You are on page 1of 21

EDITAL n.

001/2010-PMC/SME e Complementares

CADERNO DE PROVAS
Nome do Candidato

Nmero de Inscrio

Assinatura do Candidato

Instrues
LEIA COM ATENO
1. Este Caderno de Provas, com pginas numeradas de 1 a 19, constitudo de uma Prova de Redao e de uma Prova Objetiva com 50 (cinquenta) questes de mltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, assim distribudas:
01 a 10 Lngua Portuguesa 11 a 20 Fundamentos de Educao e Legislao 21 a 50 Conhecimentos Especficos

2. Caso o Caderno de Provas esteja incompleto ou tenha qualquer defeito de impresso, solicite ao fiscal que o substitua. 3. Sobre a Marcao da Folha de Respostas da Prova Objetiva
As respostas das questes da Prova Objetiva devem ser, obrigatoriamente, transcritas com caneta esferogrfica de tinta preta no porosa para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para correo. No haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato.

3.1. Para cada questo existe apenas uma alternativa que a responde acertadamente. Para a marcao da alternativa escolhida na FOLHA DE RESPOSTAS, pinte completamente o crculo correspondente. Exemplo: Suponha que para determinada questo a alternativa C seja a escolhida. N. da Questo A B
C

D 3.2. Ser invalidada a questo em que houver mais de uma marcao, marcao rasurada ou emendada, ou no houver marcao. 3.3. No rasure nem amasse a FOLHA DE RESPOSTAS. 4. Na elaborao da Redao, poder ser usada para rascunho a pgina 2 deste Caderno, mas o texto definitivo dever ser transcrito na Folha de Redao. Use caneta esferogrfica de tinta preta no porosa. 5. Na Folha de Redao, NO faa qualquer marca que o identifique fora do espao destinado para tal fim. 6. Todos os espaos em branco, neste caderno, podem ser utilizados para rascunho.
7. A durao das provas 5 (cinco) horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento da FOLHA DE

RESPOSTAS e transcrio da Redao para a Folha de Redao.

8. Ser permitida a sada de candidatos da sala de prova somente aps decorridas 2:30 h (duas horas e trinta

minutos) do incio das provas. 9. O candidato que insistir em sair da sala de prova antes de transcorridas 2:30 h (duas horas e trinta minutos) do incio das provas dever assinar Termo de Ocorrncia declarando desistncia do Concurso.
10. Antes de se retirar da sala de prova, o candidato dever, obrigatoriamente, entregar ao fiscal este Caderno, a

Folha de Respostas e a Folha de Redao. Este Caderno de Provas poder ser levado pelo candidato somente na ltima meia hora de prova.

11. vedado ao candidato copiar as marcaes feitas na Folha de Respostas.

Prova de Redao
INSTRUO: Leia atentamente os textos de apoio.

Texto I Ser feliz provavelmente o maior desejo de todo ser humano. Na prtica, ningum sabe definir direito a palavra felicidade. Mas todos sabem exatamente o que ela significa. Nos ltimos tempos, psiclogos, neurocientistas e filsofos tm voltado sua ateno de modo sistemtico para esse tema que sempre fascinou, intrigou e desafiou a humanidade .
(GUROVITZ, H. Revista poca, 10 de abril de 2006.)

Texto II Os depoimentos abaixo, de professores, delineiam uma viso de felicidade relacionada profisso de professor. Poder desenvolver meu trabalho junto a alunos que saibam assumir o prprio papel em uma escola que apoie meus projetos de trabalho e que me valorize tanto em termos pessoais quanto financeiros. Felicidade na minha profisso ter prazer naquilo que fao, ser reconhecido como algum que ajudou na formao dos alunos. Saber que posso contribuir para o crescimento de outro e aprender coisas novas a cada ano letivo, principalmente no relacionamento com os alunos.

PROPOSTA
Cada profissional desenvolve, ao realizar seu trabalho, uma imagem do que ser feliz. Professor, como voc analisa a relao entre sua profisso e felicidade? Produza um texto dissertativo-argumentativo que exponha suas reflexes sobre o tema. Seu texto deve apresentar argumentos pertinentes, coeso, coerncia e escrita padro.
(ATENO: No assine seu texto.)

1/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Pgina de Rascunho
01 02

03 04 05 06 07

08 09 10 11 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21

22 23 24 25 26 27 28 29

30

2/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Prova Objetiva
Lngua Portuguesa
INSTRUO: Leia o texto e responda s questes de 01 a 07.

Por que a internet assusta os pais?


1 J se foi o tempo em que televiso era vista como vil. Pesquisas mostram que agora os pais tm mais medo da internet do que dos programas da TV. Eleita a grande ameaa para as crianas com 85% dos votos, a internet se tornou a mdia mais perigosa da atualidade, de acordo com uma pesquisa americana do Insight Media Group publicada na ltima semana. Na opinio de 78% dos entrevistados, os sites de relacionamento no so lugares seguros para fazer novos amigos. Essa pesquisa o retrato do medo contemporneo dos pais. Ser que ele justificado? Quando os pais de hoje eram crianas, os adultos tinham medo da TV. Vrios livros e artigos de educadores foram escritos debatendo a possvel influncia negativa de filmes violentos ou programas erticos na formao das crianas. A discusso se dava em torno das cenas de amor na novela das oito, consideradas picantes demais para o horrio, ou sobre o comprimento da saia das apresentadoras infantis, considerado insinuante demais. Institutos denunciavam que crianas eram expostas a cenas de violncia. Hoje, aquele medo parece inocente diante dos perigos que a rede oferece. Para os pais, a internet muito mais difcil de controlar do que a TV porque abre as portas da casa. As crianas podem entrar em sites adultos e travar contatos com estranhos em comunidades como o Orkut. Podem trocar informaes, vdeos e at fotos. Muitos adultos nem sabem como funcionam os sites de relacionamento. Casos de adolescentes que marcam pela rede encontros com pessoas que no conhecem so cada vez mais comuns. Alguns tm fim trgico. No Brasil, uma adolescente baiana de 12 anos foi estuprada e morta em janeiro deste ano, possivelmente por um colega virtual. O caso ainda no foi esclarecido, mas a polcia do estado da Bahia recuperou trechos de um bate-papo virtual suspeito no computador da vtima. Histrias tristes como essa criam um sentimento de repulsa internet. Ela faz mal, deturpa valores e atrai as crianas para a pedofilia, diz a me Maria do Carmo. Ela registrou boletim de ocorrncia no dia 27, depois que monitorou a conversa de sua filha de 11 anos com adultos em sala de bate-papo. Perguntavam se ela era virgem e insistiam em um encontro real, at que, pressionada, Isabela passou o endereo e o telefone de casa, afirma. Mas responsabilizar o computador por todas essas angstias pode ser um erro. E privar as crianas das mdias interativas pode prejudicar sua formao. A tecnologia tem mais vantagens que riscos. A rede j se consagrou como ferramenta indispensvel na aprendizagem dos jovens profissionais do futuro. um lugar para entretenimento, mas tambm para debate de temas e pesquisas escolares. A nica sada alertar os mais novos sobre os riscos da interatividade e monitorar o uso do computador quanto possvel. preciso orientar o contato com a internet sem privar a liberdade da criana, diz o educador Celso Antunes. Os pais tero de aprender a lidar com a rede.
(VICRIA, L. Revista poca, 03 de junho de 2006.)

