You are on page 1of 15

Sumrio

12345Introduo ....................................................................................................................................................3 Fatores humanos e ergonomia ...................................................................................................................4 Engenharia cognitiva ....................................................................................................................................6 Memrias Sensoriais ....................................................................................................................................8 A Teoria da Ao...........................................................................................................................................9 A Golfo de Execuo................................................................................................................................... 11 B Golfo de Avaliao .................................................................................................................................. 11 678Modelos mentais....................................................................................................................................... 12 Concluso................................................................................................................................................... 14 Referncias ................................................................................................................................................ 15

Lista de Figuras
Figura 1 Abordagem cognitiva ..........................................................................................................................6 Figura 2 Como baseada a passagem da memria ........................................................................................8 Figura 3 Lao de execuo e avaliao ............................................................................................................9 Figura 4- Lao de execuo e Avaliao conforme processos........................................................................ 10 Figura 5 Os estgios da Teoria da Ao......................................................................................................... 10 Figura 6 Distncia de execuo ..................................................................................................................... 11 Figura 7 Distncia de Avaliao ..................................................................................................................... 11

1- Introduo

O tema a ser abordado faz a descrio de como relacionado o homem com todos os sistemas que o envolvem. O modo de colocao dos temas discute pontos que so baseados na teoria da ao e seus mdulos que iniciam na ergonomia do sistema at o ponto de estudo de como se recebe a expectativa do sistema, ou seja, como as pessoas pensam e agem diante das situaes. Os pontos abordados sero: Fatores humanos e ergonomia, aspectos mentais e engenharia cognitiva, como as pessoas pensam, como as pessoas agem e como as pessoas imaginam.

2- Fatores humanos e ergonomia

A definio de ergonomia , segundo o IEA1, a disciplina cientfica relacionada ao entendimento das interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema tambm a profisso que aplica teoria, princpios, dados e mtodos para projetar a fim de aperfeioar o bem estar humano e o desempenho geral de um sistema, ou seja, o ergonomista tem o objetivo de compatibilizar o sistema com as necessidades e habilidades humanas. A ergonomia pode ser dividida em Ergonomia Fsica, que lida com as respostas do corpo humano carga fsica e psicolgica, sendo aqui colocado como tpicos a manipulao de materiais, arranjo fsico de trabalho, demanda de trabalho e fatores como repetio, vibrao, fora e postura; tambm a Ergonomia Cognitiva refere-se aos processos mentais, tais como percepo, ateno, cognio, controle motor, armazenamento e recuperao de memria, os principais tpicos so a carga mental de trabalho, vigilncia, tomada de decises, o desempenho de habilidades, erro humano, interao e treinamento; por ltimo a Ergonomia Organizacional, que relacionada com o aperfeioamento de sistemas, incluindo estrutura organizacional, polticos e processos, isto inclui assuntos como trabalhos em turnos, programao de trabalho, satisfao no trabalho, teoria motivacional, superviso, trabalho em equipe e tica. Como definido por Hendrick, a Macro ergonomia em sua terceira gerao se preocupa com a pesquisa, desenvolvimento e aplicao ergonmica da tecnologia da interface organizao-mquina (Hendrick, 1986, p.468), sendo que a ergonomia com base no conceito da escola americana tem objetivo de fazer o trabalho uma atividade saudvel e prazerosa, sabendo a limitao do humano. A macro ergonomia conseguiu foras em suas pesquisas a partir do ponto que as organizaes encontraram desafios pelo tipo de ambiente no qual esto inseridos, pela evoluo do conhecimento, pelas mudanas nos valores, culturas e anseios da populao e principalmente pelas mudanas no mercado global, entre outros fatores. A mesma se baseia em uma representao de abordagem de cima para baixo, conforme

International Ergonomics Association

explica Hendrick, trabalhado em dois subsistemas, o subsistema pessoal e o tecnolgico. Para entender a viso de macro ergonomia e micro ergonomia deve-se entender a anlise ergonmica em uma organizao. Se a anlise estiver com foco nos postos de trabalho, ento ocorre anlise na macro-ergonomia, quando o processo de anlise foca no que acontece dentro destes postos de trabalho ento a anlise ocorre com micro-ergonomia. Hendrick (1994) diz que a abordagem macro ergonmica pode satisfazer trs critrios especficos bsicos para o correto projeto organizacional e de sistemas de trabalho, bem como de projetos de trabalho e de interfaces homenssistemas. Esses critrios so:

- Ser concentrada no homem; - Utilizar uma abordagem humanizada para elaborao de tarefas e funes; - Considerar adequadamente as variveis scio-tcnicos, que so relevantes em termos de suas implicaes para o projeto.

O objetivo da ergonomia o de prover, os conhecimentos necessrios e profissionais capacitados para lidar com anlises em nvel micro e macro; como no existe soluo tcnica a integrao , portanto o conceito chave de anlises e tendncias.

