You are on page 1of 16

Placa-me - Principais caractersticas

Introduo Tambm conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-me , basicamente, a responsvel pela interconexo de todas as peas que formam o computador. O HD, a memria, o teclado, o mouse, a placa de vdeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados placa-me para formar o computador. Viso geral das placas-me As placas-me so desenvolvidas de forma que seja possvel conectar todos os dispositivos quem compem o computador. Para isso, elas oferecem conexes para o processador, para a memria RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e sada, entre outros. A foto a seguir exibe uma placa-me. Trata-se de um modelo Soyo SY-KT880 Dragon 2. As letras apontam para os principais itens do produto, que so explicados nos prximos pargrafos. Cada placa-me possui caractersticas distintas, mas todas devem possibilitar a conexo dos dispositivos que sero citados no decorrer deste texto.

A1

I 2
Item A - processador

I 3

O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado. Tambm conhecido como socket, esse encaixe no serve para qualquer processador, mas sim para um modelo (ou para modelos) especfico. Cada tipo de processador tem caractersticas que o diferenciam de outros modelos. Essas diferenas consistem na capacidade de processamento, na quantidade de memria cache, na tecnologia de fabricao usada, no consumo de energia, na quantidade de terminais (as "perninhas") que o processador tem, entre outros. Assim sendo, a placa-me deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores. A motherboard vista

acima, por exemplo, compatvel com os processadores Duron, Athlon XP e Sempron (todos da fabricante AMD) que utilizam a forma de conexo conhecida por "Socket A". Assim sendo, processadores que utilizam outros sockets, como o Intel Pentium 4 ou o AMD Athlon 64 no se conectam a esta placa. Por isso, na aquisio de um computador, deve-se escolher primeiro o processador e, em seguida, verificar quais as placas-me que so compatveis. medida que novos processadores vo sendo lanados, novos sockets vo surgindo. importante frisar que, mesmo quando um processador utiliza um determinado socket, ele pode no ser compatvel com a placa-me relacionada. Isso porque o chip pode ter uma capacidade de processamento acima da suportada pela motherboard. Por isso, essa questo tambm deve ser verificada no momento da montagem de um computador. Item A1 SOQUETE

Item B - Memria RAM O item B mostra os encaixes existentes para a memria RAM. Esse conector varia conforme o tipo. As placasme mais antigas usavam o tipo de memria popularmente conhecido como SDRAM. No entanto, o padro mais usado atualmente o DDR (Double Data Rate), que tambm recebe a denominao de SDRAM II (termo pouco usado). A placa-me da imagem acima possui duas conexes (ou slots) para encaixe de memrias DDR. As memrias tambm trabalham em velocidades diferentes, mesmo quando so do mesmo tipo. A placa-me mostrada acima aceita memrias DDR que trabalham a 266 MHz, 333 MHz e 400 MHz. Supondo que a motherboard s aceitasse velocidades de at 333 MHz, um pente de memria DDR que funciona a 400 MHz s trabalharia a 333 MHz nessa placa, o mximo suportado. Em relao capacidade, as memrias mais antigas ofereciam 4 MB, 8 MB, 16 MB, 32 MB, 64 MB, etc. Hoje, j possvel encontrar memrias que vo de 128 MB a 1 GB de capacidade. Enquanto voc l este texto, pode ser que o limite atual j esteja maior.

