You are on page 1of 3

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina CFH - Centro de Filosofia e Cincias Humanas - Dept.

de Antropologia ANT7019: Antropologia da Poltica Semestre: 2011/2 Crditos: 4 Professor: Rafael Jos de Menezes Bastos rafael@cfh.ufsc.br 19 de setembro, 2011 Acadmico: Jefferson Virglio - jv@grad.ufsc.br Resenha: Algunos Aspectos de la Organizacin Poltica de los Aborgenes Americanos Robert H. Lowie

O autor inicia seu argumento apresentando comunidades indgenas africanas sem chefes inicialmente ou com rara presena de chefes ou autoridades. Lowie defende que ocorre a organizao de indgenas em grupos, normalmente de pequena proporo, salvo casos especficos, sempre citando variadas e ricas referncias1. Lowie inicia seu trabalho questionando se possvel encontrar nos territrios da Amrica algum tipo de organizao poltica, similar ao encontrado no velho mundo. Busca encontrar nas organizaes indgenas americanas alguma forma de organizao poltica similar ao observado em outras partes do globo. Por fim, o autor sugere o questionamento sobre a presena (e de que tipo) de autoridade nessa organizao poltica, se ela existir. O autor alega que com o passar do tempo comum a observao da decadncia na quantidade de membros em cada grupo familiar ou social de determinados grupos tnicos, demonstrando, segundo suas concluses, baixa solidariedade, aplica seus argumentos basicamente em comunidades africanas. Alega ainda que no razovel a freqncia de observao de fenmeno similar (alta populao) no chamado "novo continente", conhecido popularmente como Amrica. As altas concentraes populacionais seriam raras no novo mundo. Lowie defende que os valores populacionais informados em diversas comunidades indgenas americanas so suspeitos e possivelmente no-confirmados ou no-fixos. Demonstra que os valores apresentados e conhecidos poderiam estar sendo considerados valores totais, mas que na realidade refletiriam uma variedade de grupos menores mveis, que deveriam ser considerados de modo separado e individual.

desnecessrio a repetio das dezenas de referncias que o autor realiza durante o ensaio. Para maiores detalhes, consultar a obra original.
1

O autor define tal situao como "separatismo" e o explica pela baixa "solidariedade" entre membros do mesmo grupo tnico. O "separatismo" seria to perceptvel que so conhecidos, e citados pelo autor, eventos onde grupos, de mesma 'origem tnica ou cultural' teriam se confrontado militarmente com um dos lados em defesa de um terceiro grupo. O autor cita inmeras demonstraes de exemplos de divises de grupos tnicos em comunidades menores, normalmente formadas por relaes de parentesco. Lowie coloca em dvida a quantidade de pessoas que supostamente teriam vivido no imprio asteca em forma de unidade poltica, e na seqncia questiona a real populao dos povos maia de modo similar. A alegao do autor seria que na realidade seriam grupos distintos e considerados em determinados casos at temporalmente separados, porm considerados como unidade. Curiosamente o autor afirma a populao na casa dos milhes de membros no grupo conhecido como Incas2. O autor sugere a necessidade de uma classe poltica de controle e dominao para permitir a existncia de solidariedade em grandes grupos, evitando o desmanche em grupos menores. E considera que possivelmente a formao de tais unidades maiores foi realizada por indivduos singulares, que teriam elevada capacidade de organizao, tal situao permitiria as primeiras noes de imperialismo na Amrica, por americanos. Lowie realiza algumas comparaes entre 'imperadores' americanos e africanos, ficando claro neste ponto do trabalho o objetivo inicial do autor. Reduzem-se as citaes a terceiros e inicia uma srie de suposies. Termos como "parece", "provvel" e "pode ser" so utilizados durante estas reflexes. Por fim, considera possvel uma 'origem' comum para ambos os sistemas polticos e segue na seqncia apresentando a raiz de sua teoria evolucionista para a formao de algo similar ao conhecido como estado. Lowie defende um evolucionismo na forma de apresentao das chefias dos povos, a hiptese de que povos sem chefe, ou em teoria sem chefe, na verdade possuem um lder a seguir ou falsa autoridade, normalmente algum membro do grupo com notvel caracterstica, necessria sobrevivncia do grupo3. Grupos excepcionalmente numerosos poderiam apresentar
O fato do autor no considerar as mesmas indagaes realizadas aos Maias e Astecas para os incas poderia ser considerado como fator altamente tendencioso. 3 No exemplo so considerados caadores ou pescadores, mas no seria improvvel adaptar as idias para outras caractersticas pertinentes a sobrevivncia do grupo, como capacidade de confeco de peas e armamentos ou construo de moradias e pontes, noes diferenciadas de agricultura, domesticao de animais, etc.
2

ainda sub-autoridades, responsveis por manter o comportamento e funcionamento 'em ordem'. Os pseudo-chefes poderiam ser temporrios (tempos de caa, perodos de guerra, poca de seca, festividades religiosas, etc.), serem sucessivos (possivelmente por parentesco ou indicao), ou at mesmo eleitos. Lowie considera que completamente possvel a existncia de 'chefes sem autoridade' e 'no-chefes com autoridade', o segundo grupo comparado pelo autor policiais. O autor afirma que apesar de oportunidades do surgimento de uma chefia ordenadora a mesma no teria sucesso pois cultural a questo do no aceite de ordens de superiores. Ocorre ainda a apresentao das possibilidade de desenvolvimento da chefia, primeiro por utilizao e acordo com 'xams' e 'lderes religiosos', e como segunda opo atendendo aos desejos, anseios e necessidades dos membros da comunidade em troca de sua permanncia 'na posio'. Ao trmino ocorre uma comparao as demonstraes de poder, riqueza e status realizado por chefes em diferentes comunidades e pocas. O autor alega que seria possvel, porm difcil e improvvel, manter uma parceria enganadora e duradoura entre um chefe e um xam 'aproveitadores de f alheia'. Curiosamente Lowie defende que os profetas da salvao, que teriam surgido aps o contato com o homem branco, so facilmente aceitos, por suas tticas de converso.4 A concluso apresentada ao trmino do trabalho do autor remete a idia de que no fcil ou no momento possvel definir o caminho de desenvolvimento realizado entre a anarquia indgena e o estado inca, afirmando claramente sua viso evolucionista. Finaliza sua teoria considerando que aps a ocorrncia de falhas na preservao do imprio inca e no modelo separatista se tornou possvel a formao de algo parecido ao estado. REFERNCIAS LOWIE, Robert H. Algunos Aspectos de la Organizacin Poltica de los Aborgenes Americanos. In: Antropologa Poltica, LLOBERA, Josep R. (org.), Barcelona, Anagrama, 1985, pp. 107131. LOWIE, Robert H. Some Aspects of Political Organization Among the American Aborigines. In: The Journal of the Royal Anthropological, Institute of Great Britain and Ireland, Vol.78, No. 1/2 (1948). Disponvel em: <http://www.jstor.org/stable/2844522>. Acesso em 19 set. 2011.
Em meu entendimento as tcnicas utilizadas pelos profetas possuem o mesmo tipo de argumentao social que as tcnicas do lder religioso aproveitador. No considero pertinente a diferenciao realizada pelo autor da sociedade ser suscetvel ao aproveitamento de um e no ao outro.
4

You might also like