You are on page 1of 47

E B 1 DE VINHAIS

DNMMF

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

2007 / 2008

Como plstico e ao, cinzento e resmungo. Como fios de ao roando a extremidade de meus dedos. Como um rudo vindo do nada ressoando numa sala vazia.

DNMMF

Pgina 2

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

INDCE

Introduo......................................................................................................4 Objectivos Gerais...........................................................................................6 Pblico-alvo....................................................................................................7 Implementao/durao.................................................................................8 Contedos......................................................................................................8 Plano de Actividades......................................................................................8 Avaliao........................................................................................................9 Recursos.........................................................................................................9 Bibliografia................................................................................................... 10 Anexos......................................................................................................... 11

DNMMF

Pgina 3

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Introduo

A nossa sociedade actual vive em constante mudana o que afecta a nossa maneira de pensar e at de viver. A crescente utilizao do computador nas mais variadas actividades sociais, constitui um dos aspectos mais marcantes das transformaes que ocorrem nos nossos dias. Tudo indica que o nosso amanh ser profundamente tecnolgico e que as tecnologias de informao tero um amplo destaque. A educao tem que acompanhar todas estas mudanas, para que seja capaz de formar cidados civicamente responsveis e democraticamente intervenientes na vida quotidiana. Assim, novos desafios se impem escola, tornando-se imperioso que a escola acompanhe esta evoluo, procurando superar obstculos, utilizando as novas tecnologias, nomeadamente o computador, como meio facilitador das aprendizagens, fonte de motivao e simultaneamente instrumento privilegiado ao nvel da comunicao. A utilizao das Novas Tecnologias na escola poder ser um instrumento de grande valor para os professores e alunos. O computador, assume um papel interactivo, de ajuda, instrumento de consulta e trabalho, capaz de assistir os alunos nas suas investigaes e projectos, encerrando em si mesmo grandes possibilidades educativas.

DNMMF

Pgina 4

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

O Decreto-Lei n 140/2001 da responsabilidade do Ministrio do Trabalho, Ministrio da Educao e Ministrio da Cincia e Tecnologia criou um diploma de competncias bsicas em TIC. O exame prtico para obteno do referido diploma tem como objectivo avaliar as seguintes competncias: escrever, imprimir e guardar um texto; pesquisar informao na Internet e receber e enviar correio electrnico. As novas orientaes curriculares enquadradas pelo Decreto-Lei n 6/2001, de 18 de Janeiro, do grande relevo utilizao das novas Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), no Ensino Bsico (Silva, 2001). Neste mesmo decreto-lei, as TIC so consideradas Formaes transdisciplinares de carcter instrumental, podendo conferir no final do ensino obrigatrio uma certificao das competncias bsicas neste domnio. Pretende-se assim, desenvolver competncias numa perspectiva de formao ao longo da vida. As novas orientaes curriculares concebem a utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao para o Ensino Bsico como aprendizagens transdisciplinares, ou seja, atravessam todas as disciplinas e reas do currculo. A resoluo do Conselho de Ministros n 137 / 2007 vem reforar esta tendncia da necessidade de utilizao das TIC. Tendo em conta estes diplomas legais, a existncia de um espao que necessita de ser rentabilizado e o apoio manifestado pelos docentes, tornouse clara a necessidade da criao de um projecto no mbito das TIC. Assim, este projecto, surge como resposta s necessidades manifestadas, procurando implementar mudanas em prticas pedaggicas e possibilitar troca de experincias com a entreajuda inerente.
DNMMF Pgina 5

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Objectivos Gerais
Sensibilizar os alunos para o uso do computador como ferramenta essencial na elaborao das suas tarefas; Sensibilizar para a utilizao dos softwares comerciais mais difundidos e utilizados no mercado; Preparar os alunos para trabalhos cooperativos apoiados no computador; Incentivar os alunos para o uso dos conhecimentos de Informtica na resoluo de seus problemas em situaes do quotidiano; Integrar as TIC em todas as actividades escolares; Proporcionar a todos os alunos uma iniciao aos computadores e/ou desenvolvimento da aprendizagem anteriormente realizadas. Promover a utilizao do computador como instrumento para resoluo de problemas; Possibilitar, comunidade educativa, a descoberta da utilizao correcta das TIC e o que a mesma pode provocar na mudana de atitudes e comportamentos face s aprendizagens; Motivar, de um modo mais activo e correcto, as crianas com Necessidades Educativas Especiais no sentido do desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades.

