You are on page 1of 9

VIOLNCIA DOMSTICA CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES METODOLOGIA DE ATENDIMENTO SOCIAL DE CASOS ESTUDO DE CASO NO CONSELHO TUTELAR COMO ENTENDER

E ENCAMINHAR UM CASO PRTICO NO ATUAL CONTEXTO DE FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS TUTELARES.


Marco Aurelio Romar 1

O Conselho Tutelar, que um rgo permanente, no jurisdicional, independente e autnomo, integrante do Sistema de Garantias e Direitos da Criana e do Adolescente, e que no cumprimento de suas atribuies legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vo ao Conselho Tutelar ou que recebem sua visita em situaes de crises e dificuldades histrias de vidas complexas, confusas, diversificadas e vtimas das mais complexas expresses das questes sociais contemporneas. RGO PERMANENTE No depende de autorizao de ningum - nem do prefeito, nem do juiz, nem do Promotor de Justia, para o exerccio das atribuies legais que lhe foram conferidas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente: artigos 95, 101e 194. um rgo pblico municipal, que tem sua origem na lei, integrando-se ao conjunto das instituies nacionais (estaduais e municipais) e subordinando-se ao ordenamento jurdico brasileiro. Criado por lei municipal e efetivamente implantado passa a integrar de forma definitiva o quadro das instituies municipais. Desenvolve uma ao contnua e ininterrupta. Sua ao no deve sofrer soluo de continuidade, sob qualquer pretexto. Uma vez criado e implantado, no desaparece; apenas renovam-se os seus membros. NO JURISDICIONAL Pois no integra o Poder Judicirio. Exerce funes de carter administrativo, vinculado, portanto, ao Poder Executivo Municipal. No pode exercer o papel e as funes do Poder Judicirio na apreciao e julgamento dos conflitos de interesse. Apesar de ser no jurisdicional O Conselho Tutelar pode e deve: Fiscalizar as entidades de atendimento; Iniciar os procedimentos de apurao de irregularidades em entidades atendimento, atravs de representao (art. 191 do Estatuto da Criana e Adolescente); Iniciar os procedimentos de apurao de infrao administrativa s normas proteo criana e ao adolescente (art. 194 do Estatuto da Criana e Adolescente). INDEPENDENTE E AUTNOMO Em matria tcnica de sua competncia, delibera e age aplicando as medidas prticas pertinentes, sem interferncia externa. Exerce suas funes com independncia, Inclusive para relatar e corrigir distores existentes na prpria administrao municipal relativas ao atendimento a crianas e adolescentes.

de do de do

Assistente Social, formado pela Universidade Federal do Tocantins - TO, Ps-Graduado em Violncia Domstica Contra Crianas e Adolescentes pela Faculdade de Educao da Serra - FASE ES, Estatutrio do DEGASE, Departamento Geral de Aes Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro, onde atua na execuo de Medidas Socioeducativas desde 1998, Extensionista da UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Curso Violncia Contra Crianas e Adolescentes Teoria e Prtica 2011. Endereo Eletrnico: marcoromar@gmail.com Tels: 55 21 9743.1871 / 55 21 8430.2595.

Suas decises s podem ser revistas pelo juiz da Infncia e da Juventude, a partir de requerimento daquele que se sentir prejudicado (art. 137 da Lei n 8.069/90).

ATENO!
Ser autnomo e independente no significa ser solto no mundo, desgarrado de tudo e de todos. Autonomia no pode significar uma ao arrogante, sem bom senso e sem limites. Os conselheiros tutelares devem desenvolver habilidades de relacionamento com as pessoas, organizaes e comunidades. Devem agir com rigor no cumprimento de suas atribuies e com equilbrio e, ainda, buscar articular esforos e aes. vital, para a realizao de um trabalho social eficaz (fazer mudanas concretas) e efetivo (garantir a consolidao dos resultados positivos), que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos (situaes individuais especficas) que chegam ao Conselho Tutelar, ou por ele identificado.