10

15

20

25

30

Questo 01
Assinale o trecho que traduz o assunto abordado no texto. [A] Institutos denunciavam que crianas eram expostas a cenas de violncia. [B] Essa pesquisa o retrato do medo contemporneo dos pais. Ser que ele justificado? [C] Casos de adolescentes que marcam pela rede encontros com pessoas que no conhecem so cada vez mais comuns. [D] preciso orientar o contato com a internet sem privar a liberdade da criana

Questo 02
Hoje, a internet atrai muito mais os jovens que a TV. Assinale o fator que, segundo o texto, NO justifica essa afirmativa. [A] A grande quantidade de informaes amplia o aprendizado. [B] As opes de entretenimento so praticamente ilimitadas. [C] possvel interagir com pessoas e com informaes. [D] As pessoas se mantm passivas em face das informaes.
3/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 03
Sobre as razes da preocupao dos pais em face do uso da internet pelos filhos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) ) ) ) Os filhos podem ter acesso a informaes e imagens prejudiciais a sua formao. Sites de relacionamentos expem informaes pessoais que podem comprometer a vida do filho e da famlia. Os filhos sempre conhecem mais que os pais como funcionam os sites de relacionamentos. A internet propicia espao para jogos e lazer e auxilia em pesquisas escolares.

Assinale a sequncia correta. [A] V, F, V, F [B] V, V, V, F [C] F, F, V, V [D] F, V, F, V

Questo 04
Sobre os argumentos dos pais para evitar que os filhos sejam expostos a materiais ou sites indevidos na internet, considere: I - Dados da famlia fornecidos a estranhos podem ser usados impropriamente. II - Privar os filhos de usar a internet resolve as preocupaes e no traz prejuzos. III - Nem todo contedo da internet verdadeiro. So argumentos pertinentes: [A] I e III, apenas. [B] I, II e III. [C] II e III, apenas. [D] I e II, apenas.

Questo 05
Antigamente a TV causava medo aos pais, hoje acontece o mesmo com a internet. Isso porque ambas, de certa maneira, tm a capacidade de [A] influenciar a postura educacional. [B] levar ao sonho e a um mundo irreal. [C] exibir informaes desligadas da realidade. [D] modificar o comportamento social.

Questo 06
No ltimo pargrafo, a autora do texto defende a internet. Qual argumento NO corrobora sua defesa? [A] J que muitos pais trabalham fora e no podem monitorar os filhos o dia todo, estes escolhem em quais sites navegar e com quem interagir. [B] H mais ganhos que perdas na utilizao da internet de forma equilibrada e consciente, pois contribui com informaes e lazer. [C] Se os jovens forem proibidos de usar a rede, os pais se sentiro mais tranquilos, mas os filhos perdero em conhecimentos. [D] Os pais devem orientar devidamente o uso da rede pelos filhos em funo da relevncia dela na preparao de seu futuro.

Questo 07
O texto pertence ao gnero artigo jornalstico, pois [A] destaca parecer de autoridade sobre fatos obtidos em pesquisas. [B] sustenta uma opinio com afirmaes generalizadas para persuadir o leitor. [C] expressa valor a respeito de fato controverso ou situao social da atualidade. [D] adota uma postura bem humorada para comentar situaes do cotidiano.
4/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

INSTRUO: Leia o poema e responda s questes de 08 a 10.

Inscrio para uma lareira


A vida um incndio: nela danamos, salamandras mgicas. Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta? Em meio aos toros que desabam, cantemos a cano das chamas! Cantemos a cano da vida, na prpria luz consumida...
(QUINTANA, M. 80 anos de poesia. So Paulo: Globo, 1998.)

Questo 08
A metfora que ocorre no primeiro verso do poema, A vida um incndio, pode ser interpretada como: [A] A vida deve ser usufruda com magia. [B] Nada mais resta na vida. [C] Depois de uma vida feliz, s sobram cinzas. [D] A vida uma grande agitao, cheia de momentos alegres.

Questo 09
A segunda estrofe refora as ideias da primeira. Assinale a interpretao adequada daquela estrofe. [A] Ainda que a chama da vida j no seja to forte, preciso viver com intensidade. [B] A vontade de viver se extingue assim como um incndio acaba. [C] Mesmo com pouca esperana na vida, o ser humano deve cantar. [D] Deve-se preservar a vida em funo da luz que ela irradia.

Questo 10
NO correto afirmar que a linguagem do poema [A] conotativa. [B] denotativa. [C] tem musicalidade. [D] apresenta polissmia.

Fundamentos de Educao e Legislao


Questo 11
A coluna da esquerda apresenta elementos de um currculo integrado e a da direita, a finalidade de cada um desses elementos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 Temas transversais ( ) No s contempla aes pr-estabelecidas na proposta curricular, mas amplia as oportunidades de aprendizagem. 2 Flexibilidade ( ) Visa permear todos os componentes curriculares para superar a fragmentao das disciplinas e dos contedos no processo ensino-aprendizagem. 3 Integrao ( ) Inter-relaciona ideias, conhecimentos e aes no processo ensino-aprendizagem de modo a construir um todo significativo. Marque a sequncia correta. [A] 1, 3, 2 [B] 2, 1, 3 [C] 1, 2, 3 [D] 3, 2, 1
5/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 12
Sobre os fundamentos da Escola de Tempo Integral relativos aos processos pedaggicos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) ) ) ) Necessitam ser reproduzidos em outro turno para que haja aprendizagem consistente. Implicam tempos, espaos e oportunidades educativas, desenvolvidos exclusivamente nas escolas. Devem contemplar uma educao integral, desenvolvendo corpo, mente e vida social dos estudantes. Precisam respeitar a lgica e as etapas de formao humana dos estudantes.

