You are on page 1of 3

ANLISE DE MATERIAL DIDTICO

Livro escolhido: Os Fundamentos da Fsica 2 Termologia, ptica e Ondas Autor: Francisco Ramalho Junior Nicolau Gilberto Ferraro Paulo Antnio de Toledo Soares Ano/Edio: 7 Edio Revista e Ampliada de 1999 Editora: Moderna

CAPTULO 12 ESPELHOS ESFRICOS

Neste capitulo, apresentam-se os espelhos esfricos que obedecem s condies de nitidez de Gauss e estudam-se as imagens formadas por reflexo da luz neles. O captulo apresenta a abordagem do estudo dos espelhos esfricos dividindo-o em seis tpicos: 1. Definies e elementos 2. Espelhos esfricos de Gauss 3. Foco de um espelho esfrico de Gauss 4. Propriedades dos espelhos esfricos de Gauss 5. Construo geomtrica de imagens 6. Estudo analtico. O objetivo desta anlise criar no estudante de licenciatura uma criticidade de material didtico afim de torn-lo apto a ter discernimento quanto a escolha do que se pode ser trabalhado na escola afim de promover aprendizado em seus alunos... A trilogia dos Livros de Fsica do Ramalho, particularmente, me acompanhou desde meus primeiros passos no estudo de Fsica, talvez minha anlise se torne um pouco suspeita, por isso de antemo vou relatar que j estou acostumado com a metodologia do livro. Portanto luz da experincia e dos conceitos das teorias pedaggicas tentarei expor minha opinio de maneira a ser o mais imparcial que eu puder.

TENDNCIA PEDAGGICA O contedo apresentado de maneira que as informaes so ordenadas numa seqncia lgica, o que at aqui pode ser considerado meio tecnicista no vejo problema no material didtico ser desta maneira at por que isso faz dele uma boa ferramenta para o autodidatismo e fonte referencial pra quem teve deficincias no ensino mdio ento at aqui o papel de criar problematizaes por meio das experincias vividas pelos alunos e de despertar neles a curiosidade fica a cargo do professor. Os exerccios propostos favorecem a fixao do conhecimento, os exerccios resolvidos apresentam-se como modelos para resolues deles aqui vemos traos de tecnicismo numa relao estruturada e definida objetivando as verdades conceituais, o que mais uma vez, na minha opinio, no chega a ser uma abordagem negativa... Portanto concluo que a tendncia pedaggica principal a tecnicista behaviorista de Skinner material didtico no uma mquina que estimula, mas est organizado de maneira que o aluno utilize sozinho -, apesar de apresentar traos de construtivismo no material adicional e nas ilustraes para essa matria neste capitulo.

MATERIAL ADICIONAL O capitulo apresenta um tpico chamado Uso dos espelhos esfricos para que possa a levar ao aluno contextualizar-se com a aplicao do conhecimento bem como despertar nele a curiosidade, uma pena que tal sesso poderia ser bem melhor explorada. Exerccios de recapitulao e testes propostos apresentam-se com uma tendncia ao aprendizado via exausto. E por fim a atividade experimental vem suplementar a carncia conceitual que pode cansar o aluno, ou mesmo aqueles menos atenciosos.

VANTAGENS X DESVANTAGENS Apesar do meu gosto e carinho pelo livro, e de eu t-lo classificado, atravs da minha subjetividade, com uma das tendncias pedaggicas ultrapassadas e no muito benquistas da atualidade ele tem suas qualidades. Como j citei antes, atravs do conhecimento pronto e acabado ordenado de modo lgico, uma boa fonte de consulta para os autodidatas e fonte de referencia para aqueles que tiveram algumas carncias conteudistas no ensino mdio, o que uma boa vantagem aos estudantes mais maduros. Porem algumas desvantagens podem ser aqui enumeradas j que estamos num espao destinado a isso. Ao se tratar de espelhos o livro/capitulo no apresenta atividades que promovam a pesquisa e descoberta e nem tem a capacidade de sensibilizar muito ao aluno, uma vez que o conhecimento est pronto e ele apenas poder fazer uso dele para passar na prova, se assim for o caso.

CRITICAS E SUGESTES O livro deveria ter, questes que promovessem o raciocnio, bem como poderia ter uma ampla sesso de contextualizao com as tecnologias e aplicabilidades do contedo. Est longe de ser um livro completo para as demandas das tendncias pedaggicas atuais, porem se mostra muito funcional ainda.

CONCLUSO Minha analise desde o comeo vem sendo baseada muito na minha subjetividade. No tentei ser como algum que friamente analisa o que est na minha frente e apontar tudo que e o que no . Tentei fazer uma anlise a luz dos meus conhecimentos e com a sinceridade de quem utilizou o livro (como aluno) e qual impacto tal utilizao causou em mim. Assim no vendo muita vantagem em assumir um papel mais critico e muito racional, apresentei aqui alguns prs e contras, (ainda que tenham sido poucos contras), no para concluir que o material bom e supre todas as nossas carncias educacionais, mas para mostrar que em algum momento pode ser lcito o professor se aproveitar de coisas que, no caso desta 7 edio dos Fundamentos de Fsica, esto seguindo tendncias antigas mas que podem gerar conhecimento. Vale fixar aqui que o professor no tem que assumir um estilo de ensinar ou tendncia pedaggica e aplic-lo como se fosse frmula infalvel de promover o ensino-aprendizagem, mas saber o que cada tendncia tem de bom e criar modos de ensinar satisfatrias a sua realidade de sala. Portanto nenhuma teoria de ensino deve ser vista com extremismo e com repudio, mas algo que venha a somar, filtrando aquilo que seja proveitos no exerccio da profisso.

You might also like