Item C - Slots de expanso Para que seja possvel conectar placas que adicionam funes ao computador, necessrio fazer uso de slots de expanso. Esses conectores permitem a conexo de vrios tipos de dispositivos. Placas de vdeo, placas de som, placas de redes, modems, etc, so conectados nesses encaixes. Os tipos de slots mais conhecidos atualmente so o PCI (Peripheral Component Interconnect), o AGP (Accelerated Graphics Port), o CNR (Communications Network Riser) e o PCI Express (PCI-E). As placas-me mais antigas apresentavam ainda o slot ISA (Industry Standard Architecture). Item D - Plug de alimentao O item D mostra o local onde deve-se encaixar o cabo da fonte que leva energia eltrica placa-me. Para isso, tanto a placa-me como a fonte de alimentao devem ser do mesmo tipo. Existem, atualmente, dois padres para isso: o ATX e o AT (este ltimo saiu de linha, mas ainda utilizado). A placa-me da foto usa o padro ATX. importante frisar que a placa-me sozinha consegue alimentar o processador, as memrias e a grande maioria dos dispositivos encaixados nos slots. No entanto, HDs, unidades de CD e DVD, drive de disquete e cooler (um tipo de ventilador acoplado ao processador que serve para manter sua temperatura em limites aceitveis de uso) devem receber conectores individuais de energia. Item E - Conectores IDE e drive de disquete O item E2 mostra as entradas padro IDE (Intergrated Drive Electronics) onde devem ser encaixados os cabos que ligam HDs e unidades de CD/DVD placa-me. Esses cabos, chamados de "flat cables", podem ser de 40 vias ou 80 vias (grossamente falando, cada via seria um "fiozinho"), sendo este ltimo mais eficiente. Cada cabo pode suportar at dois HDs ou unidades de CD/DVD, totalizando at quatro dispositivos nas entradas IDE. Existe tambm, um tipo de HD que no segue o padro IDE, mas sim o SATA (Serial ATA), como mostra a figura a seguir.

Item F - BIOS e bateria

O item F2 aponta para o chip Flash-ROM e o F1, para a bateria que o alimenta. Esse chip contm um pequeno software chamado BIOS (Basic Input Output System), que responsvel por controlar o uso do hardware do computador e manter as informaes relativas hora e data. Cabe ao BIOS, por exemplo, emitir uma mensagem de erro quando o teclado no est conectado. Na verdade, quando isso ocorre, o BIOS est trabalhando em conjunto com o Post, um software que testa os componentes de hardware aps o computador ser ligado. Atravs de uma interface denominada Setup, tambm presente na Flash-ROM, possvel alterar configuraes de hardware, como velocidade do processador, deteco de discos rgidos, desativao de portas USB, etc. Como mostra a imagem abaixo, placas-me antigas usavam um chip maior para o BIOS.

Item G - Conectores de teclado, mouse, USB, impressora e outros O item G aponta para a parte onde ficam localizadas as entradas para a conexo do mouse (tanto serial, quanto PS/2), teclado, portas USB, porta paralela (usada principalmente por impressoras), alm de outros que so disponibilizados conforme o modelo da placa-me. Esses itens ficam posicionados de forma que, quando a motherboard for instalada em um gabinete, tais entradas fiquem imediatamente acessveis pela parte traseira deste. A imagem abaixo mostra um outro modelo de placa-me da Soyo, a SY-P4VGM, desenvolvida para o processador Intel Pentium 4, que exibe esses conectores atravs de outro ngulo:

A disposio de entradas vista acima semelhante em toda placa-me que segue o padro ATX. No antigo padro AT, esse posicionamento de outra forma e alguns conectores so diferentes. H - Furos de encaixe Para evitar danos, a placa-me deve ser devidamente presa ao gabinete. Isso feito atravs de furos (item H) que permitem o encaixe de espaadores e parafusos. Para isso, necessrio que a placa-me seja do mesmo padro do gabinete. Se este for AT, a placa-me dever tambm ser AT. Se for ATX (o padro atual), a motherboard tambm dever ser, do contrrio o posicionamento dos locais de encaixe sero diferentes para a placa-me e para o gabinete. I - Chipset

O chipset um chip responsvel pelo controle de uma srie de itens da placa-me, como acesso memria, barramentos e outros. Principalmente nas placas-me atuais, bastante comum que existam dois chips para esses controles: Ponte Sul (I1) e Ponte Norte (I2): I1 - Ponte Sul (South Bridge): este geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada e sada, como as interfaces IDE ou SATA. Placas-me que possuem som onboard (visto adiante), podem incluir o controle desse dispositivo tambm na Ponte Sul; I2 - Ponte Norte (North Bridge): este chip faz um trabalho "mais pesado" e, por isso, geralmente requer um dissipador de calor para no esquentar muito. Repare que na foto da placa-me em que esse chip apontado, ele, na verdade, est debaixo de uma estrutura metlica. Essa pea dissipador. Cabe Ponte Norte as tarefas de controle do FSB (Front Side Bus - velocidade na qual o processador se comunica com a memria e com componentes da placa-me), da freqncia de operao da memria, do barramento AGP, etc. Os chipsets no so desenvolvidos pelas fabricantes das placas-me e sim por empresas como VIA Technologies, SiS e Intel (esta uma exceo, j que fabrica motherboards tambm). Assim sendo, comum encontrar um mesmo chipset em modelos concorrentes de placa-me.