DNMMF

Pgina 6

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Pblico-alvo

Destina-se aos professores e alunos do 1. ciclo da EB1 de ________. Cada turma contemplada com 90 minutos semanais.

Turmas

Anos de escolaridade

N de Alunos

1 A

20

1 B

1 e 2

18

2 A

24

2 B

20

3 A

19

3 B

18

4 A

20

4 B

20

4 C

3 e 4

12

DNMMF

Pgina 7

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Implementao/durao
Este projecto tem a durao de um ano lectivo e assegurado na sua ntegra pelo docente ____________________________________.

Contedos
Os contedos deste projecto so os que se encontram na planificao em anexo, procurando assegurar uma transversalidade com os programas dos respectivos anos, contribuindo assim para o desenvolvimento das competncias dos alunos.

Plano de Actividades

Este projecto procura pois, adaptar-se realidade das turmas e permitir uma flexibilizao para que possa responder s necessidades reais de alunos e docentes. Assim podem-se considerar duas vertentes de actividades: Actividades para Alunos Descritas na planificao em anexo.

DNMMF

Pgina 8

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Actividades para os Professores - Reunies mensais

Avaliao
O Projecto ser avaliado de forma sistemtica e contnua:
1. 2. 3.

No final de cada perodo. (Avaliao das actividades) Avaliao de controlo. ( Reformulao do projecto se necessrio) No final do ano Avaliao Final ( Relatrio final de acordo com os relatrios elaborados trimestralmente pelos docentes das turmas)

Recursos
Computadores Videoprojector Papel Disquetes Impressora Mquina fotogrfica digital

DNMMF

Pgina 9

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Bibliografia

http://www.minerva.uevora.pt

http://www.crie.min-edu.pt/

http://penta.ufrgs.br/~evelise/trabalhosbehavor.htm

Decreto-Lei n 140/2001

Decreto-Lei n 6/2001

Resoluo do Conselho de Ministros n 137 / 2007

DNMMF

Pgina 10

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Anexos

DNMMF

Pgina 11

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Demonstrao dos cuidados a ter: ligar e desligar o PC; no correr na sala; deixar tudo arrumado; no clicar com fora nas teclas/rato; fazer fila ordenadamente

Estabeleciment o de Regras.

Preservao de um PC Cuidados a ter na sala de Informtica

Aprender a preservar um PC Interiorizar regras de bom uso na sala de Informtica

Sistema Operativo

Elementos bsicos de um Sistema Operativo

Descrever os elementos de um PC; conhecer a diferena entre hardware/software/S.O.

Demonstrao e Manipulao dos principais componentes de um PC.

Teclado e rato

Constituio do teclado e funes do rato

Identificar no teclado os blocos; descobrir as funes das teclas; manusear o rato Descrever o Ambiente de trabalho

Demonstrao da diviso do teclado (principal/numrico); descrio das teclas mais importantes; funes do rato (lado dir/esq/scroll). Descrio e constituio do AT( cones, barra de tarefas, menu iniciar); explorao da constituio de uma janela (barras, botes, restaurar e fechar).

Ambiente de trabalho Descrio do Ambiente de trabalho

Pastas

Criar e nomear pastas

Criao de pastas

Rever os conhecimentos adquiridos

Criao de pastas colocando o nome. Constituio de um PC; SO ; teclado e rato; AT e pastas.

DNMMF

Pgina 13

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Manipulao do rato

Contedo Cliques do lado esquerdo do rato

Competncias Aprender a clicar com o lado esquerdo do rato

Actividades

http://www.rtp.pt/wportal/infantil Jogos educativos para clicar e arrastar com o lado esquerdo do rato.

Arrastamento de imagens com o rato

Arrastar utilizando o rato

Identificao de cores

Pintura de desenhos on-line

Pintar desenhos e misturar cores

http://www.noddy.com/index.html Jogos educativos para pintar e misturar cores. Descoberta de formas Identificao de formas

Identificar formas em desenhos

DNMMF

Pgina 14

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 15

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Identificao do cone do Paint. Explorao da janela do Paint: barra de ttulo; barra de menus; rea de desenho; caixa de cores; caixa de ferramentas. Explorao da barra de menus: ficheiro; editar, ver ; imagem; cores; ajuda.

