You are on page 1of 37

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA

IA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS Prof. ERICK MOURA Estimados(as) Concurseiros(as), Sou Erick Moura, moro em Braslia e tenho 37 anos. Estou no servio pblico federal desde fevereiro de 1988, quando ingressei na Marinha do Brasil, por meio de concurso pblico prestado para o Colgio Naval. Gradueime em Cincias Navais, pela Escola Naval, no ano de 1994. Nesses mais de 21 anos de servio pblico, o estudo sempre foi presente em minha vida. Assim, no poderia deixar de ser diferente o gosto pelo desafio dos Concursos Pblicos nos quais colecionei sucessos ao longo de minha trajetria. Atualmente, aps alguns concursos prestados, estou na ControladoriaGeral da Unio - CGU, onde exero o cargo de Analista de Finanas e Controle, considerado um dos cargos Top 5 do servio pblico federal. Aps algum tempo em exerccio na CGU, decidi contribuir para as pessoas que ainda no obtiveram xito em alcanar a aprovao em um concurso pblico. Desta forma, iniciei trabalhos de coordenao em renomados cursos preparatrios de Braslia e do Rio de Janeiro, onde convivi com candidatos e professores, muitos destes autores de livros nos quais estudei. Neste convvio aprendi muito com todos, principalmente com os alunos, e vi o quanto importante o auxlio de algum que queira efetivamente contribuir. Durante essa experincia gratificante, recebi da famlia, dos amigos, dos alunos, dos professores e dos diretores de cursos um grande incentivo para iniciar uma nova trajetria: ministrar aulas. Assim, avalio que chegada a nossa hora de fazermos um trabalho de colaborao, em uma via de duas mos, onde estaremos juntos na busca de um objetivo: aprender a fazer prova. Isso mesmo! Concurseiro(a) no precisa aprender a matria, precisa aprender a FAZER A PROVA DE DETERMINADA MATRIA! bom que o(a) Concurseiro(a) se conscientize de outra regra bsica: NO PODE BRIGAR COM A BANCA! Torne-a sua amiga. Veja suas tendncias de abordagens. No seja teimoso em deixar que sua viso seja a mais brilhante de todas, pois preciso ter humildade ao se fazer uma prova de concurso pblico.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Ento, humildemente me proponho a iniciar um trabalho com vocs em ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU. Aceitam o convite? Nosso Curso ser baseado no ltimo edital de Analista do Ministrio Pblico da Unio e abranger os conhecimentos de Oramento e Finanas Pblicas para trs reas: Administrativa, Oramento e Controle Interno. A sequncia de nossas aulas adequou-se melhor didtica para compreenso do assunto. J que o ltimo concurso foi em 2007, compilei o edital com alguns tpicos relevantes que podem somar conhecimento a todos vocs. Podem ficar tranqilos, pois caso ocorram alteraes no edital, iremos adaptar nosso curso. importante destacar que ocorreram alteraes em alguns temas de AFO e Contabilidade Pblica. Irei abord-las no decorrer do curso. Para ficar mais prtico em nosso trabalho conjunto, resolveremos juntos algumas questes das principais bancas que fazem provas de concursos pblicos, especialmente da FCC e ESAF, ltimas elaboradoras de concursos do MPU. Desta forma, espero colaborar para a aquisio de um conhecimento compatvel para esse concurso. Ao todo sero seis aulas, alm desta Aula Demonstrativa, uma a cada semana, cuja programao ser a seguinte: AULA DEMONSTRATIVA - Receita Despesa pblica: categorias, estgios. pblica: categorias, estgios. e e

AULA 1 - Oramento Pblico: elaborao, acompanhamento fiscalizao. Crditos adicionais, especiais, extraordinrios, ilimitados suplementares.

AULA 2 - Plano Plurianual. Projeto de Lei Oramentria Anual: elaborao, acompanhamento e aprovao. Diretrizes oramentrias. AULA 3 Processo oramentrio. Mtodos, tcnicas e instrumentos do Oramento Pblico. Normas legais aplicveis ao Oramento Pblico. AULA 4 Receita pblica: fontes; dvida ativa. Despesa pblica: Suprimento de fundos, Restos a Pagar, Despesas de exerccios anteriores. A conta nica do Tesouro. SIDOR, SIAFI. AULA 5 Licitaes: modalidade dispensa e inexigibilidade. Superviso ministerial e controle interno. Tipos e formas de atuao do Sistema de Controle: legislao bsica, tomadas e prestaes de contas. Responsabilidades dos dirigentes e demais usurios de recursos pblicos. Julgamento e penalidades aos responsveis pelos recursos pblicos. Tomadas e prestaes de contas.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA AULA 6 - Princpios oramentrios. Tpicos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000): princpios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo oramentrio; limites para despesas de pessoal; limites para a dvida; mecanismos de transparncia fiscal. Todos prontos? Ento vamos nessa! Antes, uma pequena introduo. INTRODUO AFINAL, DO QUE TRATA A DISCIPLINA ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA - AFO? O edital de oramento pblico para os cargos de Analista do MPU tem alguns tpicos de Controle Externo, Auditoria e Direito Administrativo, mas a essncia do contedo a disciplina AFO. Vamos definir o que AFO antes de iniciarmos o assunto? Ento... Em sntese, a disciplina AFO intrinsecamente relacionada ao Direito Financeiro e s atividades financeiras do Estado. E o que trata o Direito Financeiro? Segundo Luiz Emydio F. da Rosa Jnior, ele o "ramo do Direito Pblico que estuda o ordenamento jurdico das finanas do Estado e as relaes jurdicas decorrentes de sua atividade financeira e que se estabeleceram entre o Estado e o particular". Outra tica a de que ele representa o estudo dos princpios jurdicos da atuao estatal relativos obteno de recursos financeiros para o financiamento das despesas pblicas. A autonomia do Direito Financeiro no Brasil reconhecida na CF/88, tendo em vista o disposto no art. 24, incisos e pargrafos, no art. 30, I e II, e nos arts. 145 a 169. Ok, ERICK, mas e a Atividade Financeira do Estado? Bem, o Estado necessita de numerrio para atender s necessidades de realizar obras e prestar servios sociedade, certo? suas

Da, em uma tica inicial, a atividade financeira do Estado, que se desdobra em receita, despesa, oramento e crdito pblico, consiste em obter, aplicar, criar e gerir o dinheiro indispensvel s necessidades, cuja satisfao o Estado assumiu. Ela no objetiva diretamente satisfao de uma necessidade coletiva do Estado, mas cumpre uma funo instrumental de grande valia. Seu desenvolvimento regular condio indispensvel para o desempenho das demais atividades.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA H mais conceitos e estudos que aprofundam essa definio, mas que no nos interessam para a prova. Coloquei nessa Aula Demonstrativa um tema recorrente em provas de concursos. Ele ser revisto e ampliado posteriormente, mas me permiti antecip-lo, pois um assunto que nos d uma viso razovel da disciplina. A seguir, um pequeno quadro sobre a Atividade Financeira do Estado que facilita e fundamenta boa parte de nossa disciplina.

RECEITA PBLICA
(OBTER RECURSOS)

DESPESA PBLICA
(APLICAR RECURSOS)

ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO

CRDITO PBLICO
(CRIAR RECURSOS)

ORAMENTO PBLICO
(GERIR RECURSOS)

MAS DO QUE TRATA A DISCIPLINA FINANAS PBLICAS? Como no edital cita Oramento e FINANAS PBLICAS, vamos definir a disciplina para melhor entendimento. Em sntese, a disciplina FINANAS PBLICAS trata dos gastos do setor pblico, bem como das formas de financiamento desses gastos. Sob um vis econmico, as finanas pblicas so materializadas na chamada poltica fiscal que se constitui, sem dvida, em um dos principais instrumentos disponveis pelo governo para intervir na atividade econmica. Caracteriza-se principalmente pelo aumento ou corte das despesas do governo e pelo aumento ou reduo do nvel de impostos. H mais conceitos e estudos que aprofundam essa definio, mas que no nos interessam para a prova.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA AULA DEMONSTRATIVA ROTEIRO DA AULA TPICOS 1 - Receita pblica: categorias e estgios. Despesa pblica: categorias e estgios. 2 - Reviso em Tpicos e Palavras-Chave.

