You are on page 1of 17

Champignon de Paris

(Agaricus bisporus)

Introduo
Os cogumelos comestveis, normalmente so organismos hetertrofos (no produz seu prprio alimento). Por no ter clorofila (substncia que d a cor verde as plantas, e a sede da reao da fotossntese), e por no poder formar por si mesmo, hidratos de carbono (acares que servem de alimento para planta) como as plantas verdes, sua alimentao depende de substncias orgnicas provindas de organismos mortos, que por ao microbiana so transformados a um estado aproveitvel para o champignon. Por esse motivo eles recebem uma denominao de saprfitos. Referente ao consumo de hidratos de carbono, durante o crescimento do miclio (corpo vegetativo do cogumelo), eles devem estar presentes principalmente na forma de lignina, celuloses. J na formao e crescimento de corpos frutferos (cogumelo propriamente dito) eles consomem hidratos de carbono na forma de alfaceluloses e pentoses (tipos diferentes de acares). Por esta razo que se pode ter uma forte brotao num primeiro fluxo. Fazendo um leve pulvilhamento de hidratos de carbono facilmente assimilvel (farelo de soja produzido especialmente para essa finalidade), antes da cobertura. As necessidades de protenas se suprem as expensas dos micrbios mortos e dos complexos ligno-humico (isto a comida do cogumelo). H de se levar em conta que o cogumelo no suporta altas concentraes de sais amoniacais (resduo do processo biolgico da fermentao), a no ser em concentraes muito pequenas. O mesmo no assimila na forma de nitratos, ou seja oriunda de matria orgnica excessivamente fermentadas. Os compostos amoniacais presentes no esterco fresco de cavalo, e outro compostos orgnicos, devem transformar-se durante a fermentao, em combinaes proteicas, ou integrar-se no complexo lignohumico, rico em nitrognio. Pesquisas tem demonstrado que os cogumelos suprem suas necessidades nitrogenadas com combinaes de lignina e nitrognio. Os elementos nutritivos

carbonados devem ser absorvidos diretamente do substrato, em forma de hidratos de carbono. Para o desenvolvimento dos cogumelos de fundamental importncia a incorporao de vitaminas ao composto (cido pantotenico, cido nicotnico, aneurina e biotina), que so produzidas por ao dos microorganismos que decompe a celulose do substrato. Ao iniciar uma compostagem (Fase I) para cogumelos, muito importante fazer um bom monitoramento da fermentao. Para isso deve-se criar planilhas e preencher todos os campos, afim de que haja dados para serem avaliados, e em cima destes, poder melhorar cada vez mais o controle das variveis importante fermentao e tratamento de todo o perodo do cultivo. O que se deseja de um bom composto, que ele seja extremamente seletivo (que se consegue ao final da pasteurizao Fase II) ao cogumelo que se pretende cultivar, e pouqussimo agradvel aos contaminantes. Para isso todos os passos do processo devem ser observados com muita relevncia, pois, a distncia entre o bom e o ruim, o certo e o errado extremamente estreita. No caso do Agaricus blazei (cogumelo medicinal), o que buscamos um bom composto de Agaricus bisporus, pois acreditamos que, por ser o blazei um organismo muito prximo do bisporus, sua exigncia nutricional seja semelhante. Porm nestes ltimos anos tenho observado que o blazei tem se comportado bastante agressivo em compostos cuja Relao C/N (relao carbono/ nitrognio) estejam maiores e o teor de N (nitrognio) menor do que os valores utilizados para o bisporus. Isto certamente dever ser avaliado com mais ateno, antes de ser colocado em prtica numa maior escala. As variveis que devemos observar e monitorar so:
Balanceamento adequado;

Contedo de N (nitrognio): 1,5 a 2% no incio fase I e 2 a 2,4 na semeadura; Contedo de C (carbono); Relao C/N: 30 a 50 iniciais e 16 na semeadura; pH: 8,5 a 9 durante fase I e 7,2 na semeadura; Umidade do composto: 75% no incio e 65% na semeadura; Evoluo das temperaturas: 60 a 80 na fermentao; Sucesses microbiolgicas Razo de descida Matria Orgnica e de subida da Matria Mineral; Quantidade de ar suficiente e em dose certa; Contedo de NH4 (amnia); Cheiro;