Paint

Explorao e trabalho no Paint

Perceber o que o Paint e para que serve

Aceder ao Paint e descrever a janela

Utilizar com sucesso as ferramentas do Paint

Explorao da caixa de ferramentas: cones de seleco; borracha; preencher com cor; lupa; lpis; pincel; texto; linhas; formas geomtricas. Desenho livre utilizando todas as ferramentas. Desenho orientado, colando uma imagem na rea de desenho e completando-a livremente.

Desenhar livremente

Dicionrio ilustrado

Desenhar letras e ilustr-las Escrever nmeros

Desenho de letras com o pincel(diferentes texturas e cores) Desenho da figura associada letra. Escrita da letra em texto Imprensa do Paint. Escrita dos nmeros ilustrando a quantidade.

DNMMF

Pgina 16

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Manipulao do Rato

Contedo Jogos de manipulao do rato

Competncias Manipular o rato(lado direito e scroll)

Actividades http://br.barbie.com/ http://www.ojogos.pt/cat370_1.html Jogos educativos para clicar e arrastar com o rato. http://www.noddy.com/index.html? country=pt Pintura de um desenho do Noddy.

Jogos educativos de pintura

Pintar on-line

Paint Explorao do Paint

Criar postais animados Construo de um postal animado com as ferramentas do Paint. Importao de gifs animados do site: http://www.giffs.hpg.ig.com.br Expressar uma mensagem de Natal Expresso de uma mensagem de Natal.

Importar gifs animados

DNMMF

Pgina 17

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 18

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Explorao da janela do Documento de texto: barra de ttulo; barra de menus; barra de ferramentas; rea de escrita de texto; como guardar um documento. Explorao da barra de menus: ficheiro; editar; ver; imagens; cores; ajuda. Escrita de letras/palavras que j aprenderam.

Introduo ao Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Explorar a janela do Documento de texto

Identificar a barra de menus

Escrever letras e palavras

Paint Dicionrio ilustrado Desenhar letras e ilustr-las Escrever nmeros

Desenho de letras com o pincel (diferentes texturas e cores) Desenho da figura associada letra. Escrita da letra em texto Imprensa do Paint. Escrita dos nmeros ilustrando a quantidade. Brincar com as letras associando-as a imagens Jogos educativos de associao. http://www.noddy.com/index.html? country=pt http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

Jogos Educativos e Ldicos

Bales de letras

DNMMF

Pgina 19

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades

Ms

Tema

Contedo

Competncias

DNMMF

Pgina 20

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Explorao da barra de ferramentas: tipo; tamanho e cor da letra; negrito, itlico e sublinhado; alinhamento de texto. Escrita de letras/palavras que j aprenderam. Acentuao de palavras: como escrever os acentos.

Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Conhecer as ferramentas do Documento de texto

Escrever letras e palavras Acentuar as palavras

Paint

Dicionrio ilustrado

Desenhar letras e ilustr-las Escrever nmeros

Desenho de letras com o pincel (diferentes texturas e cores) Desenho da figura associada letra. Escrita da letra em texto Imprensa do Paint. Escrita dos nmeros ilustrando a quantidade.

Jogos Educativos e Ldicos

Bales de letras

Brincar com as letras associando-as a imagens Jogos educativos de associao. http://www.noddy.com/index.html? country=pt http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

DNMMF

Pgina 21

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 22

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Aplicar as ferramentas do Documento de texto Escrever letras e palavras Inserir uma imagem

Escrita de letras/palavras que j aprenderam. Insero de uma imagem e escrever palavras sobre ela.

Paint

Dicionrio ilustrado

Desenhar letras e ilustr-las Escrever nmeros

Desenho de letras com o pincel (diferentes texturas e cores) Desenho da figura associada letra. Escrita da letra em texto Imprensa do Paint. Escrita dos nmeros ilustrando a quantidade.

