You are on page 1of 7

Normas especficas para apresentao de trabalhos e ementas de sesses Grupos de Trabalho 1. Resumos expandidos 2. Psteres 3. Trabalhos completos 4.

Ementas de Grupos de Trabalho

1. Resumos expandidos
Devem ser redigidos em qualquer editor de texto empregando fonte Times New Roman 12, espaamento simples, margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3cm, tamanho A4. Os resumos expandidos devem apresentar o tamanho mximo de trs pginas e conter: ttulo, nomes dos autores, palavras-chave (no mximo trs), introduo (com justificativa e objetivos), metodologia, resultados e discusso, concluses e referncias bibliogrficas. Na primeira pgina devem constar o ttulo do trabalho, aparecendo logo abaixo e por extenso, em letras minsculas (caixa baixa), com exceo da primeira letra de cada palavra, que dever ser em caixa alta, o(s) nome(s) do(s) autores(s) e co-autor(es). As qualificaes como escolaridade, instituio e/ou patrocinadora e endereo devem ser citadas como nota no fim da pgina. Os trabalhos devero ser entregues j revisados. As referncias bibliogrficas devero estar em ordem alfabtica e adotar como norma a ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002. O arquivo deve ser convertido para formato pdf, empregando editores de texto capazes de realizar tal tarefa ou ainda online em stios como www.pdfonline.com.

2. Psteres
As sesses de apresentao devero ocorrer nos trs dias do evento, das 12h30 s 14h, sendo necessria a presena de pelo menos um dos autores no horrio estabelecido. No ser considerada a apresentao de psteres por terceiros. A montagem dos psteres dever ocorrer meia hora antes do incio da sesso e a retirada dever ser feita na sexta-feira, 18/11, a partir de 14h. A fixao dos psteres de responsabilidade do(s) autor(es), cujos nomes constaro nos painis disponveis, no local destinado exposio. Integrantes da equipe de apoio estaro no local para auxiliar os autores na fixao, durante o primeiro

dia do evento. A comisso no se responsabilizar por eventuais extravios de psteres. O ttulo do pster deve ser idntico ao do resumo submetido ao evento. O pster deve conter: ttulo; autor(es); instituio do(s) autor(es); nome do orientador(a); agncia de financiamento da pesquisa (se for o caso); objeto e objetivos do trabalho; metodologia; resultados obtidos e referncias bibliogrficas. Pode-se incluir imagens, figuras, tabelas e grficos; o uso de tais elementos, bem como o das referncias, deve ser regido por normas da ABNT de apresentao de trabalhos cientficos.

3. Trabalhos completos
Cada pesquisador s poder propor um nico texto na condio de autor ou de co-autor (a proposta de mais de um trabalho nesta condio levar eliminao de todos os trabalhos que forem apresentados automaticamente, sem que o autor seja comunicado). Os coordenadores somente aceitaro trabalhos em co-autoria com, no mximo, trs proponentes. Caso o trabalho seja selecionado, a efetivao da inscrio necessria para autor e coautores. Os trabalhos propostos devero ser inditos e apresentados no formato apropriado publicao em anais do evento, respeitando os seguintes requisitos: apresentao em arquivo no formato pdf enviado pelo stio de inscrio do evento: folha de rosto contendo: Subalternidade, trnsitos e cenrios II Simpsio de Cincias Sociai, Nome do Grupo de Trabalho, Ttulo do trabalho, Autor(es); resumo com, no mximo, 200 palavras, seguido da indicao de at trs palavras-chave; corpo do resumo e do texto em fonte Times New Roman 12, com ttulo e subttulos em negrito; espaamento simples; margens laterais de 2,5 cm e superior/inferior de 3 cm; mximo de cerca de 20 pginas, incluindo figuras, tabelas, bibliografia, anexos e excluindo folha de rosto; citaes e referncias segundo as normas da ABNT para publicaes cientficas; a reviso do texto responsabilidade do(s) autor(es). A publicao na homepage reproduzir, em formato pdf, o texto enviado e aprovado, sem quaisquer alteraes.