Marque a sequncia correta. [A] V, F, V, F [B] F, V, F, V [C] V, V, F, V [D] F, F, V, V

Questo 13
Sobre o Programa de Educao Integral que compe a poltica curricular da rede pblica municipal de Cuiab, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] Focaliza o atendimento s demandas educacionais de escolas que apresentam ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica abaixo de 2.9. [B] Contempla, automaticamente, todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de Cuiab, garantindo o acesso dos educandos ao ensino pblico. [C] Amplia a jornada escolar para 07:40h, com vistas permanncia e ao xito dos educandos. [D] Volta-se para o desenvolvimento da Educao Bsica, visando qualidade das condies de aprendizagem dos educandos.

Questo 14
Nos ltimos anos, a rede pblica municipal de Cuiab tem organizado o tempo escolar por ciclos de formao. Sobre a proposta de avaliao presente nessa forma de organizao curricular, analise as afirmativas. I - A avaliao entendida como um processo sistemtico, intencional, servindo de diagnstico para as dificuldades dos estudantes e priorizando instrumentos de natureza qualitativa. II - A preocupao com desempenhos e rendimentos escolares constitui a centralidade da proposta, visando elevar o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) das escolas. III - dimenso formativa da avaliao atribuda funo diagnstica, prognstica e investigativa, pressupondo a continuidade dos processos pedaggicos e visando construo da autonomia. Esto corretas as afirmativas [A] I e III, apenas. [B] II e III, apenas. [C] I, II e III. [D] I e II, apenas.

Questo 15
Sobre as caractersticas de uma poltica de incluso, assinale a afirmativa correta. [A] Considera a diversidade exclusivamente em seus aspectos culturais e tnico-raciais como medida indispensvel ao reconhecimento de identidades culturais. [B] Desconsidera os servios de atendimento educacional especializado por julg-los discriminatrios e prejudiciais ao reconhecimento da diversidade. [C] Considera a formao continuada de profissionais da educao e a produo de material pedaggico por julg-las indispensveis ao reconhecimento da diversidade de identidades culturais. [D] Considera apenas o acesso de alunos com necessidades educacionais especiais por acreditar que a permanncia depende do educando individualmente.

6/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 16
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) tem recebido ateno especial nas polticas educacionais em seus vrios mbitos. Considerando o papel do PDE nas unidades de ensino, analise as afirmativas. I - um plano elaborado pela Secretaria Municipal de Educao e deve ser colocado em prtica pelas unidades de ensino. II - uma ferramenta que auxilia as unidades de ensino na definio de prioridades e no estabelecimento de metas. III - um plano que torna indispensvel, na sua elaborao, a contratao de empresas de assessoria pedaggica pelas unidades de ensino. IV - um instrumento que estimula o desenvolvimento do trabalho coletivo entre os diversos segmentos das unidades de ensino. Esto corretas as afirmativas [A] II e IV, apenas. [B] I, II e III, apenas. [C] I e II, apenas. [D] III e IV, apenas

Questo 17
A produo terica de Vygotsky e de seus colaboradores tem subsidiado as teorias crticas na educao brasileira, em especial, no que diz respeito concepo de conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento resulta da relao dos homens entre si e com [A] o mundo, independente do tempo e do lugar. [B] os saberes cientficos, mediatizados pelas instituies de ensino. [C] o mundo, mediatizados pela linguagem. [D] os conhecimentos disciplinares, mediatizados pelas instituies de ensino.

Questo 18
Em relao Lei n. 10.639/93, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Torna obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-brasileira somente no ensino fundamental e em estabelecimentos pblicos. ( ) Inclui no calendrio escolar o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra. ( ) Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9.394/96. ( ) Acentua a ausncia do multiculturalismo nas propostas de currculo do Ensino Fundamental em estabelecimentos pblicos. Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, F [B] F, V, F, V [C] V, F, V, F [D] F, V, V, F

Questo 19
A Lei n. 11.494/07 institui o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB). Considerando seus preceitos relativos utilizao de recursos, assinale a afirmativa correta. [A] Os recursos anuais totais do FUNDEB sero destinados, em pelo menos 60%, ao pagamento da remunerao dos profissionais do magistrio da educao bsica em efetivo exerccio na rede pblica. [B] Os recursos anuais totais do FUNDEB, quando ultrapassarem a demanda equivalente, podero ser utilizados como garantia ou contrapartida de operaes de crdito contradas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios. [C] Os recursos do FUNDEB sero utilizados na manuteno e desenvolvimento da educao infantil, do ensino fundamental e do ensino mdio, com exceo da Educao de Jovens e Adultos. [D] Os recursos do FUNDEB sero utilizados, exclusivamente, na manuteno e desenvolvimento do ensino fundamental e do ensino mdio.
7/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 20
No que diz respeito s alteraes nos preceitos relativos ao Ensino Fundamental, ocorridas na LDB, n. 9.394/96, analise a afirmativas. I - Amplia-se a durao mnima do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos. II - Amplia-se a frequncia mnima para aprovao de setenta e cinco para oitenta e cinco por cento do total de horas letivas. III - Isenta-se o Estado e a famlia, respectivamente, da gratuidade e da obrigatoriedade do Ensino Fundamental. Est correto o que se afirma em [A] I e II, apenas. [B] I, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I, II e III.

Conhecimentos Especficos
Questo 21
Para o desenvolvimento do trabalho com a alfabetizao na perspectiva da psicognese da lngua escrita, so definidas as didticas de cada nvel. Analise a seguir as caractersticas de uma dessas didticas. A didtica especfica, sendo rica e variada, se pauta pela ausncia de anlise silbica. As palavras so analisadas de outros pontos de vista, entre eles: nmero de letras, letras iniciais e finais, ordem das letras, tamanho e posio da palavra. Paralelamente, neste momento, interessa que a criana reconhea palavras significativas globalmente, mesmo que ainda no compreenda o mecanismo da vinculao da escrita com a pronncia das partes da palavra. Essa afirmativa refere-se didtica do nvel [A] silbico. [B] pr-silbico. [C] silbico-alfabtico. [D] alfabtico.