Cor; Maciez das palhas e bagao; Estrutura do composto. Objetivo da Fermentao O objetivo da fermentao a de liberar e transformar as matrias nutritivas presentes e as adicionadas ao composto, de forma a torn-las assimilvel pelo cogumelo de acordo com grfico A fermentao divide-se em duas etapas bem definidas: 1 fermentao livre (Fase 1, compostagem ou fermentao). O material a ser compostado, dever se encontrar em local coberto e com piso concretado, onde se desencadeiam processos qumicos, fsicos e biolgicos, parcialmente controlveis, como por exemplo: o seu balanceamento (teores de N, C/N, gua etc); umidade, dimenses da pilha, aerobiose, homogeneidade, pH. Os tipos e as quantidades de microorganismos, no os controlamos, porm o fornecimento das condies acima citadas, faz com que os mesmos, desempenhem bem sua funo de decompositores. 2 Fermentao dirigida e controlada (Fase 2 da fermentao ou pasteurizao). O composto aps fermentado ao ar livre, colocado em uma sala que rena boas condies de temperatura, umidade ambiente e oxigenao, que recebe o nome de tnel de pasteurizao. A fase 2 da fermentao dividida em cinco partes: a) Pasteurizao: manuteno de temperaturas de 45 a 50 C por 24 horas; b) Subida da temperatura na razo de aproximadamente 1,2 C por hora, at atingir 58 C; c) Manuteno da temperatura de 10 a 15 horas em 58 60C. Finalidade; matar os organismos prejudiciais, mantendo os benficos; d) Descida da temperatura na razo de 1,2 C por hora at baixar a 50 C; e) Condicionamento; 4 a 5 dias, rebaixando gradualmente a temperatura de 50 a 45C. Finalidade; terminar os processos biolgicos e promover seletividade, favorecendo o desenvolvimento de actinomicetes, fungos termfilos e principalmente um microorganismo chamado Scytalidium.

Modo de Preparao do composto Pr-fermentao Pode ser efetuada num pteo ao ar livre e com piso concretado munido de um sistema de canais para recolhimento do chorume que escorre das palhas. Molhar at 75 % de umidade a palha e depois o bagao. O umedecimento deve ser feito sem escorrer muita gua por debaixo da pilha. Para isso utiliza-se uma mangueira fina com pouca vazo. Isto pode levar at cinco dias. Nesta fase o que mais importante que a gua consiga se instalar no centro do colmo das palhas.

grfico 01 Adaptado do Livro do P.J.C. VEDDER

Montagem da pilha Deve ser feita em local protegido das intempries, com piso especialmente feito para esse fim, com na figura 02. Deve ser feita somente quando a palha e o bagao estiverem com os 75% de umidade. Adicionar o esterco de cavalo e/ou de galinha, e revirar. Observaes durante as reviragens As reviragens devem acontecer de segundas e Quintas feiras, ou teras e sextas feiras. A umidade do composto dever sofrer uma reduo at 70 ou 71%, na finalizao da fase I da fermentao (momento da entrada no tnel). de fundamental importncia, que as temperaturas do composto na fase I, devem ficar entre 75 e 80 c, veja grfico 03. Primeira reviragem Adicionar todo o cloreto de potssio, carbonato de clcio, uria, sulfato de amnia, e 50 % do farelo de Soja, mais gua se necessrio. Segunda reviragem Adicionar 50 % do farelo de soja, mais gua se necessrio.

figura 02 Terceira reviragem Sem nada e/ou, mais gua se necessrio.