Jogos Educativos e Ldicos

Bales de letras

Brincar com as letras associando-as a imagens

Jogos educativos de associao. Audio de histrias para recontar. http://www.noddy.com/index.html? country=pt http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

DNMMF

Pgina 23

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Documento de texto - Word

Contedo Explorao do Documento de texto

Competncias Aplicar o alinhamento de texto

Actividades Alinhamento de texto: esquerda; direita; centrado; justificado. Paginao manual de um documento.

Aprender a paginar um documento

Inserir um cabealho e rodap

Insero de um cabealho ou rodap: usar o nmero, data, hora, nome.

Paint

Dicionrio ilustrado

Desenhar letras e ilustr-las Escrever nmeros

Desenho de letras com o pincel (diferentes texturas e cores) Desenho da figura associada letra. Escrita da letra em texto Imprensa do Paint. Escrita dos nmeros ilustrando a quantidade.

Jogos Educativos e Ldicos

Adio e Subtraco

Desenvolver a capacidade de clculo.

Jogos Educativos: CD e Internet http://web.educom.pt/escolovar

DNMMF

Pgina 24

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Documento de texto - Word

Contedo Explorao do Documento de texto

Competncias Explorar a ferramenta de letra Aplicar variaes na letra

Actividades Explorao do tamanho, cor e tipo de letra. Variaes da letra: negrito, sublinhado e itlico.

Concluso do dicionrio ilustrado

Inserir as imagens do dicionrio ilustrado no documento de texto do Word. Escrever nmeros

Insero das imagens em documento de texto. Paginao. Escrita dos nmeros ilustrando a quantidade.

Jogos Interactivos com somas e subtraces.

DNMMF

Pgina 25

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 26

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Escrita de um texto do manual em uso, seguindo algumas instrues: tipo de letra, tamanho e cor, variaes de letra, alinhamentos.

Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Escrever um texto orientado.

Ilustrar o texto no Paint Ilustrao do texto escrito no Paint. Concluir a escrita do texto com ilustrao

Insero da ilustrao feita no documento de texto e sua concluso.

Concluso do dicionrio ilustrado

Inserir as imagens do dicionrio ilustrado no documento de texto do Word.

Insero das imagens em documento de texto. Paginao. Decorao da capa do dicionrio.

Jogos Educativos.Internet.

DNMMF

Pgina 27

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades Demonstrao dos cuidados a ter: ligar e desligar o PC; no correr na sala; deixar tudo arrumado; no clicar com fora nas teclas/rato; fazer fila ordenadamente Demonstrao e Manipulao dos principais componentes de um PC.

Ms

Tema Estabeleciment o de Regras.

Contedo Preservao de um PC Cuidados a ter na sala de Informtica Elementos bsicos de um Sistema Operativo

Competncias Aprender a preservar um PC Interiorizar regras de bom uso na sala de Informtica Descrever os elementos de um PC; conhecer a diferena entre hardware/software/S.O.

Sistema Operativo

Teclado e rato

Constituio do teclado e funes do rato

Identificar no teclado os blocos; descobrir as funes das teclas; manusear o rato Descrever o Ambiente de trabalho

Demonstrao da diviso do teclado (principal/numrico); descrio das teclas mais importantes; funes do rato (lado dir/esq/scroll). Descrio e constituio do AT( cones, barra de tarefas, menu iniciar); explorao da constituio de uma janela (barras, botes, restaurar e fechar).

Ambiente de trabalho Descrio do Ambiente de trabalho

Pastas

Criar e nomear pastas

Criao de pastas Revises de conhecimentos adquiridos

Rever os conhecimentos adquiridos

Criao de pastas colocando o nome.

Constituio de um PC; SO ; teclado e rato; AT e pastas.

DNMMF

Pgina 28

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Manipulao do rato

Contedo Cliques do lado esquerdo do rato

Competncias Aprender a clicar com o lado esquerdo do rato

Actividades

http://www.rtp.pt/wportal/infantil Jogos educativos para clicar e arrastar com o lado esquerdo do rato.