I3 DISSIPADOR DE CALOR

Placas-me onboard "Onboard" o termo empregado para distinguir placas-me que possuem um ou mais dispositivos de expanso integrados. Por exemplo, h modelos que tm placa de vdeo, placa de som, modem ou placa de rede na prpria placa-me. A motherboard estudada neste artigo possui placa de som (C-Media CMI9761A 6-channel) e placa de rede (VIA VT6103 10/100 Mbps Ethernet) integradas, ou melhor, onboard. Por esta razo, os conectores desses dispositivos ficam juntos s entradas mostradas no item G, visto anteriormente. A vantagem de se utilizar modelos onboard a reduo de custo do computador, uma vez que deixa-se de comprar determinados dispositivos porque estes j esto includos na placa-me. No entanto, necessrio ter cuidado: quanto mais itens onboard uma placa-me tiver, mais o desempenho do computador ser comprometido. Isso porque o processador acaba tendo que executar as tarefas dos dispositivos integrados. Na maioria dos casos, placas de som e rede onboard no influenciam significantemente no desempenho, mas placas de vdeo e modems sim. As placas de vdeo, mesmo os modelos mais simples, possuem um chip grfico que responsvel pela gerao de imagens. Este, por sua vez, requer memria para tal, principalmente quando trata imagens em 3D. Uma placa de vdeo onboard, mesmo quando acompanhada de um chip grfico integrado, acaba "tomando ateno" do processador, alm de usar parte da memria RAM. Se um computador comprado para uso em uma loja ou em alguma aplicao que no requer muito desempenho, a compra de um computador com placa-me onboard pode ser vivel. No entanto, quem deseja uma mquina para jogos e aplicaes mais pesadas deve pensar seriamente em adquirir uma placa-me "offboard", isto , com nenhum item integrado, ou no mximo, com placa de som ou rede onboard. Finalizando Existe uma srie de empresas que fabricam placas-me. As marcas mais conhecidas so: Asus, Abit, Gigabyte, Soyo, PC Chips, MSI, Intel e ECS. Apesar da maioria dessas fabricantes disponibilizarem bons produtos, recomendvel pesquisar sobre um modelo de seu interesse para conhecer suas vantagens e desvantagens. Para isso, basta digitar o nome do modelo em sites de busca. Geralmente, o resultado mostra fruns de discusso onde os participantes debatem sobre a placa-me em questo. A pesquisa vale a pena, afinal, a placa-me um item de importncia extrema ao computador.

Antes de tudo resolvi comear pela raiz da questo, o cara que idealizou a base de toda computao atual, criou o modelo de arquitetura que at hoje usada. Um dos caras do passado que estava anos luz a frente do conhecimento humano.

Obs.: MATERIAL EXTRA (NO ESTUDAR)


John Von Neumann
John Von Neumann (Neumann Jnos) (28 de Dezembro de 1903 8 de Fevereiro de 1957) foi um matemtico hngaro de origem judaica, naturalizado americano nos anos 30 do sculo XX, que desenvolveu importantes contribuies em Mecnica Quntica, Teoria dos conjuntos, Cincia da Computao, Economia, Teoria dos Jogos e praticamente todas as reas da Matemtica. Faleceu no dia 8 de Fevereiro de 1957, vtima de um tumor no crebro. Um dos amigos dele chegou a dizer que Von Neumann morreu frustrado por saber que j no podia pensar mais. Foi tambm professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC.

Juventude
O mais velho de trs crianas, von Neumann nasceu com o nome de Neumann Jnos Lajos Margittai em Budapeste, filho de Neumann Miksa (Max Neumann), um advogado que trabalhava num banco, e Kann Margit (Margaret Kann). Com apenas trs anos de idade j conseguia decorar a maior parte dos nmeros de telefones de quase todos membros da sua famlia e com seis anos contava piadas em grego ao pai.