Saber acolher, ouvir, compreender e discernir habilidade imprescindvel para o trabalho de receber, acolher, confirmar, estudar, encaminhar e acompanhar casos
Cada caso um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leve em conta suas particularidades e procure encaminhar solues adequadas s suas reais necessidades e que necessariamente em resposta, garanta a devida proteo e garantia a esses direitos. Vale sempre destacar: o Conselho Tutelar, assim como o Juiz, Pode Aplicar Medidas Protetivas aos casos que atende, mas no executa essas medidas. As medidas de proteo aplicadas pelo Conselho Tutelar so para que outros (poder pblico, famlias e a sociedade em geral) as executem. O atendimento do conselho de primeira linha, tem o sentido de garantir e promover direitos. E a quem so destinadas as medidas que podem ser aplicadas pelo Conselho Tutelar no mbito de sua atuao? s crianas e aos adolescentes; Aos pais ou responsveis; s entidades de atendimento; Ao Poder Executivo

O Conselheiro Tutelar deve ainda: Zelar pelo cumprimento de diretos; Garantir absoluta prioridade na efetivao de direitos; Orientar a construo da poltica municipal de atendimento.

Em resumo estas so as principais caractersticas mnimas e funes de um Conselho Tutelar, e para dar conta desse trabalho, que a rotina diria de um Conselho Tutelar, o conselheiro precisa conhecer e saber aplicar uma metodologia de atendimento social de casos. Para um melhor entendimento da metodologia de atendimento social de casos, suas principais etapas sero detalhadas a seguir, com nfase na postura que o conselheiro tutelar e sua equipe devem assumir no processo acolhimento/atendimento. importante ainda ressaltar, que para uma atuao tima do Conselho Tutelar, o Conselheiro Tutelar deve agir com extremo zelo no que pertine a trabalhar sempre em equipe. As decises do Conselho Tutelar devem ser sempre coletivas:

Elas devem ser discutidas, analisadas e referendadas pelo conjunto dos conselheiros, atender a todos com ateno, registrando todas as informaes relativas a cada caso, fazendo reunies de estudo de casos, aplicando as medidas pertinentes a cada caso e acompanhando sistematicamente o andamento dos mesmos. Deve, tambm, evitar a arrogncia e desrespeito com crianas, adolescentes, pais, responsveis, autoridades ou qualquer outro cidado, nunca extrapolando suas atribuies legais, e nunca ter uma postura de descaso e desmazelo no atendimento. O Conselho Tutelar comea a agir sempre que os direitos de crianas e adolescentes forem ameaados ou violados pela prpria sociedade, pelo Estado, pelos pais, responsvel ou em razo de sua prpria conduta, sempre que receber uma denncia ou fazendo uma constatao da real ameaa ou violao de seus direitos. Na maioria dos casos, o conselho tutelar vai ser provocado, chamado a agir, por meio de uma denncia. Outras vezes, o conselho, sintonizado com os problemas da comunidade onde atua, vai se antecipar denncia o que faz uma enorme diferena para as crianas e adolescentes. O conselho Tutelar deve agir sempre com assertividade, rapidez e agilidade: Quando na ameaa de violao de direitos preventivamente; Quando a ameaa j se concretizou corretivamente; A forma de ao, e a maneira de considerar uma situao ou problema existente, do Conselho Tutelar, compartilhada com a sociedade e o poder pblico, ser sempre a de corrigir os desvios dos que, devendo prestar certo servio ou cumprir certa obrigao no o fazem por despreparo, desleixo, desateno, falta ou omisso. DENNCIA O QUE ? A denncia o relato ao Conselho Tutelar de fatos que configurem ameaa ou violao de direitos de crianas e adolescentes e poder ser feita das seguintes formas? Por escrito; Por telefone; Pessoalmente; Ou de alguma forma possvel. COMO FAZER? No h necessidade de identificao do denunciante que poder permanecer annimo. No entanto, para que a denncia tenha consistncia e consequncia, importante que dela constem: Qual a ameaa ou violao de direitos denunciada; Nome da criana ou adolescente vtima de ameaa ou violao de direitos; Ou, pelo menos, alguma referncia que permita a apurao da denncia.

