You are on page 1of 7

SUSTENTABILIDADE - Sandra

1 slide Sustentabilidade : Suprir as necessidades da gerao presente sem afetar a habilidade das geraes futuras de suprir as suas". A sustentabilidade abrange vrios nveis de organizao, desde nosso espao particular at o planeta inteiro. Promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Sustentvel: o que pode ser sustentado; passvel de sustentao, da palavra latina sustinere, e significa manter vivo, defender. O termo original foi criado para o uso da reciclagem, desenvolvimento sustentvel um termo adaptado pela Agenda 21*. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentvel" como um termo que implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades.

Conceito de Sustentabilidade - um termo usado para definir aes e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das prximas geraes. Ou seja, a sustentabilidade est diretamente relacionada ao desenvolvimento econmico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentvel. 2 slide Para um empreendimento humano ser sustentvel, tem de ter em vista 4 requisitos bsicos, ele tem que: Ser ecologicamente correto - O uso de matrias-primas naturais renovveis, obtidas de maneira sustentvel ou por biotecnologia no-transgnica, bem como o reaproveitamento e a reciclagem de matrias-primas sintticas por processos tecnolgicos limpos so os primeiros itens de classificao de um produto ecologicamente correto. Para um produto receber a tarja de ecolgico, todo o processo produtivo dever ser limpo e apropriado, com uso de matria-prima natural renovvel ou no(mas reaproveitvel), sinttica reaproveitada e/ou reciclada,com insumos ecolgicos, com baixo consumo energtico para sua fabricao, com menor carga residual sobre o meio ambiente, com possibilidade mxima de recuperao ou reciclagem.
fonte: niquiflex

Ser economicamente vivel - Produtos e servios capazes de aproveitar os recursos existentes sem gerar detritos, ou minimizando ao mximo a gerao de desconforto no ambiente. Produtos e servios que trazem qualidade de vida, comprometimento tico - pois no fazem mal a outras pessoas, animais, plantas e ambiente - e responsabilidade com toda a sociedade. Isso a sustentabilidade neste aspecto. E segundo Suyen Miranda, com nossas finanas podemos aplicar a mesma situao, quase como uma regra: fazer escolhas que estejam diretamente ligadas a sustentabilidade de cada um economicamente. Ser socialmente justo alguns estudiosos defendem a educao como principal meio de igualdade social no apenas a educao como aquisio de conhecimento, que tambm realmente importante, mas tambm uma educao no sentido de transmisso de valores humanos, os quais fazem a todos perceber que cada pessoa tem valor incomparvel, e que devemos perceber as pessoas como fim em si mesmas. Ser culturalmente aceito.

Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram tcnicas de reaproveitamento que valorizam as produes, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhana at o mbito mundial. Mas no basta ser somente ecologicamente correto, para ser considerado como sustentvel, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente aceitos e economicamente viveis.

3 slide

O que est sendo feito na prtica

Cursos Universitrios: Desenho Industrial / luminrias de palitos de churrasco, jogo americano de tetrapack e estantes de papel reciclado. Agricultura : conservao do meio ambiente - comunidades agrcolas - agricultura orgnica de alta qualidade. Engenharia florestal : atuava nas empresas de carvo, celulose e madeira / hoje traz a preocupao com o desenvolvimento sustentvel - unidades de conservao - fiscalizando as empresas privadas e o uso das reas ambientais Cursos para promover o desenvolvimento sustentvel: Gesto Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental.

Aes relacionadas a sustentabilidade - Explorao dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessrio. - Preservao total de reas verdes no destinadas explorao econmica. - Aes que visem o incentivo produo e consumo de alimentos orgnicos, pois estes no agridem a natureza alm de serem benficos sade dos seres humanos; - Explorao dos recursos minerais (petrleo, carvo, minrios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. - Uso de fontes de energia limpas e renovveis (elica, geotrmica e hidrulica) para diminuir o consumo de combustveis fsseis. Esta ao, alm de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluio do ar. - Criao de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resduos slidos. Esta ao alm de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuio da retirada de recursos minerais do solo. - Desenvolvimento da gesto sustentvel nas empresas para diminuir o desperdcio de matriaprima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. - Atitudes voltadas para o consumo controlado de gua, evitando ao mximo o desperdcio. Adoo de medidas que visem a no poluio dos recursos hdricos, assim como a despoluio daqueles que se encontram poludos ou contaminados.