Projeto de computador
John von Neumann formalizou o projeto lgico de um computador. Em sua proposta, Von Neumann sugeriu que as instrues fossem armazenadas na memria do computador. At ento elas eram lidas de cartes perfurados e executadas, uma a uma. Armazen-las na memria, para ento execut-las, tornaria o computador mais rpido, j que, no momento da execuo, as instrues seriam obtidas com rapidez eletrnica. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann. Esse modelo define um computador seqencial digital em que o processamento das informaes feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinstico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta). Abaixo o modelo criado por ele.

O que Arquitetura de Computadores??? A arquitetura de computadores a teoria por detrs do desenho de um computador. Da mesma maneira que um arquiteto de edifcios define os princpios e os objetivos de um projeto de edificao como base dos projetos do projetista, assim tambm um arquiteto de computadores o faz, definindo a base das especificaes

do desenho do sistema. A Arquitetura de computadores pode tambm ser definida como a estrutura e a organizao dos hardwares e se refere ao funcionamento interno do computador, como est organizada e arranjada a parte no vista pelo usurio de computador. Organizar e dispor componentes para um fim especfico. Ex: PC para Gamer PC para Artes Grficas PC para Edio de vdeos. Previso do tempo. O assunto muito extenso ento resolvi falar o que realmente importa. Lets Go! Componentes bsicos para funcionamento de uma mquina computacional (computador).

Dispositivos de I/O Barramentos Processador Memria

1 Dispositivos de I/O Dispositivos de I/O so os dispositivos de entrada e sada de dados de uma mquina computacional. I/O (INPUT-OUTPUT). Dispositivos de Entrada: Microfone, teclado, mouse, Tela Sensvel ao toque, Scanner, Leitor de cdigo de barras, Celular, Pendrive, Mquina fotogrfica digital, Webcam, joysticks e outros acessorios de jogos. Dispositivos de Sada: Monitor, caixas de som, impressora. As interfaces de entrada e sada so responsveis pela conexo entre as vrias partes de um sistema computacional baseado na arquitetura de Von-Neumann. Esta interface responsvel por conectar fisicamente o processador e a memria do sistema ao barramento, tornando-se o terceiro elemento do sistema computacional proposto.

2- Barramento
Em cincia da computao barramento um conjunto de linhas de comunicao que permitem a interligao entre dispositivos, como o CPU, a memria e outros perifricos. Tambm conhecido com FBS (Front Side Bus). So aqueles amontoados de linhas douradas, que existe na placa me, quem j abriu uma CPU, j deve ter visto. Esses fios esto divididos em trs conjuntos:

Via de dados: onde trafegam os dados; Via de endereos: onde trafegam os endereos; Via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

O desempenho do barramento medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potncias de 2:

8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.

Tambm pela velocidade da transmisso medida em bps (bits por segundo), por exemplo:

2.2 Tipos de Barramento Barramento do processador O Barramento do Processador utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes da estrutura computacional. Atualmente, os barramentos, principalmente dos processadores(os de tranferncia de dados) tm sido bastante aprimorados com o objetivo de melhor desenvoltura, ou seja, maior velocidade de processamentos de dados.

Barramento de cache Barramento de Cache em organizaes de computadores mais recentes, um barramento dedicado para acesso memria cache do computador.

Barramento de memria Barramento de Memria responsvel pela conexo da memria principal ao processador. um barramento de alta velocidade que varia de micro desktop atual 2gb/633Mhz.

Barramento de entrada e sada O Barramento de Entrada e Sada (I/O ou E/S) um conjunto de circuitos e linhas de comunicao que se ligam ao resto do PC com a finalidade de possibilitar a expanso de perifricos e a instalao de novas placas no PC. Permitem a conexo de dispositivos como:

Placa grfica Rede Placa de Som Mouse Teclado Modem etc

So exemplos de Barramentos de Entrada e Sada:


AGP AMR EISA FireWire IrDA ISA MCA PCI PCI Express Pipeline VESA Local Bus USB PS/2

Barramento de dados O Barramento de Dados responsvel por transferir dados extremamente importantes como, por exemplo: CPE por Kernel com S.O e as informaes contidas nos perifricos de entrada de um computador para serem manipuladas no processador.