Apurao da Denncia A apurao da veridicidade da denncia dever ser feita no local da ocorrncia da violncia, ameaa ou violao de direitos (domiclio, escola, hospital, entidade de atendimento, etc.) ou em qualquer outro lugar onde se d a mesma. Depois de noticiada e recepcionada a denncia, o Conselho Tutelar deve apur-la sem a mnima demora e consecutivamente a mesma, se possvel destacando dois conselheiros tutelares para o servio, alm dos tcnicos disponveis no Conselho Tutelar: isso evita ou pelo menos diminui a ocorrncia de incidentes, bem como o entendimento distorcido ou parcial da situao social que est sendo apurada.

A apurao da denncia feita por meio de visita tcnica de atendimento, que dever ter as seguintes caractersticas e envolver os seguintes cuidados:

A visita no precisa ser marcada com antecedncia, mas, sempre que necessrio deve ser;

O conselheiro tutelar no faz percias tcnicas, no sendo, portanto, primordial para o seu trabalho o fator surpresa ou a preservao da cena do crime;

O conselheiro tutelar apura fatos por meio de relatos e fatos. Por isso, deve ficar atento s falas, aos discursos, aos comportamentos, buscando, com o dilogo, elucidar suas dvidas e detectar contradies;

A entrada no local da visita deve ser feita com a permisso dos proprietrios e/ou responsveis, a menos que se constate flagrante delito, onde a fora policial dever obrigatoriamente ser requisitada;

A visita deve ser iniciada com a apresentao do (s) conselheiro (s) nome e identificao e o esclarecimento do motivo da mesma;

Se necessrio (nos casos mais complexos) e se possvel (quando h o profissional requerido), o conselheiro tutelar deve fazer a visita com a assessoria de um tcnico (assistente social, psiclogo, mdico, etc.), que poder ser solicitado junto aos rgos municipais de ateno criana e ao adolescente.

A visita deve ser feita com o respeito indispensvel a quem est entrando em um domiclio particular, repartio pblica ou entidade particular. O conselheiro tutelar um agente do zelo municipal e no da arrogncia.

Todos os cuidados elencados nos itens acima no podem descaracterizar a autoridade do Conselho Tutelar no cumprimento de suas atribuies legais, mas, no entanto, refor-la. Frisamos que se necessrio, o conselheiro dever usar de firmeza para realizar uma visita tcnica domiciliar e apurar uma denncia. Em casos extremos, como no caso de violncia domstica contra crianas e adolescentes, poder e dever requisitar fora policial, para garantir sua integridade fsica, a da criana ou do adolescente e a de outras pessoas, assim como as condies para apurao de uma denncia e o imediato socorro criana ou adolescente em questo. Constatada ser real a denncia, aps visita de atendimento, e sendo ela totalmente ou parcialmente procedente, o Conselho Tutelar tem em suas mos um caso, para acolhimento, estudo, encaminhamento e acompanhamento. VOC SABIA ?? O Conselho Tutelar pode, conforme a gravidade do caso que est sendo atendido, aplicar uma MEDIDA EMERGENCIAL, tratar o problema, situao etc. analiticamente, dispondo seus elementos de modo a poder oper-los na direo de uma soluo rpida para os problemas encontrados. uma forma de fazer cessar de imediato uma situao de ameaa ou violao de direitos de crianas e adolescentes. Como, normalmente, a medida emergencial no soluciona o caso em toda sua complexidade e extenso, o atendimento social prossegue com o estudo mais detalhado do caso e a aplicao das demais medidas protetivas pertinentes.