1 Receita Pblica: categorias e estgios. Despesa Pblica: categorias e estgios. Como esse assunto amplo vamos abordar esse tpico na linha da classificao das Receitas e Despesas Pblicas segundo a finalidade, a natureza e o agente. 1.1 - RECEITAS PBLICAS - CONCEITOS Iremos iniciar a abordagem deste curso pelo conceito e classificaes de RECEITAS PBLICAS, segundo a doutrina. Segundo o Manual de Procedimentos de Receitas Pblicas da STN: 1.1.1 - CONCEITO ENFOQUE PATRIMONIAL Receita um termo utilizado mundialmente pela contabilidade para evidenciar a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Por esse enfoque, as receitas podem ser classificadas em: Receitas Pblicas aquelas auferidas pelos entes pblicos; Receitas Privadas aquelas auferidas pelas entidades privadas. 1.1.2 - CONCEITO ENFOQUE ORAMENTRIO Receita, pelo enfoque oramentrio, so todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas pblicas, em qualquer esfera governamental. 1.1.3 - CLASSIFICAES DA RECEITA PBLICA De acordo com a doutrina, a Receita Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade.

pelas

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA 1.1.3.1 - Quanto natureza: a classificao que estabelece a utilizao ou no para o financiamento dos dispndios do setor pblico. a) Receitas Extraoramentrias: conforme nico do art. 3 da Lei n 4.320/64, a melhor definio seria a de que so entradas compensatrias no ativo e no passivo financeiros. Alm desta definio, podemos considerar que elas so ingressos financeiros de carter meramente temporrio e que no tenham como foco o financiamento da execuo de despesas pblicas. Ex. de Receitas Extraoramentrias: caues recebidas em dinheiro; recebimento de depsitos judiciais; emisses de papel-moeda; ingressos provenientes de antecipao de Receita Oramentria (ARO). b) Receitas Oramentrias: simplificando o assunto, seriam as que no so extraoramentrias. No apenas o conceito de que so as que esto no oramento, mas sim a ideia de que todo e qualquer ingresso que tem como objetivo o financiamento dos dispndios oramentrios. Observe que no Art. 57 da Lei n 4.320/64 definiu-se que Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 3 desta lei sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. Ex. de Receitas Oramentrias: Receitas Tributrias, Receitas de Contribuies, Receitas Patrimoniais (essas 3 na categoria econmica Corrente), bem como as Receitas de Alienao de Bens e as Receitas de Operaes de Crdito (essas 2 na categoria econmica de Capital). IMPORTANTE! Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Receita Oramentria/Intra-oramentria de Capital. Ok Erick, mas o que so receitas Intra-oramentrias? Esse conceito adveio de uma definio nova adotada pela Portaria Interministerial STN/SOF n 338, de 26 de abril de 2006. As receitas intra-oramentrias so ingressos provenientes do pagamento das despesas realizadas na aplicao direta devido a uma eventual operao entre rgos, fundos e entidades integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Assim, ao se consolidarem as contas pblicas, essas despesas e receitas so identificadas, a fim de se evitarem as duplas contagens decorrentes de sua incluso no oramento. Esse artifcio contbil faz com que as classificaes intraoramentrias no constituam novas categorias econmicas de receita. Na verdade, tm a mesma funo da receita original, s que se diferem pelo fato de se destinarem ao registro de receitas provenientes de rgos que pertencem ao mesmo oramento. Exemplificamos para vocs: Suponhamos que a Imprensa Nacional publique determinado edital de licitao do Ministrio da Defesa no Dirio Oficial da Unio. Esse servio cobrado, claro. Quando ela recebe pelo servio prestado ao Ministrio, estamos diante de uma receita intra-oramentria para a Imprensa Nacional. De outro lado, a contrapartida uma despesa intra-oramentria por parte do Ministrio da Defesa. 1.1.3.2 - Quanto ao poder de tributar: Referem-se s Receitas Pblicas de acordo com o PODER DE TRIBUTAR previsto na CF/88, ou seja, abrangem as Receitas Pblicas conforme a competncia tributria de cada ente da Federao. Dividem-se em: a) Federal. Ex.: Imposto sobre importao de produtos estrangeiros (II), Imposto sobre produtos industrializados (IPI), Contribuio de interveno no domnio econmico, etc. b) Estadual. Ex.: Imposto sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA), Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior (ICMS), etc. c) Municipal. Ex.: Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), Contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica, etc. 1.1.3.3 - Quanto coercitividade ou classificao Alem ou quanto origem: a classificao de Receitas Pblicas que decorre do poder de coero do Estado, ou seja, do seu Poder de Imprio. Dividem-se em: a) Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico: so as que derivam do poder impositivo da 7 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA soberania do Estado sobre o patrimnio alheio, ou seja, unilateral e obriga o particular a contribuir e pagar determinado valor. Nesta classificao, Estado e particular se encontram em patamares distintos, onde a coercitividade do Estado prevalece. Para reforar essa classificao, o Art. 9 da Lei n 4.320/64, reafirma essa classificao ao dizer que: Tributo a receita derivada instituda pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies nos termos da constituio e das leis vigentes em matria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades. Ex.: Receitas provenientes de impostos, de emprstimos compulsrios e de contribuies sociais. b) Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado: so as que se originam de atos negociais, onde o Estado no exerce o seu Poder de Imprio, pois Estado e particular se encontram em um mesmo patamar. Em sntese, tambm so as Receitas Pblicas originadas do uso de bens e de empresas de propriedade do Estado, em sua atuao como produtor de bens e servios. Ex.: Receitas provenientes da alienao de bens e de aluguis recebidos pelo Estado. 1.1.3.4 - Quanto afetao patrimonial: a classificao que observa se houve ou no alterao na situao lquida patrimonial do Estado. a) Efetivas: so as Receitas Pblicas em que o Estado enriquece em razo de um ingresso no qual no h contrapartida de aumento do passivo ou de reduo do ativo, o que faz o patrimnio estatal alterar positivamente sua situao lquida. Ex.: ingressos provenientes de impostos, de aluguis, de multas. b) No-Efetivas ou por permutao patrimonial ou por mutao patrimonial: neste caso, so as que no alteram a situao lquida de determinado patrimnio estatal, ou seja, so meras permutaes contbeis relacionadas ao ingresso de disponibilidades no Caixa pblico. As Receitas Pblicas No-Efetivas correspondem a ingressos ou alteraes nas partes que constituem o patrimnio lquido do ente estatal e que nada acrescentam na situao lquida patrimonial. Ex.: ingressos provenientes da contratao de operaes de crdito (entrada de $ no Caixa, mas gerou-se uma obrigao, que uma dvida),
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA venda de um bem pblico (entrada de $ no Caixa, mas gerou-se a perda do bem), etc. 1.1.3.5 - Quanto regularidade ou durao: Classificao que se refere disposio de tempo simtrica ou no em relao a um exerccio financeiro. a) Ordinria: a Receita Pblica que se obtm regularmente em cada exerccio financeiro, com caractersticas de continuidade e que correspondem a ingresso permanente de valores nos cofres pblicos. Ex.: Receitas de tributos. b) Extraordinria: aquela obtida de forma excepcional, espordica e que no apresentam carter de continuidade. Ex.: Receitas de alienao de bens, receitas obtidas de doaes. IMPORTANTE! Falamos e destacamos muito o termo Receita Pblica. Mas qual o seu sentido principal? Segundo a doutrina so dois os principais sentidos do termo Receita Pblica: Amplo (ou lato sensu) e Restrito (ou strictu sensu). AMPLO = simples entradas, ingressos ou recolhimentos de disponibilidades nos cofres do Estado com ou sem contrapartida no passivo ou devoluo por parte de terceiros. RESTRITO = entradas de disponibilidades ou direitos, sem existir a devoluo a posteriori, o que faz se incorporar de forma definitiva ao patrimnio. CAIU NA PROVA ! 1- (ESAF/APO/MPOG/2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (c).