Repare nos barramentos dourados, em algumas placas pratedo. Enjoy! Prximo post(Processador e memria). Adriano Sabe a diferena entre referncia bibliogrfica e Bibliografia?

Referncia em que voc se baseou para escrever algo parecido. Bibliografica exatamente de onde voc copiou. Unidade 1: Fundamentos 1 - Introduo ao Computador Conceitos bsicos e Terminologias

O computador uma mquina eletrnica capaz de realizar uma grande variedade de tarefas com alta velocidade e preciso, desde que receba as instrues adequadas. o As tarefas so realizadas a traves da execuo de operaes lgicas /aritmticas e tomada de decises. o As instrues adequadas constituem os programas que dirigem o funcionamento do computador. Computador = parte fsica (hardware) + parte lgica (software). o Hardware o conjunto de todos os elementos fsicos que compe o computador (o equipamento propriamente dito). o Software o conjunto de instrues que controla e orienta (instrui) o computador para execuo de tarefas. Toda mquina um sistema. O que um sistema? o Sistema um conjunto de componentes que realiza as seguintes funes:

Organizao e funcionamento do computador

Sistema de computao realiza processamento eletrnico de dados. o Um sistema de computao tambm realiza as trs funes bsicas: entrada, processamento e sada. o A entrada de um sistema de computao corresponde ao conjunto dos dados necessrios para a realizao de uma tarefa. o O processamento refere-se s modificaes realizadas sobre os dados de entrada e elaborao dos resultados. o A sada corresponde ao conjunto de dados resultantes obtidos. Um sistema de computao est organizado em 2 componentes: o hardware e o software. o HARDWARE - a parte fsica que est dividida em 5 partes funcionais: unidades de entrada, unidades de sada, memria principal, memria secundria e unidade central de processamento (UCP). A UCP (ou processador) composta da unidade de controle (UC) e da unidade lgica e aritmtica (ULA). o SOFTWARE: o conjunto de programas O software classificado em dois tipos: o software aplicativo e o software bsico.

Por dentro do computador: hardware

Os componentes de hardware interligam-se placa-me, como mostra a figura a seguir:

Unidades de entrada: permitem a recepo de dados e programas pelo computador, obtendo as informaes atravs dos diversos dispositivos de entrada (input devices). o Dispositivos de entrada mais conhecidos: teclado e mouse. Unidades de sada: permitem a exportao de dados do computador, enviando as informaes para os dispositivos de sada (output devices). o Dispositivos de sada mais conhecidos: monitor e impressora. Memria principal: armazena os dados e programas enquanto esto sendo processados; armazena os dados intermedirios resultantes das operaes lgicas e aritmticas todos os dados que entram e que saem do computador passam pela memria principal. Unidade Central de Processamento UCP (ou Processador): contm a inteligncia da mquina; realiza clculos, operaes lgicas, toma decises e coordena as aes das outras partes funcionais. o A UCP (ou processador) composta da unidade de controle (UC) e da unidade lgica e aritmtica (ULA). Memria secundria: armazena as informaes que no esto sendo usadas ativamente por outros dispositivos; possui grande capacidade de armazenamento. o A memria secundria tambm chamada de memria auxiliar, funcionando como meio de armazenamento permanente de informaes (dados/programas) no computador. o Exemplos: disco rgido (HD), unidade de disquetes, unidade de CD-ROM, etc. A figura a seguir descreve a comunicao entre os componentes de hardware do computador:

Conhecendo um pouco mais sobre o sistema de processamento MP/Processador A memria principal (MP):

Funo da memria principal (MP) armazenar os programas e dados temporariamente, enquanto esto sendo processados.

importante lembrar que um programa s ser executado pelo processador se estiver armazenado na MP, juntamente com seus respectivos dados. A MP comumente chamada de RAM (Random Access Memory - Memria de Acesso Aleatrio). A localizao de informaes na MP feita a partir de endereos associados rea da memria onde tais informaes foram gravadas. A MP organizada como um conjunto de clulas (reas de memria), onde cada clula identificada por um endereo nico e armazena dados ou instrues de programas. A MP pode ser de dois tipos (quanto s operaes suportadas): 1. RAM de leitura/escrita - a memria de trabalho do processador (normalmente referenciada como memria RAM). Esta memria RAM voltil, isto significa que quando o computador desligado ou reinicializado, as informaes na MP desaparecem. RAM s de leitura - memria utilizada para guardar informaes sobre a inicializao do computador (normalmente referenciada como memria ROM - Read Only Memory). Quando desligamos o computador o que est armazenado na memria ROM, permanece.