3- Engenharia cognitiva

Segundo Leite (2001), a cincia cognitiva um campo multidisciplinar para a compreenso das capacidades e limitaes da mente do usurio; onde seu objetivo oferecer uma abordagem mais subjetiva (interpretativa) dos processos mentais examinando o papel do conhecimento, compreenso, aprendizado e significado na interao usurio-sistema.

Figura 1 Abordagem cognitiva

Cognio entendida pelo processo onde se adquire o conhecimento. O foco est em modelos mentais que visam descrever os processos mentais para o aprendizado e para o desempenho da interao. A aplicao destes conhecimentos se justifica se tomarmos como base que o desempenho dos usurios durante a interao tem como origem os processos mentais (conhecimento) a respeito das tarefas e do sistema (Norman, 1986). A perspectiva cognitiva tenta caracterizar os modelos e atividades mentais relacionados com a interao usurio-sistema e definindo assim os problemas e apresentar as solues. As
6

previses e as estratgias de soluo sero realizadas na elaborao de modelos cognitivos genricos para que se possam entender os processos cognitivos humanos. Um dos trabalhos pioneiros na aplicao do pensamento cognitivo a IHC o de (Coran, Moran & Newell, 1983), cujo objetivo a utilizao de tcnicas cognitivas para a construo de modelos2 que possibilitam aos designers fazer previses de desempenho e oferecer condies para tomada de decises. Um estudo dirigido realizado no trabalho de Leite (2001) realiza questionamentos chave para identificar atividades e etapas do processo de interao e tambm os fatores e variveis que exercem influncia no processo de interao. Norman, um dos autores mais conceituados formulou pesquisas em perspectivas cognitivas que se tornaram posteriormente o esquema da teoria da ao, que designa num ciclo de ao o usurio juntamente com o sistema desempenhando sete etapas e dois golfos. Para que ocorra a travessia dos golfos estabelecida metas a partir do contexto. A teoria da ao de Norman trata das atividades mentais que governam o processo de interao, oferecendo a perspectiva terica a partir da qual os problemas da interao so formulados.

- Modelo conceitual de tarefa: Conceitos mentais a respeito da tarefa a serem realizadas. - Modelo conceitual de Interao: Conceitos mentais sobre a seqncia de aes na interface.

Vide Captulo 6.

4- Memrias Sensoriais

A memria sensorial recepo do corpo, para informaes no analisadas que so de muito curto prazo (Sperling, 1992). Para conhecimento, a fabricao de uma memria consiste em vrios depsitos de informao. A aquisio da informao acontece na fase sensorial de entrada de todos os rgos dos sentidos. Os bons sistemas interativos fazem uso dos vrios sentidos, particularmente de estmulos audveis se for requerida rpida ateno, como por exemplo, no caso de se produzir um conveniente rudo ao se detectar um erro na operao de um sistema.

Memria Sensorial

Memria Curto Prazo

Memria Longo Prazo

Figura 2 Como baseada a passagem da memria

5- A Teoria da Ao

O Modelo de Norman nos revela as atividades desempenhadas pelo usurio, permitindo identificar quais elementos deve ser projetados e qual o impacto que eles tero no desempenho do usurio. Segue uma listagem com as atividades do modelo de Norman:

- Usurio estabelece objetivo - Formula a inteno - Especifica aes (na Interface) - Executa aes - Percebe o estado do sistema - Interpreta o estado do sistema - Avalia o estado do sistema com respeito ao objetivo

Pode resultar do modelo de Norman trs etapas e assim compreender o Loop de execuo e os resultados da avaliao.
Goal Execution System Figura 3 Lao de execuo e avaliao Evaluation

Conforme visto na figura 3, existem quatro etapas, porm para avaliao somente trs etapas o bastante para conseguir o resultado sendo o sistema somente o processamento entre o humano-computador. Comeando o lao pelo objetivo, o modelo de Norman toma por base que o usurio estabelece o objetivo. Quando o usurio formula inteno, especifica aes e as executa o mesmo esta trabalhando na execuo. Passado o processamento da ao

do usurio, ento ele percebe o estado do sistema, interpreta o estado do sistema e avalia o estado do sistema com respeito ao objetivo.

GOAL: EXECUTION: Formula intenes, especifica aes e executa-as Usurio estabelece o objetivo EVALUATION: Percebe estado do sistema, Interpreta e avalia conf. objetivo

SYSTEM: Processamento.

Figura 4- Lao de execuo e Avaliao conforme processos

Figura 5 Os estgios da Teoria da Ao

10

A Golfo de Execuo

A distncia da execuo a quantidade de esforos despendida para transforma intenes em aes selecionadas e executadas (Vivacqua, 2011). Para sabermos se existe um golfo de execuo pergunta-se se as aes previstas no sistema correspondem s intenes dos usurios. Deve sempre visualizar a facilidade criada para mapear a inteno e a seleo desejada.