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA A questo queria verificar os aspectos que classificam as Receitas Pblicas no Brasil segundo a doutrina. Conforme o que explicamos at aqui, segue um quadro resumo da correspondncia entre a alternativa e a classificao: OPO (a) (b) (d) (e) CLASSIFICAO DA RECEITA QUANTO (AO): afetao patrimonial natureza coercitividade ou Alem ou origem poder de tributar

2 - (ESAF/CGU/2006) No que diz respeito receita pblica, indique a opo falsa. a) A Lei n. 4.320/64 classifica receita pblica em oramentria e extraoramentria, sendo que esta apresenta valores que no constam do oramento. b) A receita oramentria divide-se em dois grupos: correntes e de capital. c) As receitas correntes compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, de alienao de bens, de transferncias e outras. d) A receita pblica definida como os recursos auferidos na gesto, que sero computados na apurao do resultado financeiro e econmico do exerccio. e) A receita extra-oramentria no pertence ao Estado, possuindo carter de extemporaneidade ou de transitoriedade nos oramentos. Comentrios: O gabarito a alternativa (c). Esta uma questo que mescla AFO, Contabilidade Pblica e Finanas Pblicas e se encaixa em minha proposta neste curso regular. Isso indica uma tendncia de mudana nas bancas, pois tem-se dado um enfoque menos voltado para Economia na disciplina de Finanas Pblicas. No significa excluir aquela disciplina, mas observamos que alguns editais recentes cobraram Economia separado de Finanas Pblicas. Vamos logo ao erro da alternativa (c): Receitas de alienao de bens so RECEITAS DE CAPITAL. Para ser mais preciso ainda (mesmo que isso no seja uma regra para a ESAF), mais correto dizer TRANSFERNCIAS CORRENTES e OUTRAS RECEITAS CORRENTES.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Segundo o 4 do art. 11 da Lei n 4.320/64, as RECEITAS CORRENTES compreendem: RECEITA TRIBUTRIA Impostos Taxas Contribuies de Melhoria RECEITA DE CONTRIBUIES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECURIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES DICA Para ajudar a guardar, vamos a um famoso bizu: TCPAISTransOu Por fim, o mesmo pargrafo 4 do art. 11 define como RECEITAS DA CAPITAL: OPERAES DE CRDITO ALIENAO DE BENS AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS TRANSFERNCIAS DE CAPITAL OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL DICA Outro bizu para ajudar a guardar: AOAmorTransOu A opo (a) tem um conceito perigoso que pode confundir o entendimento do concurseiro. O fato de no estarem no oramento, por si s no configura se so ou no receitas extraoramentrias. uma alternativa menos errada, se compararmos com a (c). Vejamos o que diz o art. 57 da Lei n 4.320/64: Art. 57. 3 desta rubricas rubricas
Prof. Erick Moura

Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo lei sero classificadas como receita oramentria, sob as prprias, tdas as receitas arrecadadas, inclusive as prprias, tdas as receitas arrecadadas, inclusive as www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. E o que diz mesmo o art. 3 e seu nico da Lei n 4.320/64 ? Art. 3 A Lei de Oramentos compreender tdas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Pargrafo nico. No se consideram para os fins deste artigo as operaes de credito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. Esta parte destacada serve como um mantra para entendermos o que so as receitas e despesas extraoramentrias (entendidas estas como sadas compensatrias, no ativo e passivo financeiro). Para a opo (b) basta lembrar que: Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intraoramentria Corrente e Receita Oramentria/Intraoramentria de Capital. A opo (d), decorre da interpretao dos 2 conceitos de RECEITA PBLICA apresentados aqui, ou seja: CONCEITO ENFOQUE PATRIMONIAL Termo utilizado mundialmente pela contabilidade para evidenciar a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Receitas Pblicas aquelas auferidas pelos entes pblicos CONCEITO ENFOQUE ORAMENTRIO Todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas pblicas, em qualquer esfera governamental. Na alternativa (e), basta conjugarmos o art. 57 com o nico do art. 3 da Lei n 4.320/64, como transcrevemos no comentrio da opo (a). 3 - (ESAF/CGU/2004) A receita da administrao pblica pode ser classificada quanto natureza, ao poder de tributar, coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Marque a opo falsa. a) Quanto afetao patrimonial, as receitas so classificadas em oramentrias e extra-oramentrias. b) Quanto ao poder de tributar, a receita dividida conforme a discriminao constitucional das rendas, em federal, estadual e municipal. c) Quanto coercitividade, as receitas podem ser divididas em originrias e derivadas.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA d) Quanto regularidade, as receitas podem ser desdobradas em ordinrias e extraordinrias. e) Na classificao quanto natureza, diz-se que as receitas tributrias e as receitas de contribuies so exemplos de receitas correntes. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (a). As Receitas Pblicas de classificam, quanto sua natureza, em Receitas Extraoramentrias e Receitas Oramentrias. Novamente (e parece mesmo um mantra da banca), temos que: Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Receita Oramentria/Intra-oramentria de Capital. Como vimos nas dicas do comentrio da questo anterior, as RECEITAS CORRENTES compreendem e se subclassificam em: TCPAISTransOu e as RECEITAS DA CAPITAL: AOAmorTransOu. Depois dessas questes de prova, vamos a mais um tpico de nosso curso. 1.2 - DESPESAS PBLICAS - CONCEITOS Agora, passaremos a abordar o conceito e as classificaes de DEPSESAS PBLICAS, segundo a doutrina. Segundo o Manual de Despesa Nacional (1 Edio) da STN: 1.2.1 - CONCEITO ENFOQUE PATRIMONIAL Despesas so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade. (Definio baseada na Resoluo do CFC 1.121/2008). Relembra-se que, de acordo com os princpios da Contabilidade, registrase a despesa quando ocorrer do seu fato gerador, ocorrendo ou no o seu pagamento. Desta forma, segundo o Manual a despesa pblica sob o enfoque patrimonial pode ser assim classificada: a) Quanto entidade que apropria a despesa: - Despesa Pblica aquela efetuada por entidade pblica. - Despesa Privada aquela efetuada pela entidade privada. 13 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA b) Quanto dependncia da execuo oramentria: - Despesa resultante da execuo oramentria aquela que depende de autorizao oramentria para acontecer. Exemplo: despesa com salrio, despesa com servio, etc. - Despesa independente da execuo oramentria aquela que independe de autorizao oramentria para acontecer. Exemplo: constituio de proviso, despesa com depreciao, etc. 1.2.2 - CONCEITO ENFOQUE ORAMENTRIO Importante destacar que oramento representa o fluxo de ingressos e aplicao de recursos em determinado perodo, o que o torna um instrumento fundamental de planejamento para qualquer entidade, pblica ou privada. Assim, Despesa ou Dispndio oramentrio pode ou no diminuir a situao lquida patrimonial, em razo do fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade. De acordo com o Manual, a despesa oramentria pode ser assim classificada: a) Quanto s entidades destinatrias do oramento: - Despesa Oramentria Pblica aquela executada por entidade pblica e que depende de autorizao legislativa para sua realizao, por meio da Lei Oramentria Anual ou de Crditos Adicionais, pertencendo ao exerccio financeiro da emisso do respectivo empenho. - Despesa Oramentria Privada aquela executada por entidade privada e que depende de autorizao oramentria aprovada por ato de conselho superior ou outros procedimentos internos para sua consecuo. b) Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial: - Despesa Oramentria Efetiva aquela que, no momento da sua realizao, reduz a situao lquida patrimonial da entidade. Constitui fato contbil modificativo diminutivo. - Despesa Oramentria No-Efetiva aquela que, no momento da sua realizao, no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil permutativo. Neste caso, alm da despesa oramentria, registrase concomitantemente conta de variao ativa para anular o efeito dessa despesa sobre o patrimnio lquido da entidade.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA 1.2.3 - OUTROS CONCEITOS DE DESPESA PBLICA Conforme J. Teixeira Machado Jnior: EM SENTIDO LATO: obrigaes a se assumirem quando se adquirirem bens e servios por empenhos, a fim de se aplicarem nas atividades que sero desenvolvidas ou executadas nas diversas reas de atuao governamental. EM SENTIDO ESTRITO: consumo efetivo dos bens e servios que se destinam s atividades executadas ou desenvolvidas nas diversas reas de atuao do governo, ou seja, trata-se de despesa real ou custo efetivamente incorrido. Em um vis mais voltado para Finanas Pblicas, Alberto Deodato define assim: o gasto da riqueza pblica autorizado pelo poder competente, com o fim de socorrer a uma necessidade pblica. 1.2.4 - CLASSIFICAES DA DESPESA PBLICA A doutrina classifica a Despesa Pblica da seguinte forma: quanto natureza, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. 1.2.4.1 - Quanto natureza: a que se relaciona autorizao ou no por parte do Poder Legislativo, a fim de se financiarem os dispndios pblicos. a) Despesas Extraoramentrias: em adaptao ao pargrafo nico do art. 3 da Lei n 4.320/64, seriam as sadas compensatrias no ativo e no passivo financeiros, decorrentes de receitas extraoramentrias. Tambm podemos definir como dispndios que NO DEPENDEM de autorizao legislativa, ou seja, cuja execuo corre fora da lei do oramento. Outro enfoque seria que, geralmente, so valores devolvidos pelo Estado em razo de estarem temporariamente em poder estatal. Assim, quando o Estado desembolsa ou devolve os valores que se classificaram como receitas extraoramentria, estaremos diante de uma DESPESA EXTRAORAMENTRIA. Ex. de Despesas Extraoramentrias: devoluo de caues, saques de depsitos judiciais, resgates de operaes de ingresso provenientes de antecipao de Receita Oramentria (ARO). b) Despesas Oramentrias: so as que no podem se efetivar sem crdito oramentrio correspondente e que DEPENDEM de autorizao do Poder Legislativo para sua realizao.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Diz-se que no oramento pblico a Despesa fixada por estar determinada neste instrumento de planejamento. Outra definio transversa de Despesa Oramentria a que diz no ser uma Despesa Extraoramentria, em razo da definio desta. Ex. de Despesas Oramentrias: despesa de custeio, juros e encargos da dvida (essas na categoria econmica Despesa Corrente), assim como as Despesas de Investimento e as Despesas de Inverses Financeiras (classificadas na categoria econmica Despesa de Capital). IMPORTANTE! Somente as Despesas Oramentrias e Intra-oramentrias so classificadas quanto s Categorias Econmicas, ou seja, Despesa Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Despesa Oramentria/Intra-oramentria de Capital. Certo, ERICK. Agora pode falar sobre o que so Despesas Intra-oramentrias? Ento... Da mesma forma que as receitas intra-oramentrias, esse conceito de despesas intra-oramentrias decorreu da Portaria Interministerial STN/SOF n 338, de 26 de abril de 2006. Ocorrem despesas intra-oramentrias quando rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social efetuam aquisies de materiais, bens e servios, realizam pagamento de impostos, taxas e contribuies, alm de outras operaes. Para ser intra-oramentria, o recebedor dos recursos do outro lado tem que ser tambm rgo, fundo, autarquia, fundao, empresa estatal dependente ou outra entidade constante do oramento fiscal e da seguridade social, no mbito da mesma esfera de governo. Basta lembrarmo-nos do exemplo que comentamos antes para vocs: Para o Ministrio da Defesa publicar determinado edital de licitao no Dirio Oficial da Unio, ele realizar uma despesa intra-oramentria simultaneamente a uma receita intra-oramentria junto Imprensa Nacional. Quando esta recebe pelo servio prestado ao Ministrio, estamos diante de uma receita intra-oramentria para a Imprensa Nacional. De outro lado, a contrapartida uma despesa intra-oramentria por parte do Ministrio da Defesa. Assim, guardemos que ao ocorrer uma despesa intra-oramentria, obrigatoriamente ocorrer uma receita intra-oramentria em rgo integrante do Oramento Fiscal e Seguridade Social. Os registros dessas receitas e despesas intra-oramentrias no ocorrero no mesmo momento, em razo de se reconhecer a despesa no momento da apropriao e a receita na hora da arrecadao.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA

1.2.4.2 - Quanto afetao patrimonial: Na mesma linha da receita pblica, nesta classificao que se observa se houve ou no alterao na situao lquida patrimonial do Estado. a) Efetivas: so as Despesas Pblicas em que o Estado empobrece em razo de um dispndio no qual no h contrapartida de aumento do ativo ou de reduo do passivo, o que faz o patrimnio estatal reduzir sua situao lquida. Ex.: despesas de pessoal, juros da dvida pblica, etc. OBSERVAO: As despesas correntes, em regra, so despesas efetivas, j que reduzem o patrimnio lquido estatal. Exceo se faz para os dispndios efetuados na aquisio de materiais para a formao de estoques, pois este fato permutativo, ou seja, sai $, mas entra material no estoque (desculpem-me os contabilistas, mas s para facilitar o raciocnio). b) No-Efetivas ou por permutao patrimonial ou por mutao patrimonial: no mesmo raciocnio, so as despesas que no alteram a situao lquida de determinado patrimnio estatal, ou seja, so meras permutaes contbeis relacionadas a um dispndio pblico. Correspondem a sadas ou alteraes compensatrias nas partes que constituem o patrimnio lquido do ente estatal, ou seja, so fatos permutativos e em nada acrescentam na situao lquida patrimonial. Ex.: emprstimos concedidos, aquisio de bens, pagamento do principal da dvida pblica, aquisio de material de consumo, etc. OBSERVAO: As despesas de capital, em regra, so despesas no-efetivas, pois no acarretam decrscimo no patrimnio lquido do Estado. Exceo: nas Transferncias de Capital para outras instituies ( uma espcie do gnero Despesa de Capital). o que ocorre quando a Unio transfere, por Convnio, recursos para determinado Municpio construir um hospital municipal. Como o hospital passa a ser do Municpio, essa despesa de capital uma Despesa Efetiva, pois no gerou, para a Unio, uma contrapartida de natureza patrimonial, mas contribuiu para um decrscimo no patrimnio lquido federal. 1.2.4.3 - Quanto regularidade ou durao:
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Refere-se constncia ou no de uma Despesa Pblica ao longo de um exerccio financeiro. a) Ordinria: a que se obtm constantemente em cada exerccio financeiro, com caractersticas de continuidade e que correspondem a dispndios de valores nos cofres pblicos que se repetem em todos os exerccios. Ex.: Despesas com servios prestados por terceiros, despesas com pessoal. b) Extraordinria: obtida esporadicamente e que no apresentam carter de continuidade, pois surgem de circunstncias excepcionais. Ex.: Despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica. 1.3 - AGENTES DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO FEDERAL Antes de abordarmos esse tpico, precisamos comentar sobre o que so Programas e sua Estrutura Programtica. Foi importante que se padronizasse o oramento para que seja elaborado, aprovado, executado, controlado e avaliado adequadamente. Assim, adota-se atualmente no Brasil a Estrutura FuncionalProgramtica, na qual toda ao do Governo est estruturada em programas orientados para a realizao dos objetivos estratgicos definidos para o perodo de quatro anos do Plano Plurianual PPA. 1.3.1 - E o que so PROGRAMAS? So instrumentos de organizao da atuao do governo que articula um conjunto de aes que visam concretizar determinado objetivo comum estabelecido previamente. Os programas so mensurados por indicadores institudos no plano que concorrem para a soluo de algum problema ou para atender determinada demanda ou necessidade expressada pela sociedade, por meio de mecanismos democrticos. Enfim, os programas so orientados para o alcance dos objetivos estratgicos definidos para o perodo de determinado PPA. Fiquem tranquilos que este assunto ser ampliado mais adiante em nosso curso. IMPORTANTE! Nos Manuais Tcnicos do Oramento mais recentes, vigora uma nova classificao para os tipos de programa. Esta classificao est sendo adotada no PPA do quadrinio 2008-2011. Assim, questes de provas anteriores a 2008, inclusive,
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA abordando os tipos ou modalidades de programas, no devem ser consideradas em seus estudos, pois a classificao em vigor a seguinte: - Programas Finalsticos: aqueles em que, por sua implementao, so ofertados bens e servios diretamente sociedade e so gerados resultados passveis de aferio por indicadores, ou seja, cujos resultados sejam passveis de mensurao; e - Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: aqueles voltados para a oferta de servios ao Estado, para a gesto de polticas e para o apoio administrativo. (Definio do PPA 20082011). Conforme a ltima verso do Manual Tcnico do Oramento MTO, estes tipos de programas so voltados aos servios tpicos de Estado, ao planejamento, formulao de polticas setoriais, coordenao, avaliao ou ao controle dos programas finalsticos, resultando em bens ou servios ofertados ao prprio Estado, podendo ser composto inclusive por despesas de natureza tipicamente administrativas. Agora sim, podemos falar nos AGENTES DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO FEDERAL. A Secretaria de Oramento Federal SOF, entre outras atribuies, atua principalmente no que se refere elaborao, coordenao e consolidao da proposta do oramento federal, o que compreende os oramentos fiscal e da seguridade social. Em sntese, sua tarefa pressupe a permanente articulao entre os agentes envolvidos na misso de elaborar as propostas oramentrias setoriais das diversas instncias da Administrao Federal, bem como dos demais Poderes da Unio. Tais agentes correspondem aos rgos e entidades indicados pela CF/88, que, ao dispor sobre a Lei Oramentria Anual LOA, assim abarca: - oramento fiscal: relacionado aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; - oramento da seguridade social: abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo poder pblico; e - oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. No mbito federal, esses rgos e entidades constam dos oramentos da Unio e so identificados na classificao institucional, que relaciona os rgos oramentrios e suas respectivas unidades oramentrias. Eles so os componentes naturais do Sistema de Planejamento e de Oramento Federal.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA

OBSERVAO: Nem sempre, um rgo oramentrio - OO ou unidade oramentria - UO corresponde a uma estrutura administrativa, pois pode existir para individualizar determinado conjunto de despesas, de modo a atender necessidade de clareza e transparncia oramentria. Exemplos de OO's e UO's virtuais, ou seja, que no so uma estrutura administrativa: Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios; Encargos Financeiros da Unio; Operaes Oficiais de Crdito; Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal; e Reserva de Contingncia. 1.3.2 - OUTROS AGENTES Em relao s Receitas Pblicas na esfera federal, observamos que o Banco do Brasil o agente financeiro da Secretaria do Tesouro Nacional, a qual recolhe o valor arrecadado junto Conta nica do Tesouro (Princpio da Unidade de Caixa, conforme art. 56 da Lei n 4.320/64). Para registrar, os estgios da receita so o PLAR (de acordo com a doutrina) ou LAR (de acordo com os arts. 53, 55 e 56 da Lei n 4.320/64). Previso o planejado pela Fazenda Pblica; Lanamento ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta (art. 56 da Lei n 4.320/64); Arrecadao ato em que os contribuintes comparecem junto aos agentes arrecadadores e liquidam seus compromissos perante ao Tesouro (arts. 35 e 55 da Lei n 4.320/64); Recolhimento - ato em que os agentes arrecadadores transferem o produto da arrecadao Conta nica do Tesouro, tornando-o disponvel para o Tesouro. Exemplificando: A SOF, entre outras informaes, prev, junto com os subsdios apresentados pela RFB, a receita de determinado exerccio financeiro e a coloca na proposta oramentria anual.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Iniciado o exerccio, a RFB faz o lanamento, por exemplo, do IR devido de determinado contribuinte. Este vai ao banco (na prtica retido na fonte) para concretizar a arrecadao da receita pblica. Por fim, o banco deste contribuinte encaminha o valor desta receita pblica arrecadada Conta nica do Tesouro. Comentrios adicionais sobre estgios da receita: Lanamento - o ato administrativo que busca liquidar a obrigao tributria, por meio da identificao do fato gerador ocorrido, onde se determina o sujeito passivo, mensura-se a base de clculo e se verifica a aplicao de alquota; - Desta forma, individualizam-se os contribuintes e se discriminam a espcie, o valor e o vencimento do imposto de cada contribuinte. Arrecadao - Ocorre quando os contribuintes comparecem junto aos agentes arrecadadores (pblicos ou privados), com vistas liquidao de suas obrigaes perante o Estado; - Corresponde ao recebimento do imposto do contribuinte pelas reparties competentes e est sob a imediata fiscalizao das respectivas chefias. Manifesta-se em forma de dinheiro, conforme previsto nas leis e nos regulamentos em vigor. - um procedimento em que, aps o estgio do lanamento dos respectivos tributos, ocorre o recolhimento aos cofres pblicos; - Consiste basicamente em cobrar os tributos, receb-los e guardar o numerrio respectivo; - Os tipos de arrecadao se classificam em: => Direta: por coleta, por unidades administrativas e por via bancria. => Indireta: arrendamento, reteno na fonte e estampilha. Recolhimento - Ocorre quando os agentes arrecadadores (pblicos ou privados) fazem diariamente a entrega do que fora arrecadado para a Conta nica do Tesouro Nacional;

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA - a remessa das receitas arrecadadas pelos agentes administrativos ou pelos bancos autorizados ou Banco do Brasil para crdito do na Conta nica do Tesouro Nacional. Vamos aproveitar esses conceitos e comentar uma QUESTO DE PROVA ! 4 - (ESAF/CGU/2006) A receita pblica flui para os cofres pblicos dentro de uma sistemtica evolutiva, tendo em vista a seqncia operacional de que resulta seu recebimento. Com relao ao estgio da receita denominado arrecadao, assinale a opo falsa. a) A arrecadao o ato pelo qual o Estado recebe os tributos, multas e demais crditos a ele devidos. b) Os agentes da arrecadao podem ser agentes pblicos e agentes privados. c) A arrecadao direta realizada pelo prprio Estado ou por agentes credenciados. d) Na arrecadao por via bancria, o Estado credencia os estabelecimentos bancrios para receber os tributos e outras receitas. e) Na arrecadao por coleta, o contribuinte comparece s reparties fiscais para efetuar o pagamento das obrigaes fiscais. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (e). O erro est no fato de a arrecadao por coleta ocorrer quando o fiscal vai cobrar direto do contribuinte, algo inimaginvel nos dias de hoje. Na verdade, o que se conceituou nesta opo foi a arrecadao por unidades administrativas. Esta ocorre quando o contribuinte paga direto na repartio fiscal. hora da nossa Reviso! 2 Reviso em Tpicos e Palavras-Chave. A partir deste momento vamos revisar a aula por meio de quadros sinticos ou colocao de tpicos e palavras-chave. Classificao das Receitas e Despesas Pblicas segundo a finalidade, natureza e agente. RECEITAS PBLICAS - CONCEITOS ENFOQUE PATRIMONIAL