2.

O computador uma mquina digital binria: s trabalha com dois digitos: 0 e 1 (chamados de bits binary digits). o Toda informao manipulada pela mquina representada internamente como um conjunto de 0s e 1s. o O caractere a menor informao que precisamos representar internamente e um bit no suficiente para tal. Assim, utiliza-se o byte (um conjunto de 8 bits). o 1 byte corresponde ao espao de memria necessrio para guardar 1 caractere, portanto, pode ser definido como a menor unidade de informao enderevel da memria. A capacidade de armazenamento da MP medida em bytes. Mais especificamente, em termos dos mltiplos do byte: Kbyte (210 bytes), Mbyte (220 bytes), etc. Exemplos: 32 Mbyte, 64 Mbyte...

O processador (UCP):

A unidade central de processamento (UCP) ou processador tambm conhecida como CPU (Central Processing Unit) e sua funo controlar o funcionamento do computador e a execuo de programas. Mais especificamente, a CPU responsvel pela entrada de dados, sada de resultados, clculos, comparaes, tomada de decises, emisso de sinais de controle para controlar o processamento do computador e a comunicao entre este e os seus perifricos (dispositivos de entrada e sada) Principais componentes da CPU: o Unidade de Controle (UC) a parte coordenadora do computador, responsvel pela superviso do funcionamento das demais partes (componentes funcionais) do computador. A UC analisa e interpreta cada instruo de programa e ordena a cada parte funcional envolvida que execute sua tarefa na execuo daquela instruo. o Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) responsvel pelas funes de processamento, ou seja, execuo das instrues - executa operaes aritmticas (clculos), comparaes entre itens da memria, movimentos de dados na memria, tomada de decises, etc.

Para executar uma instruo, a CPU realiza as seguintes operaes que caracterizam o ciclo de instruo:

Todo computador possui um relgio (system clock), que utilizado para cronometrar as operaes realizadas pelo processador, ou seja definir o tempo de incio da execuo de cada instruo. A velocidade de processamento depende da velocidade do relgio (clocks) o Cada operao de processamento demora um ciclo de relgio para ser executada.

o o o o

Hertz (Hz) uma medida de ciclos de relgio por segundo. Mhertz (MHz) significa "milhes de ciclos por segundo". Ghertz (MHz) significa "bilhes de ciclos por segundo". Hoje, os computadores operam em velocidades superiores a 1 GHz.

Por dentro do computador: Software

" o software que d vida mquina". o Os programas que compem o software da mquina so instrues eletrnicas que informam ao computador como realizar determinadas tarefas. Existem duas classes de software: o Software bsico. o Software aplicativo. Os programas aplicativos se concentram na soluo de algum tipo de problema especfico, utilizando o computador como ferramenta (o foco est na aplicao). o exemplos: jogos, planilhas eletrnicas e aplicaes grficas. O software bsico tm como objetivo possibilitar a operao e o uso do computador, seja qual for a aplicao (o foco est na mquina) o software bsico se concentra na necessidades gerais de grande parte dos usurios. o exemplos: sistemas operacionais, compiladores, editores de texto,

