You are on page 1of 5

RESUMO DA UNIDADE III ANLISE IMEDIATA Inicialmente, responda as perguntas abaixo e depois confira as respostas no gabarito.

Aps isso, leia e responda as outras questes que se seguem. 1 Defina mistura. 2 Diferencie os termos mistura homognea e mistura heterognea. 3 O que significa anlise imediata?

Separar misturas A separao de misturas consiste em isolar os componentes daquela mistura em questo. Essa separao pode ser simples ou complicada, dependendo do nmero de componentes existentes na mistura, ou do fato da mesma homognea ou heterognea.

Abaixo segue uma lista com alguns dos principais mtodos de separao de misturas. Sua tarefa ser completar as lacunas

4 - A filtrao possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

5 - A decantao possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

6 - A dissoluo fracionada possvel quando possumos uma mistura _____________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

7 - A peneirao possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

8 - A flotao possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

9 - A separao magntica possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

10 - A fuso fracionada possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

11 - A destilao simples possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

12 - A destilao fracionada possvel quando possumos uma mistura ______________ constituda por __________ e ___________., Exemplo:

13 Chama-se fluxograma o esquema utilizado para ilustrar uma separao dos componentes de uma mistura. Observe um exemplo abaixo:

Escreva quais mtodos de separao podem ser empregados em I, II e III, e em seguida faa um fluxograma de separao para cada uma das misturas abaixo. a) gua sal e areia b) lcool, leo e acetona (miscvel em lcool e imiscvel em leo) c) areia de paria, arroz, benzeno lquido e lcool (imiscvel em benzeno) d) ter, gua (imsiscvel em ter), areia, limalha de ferro e lcool (miscvel em gua e imsicvel em ter)

14 Observe o aparelho abaixo e responda as perguntas que se seguem:

a) Para quais tipos de processos de separao este aparelho pode ser utilizado? b) Descreva seu funcionamento. c) Cite as funes dos equipamentos 1, 2, 3, 4 e 5.

15 - Considere o esquema a seguir que mostra uma cadeia de produo de derivados do petrleo e seus processos de separao, representados em I, II e III, e responda ao que se pede.

a) Qual o mtodo adequado para a separao dos componentes da mistura obtida aps o processo de separao III? Admitindo no existir grandes diferenas entre as temperaturas de ebulio dos componentes individuais da mistura, explique sua resposta. b) Qual mtodo de separao seria adequado etapa I e II? Justifique sua resposta.

16 A plvora negra uma mistura de 3 substncias resultando num material extremamente explosivo. Sua composio consiste em quantidades adequadas de nitrato de potssio (KNO3), carvo em p e enxofre em p. Sabe-se que nitrato de potssio solvel em gua, e que enxofre solvel em um lquido chamado dissulfeto de carbono (CS2). Sabe-se tambm que o carvo insolvel em gua e no dissulfeto de carbono. Sendo assim, faa um fluxograma de separao para se obter os 3 componentes da plvora negra.

Respostas: 1 - Chamamos de mistura a reunio de duas ou mais substncias qumicas diferentes. As misturas so comumente classificadas como homogneas e heterogneas. 2 - Misturas homogneas: So aquelas em que os componentes apresentamse em uma nica fase (monofsicas). Misturas heterogneas: So aquelas em que os componentes apresentam-se em duas ou mais fases (polifsicas). 3 - A anlise imediata consiste em um conjunto de processos que tm como objetivo a separao dos componentes de uma mistura, que seja homognea ou heterognea. Vale lembrar que, quanto maior o nmero de componentes de uma mistura, maior ser o nmero de etapas de separao.

14 O aparelho chamado de destilador e pode ser utilizado para destilaes simples e fracionada.

A mistura contida no balo de destilao (1) aquecida pelo bico de Bunsen (2). Os vapores da parte voltil da mistura so transportados pelo sistema de tubos de vidro at o condensador (4) onde so transformados em lquidos. Estes lquidos so finalmente recolhidos pelo Erlenmeyer (5). A temperatura do processo controlada por um termmetro (3).

You might also like