dignos de confiana, E tornam sbios os inexperientes. Os preceitos do Senhor so justos, e do alegria ao corao. Os mandamentos do Senhor so lmpidos, e trazem luz aos olhos. (NVI). Outra caracterstica da poesia hebraica para a qual devemos chamar a ateno o emprego do arranjo acrstico ou alfabtico. Existem nove salmos acrsticos no saltrio. So eles: 9-10, 25, 34, 37, 111-112, 119 e 145. Neste tipo de composio, as linhas ou estrofes iniciam cada uma, com letras em ordem alfabtica. Essa tcnica, a exemplo do paralelismo, auxiliaria na memorizao e no ensino. Isto tambm pode sugerir-se que o assunto foi tratado de forma completa. Regras para interpretao dos Salmos: 1. Se houver uma circunstncia histrica que determinou a composio de um Salmo, ela deve ser cuidadosamente estudada. Salmo 3, 32, 51, 63. 2. Elemento psicolgico. Estudar o carter do poeta e o estado de mente que comps o cntico. 3. Os Salmos so de vrios tipos diferentes. 4. Cada um dos Salmos caracterizado pela sua forma. 5. Cada um dos Salmos tambm visa uma determinada funo na vida de Israel. 6. Temos que reconhecer os vrios padres dentro dos Salmos. 7. Cada Salmo deve ser lido como uma unidade literria. Referncias Bibliogrficas:
CALVINO, Joo. O livro dos salmos. Trad. Valter Graciano. Martins. So Paulo: Paracltos, 1999. LEWIS, C.S. Reflections on the Psalms. New York: Harcourt, Brace, Jovanovich, 1958. LUTERO, Martinho. Obras selecionadas. So Leopoldo: Sinodal. Porto Alegre: Concrdia. s/d. PRICHARD, James B. Ancient near eastern texts relating to the Old Testament. 3a. ed. Princeton University Press. Princeton. 1969. YANCEY, Philip. A Bblia que Jesus lia. Trad. Neyd Siqueira. Editora Vida. So Paulo, SP. 2001

You might also like