You are on page 1of 60

Agitao e Propaganda - 1

Agitao e Propaganda no Processo deTransformao Social

Coletivos de Comunicao, Cultura e Juventude da Via Campesina

Agitao e Propaganda - 2

Expediente
A cartilha Agitao e Propaganda no processo de transformao social uma publicao do Coletivos de Comunicao, Cultura e Juventude da Via Campesina.

Contatos: Alameda Baro de Limeira, 1232 01202-002 So Paulo - SP Telefax: (11) 3361-3866 Correio eletrnico: cultura@mst.org.br / juventude@mst.org.br /viacampesinabrasil@gmail.com

junho de 2007

Agitao e Propaganda - 3

Sumrio
Apresentao ................................................................................................................................................ 05 Introduo .................................................................................................................................................... 07 I. Agitao e propaganda no processo de transformao social ........................................................... 09 II. Aprenda com seu adversrio! ............................................................................................................... 27 III. Poemas de Bertolt Brecht .................................................................................................................... 31 Dias da Comuna .................................................................................................................................. 32 Quem se defende ................................................................................................................................. 33 Aos que hesitam ................................................................................................................................... 34 Soube que vocs nada querem aprender ........................................................................................... 35 No desperdicem um s pensamento .............................................................................................. 35 Sobre a atitude crtica ........................................................................................................................... 37 O governo como artista ...................................................................................................................... 37 IV. Registro de um agitador ...................................................................................................................... 39 V. Intervenes de agitprop ....................................................................................................................... 47 Eldorado dos Carajs ............................................................................................................................ 48 A luta do campons contra o agronegcio .......................................................................................... 52

Agitao e Propaganda - 4

Agitao e Propaganda - 5

Apresentao
Este caderno se insere num programa estratgico de formao poltica de massa, voltado para a juventude do campo e da cidade, tendo como horizonte a prxis revolucionria. Queremos que os militantes tenham acesso ao estudo e ao conhecimento. Ele fruto da construo coletiva de movimentos sociais de massa de esquerda ligados Via Campesina, que vm acumulando experincia com diversas tticas de agitao e propaganda desde a redemocratizao do pas. Os materiais para estudo aqui reunidos visam fazer a conexo com a experincia histrica da agitao e propaganda, e nos situar no processo, de acordo com o pressuposto de que para ns, militantes de movimentos sociais de massa, s faz sentido fazermos uso da agitao e propaganda se tivermos como meta a transformao do processo social, econmico, poltico e ideolgico.

Agitao e Propaganda - 6

O texto cuja provvel autoria de Max Valentim, escrito no calor da hora das aes de resistncia ao nazismo e social-democracia desencadeadas na dcada de 1930 nos informa do alto nvel de exigncia poltica e esttica requerido dos grupos de agitao e propaganda daquele perodo, e de extremo interesse para os agitadores de hoje porque muitos dos impasses apontados pelo autor esto presentes nas aes que as brigadas ou coletivos de agitao e propaganda realizam atualmente. Os poemas de Brecht foram includos no como regra esttica para produo potica, mas como evidncia concreta que a matria da luta de classes matria para a poesia, e que a agitao poltica depende tambm de um tratamento esttico apurado. O texto Relato de um agitador resultado do esforo de sistematizao de um militante que pde acumular experincia como agitador na tarefa de fazer exposio e debates sobre os motivos da luta pela reforma agrria no Brasil, na vspera da Marcha Nacional de 2005: esse texto ilustra bem como a experincia prtica areja a teoria e de fundamental importncia para a constante re-elaborao dos mtodos de formao de agitadores e para a criao e adaptao das tticas de agitao e propaganda. Duas intervenes de agitao e propaganda realizadas pelos coletivos do MST so apresentadas. Uma sobre Eldorado dos Carajs, preparada por ocasio dos 10 anos do massacre. A segunda, intitulada A luta do campons contra o agronegcio, resultado de um longo processo de oficinas realizadas em diversas regies, aborda as contradies e o confronto com o modelo do agronegcio no Brasil. Portanto, com a iniciativa de produo desse caderno nossa inteno colocar na pauta dos debates sobre estratgia poltica e formao de militantes o mtodo de agitao e propaganda, e o conjunto de suas tticas. Desejamos um timo estudo dos textos a seguir. Coletivos de comunicao, cultura e juventude.

Agitao e Propaganda - 7

Introduo
A publicao do caderno Agitao e propaganda no processo de transformao social tem sentidos simblicos de ordem poltica e cultural que merecem ser ressaltados de incio. Est em jogo a recuperao histrica de uma expresso que comporta complexas experincias desenvolvidas pelos trabalhadores nos campos de batalha da luta de classes, ou seja, est em jogo a reativao, em perspectiva crtica, da memria dos embates polticos e estticos da classe trabalhadora no sculo passado. A retomada consciente das aes de agitao e propaganda nesse contexto conseqncia das circunstncias regressivas do processo social em curso: flexibilizao das leis trabalhistas, aumento progressivo do mercado de trabalho informal, recorde de lucro do capital financeiro, investimento prioritrio do Estado em setores voltados para exportao, coordenados por empresas transnacionais, unio

Agitao e Propaganda - 8

do latifndio com o agronegcio, precarizao do sistema educacional e dessolidarizao generalizada. O confronto de classes no Brasil determinado por caractersticas objetivas da dinmica do capital em reas perifricas. Dentre elas a concentrao de terras e a discriminao scio-racial heranas vivas do regime escravocrata configuram uma espcie de mapa da desigualdade brasileira. Guardadas as diferenas de poca do desenvolvimento tecnolgico e das formas de dominao podemos dizer que a desigualdade social e acumulao de capital tm semelhanas histricas com o contexto em que os mtodos e tticas de agitao e propaganda foram elaborados, conforme estratgias de partidos e organizaes sociais. O que est em jogo nesse panorama, nada animador, a prpria perspectiva de futuro, das pessoas ao planeta, e do planeta s pessoas. A perspectiva de construo de um projeto popular, livre e soberano para o pas uma bandeira de luta que tem conseguido aglutinar foras sociais do campo e da cidade. Mas para que essa bandeira possa tornar-se uma alternativa concreta ao futuro do pas, ser necessrio que as classes populares possam tornar-se protagonistas da arena poltica, econmica e cultural, e nesse sentido a agitao e propaganda tem muito a contribuir.

Agitao e Propaganda - 9

I. Agitao e propaganda no processo de transformao social

Na luta de classes todas as armas so boas: pedras, noites, poemas. Paulo Leminski

Agitao e Propaganda - 10

Neste momento, de ao articulada entre os diversos segmentos da juventude brasileira interessada na transformao da estrutura social, poltica e econmica do pas, consideramos pertinente retomar o debate sobre as possibilidades da agitao e propaganda como ttica a ser utilizada em funo de nossa estratgia. 1. O que agitao e propaganda? A agitao e propaganda um conjunto de mtodos e formas que podem ser utilizados como ttica de agitao, denncia e fomento indignao das classes populares e politizao de massas em processos de transformao social. Segundo fontes de pesquisa (GARCIA, 1990) a expresso agitao e propaganda foi criada pelos revolucionrios russos, para designar as diversas formas de fazer agitao de massas e ao mesmo tempo divulgar os projetos polticos da revoluo. Agitprop o termo que sintetiza a expresso agitao e propaganda. Esse termo foi disseminado por diversos pases, bem como as experincias dos grupos, brigadas ou coletivos de agitadores e propagandistas. 2. Origens A Rssia pr-revolucionria de 1917 era o pas de maior extenso territorial do mundo e com grande ndice de analfabetismo nas classes populares. Para poder organizar os trabalhadores urbanos, camponeses e soldados (que estavam nas frentes de batalha), o Partido Bolchevique organizava duplas e brigadas de agitadores e propagandistas. Nesta poca, o marxista russo Plekhanov chegou a definir agitao como uma idia que inculcada em muitas pessoas e propaganda como muitas idias que so trabalhadas para poucas pessoas. Com a tomada do poder em Outubro de 1917 o acontecimento da revoluo tinha que ser informado por todo o territrio, e era fundamental combater a contra-revoluo.

Agitao e Propaganda - 11

A tomada do Palcio de Inverno, 1920. Ao mesmo tempo reconstruo histrica e alegrica da revoluo, a tomada do Palcio de Inverno condensa a poltica cultural de mobilizao e envolvimento das massas de sovits em sua fase agitatria. A interveno, na Praa do Palcio de Inverno, contou com 150 mil expectadores e com mais de seis mil atores que haviam participado dos combates de 1917.