Quarta reviragem Adicionar o super fosfato simples e o gesso, e gua se necessrio. Quinta reviragem Sem nada. Neste ponto deve-se observar, o ponto de decomposio do composto: Cor; estrutura; odor; temperatura; pH; umidade. Este o ltimo momento em que se pode fazer alguma correo (mais uma ou duas reviragens, ou adicionar mais gua etc. se necessrio), para assim poder coloc-lo no tnel. Tnel de pasteurizao (Fig 04): compartimento fechado e isolado termicamente, provido de sistemas de : ventilao forada; escape de ar viciado e aquecimento a vapor. Pode ser construdo em alvenaria, coberto com laje, e sobre esta, outra cobertura com telha. Deve apresentar dois pisos, o primeiro justaposto ao solo e deve ser concretado para evitar vazamentos do ar que ser insuflado, e o segundo posto a certa distncia a cima do cho, permitindo a existncia de um espao vazio, este dever ser feito de forma a suportar o peso do composto ( caibros ou vigas de madeira resistente, peroba ou angico etc., respeitando espaos de 1,5 a 2 cm entre as peas de madeira, desta forma as partculas do composto no caem no fundo falso ), e ao mesmo tempo, permitir a passagem de ar que estar sendo insuflado por um ventilador do tipo centrfugo ( ver o esquema).

Grfico 03

Fig 04 - Adaptado do Livro PAUL STAMETS

Procedimento de tnel - Fase II da Fermentao


composto deve ser colocado no tnel da forma mais nivelada

possvel, e sem compactar. Aps ao carregamento do tnel, fechar a porta e vedar as frestas com gesso se necessrio. Abrir todos os respiros e dampers do recirculo e do ar fresco e acionar o ventilador por 5 minutos. Verificar a temperatura que dever estar entre 42 e 47 C. Aps os 05 minutos, fechar o damper de ar fresco e todos os respiros, exceto um, que servir como regulador do sistema de ventilao. Em seguida estrangular o damper do recirculo, de modo que apenas 1/4 dele fique aberto. Ento deve-se observar o nico respiro aberto, que dever estar sugando ar de fora para dentro (se no houver nenhum vazamento de ar na tubulao). Desta forma deve-se abrir, milmetro por milmetro o damper do ar fresco, at verificar que haja uma ligeira presso positiva nesse respiro (soprando de dentro para fora). O ideal regular a ventilao necessria para manter a temperatura do composto entre 48 a 50C, por 24 horas. Passado esse perodo, o passo seguinte, regular a ventilao de tal forma a fazer a temperatura do composto se elevar em 1,2 C por hora at 60C, se estiver tudo normal. Ento s manter a regulagem, quando atingir 60 C (se estiver tudo normal isso deve ocorrer entre 9 a 10 hs aps o incio da rampa de subida da temperatura). Problemas que poderiam ocorrer: 1. A temperatura no evoluiu de acordo com o prazo estipulado: Neste caso, estrangular o damper de ar fresco; e reduzir metade a passagem de ar do damper do recirculo e novamente abrir o damper de ar fresco bem lentamente at que o respiro volte a soprar. 2. A temperatura passa dos valores previsto dentro do mesmo perodo de tempo: Aumenta-se a abertura do damper para , e abre-se o damper de ar fresco at o respiro soprar. O importante fazer chegar a temperatura 58 a 60 C, e mantela por 12 a 15 horas. Cumprido a pasteurizao, passamos ao acondicionamento, que acontece em trs etapas: 1. Rebaixamento da temperatura de 60 para 50 C na razo de 1,2 C por hora; 2. Queda suave da temperatura de 50 at 45 C em 5 dias. 3. Derrubada da temperatura de 45 para 25 C em 24 horas, momento da semeadura.

Todas as etapas devem ser conseguidas manobrando os dampers de tal modo a deixar sempre um pequeno fluxo de ar no respiro, pois esse fluxo que garante a existncia de uma entrada de ar contnua, para a sobrevivncia dos microorganismos, to importante nesta fase.