Questo 22
Sobre o trabalho com gneros textuais, leia o texto abaixo. Eis a primeira e talvez a mais importante estratgia didtica para a prtica de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se at ensinar a ler, mas certamente no se formaro leitores competentes.
(Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa, 1996.)

A coluna da esquerda apresenta gneros textuais e a da direita, caractersticas desses gneros. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 Poema 2 Receita 3 Histria em quadrinhos 4 Anncio Marque a sequncia correta. [A] 4, 1, 2, 3 [B] 3, 4, 1, 2 [C] 2, 4, 1, 3 [D] 3, 2, 4, 1 ( ( ( ( ) D orientaes precisas para a realizao de uma atividade. ) construdo em torno da funo apelativa da linguagem. ) Valoriza o uso esttico da linguagem. ) Inteno primordial de provocar o riso mediante recursos lingusticos e/ou iconogrficos.

8/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 23
Observe a reescrita do texto Marcha soldado feita por duas crianas.

Texto I

Texto II

(Weisz, T. Por trs das letras. So Paulo: FDE, 1992. In ANDAL, A. Didtica de lngua portuguesa para o ensino fundamental. So Paulo: FTD, 2000.)

Considerando as escritas das crianas sob a perspectiva dos estudos da psicognese da lngua escrita, analise as afirmativas. I - J sabem que se escreve com letras. II - Compreendem a logicidade da base da escrita alfabtica. III - Fazem distino de letra, slaba, palavra e frase. IV - Demonstram ter iniciado o processo de fonetizao da escrita. Esto corretas as afirmativas [A] I, II e IV, apenas. [B] III e IV, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I e IV, apenas.

Questo 24
Sobre alfabetizao e letramento, analise as afirmativas. I - A alfabetizao demonstrada pela pesquisa psicogentica descarta o ensino de letras, slabas e palavras e coloca o texto e sua compreenso como ponto de partida e de chegada da alfabetizao. II - Um indivduo alfabetizado no necessariamente um indivduo letrado. III - A primeira condio para o letramento que haja escolarizao real e efetiva da populao. IV - A escola deve priorizar o ensino da escrita, pois a concepo de alfabetizao parte da notao escrita e centra-se na grafia correta das palavras. Esto corretas as afirmativas [A] II e III, apenas. [B] I e II, apenas. [C] II e IV, apenas. [D] I e IV, apenas.

Questo 25
No processo de ensino da escrita, antes de pensar sobre qualquer ao de interveno pedaggica, necessrio que o docente entenda a natureza do erro construtivo, diagnosticando-o adequadamente, pois para cada tipo de erro h procedimentos pedaggicos mais adequados. Que tipo de erro de escrita se faz presente nos exemplos com seguiu, em baixo e em pata? [A] Segmentao indevida [B] Troca dos homorgnicos [C] Erro por transcrio de fala [D] Ausncia de nasalidade
9/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 26
Uma professora que acredita na literatura como algo prazeroso para a criana deve estar voltada ao gosto e apreciao. Assinale a ao coerente a essa concepo de trabalho com a literatura. [A] Adotar mensalmente um ttulo da literatura infantil para que todos os alunos faam a mesma leitura, pois assim haver maior aproveitamento nas discusses e atividades sobre o mesmo. [B] A partir do momento que os alunos dominarem a escrita, sempre solicitar o preenchimento de questionrios e fichas de leitura para verificar a capacidade de interpretao textual. [C] Promover situaes em que os alunos possam ter contato com diversos ttulos de livros, permitindo-lhes a livre escolha de suas leituras. [D] Criar momentos em que os alunos possam olhar e folhear vrios tipos de livros, mas, no momento da escolha, indicar o que mais adequado para aquela idade evitando que alunos do 5. ano, por exemplo, escolham livros de imagem ou de textos muito curtos.

Questo 27
Kamila aluna do 4. ano. Dificilmente falta s aulas, copia tudo o que a professora passa, mas costuma trocar e engolir letras ao escrever e pular palavras na leitura. Para corrigir esses erros, sua professora organizou um caderno onde Kamila, todos os dias, faz cpias de textos cuidadosamente escolhidos pela professora como tarefa de reforo para casa. Analisando a interveno pedaggica realizada pela professora sob a perspectiva do ensino reflexivo da lngua escrita, assinale a afirmativa correta. [A] Sua deciso foi adequada, pois, para corrigir essas falhas na alfabetizao antes do final do ano letivo, a cpia e o treino constante da escrita correta ainda a melhor alternativa. [B] A cpia de textos no ir garantir o aprimoramento da escrita e a superao dos erros especficos, pois, mesmo se realizada com muita ateno, consiste em uma atividade mecnica que no desenvolve a capacidade de anlise da lngua escrita. [C] As atividades extras foram cuidadosamente preparadas e, tratando-se de uma aluna do 4. ano, agora a superao das dificuldades depende basicamente do seu prprio esforo e vontade de aprender do que das intervenes da professora. [D] Como a professora j fez sua parte ao ensinar na escola, realmente s lhe resta propor atividades de reforo para casa, pois a famlia tem que assumir sua responsabilidade tambm.

Questo 28
A professora Sandra do 2. ano matutino, todos os dias inicia sua aula com um ditado. J sua colega de outra turma do 2. ano no v objetivos para a aplicao desse tipo de atividade, portanto no faz ditados em suas aulas. Considerando os estudos lingusticos atuais sobre o uso e os objetivos do ditado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O ditado, se contextualizado, pode e deve ser uma atividade agradvel, alm de servir como avaliao da evoluo dos alunos, sendo uma das estratgias que propicia analisar as escritas das crianas identificando suas hipteses. ) Para garantir a eficincia do ditado, necessrio que o professor o faa silabando as palavras e depois as repita mais algumas vezes, a palavra toda ou mesmo pedaos dela, facilitando o trabalho do aluno. ) O ditado mudo, que consiste em pedir para o aluno escrever o nome do que v numa figura ou desenho, possibilita a evoluo da correo ortogrfica e o desenvolvimento da percepo visual, pois o aluno precisa descobrir o que o desenho representa. ) Uma prtica que deve comear desde a alfabetizao o uso do ditado como recurso para ensinar a anotar o que ouve, uma vez que no cotidiano ocorrem vrias situaes em que preciso tomar notas.