Com estes objetivos, grupos de soldados do exrcito vermelho, de estudantes e de artistas se empenharam na inveno, desenvolvimento ou aprimoramento de uma srie de tcnicas de agitprop, fazendo uso das mais diversas linguagens como o cinema, o teatro, a msica, o jornalismo, a retrica, as artes plsticas e meios, como o trem de agitprop, que levava em cada vago uma forma distinta de agitao e propaganda: banda de msica, grupo de teatro, equipamento de cinema para exibio e filmagem, militantes para fazer discursos polticos, vago biblioteca, etc.

Agitao e Propaganda - 12

3. Meios, instrumentos e formas de agitprop Cada movimento e organizao produziu seus mtodos e formas, de acordo com as demandas que se apresentaram ou se apresentam no contexto histrico em que atuaram, ou atuam. H mtodos e formas que ressurgem depois de longo tempo, como o caso do teatro jornal, desenvolvido pelos agitadores russos e exportado para a Alemanha e os Estados Unidos, e mais de meio sculo depois reinventado por Augusto Boal em sua metodologia do Teatro do Oprimido, no contexto de resistncia s ditaduras latino-americanas. O importante que no h mtodos e formas fixas. Cada novo momento pode demandar a inveno de novas formas, ou a recuperao de mtodos antigos. Tudo depende do contexto, da estratgia definida pela organizao, das condies de atuao e da criatividade das brigadas de agitprop. Relacionamos abaixo alguns dos principais meios, instrumentos e formas de agitprop que j foram desenvolvidos em processos de luta: a - Discurso (palavra/oratria): comcios relmpagos, palestras, falas em atos pblicos... b - Publicaes impressas: panfleto, jornal, mural, revista, livro. c - Artes Plsticas: pichaes, grafitagem, muralismo, painelismo, faixas, cartazes, fotografia, estncil, ... d - Teatro: teatro jornal, teatro frum, teatro invisvel, teatro procisso, teatro de rua... e - Msica e poesia: corais, saraus, festivais, apresentaes de rua ou em rdios, etc. f - Indumentria/vestimenta: bons, camisetas, bandeiras, broches, etc. g - Produtos da Reforma Agrria.

Agitao e Propaganda - 13

h - Meios de comunicao de massa: rdio, cinema, televiso, jornal, internet... i - Manifestaes e passeatas. j - Carro de som. l - Mstica/Celebraes. m - Pedagogia do exemplo. n - Aes de massa. 4. Objetivos da agitao e propaganda neste momento histrico: a- Motivar a classe trabalhadora para se organizar, elevando o nvel de conscincia das massas. b - Estimular a luta social; reativar a noo de luta de classes. c - Deslegitimar o projeto da elite atacando seus pressupostos ideolgicos: a propriedade privada e o princpio da livre iniciativa. d - Expor a falsidade, o fracasso e a impossibilidade de realizao, neste sistema, das promessas da democracia burguesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 5. Agitprop e processos revolucionrios A ttica do agitprop deve ser planejada de acordo com a dinmica do processo social pelo qual o pas estiver passando. Por exemplo, em poca de descenso de massas a estratgia e as tticas so diferentes de pocas de reascenso. Ou seja: o agitprop de antes da revoluo diferente daquele realizado em etapa posterior. O registro histrico das experincias na Rssia, e posteriormente URSS, Alemanha, Frana, EUA, indica trs fases do desenvolvimento das experincias de agitprop (COSTA, 1996):

Agitao e Propaganda - 14

a - Grupos de artistas, intelectuais e estudantes organizam movimentos culturais visando a politizao das classes populares. b - Estgio de socializao dos meios de produo, que implica por sua vez, a alterao das relaes de produo. c - Interrupo das experincias, por meio de interveno do Estado. Exceo: no caso brasileiro, passamos do primeiro momento diretamente para o terceiro, pois o golpe militar de 1964 interrompeu o desenvolvimento do segundo estgio.

O trem de agitprop sovitico tinha uma equipe de comcio, um grupo de canto, de danas populares, um pianista, um projetor de cinema e filmes de carter revolucionrio, uma vitrola com discos dos sovits, uma orquestra, jornais e brochuras. Vrias formas de intervenes e agitaes.

Agitao e Propaganda - 15

6. Depois do golpe de 1964: agitprop como uma tarefa menor A imagem predominante que a esquerda brasileira tem sobre o trabalho de agitao e propaganda a tarefa de panfletagem em locais de grande movimentao e em reas de periferia urbana. Seria uma tarefa de divulgao das bandeiras de luta registradas em jornais e panfletos preparados para esse tipo de atividade. Nessa concepo, basta destacar militantes para a panfletagem e entre eles garantir a presena de um seleto grupo que tenha condies de conduzir um debate em escolas, comunidades de base, etc, quando isso for necessrio. No h formao especfica para a tarefa de agitprop, porque nessa conformao no h necessidade disso. Desta forma, a atividade da agitao e propaganda virou uma tarefa menor, uma tarefa para militantes novos e, principalmente, para a juventude, que era vista como mo-de-obra barata para este tipo de atividade. O que fica patente nesse tipo de proposta que h uma separao entre aqueles que formulam as reflexes e aqueles que as executam. No questionamos em nossa metodologia o sistema de diviso do trabalho que, ao dissociar teoria e prtica, aliena os militantes envolvidos no processo para a dimenso da totalidade da experincia. Do golpe de 1964 em diante, o domnio dos meios de produo da cultura permanece monopolizado nas mos da elite e de fraes da classe mdia. Ao mesmo tempo em que os militares destruram os ento recentes e promissores vnculos por meio dos quais se operava um processo de transferncia dos meios de produo de tcnicas e linguagens artsticas aos camponeses e operrios, o regime dos fuzis incentivou a criao de um sistema nacional de televiso do qual o maior expoente foi a Rede Globo. O objetivo era respaldar esteticamente o projeto de modernizao conservadora do pas, por meio da imposio de uma imagem de desenvolvimento, progresso e integrao da nao, com a qual os militares e a elite nacional pretenderam justificar seu predomnio brutal no poder.

Agitao e Propaganda - 16

Um dos efeitos da hegemonia burguesa no mbito da cultura, decorrente de sua dominao econmica e poltica, foi o apagamento da memria dos embates anteriores, em que movimentos como os Centros Populares de Cultura (CPCs), nascido em 1961, e o Movimento de Cultura Popular (MCP), que surgiu em 1959, ambos destrudos pelo golpe militar de 1964, articularam as esferas da cultura e da poltica de forma radical. A experincia de agitao e propaganda desses dois movimentos, que amadurecia a passos largos, compreendia a publicao de jornais, revistas, livros de poesia e msica, a gravao de discos, a organizao de festivais e de debates (BERLINCK, 1984). Ambos os movimentos operaram mudanas radicais na organizao da produo cultural brasileira, desde os temas, a pesquisa de formas, a incorporao do processo de construo coletiva de obras, a apresentao gratuita em comunidades rurais e bairros de periferia urbana, a realizao de oficinas de formao cultural em consonncia com a formao poltica, que naquela conjuntura no andavam dissociadas (COSTA, 1996).

O prdio da sede da UNE e do CPC em chamas. A experincia da socializao dos meios de produo cultural interrompida pelas armas.

Agitao e Propaganda - 17

Portanto, do golpe de 1964 em diante, prevalece o domnio dos meios de produo da cultura monopolizado nas mos da elite e de fraes da classe mdia. Esse fato deu novo flego ao antigo preconceito, inclusive em amplos setores da esquerda brasileira e, principalmente, manifestou-se como senso comum nas classes populares de que cultura coisa de rico. H objees contra o debate cultural no interior do movimento dos trabalhadores. Algumas nascem de um preconceito invertido: como a burguesia dificulta o acesso do trabalhador cultura, este sente que cultura coisa de burgueses. Outros dizem que a energia do movimento no deve ser desviada das questes polticas prioritrias. Outros enfim dizem que o povo j tem a sua cultura, e o que importa preserv-la e limp-la dos contrabandos da cultura burguesa e da modernizao (SCHWARZ, 1987, p. 83). Em suma, a idia de cultura e arte como mercadoria, como espetculo para diverso, a fatura que herdamos do golpe militar. Desde ento cultura e poltica, diverso e formao, entretenimento e crtica so vistos como coisas opostas. Naturaliza-se a idia de que o campo da esttica deve ser desvinculado da vida poltica efetiva, pois disso depende sua qualidade. E toda tentativa de direcionar a produo artstica e cultural para o rumo do engajamento, da interveno na realidade, interpretada como manobra autoritria, maniquesta, que atropela a dimenso subjetiva da criao artstica ao submet-la a demandas de ordem poltica. O golpe militar transformou a televiso no centro do sistema de produo de mercadorias culturais, em que o refinamento das tcnicas publicitrias estimula o consumo das mercadorias excedentes. Estas tcnicas expandem o desejo de consumir, e vendem uma imagem de nao em ascenso que no condiz com as mazelas do pas real (KEHL, 1986). A criao desse universo estetizado da realidade exige, inclusive, a apropriao indiscriminada de tcnicas artsticas sofisticadas, muitas das quais geradas em oposio ao capital.