Os textos aceitos sero apresentados nas sesses temticas com no mnimo quatro e no mximo dez trabalhos cada. Sero canceladas as sesses temticas em que o nmero de trabalhos aprovados seja menor que 4 (quatro). O tempo de cada exposio, assim como a ordem dos trabalhos e a

sistemtica de desenvolvimento dos debates e comentrios sero estipulados pelos respectivos coordenadores de sesses. Todos os trabalhos inscritos e selecionados permanecero no stio do evento por tempo indeterminado. Contudo, tero seus papers excludos da homepage e no participaro da seleo para o dossi na revista os trabalhos cujos autores no realizarem a comunicao oral durante o evento.

4. Ementas das sesses temticas


1. Trabalho, trajetrias e identidades 2. Conflitos, violncia e criminalidade na sociedade contempornea 3. Marcadores sociais da diferena, desigualdades e cidadania 4. O Serto tem muitos nomes 5. Direitos humanos, desenvolvimento e diversidade 6. Cultura, poltica e gesto do territrio nas cidades do Centro-Oeste brasileiro 7. Patrimnios culturais, um campo interdisciplinar 8. Cenrios da socializao das informaes da pesquisa em Arqueologia 9. Pesquisas sobre juventude nas cincias humanas 10. Mobilizao popular e governabilidade na Amrica Latina. 11. Democracia, deliberao e novas tecnologias

1. Trabalho, trajetrias e identidades


Coordenadores: Jordo Horta Nunes (FCS/UFG) e Revalino Antonio de Freitas (FCS?UFG) As mutaes recentes no mundo do trabalho tm levado a novos caminhos tericos e metodolgicos que tentam apreender o trabalho como uma atividade complexa, que incorpora novos sentidos. Trajetrias e identidades laborais se tornam objetos privilegiados de investigao, visando a apreenso das novas configuraes e estratgias de sobrevivncia que surgem por conta de processos como a reestruturao, a flexibilizao, a precarizao e o desemprego. Privilegiamos nesse grupo de trabalho a anlise das relaes, processos e fenmenos que concernem principalmente ao mundo do trabalho, em que se articulam trajetrias de indivduos, grupos ou classes construo de formas identitrias em vrios aspectos, como poltico, simblico, profissional/ocupacional ou de gnero..

2. Conflitos, Violncia e Criminalidade na Sociedade Contempornea


Coordenadoras: Dalva Maria Borges Dias de Souza (FCS/UFG) e Telma Ferreira Nascimento (FCS/UFG) A proposta pretende reunir discusses que explorem a temtica do conflito e da violncia na sociedade contempornea a partir dos seguintes eixos; formas de sociabilidade; relaes de gnero; relaes de gerao; ao coletiva. As discusses se ampliam tambm para os temas de criminalidade urbana, das instituies de controle social e das prticas de violncia institucional, bem como das polticas de segurana pblica.

3. Marcadores sociais da diferena, desigualdades e cidadania


Coordenadoras: Eliane Gonalves (FCS/PPGS/UFG) e Telma Camargo (PPGAS) Este GT objetiva reunir trabalhos que discutam representaes, produes discursivas e agenciamento das corporalidades, identidades e subjetividades contemporneas, tendo como eixo analtico os modos pelos quais distintos marcadores sociais da diferena (gnero, sexualidade, raa, etnia, idade, entre outros) interseccionam-se. Tem por finalidade tambm agrupar investigaes sobre processos sociais em que diferenas so tratadas como desigualdades, limitando o exerccio da cidadania. Tais estudos podero se reportar ao mbito dos sistemas sade-doena, da famlia, dos movimentos sociais, da mdia, do mundo virtual, do legislativo, do judicirio, das polticas pblicas, das manifestaes artstico-culturais e outros.

