You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO P R O C E S S O: TC- 10365/09

Prefeitura Municipal de So Jose de Espinharas. Concurso Pblico. Regularidade e concesso de registro. Fixao de prazo para restabelecimento da legalidade. Recomendaes.

ACORDO AC1 T C- 02357 /2011

RELATRIO
Cuidam os presentes autos da anlise da legalidade do concurso pblico realizado pela Prefeitura Municipal de So Jos de Espinharas, no exerccio de 2008, homologado em 08 de Maio de 2008, com o objetivo de prover cargos pblicos criados pela Lei Municipal n 216/2001 (vide fls. 19/34). Aps regular instruo, a auditoria concluiu pela necessidade de notificao autoridade competente para apresentar esclarecimentos acerca das seguintes impropriedades: Ausncia de especificao, no edital, do nmero de vagas destinadas aos deficientes fsicos(item 3.1.5); Estabelecimento de critrios de desempate em desacordo com o art. 27 da Lei 10.741/03(item 3.1.7); Nomeao de candidatos excedendo ao nmero de vagas legalmente estabelecidas (item 3.3.1); No h especificao legal do nmero de vagas para o cargo de Mdico Psiquiatra (item 3.3.4).

Conquanto tenha sido cientificada, a autoridade competente deixou escoar o prazo sem apresentao de defesa, tendo sido os autos encaminhados ao MPjTCEPB, que, aps exame da matria, em Parecer da lavra do Procurador Andr Carlo Torres Pontes, opinou pela: a) Legalidade do concurso e dos atos de admisso em que no foram identificadas restries, com a concesso dos competentes registros; b) Fixao de prazo para que seja restaurada a legalidade ou apresentados documentos e justificativas quanto aos fatos inquinados na alnea c, ressaltando quanto s nomeaes em excesso (item 3.1.1 do relatrio inicial), que a legalidade pode ser restaurada atravs de alterao da Lei Municipal respectiva, sem necessidade do afastamento dos servidores nomeados; c) Recomendao administrao municipal para evitar as falhas identificadas nos certames futuros. O processo foi agendado para a presente sesso, tendo sido feitas as notificaes de praxe. o Relatrio.

NCB

Proc. TC 10365/09

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


VOTO DO RELATOR
Considerando que, conquanto tenha sido apontada alguma falhas no presente concurso, no restou evidenciado prejuzo a qualquer candidato ao certame sub examine; Considerando que a nomeao dos candidatos aprovados seguiu a ordem de classificao e as vagas previstas, cabendo, entretanto, a assinao de prazo para restabelecimento da legalidade quanto s nomeaes pendentes de esclarecimentos; Considerando que o Edital previu a reserva de vagas destinadas a portadores de deficincia no percentual de 5% do total vagas ofertadas, cumprindo, portanto, o art. 37, VIII da Constituio Federal, e que o estabelecimento de critrios de desempate em desacordo com o Estatuto do Idoso, de per si, no macula o certame em tela, ensejando to somente recomendao para que conste tal requisito nas prximas selees pblicas; Considerando que, em relao s nomeaes em excesso, a legalidade pode ser restaurada atravs da alterao da Lei Municipal respectiva, conforme assinalou o Parquet, e que a inexistncia de previso legal para a vaga de Mdico Psiquiatra no provocou quaisquer efeitos sobre a regularidade do concurso, posto que no houve aprovao e nomeao de candidato para este cargo; Este Relator, corroborando com o entendimento do MPjTCE-PB, vota pela: 1) Regularidade do concurso sub examine e dos atos de admisso dele decorrentes, coma concesso dos competentes registros; 2) Fixao do prazo de 60 (sessenta) dias para que seja restabelecida a legalidade quanto s nomeaes em excesso, mediante a alterao da Lei Municipal, preservando em seus respectivos cargos os servidores j nomeados, em observncia ao Princpio da Segurana Jurdica; 3) Recomendao Administrao Municipal para que evite repetio das impropriedades detectadas no presente concurso, quando da realizao de certames futuros.

NCB

Proc. TC 10365/09

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

DECISO DA 1 CMARA
Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 10365/09, acordam os MEMBROS DA 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-PB), unanimidade, na sesso realizada nesta data, em:

1) Julgar Regular o concurso pblico sub examine realizado pela Prefeitura Municipal de So Jos de Espinharas, no exerccio de 2008, com o objetivo de prover cargos pblicos criados pela Lei Municipal n 216/2001, e os atos de admisso dele decorrentes, com a concesso dos competentes registros; 2) Fixar do prazo de 60 (sessenta) dias para que seja restabelecida a legalidade quanto s nomeaes em excesso, mediante a alterao da Lei Municipal, preservando em seus respectivos cargos os servidores j nomeados, em observncia ao Princpio da Segurana Jurdica; 3) Recomendar Administrao Municipal para que evite repetio das impropriedades detectadas no presente concurso, quando da realizao de certames futuros.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se.

Plenrio Ministro Joo Agripino.


Joo Pessoa, 15 de Setembro de 2011

Arthur Paredes Cunha Lima Presidente e Relator

Fui presente: ______________________________ Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB

NCB

Proc. TC 10365/09

You might also like