Agitao e Propaganda - 18

Reduzir uma sociedade de 100 milhes de pessoas a um mercado de 25 milhes exige um processo cultural muito intenso, muito elaborado e muito sofisticado, muito rico, para manter, para fazer com que as pessoas aceitem ser parte de um pas fantasma, de um pas inexistente, de um pas sem problemas. (...) preciso embrutecer essa sociedade de uma forma que s se consegue com o refinamento dos meios de comunicao, dos meios de publicidade, com um certo paisagismo urbano que disfara a favela, que esconde as coisas. (...) A sociedade brasileira est sendo um pouco reduzida a isso: ambio individual da ascenso social como um valor supremo reduzido num setor muito pequeno (VIANA FILHO, 1999, p. 181). No curso deste processo, ainda em andamento, a via partidria da esquerda brasileira fez a opo majoritria pelo marketing poltico, de forte apelo emocional, pouca informao, ou contra-informao, e nenhuma pretenso de agitao das massas populares, para alm do voto. Essa via herdou em peso o preconceito em torno do agitprop, que o relega condio de subutilizao da ao isolada da panfletagem, a ponto inclusive de terceirizar esta tarefa, passando da militncia partidria para a militncia paga de trabalhadores informais e desempregados. Contudo, a via dos movimentos sociais de massa da esquerda brasileira manteve algumas aes de agitprop durante as ltimas dcadas, como por exemplo: as marchas e caminhadas, as aes pontuais dos produtos da reforma agrria em feiras, a tradio de painis, camisetas e bons das organizaes, a ao direta de ocupao de terras... No entanto, nem sempre essas aes tm o efeito pretendido de informao massiva, na medida em que a divulgao depende da filtragem dos meios de comunicao de massa, em posse da classe dominante, que em geral omite ou desvirtua as informaes.

Agitao e Propaganda - 19

Combate contra o imperialismo Na sede da UNE, tambm futura cede do CPC, em 1960 os estudantes organizam cartaz com apoio ao cubano Fidel Castro e enfrentamento ao governo Kubitchek, que saudava o presidente americano, em plena guerra fria. O CPC da UNE atuou ativamente em vrias frentes artsticas.

Agitao e Propaganda - 20

7. Qual o nosso estgio atual? O agitprop ressurge como demanda porque, via de regra, o problema de desinformao, analfabetizao e alienao que vigoravam no comeo do sculo XX ainda persistem, apenas com diferena na forma de organizao do poder. Isto , o monoplio dos meios de comunicao de massa no existia da mesma forma nas dcadas passadas, mas hoje ele um dos principais mantenedores da desinformao e alienao. Como ainda no possumos os meios de produo e divulgao de massa que nos permitam combater o padro hegemnico de representao da realidade, temos que seguir potencializando os mtodos de trabalho de base e agitao baseados no contato real dos militantes com a populao, inclusive porque o mtodo do trabalho de base vinculado a agitao e propaganda uma possibilidade que no foi apropriada pelas classes dominantes, com exceo do assdio de casa em casa que algumas religies de princpios conservadores utilizam como ttica para aliciar fiis. Mas, para que essa vantagem da posio corpo a corpo do trabalho de base surta efeitos de agitao e propaganda, no basta transmitirmos linearmente nossas informaes, pois para despertar a indignao preciso que mostremos a falsidade das promessas de democracia e universalidade da classe dominante, confrontandoas com nosso ponto de vista. No limite, a perspectiva de engajamento em torno de um projeto popular para o pas tem que se mostrar como uma alternativa superior alternativa da soluo individual, sustentada pelo princpio da livre iniciativa. 8. Agitprop e crtica radical Uma providncia fundamental nas aes de agitprop a articulao permanente entre elementos da conjuntura e da base estrutural do sistema a ser criticado. Nossa tarefa ligar a parte ao todo, fazer com que a partir dos

Agitao e Propaganda - 21

problemas imediatos e cotidianos se possa compreender o sistema e suas engrenagens. Pois se nossa perspectiva no melhorar, ajustar ou consertar o sistema, nosso dever erigir uma metodologia de formao de agitadores e agitadoras que os habilitem a formular estratgias, com o conjunto de suas organizaes, e tticas de ao cuja fora seja suficiente para abalar as estruturas de dominao, por meio de uma contraposio crtica que v raiz dos problemas, causando um efeito permanente de estranhamento das relaes de poder que a classe dominante naturalizou em sculos de sistemtica violncia do Estado contra a populao pobre. Se em solo brasileiro a falsidade do discurso da democracia burguesa est escancarada pela evidncia irrecusvel de que as promessas universais de liberdade, igualdade e fraternidade no escondem, ou justificam, o arbtrio da classe dominante, tarefa da agitao e propaganda implodir os conceitos estabelecidos pela grande imprensa, e agir no mbito da contra-hegemonia. Para isso, todos os meios e linguagens so vlidos. Alm das experincias em andamento, podemos criar novos formatos ou refuncionalizar antigos, fundindo formas, linguagens, tcnicas e meios.

Estncil produzido por militantes da Via Campesina utilizados em aes de denncia contra a Aracruz no Esprito Santo.

Agitao e Propaganda - 22

Por fim, atualmente contamos com os seguintes fatores que podem potencializar as aes de agitprop: a - A tecnologia nos deu condio de acesso aos meios de produo.O avano tecnolgico na produo de equipamentos de filmagem, edio e gravao audiovisuais e musicais tornou possvel a popularizao da produo de filmes, msicas, fotografias, etc. Isso significa que linguagens como o cinema e a televiso, at ento monopolizados pela elite, podero ser democratizadas, no mais apenas pela perspectiva do consumo. Alm disso, a tendncia que novas alternativas de democratizao da informao apaream em ritmo crescente, tambm como consequncia do desenvolvimento tecnolgico, o que facilitar a divulgao da produo. b - A construo de um calendrio comum de lutas entre movimentos sociais e centrais sindicais d organicidade para as aes de agitprop, pois elas passam a estar inseridas na vida poltica das organizaes, como ttica de ao contrahegemnica e fortalecimento do contato com a sociedade 9. A natureza poltica do trabalho de agitao e propaganda Existem pelo menos quatro condies que compem a natureza de nosso trabalho: a - O nvel de formao poltica da militncia envolvida no trabalho de agitao e propaganda, ou seja, a ideologia de classe. Um grupo de militantes pode no ter recursos financeiros para realizar o trabalho, mas a compreenso da necessidade poltica estimula os militantes a agir, a criar ou adaptar mtodos e formas, de acordo com as condies e meios possveis. A ideologia sustenta o trabalho nos perodos de descenso da luta de classes.

Agitao e Propaganda - 23

fundamental que tenhamos um processo permanente de formao e educao poltica das classes populares articulado com o trabalho de agitao e propaganda, e ligado ao processo de organicidade de cada movimento social, para que possamos ir alm do cumprimento de calendrios de luta e mobilizao. b - Entender que o trabalho de agitao e propaganda no um fim em si mesmo. parte fundamental do trabalho de base que todo militante social precisa exercitar permanentemente. O trabalho de base um desafio constante, e no pontual ou baseado numa data do calendrio de lutas. fundamental articular agitao e propaganda com a estratgia de trabalho de base. c - Todo trabalho de agitao e propaganda precisa, acima de tudo, cumprir com a misso de: elevar o nvel de conscincia da populao brasileira e incentivar a participao popular; provocar o questionamento sobre a democracia em que vivemos at onde o povo decide sobre as questes candentes da sociedade, como por exemplo, a privatizao da Vale do Rio Doce, o desmatamento da floresta amaznica, a transposio do rio So Francisco, etc? Nosso trabalho de agitao e propaganda parte do propsito de mudar a cultura de participao na vida poltica brasileira. Pois um povo s sujeito e arquiteto da prpria histria quando ajuda a tomar as grandes decises que dizem respeito ao futuro das prximas geraes. d - A prtica de valores humanistas, de solidariedade e socialistas. Sem a vivncia no cotidiano de novos valores, o trabalho de agitao e propaganda se torna vazio e no alcana os objetivos polticos que se prope.

