You are on page 1of 6

1 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual / Direito Processual Penal / Priso; Acerca das prises cautelares e da liberdade provisria,

julgue os itens subsequentes.

As prises decorrentes de pronncia e de sentena penal condenatria com recurso pendente de julgamento pela instncia superior no esto elencadas entre as hipteses de priso cautelar, visto que se sustentam em instrumento jurdico distinto, isto , em sentena.

( ) Certo

( ) Errado

2 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual / Direito Processual Penal / Priso;


Juizados Especial Criminal; )

Lei n 9.099-1995

Tratando-se de crimes de menor potencial ofensivo para os quais no haja previso de pena privativa de liberdade, em hiptese alguma se impor a priso em flagrante ao autor da infrao.

( ) Certo

( ) Errado

3 - ( CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Processual Penal / Priso
preventiva; )

A respeito da priso preventiva e com base no entendimento atual do STJ acerca dessa matria, julgue os prximos itens. Se a priso preventiva do acusado houver sido anteriormente decretada de forma vlida, a manuteno da custdia, em face de sentena penal condenatria, poder ser idoneamente fundamentada mediante a repetio genrica, na sentena, dos argumentos da gravidade do delito praticado e da necessidade da manuteno da ordem pblica, ainda que no haja qualquer elemento novo a justificar a priso processual.

( ) Certo

( ) Errado

4 - ( CESPE - 2008 - DPE-CE - Defensor Pblico / Direito Processual Penal / Priso Temporria e
Preventiva; )

O art. 366 do CPP dispe que, se o acusado, citado por edital, no comparecer a audincia nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312. Com base nesse dispositivo e no

entendimento sobre ele firmado pelo STF, julgue os itens subseqentes. A decretao da priso preventiva do acusado fundamentada apenas na incidncia da situao prevista no referido artigo no vlida, pois a priso preventiva do acusado uma exceo, sempre a depender da observncia da incidncia dos requisitos para a priso preventiva.

( ) Certo

( ) Errado

5 - ( CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Pblico / Direito Processual Penal / Priso Temporria e
Preventiva; )

Acerca do direito processual penal, julgue os itens que se seguem Quando h elementos suficientes a fundamentar a constrio da liberdade, tal como a gravidade em concreto da conduta delituosa, a priso preventiva pode ser decretada mesmo que o ru seja primrio, possua bons antecedentes e exera profisso lcita.

( ) Certo

( ) Errado

1 - ( CESPE - 2010 - MPE-RO - Promotor de Justia / Direito Processual Penal / Priso Temporria e
Preventiva; Priso; Priso preventiva; )

Considere que Paulo tenha sido denunciado pela prtica de latrocnio e se encontre submetido priso cautelar. Nessa situao hipottica, caso Paulo tenha sido preso a) de ofcio pelo juiz aps o recebimento da denncia, ele est submetido priso temporria. b) por ordem judicial a requerimento da autoridade policial durante as investigaes, exclui-se a possibilidade de priso temporria. c) de ofcio pelo juiz durante o IP, ele est submetido a priso preventiva. d) em flagrante preparado, a defesa poder requerer a revogao da priso ou a concesso de liberdade provisria. e) em flagrante presumido, a defesa poder requerer o relaxamento da priso ou a concesso de liberdade provisria.

2 - ( CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal / Direito Processual Penal / Priso; Acerca da priso, julgue os itens a seguir.

A priso preventiva somente poder ser decretada, mediante ordem judicial devidamente fundamentada, no curso de ao penal regularmente instaurada perante o juzo competente.

( ) Certo

( ) Errado

3 - ( CESPE - 2009 - PC-PB - Delegado de Polcia / Direito Processual Penal / Priso; Acerca da priso processual, assinale a opo correta.

a) No flagrante irreal, o agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao. b) A priso em flagrante compulsria em relao s autoridades policiais e seus agentes, desde que constatada a presena das hipteses legais, mas possuem eles plena discricionariedade para avaliar o cabimento ou no da medida. c) No flagrante preparado, a consequncia a soltura do indiciado, em nada influindo a preparao do flagrante na conduta tpica praticada pelo agente. d) A priso preventiva pode ser decretada para garantia de aplicao da lei penal, ou seja, para impedir que o agente, solto, continue a delinquir e, consequentemente, acautelar o meio social. e) A priso preventiva pode ser decretada em prol da garantia da ordem pblica, havendo, nesse caso, necessidade de comprovao do iminente risco de fuga do agente.

