You are on page 1of 5

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Avanada

3) INVESTIMENTOS AVALIADOS PELO MTODO DA EQUIVALNCIA PATRIMONIAL

3.1) Regulamentao e conceito do Mtodo da Equivalncia Patrimonial O mtodo da avaliao de investimentos pela equivalncia patrimonial est disciplinado pela Lei 6.404/76 atravs do seu artigo 248. A CVM (Comisso de Valores Mobilirios) estabeleceu normas sobre a equivalncia patrimonial para as companhias abertas, atravs de sua Instruo Normativa n. 247/1996, enquanto que para as instituies financeiras as normas disciplinadoras da equivalncia patrimonial esto dispostas nas resolues n.s 476 e 484, ambas do Bacen. Este mtodo consiste em atualizar o valor contbil do investimento registrado na investidora, pelo valor correspondente aplicao do percentual de participao desta investidora sobre o patrimnio lquido da sociedade investida, e no respectivo reconhecimento dos resultados na demonstrao do resultado do exerccio da investidora.

O valor do investimento, portanto, ser determinado mediante a aplicao da porcentagem de participao no capital social, sobre o patrimnio lquido de cada sociedade coligada ou controlada. Esta tcnica faz com que os resultados apurados nas coligadas ou controladas sejam reconhecidos pela investidora no exerccio em que so gerados, independentemente de serem ou no distribudos. Esse mtodo fundamenta-se no fato de que o Patrimnio Lquido Contbil representa a riqueza real de uma investida avaliada de acordo com os princpios contbeis. Logo, se uma investidora possui 70% do capital de uma investida, caber a ela (investidora), por direito, 70% do Patrimnio Lquido dessa investida. Exemplo: A Empresa Rio Grande S/A adquire em 31/01/2008 por $ 42.000 o correspondente a 70% das aes da Empresa Rio Pequeno S/A. O lanamento a ser efetuado na investidora por ocasio da aquisio da participao societria, em 31/01/2008, o demonstrado abaixo: Lanamentos na Empresa Rio Grande S/A:
Data 31/01/2008 Histrico Investimento na Empresa Rio Pequeno S/A (Ativo No circulante Investimentos) Disponvel Caixa ou Bancos (Ativo Circulante) Pela aquisio de 70% do capital da Empresa Rio Pequeno S/A Dbito 42.000 42.000 Crdito

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Avanada

Imaginemos agora que, ao final do exerccio de 2008, a Empresa Rio Pequeno S/A tenha apresentado o seguinte balano patrimonial:
Empresa Rio Pequeno S/A Balano Patrimonial em 31/12/2008 $ PASSIVO 85.000 Passivo circulante 65.000 Passivo no circulante Patrimnio lquido 150.0 00 TOTAL DO PASSIVO

ATIVO Ativo circulante Ativo no circulante

$ 30.000 30.000 90.000 150.0 00

TOTAL DO ATIVO

A investidora, Empresa Rio Grande S/A, dever calcular e contabilizar o aumento patrimonial de seu investimento em decorrncia deste novo valor do patrimnio lquido da sua investida, independentemente da distribuio deste lucro, da seguinte forma: Empr. Rio Grande (clculo do novo valor do seu investimento na Empr. Rio Pequeno, em 31/12/2008):
(A) valor do investimento registrado na contabilidade da investidora 42.000 (B) valor do patrimnio lquido da investida em 31/12/2008 90.000 (C) % de participao da Emp. Rio Grande no capital social da Empresa Rio Pequeno 70% (D) valor do investimento calculado pela equiv. patrimonial (B x C) 63.000 ajuste do valor do investimento na Empresa Rio Grande (D - A)

Denominao do investimento

Inv. na Empresa Rio Pequeno S/A

21.000

Aps a investidora ter efetuado o clculo do novo valor do seu investimento, ela dever registrar na sua contabilidade o valor do ajuste de equivalncia patrimonial, a fim de atualizar o valor do seu investimento. Lanamentos na Empresa Rio Grande S/A:
Data 31/12/2008 Histrico Investimento na Empresa Rio Pequeno S/A (Ativo no circulante Investimentos) Resultado positivo da equivalncia patrimonial (outros resultados operac. DRE) Pelo resultado positivo da equivalncia patrimonial na Empresa Rio Pequeno S/A Dbito 21.000 21.000 Crdito

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Avanada

Percebe-se que, desta forma, no mtodo da equivalncia patrimonial haver um lanamento para manter exatamente a mesma igualdade (neste caso, 70%) entre o investimento registrado no ativo permanente da Empresa Rio Grande S/A e o novo valor do patrimnio lquido da Empresa Rio Pequeno S/A. A classificao do resultado positivo como resultado operacional decorre do fato que, em princpio, o investimento permanente em coligadas ou controladas decorrente de interesses operacionais, ou seja, como se a investida fosse um departamento da investidora. Caso a investida tivesse apurado prejuzo, a investidora reconheceria um prejuzo operacional em contrapartida de uma diminuio de sua conta de investimento, de forma a manter a igualdade em relao ao patrimnio lquida da investida.