( (

Assinale a sequncia correta. [A] V, F, F, V [B] V, V, V, F [C] F, V, V, F [D] V, F, V, V

10/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 29
Para Bettelheim, o conto de fadas a cartilha onde a criana aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a nica linguagem que permite a compreenso antes de conseguir a maturidade intelectual. Assinale a alternativa que apresenta somente nomes de conto de fadas. [A] A Bela e a Fera, O gato de botas, Dumbo. [B] A pequena sereia, A cigarra e a formiga, Cinderela. [C] Peter Pan, Tarzan, Branca de Neve. [D] Chapeuzinho Vermelho, O patinho feio, Joozinho e Maria.

Questo 30
O jogo da boca e do lpis um recurso bastante usado em classes de alfabetizao. Analise-o.

(CCCO, M. F. Didtica de alfabetizao decifrar o mundo: Alfabetizao e socioconstrutivismo. So Paulo: FTD, 1996.)

Em relao ao uso do jogo acima para superao de hipteses da escrita, assinale a afirmativa correta. [A] uma atividade que serve fundamentalmente para alunos alfabticos descobrirem a sonoridade das letras. [B] uma atividade especfica para o trabalho com separao de slabas, no servindo propriamente para o avano nas hipteses. [C] uma atividade que colabora, principalmente, para alunos silbicos avanarem em suas hipteses. [D] uma atividade com o objetivo central de trabalhar distino entre letras e nmeros, integrando linguagem e matemtica.

Questo 31
Para a pesquisadora piagetiana Constance Kamii (1984:19), nmero uma sntese de dois tipos de relao que a criana elabora entre os objetos. Os dois tipos de relao a que ela se refere so: [A] ordem e incluso hierrquica. [B] ordem e seriao. [C] classificao e seriao. [D] classificao e incluso hierrquica.

11/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 32
O professor conta a histria O sanduche da Maricota aos alunos. Aps a explorao literria, chama a ateno para os ingredientes que Maricota usou para fazer seu sanduche e prope um jogo de compra: cada criana, na sua vez, dever rodar uma roleta que indicar qual o ingrediente a ser comprado. Termina o jogo assim que um aluno montar o sanduche com todos os ingredientes na ordem apresentada na histria. O objetivo principal desse jogo o trabalho com [A] agrupamento. [B] classificao. [C] seriao. [D] generalizao.

INSTRUO: Para responder s questes 33 e 34, analise as propostas para o trabalho com a ortografia, focando o uso do m e do n com alunos do 4. ano do Ensino Fundamental I. PROPOSTA 1
A professora comeou passando o seguinte texto na lousa: Onde usar m e n? Para saber quando empregar o m ou n preciso conhecer duas regras fundamentais, so elas: Antes de p e b usamos sempre a letra m. Ex.: tampa, bomba. Antes de qualquer outra letra usamos sempre a letra n. Ex.: vento, anda. Todos leram o texto e a professora explicou escrevendo mais exemplos e mostrando o m e o n antes das letras mencionadas nas regras. Depois os alunos fizeram o seguinte exerccio: Complete com m ou n. de____te pa____gar to_____bo so_____bra po____ba mo____taria

PROPOSTA 2
A professora comeou fornecendo aos alunos a seguinte lista de palavras: tempo, bambol, campo, bonde, sombra, lmpada, dente, pangar. Em seguida solicitou que, pensando no uso das letras m e n, escrevessem as palavras no seguinte quadro formando dois grupos: M n

Cada aluno preencheu o quadro usando seus prprios critrios. Antes de fazer qualquer tipo de correo, foi solicitado que, em duplas, os alunos comparassem o que fizeram e resolvessem os seguintes questionamentos: Quais letras aparecem depois da letra m? E da letra n? Cada dupla exps suas observaes e a professora lanou mais um questionamento: Descobrimos algo interessante em relao ao uso do m e do n nas palavras? A partir das descobertas indicadas pelos alunos, a professora props o registro de um texto coletivo com as descobertas da classe sobre o uso das letras m e n na grafia dos sons nasais e a elaborao de regras que pudessem ajudar os alunos que tm dvida ao escreverem palavras com m ou n. Para fechar o trabalho, foi passado o seguinte exerccio: Leia as escritas de algumas crianas que estavam aprendendo a usar as letras m e n. Descubra onde h erro de ortografia, sublinhe a palavra e escreva-a corretamente. Para ajudar essas crianas a no errarem mais, escreva a elas um bilhete explicando o que precisam lembrar sobre o uso do m e do n. a) Nossa enpregada comprou cimco refrigeramtes. b) O elefamte enfiou a tronba no tamque de gua.

12/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 33
Em relao s duas propostas de trabalho com ortografia, considerando os estudos atuais e as indicaes dos PCN sobre o assunto, analise as afirmativas. I - A proposta 1 enfatiza a memorizao, entretanto, apesar de a memria ser um fator importante, a aprendizagem da ortografia no processo passivo e sim uma construo individual que necessita de intervenes didticas. II - A proposta 1 a mais aconselhvel porque trabalha com a memria que favorece a tomada de conscincia de que a ortografia sempre definida por regras. III - A proposta 2 a mais aconselhvel porque as intervenes da professora favorecem a construo e explicitao das regularidades do sistema lingustico. IV - A proposta 2 no aconselhvel porque prope atividades que enfatizam o erro e, alm disso, a professora no faz a correo imediata das atividades. Esto corretas as afirmativas [A] II, III e IV, apenas. [B] I e IV, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I e III, apenas.

Questo 34
Sobre o ensino da ortografia no Ensino Fundamental I, assinale a afirmativa correta. [A] na alfabetizao que os alunos devem aprender a ortografia de todas as palavras, alis, este um dos critrios para aprovao ou reteno. [B] Com as novas ideias pedaggicas, a ortografia no mais to importante, melhor que o aluno escreva do seu jeito e o professor evite as correes. [C] To importante quanto ensinar o que ortografia e quais os mecanismos do nosso sistema de escrita em geral, ensinar como ter uma dvida ortogrfica e como resolv-la. [D] O uso do ditado como treino ortogrfico faz com que o aluno escreva corretamente as palavras desde que pense para escrever.