4 - ( CESPE - 2009 - TRF - 2 REGIO - Juiz / Direito Processual Penal / Priso; Acerca da priso e do habeas corpus, assinale a opo correta.

a) O representante legal de pessoa jurdica citado para represent-la tem interesse processual para impetrar habeas corpus em favor dela, no havendo, assim, bice ao processamento do writ. b) Morador de rua que no comprove residncia fixa ou ocupao lcita oferece risco aplicao da lei penal, de forma que sua priso, para preservao da ordem pblica e para assegurar a aplicao da lei penal, pode ser validamente lastreada em tais fundamentos, por si ss. c) O CPP expressamente veda a priso em flagrante do agente que se apresente autoridade policial, ainda que logo aps a prtica de crime.

d) A priso preventiva condio de procedibilidade para o processo de extradio e, tendo natureza cautelar, destina-se a assegurar a execuo de eventual ordem de extradio, mas comporta, em regra, liberdade provisria e priso domiciliar. e) Incumbe ao Estado aparelhar-se visando observncia das decises judiciais. Se no houver meios de assegurar o cumprimento da pena em regime semiaberto, ocorre a transformao em aberto e, se inexistente casa do albergado, em priso domiciliar.

5 - ( CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio - rea Administrativa / Direito Processual Penal /
Priso; )

Acerca de prises e provas, assinale a opo correta. a) A priso temporria pode ser decretada de ofcio pelo juiz, pelo prazo improrrogvel de cinco dias, presentes as condies legais. b) A apresentao espontnea do acusado autoridade no impede a decretao da priso preventiva nos casos em que a lei a autoriza. c) No se admite a decretao da priso preventiva nos crimes dolosos punidos com deteno. d) O juiz no pode fundamentar a sentena condenatria em elementos informativos colhidos no inqurito policial, ainda que se trate de provas cautelares, no repetveis ou antecipadas. e) A prova da alegao incumbe a quem a fizer, no sendo admitido que o juiz determine provas de ofcio, pois tal atitude ofende o sistema acusatrio puro, adotado pelo CPP.

6 - ( CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justia / Direito Processual Penal / Priso;

A respeito de priso processual, liberdade provisria e priso temporria, assinale a opo correta. a) Segundo o CPP, a priso especial consiste exclusivamente no recolhimento em local distinto da priso comum. No havendo estabelecimento especfico para o preso especial, ele deve ser recolhido em cela distinta em estabelecimento prisional comum. b) No havendo autoridade policial no lugar em que se tiver efetuado a priso em flagrante, o preso deve ser imediatamente apresentado ao promotor ou ao juiz competente, vedada sua apresentao a autoridade policial de localidade prxima, por falta de atribuio.

c) Nas hipteses em que se livre solto, o ru dever ser posto em liberdade, no havendo necessidade de lavratura do auto de priso em flagrante, mas somente do boletim de ocorrncia policial. d) Quando verificar pelo auto de priso em flagrante que o agente praticou o fato em legtima defesa, o juiz deve conceder ao ru liberdade provisria imediata e desvinculada, independentemente de oitiva do MP. e) Com a reforma parcial do CPP, ocorrida em 2008, foi expressamente revogado o dispositivo que possibilitava ao juiz a decretao de priso preventiva de ofcio, em homenagem adoo irrestrita do sistema acusatrio.

7 - ( CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Processual Penal / Priso; Com relao a prises processuais, julgue os itens subseqentes, considerando a legislao e a jurisprudncia do STF relativas a esse tema.

Configura reformatio in pejus, que invalida a ordem de priso, a deciso de tribunal de justia que, ao negar provimento apelao da defesa, determina a expedio de mandado de priso contra recorrente que adquiriu, na sentena condenatria, o direito de recorrer em liberdade at o trnsito em julgado da deciso.

( ) Certo

( ) Errado

8 - ( CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Processual Penal / Priso e
Liberdade Provisria; Priso; )

Considere a seguinte situao hipottica. Jlio foi preso em flagrante pela prtica de crime de tortura. Formulado o pedido de liberdade provisria, o magistrado alegou que analisaria o pleito aps o interrogatrio, o que no foi feito. Em posterior sentena, Jlio foi condenado, tendo o magistrado negado a ele o direito de recorrer em liberdade, asseverando apenas que perduravam os motivos que ensejaram a sua priso. Nessa situao, a fundamentao adotada pelo juiz foi idnea e suficiente, pois prevalece o entendimento de que o ru que ficou preso durante o processo permanecer preso em caso de sentena condenatria.

( ) Certo

( ) Errado

9 - Q16791 ( CESPE - 2009 - DPF - Agente da Polcia Federal / Direito Processual Penal / Priso em
Flagrante; Priso; )

Julgue os itens a seguir, acerca das prises cautelares.

Por completa falta de amparo legal, no se admite o flagrante forjado, que constitui, em tese, crime de abuso de poder, podendo ser penalmente responsabilizado o agente que forjou o flagrante.

( ) Certo

( ) Errado

10 - ( CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Processual Penal / Priso
Temporria e Preventiva; Priso; )

A respeito das prises em flagrante, preventiva e temporria, julgue os prximos itens. Diferem a priso temporria e a priso preventiva porque esta pode ser decretada em qualquer fase do inqurito policial ou da instruo criminal, podendo ser decretada de ofcio pelo juiz, enquanto a priso temporria somente tem cabimento antes da propositura da ao penal e no pode ser decretada de ofcio pelo juiz.

( ) Certo

( ) Errado

You might also like