Chipset, a identidade da placa-me


por dupont_ Ter Jan 15, 2008 9:26 am
Este um artigo que escrevi para o portal de e-sport www.everplay.com.br h algumas semanas, resolvi publica-lo tambm no forumpcs. Chipset, a identidade da placa-me Quando se compra um novo micro, esse um detalhe que passa despercebido pela grande maioria dos usurios, mas um um ponto muito importante na configurao do PC. Basicamente, quando vai comprar, o usurio no se preocupa com o chipset de sua placa-me, apenas com o processador, memria e no nosso caso (gamers), com a placa de vdeo. O chipset um detalhe muito importante, pois ele que controla todos esses dispositivos. O Chipset (significa grupo de chips) o crebro da placa-me, ele controla praticamente todo o hardware do PC. Geralmente uma placa-me possui seu chipset dividido em duas partes: "ponte norte" (north bridge) e "ponte sul" (south bridge). Veja a seguir as funes de cada uma dessas divises: Ponte Norte O chip ponte norte tambm chamado de MCH (Memory Controller Hub) conectado diretamente ao processador e possui as seguintes funes: Controlador de Memria; Controlador do barramento AGP (se disponvel); Controlador do barramento PCI Express x16 (se disponvel); Interface para transferncia de dados com a ponte sul. Vale ressaltar que para processadores da AMD, como o caso dos diversos modelos de Athlon 64, o controlador de memria est localizado no prprio processador, e no na ponte norte. Ponte Sul O chipset da ponte sul, tambm chamado ICH (I/O Controller Hub) conectado ponte norte e sua funo basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e sada. Ela controla: Discos Rgidos (IDE ou SATA); Portas USB; Som on-board;

Rede on-board; Barramento PCI; Barramento PCI Express (se disponvel); Barramento ISA (se disponvel); Relgio de Tempo Real (RTC); Memria de configurao (CMOS); A ponte sul tambm conectada a dois outros chips disponveis na placa-me: o chip de memria ROM, mais conhecido como BIOS, e o chip Super I/O, que o responsvel por controlar dispositivos antigos como portas seriais, porta paralela e unidade de disquete. Desempenho Mas no que isso tudo influencia no desempenho do meu sistema? Em PCs equipados com processadores Intel a ponte norte importantssima, pois o processador no acessa diretamente a memria RAM ou a placa de vdeo. A ponte norte funciona como intermedirio no acesso do processador a estes dispositivos. Por causa disso, a ponte norte tem influncia direta no desempenho do micro. Se um chip de ponte norte tem um controlador de memria melhor do que outro, o desempenho geral do micro ser melhor. Isto explica o motivo pelo qual duas placas-me voltadas para um mesmo processador, Core2Duo por exemplo, podem obter grandes diferenas no desempenho. Como o controlador de memria est na ponte norte, este chip que limita o tipo e a quantidade mxima de memria que voc pode instalar no seu micro. Como citei antes nos processadores AMD o controlador de memria est integrado no prprio processador, por isso quase no existe diferena de desempenho neste tipo de placa-me, nem diferena entre os tipos e as quantidades mximas de memria que podem ser utilizadas. Porm existem diferenas nas placas-me, dependendo do modelo ou fabricante, onde em algumas placas temos mais slots para memria do que em outras, ou a voltagem de alimentao das memrias diferente. J a ponte sul tem influncia no desempenho do disco rgido, este componente no to crucial no que se refere ao desempenho geral do micro quanto o controlador de memria. Entretanto, a ponte sul tem mais a influencia as funcionalidades da placa-me tais como: Quantidade/velocidade das portas USB; Quantidade/tipo (IDE ou SATA) das portas dos discos rgidos/ticos que sua placa-me possui; O som on-board, sua qualidade, resposta, nmero de conectores de tipo analgico/coaxial; A rede on-board, nmero de conectores e sua velocidade.

Exemplos Agora vou dar exemplos de alguns chipsets, eu escolhi 2 chipsets, um da plataforma AMD e outro da Intel. Ambos tem um timo desempenho, so solues intermedirias, e o valor das placas me equipadas com eles praticamente igual (entre U$85 e U$90). So eles: Intel P35 Placas-me equipadas com esse chipset geralmente Suportam os processadores Quad-core / Core 2 Extreme / Core 2 Duo / Pentium da Intel Suportam FSB 1333 ou 1066MHz Suportam at 8GB de Memria RAM DD2 800 ou 1066 em Dual Channel Possuem at 3 Slots PCI Express Possuem geralmente 3 slots PCI (sendo dois deles 16X) Possuem 1 conector IDE Possuem 6 conectores SATA Possuem Audio On-board de 8 Canais, com um bom codec (varia de acordo com o fabricante da placa) Possuem rede Gigabit

You might also like