Agitao e Propaganda - 24

10. Valores que devem ser cultivados por um agitador e propagandista do povo Um agitador e propagandista norteado por valores que o tornam diferente no meio da massa. A agitao e propaganda deve ser parte da vida do militante. Os valores fazem parte da natureza de sustentao do trabalho de agitao e propaganda. Apenas a tcnica da agitao e propaganda no permite que alcancemos a transformao social. Seguem abaixo exemplos de valores para desenvolvermos em nosso esprito militante: 1. Gostar de ser e estar no meio do povo. De ter abertura para aprender com o povo, com a comunidade, com as pessoas com as quais convive. 2. Ter sensibilidade poltica para perceber os momentos certos de atuar, recuar e avanar. A sensibilidade poltica nos permite ter a clareza de lidar com as contradies que aparecem, os imprevistos na lida com as pessoas. 3. Desenvolver a capacidade individual de fazer leitura e anlises da realidade local. Interpretar e interligar as questes do especfico com as grandes questes gerais da sociedade. Interpretar e identificar em cada local e realidade o que mais despertar a curiosidade das famlias, das pessoas. E partir da necessidade local para fazer o trabalho de agitao e propaganda. 4. Gostar de estudar e pesquisar. Um bom agitador e propagandista busca luz da histria e da cincia elementos para aprofundar e melhorar o trabalho. 5. Esprito de companheirismo, de solidariedade, de sacrifcio e do desprendimento dos bens materiais. Valor de criar esprito de coletividade. 6. A firmeza e a coerncia ideolgica. No se deixar levar pelos problemas e dificuldades do trabalho. No se deixar levar pelas graas e fantasias da propaganda feita pelas elites.

Agitao e Propaganda - 25

7. Acreditar que as mudanas profundas nascem, crescem e acontecem somente atravs do povo organizado. Acreditar na fora do povo e na capacidade de mobilizao social. As transformaes no esto em outros lugares. No perder de vista o horizonte poltico e os objetivos, a razo de nossa existncia enquanto militantes de um movimento social. 8. Ser exemplo no trabalho, nas iniciativas, na superao dos limites, na prontido para as tarefas mais rduas do cotidiano.

Cartaz animado produzido pelo coletivo Blusa Azul - Rssia.

A proliferao de grupos de agitprop durante a primeira dcada da revoluo russa, ligados aos clubes operrios, s fbricas e ncles de bairros e unio dos jovens comunistas, chegou a reunir 75 mil grupos, com aproximadamente 2 milhes de membros. O coletivo Blusa Azul desenvolveu um conjunto de atividades. Tinham uma escola de preparao de agitadores e publicavam a Revista Blusa Azul, socializando os processos de trabalho.

Agitao e Propaganda - 26

11. O que podemos fazer para fortalecer as aes de agitprop 1) Discutir em nossas organizaes como a agitao e propaganda pode ser potencializada de acordo com o objetivo estratgico de cada movimento, e visando o objetivo comum de transformao radical da estrutura social, poltica e econmica brasileira. 2) Avaliar a viabilidade de criao de brigadas ou coletivos mistos de agitprop, com militantes de diversas organizaes, em carter provisrio ou permanente. 3) Promover cursos de formao de agitadores que culminem na criao ou fortalecimento de brigadas ou coletivos de agitprop. 4) Envolver as brigadas ou coletivos de agitprop nas atividades dos calendrios de luta estaduais e nacionais. 5) Trocar experincias de mtodos e formas de agitprop entre as diversas organizaes que trabalham com essa ttica. E pensar em formas de divulgao das experincias, por meio de vdeo, publicao escrita, fotografias, etc, para auxiliar o processo de formao de agitadores e acelerar a multiplicao de brigadas ou coletivos. A nossa condio legtima de movimentos que lutam pela transformao radical da sociedade, associada nossa posio de alvo maior da artilharia da direita, e da crise poltica, cultural e ecolgica que assola o planeta, nos autoriza a tentar tudo novamente, aprendendo com as experincias anteriores, tentando evitar os limites impostos naqueles tempos, procurando estabelecer novo patamar de compreenso sobre as aes de agitao e propaganda, contribuindo assim para os enfrentamentos daqueles que viro depois de ns, e honrando as companheiras e companheiros que nos antecederam na luta de classes.

Agitao e Propaganda - 27

II. Aprenda com seu adversrio!


Este texto foi publicado sem assinatura no jornal O porta voz vermelho, nmero 10, de outubro de 1930. O jornal era o orgo oficial do grupo de agitprop de mesmo nome, cujo diretor e tambm editor chamava-se Maxim Vallentin. Infere-se que seu autor seja o prprio Max Valentim pelo tipo de preocupao que emerge do texto. A traduo caseira que fizemos provm da traduo francesa. Portanto, todo cuidado pouco na leitura.

Agitao e Propaganda - 28

Era uma vez uma trupe comunista de agitprop. Ela apresentava cenas contra o SPD (Partido Social Democrata Alemo) e tambm contra os nazistas. At aqui tudo normal, pois ningum pode ser contra isso. Mas eis que um dia apareceu uma trupe social-democrata e viu a cena da trupe comunista contra os nazistas. Ela gostou da cena e se apropriou dela para encen-la. Nenhum detalhe foi modificado, a no ser por duas pequenas frases do final: S o SPD combate o fascismo; portanto filie-se ao SPD. E eis que uma trupe nazista viu a cena de agitprop comunista dirigida contra o SPD. Eles tambm gostaram dela e a representaram. S precisaram mudar um pequeno detalhe no final acrescentaram: Filie-se ao NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes)! Heil Hitler! O caso no para rir, camaradas! A questo no , de maneira alguma, ridcula, mas muito sria. A histria no lenda, ela se apia em fatos. E estes fatos devem dar o que pensar a todos os grupos de teatro. evidente que cenas que possam ser apropriadas com pequenas modificaes por trupes social-democratas e nazistas so ruins. Tais cenas no exprimem o ponto de vista revolucionrio nem o mtodo de reflexo e de luta do proletariado revolucionrio; elas nada mais so que uma exposio inorgnica de nossa ideologia comunista. Tais cenas no so, portanto, capazes de conquistar a massa dos trabalhadores para o comunismo. Nossas cenas devem corresponder em cada perodo, cada frase, cada palavra, ideologia comunista revolucionria; elas devem ser construdas de modo a levar o espectador a uma s concluso: a luta da classe proletria contra o capitalismo! No h aqui algumas semelhanas? Esperamos que muitos grupos como o nosso experimentem agora um temor salutar! Quantas de nossas trupes ainda acreditam que podem representar o poder social do capitalismo e suas inumerveis relaes com o proletariado simplesmente mostrando um homem de cartola, que traz pendurado no pescoo um cartaz, onde se l Capital e ele diz Eu sou um explorador? Quantas de nossas trupes ainda acreditam ser possvel dar uma imagem

Agitao e Propaganda - 29

completa dos mltiplos e refinados mtodos de traio dos social-democratas mostrando uma liderana que se apresenta dizendo: Eu sou um traidor? Onde que o proletariado encontra um desses lderes que gentilmente o informa que sua profisso consiste em trair a classe operria? Em lugar nenhum! O trabalhador comunista que j v as coisas assim, pois ele tem uma conscincia mais desenvolvida, ele j capaz de generalizar por si mesmo a anlise de um fato concreto de sua experincia, de descobrir sozinho as relaes entre as coisas. Para ele, uma forma de representao assim talvez seja uma confirmao de sua prpria opinio, e nada mais. Mas o que se passa com o trabalhador indiferente, ou mesmo hostil, que ns devemos ganhar para a nossa causa? Ele no sente nenhuma necessidade de ser convencido, pois ele incapaz de passar do abstrato e do geral particularidade de sua situao concreta. A tarefa de nossa agitao e de nossa propaganda justamente a de seguir um caminho oposto. Isto consiste em mostrar, a partir da vida concreta de um dos nossos camaradas, as relaes que o ligam luta da classe como um todo (e grande poltica); faz-lo compreender como ele se confronta a cada dia com o capitalismo, e das mais diversas maneiras. a nica forma de chegar a uma convico profunda a nica forma de conseguir que o trabalhador no considere o capitalismo como um espectro malfico, mas que compreenda claramente que a luta contra o capital uma luta histrica da classe ascendente contra a classe em declnio. s fazendo o trabalhador compreender: Nenhum aspecto, nenhum minuto da minha vida est fora dos acontecimentos polticos. S assim ns poderemos conseguir que o trabalhador no se transforme num papagaio de palavras de ordem e num porta-voz que espreita a chegada da luta final, mas que seja proletrio consciente de sua classe e um combatente a cada segundo de sua vida!
Traduzido para o francs por Helga Vormus; e deste para o portugus por In Camargo Costa).