Benefcios - A adoo de aes de sustentabilidade garantem a mdio e longo prazo um planeta em boas condies para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessrios para as prximas geraes, possibilitando a manuteno dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras geraes. 4 slide A implementao de aes sustentveis envolve atos e aes simples como ir a um supermercado, o uso racional de gua nas residncias, a manipulao adequada do lixo etc., mas deve envolver tambm atitudes radicais quanto ao consumismo exagerado. Dentro deste contexto, o que a Qumica, atravs de seus cientistas e pesquisadores, podem contribuir para um desenvolvimento sustentvel?

QUMICA Lizi ou Sara


1 slide a cincia que estuda a matria, ento todas matrias, todas as coisas, compreendem a Qumica: - o ar, a gua, o solo, todos os organismos vivos so feitos de compostos qumicos. 2 slide A qumica boa? Ento porque causou e pode causar tantos males atravs de substncias txicas, pela poluio do ar, do solo e da gua? A Qumica em si no a responsvel pelos males que causa, e sim quem a utiliza de maneira errada, seja pela ignorncia ou pela ambio. 3 slide Qumica tem presena marcante em todas as atividades humanas -Medicamentos -Vesturio -Comida -Transporte Durante o sculo 20 a Qumica mudou para sempre nossas vidas, com certeza enormes benefcios vieram pela indstria de medicamentos, porm, a Qumica tem presena marcante em todas as atividades humanas viabilizando ou barateando utilidades hoje indispensveis nossa vida: abrigo, vestimenta, comida, transporte. Enfim hoje a sociedade depende da Qumica para sustentao da vida humana.

Texto para comentrio A qumica a matria e a sustentabilidade A tecnologia vem sendo criada e desenvolvida, pelo saber humano a milnios e discutidas nas diversas universidades do mundo e em centros de pesquisa. Da qumica inicial que a fonte inicial da matria prima para a fabricao de produtos ao manejo e permanncia constante de contribuio de matria prima para a continua fabricao dos mais diversos produtos existentes, com os diversos tipos de tecnologias desenvolvida, principalmente depois da inveno da calculadora. Com o advento do computador a transformao da matria prima, geralmente a qumica, encontra um maior numero de produtos em que podem ser transformados e utilizados pelo homem, para seu beneficio

e seu desenvolvimento, mantendo o controle dos sistemas j desenvolvidos e verificando novas transformaes posteriores, creio eu em menor escala do que os j desenvolvidos at os dias de hoje. Da frmula qumica ao produto acabado, a transformao da matria pode ter um tempo de produo bem pequeno e deve ter um tempo de utilizao maior pois a qualidade do produto acaba a partir do desgaste das peas e no mais pela obsolescncia da tecnologia em que foi desenvolvida. A sustentabilidade torna-se necessria pois o produto pode ser fabricado em maior quantidade e com um preo menor, ate verificarmos o custo que isso causara na falta de matria prima para ser fabricado, esse e outros produtos, pois o valor de um carto plstico para encapar um papel diferente do valor dado a caixa do aparelho de telefone celular, que tambm utiliza a mesma matria prima para ser fabricada. Hoje o produto esta sendo desenvolvido aos poucos, mantendo o padro e a qualidade, mas o descarte de aparelhos muito grande pois as pessoas no se acostumaram ainda com o fato de a economia mundial ter mudado e que no passado s tnhamos o aparelho de telefone fixo, e a nova tecnologia do telefone celular tem um conceito diferenciado pois cada pessoa poder ter um aparelho em seu nome e carrega-lo com sigo durante todo tempo de sua vida, no lazer, no trabalho e nas ferias, aumentando o numero de aparelhos de telefone em uso no sistema de telefonia. Um exemplo clssico de um casal e dois filhos, nos dias de hoje que a famlia tem um telefone em casa e cada integrante da famlia tem um celular seu, ocorre que algumas pessoas tem vrios telefones celulares e troca de numero de telefone celular constantemente no permanecendo com aquele numero que tinha quando estudava num determinado perodo de tempo tornado o telefone celular um aparelho de telefone muito descartvel e no permanente como deveria ser quando termos um telefone fixo em casa. 4 slide E o que a qumica tem a ver com a sustentabilidade? - pode trazer o ponto de equilbrio para este desenvolvimento melhorando os produtos de consumo com novos materiais mais adequados, alm de novos mtodos de produo de frmacos e produtos qumicos intermedirios, ambientalmente recomendveis. - h algum tempo a Qumica vem trabalhando com a concepo de uma cincia ambientalmente mais recomendvel, chamada de Qumica Verde.