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Evidencia a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Receitas Pblicas aquelas auferidas pelos entes pblicos. ENFOQUE ORAMENTRIO Todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas pblicas, em qualquer esfera governamental. CLASSIFICAES DA RECEITA PBLICA QUADRO SINTICO 1 - Quanto natureza: a) Receitas Extraoramentrias b) Receitas Oramentrias 2 - Quanto ao poder de tributar: a) Federal b) Estadual c) Municipal 3 - Quanto coercitividade ou classificao Alem ou quanto origem: a) Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico b) Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado 4 - Quanto afetao patrimonial: a) Efetivas b) No-Efetivas ou por permutao patrimonial ou por mutao patrimonial 5 - Quanto regularidade ou durao: a) Ordinria b) Extraordinria

IMPORTANTE! 1) Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Receita Oramentria/Intra-oramentria de Capital. 2) Quais os principais sentidos do termo Receita Pblica ? AMPLO = simples entradas, ingressos ou recolhimentos de disponibilidades nos cofres do Estado com ou sem contrapartida no passivo ou devoluo por parte de terceiros.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA RESTRITO = entradas de disponibilidades ou direitos, sem existir a devoluo a posteriori, o que faz se incorporar de forma definitiva ao patrimnio. DESPESAS PBLICAS CONCEITOS ENFOQUE PATRIMONIAL Decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade. Segundo o Manual da Despesa Pblica: Despesa Pblica aquela efetuada por entidade pblica. ENFOQUE ORAMENTRIO Despesa Oramentria Pblica aquela executada por entidade pblica e que depende de autorizao legislativa para sua realizao, por meio da Lei Oramentria Anual ou de Crditos Adicionais, pertencendo ao exerccio financeiro da emisso do respectivo empenho. OUTROS CONCEITOS DE DESPESA PBLICA EM SENTIDO LATO: obrigaes a se assumirem quando se adquirirem bens e servios por empenhos, a fim de se aplicarem nas atividades que sero desenvolvidas ou executadas nas diversas reas de atuao governamental. EM SENTIDO ESTRITO: consumo efetivo dos bens e servios que se destinam s atividades executadas ou desenvolvidas nas diversas reas de atuao do governo, ou seja, trata-se de despesa real ou custo efetivamente incorrido. Com foco em Finanas Pblicas: o gasto da riqueza pblica autorizado pelo poder competente, com o fim de socorrer a uma necessidade pblica. CLASSIFICAES DA DESPESA PBLICA QUADRO SINTICO 1 - Quanto natureza: a) Despesas Extraoramentrias b) Despesas Oramentrias: 2 - Quanto afetao patrimonial: a) Efetivas b) No-Efetivas ou por permutao patrimonial ou por mutao patrimonial
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA

3 - Quanto regularidade ou durao: a) Ordinria b) Extraordinria IMPORTANTE! 1) Somente as Despesas Oramentrias e Intra-oramentrias so classificadas quanto s Categorias Econmicas, ou seja, Despesa Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Despesa Oramentria/Intra-oramentria de Capital. 2) As despesas correntes, em regra, so despesas efetivas, j que reduzem o patrimnio lquido estatal. Exceo se faz para os dispndios efetuados na aquisio de materiais para a formao de estoques, pois este fato permutativo. 3) As despesas de capital, em regra, so despesas no-efetivas, pois no acarretam decrscimo no patrimnio lquido do Estado. Exceo: nas Transferncias de Capital para outras instituies. Ex.: Unio quando transfere, por Convnio, recursos para determinado Municpio construir um hospital municipal. AGENTES DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO FEDERAL O que so PROGRAMAS? Instrumentos de organizao da atuao do governo que articula um conjunto de aes que visam concretizar determinado objetivo comum estabelecido previamente. IMPORTANTE! Classificao que est sendo adotada no PPA do quadrinio 2008-2011: - Programas Finalsticos: pela sua implementao so ofertados bens e servios diretamente sociedade e so gerados resultados passveis de aferio por indicadores, ou seja, cujos resultados sejam passveis de mensurao; e - Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: aqueles voltados para a oferta de servios ao Estado, para a gesto de polticas e para o apoio administrativo. (Definio do PPA 20082011).

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Secretaria de Oramento Federal SOF: entre outras atribuies, atua principalmente no que se refere elaborao, coordenao e consolidao da proposta do oramento federal, o que compreende os oramentos fiscal e da seguridade social. Sua tarefa pressupe a permanente articulao entre os agentes envolvidos na misso de elaborar as propostas oramentrias setoriais das diversas instncias da Administrao Federal, bem como dos demais Poderes da Unio. A Lei Oramentria Anual, segundo a CF/88: - oramento fiscal: relacionado aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; - oramento da seguridade social: abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo poder pblico; e oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. IMPORTANTE! Nem sempre, um rgo oramentrio - OO ou unidade oramentria UO corresponde a uma estrutura administrativa. Exemplos de OO's e UO's virtuais: Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios; Encargos Financeiros da Unio; Operaes Oficiais de Crdito; Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal; e Reserva de Contingncia. OUTROS AGENTES Quanto s Receitas Pblicas, na esfera federal: Banco do Brasil = agente financeiro da Secretaria do Tesouro Nacional STN = recolhe o valor arrecadado junto Conta nica do Tesouro (Princpio da Unidade de Caixa). Relembre = Estgios da receita => PLAR (doutrina) ou LAR (arts. 53, 55 e 56 da Lei n 4.320/64). Previso - Lanamento - Arrecadao Recolhimento No esquecer de rever o exemplo no texto original.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA MAIS QUESTES DE PROVA! Antes de comentar mais algumas questes de prova, queria alertar que os tpicos dessa aula demonstrativa so cobrados de forma repetida nos ltimos concursos. A ideia fazermos as questes resolvidas, pois assim iremos economizar tempo de estudo. Isso mesmo, como me ensinaram os grandes mestres que tive, a melhor coisa fazermos questes resolvidas ! De qualquer forma, ao final das aulas, iremos deixar as questes limpas para os que ainda no se adaptaram poderem testar essa metodologia. Claro, no final, teremos o gabarito, sem os comentrios. Outro aspecto que queria tranquiliz-los: alguns tpicos dessa aula sero ampliados e revistos mais adiante, ok ? Dito isso, vamos em frente. 5 (FCC/MPE-SE/2009) De acordo com a doutrina majoritria, so estgios da despesa oramentria: a) previso, lanamento, empenho e pagamento. b) fixao, reserva, empenho e liquidao. c) previso, empenho, fixao e pagamento. d) fixao, liquidao, pagamento e cancelamento. e) fixao, empenho, liquidao e pagamento. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (e). Como comentamos os estgios da receita pblica, cabe aqui tambm descrevermos as fases ou estgios da despesa pblica que so o FELP (de acordo com a doutrina) ou ELP (de acordo com os arts. 58, 63 e 62 da Lei n 4.320/64). Fixao a estimativa que o Poder Pblico faz de quanto ser destinado para um fim especfico, em cada quantia consignada em oramento ou em crdito adicional para fazer frente a determinada despesa; Empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio (art. 58 da Lei n 4.320/64); Liquidao consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito (arts. 63 da Lei n 4.320/64); Pagamento efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao (arts. 62 da Lei n 4.320/64).