Agitao e Propaganda - 30

Na Alemanha as formas de agitprop desenvolvidas na Rssia recebem uma assimilao original. Multiplas so as manifestaes, como as esquetes, a tradio do teatro de revista e do cabar, o jornal vivo, a dana-coral, os corais e o coral-falado.

O grupo Megafone Vermelho em ao na cidade de Berlim.

Interveno do grupo Wedding Vermelho num ptio de um bairro operrio de Berlim.

Agitao e Propaganda - 31

III. Poemas de Bertolt Brecht

Agitao e Propaganda - 32

Dias da Comuna
Considerando nossa fraqueza os senhores forjaram Suas leis, para nos escravizarem. As leis no mais sero respeitadas Considerando que no queremos mais ser escravos. Considerando que os senhores nos ameaam Com fuzis e com canhes Ns decidimos: de agora em diante Temeremos mais a misria que a morte. Considerando que ficaremos famintos Se suportarmos que continuem nos roubando Queremos deixar bem claro que so apenas vidraas Que nos separam deste bom po que nos falta. Considerando que os senhores nos ameaam Com fuzis e com canhes Ns decidimos: de agora em diante Temeremos mais a misria que a morte. Considerando que existem grandes manses Enquanto os senhores nos deixam sem teto Ns decidimos: agora nelas nos instalaremos Porque em nossos buracos no temos mais condies de ficar. Considerando que os senhores nos ameaam Com fuzis e com canhes Ns decidimos: de agora em diante Temeremos mais a misria do que a morte. Considerando que est sobrando carvo Enquanto ns gelamos de frio por falta de carvo Ns decidimos que vamos tom-lo

Considerando que ele nos aquecer

Agitao e Propaganda - 33

Considerando que os senhores nos ameaam


Com fuzis e com canhes Ns decidimos: de agora em diante Temeremos mais a misria do que a morte. Considerando que para os senhores no possvel Nos pagarem um salrio justo Tomaremos ns mesmos as fbricas Considerando que sem os senhores, tudo ser melhor para ns. Considerando que os senhores nos ameaam Com fuzis e com canhes Ns decidimos: de agora em diante Temeremos mais a misria do que a morte. Considerando que o que o governo nos promete sempre Est muito longe de nos inspirar confiana Ns decidimos tomar o poder Para poder levar uma vida melhor. Considerando: vocs escutam os canhes Outra linguagem no conseguem compreender Deveremos ento, sim, isso valer a pena Apontar os canhes contra os senhores!

Quem se defende
Quem se defende porque lhe tiram o ar Ao lhe apertar a garganta, para este h um pargrafo Que diz: ele agiu em legitima defesa. Mas O mesmo pargrafo silencia Quando vocs se defendem porque lhes tiram o po. E no entanto morre quem no come, e quem no come o suficiente Morre lentamente. Durante os anos todos em que morre No lhe permitido se defender.

Agitao e Propaganda - 34

Aos que hesitam


Voc diz: Nossa causa vai mal. A escurido aumenta. As foras diminuem. Agora, depois que trabalhamos por tanto tempo Estamos em situao pior que no incio. Mas o inimigo est a, mais forte do que nunca. Sua fora parece ter crescido. Ficou com aparncia de invencvel. Mas ns cometemos erros, no h como negar. Nosso nmero se reduz. Nossas palavras de ordem Esto em desordem. O inimigo Distorceu muitas de nossas palavras At ficarem irreconhecveis. Daquilo que dissemos, o que agora falso: Tudo ou alguma coisa? Com quem contamos ainda? Somos o que restou, lanados fora Da corrente viva? Ficaremos para trs Por ningum compreendidos e a ningum compreendendo? Precisamos ter sorte? Isto voc pergunta. No espere Nenhuma resposta seno a sua.

Agitao e Propaganda - 35

Soube que vocs nada querem aprender


Soube que vocs nada querem aprender Ento devo concluir que so milionrios Que seu futuro est garantido a sua frente, iluminado Seus pais cuidaram para que seus ps no topassem com nenhuma pedra Neste caso voc nada precisa aprender Assim como pode ficar Havendo ainda dificuldades Pois os tempos como ouvi dizer so incertos Vocs tm seus lderes Que lhes dizem exatamente o que fazer para que tudo corra bem Eles so aqueles que sabem as verdades vlidas para todos os tempos E as receitas que sempre funcionam Onde existem tantos a seu favor Voc no precisa levantar um dedo Sem dvida, se fosse diferente Vocs teriam que aprender

No desperdicem um s pensamento
No desperdicem um s pensamento Com o que no pode mudar! No levantem um dedo Para o que no pode ser melhorado! Com o que no pode ser salvo No vertam uma lgrima! Mas O que existe distribuam aos famintos Faam realizar-se o possvel e esmaguem Esmaguem o patife egosta que lhes atrapalha os movimentos Quando retiram do poo seu irmo, com as cordas que existem em abundncia.

Agitao e Propaganda - 36

No desperdicem um s pensamento com o que no muda! Mas retirem toda a humanidade sofredora do poo Com as cordas que existem em abundncia! Que triunfo significa o que til! Mesmo o alpinista sem amarras, que nada prometeu a ningum, somente a si mesmo Alegra-se ao alcanar o topo e triunfar Porque sua fora lhe foi til ali, e portanto tambm o seria Em outro lugar. E depois dele vm os homens Arrastando seus instrumentos e suas medidas ao pico agora escalvel Instrumentos que avaliam o tempo para os camponeses e para os avies. Aquele sentimento de participao e triunfo De que somos tomados ante as imagens da revolta no encouraado Potemkin No instante em que os marinheiros jogam seus algozes na gua o mesmo sentimento de participao e triunfo Ante as imagens que nos mostram o primeiro voo sobre o Plo Sul. Eu presenciei como Mesmo os exploradores foram tomados por aquele sentimento Diante da ao dos marinheiros revolucionrios: assim At mesmo a escria participou Da irresistvel seduo do Possvel, e das severas alegrias da Lgica. Assim como os tcnicos desejam por fim dirigir na velocidade mxima O carro sempre aperfeioado e construdo com tamanho esforo Para dele extrair tudo o que possui, e o campons deseja Retalhar a terra com o arado novo, assim como os construtores de ponte Querem largar a draga gigante sobre o cascalho do rio Tambm ns desejamos dirigir ao mximo e levar ao fim A obra de aperfeioamento deste planeta Para toda a humanidade vivente.

Agitao e Propaganda - 37

Sobre a atitude crtica


A atitude crtica para muitos no muito frutfera Isso porque com sua crtica Nada conseguem do Estado. Mas o que neste caso atitude infrutfera apenas uma atitude fraca. Pela crtica armada Estados podem ser esmagados. A canalizao de um rio O enxerto de uma rvore A educao de uma pessoa A transformao de um Estado Estes so exemplos de crtica frutfera. E so tambm Exemplos de arte.

O governo como artista


1 Na construo de palcios e estdios Gasta-se muito dinheiro. Nisso O governo se parece com o jovem artista que No teme a forma, quando se trata De tornar seu nome famoso. No entanto A fome que o governo no teme a fome de outros, ou seja Do povo. 2

Assim como o artista


O governo dispe de poderes sobrenaturais

Agitao e Propaganda - 38

Sem que lhe digam algo Sabe de tudo. O que sabe fazer No aprendeu. Nada aprendeu. Sua formao tem falhas, entretanto magicamente capaz De em tudo interferir, tudo determinar Tambm o que no compreende.

3
Um artista pode, como se sabe, ser um tolo e no entanto Ser um grande artista. Tambm nisso O governo parece um artista. Dizem de Rembrandt Que ele no pintaria de outra maneira, se tivesse nascido sem mos Assim tambm pode-se dizer do governo Que no governaria de outro modo Tivesse nascido sem cabea.

4
Espantoso no artista o dom da inveno. Quando ouvimos o governo Descrevendo a situao, dizemos Como inventa! Pela economia O artista tem apenas desprezo, e bem assim notrio como o governo despreza a economia. Naturalmente Ele tem alguns ricos patronos. E como todo artista Vive do dinheiro que arrecada.

Agitao e Propaganda - 39

IV - Relato de um agitador
Registro das experincias desenvolvidas em Goinia e Valparaso de Gois na ocasio do trabalho de agitprop da Marcha Nacional pela Reforma Agrria.