Arrastamento de imagens com o rato

Arrastar utilizando o rato

Identificao de cores

Pintura de desenhos on-line

Pintar desenhos e misturar cores

http://www.noddy.com/index.html Jogos educativos para pintar e misturar cores. Descoberta de formas Identificao de formas

Identificar formas em desenhos

DNMMF

Pgina 29

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Documento de texto - Word

Contedo Explorao do Documento de texto

Competncias Conhecer as ferramentas do Documento de texto

Actividades Explorao da barra de ferramentas: tipo; tamanho e cor da letra; negrito, itlico e sublinhado; alinhamento de texto. Escrita de palavras e frases. Acentuao de palavras: como escrever os acentos. Construo de uma histria com os casos de leitura revistos. Escolha de imagens na Internet para ilustrar a histria. Construo da tabuada do 2x e escolha de imagens. Jogos educativos. http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

Escrever palavras e frases Histrias Digitais Criao de uma histria digital Criao da Tabuada Digital Jogos educativos de matemtica/lngua portuguesa Acentuar as palavras

Tabuadas divertidas

Escrever o alfabeto, vogais, as consoantes, as maisculas e os ditongos Conhecer os casos de leitura, valores do r:rr , r entre vogais, ar, er, ir, or, ur Ler e escrever nmeros Praticar a tabuada do 2x

Jogos Educativos e Ldicos

DNMMF

Pgina 30

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema Documento de texto - Word

Contedo Explorao do Documento de texto

Competncias Aplicar as ferramentas do Documento de texto. Escrever palavras e frases. Inserir uma imagem

Actividades

Escrita de palavras e frases. Insero de uma imagem e escrever frases sobre ela. Construo de uma histria com os casos de leitura revistos. Escolha de imagens na Internet para ilustrar a histria. Construo da tabuada do 3x e escolha de imagens. Jogos educativos. CD e Internet http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

Histrias Digitais

Criao de uma histria digital Criao da Tabuada Digital Jogos educativos de matemtica/lngua portuguesa

Conhecer os casos de leitura, valores do s: ss , s entre vogais, as, es, is, os, us Ler e escrever nmeros: a centena Praticar a tabuada do 3x

Tabuadas divertidas

Jogos Educativos e Ldicos

DNMMF

Pgina 31

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 32

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Alinhamento de texto: esquerda; direita; centrado; justificado. Paginao manual de um documento. Insero de um cabealho ou rodap: usar o nmero, data, hora, nome.

Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Aplicar o alinhamento de texto Aprender a paginar um documento Inserir um cabealho e rodap

Histrias Digitais

Criao de uma histria digital Criao da Tabuada Digital Jogos educativos de matemtica/lngua portuguesa

Conhecer os casos de leitura: nh, ce, ci, a, o, u, az, ez, iz, oz, uz. Conhecer as figuras geomtricas Praticar a tabuada do 4x

Construo de uma histria com os casos de leitura revistos. Escolha de imagens na Internet para ilustrar a histria. Construo da tabuada do 4x e escolha de imagens. Jogos educativos. CD e Internet http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

Tabuadas divertidas

Jogos Educativos e Ldicos

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 33

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Escrita de um texto do manual em uso, seguindo algumas instrues: tipo de letra, tamanho e cor, variaes de letra, alinhamentos. Ilustrao do texto escrito no Paint. Insero da ilustrao feita no documento de texto e sua concluso.

Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Escrever um texto orientado

Ilustrar o texto no Paint Concluir a escrita do texto com a ilustrao

Histrias Digitais

Criao de uma histria digital Criao da Tabuada Digital Jogos educativos de matemtica/lngua portuguesa

Conhecer os casos de leitura: ch, lh, al, el, il, ol, ul, na, en, in, on, un. Ler e escrever nmeros at 500 Praticar a tabuada do 5x Descobrir frisos

Construo de uma histria com os casos de leitura revistos. Escolha de imagens na Internet para ilustrar a histria. Construo da tabuada do 4x e escolha de imagens. Jogos educativos. CD e Internet http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick1 .html

Tabuadas divertidas

Jogos Educativos e Ldicos

DNMMF

Pgina 34

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades Recolher dados referentes turma: sexo, idade, cor do cabelo, Organizar os dados e construir uma tabela de acordo com a informao. Formatao dos dados e da tabela. Acrescentar novos dados recolhidos (ex: cor das calas) tabela. Experimentar apagar dados de linhas ou colunas. Eliminar linhas e colunas. Alterar ao nvel da formatao o tamanho da tabela, linhas ou colunas.