Questo 35
A professora props a seguinte situao para alunos do 5. ano do Ensino Fundamental I. Um caminho que pode transportar no mximo 25 carneiros deve levar um rebanho de 1.370 carneiros que foram vendidos. Ento, o menor nmero de viagens que ele dever fazer transportando todos os carneiros ser: a) 53 b) 54 c)54,8 d) 55 e) 56 Durante a correo, a professora verificou que a maioria dos alunos assinalou a resposta c) 54,8. Apesar do erro no resultado, ela buscou compreender que conhecimentos matemticos seus alunos j desenvolveram e o que ainda no foi compreendido. Sobre os conhecimentos e procedimentos dos alunos que erraram, analise as afirmativas. I - Esses alunos analisaram corretamente o problema, mas no dominam ainda a ideia de distribuio da diviso. II - Esses alunos identificaram a diviso como a operao necessria para resolver a situao, desenvolvendo corretamente os procedimentos dessa operao. III - O erro ocorreu porque esses alunos no desenvolveram os procedimentos corretos para efetuar a diviso. IV - Esses alunos no compreenderam o significado dos termos da diviso, ignorando o sentido do resto nessa situao. Esto corretas as afirmativas [A] I e II, apenas. [B] II e IV, apenas. [C] I, II e III, apenas. [D] III e IV, apenas.

13/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

INSTRUO: Leia as situaes pedaggicas a seguir para responder s questes 36 e 37.


Sabendo que o jogo um excelente recurso para o trabalho com a Matemtica, duas professoras do Ensino Fundamental I desenvolveram as seguintes aes pedaggicas:

PROFESSORA 1
Trouxe para a sala de aula vrios jogos envolvendo Matemtica: memria de nmeros, domin da adio, trilha da multiplicao, boliche da subtrao, descubra o nmero, pega-varetas. Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem no conseguiu ganhar ainda? Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana, sendo obrigatrio que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e atendia os conflitos que surgissem.

PROFESSORA 2
Pensando em uma sequncia didtica para ser desenvolvida em vrios dias, primeiramente permitiu que as crianas explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jog-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as verdadeiras regras e orientaes sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos. De posse das informaes dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora props um desenho sobre o jogo. Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora comeou a questionar sobre descobertas feitas, alm de lanar questes problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes nmeros? Qual o maior nmero? Que quantidades vocs veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois? A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu prprio raciocnio na lousa e, em seguida, fez a sistematizao no quadro, explorando as situaes vivenciadas por eles no jogo. Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo, dicas para jogar bem, etc. Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora props problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual nmero saiu no outro dado?

Questo 36
Considerando as duas situaes de jogo sob a perspectiva dos estudos e orientaes atuais sobre o uso significativo do jogo na matemtica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ) A professora 1 usou adequadamente o jogo como recurso pedaggico para introduo e discusso de contedos matemticos variados, priorizando sua potencialidade educativa e o aspecto curricular a ser desenvolvido. ) A professora 2 desenvolveu uma atitude pedagogizante em relao ao jogo e, apesar de permitir uma primeira explorao, logo imps regras pr-estabelecidas, o que inadmissvel na atividade envolvendo jogo. ) A ao da professora 1 revela ausncia de intencionalidade pedaggica relacionada especificamente ao trabalho com a matemtica, uma vez que no se realizou nenhum tipo de explorao ligada a esta rea de conhecimento, e, assim, o jogo serviu como pretexto e passatempo. ) Apesar da visvel intencionalidade e boa explorao dos conhecimentos matemticos, a professora 2 pecou pela mesmice, oferecendo o mesmo jogo vrias vezes tornando o processo repetitivo e cansativo, o que no condiz com o carter dinmico do uso do jogo como alternativa metodolgica.

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, V [B] V, F, F, F [C] F, V, V, F [D] F, F, V, F

14/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 37
Especificamente sobre o jogo como recurso na Matemtica, assinale a afirmativa correta. [A] O jogo serve somente para a introduo de um tema, no sendo adequado utiliz-lo durante o processo de construo de um conceito. [B] Como o jogo uma atividade livre, se caracteriza, principalmente, pela ausncia de regras pr-estabelecidas, pois estas podem ser modificadas por qualquer jogador e a qualquer momento da atividade. [C] Para que os alunos tenham tempo de aprender a Matemtica presente no jogo, importante realiz-lo mais de uma vez, em dias diferentes, propondo alguns registros. [D] Atividades de desenho aps o jogo so prprias apenas para crianas de at seis anos de idade que ainda no sabem realizar registros escritos.

Questo 38
Analise como dois alunos fizeram para resolver a seguinte situao-problema: Gabriel tinha 13 reais. Hoje ele ganhou 8 reais de sua av. Quanto Gabriel tem agora? ALUNO A 10 reais 1 real 1 real R: 21 reais ALUNO B + R: 111 reais Sobre os conhecimentos matemticos revelados pelas estratgias de resoluo usadas, analise as afirmativas. I - Os dois alunos demonstram conhecer as regras do sistema de numerao decimal. II - O aluno A, apesar de, aparentemente, no dominar o algoritmo da adio, demonstra as habilidades de compor quantidades e identificar a ideia aditiva na situao. III - Os dois alunos reconhecem a ideia aditiva na situao. IV - O aluno B consegue perceber a ordem de grandeza do resultado frente situao dada. Esto corretas as afirmativas [A] II e III, apenas. [B] I e IV, apenas. [C] I, II e III, apenas. [D] II, III e IV, apenas. 13 8 111 1 real 1 real 1 real 1 real 1 real 1 real 1 real 1 real 1 real