Agitao e Propaganda - 40

Dificuldades iniciais com os apoiadores da Marcha impediram o comeo imediato das atividades, isso atrasou o trabalho de palestras nas escolas e universidades. A equipe avaliou que foi um erro cometido e que no papel dos apoiadores agendar trabalhos para o Movimento. Eles podem fornecer informaes importantes para nos orientar sobre a realidade da comunidade. O mesmo equvoco aconteceu com o grupo que estava em Valparaso de Gois que esperavam por uma professora realizar as agendas. Ela acabou adoecendo e os trabalhos atrasaram. Num segundo momento se contatou com o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas de Gois (SINTEGO). Com a lista de escolas e respectivos telefones a equipe assumiu os contatos com as diretoras e coordenadoras pedaggicas. A partir desse passo deslanchou a agenda. O fato de haver professores(as) que lecionam em vrias escolas tambm contribuiu para aumentar o pblico atingido. O objetivo principal era fazer a propaganda da marcha e buscar apoio concreto na luta pela Reforma Agrria, porm no se podia falar de MST sem falar da distribuio das terras no Brasil e da formao do latifndio, bem como as lutas de resistncias que houve e que deram origem ao MST. A primeira palestra foi na Faculdade Alfredo Nasser. Cheguei 45 minutos antes (de propsito) e fiquei na sala dos professores conversando com os que estavam l (trabalho de base). Seria uma turma a ser trabalhada, mas a conversa com os professores resultou em mais duas adeses. Alguns professores foram assistir de curioso para ver como seria. Isso deu resultado positivo: mais 3 turmas para outra data. Foram 6 turmas de estudantes de pedagogia. Em uma das escolas contatadas o diretor alertou que l a barra era pesada e que teria que ter um mtodo especial, pois alguma colocao mal feita poderia gerar confuso. Ento se criou o mtodo de eles levantarem os problemas sociais e estudar na histria do Brasil as causas desses problemas. Isso despertou o interesse dos alunos porque se estava falando dos problemas vividos por eles no dia a dia. O

Agitao e Propaganda - 41

aproveitamento foi to bom que uma parte da brigada passou a utiliz-lo durante todo o perodo de trabalho. Os principais problemas citados foram: desemprego, transporte coletivo, violncia, drogas, analfabetismo, preconceito, moradia, etc. Partindo da se dizia que eles haviam desenhando o mapa social do Brasil e era para mudar esse quadro que o MST se organizava e lutava para transformar o pas. A msica Procisso dos Retirantes de autoria dos companheiros Pedro Munhoz e Martim Csar fazia parte do estudo. Fazia-se uma diferenciao entre os diversos tipos de msicas. H msicas para danar, para fazer ginstica na academia e exercitar os msculos, mas h tambm msicas para exercitar o crebro, refletir. Esse era o tipo de msica que eu costumava cantar. Comeava o estudo por um perodo da histria do Brasil, de 1500 a 1850. Foi nesse perodo que foram causados todos os problemas citados, depois apenas foram se agravando. No caso da violncia ela comeou com a invaso dos portugueses matando os ndios e estuprando as ndias, escravizando os negros e tambm estuprando as escravas; a falta de escolas e o analfabetismo tambm se mediam nesse perodo, para quem trabalhava no havia escolas e isso se reflete hoje no pouco interesse que os brasileiros tm pelo estudo. Aps citar as diferenas entre uma pequena, mdia e grande propriedade se trabalhava os quatro meios de se tornar latifundirio no Brasil: 1) capitanias hereditrias, 2) concesso de sesmarias, 3) lei de terras/1850 e, 4) a grilagem. Depois de uma rpida passagem pelas capitanias hereditrias (esmiuando o que hereditrio e se isso era justo: dividir o Brasil para apenas 15 famlias e as demais seriam semterra) e sesmarias aprofundava o debate sobre a primeira lei de terras no Brasil. Esta foi o primeiro golpe da classe dominante e que definiu o destino dos brasileiros. Foi por conseqncia dela que hoje existem milhares de brasileiros sem ter onde morar, que tomam o transporte coletivo lotado, sem escola para estudar, vtima dos

Agitao e Propaganda - 42

preconceitos e violncia enquanto que poucos seriam os donos das terras e das riquezas, os exploradores. O quarto jeito de se tornar fazendeiro(a) atravs das quadrilhas de grilagem. Alguns alunos que acompanharam na imprensa a CPI da terra relatavam como eram feitas as falsificaes das escrituras. O documento falsificado era posto em uma gaveta com grilos. Esses roam as bordas do papel e a urina do inseto deixava o papel com a cor amarelada, com caractersticas de um documento antigo (envelhecido). O livro De Z Porfrio ao MST A Luta Pela Terra em Gois, de autoria do jornalista Sebastio de Abreu, relata a luta de resistncia dos posseiros da regio de Formoso, norte daquele estado, contra uma quadrilha de grileiros formada por juzes, advogados, comerciantes, fazendeiros e policiais comandantes de destacamentos. Essa histria conhecida como a guerra de Trombas e Formoso, iniciada em 1954 e termina com o massacre dos posseiros e a tomada de suas terras em 1964 com a participao dos militares. O Z Porfrio foi um agricultor que se elegeu para deputado, e seu corpo at hoje no foi encontrado. No debate se falava mais do MST. Quando se referiam imagem do MST na mdia se trabalhava a ditadura eletrnica pelas capitanias da mdia onde apenas 4 famlias dominam o mercado eletrnico no Brasil, citando a fonte Mdia e Democracia de Pedrinho A. Guareschi e Osvaldo Biz. A partir da devolvia a pergunta se referindo o que a imprensa fala de quem mora nas periferias (favelas)? A concluso era de que jamais a mdia, pertencente aos ricos, iria falar bem dos pobres e muito menos dos pobres organizados. Quando falavam que tinha Sem Terra que andava de carro novo a gente citava as conquistas do MST em vinte anos. Antes fazia uma diferenciao entre acampados e assentados. Se um acampado tiver um carro novo (o que no existe) suspeito, por outro lado um assentamento que vive e produz de modo cooperativo, como caso da Cooperoeste, em Santa Catarina que coloca no mercado 400 mil litros de

Agitao e Propaganda - 43

leite em caixinha por dia, por que iro comprar carro velho? claro que no vamos comprar carros de luxos, mas para trabalhar. Citava outras conquistas e afirmava que isso uma prova concreta que a Reforma Agrria d certo. A venda de lotes foi citada em todos os debates. Falava-se das linhas aprovadas pelo MST, desde os primeiros congressos, contra a venda de lotes pelos beneficirios. As causas das desistncias nas diversas regies do pas e o que o Movimento vem fazendo para que isso no acontea. Em SP j est sendo discutido sobre a carta de concesso de uso da terra que seja expedida em nome do grupo de produo, assim evitaria uma famlia efetuar uma venda ou troca individualmente. O percentual de desistncia tambm era citado, de acordo com a pesquisa feita pela USP, em novembro de 2002, encomendada pelo governo FHC. Por essa pesquisa pode-se constatar que na regio amaznica, Par e Maranho o ndice de desistncia chega a 40% devido s condies de abandono a que foram submetidas as famlias assentadas, sem infraestrutura. J no sul, nordeste e sudeste esse ndice cai para apenas 5%, considerado baixo em relao mdia mundial de assentamentos humanos, segundo a FAO natural at os 15%. Outra colocao freqente era a suposio de que se um trabalhador viesse a se tornar um latifundirio com que direito ns (MST) invadiramos a fazenda dele. Esta colocao foi feita tambm por uma professora de matemtica. Como se trata de uma suposio ento vamos fazer os clculos para ver se h uma possibilidade real de isso acontecer: vamos supor que voc ganha um salrio de 5 mil reais mensal, desses tira 2 mil para as despesas do ms, e 3 mil para comprar terra (acima de 2 mil ha.). Por esses nmeros compraria mais ou menos 2 ha. por ano. Sendo assim levaria mil anos para se tornar um latifundirio. Tambm est excluda a possibilidade de um pobre fazer parte de uma quadrilha de grilagem de terra. S participam os grados. como um cachorrinho da raa pincher sonhar um dia virar lobo.