Ms

Tema Documento de texto - Word

Contedo Explorao do Documento de texto (TABELAS)

Competncias Organizar informao em tabelas Criar uma tabela Inserir dados em tabelas Alinhar texto nas clulas Alterar limites Inserir linhas ou colunas numa tabela Apagar linhas ou colunas numa tabela Redimensionar uma tabela / linhas / colunas

Jogos Educativos e Ldicos

Jogos na Internet.

DNMMF

Pgina 35

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades Apresentao dos cuidados a ter na utilizao da internet como ferramenta de trabalho. Conhecer a janela do I.E e explor-la. Conhecer a barra de menus e as ferramentas. Verificar a funo da barra de endereo bem como das regras de utilizao. Aprendizagem dos passos para a realizao de uma pesquisa utilizando o motor de busca www.google.pt.

Ms

Tema Internet

Contedo Explorao do Internet Explorer(browser)

Competncias Explorar a janela do Internet Explorer Identificar a barra de menus Identificar a barra de endereos Utilizar um motor de busca Guardar pginas e imagens

Jogos Educativos e Ldicos

Jogos educativos de matemtica/lngua portuguesa

Apreender o modo de guardar as pginas e imagens.

Jogos na Internet.

DNMMF

Pgina 36

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades Criao de um email compreendendo a sua utilizao. Digitao e formatao de um email procedendo ao seu envio com e sem anexos. Impresso do email. Apreender os passos para guardar o documento na pasta.

Ms

Tema Internet

Contedo Correio electrnico

Competncias Conhecer o correio electrnico Conhecer os passos para o envio de email Abrir e utilizar o email Comunicar utilizando o correio electrnico

Jogos Educativos e Ldicos

Comunicar com os colegas atravs do correio electrnico.

Jogos na Internet.

DNMMF

Pgina 37

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades Revises e Concluso dos trabalhos.

Ms

Tema Documento de texto - Word

Contedo Todos os contedos

Competncias Todas as competncias

Histrias Digitais

Tabuadas divertidas

Jogos Educativos e Ldicos

Internet

DNMMF

Pgina 38

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 39

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Demonstrao dos cuidados a ter: ligar e desligar o PC; no correr na sala; deixar tudo arrumado; no clicar com fora nas teclas/rato; fazer fila ordenadamente Demonstrao e Manipulao dos principais componentes de um PC.

Estabeleciment o de Regras.

Preservao de um PC Cuidados a ter na sala de Informtica Elementos bsicos de um Sistema Operativo

Aprender a preservar um PC Interiorizar regras de bom uso na sala de Informtica Descrever os elementos de um PC; conhecer a diferena entre hardware/software/S.O.

Sistema Operativo

Teclado e rato

Constituio do teclado e funes do rato

Identificar no teclado os blocos; descobrir as funes das teclas; manusear o rato Descrever o Ambiente de trabalho

Demonstrao da diviso do teclado (principal/numrico); descrio das teclas mais importantes; funes do rato (lado dir/esq/scroll). Descrio e constituio do AT( cones, barra de tarefas, menu iniciar); explorao da constituio de uma janela (barras, botes, restaurar e fechar).

Ambiente de trabalho Descrio do Ambiente de trabalho

Pastas

Criar e nomear pastas

Criao de pastas Revises de conhecimentos adquiridos

Rever os conhecimentos adquiridos

Criao de pastas colocando o nome.

Constituio de um PC; SO ; teclado e rato; AT e pastas.

DNMMF

Pgina 40

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades

Ms

Tema Manipulao do rato

Contedo Cliques do lado esquerdo do rato Cliques do lado direito do rato Arrastamento de imagens com o rato

Competncias Aprender a clicar com o lado esquerdo do rato Aprender a clicar com o lado direito do rato Arrastar utilizando o rato

Jogos na Internet.

Documento de texto - Word Explorao do Documento de texto

Conhecer e aplicar as ferramentas do Documento de texto Escrever textos Acentuar as palavras

Explorao da barra de ferramentas: tipo; tamanho e cor da letra; negrito, itlico e sublinhado; alinhamento de texto. Escrita de textos. Acentuao de palavras: como escrever os acentos. Insero de uma imagem e escrever frases sobre ela.