Figura 6 Distncia de execuo

B Golfo de Avaliao

A distncia da avaliao a quantidade de esforos despendida para interpretar a opinio, ou seja, o prprio objetivo responde ao sistema fsico. Segundo Vivacqua, um bom sistema interpretado facilmente em funo das expectativas da tarefa.

Figura 7 Distncia de Avaliao

11

6- Modelos mentais

a expectativa que um usurio tem com relao ao comportamento do computador (Helander, Landaver e Prahbu, 1997). Segundo Preece (1997, apud CALDAS 2002), quando interagimos com qualquer coisa, seja o ambiente, outra pessoa ou artefatos tecnolgicos, formamos modelos mentais internos de ns mesmos interagindo com eles. Quando executados ou repetidos, do inicio ao fim estes modelos mentais propiciam as bases a partir das quais podemos predizer ou explicar nossas interaes. Norman diz que modelo mental o nosso modelo conceitual particular da maneira com um objeto funciona, eventos acontecem ou pessoas se comportam, que resultam da nossa tendncia de dar explicaes para as coisas. Esses modelos so essenciais para nos ajudar a entender nossas experincias, prever reaes de nossas aes e manipular ocorrncias inesperadas. Ns baseamos nossos modelos mentais no conhecimento que temos real ou imaginrio, ingnuo ou sofisticados. Modelos mentais so construdos de evidncias fragmentadas, com um entendimento pobre do que est acontecendo e um tipo de psicologia ingnua que postula causas e relaes mesmo quando elas no existem (Zilse, 2003). O ser humano faz abstraes, ou seja, constri modelos abstratos mentais dos sistemas com os quais se relaciona. Tais modelos podem ser construdos na mente do individuo a partir do seu relacionamento com o sistema ou mesmo antes deste relacionamento ter ocorrido de fato, baseado apenas nas expectativas do que ser e como se comportar tal sistema, ou ainda, predizer a maneira correta de se executar um procedimento j esquecido. Segundo Sutcliffe (1995), modelos mentais podem tanto ser fsicos como conceituais. Modelos fsicos descrevem o relacionamento de objetos no mundo real em termos de distribuio espacial de eventos em um perodo. Podem ser visualizados, especialmente se o problema envolve raciocnio espacial. Modelos conceituais existem em diferentes manifestaes. So expresses lingsticas superficiais e em uma linguagem interna que, embora baseada na lingstica, representa uma abstrao futura. Modelos conceituais uma espcie de linguagem mental interna que representa
12

valores reais sobre objetos e suas relaes. As formas dos modelos mentais diferem entre pessoas e depende de estilos cognitivos pessoais. A verdade que no temos uma memria suficiente para armazenar todos os procedimentos, informaes, imagens etc. Porm o crebro automaticamente armazena fragmentos da informao em forma de ns. Esses ns interligados por associao, forma uma grande teia. Quanto mais conhecimentos aprofundados sobre um assunto tm, mais ns e links teremos entre cada n. Se existe um sistema muito complexo, ou uma tarefa muito detalhada, que pressupe um conhecimento aprofundado, somente os usurios com conhecimento avanado. Porm isso pode ser resolvido, sendo uma maneira o que diz Nielsen (1993), curva de aprendizado, aonde o usurio vai aprendendo conforme a utilizao.

13

7- Concluso

Os temas aqui abordados so multidisciplinares e devem ser estudados conforme a utilizao no sistema. Toda a interao feita pelo usurio abordada com o modelo de Norman em suas sete etapas; onde a ligao da engenharia cognitiva e as pessoas tm nvel de convico, onde o conhecimento muda o modo que se vive. Tratou-se tambm dos aspectos ergonmicos e suas finalidades em IHC3,

principalmente os tpicos das memrias sensoriais, teoria da ao e modelos mentais.

Interao Humano Computador

14

8- Referncias
CALDAS, Luiz Carlos Agner. Otimizaes do dilogo Usurios-Organizaes na World Wide Web: Estudo de caso e avaliao ergonmica de usabilidade de Interfaces HumanoComputador. PUC, 2002 HENDRICK, H. W. Wagging the tail with the dog: organizational design considerations in ergonomics, in Proceedings of the Human Factors Society 28th Annual Meeting (Human Factors Society, Santa Monica), 1984, p. 899-903. HELANDER, M.G.; LANDAUER, T.K.; PRHABU, P.V.E, Handbook of human Computer Interaction. Elsevier, North-Holland, 1997, 2nd edition, 1582 p. LEITE, Julio Cesar. Fundamentos Tericos de IHC, 2001 NORMAN, Donald. The Desiging of everyday things. New York, Currency DoubleDay, 1990. 257p. SUTCLIFFE, A. G. Hampshire. Human-Computer Interface Design. London, Macmillian, 1995, 2 nd edition. 326p. ZILSE, Renata. Modelo Mental: Conhea algumas definies, 2003

15

You might also like