Agitao e Propaganda - 44

Sobre a produtividade dos latifndios usvamos os dados do senso agropecurio de 1995/96 do IBGE. Iniciava pelos alimentos do caf da manh: trigo, leite, frutas; almoo e janta: arroz, feijo, mandioca, batatinha, batata doce, carnes (porco, frango, boi, peixe, ovelha), etc. Sempre lembrando que milhes de brasileiros no possuem esses alimentos em suas mesas e se no tivesse condies de verificar os dados no stio do IBGE bastava olhar pela janela do nibus quando estivesse viajando pelas BRs para constatar o que os latifndios produziam (no estado de Gois partindo de Goinia para sul ou norte no se avista nenhuma produo beirando as estradas). Nesse ponto se aprofundavam os benefcios da R.A. para o desenvolvimento econmico e social do pas. No foi o MST que criou a reforma agrria, mas os diversos pases do mundo para alavancar o seu desenvolvimento. Existem pessoas que possuem posses (bem de vida) e se aproveitam do acampamento para ampliar suas riquezas ou pessoas que j foram assentadas e venderam seus lotes e querem conquistar outro para vender novamente. Esta colocao no era em forma de pergunta, mas de afirmao. A resposta: vamos pensar juntos, uma pessoa que possui uma boa casa, um bom salrio ou uma propriedade rural de 100 ou 200 ha. (no uma pessoa rica, mas de classe mdia), um bom carro. Quantos dias uma pessoa assim permanecia acampado em baixo de uma lona preta (construda por ele prprio), tomando banho em rio, buscando gua de balde, lascando lenha a machado, cozinhando em um fogo feito de barro e dormindo em cama de bambu? Eles mesmos respondiam. Alguns diziam que no permaneciam nem um dia, nem chegariam a construir o prprio barraco. Depois desse debate se falava quem pode e quem no pode ir acampar. O que fazer para manter um contato permanente de relao MST/escolas? A idia que se mapeiem os professores interessados em aprofundar a pesquisa sobre a Reforma Agrria como um projeto de desenvolvimento para o Brasil e formar ncleos de pesquisa nos municpios. Nas universidades tambm formar

Agitao e Propaganda - 45

ncleos de universitrios para aprofundar a pesquisa sobre as reformas agrrias no mundo e tambm planejar a reforma agrria brasileira. No importa se contra ou a favor, mas que esteja interessado em pesquisar. A minha avaliao que est na hora de acelerar a relao/articulao com sociedade e que a prioridade so os estudantes noturnos e turmas do EJA. So trabalhadores (empregados ou no), e sua assimilao e indignao maior, afinal sofrem na pele as conseqncias do modelo excludente. Comear pelas escolas uma maneira de quebrar o pr-conceito formado pela mdia. Depois deles entenderem por que uns so pobres e outros ricos, os ataques da imprensa no tem o mesmo peso. A televiso, por exemplo, no tem o poder de fazer o debate com a sociedade. Por isso entendo que, antes de se ocupar um espao na mdia, devemos desmontar a opinio j formada. A agitao e propaganda deve gerar o debate e para isso necessrio estarmos preparados para essa tarefa; por ltimo a organizao e mobilizao dos setores da sociedade para lutas permanentes. Junho de 2005.

Agitao e Propaganda - 46

Duas verses da interveno A luta do campons contra o agronegcio. Na segunda, com utilizao de bonecos gigantes.

Agitao e Propaganda - 47

V . Interveno de agitprop

Agitao e Propaganda - 48

Eldorado dos Carajs


Produo coletiva dos participantes da oficina de teatro da 2 etapa do curso Arte, Comunicao e Cultura na Formao do MST/DF e Entorno, nos perodos de 11 a 21 de maro de 2006. Coordenao da oficina: Agostinho Reis Colaborao direta: Edmar, Edleusa e Neudair. Personagens: Coro dos trabalhadores Coro dos soldados da PM Coro dos juzes Narrador 1 Narrador 2 1 Soldado 2 Soldado 3 Soldado 4 Soldado Trabalhador Oziel Alves 1 Vtima 2 Vtima

Agitao e Propaganda - 49

Os trs coros entram juntos tocando instrumentos, o coro dos soldados com tambores, zabumba, pandeiros, e outros instrumentos musicais de percusso; o coro dos trabalhadores entra com enxada, ps, foices e demais instrumentos de trabalho, batem com ferro nos metais dos instrumentos. Os dois coros param, um de frente para o outro, como em um tribunal, ou campo de batalhas. Os juzes intermediam o conflito. Narrador 1 (Saindo do coro dos trabalhadores) 17 de abril de 1996: Eldorado dos Carajs, Par. Neste dia, por competncia do estado foram assassinados cruelmente pela polcia 21 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, e mais de 60 pessoas foram feridas. Coro dos trabalhadores E at hoje no se sabe quantos desaparecidos. Que estado esse, em que a vida no tem valor? Onde mandam policiais pra matar trabalhador! (Batem as ferramentas umas nas outras) Ns viemos pra lutar, Mudaremos essa histria de Eldorado dos Carajs! Coro dos soldados (Tocando os instrumentos) Combater uma forma de viver! Coro dos trabalhadores (Batendo e mostrando os instrumentos) Eis as nossas armas! Coro dos soldados e juzes Vejam o que fez esse bando de sem terra, Estragaram as nossas balas! Isso um absurdo! Coro dos trabalhadores (Batendo os ferros nas ferramentas) O julgamento dos assassinos.

Agitao e Propaganda - 50

Coro dos juzes Eu, como juiz de direito Representante do estado competente Dou incio a seo. Narrador 2 (Saindo do coro dos juzes) Quem entrem os inocentes... ou acusados. Narrador 1 1 Soldado. 1 Soldado A ordem no era matar, eles que pularam em frente s armas. Narrador 1 2 Soldado. 2 Soldado A culpa no minha. do meu comandante, que mandou desocupar a via. Narrador 1 3 Soldado. 3 Soldado Como o meu trabalho matar gente que no tem o que fazer, eu matei. Narrador 1 4 Soldado. 4 Soldado Eu atirei mas no tinha inteno de matar, matei. Coro dos juzes Eles so inocentes, foram para cumprir a lei e manter a ordem. Coro dos trabalhadores Mentira! (Os trabalhadores batem com os ferros em suas ferramentas. Sai o trabalhador do coro e narra:) Trabalhador Mentira! Eles mataram Oziel e arrastaram ele at o caminho.

Agitao e Propaganda - 51

Narrador 1 O relato dos mortos. (Coro dos trabalhadores bate os ferros nas ferramentas, no incio bem baixo, depois vai aumentando progressivamente, e para). Oziel Eu, Oziel Alves, quero justia! Me arrastaram, me bateram, me mataram! Eu senti na pele a covardia do Estado, mas no neguei VIVA O MST! VIVA O MST! VIVA O MST! Coro dos trabalhadores (cantam baixo) Terra que h de nos comer, H de nos fazer viver! (Batem com o cabo das ferramentas no cho, vrias vezes, em progresso) 1 Vtima Sou cego, assim como eu a justia tambm . A justia cega porque at hoje os assassinos continuam impunes. Se eu tivesse a oportunidade de fazer um nico pedido antes da minha morte eu pediria para enxergar. Para poder ver no fundo dos olhos daquele policial que me matou a podrido impregnada em sua alma, depois perguntar a ele se tem famlia, se sente amor, nutre sonhos, se tem idias. Acho que no. Mesmo postumamente, desejo que o sangue de todos os companheiros e companheiras no tenha sido derramado em vo. Continuem a luta! 2 Vtima Vocs no sabem o que ser arrancado de seus filhos e no poder vlos crescer, vocs no sabem o que ter um sonho apagado por uma bala. Coro dos trabalhadores (Batendo com suas ferramentas no cho) Terra que h de nos comer, H de nos fazer viver! Narrador 2 Enxugai as suas lgrimas, ergam as suas ferramentas, e continuem a luta (3X).

Agitao e Propaganda - 52

A luta do campons contra o agronegcio

Construo coletiva a partir de experimentos realizados com elencos no Acampamento Nacional da Via Campesina (Braslia 10/2003), com a turma do curso tcnico de agropecuria e desenvolvimento sustentvel na Escola Agrcola Estadual Juvncio Martins (Una 12/2004), com o Coletivo de Teatro do MST/RS Pea pro povo (Viamo 01/2005), com a Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assar em parceria com o CTO (RJ 02/2005) e com o elenco de teatro da II Oficina de Cultura da Regio Centro-Oeste (03/2005).

Personagens: Campons Grande fazendeiro Juiz / grande imprensa Coro Policial 1 Policial 2

* Fonte pesquisada: Cartilha O agronegcio X agricultura familiar e reforma agrria. Braslia: Concrab, 2004.