3.2) Casos em que se aplica o Mtodo da Equivalncia Patrimonial Conforme o artigo 248 da Lei 6.404/76, com a redao dada pela MP 449/2008, a sociedade investidora dever avaliar pelo mtodo da equivalncia patrimonial: a) os investimentos em sociedades controladas; b) os investimentos em sociedades; c) os investimentos em outras sociedades que faam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

3.3) Definio de Coligadas e Controladas Para permitir entendimento da matria, necessrio o conhecimento dos conceitos estabelecidos pela Lei das S/As sobre a diviso feita nos investimentos em funo da participao acionria. 3.3.1) Definio de Coligadas O 1 do artigo 243 da Lei das S/As diz que: So coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influncia significativa. De acordo com os 4 e 5 do prprio artigo 243, considera-se que h influncia significativa quando a investidora detm ou exerce o poder de participar nas decises das polticas financeira ou operacional da investida, sem control-la. De toda forma, presume-se automaticamente que h influncia significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante da investida, sem controlla.

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Avanada

3.3.2) Definio de Controladas Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora titular de direitos de scio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. No caso das sociedades annimas, esses direitos so conferidos s aes ordinrias com direito a voto. Assim, os direitos de scio que asseguram de modo permanente a preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores so conseguidos com a posse da maioria do capital votante, que representado pelas aes ordinrias. Em outras palavras, quando a investidora possuir mais de 50% das aes ordinrias da outra sociedade, ela se torna a sua controladora. As sociedades annimas possuem basicamente duas espcies de aes:

a) as aes ordinrias: so as aes que do direito voto na sociedade (so determinantes para
definir o controle da sociedade);

b) as aes preferenciais: tm prioridade no recebimento de dividendos.


As aes preferenciais do aos acionistas o direito de receber como dividendo obrigatrio, em cada exerccio, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto. Se o estatuto for omisso, o valor do dividendo mnimo obrigatrio ser calculado de acordo com as seguintes normas: I - metade do lucro lquido do exerccio diminudo do valor destinado constituio da reserva legal e diminudo do valor destinado formao da reserva para contingncias. II - quando o estatuto for omisso e a assemblia-geral decidir alter-lo para introduzir norma sobre a matria, o dividendo obrigatrio no poder ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro lquido ajustado nos termos do item I. Segundo o artigo 15 da Lei n. 6.404/76, com a redao dada pela Lei 10.303/2001, o nmero de aes preferenciais sem direito a voto, no pode ultrapassar a 50% do total das aes emitidas. Uma empresa com o capital social representado por 1.000.000 de aes pode, por exemplo, emitir as seguintes espcies de aes, obedecendo ao limite fixado pela legislao: Tipo de Aes Preferenciais, sem direito a voto Ordinrias, com direito a voto Total Quantidade 400.000 600.000 1.000.000 % 40,00 60,00 100,00

Neste exemplo, para deter os direitos de scio que assegurem o efetivo controle da investida, basta a investidora possuir 300.001 de aes ordinrias com direito a voto, ou seja, 50% mais uma ao do total das aes ordinrias. Em outras palavras, possvel para a investidora exercer o controle da investida com a aquisio de apenas 30,0001% do total do capital social.

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Avanada

3.4) Momento em que deve ser aplicado o Mtodo da Equivalncia Patrimonial De acordo com a legislao societria e tributria, a avaliao do investimento pela equivalncia patrimonial deve ser efetuada: a) na aquisio do investimento, momento em que dever ser desdobrado o custo de aquisio em valor da equivalncia patrimonial e em valor do gio ou desgio na aquisio (diferena entre o custo de aquisio e o valor da equivalncia patrimonial); b) em cada balano de encerramento, momento em que o ajuste do valor do investimento ao valor de Patrimnio Lquido da coligada ou controlada dever ser registrado na investidora; c) por ocasio da venda do investimento.

You might also like