No sentido de descomplicar o texto acima, a nvel de balanceamento de nutrientes, esto aqui algumas formulas devidamente balanceadas, utilizadas vitoriosamente por vrios produtores. 1. Composto bagao de cana esterco de cavalo palha de arroz ou capim gordura farelo de soja uria sulfato de amnia superfosfato simples 10 toneladas 9 toneladas 1 tonelada 200 kgs 25 kgs 100 kgs 100 kgs

carbonato de clcio cal hidratada 2. Composto bagao de cana palha de trigo farelo de soja sulfato de amnia Gesso 3. Composto palha de arroz, capim gordura ou trigo farelo de soja uria superfosfato simples gesso 4. Composto palhas esterco de galinha farelo de soja uria gesso

200 kgs 100 kgs

10 toneladas 1 tonelada 800 kgs 100 kgs 300 kgs

10 toneladas 2 toneladas 200 kgs 100 kgs 500 kgs

10 toneladas 2 toneladas 1 tonelada 100 kgs 500 kgs

Devo lembrar que o composto perde at 40 % de seu volume inicial,

em funo da perda de matria seca utilizada pelos microorganismos. SEMEADURA Sementes um termo errado usado na fungicultura, pois os cogumelos no produzem sementes, e sim, esporos. Mas o que utilizamos na propagao dos cogumelos so gros de cereais envolvidos pelo seu bolor que se chama miclio, e este produzido por um processo laboratorial que exige no mnimo 30 dias para ficar pronta. Sabendo disto faz-se necessrio encomendar as sementes com antecedncia a um produtor de sementes . Ao adquirir as sementes certificar-se de que no haja : mal cheiro, Odores de fermento biolgico (de padaria), aspecto gosmento, gros com colorao verde. O composto deve ser semeado quando a temperatura tiver abaixado para 250 C. Este pode ser distribudo em sacos plstico de 60 a 100 litros ( existem at medidas especiais), contendo de 10 a 25 kg; em caixas de madeira ou plstica ou ainda direto na estantes, podendo colocar de 60 a 110 kg de composto/ m2, tudo, dependendo do tipo de cultivo e das condies ambientais. Esta observao feita para evitar o super aquecimento do composto, que alias pode ser gerado pelo prprio cogumelo. A quantidade de sementes utilizadas na semeadura de 0,5 % sobre o peso do composto pronto, e deve ser colocada misturada ao composto o mais homogneo possvel. Casa de cultivo : nas instalaes anteriores, respeitando regras para o bom funcionamento, pode-se utilizar dos mais diferentes tipos de materiais na execuo das mesmas, tais como: tijolos comuns; concreto celular; fibras sintticas; placas de isopaineis etc. , agora, nas casas de cultivo essa variao pode ser ainda muito maior, dependendo do clima, da disponibilidade dos materiais, dos recursos financeiro do investidor, e bvio, do desejo de se ter um cultivo mais ou menos sofisticado. COLONIZAO Colonizao a fase do cultivo que compreende os cuidados e o tempo de invaso do miclio do cogumelo no composto, que deve ocorrer normalmente em quinze dias ou mais, se houver algum problema tais como : temperatura ambiente muito baixa; ambiente muito ventilado; excesso de gases amoniacais; excesso ou falta de umidade no composto; pragas; doenas; semente de m qualidade etc. As condies exigidas pelo cogumelo nesta fase so :

