You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC-3787/11 Administrao Indireta Estadual. Fundo Estadual de Cincia e Tecnologia.

Prestao de Contas relativa ao exerccio de 2010. Regularidade. Recomendao ao Chefe do Executivo acerca da necessidade da existncia do citado Fundo, extinguindo-o se no for conveniente operacionaliz-lo.

ACRDO-APL-TC - 685

/2011

RELATRIO: O Processo TC-3787/11 corresponde Prestao de Contas relativa ao exerccio de 2010, do Fundo Estadual de Cincia e Tecnologia - FECT, tendo por gestor o Sr Francisco Jcome Sarmento. A Diretoria de Auditoria e Fiscalizao Departamento de Auditoria da Gesto Estadual Diviso de Auditoria das Contas do Governo do Estado II - (DIAFI/DEAGE/DICOG II) deste Tribunal emitiu, com data de 17/08/11, relatrio eletrnico, sintetizando as seguintes ocorrncias: 1. A prestao de contas foi entregue dentro do prazo legal. 2. No houve previso oramentria de arrecadao de receita, conforme dados do Balano Oramentrio. 3. De acordo com os balanos encaminhados a este Tribunal, tambm no houve arrecadao no exerccio em anlise. 4. Quanto s despesas, o Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD) da entidade fixou uma despesa no montante de R$ 1.172.000,00, prevendo apenas uma ao a ser operacionalizada pelo FECT, entretanto no houve empenhos registrados no exerccio. 5. De acordo com Relatrio de Atividades do Fundo em anlise, em 2010, nenhuma atividade foi realizada com relao ao desenvolvimento das aes previstas na LOA/2010. 6. O FECT no tem movimentado recursos desde o ano de 1997. 7. No foram encaminhadas denncias a este Tribunal referente ao exerccio em anlise. Conclusivamente, o rgo de Instruo observou que, apesar de no ter sido identificada nenhuma irregularidade na presente prestao de contas, a existncia do FECT deve ser repensada, haja vista encontrar-se inoperante em virtude da falta de repasses de recursos. Ante o manifestado, o Relator agendou o processo para a presente sesso, dispensando intimaes, ocasio em que submeteu os autos ao MPjTCE, cujo parecer oral opinou pelo julgamento regular das contas do Fundo Estadual de Cincia e Tecnologia - FECT, exerccio 2010.

VOTO DO RELATOR: Depreendo-se dos autos, de forma sumria, que no houve ingresso de receitas no exerccio em anlise, como tambm no houve a realizao de despesas. No entanto, mesmo diante da no movimentao financeira do Fundo Estadual acima identificado e considerando que o relatrio inicial do rgo Auditor no evidenciou nenhuma falha ou irregularidade durante a gesto em anlise, voto em consonncia com o Parecer oral emitido pelo Ministrio Pblico junto a este Tribunal, bem como em simbiose com as contas do exerccio anterior (Proc-TC-2503/10), ou seja, pela regularidade da Prestao de Contas Anual do Fundo

PROCESSO TC-3787/11

fls.2

Estadual de Cincia e Tecnologia - FECT, exerccio 2010, acrescentando aqui a recomendao ao Chefe do Poder Executivo Estadual com vista reviso acerca da necessidade da existncia do citado Fundo, extinguindo-o se no for conveniente operacionaliz-lo.

DECISO DO TRIBUNAL PLENO DO TCE-PB: Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC-3787/11, os membros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-Pb), unanimidade, na sesso realizada nesta data, ACORDAM em JULGAR REGULAR a presente Prestao de Contas, relativa ao exerccio de 2010, do Fundo Estadual de Cincia e Tecnologia, sob a responsabilidade do Sr Francisco Jcome Sarmento, recomendando-se ao do Poder Executivo Estadual que proceda a reviso acerca da necessidade da existncia do citado Fundo, extinguindo-o se no for conveniente operacionaliz-lo. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TCE-Plenrio Ministro Joo Agripino Joo Pessoa, 08 de setembro de 2011.

Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Relator

Fui presente, Marclio Toscano Franca Filho Procurador Geral do Ministrio Pblico junto ao TCE-Pb

Em 8 de Setembro de 2011

Cons. Arnbio Alves Viana PRESIDENTE EM EXERCCIO

Cons. Fbio Tlio Filgueiras Nogueira RELATOR

Marclio Toscano Franca Filho PROCURADOR(A) GERAL

You might also like