Questo 39
Observe a primeira unidade definida para o trabalho com Histria em diferentes anos do Ensino Fundamental: 2. Ano: As pessoas e os nomes 3. Ano: Nomes de pessoas e lugares 4. Ano: Retratos de vidas e das cidades Considerando as indicaes dos PCN para o ensino de Histria, correto afirmar: [A] O tema do 2. ano est completamente voltado questo da identidade enquanto os outros anos, apesar de abord-la, distanciam-se um pouco ao tratar de questes relacionadas a lugares. [B] O equvoco do 4. ano est na proposta de trabalho com os retratos das cidades, visto que esse assunto faz parte da proposta de contedos para o ensino da Geografia ao explorar a constituio da zona rural e urbana. [C] Os temas selecionados esto coerentes com o trabalho pretendido pela Histria, pois todos esto relacionados quele que considerado um dos objetivos especficos mais relevantes: a constituio da noo de identidade. [D] A escola demonstra equvoco na compreenso dos PCN de Histria, pois, ao abordar o tema identidade durante trs anos consecutivos, torna o ensino cansativo e repetitivo.
15/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 40
Sobre as fontes histricas no ensino de Histria, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] Depoimentos e entrevistas constituem fontes histricas importantes, pois a memria das pessoas tambm contribui para o conhecimento do passado, principalmente quando se trata da histria prxima. [B] As fotografias so importantes fontes histricas, considerando-se que as pessoas fotografadas podem morrer, as coisas fotografadas podem se modificar, mas a fotografia permanece. [C] Os sons tambm constituem fontes histricas por contar histria de uma poca, prova disso que antigamente os barulhos nas ruas eram diferentes dos atuais. [D] Os estudos atuais indicam que em relao s fontes histricas h que prevalecer a defesa do uso exclusivo de fontes escritas, pois so realmente palpveis e, portanto, mais confiveis.

Questo 41
Analise os trs temas de trabalho para o ensino de Histria no Ensino Fundamental I. Brinquedos de hoje e de antigamente Objetos antigos e atuais Minha rua ontem e hoje Considerando os aspectos do trabalho com identidade indicados nos PCN, que aspecto est sendo privilegiado por esses temas? [A] A relao entre o particular e o geral. [B] A construo de noes de continuidade e de permanncia. [C] A ideia de um nico tempo contnuo e evolutivo para a humanidade. [D] A formao da cidadania.

Questo 42
Leia o texto sobre a construo da cidade de Salvador na Bahia. O primeiro governador-geral do Brasil foi Tom de Sousa, que comeou a construo da cidade por ordens do Rei de Portugal. Era preciso constru-la em lugar alto para dificultar o acesso dos inimigos estrangeiros e dos indgenas hostis. O colgio dos jesutas tambm ficaria na parte alta. Considerando as indicaes dos PCN, assinale a afirmativa correta sobre a presena de sujeitos histricos no texto. [A] Somente Tom de Souza e o Rei de Portugal so considerados sujeitos histricos, porque so os nicos nomes conhecidos e reconhecidos por seus feitos histricos na Histria do Brasil. [B] Tom de Sousa, o Rei de Portugal, os inimigos estrangeiros, os indgenas hostis e os jesutas so sujeitos histricos, visto que estes podem ser tanto indivduos que entraram para a histria quanto grupos ou classes sociais. [C] Os inimigos estrangeiros e os indgenas hostis no podem ser considerados sujeitos histricos, pois no foram heris e nem realizaram grandes feitos. [D] Somente os jesutas podem ser considerados sujeitos histricos, visto que foram os nicos a construir um legado que atravessou as geraes.

Questo 43
Sobre o trabalho com mapas, considerando as concepes atuais do ensino de Geografia, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] O mapa, por ser uma representao muito abstrata do espao, deve ser apresentado s crianas somente a partir do 5. ano do Ensino Fundamental I que quando se est comeando a desenvolver o raciocnio lgico. [B] A alfabetizao cartogrfica diz respeito ao desenvolvimento, com as crianas desde pequenas, de determinadas noes espaciais muito importantes para a elaborao e interpretao de mapas. [C] Por ser o mapa uma representao espacial, de fundamental importncia que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sejam trabalhadas atividades envolvendo esquema corporal, brincadeiras e jogos que permitam a explorao do espao. [D] Uma das grandes dificuldades das crianas na compreenso de um mapa diz respeito transferncia de um conjunto de elementos tridimensionais para uma superfcie plana.
16/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 44
Em uma turma de 2. ano, a professora prope a construo de uma maquete da sala de aula. Sobre a postura adequada do professor para o desenvolvimento desse tipo de proposta, assinale a afirmativa correta. [A] Nessa atividade, as interferncias do professor so desnecessrias, pois os alunos devem trabalhar livremente e usar a criatividade sem limitaes. [B] Ao trabalhar com maquete, professor e alunos no precisam se preocupar em ficar conferindo a disposio dos objetos, verificando se corresponde realidade que est sendo representada. [C] Como as crianas so pequenas, a maquete deve estar associada simplesmente ao carter ldico da atividade, sem preocupao com a realidade que est sendo representada. [D] Antes de comear a maquete, sero necessrios alguns procedimentos de observao do espao a ser representado, assim o professor deve pedir aos alunos que pensem sobre o que maior, o que menor, o que est na frente, o que est ao lado e assim por diante.

Questo 45
Uma professora do 3. ano do Ensino Fundamental trabalhou as seguintes propostas em suas aulas de Geografia: Pediu para que os alunos trouxessem fotos e, em grupos, analisassem as diferenas de tamanho entre elas, depois entre as fotos e as pessoas. Esticou um fio de barbante na extenso da parede mais comprida. Depois o dobrou tantas vezes quanto necessrio para que coubesse numa folha. A quantidade de dobras indicou quantas vezes os alunos deveriam reduzir os objetos. As duas atividades propiciam desenvolver principalmente a noo de [A] territrio. [B] grandeza. [C] escala. [D] espao.

Questo 46
O estudo da linguagem cartogrfica tem cada vez mais reafirmado sua importncia, desde o incio da escolaridade. Sobre o trabalho com a linguagem cartogrfica, assinale a afirmativa correta. [A] A linguagem cartogrfica se desenvolve principalmente a partir do uso de livros didticos especficos sobre mapas (cadernos de mapas) que traro grande quantidade de exerccios envolvendo mapas do Brasil e do mundo garantindo que se conhea tambm o espao amplo e distante. [B] preciso partir da ideia de que a linguagem cartogrfica um sistema de smbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e tcnicas de projeo. [C] Para desenvolver a linguagem cartogrfica, suficiente que o aluno trabalhe com mapas nas mais diversas situaes principalmente em atividades de colorir, copiar e escrever os nomes de rios ou cidades, demonstrando que j consegue se localizar usando mapas. [D] No h necessidade de que os alunos aprendam a representar e codificar o espao, basta que se tornem leitores das informaes expressas pela linguagem cartogrfica.