4. O Serto tem muitos nomes


Coordenadores: Custdia Selma Sena do Amaral (FCS/UFG) e Roberto Cunha Alves de Lima (FCS/UFG) Este GT trata das mltiplas definies de serto contidas nas narrativas sobre o Brasil. Trata-se sobretudo do questionamento do serto situado em regies concretas, como Nordeste, Centro-Oeste, norte de Minas Gerais, Tocantins. Este GT procura refletir sobre a regio imaginada serto, uma das mais poderosas representaes construdas pela cultura brasileira. Entrelaando imagens, idias e emoes o serto se constitui como o suporte mtico, ageogrfico e atemporal, da saga que narra a conquista da civilizao pela nao brasileira em seu devir. Como personagem de uma narrativa mtica, o serto concebido como brbaro, primitivo, o que uma inveno dos letrados brasileiros. Isto acontece para nos definirmos como civilizados numa relao imediata de oposio. O serto uma noo artificial que s existe no

pensamento dos estudiosos e a que nada de especfico corresponde exteriormente. Por considerar uma multiplicidade de sentidos e por se tratar de um operador de identidade e diferena o mito narra a origem dos brasileiros, como viemos a ser e a sentir como quem somos e a saber quem no somos o serto um objeto alusivo, que estando em toda parte no est nunca onde est. O serto uma fronteira simblica e mvel que separa a moderna nao brasileira de seus outros internos concebidos como civilizados, violentos e irracionalistas. neste duplo sentido que entendemos o serto como fronteira: fronteira concreta de expanso do grande capital e fronteira simblica a vir a ser civilizada. Queremos entender, por um lado o que o termo serto condensa e esconde, e por outro, o que ele internamente multiplica e dissemina.

5. Direitos Humanos, Desenvolvimento e Diversidade


Coordenadores: Ricardo Barbosa de Lima (FCS/NIE-PDH/PRPPG/UFG) e Vilma de Ftima Machado (FD/NIE-PDH/PRPPG/UFG) Do ponto de vista emprico e analtico esse GT buscar reunir trabalhos, narrativas e estudos sobre a interseco das seguintes temticas: Direitos Humanos, Desenvolvimento e Diversidade. A meta colocar em discusso, de forma interdisciplinar, a trama que historicamente teceu um complexo novelo de conflitos, disputas, preconceitos, segregao, discriminao em torno da construo e consolidao de uma cidadania plena, particularmente na recente histria de desenvolvimento econmico brasileiro e ou da sua integrao (e impactos) no contexto latino americano.

6. Cultura, Poltica e Gesto do Territrio nas Cidades do CentroOeste Brasileiro


Coordenadores (Sesso 1): Genilda DArc Bernardes (PPG MAST UniEvanglica), Pedro Clio Alves Borges (FCS/UFG), Tadeu Alencar Arrais (IESA/UFG) e Camilo Vladimir de Lima Amaral (FAU/UFG) O GT pretende reunir esforos de pesquisa e reflexo sobre aspectos estruturadores da vida social, da cultura e da institucionalizao dos conflitos e direitos que hierarquizam e conferem significados ocupao dos territrios urbanos, conferindo realce especial s transformaes nos espaos pblicos das cidades do Centro-Oeste brasileiro. As duas sesses do GT estaro orientadas pela abordagem interdisciplinar do fenmeno urbano, visando tomar por objetos tanto categorias e controvrsias presentes no plano tericoconceitual, quanto contextos empricos sobre a atualidade dos desafios e experincias urbanas na regio. Sero bem vindos estudos relacionados s duas configuraes urbanas da regio atualmente sujeitas a processos de metropolizao, Goinia e Braslia, bem como a processos em curso nos espaos pblicos das mdias e pequenas cidades.

7. Patrimnios Culturais: um campo interdisciplinar


Coordenadores: Izabela Maria Tamaso (FCS/UFG) e Manuel Ferreira Lima Filho (FCS/UFG) Este GT pretende agrupar investigaes relativas aos patrimnios culturais em suas diversas categorias edificado, urbano, imaterial, paisagstico, natural e arqueolgico. Espera-se poder incorporar abordagens que considerem as relaes sociais econmicas, espaciais, temporais, polticas, e culturais que constituem o campo patrimonial contemporneo. Nas anlises que se debrucem sobre a configurao dos novos patrimnios, com base em discursos identitrios tnico-raciais, so importantes e bem vindas, medida que apresentem novos usos e apropriaes da categoria patrimnio, por parte de grupos antes excludos das polticas pblicas patrimoniais. Neste Gt priorizaremos a abordagem interdisciplinar, esperando assim trabalhos provenientes de diferentes reas (Cincias Sociais, Museologia, Geografia, Histria, Arquitetura, Urbanismo, Artes, Comunicao, Direito).