temperatura do composto entre 24 e 260 C; zero % de renovao de ar; umidade relativa do ar de 70 % quando cultivadas em sacos plstico e de 90 a 100 % se cultivados direto nas estantes, quando o composto fica exposto ao ambiente da casa de cultivo; alta concentrao de gs carbnico ( CO2 ). A colonizao estar finalizada, quando o composto estiver esbranquiado, todo tomado pelo miclio. COBERTURA Cobertura uma camada de 2,5 a 4 cm de espessura feita com material que possui alta capacidade de absoro de gua, e que mantenha boa estrutura fsica a fim de manter-se permevel. Sua funo : evitar a perda de umidade do composto; reserva de gua para fornecer aos primrdios ( brotos pequenos e frgeis dos cogumelos ); proporcionar um gradiente de concentraes de CO2 , que servir de estmulo formaes de primrdios; fornecer base de fixao para seus rizides ( pequenas razes ); alojar certas bactrias que estimulam a formao de primrdios. As condies que a cobertura deve reunir para desempenhar bem suas funes so: apresentar estrutura areno argilosa. Muitas terras de barranco apresentam esse aspecto; ter grande capacidade de reteno e liberao de gua; deve ser porosa o suficiente para permitir trocas gasosas; ter pH entre 7 e 8 ( isto pode ser corrigido com adio de carbonato de clcio ). Um teste pratico pode ser realizado com solos para escolher uma boa cobertura. Pegue um punhado da amostra do solo mido e , apertando-o na palma da mo, deve apresentar fcil moldagem. Em seguida esfarela-se apertando-a entre os dedos e a palma da mo, ela dever voltar a forma inicial. A cobertura deve ser desinfetada com vapor dgua a 600 C por 6 horas, ou com formol na razo de um litro por m3, coberto com lona plstica por dois dias. Aps esse perodo retira-se a lona e revolve-se a cobertura para expulsar o excesso de formol, s assim a cobertura poder ser posta sobre o composto colonizado. MANEJO DA CULTURA

Ps cobertura / pr induo : Finalizada a cobertura, iniciar a rega que deve ser pulverizada e gradativas por vrios dias, at que a cobertura tenha retido o mximo de gua, sem que a mesma vaze para o composto. Consideremos uma escala de umidade entre : seco, mido, molhado, encharcado. A cobertura dever estar sempre entre mido e molhado durante todo o cultivo, principalmente aps a formao dos primordios, quando os cogumelos se utilizam de muita gua. As condies exigidas pelos cogumelos nesta ocasio so : umidade relativa entre 90 a 100 %; temperatura da cobertura de 24 a 27 0 C; alta concentrao de CO2; ; zero % de renovao de ar; boa recirculao. A durao dessa fase, de doze dias, se no houver nenhum incidente. O fim desse fase marcado pela total colonizao da cobertura, quando os terminais do miclio esto bem na superfcie da cobertura. Formao de primrdios : O mais importante neste ponto, ter chegado com a umidade certa, pois daqui por diante proibido regar at que se forme os primrdios, e estes alcancem um tamanho de uma ervilha bem crescida. Para isso as condies exigidas so : umidade relativa entre 95 e 100 % ; temperatura do composto entre 18 e 21 0 C ; temperatura do ar entre 17 e 180 C; ventilao com 25 % de ar novo; diminuio da concentrao de CO2..; a velocidade do ar no pode passar de uma leve brisa. Crescimento dos cogumelos : Daqui para frente a cobertura dever manter-se molhada at o incio do prximo fluxo. Os cogumelos neste ponto necessitam de muita gua para se formarem. As condies ambiental nesta fase so : umidade relativa entre 85 e 92 % acima desses valores podero desenvolver doenas; temperatura do ar entre 17 e 180 C; e a do composto sempre com diferencial de 20 C; manter renovao de ar constante para o CO2 manter-se em nveis baixo. intervalo entre fluxos varia entre 7 a 15 dias. Colheita : feita quando os cogumelos estiverem com aproximadamente 2 cm de dimetro, e com o chapu ( pleo ) fechado. Isso no quer dizer que os cogumelos abertos como um guarda chuva, deixem de ser comestvel. Pelo contrrio, quando jovens eles requerem muita gua para crescerem, e a mesma vai se perdendo a medida que amadurecem, concentrando mais o seu aroma e sabor, e oferecendo mais opes na culinria. De qualquer forma separamos os cogumelos abertos e manchados dos branquinhas, e eles recebem a denominao de cogumelos de primeira e de