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Fiquem tranquilos que mais adiante iremos aprofundar esse tema em nosso curso.

6 - (FCC/TCNICO DE CONTROLE INTERNO I - TCE-MG/2007) A despesa pblica processada na seguinte ordem: a) ordem de pagamento, empenho, pagamento e liquidao. b) empenho, liquidao, ordem de pagamento e pagamento. c) liquidao, empenho, pagamento e ordem de pagamento. d) ordem de pagamento, liquidao, pagamento e empenho. e) pagamento, liquidao, empenho e ordem de pagamento. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (b). o que preveem, respectivamente, os arts. 58, 63, 64 e 62 da Lei n 4.320/64. No falamos antes, mas a ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, o qual determina que a despesa seja paga. Mneumnico: ELP ou FELP a depender do comando da questo ou das alternativas disponveis. 7 - (FCC/TCNICO DE CONTROLE INTERNO MPU/2007) Os estgios da despesa pblica so, em ordem cronolgica, a) fixao, liquidao, empenho e pagamento. b) previso, lanamento, empenho e pagamento. c) previso, empenho, fixao e liquidao. d) fixao, empenho, liquidao e pagamento. e) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (d). Observemos que o enfoque foi outro para o tema. Como h a previso em uma das alternativas, a banca explorou nosso mneumnico FELP (enfoque doutrinrio). 8 - (FCC/ANALISTA-MPE-SE/2009) Quanto natureza, a receita Pblica classificada como: a) corrente e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) ordinria e extraordinria.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA d) originria e patrimonial. e) financeira e patrimonial. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (b). Para relembrar, a classificao da receita pblica quanto natureza se refere quela que estabelece a utilizao ou no para o financiamento dos dispndios do setor pblico. Divide-se em Receitas Extraoramentrias, que so entradas compensatrias no ativo e no passivo financeiros, e em Receitas Oramentrias, que seriam as que no so extraoramentrias. 9 - (FCC/ANALISTA-MPE-SE/2009) Quanto regularidade, a receita pblica arrecadada permanentemente pelo tesouro do estado classifica-se como: a) derivada. b) oramentria. c) ordinria. d) corrente. e) originria. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (c). Chama-se de regularidade ou durao, a classificao da receita pblica que se refere disposio de tempo simtrica ou no em relao a um exerccio financeiro. Divide-se em Ordinria (Ex.: Receitas de tributos.) e em Extraordinria (Ex.: Receitas de alienao de bens). 10 - (FCC/ANALISTA-MPE-SE/2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado: a) recolhimento. b) arrecadao. c) previso. d) lanamento. e) fixao. Comentrios:

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Gabarito da questo: alternativa (d). De acordo com o art. 56 da Lei n 4.320/64, LANAMENTO o ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta. Nessa questo, estamos diante de um tpico exemplo do que ocorre no cotidiano da Administrao Pblica. S para relembrar os estgios da Receita Pblica: PLAR (doutrina) ou LAR (Lei n 4.320/64). 11 - (FCC/ANALISTA JUDICIRIO TRF 5 REGIO/2008) Receita pblica classifica-se em dois grupos denominados receitas: a) correntes e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) patrimonial e extra-oramentria. d) patrimonial e tributria. e) oramentria e de capital. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (b). A questo fala da classificao mais comum sobre o tema, ou seja, quanto natureza. O nico item que poderia gerar dvida o (a), pois os demais no possuem nexo nas combinaes. No entanto, lembrem-se de nosso mantra: Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intra-oramentrias Corrente e Receita Oramentria/Intra-oramentrias de Capital. 12 - (FCC/TCNICO JUDICIRIO-CONTABILIDADE TRF 1 REGIO/2006) A receita pblica percorre fases claramente identificadas de procedimentos administrativos e contbeis. Pode-se afirmar que a proposio est a) parcialmente correta, visto que, embora existam etapas, no so claramente identificadas. b) correta, sendo que as fases so: lanamento, arrecadao e recolhimento. c) correta, pois a receita percorre a etapa de liquidao, contribuio e recolhimento. d) incorreta, dado o fato que o regime de caixa o que determina a contabilizao da receita. e) parcialmente incorreta, pois as fases distinguem-se contabilmente e no administrativamente.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (b). O item (a) peca pelo fato de que as etapas ou estgios da Receita Pblica estarem claramente definidas como vimos em nossa aula. Quanto ao item (c), temos que a liquidao uma etapa da Despesa Pblica, apesar de o recolhimento ser uma fase da Receita Pblica. Quanto contribuio, temos uma inveno da banca para que o(a) concurseiro(a) fique com uma pulga atrs da orelha, algo como: Lascou, no vi isso no meu material !. Mas isso porque no era aluno do Ponto dos Concursos. Agora, como diz o jargo, Seus problemas se acabaram. No item (d) o erro est no incio, ou seja, quando diz que est incorreta, apesar de o regime de caixa ser o que determina a contabilizao da receita. O item (e) possui 2 erros: 1) a proposio no est parcialmente incorreta; 2) nos estgios da receita pblica, so claras as distines contbeis e administrativas das fases. Por fim, no correto item (b) temos nosso mneumnico LAR para as fases ou etapas ou estgios da Receita Pblica, conforme preconiza a Lei n 4.320/64: Lanamento, Arrecadao e Recolhimento. 13 - (ESAF/TCNICO DE NVEL SUPERIOR ENAP/2006) Afirma-se que Receita Pblica a soma dos recursos recebidos pelo Estado ou por pessoas de direito pblico, para atender cobertura das despesas necessrias ao cumprimento de suas funes. Assim, no se pode afirmar com relao classificao da receita pblica que: a) as receitas originrias so aquelas que o Estado aufere das suas prprias fontes de riqueza, em decorrncia do seu patrimnio rendoso. b) as receitas compulsrias so receitas no-coercitivas, que tm sua origem na norma jurdica. c) receitas credirias so receitas que correspondem ao crdito pblico, mediante a de utilizao de operaes de emprstimos, contratos bancrios, colocao de ttulos, entre outros. d) receitas facultativas so receitas que tm sua origem em atos jurdicos convencionais, demonstradores da vontade da pessoa. e) receitas derivadas so receitas que o Estado aufere, tendo como procedncia, coercitiva ou no, as pessoas fsicas e jurdicas com personalidade jurdica de direito privado, usando a prerrogativa do Estado de tributar suas rendas, patrimnio, operaes e transaes financeiras. Comentrios: Gabarito da questo: alternativa (b). Nos itens (a) e (e), temos:
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA => Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado so as que se originam de atos negociais, onde o Estado no exerce o seu Poder de Imprio, pois Estado e particular se encontram em um mesmo patamar. Em sntese, so as Receitas Pblicas originadas do uso de bens e de empresas de propriedade do Estado, em sua atuao como produtor de bens e servios. => Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico so as que derivam do poder impositivo da soberania do Estado sobre o patrimnio alheio, ou seja, unilateral e obriga o particular a contribuir e pagar determinado valor. Nesta classificao, Estado e particular se encontram em patamares distintos, onde a coercitividade do Estado prevalece. O item (c) traz um sinnimo de receitas de operaes de crdito, ou seja, receitas credirias, tambm conhecidas como receitas creditcias. Mas o que so Operaes de Crdito ? O conceito de operao de crdito foi estabelecido de forma exemplificativa pelo art. 29, III, da LRF e corresponde ao compromisso financeiro assumido em razo de: Mtuo; Abertura de crdito; Emisso e aceite de ttulo; Aquisio financiada de bens; Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios; Arrendamento mercantil; e Outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