QUMICA VERDE Lizi ou Sara


1 slide A idia fundamental da qumica verde a de que o projetista de uma substncia qumica responsvel por considerar o que acontecer ao mundo depois que este agente for posto no ambiente. Considerada uma revoluo no sculo h pouco iniciado, a Qumica verde consiste no desenvolvimento de substncias qumicas projetadas de maneira a reduzir ou eliminar impactos ambientais negativos. O uso e produo destas substncias qumicas deve sempre considerar a sustentabilidade, a reduo do desperdcio e menor toxicidade, alm da melhora ou manuteno da eficincia. 2 slide A Qumica verde uma nova e altamente efetiva forma de encarar a preveno da poluio porque se utiliza de solues cientficas inovadoras a situaes ambientais do mundo real. Produtos e processos qumicos devem ser desenvolvidos a custo competitivo no mercado, obedecendo s prioridades: 1) Qumica verde: Reduo/preveno de fontes de perigos qumicos. Desenvolver produtos qumicos para serem menos perigosos sade humana e ao ambiente Qumicos menos perigoso sade humana e o ambiente so aqueles: Menos txicos a organismos e ecossistemas.

No persistentes ou bioacumulativos em organismos ou no ambiente. Inerentemente mais seguros com respeito ao controle e ao uso. 2) Projetar snteses e outros processos que usem menos energia e materiais. 3) Utilizar matrias-primas que sejam subprodutos abundantes ou de fontes renovveis. 4) Desenvolver produtos qumicos para uma crescente e mais fcil reutilizao ou reciclagem. 5) Reutilizao ou Reciclagem de substncias qumicas. 6) Tratamento de substncias qumicas para reduo de Perigos. 7) Disposio correta de substncias qumicas. A produo e aplicao de produtos qumicos saneantes, como em qualquer outra atividade, pode ser feita de maneira mais sustentvel e positiva ao meio-ambiente: 1) Desenvolver novos produtos com tecnologia mais verde. 2) Pesquisar e utilizar cada vez mais matrias-primas de origem sustentvel. 3) Projetar embalagens e rtulos visando a reciclagem. 4) Eliminar qualquer desperdcio durante a produo. 3 slide Os pesquisadores americanos Paul Anastas e John Warner foram pioneiros, criando princpios que envolvem a otimizao de recursos e a preveno poluio e, desta forma, levaram ao desenvolvimento do termo Green Chemistry . Qumica verde = green chemistry Os 12 Princpios da Qumica Verde, foram originalmente publicados por Paul Anastas e John Warner no livro: Green Chemistry: Theory and Practice (Oxford University Press: New York, 1998) (Qumica Verde: Teoria e Prtica -Nova Iorque, 1998). Estes princpios fornecem uma orientao para os qumicos implementarem a qumica verde.

OS 12 PRINCPIOS DA QUMICA VERDE - Dbora


1 slide 1) Preveno, melhor prevenir a formao de subprodutos do que trat-los posteriormente. 2) Economia de tomos, os mtodos sintticos devem ser desenvolvidos para maximizar a incorporao dos tomos dos reagentes nos produtos finais desejados 3) Snteses com compostos de menor toxicidade, sempre que possvel deve-se substituir compostos de alta toxicidade por compostos de menor toxicidade nas reaes qumicas. 4) Desenvolvimento de compostos seguros, os produtos qumicos devero ser desenvolvidos para cumprirem a funo desejada, apresentando a menor toxicidade possvel. 5) diminuio de solventes e auxiliares, a utilizao de substncias auxiliares (solventes, agentes de separao, etc) dever ser evitada quando possvel, ou utilizar auxiliares incuos no processo. 6) Eficincia energtica, os mtodos sintticos devero ser conduzidos sempre que possvel presso e temperatura ambientes, para diminuir a energia gasta durante um processo qumico que representa um impacto econmico e ambiental. 2 slide 7) Uso de substncias recicladas, os produtos e subprodutos de processos qumicos devero ser reutilizados sempre que possvel.

8) Reduo de derivativos, a derivatizao desnecessria (uso de reagentes bloqueadores, de proteo ou desproteo, modificadores temporrios) dever ser minimizada ou evitada quando possvel, pois estes passos reacionais requerem reagentes adicionais e, consequentemente, podem produzir subprodutos sem proveito. 9) Catlise, a aplicao de catalisadores para aumentar a velocidade e o rendimento dos processos qumicos. 10) Desenvolvimento de compostos para degradao, produtos qumicos devero ser desenvolvidos de tal maneira que, ao fim de sua funo se degrade em produtos incuos, e no persista no ambiente. 11) Anlise em tempo real para a preveno da poluio, metodologias analticas precisam ser desenvolvidas para permitir o monitoramento do processo em tempo real, para controlar a formao de compostos txicos. 12) Qumica segura para a preveno de acidentes, as substncias usadas nos processos qumicos devero ser escolhidas para minimizar potenciais acidentes, tais como exploses e incndios.