segunda. Para colher, basta segur-lo pelo chapu, e, empurrlo para baixo com muita delicadeza, torcendo-o, para que suas razes se desprenda da cobertura. Ento com uma faca pequena, de ao inox de preferncia, e de corte liso, corta-se na base do talo (estipe), livrando-o de seu p, onde encontramos muitos rizides difceis de limpar. PRAGAS E DOENAS Alteraes do composto, cobertura e cogumelos, podes ser causadas por vrus, bactrias, outros fungos, animais, parasitas e por problemas qumicos e fsicos. Bactrias : podem vir junta as sementes, e esta se apresenta com aspecto melecada, e com odores desagradvel, elas inibem o crescimento do miclio durante o perodo de colonizao, e podem dar oportunidade para o aparecimento de fungos verdes em cima do gro de trigo dias depois da semeadura. - controle : neste caso a nica soluo, seria a substituio da sementes . Elas tambm so responsveis por manchas marrom escuras ou claras brilhante, e pegajosa, circulares ou mapeadas, na superfcie dos cogumelos. - controle : adicionar 300 ml de hipoclorito de sdio concentrado, em 200 litros de gua e efetuar as regas normalmente com essa soluo. Fungos : podem crescer em qualquer fase do cultivo, e normalmente aparecem devido a falhas durante a fermentao, pasteurizao, e no manejo da cultura. Fungos que aparecem no composto :
Fungo verde oliva : cresce rapidamente como um mofo branco

e 5 dias depois aparecem formaes igual catapora grudadas nas palhas. Tem cor verde azeitona, com dimetro de 1 mm. Sua causa est relacionada com altas temperaturas na pasteurizao. No h controle dessa competidor. Se for generalizada a infestao a soluo descartar tudo. Coprinus : Trata-se de um bolor branco e fino como teia de aranha e de odor desagradvel e conseqente aparecimento de cogumelos de crescimento muito rpido, franzino, delicado, de haste bem comprida. Em um dia ele nasce, cresce, enrola as bordas do chapu e liberando uma substancia escura e gosmenta, e morre. Seu aparecimento esta relacionado com a

mal formulao do composto, ou problemas na eliminao de gases amoniacais durante a pasteurizao. Dependendo do grau de infestao, o Agaricus consegue crescer e dominar o composto, s que, com diminuio da produo, pois o Coprinus um fungo concorrente nutricional do Agaricus. Gesso marrom : Cresce sobre o composto como uma placa de miclio branco que, com o passar de alguns dias, inicia uma mudana de colorao ao centro, de amarelo para marrom, com aspecto de uma areia muito fina. Seu aparecimento est relacionado com a falta de aerao durante a compostagem e/ou pasteurizao. Fungo verde escuro : pode aparecer durante a colonizao, em cima do micelio do Agaricus matando-o. Trata-se de um fungo patgeno do Agaricus, por tanto ao perceber sua presena, deve-se retirar a poro de composto onde est se instalando e aplicar Benlate puro em cima de onde se retirou a mancha verde. Se for generalizado ento deve-se pulverizar todo o galpo com soluo de formol a 10 %, e aquecer a sala a no mnimo 250 C, esperar 3 dias e fazer uma aplicao com sulfato de cobre ou oxido cloreto de cobre. S aps esses cuidados que o composto dever ser removido. Aps a remoo, aplicar novamente o mesmo tratamento. Fungos que crescem durante a colheita :
Verticiliun (bob seco, Buda) : um fungo de solo, e pode causa

uma seqncia de sintomas. Primeiro, ocorrem manchas marrom clara e seca, no chapu como se fossem mapas. Segundo, apresentam rachaduras no talo, como se estivesse lascado. Terceiro, os primordios crescem quase sem chapu (atrofiado) e com a base da haste bem dilatado. Tratamento Um dos meios de controle, seria fazer um bom tratamento da terra de cobertura com formol. Outra forma seria cultivar os cogumelos , a uma temperatura mais baixa. Fazer um controle rigoroso de moscas, pois estas carregam para o cultivo muitas outras pragas e doenas. Micogonia (bob mida, Buda) : muitas vezes confundido com Verticiliun, tendo a diferena de que os cogumelos infectados apresentam-se midos. Nasce como uma massa sem forma, uma pelota de miclio. A infeco por Micogonia pode acontecer pela cobertura mal desinfetada ou por reinfeco pelo mal

