You are on page 1of 2

Assuntos Diversos Desta data em diante, este BLOG tratar de diversos assuntos, inclusive e principalmente daqueles registrados no link

"outros assuntos" do meu site institucional www.engenheirocabral.com.br . No site no possvel, dentro da minha limitao de criao do site, a adoo de comentrios para discusso dos assuntos levantados ou sugeridos. Aqui possvel existir essa interao para promovermos ainda mais o conhecimento e a cidadania.

Assunto: A deteriorao precoce do pavimento na Cidade de So Paulo O pavimento de SP dimensionado para durar 20 anos, sendo a camada de rolamento inicial, 10 anos e recapeada para mais 10 anos. bvio que a camada de rolamento deve ser o mais plana possvel e aderente, para ser permitir uma rolagem confortvel e segura, seja para os usurios de veculos seja para garantir aos pedestres terem a segurana que os veculos no sairo da sua faixa de rolamento. Portanto a faixa carrovel no pode apresentar depresses ou lombadas em funo de problemas na sub-base ou da deteriorao de algumas ou todas camadas do pavimento. Infelizmente os servio de infraestrutura urbana - gua, esgoto, telefonia, gas, eletrecidade, iluminao pblica, tv a cado, fibras pticas, etc. - vieram e/ou chegam DEPOIS que a Prefeitura pavimentou as ruas e no antes dessa pavimentao. A consequencia que o leito carrovel necessita ser "cortado" para se implantar os equipamentos de cada permissionria, criando uma "descontinuidade natural" na amarrao dos diversos componentes que compem essas camadas do pavimento. Embora seja um bvio ululante que a reposio dessas camadas e da capa de rolamento serem executadas com absoluto cuidado e tecnologia para garantir que essa interveno incisiva resultasse imperceptvel e no danificasse o pavimento, OCORRE EXATAMENTE O CONTRRIO: o pavimento reposto sem nenhuma tecnologia e tampouco ateno. Normas municipais? Os Engenheiros das permissionrias nem sabe que existem. Fiscalizao municipal? Os Engenheiros municipais em sua grande maioria, nem sabem que existem Normas para ELES obrigarem a ser cumpridas. Cidados reclamando da pssima situao do pavimento? No sabem diferenciar um "buraco" - resultante de uma deteriorao localizada no pavimento causada por eroso ou tempo- de uma vala aberta e mau reposta pelo Engenheiro de uma Permissionria. Parece, at, que os Engenheiros das Permissionrias e da Municipalidade no moram nessa Cidade (em SP tambm os Arquitetos, pois para a PMSP a formao acadmica, embora totalmente diferente, no importa na execuo de qualquer tipo de servio tcnico...). Pouco se importam com a qualidade, durabilidade e segurana do pavimento reposto e assim o agem porque o Cidado no lhes cobra, o Estado no lhes cobra e, claro, no tm civilidade. Interessante que todas as permissionrias tm um servio de boa qualidade (no caso da gua e do gas, excelente) e essa qualidade e excelncia essas permissionrias no levam reposio de suas intervenes urbanas. No um contrasenso?

Debito na conta dos Engenheiros das Permissionrias 80% (oitenta por cento) da deteriorao do pavimento aqui em So Paulo, obrigando a Prefeitura a gastar enormes recursos com o servio de tapa-buraco (que, diga-se, tambm realizado totalmente fora das normas) e com recapeamentos precoces, gastando-se recursos que poderiam ser aplicados em outras reas importantes para o cidado. Qual a soluo? fiscalizao - . Simples como sempre: agir no trip - educao, estruturao,

Educar os Engenheiros de ambos - permissionrias e prefeitura - na importncia da reposio do pavimento que um bem pblico, custoso e fundamental para o progresso e cidadania. Essa educao ser obtida com treinamento sobre as normas, educao cvica (?!), tecnologia. Estruturar as equipes de permissionrias fornecendo treinamento para as equipes de reposio, utilizao de materiais de boa especificao e equipamentos adequados ao uso especfico. Estruturar tambm as equipes de fiscalizao municipal com treinamento, ferramentas eletrnicas de verificao em campo e de contrle de fiscalizao. Fiscalizar aleatria mas constantemente os servios de reposio e aplicando as penalidades previstas na Lei 13.614/03 em vigor, alm de promover uma reviso nessa lei que por demais branda nesse aspecto, j que falha nesse quesito e os valores de multa so muito baixos. E as permissionrias fiscalizar suas equipes de reposio com servios de auditoria para manter os servios nos padres municipais. Concordam?

You might also like