Agitao e Propaganda - 53

Juiz Venham, venham, venham todos! Vamos se aproximando minha gente! Vai comear a luta do ano! A luta mais esperada! Vamos se aproximar! Pode chegar perto que no paga nada! Desse lado do ringue temos um lutador espetacular, a quem muito devemos agradecer e nos orgulhar, o Grande Fazendeiro! Aplausos para ele! Coro do agronegcio Terra, Terra Ns queremos terra! (2X) Acumular, acumular, acumular, acumulaaaar Monopolizar Pra poder melhor lucrar (2X)

Juiz (Mudando o tom de voz) E desse outro lado temos o desafiante, um lutador desconhecido, o Campons. Coro do MST MST! Essa luta pra valer! (3X) Juiz (Para o pblico) Essa luta vai ser fichinha! Faam suas apostas! Vamos comear o massacre, quero dizer, a luta. Se aproximem os dois lutadores. Quero que a luta seja limpa (pisca para o pblico) sem nenhum golpe baixo (pega a mo do Grande Fazendeiro e atinge o saco do Campons) e sem nenhuma ofensa, afinal, isso aqui uma casa de respeito! 1 Assalto A COOPTAO Juiz E tem incio o primeiro assalto! Grande Fazendeiro Ei, venha aqui, eu tenho uma proposta para lhe fazer. (O Campons fica receoso mas decide escutar a proposta) Olha, eu sei que voc est passando por dificuldades, o crdito no saiu na hora certa mais uma vez, suas crianas

Agitao e Propaganda - 54

esto com fome, poca de natal... (O Campons concorda com tudo) Pois ento, eu tenho uma proposta para lhe fazer. Voc passa a trabalhar pra mim, operando a colheitadeira, e em troca eu lhe dou um salrio de R$ 1000 e folga aos domingos. O que acha? Voc nunca teve isso na vida, homem! (O Campons fica feliz com a proposta) E como voc vai trabalhar pra mim o tempo todo, voc me empresta sua terra para eu poder estender a minha plantao e ns dois lucramos com isso. Campons pa, mas o senhor quer que eu deixe minhas terras em suas mos?! Grande Fazendeiro Mas voc mesmo quem vai cuidar dela homem! (O Campons fica pensativo. Ele conversa consigo mesmo e decide aceitar a proposta. Enquanto ele pensa o Grande Fazendeiro arma um soco, em cmera lenta. No momento em que o Campons se vira para aceitar a proposta ele toma o soco.) Juiz Fim do primeiro assalto! Com vitria para nosso grande lutador! (Uma atriz sai do coro e anda desfilando at o Grande Fazendeiro, carregando um garrafo de gua com um lado escrito 2 Assalto e o outro escrito Randap) Durante o intervalo o glorioso Grande Fazendeiro se fortalece com Randap, o agrotxico dos grandes fazendeiros! Vamos direto para o segundo assalto, sem descanso pra no perdermos tempo, pois o nosso negcio assaltar o Campons. Comea o segundo assalto! 2 Assalto: A VERDADE Coro do agronegcio O agronegcio o responsvel por mais de 30% das exportaes brasileiras (o Grande Fazendeiro acerta um golpe). Coro do MST Monocultura (o Campons acerta um golpe), desemprego (o Campons acerta outro golpe), depredao da natureza: (mais um golpe do Campons) so as conseqncias do agronegcio.

Agitao e Propaganda - 55

Coro do agronegcio Mas que ousadia! (Mudando a voz para o tom de narrador de telejornal) O agronegcio a continuidade da Revoluo Verde, o atual responsvel pelo progresso do nosso pas, e um grande empregador! (O Grande Fazendeiro arma um soco, em cmera lenta). Coro do MST Mentira! (O Campons se esquiva do soco e arma o contra-ataque) As pequenas unidades empregam 87% da mo-de-obra do campo. (Primeiro soco. Em seguida, a cada dado o Campons acerta um soco no Grande Fazendeiro) As pequenas unidades de produo so os responsveis por 70% da produo de caf, 71% da produo de leite, 87% da criao de sunos, 87% da criao de aves, 79% da produo de ovos, 77% da produo de feijo, 92% da produo de mandioca, 76% da produo do tomate, 85% da produo de banana, quer mais?!!! Grande fazendeiro No! Pra! Pra! No agento mais! (Desmaia) (O Grande Fazendeiro sustentado por membros de sua torcida. O juiz chama os lutadores at o centro do ringue, segura as mos dos dois e faz o gesto de que vai anunciar o vencedor. A cena congelada. Entra a moa com o cartaz Veredicto: a mentira. Quando ela sai o juiz anuncia que o Fazendeiro o vencedor). Veredicto: A MENTIRA Juiz Tenho o orgulho de declarar como vencedor dessa grande batalha o nosso querido Grande Fazendeiro! (O Juiz segura o Grande Fazendeiro, que continua desmaiado. O Campons protesta.) Sim, ele foi o vencedor porque lutou com elegncia, e no com brutalidade. Isso uma casa de respeito, e no posso admitir a sua violncia aqui dentro. Voc nada mais do que um brigo de rua! Coro do agronegcio Isso prova que Reforma Agrria caso de justia! (Barulho de sirene. Entram dois policiais).

Agitao e Propaganda - 56

Policial 1 Olha ali Justino, um caipira safado caando confuso na cidade! Policial 2 Parado a malandro! Mos na cabea e pernas abertas! Campons Mas eu no fiz nada! Policial 1 Cala a boca! Quem foi que mandou vir pra cidade? Campons Eu s vim vender a minha produo... Policial 2 Voc vai pro xadrez, tomar umas porradas pra aprender a voltar de onde no devia ter sado! (Eles arrastam o campons para o fundo da cena). Campons Mas eu no fiz nada, sou inocente, sou trabalhador! (Os dois coros se juntam em meia lua e quando os policiais e o Campons chegam e se alinham todos fazem o gesto de agradecimento e, em seguida, so puxados os trs seguintes gritos de ordem). 1) Puxador(a) Reforma Agrria quando? Coro J! Puxador(a) Quando? Coro J! Puxador(a) Quando? Coro J! 2) Puxador(a) Enquanto o latifndio quer guerra... Coro Ns queremos terra! (3X) 3) Puxador(a) Reforma Agrria! Coro Por um Brasil sem latifndio! (3X)

Agitao e Propaganda - 57

Referncias bibliogrficas
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. BERLINCK, Manuel T. CPC-UNE. Campinas: Papirus, 1984. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poticas polticas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1991. BRECHT, Bertolt. O popular e o realista. In Teatro dialtico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. COLETIVO Nacional de Cultura do MST. Caderno das Artes n 01: Teatro. So Paulo: MST, 2005.

Agitao e Propaganda - 58

_____. Agitprop e MST: consideraes sobre a prxis da agitao e propaganda. Braslia: 2005, mimeo. COSTA, In Camargo. A hora do teatro pico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. _____. Palestra sobre o ensaio O autor como produtor. In Ensaios sobre Arte e Cultura na Formao. So Paulo: Anca, 2006. GARCIA, Silvana. Teatro da militncia. So Paulo: Perspectiva/Edusp, 1990. GODIS, Abro. Agitao e propaganda: experincias em Goinia e Valparaso de Gois. Porto Alegre: 2005, mimeo. KEHL; Maria Rita. Televiso e violncia do imaginrio. In: BUCCI, Eugnio (org.). A TV aos 50: criticando a televiso brasileira no seu cinqentenrio. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2000. _____. SIMES, Inim F.; COSTA, Alcir Henrique da. Um pas no ar: histria da TV brasileira em trs canais. So Paulo: Brasiliense/Funarte, 1986. KING, Marthin Luther. No podemos esperar. So Paulo: Senzala, 1968. LE THTRE DAGIT-PROP DE 1917 1932. LAge dHomme, 1978. Coleo em 4 volumes. O texto Aprenda com seu adversrio! foi publicado no volume 4, pginas 50-51. LNIN, Vladimir I. Que fazer? So Paulo: Hucitec, 1979. MITTELMAN, Tania. A arte no Coletivo de Cultura do MST (1996-2006). Dissertao de mestrado. Rio de Janeiro: UFF Curso de Ps-Graduao em Histria, 2006. PISCATOR, Erwin. Teatro poltico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. SETOR Nacional de Comunicao do MST. Algumas idias sobre agitao e propaganda no MST. So Paulo: 2005, mimeo.

Agitao e Propaganda - 59

SILVA, Lidiane Aparecida da. Teatro no MST: a construo de um instrumento de formao e transformao. So Paulo: Centro de Desenvolvimento Sustentvel da Universidade de Braslia e Instituto de Capacitao e Pesquisa da Reforma Agrria, 2005. Dissertao apresentada como requisito para concluso do curso de psgraduao latu-sensu em educao e desenvolvimento do campo. SILVA, Maria Aparecida da. O papel do teatro na organizao dos jovens do Assentamento Carlos Lamarca (SP). Veranpolis: Instituto Tcnico de Capacitao e Pesquisa da Reforma Agrria (Iterra) e Instituto de Educao Josu de Castro (IEJC), 2004. Monografia de concluso de curso de ensino mdio com especializao em comunicao popular. SCHWARZ, Roberto. Poltica e Cultura: subsdios para uma plataforma do PT em 1982. In Que horas so? So Paulo: Companhia das Letras, 1987. VIANNA FILHO. Vianinha: teatro, televiso e poltica. (Org. Fernando Peixoto). So Paulo: Brasiliense, 1983.

Agitao e Propaganda - 60

You might also like