You are on page 1of 2

DIREITO CONSTITUCIONAL 1.

Artistas que participaram de uma telenovela que, aps exibio no Brasil, ser reapresentada no exterior, encontram proteo sua participao nos lucros, nas garantias constitucionais 1. 2. 3. 4. 2. do direito adquirido. de proteo reproduo da imagem e voz. da inviolabilidade das comunicaes. do direito liberdade de expresso da atividade artstica.

Recentemente, um ex-prefeito de uma cidade paulista foi condenado pelo Tribunal de Justia suspenso dos seus direitos polticos, por ter usado dinheiro pblico para enviar cartas aos municpios, relatando obras que executou com o dinheiro arrecadado do IPTU. A deciso fundouse no princpio 1. 2. 3. 4. constitucional que veda publicidade que caracterize promoo pessoal de autoridade. legal da imoralidade. constitucional da devida motivao dos atos administrativos. da capacidade econmica do contribuinte.

3.

Determinado municpio, para obter financiamento do Banco Mundial (operao de crdito externo), aps aprovao da lei autorizadora, necessita de autorizao do 1. 2. 3. 4. Plenrio da Cmara dos Vereadores. Congresso Nacional. Tribunal de Contas respectivo. Senado Federal.

4.

Em procedimento disciplinar instaurado contra funcionrio pblico em determinado rgo do Poder Executivo, o advogado do funcionrio, ao apresentar defesa, emitiu opinio desfavorvel a respeito da conduta do funcionrio chefe do seu cliente. Sentindo-se ofendido em sua honra, o funcionriochefe iniciou ao penal por crime de injria contra o advogado. "Habeas Corpus" impetrado em favor do advogado trancou a ao penal, sob o fundamento 1. 2. 3. 4. da liberdade de expresso, independentemente de censura. da liberdade de manifestao do pensamento. da inviolabilidade do advogado por manifestaes no exerccio da profisso. da aplicao dos princpios da ampla defesa e do contraditrio.

5.

A inobservncia, pelo Congresso Nacional, do prazo constitucional de 30 (trinta) dias para converso de medida provisria em lei 1. 2. 3. ocasiona perda "ex tunc" da eficcia da medida provisria. ocasiona perda "ex nunc" da eficcia da medida provisria. no ocasiona perda da eficcia da medida provisria, a no ser que tenha havido explcita rejeio do projeto de converso. 4. ocasiona perda da eficcia da medida provisria, a no ser que outra medida provisria tenha sido editada aps 30 (trinta) dias da rejeio ou do prazo de 30 (trinta) dias para o Congresso se manifestar.

6.

Deputados federais paulistas, para obterem o cumprimento do artigo 45, 1, da Constituio Federal (fixao do nmero de deputados por Estado), 1. no tm legitimidade para propor ao fundada em ausncia de norma do Congresso Nacional. 2. 3. 4. devem impetrar Mandado de Segurana Coletivo. s podem propor ao direta de inconstitucionalidade por omisso. tm legitimidade para impetrar Mandado de Injuno.

7.

Uma pessoa jurdica teve um financiamento bancrio negado pelo Banco do Brasil sob o argumento de que seu nome estaria registrado no Servio de Proteo ao Crdito, com empresa devedora. Como se tratava de erro, a empresa dever 1. ajuizar ao de reparao de danos contra o Servio de Proteo ao Crdito, visto ser este uma pessoa jurdica de direito privado e Habeas Data s pode ser impetrado contra pessoa jurdica de direito pblico. 2. impetrar apenas Mandado de Segurana, porque pessoa jurdica no tem legitimidade para ajuizar Habeas Data. 3. apresentar requerimento de informaes entidade depositria do seu registro, pedir a retificao dos dados inexatos e, se no obtiver xito, ajuizar pedido de Habeas Data perante o Judi- cirio. 4. ajuizar Habeas Data contra o Banco do Brasil, visto ser este entidade estatal (sociedade de economia mista).

You might also like