You are on page 1of 2

Cimarron 1) Associe cenas do filme a trechos transcritos do contedo estudado no captulo sobre os EUA:

O livro didtico fala tudo sobre a colonizao dos EUA. Exemplos de semelhanas entre o livro e o filme: Homestead act terrenos do oeste eram distribudos aos colonos para a criao de gado e plantaes. Desde o inicio do filme esse aspecto retratado. Segunda Revoluo Industrial o filme retrata alguns aspectos da segunda revoluo industrial, como o surgimento de indstrias automobilsticas, a descoberta do petrleo e seu uso como principal fonte de energia juntamente com a energia eltrica, etc. I Guerra Mundial no mostrada a guerra em si na histoia, s anunciada pelos jornais da poca. Esta comea no trmino da 2 Revoluo Industrial.

2) O filme retrata a ocupao de terras pelos colonos NorteAmericanos atravs de verdadeiras corridas. Sobre este processo responda:
a) A quem pertenciam? Os territrios destinados colonizao eram originalmente do povo indgena. b) Como era organizada a ocupao? Os colonos, ao atingirem um territrio que satisfazia seus desejos, fincavam suas bandeiras em tal territrio, e iam preencher uns papis para finalmente desfrutar de seu terreno. Eram dois milhes de acres de terras disponveis para colonizao. Quanto organizao fsica, os territrios no pareciam estar divididos, era s chegar e demarcar qual o terreno que o satisfaz, se o mesmo j no estivesse ocupado, claro.

3) Como um autntico filme pico, o filme mostra vrias transformaes no curso de um longo perodo histrico. Sobre estas transformaes nesse perodo da historia norte-americana responda:
a) Quais os trs momentos da histria dos EUA retratados no filme?
Colonizao dos territrios do Oeste (do comeo, at o meio do filme), Segunda Revoluo Industrial (a descoberta de petrleo e o surgimento de indstrias automobilsticas) e incio da I Guerra Mundial (no final do filme).

b) Que transformaes que ocorreram com os indgenas so mostradas no filme? Que cenas mostram estas mudanas?
Desde o incio do filme, os indgenas eram tratados como lixo pela maioria dos colonos, exceto por Yansey e seus amigos. Se os territrios que foram disponibilizados para colonizao eram

Cimarron
inicialmente dos ndios, por que se revoltar tanto contra eles? Yansey ajudou bastante uma famlia de ndios (a nica famlia indgena que podia disputar por terras), e quando o pai de uma ndia foi enforcado, Yansey cuidou da menina com todo carinho, mesmo ela no podendo freqentar a escola (onde foi rejeitada no primeiro dia, simplesmente por ser ndia). A nica mudana que ocorreu na vida dos indgenas foi quando eles descobriram petrleo em suas terras e os polticos as tomaram. Encurralados pela matria de Yansey, sobre tal assunto, os polticos foram forados a ceder um pouco de seus lucros para os ndios, que receberam roupas, automveis e dinheiro, mas as pessoas ainda os viam com maus olhos.

c) Enumere as transformaes sociais, econmicas e tecnolgicas mostradas no filme.


Transformaes sociais: Desde o incio do filme os ndios so vistos com maus olhos. J no fim do filme, que eles so recompensados, e adquirem automveis e vestimentas novas, as pessoas mudaram, um pouco, seu ponto de vista com relao a eles. Pessoas pobres que disputaram por terras e as conseguiram acabaram se tronando ricas, depois de um tempo. Transformaes econmicas: No incio, todas as pessoas que participavam da corrida de terras eram pobres, e tinham a esperana de encontrar locais para produzir algo e ganhar dinheiro. No final do filme, percebemos que muitas pessoas haviam se tornadas ricas, os ndios aps receberem algum dinheiro dos polticos; o homem que perfurava o solo em busca de petrleo, que aps encontrar petrleo ficou rico e construiu vrias torres de perfurao; at mesmo a protagonista, Sabra, se tornou rica com seu negcio de prdios grandes (embora toda essa riqueza nunca trouxe a ela felicidade de verdade, que ela s encontrava em seu marido). Transformaes tecnolgicas: Com o passar do tempo, a tecnologia foi evoluindo. Com a descoberta do petrleo, os cavalos foram sendo substitudos por automveis, bondes e trens. Vemos tambm que as construes, inicialmente feitas de madeira, foram sendo reformadas e construdas por tijolos. Outra coisa que, antes as casas eram pequenas. No ltimo encontro de Yansey e Sabra, quando eles terminam, devido ao fato de Yansey ter recusado o emprego de governador, Sabra inicia seu negcio com prdios de oito andares, construes muito maiores do que costumavam ser.

4) Faa uma crtica do filme.


O filme Cimarron um dos melhores Western j criados. Ele no representa uma simples histria, como a maioria dos outros Westerns, mas sim como foi a colonizao da atual potncia mundial. Mostra as corridas de terras. Mostra o avano da tecnologia, mostra a descoberta do petrleo, mostra as transformaes da segunda revoluo mundial, mostra o preconceito com os indgenas, que se assemelha ao atual racismo contra os afro-descendentes da atualidade. Esse filme no comum, e por isso faz jus a todas as premiaes que j recebeu. Sem dvida um dos melhores filmes que representam a histria dos EUA.

You might also like