8. Cenrios da socializao das informaes da pesquisa em Arqueologia


Coordenadoras: Dilamar Cndida Martins (FCS/ UFG) e Mariza Oliveira Barbosa (IGPA/PUC-Gois) O tema Educao Patrimonial enfocado a partir de diferentes vises, e adota no processo educativo lugares e recursos da memria [museus e outros ambientes culturais; monumentos; arquivos; bibliotecas; stios arqueolgicos (pr-coloniais e histricos); elementos fsicos; entre outros], com o objetivo de desenvolver, tanto no indivduo quanto nos grupos sociais, os sentimentos de sensibilidade e a consequente tomada de conscincia sobre a relevncia da preservao dos bens culturais. Nessa linha, este GT tem como propsito reunir experincias que dialoguem sobre as relaes entre os arquelogos e os diferentes grupos sociais com os quais ele se relaciona nas atividades de cunho educativo-patrimoniais. Com a publicao da Portaria 230/02 (IPHAN, 2002) a Educao Patrimonial tornou-se uma exigncia, prevista para ser desenvolvida em todas as fases dos estudos arqueolgicos. Nesse GT esperam-se iniciativas que abordem essas prticas, que inseridas em espaos culturais diversos, com caractersticas prprias e especificidades demarcadas por objetivos tambm particulares caminham para um mesmo resultado: a busca da socializao do conhecimento e o envolvimento de um pblico mais abrangente na luta pela apropriao, reconhecimento, proteo, pertencimento, preservao e uso coletivo dos bens formadores da identidade e da memria nacional. A proposta abordar um dos desafios que os arquelogos enfrentam na atualidade, qual seja a construo dos saberes compartilhados, formatados por pontes entre a Arqueologia e a sociedade, a fim de que a prtica da Educao Patrimonial cumpra o seu papel social.

9. Pesquisas sobre juventude nas Cincias Humanas


Coordenadores: Helosa Dias Bezerra (FCS/UFG) e Flvio Munhoz Sofiati (FCS/UFG) Este GT receber comunicaes que envolvam questes sobre juventude, sejam resultados de pesquisa, abordagens tericas e/ou metodolgicas. A proposta discutir a relao dos jovens com as mais variadas dimenses da realidade no sentido de compreender as dificuldades enfrentadas por esse segmento social no contexto contemporneo.

10. Mobilizao popular e governabilidade na Amrica Latina.


Coordenadores: Carlos Ugo Santander Joo (FCS/ UFG) e Joo Carlos Amoroso Botelho (FCS/ UFG) A dcada de 2000 foi um perodo em que a mobilizao popular teve um papel decisivo no cenrio poltico de alguns pases latino-americanos. A comear pela Argentina, onde houve quatro trocas de presidentes entre o fim de 2001 e o incio de 2002, passando pela Venezuela, a Bolvia e o Equador, h exemplos de como as manifestaes de rua se tornaram um componente do jogo poltico na Amrica Latina. Ao mesmo tempo, isso tem implicaes para a governabilidade nos pases com mobilizaes freqentes. O Grupo de Trabalho pretende contribuir para dimensionar e explicar esse fenmeno, reunindo pesquisas que abordem o tema, seja como estudo de caso ou de forma comparativa.

11. Democracia, deliberao e novas tecnologias


Coordenadores: Luiz Carlos do Carmo Fernandes (PPS/FCS/UFG) e Walderes Brito (PPS/FCS/UFG) As novas tecnologias da informao so mediadoras de diversas interaes sociais, com potencialidade de romper a unidirecionalidade das mdias convencionais, ao mesmo tempo em que embutem o risco de ampliar a concentrao de poder das tradicionais empresas miditicas. Neste GT sero acolhidos trabalhos que discutem as ambigidades das novas tecnologias, abordando os limites e as possibilidades do emprego destas mdias em processos de mobilizao social e de criao de opinio pblica em torno de temas de interesse coletivo.

You might also like