Jogos Educativos Jogos educativos de matemtica/lngua portuguesa/estudo do meio

Inserir uma imagem

Mini-Mat Mini-bio

DNMMF

Pgina 41

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades

Ms

Tema

Contedo

Competncias

DNMMF

Pgina 42

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Alinhamento de texto: esq; dir; centrado; justif. Paginao manual de um documento. Insero de um cabealho ou rodap: usar o nmero, data, hora, nome. Escrita de um texto do manual em uso, seguindo algumas instrues: tipo de letra, tamanho e cor, variaes de letra, alinhamentos. Recolher dados referentes turma: sexo, idade,.. Organizar os dados e construir uma tabela de acordo com a informao. Formatao dos dados e da tabela. Acrescentar novos dados recolhidos tabela. Experimentar apagar dados de linhas ou colunas. Eliminar linhas e colunas. Alterar ao nvel da formatao o tamanho da tabela, linhas ou colunas.

Documento de texto - Word

Explorao do Documento de texto

Aplicar o alinhamento de texto Aprender a paginar um documento Inserir um cabealho e rodap WordArt Escrever um texto orientado

Explorao do Documento de texto (TABELAS)

Organizar informao em tabelas Criar uma tabela Inserir dados em tabelas Alinhar texto nas clulas Alterar limites Inserir linhas ou colunas numa tabela Apagar linhas ou colunas numa tabela

Mini-Mat Mini-bio

Redimensionar uma tabela / linhas / colunas

DNMMF

Pgina 43

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 44

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Apresentao dos cuidados a ter na utilizao da internet como ferramenta de trabalho. Conhecer a janela do I.E e explor-la. Conhecer a barra de menus e as ferramentas. Verificar a funo da barra de endereo bem como das regras de utilizao. Aprendizagem dos passos para a realizao de uma pesquisa utilizando o motor de busca www.google.pt. Apreender o modo de guardar as pginas e imagens. Explicar a forma de utilizar e resolver as palavras cruzadas disponibilizadas em HotPotatoes.

Internet

Explorao do Internet Explorer

Explorar a janela do Internet Explorer Identificar a barra de menus Identificar a barra de endereos Utilizar um motor de busca Guardar pginas ou imagens Pesquisar na rede de temas do Estudo do Meio

Palavras cruzadas em HotPotatoes

Resoluo de palavras cruzadas

Mini-Mat Mini-bio

Perceber o funcionamento das palavras cruzadas Resolver palavras cruzadas

Jogos Educativos e Ldicos

Jogos na Internet.

Ms

Tema

Contedo

Competncias

Actividades

DNMMF

Pgina 45

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008

Internet

Correio electrnico

Conhecer o correio electrnico e criar um email Conhecer os passos para o envio de email com e sem anexos Abrir e utilizar o email Comunicar utilizando o correio electrnico

Criao de um email compreendendo a sua utilizao. Digitao e formatao de um email procedendo ao seu envio com e sem anexos. Impresso do email. Apreender os passos para guardar o documento na pasta. Comunicar com os colegas atravs do correio electrnico.

Palavras cruzadas em HotPotatoes

Resoluo de palavras cruzadas

Explorar a janela do HotPotJCroosFile Identificar a barra de menus

Produo de palavras cruzadas

Conhecer e utilizar as ferramentas do HotPotJCroosFile Criar palavras cruzadas

Aprender a utilizar o HotPotJCroosFile, conhecer as ferramentas. Criar palavras cruzadas simples aps escolha temas relacionados com o Estudo do Meio.

Jogos Educativos e Ldicos

DNMMF

Pgina 46

PROJECTO - APRENDER COM AS TIC

2007 / 2008 Actividades Conhecer o site onde se encontra o Puzzle Maker. http://www.flash-gear.com/npuz

Ms

Tema Puzzles em Puzzle Maker

Contedo Produo de puzzles

Competncias Explorar o Puzzle Maker Criar Puzzles

Mini-Mat Mini-bio Jogos Educativos e Ldicos

Escolha de imagens e fotografias para criar puzzles. Tirar fotografias com a mquina digital e utilizar essas fotos para a criao de Puzzles.

DNMMF

Pgina 47

You might also like