Por fim, nos itens (b) e (d), o que a banca cobrou uma classificao pouco usual que se refere ao poder de coero do Estado. Pela lgica das palavras, percebemos que no h erro no item (d). Mas no faz sentido dizer no item (b) que receitas compulsrias so receitas nocoercitivas. Realmente as receitas compulsrias so receitas coercitivas e que tm sua origem na norma jurdica. Essa questo para pegar o(a) concurseiro(a) distrado que faz a questo de forma rpida. Provavelmente a banca queria ver se voc aceitou bem o termo receitas credirias, raramente utilizado, como sinnimo de receitas de operaes de crdito.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA Como combinamos, vamos colocar comentrios. O gabarito estar ao final. agora as questes sem os

QUESTES DESTA AULA 1- (ESAF/APO/MPOG/2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal. 2 - (ESAF/CGU/2006) No que diz respeito receita pblica, indique a opo falsa. a) A Lei n. 4.320/64 classifica receita pblica em oramentria e extraoramentria, sendo que esta apresenta valores que no constam do oramento. b) A receita oramentria divide-se em dois grupos: correntes e de capital. c) As receitas correntes compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, de alienao de bens, de transferncias e outras. d) A receita pblica definida como os recursos auferidos na gesto, que sero computados na apurao do resultado financeiro e econmico do exerccio. e) A receita extra-oramentria no pertence ao Estado, possuindo carter de extemporaneidade ou de transitoriedade nos oramentos. 3 - (ESAF/CGU/2004) A receita da administrao pblica pode ser classificada quanto natureza, ao poder de tributar, coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Marque a opo falsa. a) Quanto afetao patrimonial, as receitas so classificadas em oramentrias e extra-oramentrias. b) Quanto ao poder de tributar, a receita dividida conforme a discriminao constitucional das rendas, em federal, estadual e municipal. c) Quanto coercitividade, as receitas podem ser divididas em originrias e derivadas. d) Quanto regularidade, as receitas podem ser desdobradas em ordinrias e extraordinrias.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA e) Na classificao quanto natureza, diz-se que as receitas tributrias e as receitas de contribuies so exemplos de receitas correntes.

4 - (ESAF/CGU/2006) A receita pblica flui para os cofres pblicos dentro de uma sistemtica evolutiva, tendo em vista a sequncia operacional de que resulta seu recebimento. Com relao ao estgio da receita denominado arrecadao, assinale a opo falsa. a) A arrecadao o ato pelo qual o Estado recebe os tributos, multas e demais crditos a ele devidos. b) Os agentes da arrecadao podem ser agentes pblicos e agentes privados. c) A arrecadao direta realizada pelo prprio Estado ou por agentes credenciados. d) Na arrecadao por via bancria, o Estado credencia os estabelecimentos bancrios para receber os tributos e outras receitas. e) Na arrecadao por coleta, o contribuinte comparece s reparties fiscais para efetuar o pagamento das obrigaes fiscais. 5 (FCC/MPE-SE/2009) De acordo com a doutrina majoritria, so estgios da despesa oramentria: a) previso, lanamento, empenho e pagamento. b) fixao, reserva, empenho e liquidao. c) previso, empenho, fixao e pagamento. d) fixao, liquidao, pagamento e cancelamento. e) fixao, empenho, liquidao e pagamento. 6 - (FCC/TCNICO DE CONTROLE INTERNO I - TCE-MG/2007) A despesa pblica processada na seguinte ordem: a) ordem de pagamento, empenho, pagamento e liquidao. b) empenho, liquidao, ordem de pagamento e pagamento. c) liquidao, empenho, pagamento e ordem de pagamento. d) ordem de pagamento, liquidao, pagamento e empenho. e) pagamento, liquidao, empenho e ordem de pagamento. 7 - (FCC/TCNICO DE CONTROLE INTERNO MPU/2007) Os estgios da despesa pblica so, em ordem cronolgica, a) fixao, liquidao, empenho e pagamento. b) previso, lanamento, empenho e pagamento. c) previso, empenho, fixao e liquidao. d) fixao, empenho, liquidao e pagamento. e) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA

8 - (FCC/ANALISTA-MPE-SE/2009) Quanto natureza, a receita Pblica classificada como: a) corrente e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) ordinria e extraordinria. d) originria e patrimonial. e) financeira e patrimonial. 9 - (FCC/ANALISTA-MPE-SE/2009) Quanto regularidade, a receita pblica arrecadada permanentemente pelo tesouro do estado classifica-se como: a) derivada. b) oramentria. c) ordinria. d) corrente. e) originria. 10 - (FCC/ANALISTA-MPE-SE/2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado: a) recolhimento. b) arrecadao. c) previso. d) lanamento. e) fixao. 11 - (FCC/ANALISTA JUDICIRIO TRF 5 REGIO/2008) Receita pblica classifica-se em dois grupos denominados receitas: a) correntes e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) patrimonial e extra-oramentria. d) patrimonial e tributria. e) oramentria e de capital.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA

12 - (FCC/TCNICO JUDICIRIO-CONTABILIDADE TRF 1 REGIO/2006) A receita pblica percorre fases claramente identificadas de procedimentos administrativos e contbeis. Pode-se afirmar que a proposio est a) parcialmente correta, visto que, embora existam etapas, no so claramente identificadas. b) correta, sendo que as fases so: lanamento, arrecadao e recolhimento. c) correta, pois a receita percorre a etapa de liquidao, contribuio e recolhimento. d) incorreta, dado o fato que o regime de caixa o que determina a contabilizao da receita. e) parcialmente incorreta, pois as fases distinguem-se contabilmente e no administrativamente. 13 - (ESAF/TCNICO DE NVEL SUPERIOR ENAP/2006) Afirma-se que Receita Pblica a soma dos recursos recebidos pelo Estado ou por pessoas de direito pblico, para atender cobertura das despesas necessrias ao cumprimento de suas funes. Assim, no se pode afirmar com relao classificao da receita pblica que: a) as receitas originrias so aquelas que o Estado aufere das suas prprias fontes de riqueza, em decorrncia do seu patrimnio rendoso. b) as receitas compulsrias so receitas no-coercitivas, que tm sua origem na norma jurdica. c) receitas credirias so receitas que correspondem ao crdito pblico, mediante a de utilizao de operaes de emprstimos, contratos bancrios, colocao de ttulos, entre outros. d) receitas facultativas so receitas que tm sua origem em atos jurdicos convencionais, demonstradores da vontade da pessoa. e) receitas derivadas so receitas que o Estado aufere, tendo como procedncia, coercitiva ou no, as pessoas fsicas e jurdicas com personalidade jurdica de direito privado, usando a prerrogativa do Estado de tributar suas rendas, patrimnio, operaes e transaes financeiras. GABARITO 1-C 11-B 2-C 12-B 3-A 13-B 4-E 5-E 6-B 7-D 8-B 9-C 10-D

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE ORAMENTO PBLICO E FINANAS PBLICAS PARA ANALISTA DO MPU - REAS ADMINISTRATIVA, ORAMENTO E CONTROLE INTERNO TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR: ERICK MOURA

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA - Manual Tcnico do Oramento MTO: verses 2009 e 2010; - Manual de Despesa Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008); - Manual de Receita Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008); - Manual de Procedimentos das Receitas Pblicas da Secretaria do Tesouro Nacional - 4 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2007). Prezados(as) colegas Concurseiros(as), chega ao fim este nosso primeiro contato. Espero que tenham gostado e coloco-me disposio para eventuais dvidas e sugestes, pois elas sero muito importantes para esse nosso trabalho de colaborao. E no se esqueam de estudar com sabedoria e cuidar de sua sade fsica e mental, pois, com corpo e mente em equilbrio, o sucesso chegar em breve! Mos obra e saudaes a todos, Erick Moura

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

37

You might also like