Questo 47
Atualmente o ensino de Cincias Naturais deve buscar uma mudana metodolgica e atitudinal nos alunos. Assim uma professora que pretende, por exemplo, trabalhar com seus alunos o tema: Vegetais: o que comer? precisar definir procedimentos metodolgicos adequados a essa nova perspectiva. Considerando a adequao dos procedimentos metodolgicos a essa perspectiva de Cincias Naturais, marque V para os adequados e F para os inadequados. ( ) Montagem de mini-horta com os alunos na escola para posterior utilizao da produo em receitas saudveis e nutritivas, pesquisadas e definidas pelo grupo de estudantes. ( ) Preenchimento de fichas de descrio de diferentes tipos de vegetais. ( ) Agendamento de entrevista com nutricionista para esclarecer as dvidas dos alunos relacionadas alimentao e possveis alteraes de hbitos relativos ao cuidado com o corpo. ( ) Correo das atividades do livro de Cincias relacionadas ao assunto, passando as respostas corretas no quadro para reforar e garantir a aprendizagem. Assinale a sequncia correta. [A] V, F, V, F [B] V, V, F, F [C] F, V, F, V [D] F, F, V, V
17/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 48
De acordo com os PCN, quais so os trs blocos temticos propostos em Cincias Naturais para o Ensino Fundamental I? [A] Os ciclos da natureza; Ser humano e Sade; Recursos tecnolgicos. [B] Ambiente; Sade; Recursos tecnolgicos. [C] Os ciclos da natureza; Seres vivos; Recursos tecnolgicos. [D] Ambiente; Ser humano e Sade; Recursos tecnolgicos.

INSTRUO: Para responder s questes 49 e 50 analise as propostas de trabalho para alunos do 4. ano do Ensino Fundamental I sobre decomposio. PROPOSTA 1
A professora Slvia pediu para cada aluno trazer de casa um pote com cascas, pedaos de verduras, legumes, frutas e restos de carne. Todos os potes foram colocados juntos, abertos, e ficaram assim quase uma semana. Durante esse tempo, os alunos fizeram observaes e registros no caderno. Apareceram umas minhoquinhas brancas que ficavam andando sobre os restos e todos queriam saber que bichos eram aqueles. A professora tambm no sabia, consultou um colega especialista em Cincias e descobriu que eram larvas de insetos que estavam se alimentando dos restos. Slvia solicitou uma pesquisa em grupo sobre aqueles misteriosos bichinhos e selecionou materiais da biblioteca da escola para pesquisa em sala de aula. Alguns grupos descobriram que aquelas minhoquinhas iriam virar moscas na fase adulta. Algumas crianas duvidaram. A professora sugeriu que tampassem os potes com gaze. Depois de algum tempo, constataram que as larvas cresciam e formavam casulos como as borboletas e, finalmente, moscas adultas apareceram dentro dos potes. O trabalho foi encerrado com uma aula de discusso para ajudar a sistematizao dos conhecimentos adquiridos, tambm foi pedido um relato escrito sobre as descobertas realizadas.

PROPOSTA 2
A professora Ctia comeou pedindo aos alunos que lessem o trecho do livro que tratava de decomposio e orientou para que fizessem os exerccios e, em seguida, respondessem no caderno algumas perguntas complementares ditadas por ela. Finalmente, como tarefa de casa, pediu aos alunos que deixassem um pedao de po mido fora da geladeira por trs dias e observassem o que aconteceria. Para ter certeza de que todos fariam a atividade, determinou que levassem o po para a classe na prxima aula de Cincias. A maioria levou um po embolorado e a professora explicou que eram fungos e que iriam fazer a decomposio do po. Depois distribuiu um texto complementar e ditou algumas perguntas sobre ele. Na terceira e ltima aula, foi feita a correo dos exerccios e foram passadas transparncias de figuras coloridas de fungos que ela costumava usar nos anos anteriores. Respondeu s perguntas dos alunos e marcou uma prova sobre decomposio.
(Adaptado de CAMPOS, M. C. da C. Didtica de cincias: o ensinoaprendizagem como investigao. So Paulo: FTD, 1999.)

Questo 49
Sobre as duas propostas de trabalho, considerando os estudos e as indicaes dos PCN, analise as afirmativas. I - Fica evidente que as metodologias adotadas pelas duas professoras esto de acordo com os PCN, ou seja, priorizam o aluno como agente construtor do conhecimento. II - No caso da professora Slvia, ao favorecer o trabalho cooperativo entre os alunos, possibilitou a vivncia de contedos verdadeiramente atitudinais. III - A forma de ensinar da professora Ctia sugere que para ela possivelmente no seja pelas atividades escolares que o aluno deva adquirir sua autonomia e que a funo da disciplina de Cincias a transmisso de conhecimentos cientficos. IV - Apesar das duas professoras terem trabalhado o mesmo assunto e com alunos da mesma faixa etria, as estratgias usadas foram muito diferentes, assim como o enfoque dado ao contedo, a utilizao do tempo, o papel do professor e do aluno. Esto corretas as afirmativas [A] I, III e IV, apenas. [B] I e IV, apenas. [C] II, III e IV, apenas. [D] II e III, apenas.
18/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

Questo 50
Sobre o processo de ensino e aprendizagem de Cincias Naturais evidenciado pelas propostas das professoras, assinale a afirmativa correta. [A] A unidade didtica da proposta 2 objetiva o ensino-aprendizagem de maior nmero de contedos procedimentais e atitudinais. [B] Acredita-se atualmente que o ensino de Cincias no pode se limitar promoo de mudanas conceituais ou ao aprendizado do conhecimento cientfico. [C] As duas propostas favoreceram a aprendizagem significativa de contedos procedimentais. [D] Na proposta 1, ficou clara a fragilidade da formao da professora para o ensino de Cincias, uma vez que no dominava o assunto que se props a trabalhar, precisando buscar informaes com um colega mais preparado.

19/19 Professor do Ensino Fundamental: PEDAGOGIA

You might also like