O estudo de casos um trabalho minucioso. Os itens e as perguntas que iremos apresentar em nosso pequeno elenco de questionamentos, utilizados nos relatrios ou informes tcnicos, so o esboo de um roteiro de preocupaes que devem guiar a ao de cada Profissional envolvido. Certamente, outras indagaes e preocupaes iro surgir diante de cada caso, que sempre nico, e particularmente especfico. Para melhor estudo e compreenso de um caso, onde quer que ele se nos apresente, muitas vezes ser necessria a atuao de um profissional habilitado para trabalhos tcnicos especializados: Psiclogos estudo e parecer psicolgico; Pedagogos estudo e parecer pedaggico; Assistentes Sociais estudo e parecer social; Mdicos atendimento e avaliaes mdicas; Autoridades Policiais Registros de Ocorrncia, exames de corpo de delito, entre outras providncias a elas incumbidas, pelo Cdigo Penal e pelo Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8.069/90, alm de outras medidas cabveis e pertinentes ao caso. O profissional Conselheiro Tutelar, para completar suas observaes e anlises e fundamentar suas decises, dever requisitar os servios especializados dos profissionais citados e de outros que julgar necessrios. O importante um estudo preciso e completo do caso que precisa de atendimento, acolhimento, encaminhamento e soluo. Encaminhar um caso aplicar uma ou mais medidas protetivas que atuem nos focos desencadeadores de ameaa ou violao dos direitos da criana ou do adolescente, devendo o Conselho Tutelar requisitar, sempre que necessrio, os servios pblicos nas reas de Sade, Educao, Servio Social, Previdncia, Trabalho e Segurana Pblica, indispensveis ao correto encaminhamento de solues para cada caso. Encaminhar um caso pode significar tambm aplicao de medidas pertinentes aos pais ou responsvel pela criana ou adolescente, o que, muitas vezes, torna-se vital para o completo atendimento da criana ou adolescente. Acompanhar o caso garantir o cumprimento das medidas protetivas aplicadas e zelar pela efetividade do atendimento prestado, evitando que qualquer uma das partes envolvidas (famlia, escola, hospital, entidade assistencial e outras) deixe de cumprir suas obrigaes, fazendo romper a rede de aes que sustentam o bom andamento de cada caso especfico. O bom acompanhamento de caso, feito em parceria com outros atores comunitrios e o poder pblico, d ao Conselho Tutelar condies de verificar o resultado do atendimento e, se necessrio, aplicar novas medidas que o caso requisitar. O Conselho Tutelar no precisa especializar-se em acompanhamento de casos, podendo fazer este trabalho por meio de associaes comunitrias, igrejas, entidades de atendimento e rgos pblicos de ateno criana aos quais requisitar, periodicamente, relatrios sobre o desenvolvimento dos casos. Saber manejar a Metodologia de Atendimento Social de Casos , no entanto, fundamental para o trabalho do Conselho Tutelar: receber, acolher, constatar, estudar, encaminhar, e acompanhar casos, buscando superar as situaes de ameaas ou violaes dos direitos de crianas e adolescentes, com a aplicao das medidas adequadas. Caso a expresso individual e personalizada de questes sociais complexas e abrangentes. Uma criana ou adolescente vivendo, uma situao de ameaa ou violao de direitos ser, sempre, um caso de configurao nica, com identidade prpria, mesmo que as ameaas ou violaes observadas sejam comuns na sociedade. Por isso, vale reafirmar: cada caso um

caso nico e requer um atendimento personalizado, sem os vcios das padronizaes e automatismos. Estudar um caso mergulhar na sua complexidade e inteireza, buscando desvendar a teia de relaes, os meandros e os labirintos que o constitui. O conselheiro tutelar, com sua capacidade de observao, interlocuo e discernimento, dever, com dilogo, colher o maior nmero possvel de informaes que o ajudem a compreender e encaminhar solues adequadas a cada caso que atende. Nesse trabalho, importante a coleta e o registro de informaes que possibilitem o conhecimento detalhado das seguintes variveis:

Situao Denunciada O que realmente acontece? A denncia procedente? Quem so os envolvidos por ao ou omisso? Qual a gravidade da situao? necessria a aplicao de uma medida emergencial? Registrar, por escrito, a situao encontrada, nomes dos envolvidos e de testemunhas, endereos, como localiz-los. Situao Escolar da Criana ou do adolescente Est matriculada (o) e frequenta escola? Tem condies adequadas para frequncia escola e estudo em casa? E necessrio, visitar a escola da criana/adolescente e colher informaes detalhadas e precisas sobre sua vida escolar. Situao de sade da criana ou do adolescente Apresenta problemas de sade? Se apresenta, tem atendimento mdico adequado? Faz uso de medicamentos? Se faz, tem acesso aos medicamentos e os usa corretamente? Apresenta sinais de maus-tratos, de agresses? Se necessrio, requisitar socorro ou atendimento mdico especializado, com urgncia. Situao Familiar da criana ou do adolescente Vive com a famlia? Como a composio da famlia? Qual o nmero de integrantes? Quem compe a famlia: pai, me, irmo, tio, avs, outros parentes, outros agregados? aqui importante se conhecer todas as novas conformaes familiares tais como famlia estendida, afetiva, ampliada, etc, e descrev-las. Quem trabalha e contribui para a manuteno da famlia? Est se relacionando bem no contexto familiar? Se no est, quais os problemas que acontecem? Deve permanecer na famlia? Ou existe alguma situao grave que recomende sua sada do contexto familiar? Situao de Trabalho da Criana ou do adolescente Trabalha?

Em que condies? As condies so compatveis com o que preconiza e determina o ECA no seu captulo V Do Direito Profissionalizao e Proteo no Trabalho? Se necessrio, visitar o seu local de trabalho e colher informaes detalhadas e precisas sobre a situao. Histrico institucional da Criana ou do adolescente Frequenta entidade de atendimento? Vive em entidade de atendimento? Se vive, como vive? Deve permanecer na unidade? J passou por entidade de atendimento? Se j passou, como se deu o seu desligamento? Qual sua histria de vida em entidade (s) de atendimento. Se necessrio, visitar a (s) entidade (s) para colher informaes, detalhadas e precisas sobre sua trajetria. Na verdade, a violncia domstica muitas vezes tratada como assunto privado e acaba sendo tolerada pela sociedade e pelo poder pblico. Da a importncia dos Conselhos Tutelares, criados como instrumentos para que o ECA Estatuto da Criana e do Adolescente seja aplicado. Estes rgos exercem um papel fundamental ao oferecer uma porta de entrada para denncias, mesmo que annimas, mas que possibilitam o diagnstico dos casos de violncia contra crianas e adolescentes. Para mdicos, professores e outros profissionais que trabalham com crianas e adolescentes, a denncia obrigatria, sob pena de serem responsabilizados por crime de omisso. Com certeza, os Conselhos Tutelares carecem de equipamentos, de capacitao, de redes de apoio, etc. Mas, os Conselhos Tutelares, para os padres brasileiros, at que funcionam bem; estando, constantemente, buscando treinamentos e capacitao para melhorar o atendimento. Fazendo uma pesquisa entre os Conselhos Tutelares Brasileiros verificamos, no entanto, que estas carncias so bastante evidentes e muitas vezes causadas at mesmo pela falta de apoio do prprio governo, que carece de polticas de sade pblica eficientes. O Conselho Municipal, que agrega os Conselhos Tutelares de cada regio da cidade, sofre, por exemplo, com o descontinuismo de suas administraes. Sequer possvel saber quantas denncias foram registradas, por ano, nos municpios brasileiros, principalmente no interior. Entre os Conselhos mais procurados, nas grandes metrpoles brasileiras, descobrimos que em 1999 foram atendidos e registrados em mdia 2.037 casos, dos quais cerca de 60% foram denncias de maus tratos, nas quais se inclui a presso psicolgica, a violncia fsica, a excluso social e mesmo o abuso sexual. De acordo com os Conselhos Tutelares, nacionalmente falando, a maior parte das denncias provm de familiares e vizinhos, seguidas de denncias das escolas e de mdicos. Aps uma denncia, o ideal que seja feita a convocao dos responsveis pela criana; uma investigao das suas rotinas; uma conversa com a prpria criana; uma consulta escola que a criana freqenta; uma visita tcnica domiciliar; e, ento, colocam-se os pais a par dos direitos de que a criana deve usufruir, segundo o ECA, e encaminha-se a famlia toda para atendimento psicolgico. Depois disso, deve ser feito um acompanhamento constante, com marcao de retorno ao prprio Conselho Tutelar, alm de obrigatoriamente serem aplicadas as medidas protetivas pertinentes que so: 1. Encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante o termo de responsabilidade; 2. Orientao, apoio e acompanhamentos temporrios;