QUMICA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAO - Neidi


1 slide As escolas atualmente esto dedicando parte de seu currculo para educar crianas e jovens para um NOVO MUNDO SUSTENTVEL A educao ambiental tem por objetivo sensibilizar e refazer o pensamento dos jovens para o futuro, para as novas geraes. Dentro do currculo escolar, de algumas escolas, j est previsto durante as aulas de qumica prticas de educao ambiental com enfoque na sustentabilidade. Nestas aulas os alunos aprendem reciclagem, transformao qumica por agentes (com benefcio), aprendem a reutilizar materiais, etc. Dentro deste contexto os professores tm a difcil misso de passar para seus alunos os conceitos de no-desperdcio, de consumo consciente (gua, bens materiais, bens mveis), e de pensamento coletivo que considero o pior de ser trabalhado, pois este pensamento abrange aes como, andar de coletivo ao invs de seu prprio carro, tomar banho em menor tempo (com chuveiro menos tempo em uso), escovar os dentes com a torneira fechada, diminuir o uso de churrasqueiras, entre outros. Assim esses conceitos so difundidos boca a boa mas pouco utilizados no diaa-dia pois, o ser humano ainda pensa como ser individual e no como uma coletividade, em que toda a ao individual tem reao no coletivo. 2 slide Educar para o futuro! A modificao do pensamento algo muito transformador e libertador. A educao ambiental condio necessria para modificar um quadro de crescente degradao socioambiental, convertendo-se em mais uma ferramenta de mediao necessria entre culturas, comportamentos e interesses de grupos sociais para a construo das transformaes desejadas. Atravs da Qumica sustentvel podemos fazer um mundo melhor para as geraes futuras. E como se relaciona educao ambiental com a cidadania? Cidadania tem a ver com a identidade e o pertencimento a uma coletividade. A educao ambiental como formao e exerccio de cidadania refere-se a uma nova forma de encarar a relao do homem com a natureza, baseada numa nova tica, que pressupe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens. A educao ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidados com conscincia local e planetria. E o que tem sido feito em termos de educao ambiental? A grande maioria

das atividades so feitas dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes so lixo, proteo do verde, uso e degradao dos mananciais, aes para conscientizar a populao em relao poluio do ar. A educao ambiental que tem sido desenvolvida no pas muito diversa, e a presena dos rgos governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de aes ainda muito restrita. No caso das grandes metrpoles existe a necessidade de enfrentar os problemas da poluio do ar, e o poder pblico deve assumir um papel indutor do processo. A reduo do uso do automvel estimula a co-responsabilidade social na preservao do meio ambiente, chama a ateno das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluio do ar. EVITANDO DESPERDCIOS 1) Onde for possvel fazer limpeza seco. O ideal usar produtos qumicos especiais que evitam a utilizao de grandes volumes de gua alm de no haver necessidade de contaminar efluentes. 2) Somente usar produtos muito espumantes se houver real necessidade, evitando assim desperdcio de gua para enxgue. 3) A utilizao de dosadores e diluidores sempre leva reduo no consumo de produtos qumicos. Elimina o desperdcio na medida das solues, pois normalmente operadores tendem a errar para mais, alm de outros fatores como a eliminao de derramamentos. 4) O uso de pulverizadores, desde os mais simples at os costais, regulam melhor a quantidade de produto aplicado, principalmente nas superfcies verticais 5) Em limpeza pesada alguns tipos especiais de pulverizadores favorecem a penetrao em detalhes e o tempo de contato para ao do produto 6) Usar alta presso no enxgue reduz o consumo de gua em at 80%. Treinamento - O uso adequado e correto de produtos, equipamentos e acessrios alm de aumentar a produtividade e reduzir custos tambm reduz desperdcios. Enfatizar cada vez mais fatores que incentivam a reciclagem e a verdadeira conscincia ecolgica. De toda gua presente na terra somente 3% gua fresca e estima-se ser um volume total de 48 bilhes de litros, somente 8% dela (ou seja: 0,24%) est disponvel ao consumo humano direto, o restante destina-se a uso, tambm indispensvel ao ser humano, na agricultura e na gerao de energia. Pela qualidade: 1) Produto mais adequado na aplicao. A melhor eleio do produto pode resultar em economia de produto, tempo e energia, pois ser necessrio menor esforo mecnico. 2) Nunca utilize solventes para limpeza, a menos que seja sua nica opo.

You might also like