acondicionamento. Sua ao muito mais intenso no vero. O tratamento igual ao do verticlium Animais parasitas : inclumos nessa classe de problemas, os caros, as Moscas, Nematides etc. moscas : este tipo de mosca, so pequenas e magras de 3 a 4 mm de comprimento e de cor preta. Sua larva branca, com a cabea preta com 4 a 6 mm de comprimento. Em sua fase adulta, so inofensiva ao cultivo, mas depositam ovos que se desenvolvem em larvas e estas sim provoca danos, comendo o miclio do composto e cavando galerias no interior dos cogumelos. Elas aprecem, principalmente, por no se ter atingido temperaturas e tempo suficiente para mat-las durante a pasteurizao; em pocas quentes (vero); e pelo odor exalado do miclio. Uma das principais variveis no tempo do ciclo reprodutivo a temperatura, que ser tanto mais curto quanto maior for a temperatura, por exemplo : a 240 C o ciclo se completa em 18 a 20 dias, e a 15 0 C em 40 dias. O controle feito, mantendo higiene rigorosa do cultivo, no deixando acumular restos de cogumelos, composto exaurido nas proximidades. No vero pulverizar Diazinon ou Thiodan nos montes em fermentao, nas casas de cultivo durante a incubao, logo aps a cobertura e nos entre fluxos de colheita. caros : so pequenos aracndeos que crescem juntos e aos milhares lembrando um acmulo de p alaranjado, ou maiores (menos de 1 mm) de cor creme alaranjado. Seu aparecimento esta relacionado com falhas na pasteurizao, e a infestao do composto com tricoderma (fungo verde). Tratamento idntico ao anterior, e tambm combatendo os fungos verdes. Existem tambm caros de tamanho maior que podem ser vistos a olho nu, e que andam rpido. Estes normalmente so caros predadores (carnvoros), que aparecem para se alimentar de larvas de moscas e nematides. Ento eles acabam servindo como indicadores de problemas. Nematides : so pequenos vermes no visveis a olho nu (visveis somente quando a infestao for muito intensa), eles vivem no solo ou em matria orgnica em decomposio, algumas espcie comem miclio vorazmente, deixando o composto preto e com odor desagradvel. O controle s profiltico, pasteurizando ou desinfetando o composto, a cobertura, e as instalaes corretamente. E durante a colheita, cuidar para no transmiti-lo de locais contaminados para locais isentos, atravs de ferramentas e utenslios, mos e calados, para tanto estes devem ser lavados e desinfetados.

CONSERVAO DOS COGUMELOS rea de processamento : rea fechada, coberta, acabamento de teto, paredes e pisos, lavveis, e tudo o mais referente aos rigores da higiene. Para venda IN NATURA , logo aps o corte do p, deve acomoda-lo na embalagem, lacra-la e manter sob refrigerao a 40 C. Desta forma ele se mantm fresco por at 7 dias. Se lavalos em gua pura, ou com antioxidante, mesmo refrigerados no duram mais que trs dias, eles escurecem. A outra opo, levar para o processamento. Os cogumelos colhidos devem passar por uma lavagem em gua pura, e em seguida so deixados do molho por 10 minutos numa soluo antioxidante cuja preparao : 1 litro de gua; 20 gr de sal; 3 gr de metabissulfito de sdio. Retira-los desta soluo e cozinhar por 20 minutos em ebulio, em gua mais 10 % de sal. Esfriar em gua corrente at atingir a temperatura ambiente. Classificar pelo dimetro do chapu e armazen-los em soluo de : 1 litro de gua; 5 gr de cido ctrico; 20 gr de sal ; 3 gr metabissulfito de sdio. O lquido deve cobrir todos os cogumelos. A armazenagem feita a temperatura ambiente, em bombonas ou baldinhos plstico e tem validade por 15 dias. Esse mtodo o proposto pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos).

You might also like