3. Matrcula e freqncia obrigatrias a estabelecimento oficial de ensino fundamental; 4. Incluso em programas comunitrios ou oficiais de auxlio famlia, criana e ao adolescente; 5. Requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; 6. Incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento de alcolatras e toxicmanos; 7. Abrigo em entidade. Quem aplica a medida de abrigo o Conselho Tutelar (arts. 136 e 101, VII do ECA), mas, garantida a presuno de inocncia e a ampla defesa dos acusados, quem transfere a guarda do pai, da me ou do responsvel para o dirigente do programa de abrigo o juiz (arts. 33, 155, 148, par. nico, alnea b, do ECA). Deve-se usar como roteiro bsico as questes j elencadas para a coleta e o registro de informaes que possibilitem o conhecimento detalhado das variveis envolvidas. claro que a partir desta discusso social e de uma cobrana maior das autoridades alguma coisa deve mudar no aprimoramento do funcionamento dos Conselhos Tutelares. Esta esperana, no entanto, fica bastante prejudicada quando se percebe que o Estado no prov a estas crianas sequer as polticas bsicas de sade, de educao, de condies mnimas de vida. O ECA uma proposta de sociedade, de direito, mas que ainda est longe de estar sendo cumprido.

REFERNCIAS
1. BRAGAGLIA, Mnica, Auto-organizao - Um Caminho Promissor para Conselho Tutelar, 1 Edio, So Paulo, Editora Annablume, 2005. 2. CURY, Munir, Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado Comentrios jurdicos e sociais, 7 Edio, So Paulo, Editora Malheiros, 2005. 3. GOMES DA COSTA, Antnio Carlos, Trabalhando o social no dia-a-dia, Belo Horizonte, Cids/Asfas, 1995. 4. ISHIDA, Vlter Kenji, Estatuto da Criana e do Adolescente Doutrina e Jurisprudncia, 7 Edio, So Paulo, Editora Atlas, 2006. 5. KOKOL, Anelis, Conselhos Legais - Estatuto da Criana e do Adolescente, 1 Edio, So Paulo, Editora Adonis, 2005. 6. LIBERATI, Wilson Donizeti; Cyrino, Pblio Caio Bessa, Conselhos e Fundos no Estatuto da Criana e Adolescente, 2 Edio, So Paulo, Editora Malheiros, 2003. 7. MACHADO, Martha de Toledo, A Proteo Constitucional de Crianas e Adolescentes e os Direitos Humanos, 1 Edio, So Paulo, Editora Manole, 2003. 8. PESTANA, Denis, Manual do Conselheiro Tutelar Da Teoria Prtica, 1 Edio, Paran, Editora Juru, 2007. 9. SDA, Edson, ABC do Conselho Tutelar - Providncias para mudana de usos, hbitos, e costumes da famlia, sociedade e Estado, quanto a crianas e adolescentes, So Paulo, APMI/CCIA, 1992. 10. ________, Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar, Orientaes para Criao e Funcionamento, Pr-Conselho do Brasil, Conanda, 2007.

You might also like